• Nenhum resultado encontrado

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS Belmiro Braga - MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS Belmiro Braga - MG"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

2014

OFICINA DAS AGENDAS SETORIAIS

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS

Belmiro Braga - MG

(2)

OBJETO

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE 14 MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRA

CONTRATO: n.º 008/2012/AGEVAP (aditamento)

CONTRATANTE: Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP)

CONTRATADA: Vallenge Consultoria, Projetos e Obras Ltda.

REALIZAÇÃO

Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP)

Rua Elza da Silva Duarte, n. 48 (loja 1A) - Manejo Resende/RJ - CEP 27520-005

Composição da Diretoria Executiva da AGEVAP Diretor Executivo: André Luis de Paula Marques

Diretora de Relações Institucionais Interina: Aline Raquel Alvarenga Diretor Administrativo Financeiro: Diego Elias M. Nascimento Gomes Diretor de Planejamento Estratégico: Flavio Antonio Simões

Diretor de Recursos Hídricos: Helvécio Zago Galvão César Prefeitura Municipal de Belmiro Braga - MG

Rua Joana Claudina, n. 329 – Centro EXECUÇÃO

Vallenge Consultoria, Projetos e Obras Ltda.

Todos os direitos reservados

(3)

EQUIPE

EQUIPE TÉCNICA Engenheiro Civil José Augusto Pinelli Engenheira Civil Camila Bueno Tobiezi Engenheiro Antonio Eduardo Giansante Engenheira Sanitarista Juliana Simião Engenheiro Agrônomo Eduardo Cunha Montesi Engenheiro Florestal José Aurélio Caiut Engenheira Ambiental e Sanitarista Eliane Santos Moreira Engenheira Ambiental e Sanitarista Jaqueline Junqueira Gorgulho Engenheira Ambiental e Sanitarista Paula Madeira Quirino Engenheira Agrônoma Denise Lima Belisario Bióloga Flávia Renata Ferreira e Souza Bióloga Andrea Carla Costa Geólogo Bruno Lenhare Geógrafa Denise Cristiane Maciel Santos Tecnólogo em Saneamento Ambiental Paulo Roberto Tobiezi Tecnóloga em Gestão Ambiental Fernanda de Sousa Rodrigues Técnica Ambiental Anna Lucia Soares Cruz Analista Financeira Sofia Mohamed Barakat

(4)

APRESENTAÇÃO

O presente documento é objeto do contrato n.° 008/2012/AGEVAP, estabelecido entre a Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e a empresa Vallenge Consultoria, Projetos e Obras Ltda.

De acordo com o Termo de Referência para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) apresentado, os serviços foram divididos em etapas e produtos, conforme descrito a seguir:

ETAPA 1 – Estruturação e Participação Social: Plano de trabalho Projeto de Mobilização Social e Relatório Técnico de Reunião de Legislação (Produtos 1 ao 3).

ETAPA 2 – Diagnóstico Municipal dos Resíduos Sólidos: Relatórios Técnicos de Validação do Diagnóstico e Levantamento de Sugestões (Produtos 4 e 5).

ETAPA 3 - Análise de Possibilidades de Gestão Associada: Relatório técnico de Validação da Análise das Possibilidades de Gestão Associada (Produto 6).

ETAPA 4 - Planejamento das Ações de cada PMGIRS: Relatório Técnico de Validação dos PMGIRS (Produto 7).

ETAPA 5 - Agendas Setoriais de Implementação dos PMGIRS: Relatório Técnico da Oficina: agendas de implementação e divulgação dos PMGIRS (Produto 8).

Os trabalhos foram desenvolvidos mediante o esforço conjunto da AGEVAP e dos municípios, envolvendo de maneira articulada os responsáveis pela formulação das políticas públicas municipais e pela prestação dos serviços de saneamento básico do município.

Este relatório refere-se a oficina para a explanação dos procedimentos seguintes à entrega do PMGIRS, com enfoque na elaboração e execução das agendas setoriais no município de Belmiro Braga.

Os serviços estão sendo conduzidos pela empresa Vallenge Consultoria, Projetos e Obras Ltda., sediada na cidade de Taubaté, SP, que atua no seguimento de elaboração de projetos e estudos de infraestrutura urbana, elaboração de planos e programas ambientais, na área de saneamento e gestão de recursos hídricos, com experiência na execução de diversos trabalhos na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

(5)

LISTA DE SIGLAS

AGEVAP – Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

PMGIRS – Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos

(6)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Reunião Realizada na Prefeitura Municipal de Belmiro Braga (esq. para direita: Sr. Maurício Boaventura, Sr. Sergio Bomfonte, Sr. Daniel Caputo e Srta. Anna Curz. ... 12 Figura 2 – Participantes da Reunião. (esq. para direita: Srta. Anna Cruz, Srta. Denise Maciel, Sr. Vinícius Bomfonte, Sr. Daniel Caputo, Sr. Maurício Boaventura e Sr. Sergio Bomfonte. ... 12

(7)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 8 1 OFICINA DAS AGENDAS SETORIAIS ... 9 ANEXO A ... 13

(8)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 8

INTRODUÇÃO

A Lei 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que é um marco regulatório completo para o setor de resíduos sólidos. A PNRS harmoniza- se com diversas outras leis, compondo o arcabouço legal que influirá na postura da totalidade dos agentes envolvidos no ciclo de vida dos materiais presentes nas atividades econômicas. Está fortemente relacionada com a Lei Federal de Saneamento Básico, com a Lei de Consórcios Públicos e ainda com a Política Nacional de Meio Ambiente e de Educação Ambiental, entre outros documentos importantes (MMA, 2011).

O processo de planejamento e a validação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) define o início de sua implantação por meio de etapas e procedimentos que devem ser elaborados e executados pelo município.

A realização da oficina tem como objetivo, orientar e instruir as prefeituras nas ações seguintes a serem tomadas a partir da entrega do PMGIRS, com o intuito de simplificar e facilitar a sua implementação.

O conceito das Agendas Setoriais foi criado exatamente para impedir que haja uma lacuna entre a instituição do Plano e sua implementação, não permitindo que o mesmo se perca em meio a tantos outros assuntos igualmente pertinentes a serem deliberados pela municipalidade.

A importância de se definir as Agendas Setoriais de um Plano traça todo o caminho a ser seguido pelo Órgão Público Municipal, independente da gestão atuante.

Além de apresentar as diretrizes, essas agendas permitem um planejamento direcionado à Prefeitura, conforme seus recursos e possibilidades, dentro do tempo que deverá ser cumprido. Mesmo não havendo recursos iniciais para a implantação, é possível tomar diversas ações e elaborar um trabalho com eficiência, conforme demonstrado durante a reunião mais bem detalhada neste caderno.

Faz-se necessário ressaltar, a importância da continuidade da participação social no processo de gestão dos resíduos, dando efetividade à responsabilidade compartilhada que é essencial na PNRS. Em todas as agendas é relevante que sejam consideradas as ações de educação ambiental e capacitação dos agentes para melhoria progressiva do seu desempenho e resultados.

(9)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 9

1 OFICINA DAS AGENDAS SETORIAIS

O presente relatório busca atender a mais uma etapa que consistiu na oficina para instrução à Prefeitura Municipal de Belmiro Braga, quanto à implantação do PMGIRS.

A reunião aconteceu no dia 18 de setembro de 2014, às 09:24 h, no prédio da Prefeitura Municipal de Belmiro Braga, sediada na Rua Joana Claudina, n. 329 – Centro.

Na reunião mediada pelas representantes da Equipe Técnica da Empresa Vallenge, Srta. Anna Lucia Soares da Cruz e Srta. Denise Cristiane Maciel Santos (Analistas Ambientais) estiveram presentes o Sr. Sergio Candido Bomfonte (Prefeito), Sr. Daniel Caputo da Fonseca (Secretário de Meio Ambiente), Sr. Maurício Boaventura Bernardo (Vice-presidente do CBH) e Sr. Vinícius Fabri Bomfonte (Secretário de Governo).

A reunião teve início com a palavra da Srta. Anna Lucia Soares da Cruz, que agradeceu a presença do Prefeito e dos demais presentes, e falou sobre a importância da implantação do PMGIRS. Foram distribuídos na reunião, alguns exemplares extras da “Cartilha de Implementação das Agendas Setoriais”, já entregues anteriormente junto ao PMGIRS, e ainda exemplares do panfleto elaborado especificamente para a oficina, com o passo a passo inicial mais bem detalhado a seguir.

Primeiramente foi abordado um passo a passo sobre os procedimentos iniciais a serem realizados pela municipalidade, sendo o primeiro passo a divulgação do plano, devendo o mesmo, permanecer exposto pelo prazo mínimo de trinta dias em site oficial, versão física (prefeitura ou outro local público) e/ou digital para disponibilização (CD ou pendrive) e que durante essa exposição deverá haver um controle de acessos e um espaço para as considerações. Após o término desse prazo, uma notificação deve ser encaminhada à AGEVAP sobre o fim do período de exposição e considerações efetuadas pela população. A Prefeitura foi informada que havendo considerações relevantes as mesmas serão adicionadas ao Plano, fechando a versão final do PMGIRS.

Para fechamento desta etapa a Prefeitura deverá elaborar um Decreto de instituição do Plano validando-o a partir da sua data de publicação.

O segundo passo seria a criação do Comitê Diretor e do Grupo de Sustentação, sendo explanado que o Comitê é responsável pela orientação global para a

(10)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 10

implementação, assim como aprovação de Normas e Diretrizes para a implantação do Plano, sendo formado por representantes dos principais órgãos municipais envolvidos no PMGIRS, devendo ter caráter técnico e atribuição de formular os temas para debate, além de exercer papel executivo nas tarefas de organização e viabilização da infraestrutura (convocatória de reuniões, locais apropriados, cópias de documentos, etc.), com a responsabilidade de garantir, inclusive com recursos, o bom andamento do processo; enquanto que o Grupo de Sustentação, um organismo político de participação social, é responsável por garantir o debate e o engajamento de todos os segmentos ao longo do processo participativo na elaboração do PMGIRS, sendo formado por representantes do setor público e da sociedade organizada, buscando abarcar toda a gama de agentes envolvidos no tema, sendo responsável pela criação dos multiplicadores que colocarão os projetos em prática.

Para fechamento desta segunda etapa a Prefeitura deverá elaborar um Decreto de instituição do Comitê Diretor e do Grupo de Sustentação, validando-os a partir da sua data de publicação. Foi ressaltado pela equipe que a instituição do Plano e dos Comitês pode dar-se concomitantemente, em um mesmo Decreto.

O terceiro passo explanado sugere a criação de um banco de dados uma vez que essa iniciativa auxiliaria as prefeituras quanto à constatação de quantitativos e custos para maior assertividade na elaboração dos programas e projetos integrantes das Agendas Setoriais.

O cadastramento pode abordar catadores existentes no município, locais de pontos de descartes clandestinos, cooperativas, caçambeiros, carroceiros entre outros itens que de relevância para o município. Foi informado ainda que esse banco de dados pode ser realizado através de formatos que vão desde um planilhamento simples até a geração de um sistema de cadastro, que deverá estar de acordo com os recursos iniciais da prefeitura, porém, independente da forma encontrada, o cadastro será muito importante para que a prefeitura possa visualizar as necessidades a serem atendidas.

O cadastramento continuado, abordando futuramente o aumento do controle sobre os resíduos pelo município permitirá uma análise precisa da eficiência das ações do plano e a previsão de correções nas revisões seguintes do PMGIRS.

Foi falado sobre a importância da implementação das agendas específicas para cada setor sendo possível estabelecer normas mais precisas para cada um dos setores envolvidos, garantindo o atendimento das diretrizes, estratégias, metas,

(11)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 11

programas e ações definidas no PMGIRS. Foi esclarecido à Prefeitura quais são as Agendas Setoriais e uma breve explicação de como elas funcionam, salientando a importância do Poder Público elaborar uma Agenda condizente com suas possibilidades e recursos, com devido planejamento para que se possa dar continuidade após a troca de gestão.

Foi sugerido para o desenvolvimento inicial das Agendas, o início de reuniões dos Comitês para a elaboração dos Programas e Projetos de cada Agenda abordando a priori melhoria dos Programas atuais, treinamento dos trabalhadores da área, pesquisa de potenciais compradores, recebedores e desenvolvedores de recicláveis e melhoria no sistema de coleta seletiva, com roteiros definidos, divulgados e formalização ou readequação dos contratos atuais, sendo essas, ações de baixo ou sem custos altos para a municipalidade.

Após a apresentação da empresa consultora, foi disponibilizado tempo para esclarecimentos, no entanto, não havendo dúvidas ou mais comentários, deu-se por encerrada a participação da empresa consultora no evento. As figuras 1 e 2 ilustram a oficina realizada na Prefeitura Municipal de Belmiro Braga. A realização da reunião foi registrada por meio de Ata, apresentada no Anexo A.

(12)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 12

Figura 1 – Reunião Realizada na Prefeitura Municipal de Belmiro Braga (esq. para direita: Sr. Maurício Boaventura, Sr. Sergio Bomfonte, Sr. Daniel Caputo e Srta.

Anna Curz.

Figura 2 – Participantes da Reunião. (esq. para direita: Srta. Anna Cruz, Srta. Denise Maciel, Sr. Vinícius Bomfonte, Sr. Daniel Caputo, Sr. Maurício Boaventura e Sr.

Sergio Bomfonte.

(13)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 13

ANEXO A

ATA DA REUNIÃO

(14)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 14

(15)

PMGIRS – Belmiro Braga/MG 15

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho é estudada a extração de Pb, Cd e Ni contidos em solução sintética, utilizando o querosene de aviação como solvente e derivados de óleos

O processo de planejamento e a validação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) define o início de sua implantação por meio de etapas

Visando uma gestão ampliada no setor de resíduos sólidos, o município está em processo de elaboração do PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos

II – Se o empregado aderir a PLANO DE SAÚDE de maior cobertura, de outra empresa que não seja da proposta apresentada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado do

Diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de Casimiro de Abreu, RJ.. Rio de Janeiro

Volvidos cerca de cinco anos após a publicação supra, o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, datado de 1 de março de 2016 veio a reconhecer a validade das

O presente tra- balho sintetiza os principais resultados de estudos realizados entre 1999 e 2005 sobre a pesca, biologia e ecologia do polvo Octopus insularis, bem como os

• assistir às aulas (vídeo-aulas ou por instrução por pares) NÃO é o suficiente: é necessário estudar. • Vocês estão no curso que