• Nenhum resultado encontrado

Primeiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Primeiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Primeiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Carlos Araujo – RCRJ/ Nova Iguaçu Odense, Danmark.

Início: Agosto de 2011

Sem dúvidas, os últimos dias no Brasil foram os mais difícieis. Muitas

despedidas e muitos pensamentos. No aeroporto foi ainda mais difícil. Os últimos beijos e abraços…E, por fim, embarquei.

Foi uma viagem no total de 14 horas. Minha conexão foi em Paris, e então segui direto para a Dinamarca, chegando no Aeroporto Internacional de Billund. Quando saí do avião já pude sentir o clima. Estava frio, 22 Graus Celsius, o que eu considerava frio. Me senti feliz, mas nervoso. No saguão, descobri que minhas malas tinham ficado em Paris e, com isso, perdi uns 40 minutos preenchendo formulários. Ao sair pelo portão de desembarque, avistei minha nova família. Estava o meu pai, Christian, meu irmão, Christoffer e a minha irmã, Kirstine. Me receberam muito bem e estavam muito interessados na minha chegada.

Embarque

Desembarque

(2)

Minha cidade se chama Odense e se localiza na ilha de Fyn. É Terceira maior cidade da Dinamarca. Depois de conhecer a minha nova casa e a minha nova mãe, fomos passear na cidade. Foi incrível! E logo depois, fomos na casa de praia deles, que fica em Hasmark. Tinha uma paisagem muito bonita e a água era extremamente gelada.

Os dias seguintes foram praticamente de instruções. Aprendendo a viver como um dinamarquês: Acordar cedo, limpar casa, cozinhar, etc. Na semana seguinte, depois da ida do meu host brother para os EUA, minhas aulas começaram. Minha escola se chama Sct Knuds Gymnasium. É voltada apenas para o ensino médio e é enorme. No primeiro mês devo ter me perdido umas 5 vezes. Eu tive uma reunião com um dos conselheiros da escola, me mostrando em qual turma eu começaria e quais matérias eu teria. A minha turma,2A, se baseia na linha de “línguas”(termo que eles se referem a matérias humanas), que são: Inglês, dinamarquês, alemão,espanhol, francês, sociologia, religião, geografia da natureza, história, história antiga, física(parte teórica) e esportes. As aulas começam às 08:00 e terminam às 15:15. Almoçamos e lanchamos na escola.

Todos os alunos da minha sala foram muito receptivos comigo. Me ajudaram nos primeiros dias, sempre me acompanhando e me explicando tudo. O inglês deles tem um forte sotaque devido ao dinamarquês, mas não tive nenhum problema.

Odense

(3)

Hasmark Strand

Sct Knuds Gymnasium 2A

No final do mês de agosto, nós intercambistas tivemos o “Introcamp”. É um acampamento, de uma semana, criado pelo Rotary para reunir os intercambistas do Summer-Team 2011 na Dinamarca. Foi numa cidade chamada Bjerringbro que fica no noroeste do país, no condado de Viborg. Eu e mais uns 10 intercambistas pegamos o trem saindo de Odense para Ålborg. Assim que entramos já encontramos outros intercambistas.

Quando chegamos lá, descobrimos que éramos 130 newbies.

(4)

Todos os dias nós tinhamos aulas de dinamarquês, quase 6 horas por dia. Os 130 intercambistas foram divididos, e as nacionalidades misturadas, e formamos turmas com uns 15 alunos por sala. Os professores foram completamente preparados e muito atenciosos com todos. Todos os dias, depois das aulas, nós tínhamos alguma atividade.

Esportes, filmes, festas, passeios, etc. No penúltimo dia nós fomos para Århus, a segunda maior cidade da Dinamarca. Visitamos o famoso museu de artes e depois tivemos tempo livre na cidade. Foi extremamente maravilhoso encontrar o mundo todo em um

acampamento. E o melhor de tudo, foram as amizades que guardei. Agora, tenho o mundo como amigo! EUA, China, Canadá, Argentina, México, Tailândia e muitos outros!

(5)
(6)
(7)

Troca de pins

(8)

OBS: LISTA DE CURIOSIDADES:

 Bicicleta é um meio de transporte. Utilizamos mais que carro que ônibus

 A maioria dos dinamarqueses são ateus.

 Todos são bem saudáveis. Não se preocupam em comer gordura ou “besteiras”. Por exemplo, a última vez que meu pai daqui comeu um hamburguer foi há 10 anos atrás.

 Fumar e beber são atos totalmente normais. Meus amigos da escola comecaram a beber com 13 anos e a fumar com 15. E os pais sabem disso e não se importam.

 Se você é adolescente, é normal trabalhar, mesmo se você não precisa de dinheiro. O ato de trabalhar vai além de receber salário. Eles encaram como uma forma de se tornarem independentes.

 A igualdade entre sexos chega a ser algo assustador. Não há diferencas. Todos se tratam da mesma forma e respeitam as escolhas de cada um.

 No verão, o sol de põe as 20:30 da noite, e no inverno, as 16:30.

 Empregada doméstica não é comum. Todos limpam e cozinham.

Como sou um membro da família, também tenho minhas tarefas de limpeza e de cozinha.

 No inverno, a temperatura chega até 20 graus Celsius negativos.

O final de agosto e início de setembro foi bem corrido. Minha família me levou em um parque de diversões , chamado Djurs Sommerland. É localizado no norte do país, e como eu estou morando no “meio” da Dinamarca, posso dizer que cruzamos metade do país em 2 horas de carro. Foi um dia muito divertido e, por incrível que pareça, um dia quente.

No início de setembro eu dei uma festa na minha casa com a minha classe. É muito comum na Dinamarca você dar festas e sair com os seus amigos da escola. As festas dinamarquesas só exigem três coisas para serem legais: Caixas de som, petisco e bebidas. Em relação a bebida, é de vital importância que eu faça um comentário:

Dinamarqueses bebem muito. Começam a beber com 13 anos, e a fumar também. Os pais sabem que os filhos bebem e agem como se fosse normal. E é comum você levar sua própria bebida para as festas. Sendo assim, eles trouxeram bebidas no estilo dinamarquês deles, e eis as fotos da minha festa:

OBS: Minha host family estava presente e me ajudaram com tudo.

(9)
(10)

No final de setembro eu tive uma conferência distrital. O meu distrito, 1460, organizou um evento no teatro, chamado Koncerthus. Nós, intercambistas, não fazemos parte de reunião completa. Nós fomos para um hotel, onde um buffet nos aguardava.

Comemos muitas pizzas! Depois, fizemos uma entrada na reunião, carregando as nossas respectivas bandeiras. No final, fomos jogar boliche. Me diverti bastante e foi muito bom encontrar os intercambistas de novo.

Em outubro nós temos as férias de outono, e minha família decidiu ir para København (Copenhague) para passar uns dias na casa de uns parentes. Copenhague é a capital da Dinamarca, sendo também o maior centro comercial e maior concentração populacional.

Visitei lugares incríveis! Aprendi muito sobre os Vikings, visitando muitos castelos e também museus. Aprendi sobre a política dinamarquesa, visitando o parlamento e as construções onde a rainha vive. E depois de tanta educação sobre a vida

dinamarquesa, fomos nos divertir no parque de diversões chamado Tivoli. É o parquet mais antigo do mundo, e possui uma das montanhas-russas mais antiga, também! O parque estava completamente enfeitado sobre o Halloween. Com muitas, muitas luzes, abóboras, e decorações de terror. Foi muito divertido!

Adorei conhecer a “cidade grande” da Dinamarca, mas eu adoro muito mais morar em Odense. Minha cidade é completamente residencial. É silenciosa e é muito gostoso de se morar aqui. A qualquer hora posso andar de bicicleta na floresta, e

aproveitar o ar, ou ir até a cidade, que tem todo tipo de entretenimento: shopping, teatro, casa de música, lanchonetes, bares, boates, etc.

Encerro meu relatório com algumas fotos de Copenhague, e aproveito para dizer que, de longe, estou vivendo os melhores momentos da minha vida. Obrigado pela oportunidade.

(11)

Referências

Documentos relacionados

As diferenças seriam: diferenças físicas e intelec- tuais entre livros e documentos de ar- quivo (livros são preparados para se- rem descritos e divulgados, sendo uni- dades com

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Substituir magistrados sem formação de direito por aqueles com formação não foi uma praxe na capitania, embora, como já tivemos ocasião de mencionar, a coroa amiúde tentasse

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Atividades experimentais, relatórios Trabalho de projeto Trabalhos de grupo Testes DAC Grelhas de observação DISCIPLINA DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Para parar a reprodução e ejetar o disco Número total de pastas Número total de arquivos Tempo total de reprodução do disco introduzido Tempo total de faixas do disco introduzido