• Nenhum resultado encontrado

EXTRAÇÃO DE METAIS PESADOS A PARTIR DE ÁGUAS PRODUZIDAS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO UTILIZANDO DERIVADOS DE ÓLEO VEGETAL COMO EXTRA TANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXTRAÇÃO DE METAIS PESADOS A PARTIR DE ÁGUAS PRODUZIDAS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO UTILIZANDO DERIVADOS DE ÓLEO VEGETAL COMO EXTRA TANTE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

XXIl ENTMME I Vil MSHMT- Ouro Preto-MG, novembro 2007.

EXTRAÇÃO DE METAIS PESADOS A PARTIR DE ÁGUAS

PRODUZIDAS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO UTILIZANDO

DERIVADOS DE ÓLEO VEGETAL COMO EXTRA TANTE

Dulcinéia de Castro Santana

1,

João Bosco de Araújo Paulo

2,

Raquel Franco de Souza

Lima

3,

Paulo Roberto Brandão

4

,Gildson Félix

5,

Rogério Pitanga

6.

(I), (2), (5) e (6) Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Departamento de Engenharia Química Av. Senador Salgado Filho s/n- Campus Universitário- Natal-RN.

E-mail:dcs@eq.ufrn.br; jbosco@eq.ufrn.br, gildsoneq@yahoo.com.br; ropitanga@hotmail.com. (3) Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Departamento de Geologia- Av. Senador Salgado

Filho s/n- Campus Universitário- Natal-RN. E-mail: raquel@geologia.ufm.br

(4) Universidade Federal de Minas Gerais- Departamento de Engenharia de Minas-, Rua Espírito Santo, 35- Belo Horizonte-MG.

E-mail: pbrandao@demin.ufmg.br

RESUMO

Sabe-se hoje que, apesar de ser um bem renovável, a água potável também pode ser finita. Neste contexto ambiental, muitas vezes relacionado a custos de operação, o desenvolvimento de novas técnicas para o reaproveitamento da água toma-se significativo frente à simples adequação do efluente no tratamento para descarte final. Águas produzidas são provenientes das operações de exploração e/ou produção de óleo ou gás e são previamente tratadas e descartadas ao mar, através de emissários submarinos. São milhões de litros de água/dia descartados contendo metais pesados em baixas concentrações(< 0,15 mg/1 de Pb, <0,04 mg/1 de Cd, <0,04 mg/1 de Ni). Parte deste volume poderia ser reaproveitado para utilização em irrigação de culturas arbóreas, após esta água ter recebido um tratamento adequado e especificada de acordo com a Classe 3 da resolução CONAMA N° 357 ( < 0,033 mg/1 de Pb, <0,01 mg/1 de Cd, <0,025 mg/1 de Ni ). A extração por solvente é uma tecnologia bem conhecida para recuperação de metais. Neste trabalho é estudada a extração de Pb, Cd e Ni contidos em solução sintética, utilizando o querosene de aviação como solvente e derivados de óleos vegetais como extratante. Sabe-se que os derivados dos óleos vegetais apresentam grande poder de complexação de metais. Uma investigação fundamental foi realizada, em bancada, visando estudar a seletividade dos derivados do óleo de côco na extração dos metais, contido em soluções sintéticas. A determinação da concentração dos metais pesados em matriz complexa foi realizada utilizando a técnica analítica de espectrometria de absorção atômica - AAS. Os resultados dos ensaios preliminares apresentaram-se promissores.

PALAVRAS-CHAVE: Metais pesados, Extração líquido-líquido, óleos vegetais, extratante, tratamento de efluente.

ABSTRACT

ln the Northeastem region of Brazil, billions of Iitters per day of produced water from Petroleum Industries have been sent to the sea after treatment. part of this volume, containing less than 0.15 ppm of Pb, 0.04 ppm of Cd e 0.04 ppm of Ni, could be used on the irrigation agriculture after it has been adequately treated. Carboxylic acids mixture from vegetable oils has extracting properties and in this region of Brazil different species of vegetable oils are found. ln general, these extractants are biodegradable and present low water solubility. These properties are important characteristics conceming the environment. The aim of this work is to investiga te the system carboxylic acids mixture-kerosene-Pb, Cd and Ni in synthetic solutions by liquid-liquid extraction process.

(2)

Dulcinéia de Castro Santana, Gildson Félix, Rogério Pitanga, Paulo Roberto Brandão, Raquel Franco de Souza Lima, João Bosco Araújo de Paulo.

1. INTRODUÇÃO

A extração de metais pesados utilizando ácidos carboxílicos já é conhecida. Gindin e outros (1962), Kopatch e Shantulya (1978), Angelova e outros (1981 ), Kyuchoukov e outros ( 1982) e Paulo e Leite (1999) estudaram o uso de misturas de ácidos graxas para a extração de cátions metálicos de soluções aquosas. Estes pesquisadores enfatizaram que os ácidos graxas mostram propriedades físicas apropriadas como agentes extratantes, principalmente com relação ao aspecto ambiental. Esses ácidos são atóxicos, biodegradáveis e facilmente regenerados. Kyuchoukov e outros ( 1982) estudaram uma mistura sintética de ácidos graxas

c,4

a c,~ como extratantes para vários cátions metálicos e obtiveram uma extração maior que 95% desses metais em uma concentração inicial variando de 20 a 150 ppm, para pH próximo de 7. Hadjiev ( 1986) estudou uma mistura sintética de ácidos oléico e linoléico em hidrocabonetos parafínicos CwC13 para extrair os vários metais de efluentes ( ex .. Cd, Zn, Pb, Cu, Ni e outros), em concentrações

variando de 56 a 1000 ppm. O estudo foi conduzido em pJ-Is entre 6 e 7. Os resultados obtidos apontaram para uma extração mínima de 95 %, dependendo da concentração inicial dos metais na solução. Paulo e Leite (1999), compararam a eficiência de extração do cobre, a partir de soluções sintéticas de 3,5 g de Cu/L utilizando o extratante LIX984 (mistura de quetoxima e aldoxima) e de 2,5 g Cu/L utilizando uma mistura de ácidos carboxílicos contido em sabões de óleo de côco e de dendê, como exlratantes, diluídos em querosene. Nos resultados com a mistura de ácido pode-se observar uma extração de cobre acima de 80%, em pH acima de 4,0. Isso representa uma aplicação potencial dos derivados dos óleos vegetais como extratantes para metais pesados, desde que a seletividade não seja necessária. O aproveitamento de matérias primas regionais, fundamentado em estudos e pesquisas aplicadas para a utilização na indústria é de extrema importância. Neste contexto, este trabalho é parte um estudo maior que já vem sendo desenvolvido com o objetivo de tratar efluentes da indústria do petróleo para ser reutilizado em culturas arbóreas. O presente trabalho mostra os resultados de um estudo fundamental realizado, com o objetivo de investigar o comportamento dos metais Pb, Cd e Ni, contido em soluções sintéticas no processo de extração por solvente, com relação a seletividade do extratante e ao pH de extração.

1.1. Mecanismo de Extração

Cox e Flett ( 1983) descrevem que cátions metálicos podem reagir com ácidos orgânicos para fonnar complexos neutros que são preferencialmente dissolvidos pela fase orgânica. Viana e outros (2005) explicam que em um ácido carboxílico, o carbono do grupo carbonila tem deficiência em elétrons e está ligado a um segundo oxigênio conectado ao átomo de hidrogênio. O arranjo dessa configuração é tal que a densidade eletrônica é deslocada do hidrogênio do grupo hidroxila em direção ao grupo carbonila, l,evando à perda de um próton e conseqüente ionização estabilizada por ressonância. Essa estabilização por ressonância gera o caráter de ácido fraco dos ácidos carboxílicos e possibilita a formação de sais insolúveis, quando reagem com cátions como Fe2+, Ca2+, Cu2+, Mg2+ e Ae+. Segundo Morrison e Boyd,

1976, a maioria dos carboxilatos de metais pesados é insolúvel em água. Cox e Flett (1983) descrevem que, na equação (I):

M"

+

é um cátion metálico de valência n,

RH

é o ácido orgânico. As espécies com a barra estão presentes na fase orgânica.

M"

+

+nRH

~

MR+nH+

(I)

A Equação (I) descreve uma reaçào na qual, os íons hidrogênio do ácido são trocados por cátions metálicos, assim o grau de extração depende do pH da fase aquosa. O grau de extração irá variar com a natureza do metal. A extração metálica por reagentes ácidos é convencionalmente mostrada como um processo por etapa pelo qual o extratante sofre partição entre a fase orgânica e a fase aquosa, ioniza e então o ânion ácido reage com o íon metálico até o complexo neutro ser formado, o qual sofre partição entre as duas fases:

RH~RH

[RH]

PR/I

=

[RH]

PRH é a constante termodinâmica de partição do ácido monobásico

(3)

XXII ENTMME I VII MSHMT- Ouro Preto-MG, novembro 2007.

(3)

kD

=Constante de dissociação ácida

Segundo Morrison e Boyd ( 1976), a constante de dissociação ácida para os ácidos carboxílicos está entre 10'4 e 10·5.

k!

=

[MRJ

[M+

rR-

r

k

1 = Constante de fonnação do metal complexo ou constante de estabilidade

MR"~MR,

_ [MR"]

PMR,-

[MR"']

p

MR, = Constante termodinâmica de partição do complexo metálico

(4)

(5)

Esta descrição convencional pressupõe claramente um mecanismo de extração que é completamente dependente da reação química na fase aquosa, requerendo ao menos uma sensível solubilidade aquosa do extratante. Este conceito representa um extremo de um espectro de condições, o outro extremo são as reações completamente interfaciais quando o extratante é altamente insolúvel em água. Neste caso as Equações (2) e (5) deveriam ser trocadas por isotermas de adsorção relatando concentração interfacial do extratante e do metal complexado para as concentrações no seio da fase.

Segundo Jackson ( 1986), o coeficiente de distribuição, que é dado, por definição, pela relação entre a concentração do metal na fase orgânica, representado na Equação (6) pela barra, e sua concentração na fase aquosa.

(6)

O coeficiente de distribuição também pode também ser expresso, após manipulação das equações acima, e considerando que as reações ocorrem em fase aquosa, temos a seguinte Equação (7):

(7) Pode-se notar que D está relacionado não somente ao coeficiente de partição do complexo, mas também ao coeficiente de dissociação do extratante e a constante de estabilidade do complexo. Agrupando estas constantes sob o símbolo de

k

=

p

MR,

.k

1

.

(k

0 )"

.(p

Rll) -n e, este sendo a constante de equilíbrio para

a Equação (1 ), tem-se a Equação (9a e 9b ):

D

=

k.[ RH]" /[H+]",

ou na forma logarítmica: (9a)

log

D

=

log

k

+

n(log[RH]

+

pH)

(9b)

De acordo com a equação (9a ou 9b) o coeficiente de distribuição é função linear do pH e da

concentração do extratanle. Na equação (9b ), uma representação gráfica de log D versus log [RH]

+

pH é uma linha com inclinação "n" e intercepta origem em log k. O coeficiente de distribuição metálica aumenta com o aumento da solubilidade em fase aquosa e com o aumento da acidez do extratante.

(4)

Dulcinéia de Castro Santana, Gildson Félix, Rogério Pitanga, Paulo Roberto Brandão, Raquel Franco de Souza Lima, João Basco Araújo de Paulo.

2. METODOLOGIA

2.1. Reagentes

Os reagentes utilizados foram o nitrato de chumbo, Pb(N03)2, nitrato letra-hidratado de cádmio,

Cd(N03)2.4H20, e o nitrato hexa-hidratado de níquel Ni(N03) 2.6H20. A solução sintética foi preparada

contendo um mix de 32 ppm de Pb, 34 ppm de cádmio e 20 ppm de níquel. O diluente utilizado nos ensaios foi o querosene de aviação- QA V, produzido pela Petrobras. A relação aquoso/orgânico foi de 2:1. A faixa de pH estudada foi de 6 a 8. O ajuste do pH da solução sintética foi realizado com hidróxido de sódio.

2.2. Técnicas analíticas

A Espectrometria de absorção atômica - EAA foi utilizada para determinação da concentração do metal na fase aquosa. Já a técnica de Espectrometria no infravermelho por transformada de Fourier- FTlR foi utilizada na caracterização qualitativa da mistura de ácidos carboxílicos.

2.3. Extratante

A mistura de ácidos carboxílicos ou ácidos graxas utilizada como extratante foi obtida a partir do óleo de côco, subproduto de uma indústria localizada no município do Rio Grande do Norte. Moretto e Alves ( 1986) descrevem que os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas) formadas predominantemente de produtos de condensação entre "glicerol" e "ácidos graxos" chamados triglicerídeos. A diferença entre os óleos e as gorduras é atribuída a sua aparência física. A resolução n°

20177 do CNNPA (Conselho Nacional de Normas e Padrões para Alimentos) define a temperatura de 20°C como limite inferior para o ponto de fusão das gorduras, classificando como óleo quando o ponto de fusão situa-se abaixo de tal temperatura. Keenan e Krevalis ( 1992) descrevem que os ácidos carboxílicos representam tipicamente de 87 a 90% do óleo dos quais eles são feitos e o restante, I 0-13 %é glicerol. Na Tabela I está apresentada a composição do óleo de côco com relação aos ácidos graxas. O óleo de côco tem como constituintes majoritários, os ácidos láurico e mirístico, totalizando 58 -74 % da composição ácida total. O índice de iodo, variando de 8-12, mostra o baixo percentual de insaturação no óleo, devido ao ácido oléico e linoléico, com duplas ligações na cadeia principal nos carbonos 9 e, 9 e 12, respectivamente.

Tabela I. Composição dos ácidos graxas (Fonte: Keenan & Krevalis ( 1992))

N°DE

ÁCIDOGRAXO FÓRMULA COMPOSIÇÃO DO ÓLEO

CARBONOS

côco

(%)

6 Capróico CsH11COOH 0-1

8 Caprílico C7Hl5COOH 5-10

10 Cáprico C9J-I 19COOH 5-10

12 Láurico CIIJ-123COOH 43-53

14 Mirístico Cnl-127COOH 15-21

16 Palmítico CJsH31COOH 7-11

18 Esteárico C17H35COOH 2-4

18 Oléico(9) C17H33COOH 6-8

18 Linoléico(9)( 12) C17H31COOH 1-3

Indice dejodo ( g 12/lOOg) 8-12

-A metodologia de obtenção da mistura de ácido de côco utilizada foi realizada em duas etapas:

~Hidrólise básica do óleo de côco (Forte, 1998). Em um balão de fundo redondo foi colocado o óleo de côco, o álcool etílico e uma solução concentrada de NaOH ( para o cálculo do NaOH leva-se em

consideração o índice de saponificação determinado para a amostra de óleo). O balão é acoplado a um condensador de refluxo e aquecido por duas horas. Em seguida, a mistura é colocada em um becker sobre uma placa aquecedora para evaporação do álcool e o sabão seco é obtido.

(5)

XXII ENTMME I VII MSHMT- Ouro Preto-MG, novembro 2007.

:»--J\cidifícaçào do sabão (Paulo & Leite, 1999). O sabão sólido é triturado e então acidificado com ácido sulfúrico. Duas fases são formadas. i\ mistura de ácido, fase sobrenadante, é obtida.

O óleo de côco foi caracterizado pelo índice de acidez e de saponificação, seguindo a metodologia padrão alemão DGF C- V2 (88) e C- V3 (88), respectivamente (Esteves e outros. 1995). Outra metodologia utilizada para caracterizar qualitativamente a mistura de ácido foi a espectrometria no infravermelho por transformada de Fourier- FTJR.

2.4. Ensaios de extração

Os ensaios de extração foram realizados em temperatura ambiente, 22°C. O objetivo do trabalho foi determinar a influência da concentração do extratante e do pH da alimentação, na cxtração dos metais Pb, Cd e Ni. i\ fase orgânica foi constituída de extratante nas concentrações I%, 4% e 8% v/v em querosene de aviação - QJ\ V. Como alimentação (fase aquosa), uma solução sintética foi utilizada contendo aproximadamente, 30 ppm de chumbo, 30 ppm de cádmio e 30 ppm de níquel. Primeiramente, os volumes das fases orgânica e da alimentação foram medidos volumetricamente a cada ensaio, mediante a relação orgânica/aquosa desejada (I /2). O ajuste do pH da alimentação foi feito antes de ser colocado no reator mecânico. A fase orgânica foi preparada em um becker e colocada sobre um agitador magnético. As fases foram então agitadas, separadas e simultaneamente por 2 minutos. Em seguida a fase orgânica foi colocada no reatar mecânico, para que a dispersão ocorresse, e agitada por mais dez minutos a 750. rpm. i\ mistura foi colocada em um funil de separação e, após a separação das fases, o refinado e o extraio foram coletados separadamente. A análise da concentração dos metais foi realizada com refinado e por isto a digestão ácida foi realizada. O extrato foi acondicionado em frascos para descarte.

3. RESULTADOS

3.1. Caracterização do óleo de côco e da mistura de ácidos

Os resultados dos ensaios de determinação do índice de acidez e de saponificação do óleo de côco foram 132,5 e 256,5 mg KOH/g, respectivamente. O índice de acidez obtido da mistura de ácido foi 291,98 mg KOH/g.

Na caracterização da mistura de ácido pela técnica FTJR, pode-se observar no espectro dado na Figura l, que o vale apresentado entre as bandas 3600 a 2300 cm·1 representa as ligações de hidrogénio entre os ácidos graxas livres. As bandas 2924 e 2854 cm·1 são estiramentos do hidrocarboneto, ou seja, vibrações. axiais do meti! e metileno.

40

-

0-1 • 1 • I ,ii"·, f' "'·

4000 3500 3000 2500 2000 1500

Wavenumber

Figura 1- Espectro no infravermelho da mistura de ácidos carboxílicos.

1A?:f.

(6)

Dulcinéia de Castro Santana, Gildson Félix, Rogério Pitanga, Paulo Roberto Brandão, Raquel Franco de

Souza Lima, João Bosco Araújo de Paulo.

Isto mostra a ausência de éster na amostra, ou seja, que a metodologia utilizada para a saponificação foi

efetiva. Isto é corroborado com a banda 1709 cm·1, que é uma assinatura do ácido graxo livre. O ombro

em torno de 1640 cm·1 pode ser, provavelmente a dois fatores, indicação de água na mistura de ácido, ou

seja, pode estar ocorrendo formação de emulsão, ou a existência de glicerol na amostra. A banda 1539

cm·1 mostra a presença de "sabão ácido", ou seja, complexo ionomolecular contendo carboxilato de sódio.

A banda do carboxilato de sódio pode ter sofrido um deslocamento de 1560 para 1539 cm·1.

3.2.

Extração dos metais

Os resultados de extração para os metais chumbo, cádmio e níquel estão apresentados nas figuras 2, 3 e 4.

Neles podemos observar a influência da concentração do extratante e do pH na eficiência de extração.

Observando as três figuras, podemos afirmar que a seletividade do extratante com relação à extração dos

metais pesados estudados obedeceu a seguinte escala: chumbo > cádmio > níquel. Quanto ao pH, este

parâmetro não influenciou significantemente na extração dos metais, para as mais altas concentrações de

extratante. Na Figura 2 pode-se observar que a extração de chumbo foi superior a 93%, em qualquer faixa

de pH estudada, utilizando 8% de ex tratante em QA V. Outro fato importante é que em pH superior a 7,5,

a extração foi maior que 80% em todas as concentrações de extratante.

100 ~ 90 o 80 '" .... 70

"

.!::: 60

"'

t...l "" 50 "O

"

40 ·;;; c 30

'"'

·;;; 20 0.:: t...l 10

o

- -- - - - -~ ... ~ 5,5 I I I - -- - - -~- ----, - - - -- -"'i--- - - -r------.--- -I I I I I - - -- --~-- -- - --,- -- -- -I -- - -- -I - - -- --,- - -- -- -I I I I I ---~---~---,---r---r--- ---1 __ I- -· I 6 6,5 I 7 pH 7,5 8 8,5 -+-I% ----4% --6----8%

Figura 2 -A eficiência de extração do chumbo em função da concentração do extratante e do pH.

100 I --, -I ~ .. -I 90 I ...

..

~ - I ..---:::-: i I e_ 80 I o -,-

.-'"

....

"

I I I I I .!::: I

"'

t...l 50 "' "O 40 I

"

.... ·;;; 30 I

=

'"'

·;;; 20 0.::

'

t...l

I

~

1

5,5 6 6,5 7 8 8,5 - - 1% pll -e-4% I - + -8%_ J

(7)

XXII ENTMME I VII MSHMT- Ouro Preto-MG, novembro 2007.

Na Figura 3 pode-se observar que, somente a maior concentração do extratante em QA V (8%) utilizada

apresentou resultados significativos na extraçào, ou seja, a eficiência de extração foi maior que 69% para

toda a faixa de pH estudada. Já na Figura 4, está apresentada a eficiência de extração do níquel em função

da concentração do extratante e do pH. Pode-se observar na mesma que, a extração de níquel nas

condições estudadas não foi efetiva, ou seja, a eficiência de extração foi inferior a I 0%.

100 ~ 90 o so

""

<r 70

"'

1:: 60

"

r..l "' 50 "O

"'

·c:; 40 c: 30

'"'

·c:; 20 <= w lO o 5,5 - - - - -· - - - -- - -· - - - -- - ·-:- - - -- - - r - - - -r - - - --

-...

6 6,5 I . r 7 pH 7,5 I - r I - 1 ... r -.. 8 8,5 -+--1% ~4% - . -R%

Figura 4- A eficiência de extração do níquel em função da concentração do extratante e do pH.

O coeficiente de distribuição para o chumbo, cádmio e níquel em função do pH utilizando uma

concentração de ex tratante igual a 8% no QA V está apresentado na Figura 5. Pode-se observar que, a extração não foi significativamente influenciada na faixa de pH estudada. Outro fato é que, o log do

coeficiente de distribuição para o chumbo é visivelmente maior em relação ao cádmio e o níquel.

Q

,.

~ 2,00 1,60 1,20 0,80 0,40 0,00 -0,40 -0,80 -1.20

---·

·

- - - -

· · --1,60 _._ _ _ __ " ' T ' " - - - , - - - ' 6 6,5 7 pll 7,5 8 8,5 --+--Chumbo - a -Cádmio ...,_Níquel

Figura 5 -Gráfico do coeficiente de distribuição para o Pb, Ni, Cd em função do pH utilizando 8% de

extratante em QA V.

4

.

CONCLUSÕES

Nos ensaios preliminares realizados foi constatada a significativa influência da concentração do extratante

na extração dos metais de chumbo e cádmio. Para a faixa de pH estudada, o pH não se apresentou uma variável relevante, o que de certa forma torna-se um ponto positivo para o objetivo do trabalho, que é o

(8)

Dulcinéia de Castro Santana, Gildson Félix, Rogério Pitanga, Paulo Roberto Brandão, Raquel Franco de

Souza Lima, João Bosco Araújo de Paulo.

A mistura de ácido do óleo de côco se apresentou um extratanle promissor na extração de metais pesados.

Os resultados obtidos balizarão o planejamento dos ensaios seguintes no MDIF-Misturador decantador à inversão de fases, ou seja, equipamento para a extração em regime contínuo.

5. REFERÊNCIAS

/\ngelova V., Itcheva L., Mareva St. Extraction of metais with fatty acids. (translated title), Khimia e

industria, vol.l54, 1981.

CON/\MA -Conselho Nacional do Meio Ambiente/Ministério do Meio Ambiente. Resolução N° 357, de

17 de março de 2005 - . Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para seu

enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes e dá outras

providências.

Cox, M., Flelt, D.S. Metal extractant chemistry. ln: Handbook of solvent extraction. John Willey and

Sons, New York, p. 53-89, 1983.

Forte, K.R. Extração de metais pesados utilizando microemulsão. Dissertação de Mestrado, Programa de

Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN/Brasil,

p. 95,1998.

Gindin, L.M., Bobikov, P.L., Patjukov G.M., Rosen 1\.M., Kouba E.F. and Bugaeva /\.V. Separation of

metais using exchange extraction with carboxylic acids. (translated title) Ekstrakzia-vip. 2 Gosatomizdat, 87, 1962

Hadjiev O. A new extractant for wastewaters treatment. Environmental Chemical Engineering,. World

congress III of chemical engineering, Tokio, p.81 0-813, 1986.

Kopatch S., Ya. Shantulia. Extration of Co(ll) with a misture of fatty acids. Zh. Neorg.khim., 23, 468, 1978.

Keenan M.J., Krevalis M. 1\ Carboxylic acids. ln: Encyclopedia of Chemical Technology. John Wiley &

Sons. 4a. edition .. pp. 147-206, Vol. 5. 1992.

Kyuchoukov G., Hadjiev 0., Boyadzhiev L. Remova! of heavy metal ions from Industrial wastewaters.

Chem. Eng. Commun., USA, Vol. 17, p. 219-225, 1982.

Metodologia padrão alemã: para análise de gorduras e outros lipídeos. Editores: Walter Esteves, Lireny

A. G. Gonçalves e Daniel Barrera - Arellano. Campinas, UNIC/\MP, FEl\, Laboratório de óleos e

gorduras, I v., não paginado. Tradução de: DGF- Einheitsmethoden- seções 1\,B,C e F, 1995.

Moreto E., Alves F.R. A. Óleos e gorduras vegetais ( processamento e análise). Editora da UFSC,

Florianópolis, p.l78, 1986,

Morrison, R.T E Boyd R.N.: Química orgânica.: Fundação Calouste Gulbekian, Lisboa, 5° ed, p. 1394, 1976.

Paulo, J.B.A. Leite J. Y. P .. Using LIX-984 and vegetable oils for copper extration. Solid/Liquid Separation, 29'h Annual Hydrometalurgical Meeting, pp. 305-314, 1999.

Viana, P.R.M.; Araújo, A.C.; Peres, A.E.C. Adsorção de coletores aniônicos em silicatos. ln: Rev. Esc. Minas, Ouro Preto, v. 58, n. 3, 2005.

Referências

Documentos relacionados

A tecnologia utilizada para extrair esses metais da fase aquosa foi a extração por solvente e os extratantes estudados foram óleos vegetais in natura e derivados do óleo de

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

No módulo 37, ainda na parte do violoncelo, temos mais uma vez o material de tremolo na mão esquerda; porém, dessa vez Santoro o coloca junto com um glissando, de cuja primeira

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

7.&#34; Uma outra doença que como já disse, pode confundir-se também com a siringomielia, é a esclerose lateral amiotró- flea; mas n'esta doença, além de ela ter uma evolução

O predomínio na sub-bacia de uso com pastagens degradadas, fases de relevo principalmente fortemente onduladas e onduladas, e manejo incorreto do solo, são as