• Nenhum resultado encontrado

Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Proff

Manual do Professor de

Biologia Volume 2

Ciências da Natureza,

Matemática e

Suas Tecnologias

(2)

Apresentação

O

material didático da Coleção EJA Educação Profissional foi elaborado a par-tir do documento base do Programa Nacional de Integração da Educação

Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tendo como pressupostos alguns princípios e fundamentos pedagógicos:

compreensão do trabalho como princípio educativo; pesquisa como fundamento da for-mação, por entendê-la como modo de produção de conhecimentos e de entendimento da realidade, além de contribuir para a construção da autonomia intelectual dos educandos; integração do currículo; valorização dos diferentes saberes no processo de ensino e apren-dizagem; e o trabalho como princípio educativo.

Nos livros que compõem a coleção, as abordagens das áreas dos conhecimentos são embasadas na perspectiva de complexos temáticos, ou seja, em temas gerais comuns liga-dos entre si. Temas que abrangem os conteúliga-dos mínimos a serem abordaliga-dos sob o enfoque de cada área do conhecimento; possibilitam a compreensão do contexto em que os alunos vivem; atendem às condições intelectuais e sociopedagógicas dos alunos; garantem um aprofundamento progressivo ao longo do material; e promovem o aprofundamento e a ampliação do conhecimento do aluno.

A abordagem dos materiais didáticos é centrada em resoluções de problemas, ou seja, no início da unidade são propostos os problemas, dilemas reais vividos pela sociedade e, a partir da disciplina, são fornecidos dados e fatos buscando a solução dos problemas propostos.

Para efetivar a integração das diferentes áreas do conhecimento, articulando-as ao mundo do trabalho, são utilizados grandes temas integradores: sociedade e trabalho; ciên-cia e tecnologia e trabalho; saúde e trabalho; linguagens e trabalho; entre outros.

Em cada volume da coleção, a disciplina é dividida em unidades que, por sua vez, são separadas em capítulos. Cada unidade conta com seção inicial de abertura, em que é colocado o problema gerador; conteúdos desenvolvidos de modo a propiciar a construção de soluções para o problema inicial por meio de atividades, propostas de reflexão, aná-lise de situações, simulação de cenários para tomada de decisão que são intercalados ao conteúdo em estudo; atividades de reflexão, de análise, de pesquisa e de produção (oral e escrita); seção final de sistematização da unidade, retomando o percurso de aprendizagem e relacionando-o ao problema inicial.

Com a intenção de desenvolver ideias e conceitos, ampliando os conhecimentos do educando de maneira estimulante e participativa, as obras contam ainda com sugestões de livros e sites, nos quais o aluno poderá realizar pesquisas para explorar as conexões entre as áreas do conhecimento.

Por meio da participação de todos os envolvidos no processo educacional, o material foi desenvolvido de modo que o trabalho dos alunos se desenvolva de maneira prazerosa e significativa.

(3)

Orientações aos Professores

Orientações aos

Professores

Orientações Gerais do Volume

Neste volume, é abordado o estudo dos seres vivos de forma prática, enfocando o mer-cado de trabalho e tendo como problemática as questões ambientais da atualidade, possuindo como meta máxima o desenvolvimento susten-tável da sociedade contemporânea. O enfoque do segundo volume, inicia-se com o estudo taxonômico e sistemático da vida, passando a questões relevantes da saúde humana e algu-mas interações ecológicas, e finalizando com um breve estudo do uso da biotecnologia adaptado à realidade brasileira.

Cada assunto foi apresentado na forma de situação-problema, tendo o trabalho como princípio educativo, trazendo o conteúdo para a realidade do aluno e desenvolvendo-o para a (re)inclusão deste no campo profissional. Finalizando, assim, o assunto com questões de aprofundamento acerca do tema e objetivando a pesquisa como fundamento da formação do sujeito.

De forma simples, mas sem perder os conhecimentos essenciais, foi elaborada uma obra que instigue os alunos, privilegiando recortes temáticos, procedimentos, problemas, competências e habilidades que lhes sejam familiares e que somem qualidade à sua vida cotidiana, proporcionando concomitantemente a (re)inserção dele no mercado de trabalho a partir da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional.

Um ótimo trabalho a todos!

Objetivos Gerais do Volume

Os conteúdos das unidades se propõem a desenvolver as seguintes competências:

• Compreender as ciências como cons-truções humanas, relacionando o desenvolvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.

• Compreender o papel das tecnolo-gias associadas às ciências naturais, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.

• Identificar a presença e aplicar as tec-nologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal, como casa, escola e trabalho.

• Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico/tecno-lógicas à degradação e preservação do ambiente.

• Compreender o organismo humano e a saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.

• Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá--los a diferentes contextos.

• Apropriar-se dos conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico/tecno-lógicas no mundo contemporâneo.

(4)

Princípios Pedagógicos Gerais do Volume

Na elaboração das unidades, foram estabelecidos critérios de seleção dos con-teúdos, formativos e informativos, dando ênfase aos conteúdos básicos de biologia, de modo que possibilite ao aluno o conhecimento de estruturas biológicas e fenômenos das relações que os caracterizam.

As unidades foram desenvolvidas em capítulos nos quais os títulos procuram iden-tificar os assuntos notáveis da biologia para facilitar a localização desses temas por parte dos alunos, sendo tais títulos instigadores, propiciando a curiosidade e o interesse acerca do tema proposto. Ao final do volume, o aluno deve ser capaz de contextualizar e aplicar os conhecimentos apresentados à sua realidade e ao mercado de trabalho. A estrutura de cada capítulo foi intencionalmente organizada da seguinte forma:

Primeira parte: Organização do contexto

O objetivo desta parte é estabelecer o elo cognitivo entre o assunto em questão e outros afins que façam parte da experiência do aluno. De um modo geral, o aluno deve receber uma visão sincrética do assunto.

A estratégia neste momento é apresentar questões sugestivas, interessantes, que irão construir a linha de raciocínio que sustenta o desenvolvimento de todo o capítulo.

Neste momento, serão proporcionadas atividades para que o professor, em sala de aula, possa determinar o grau de conhecimento dos alunos acerca do tema e, ao mesmo tempo, o estudante possa demonstrar seus conhecimentos prévios. Os tópicos que compõem esta parte são: a situação problema e as questões diagnósticas.

Segunda parte: Desenvolvimento do assunto

O objetivo desta parte é despertar o aluno para a ação. Consiste em desenvolver o assunto a partir de uma visão crítica e tecnológica, demonstrando uma evolução epis-temológica dos conceitos apresentados, tendo como foco a inserção do estudante no mercado de trabalho. Os tópicos que compõem essa parte são:

• Apresentação de conceitos.

• Análise e aplicação de conceitos.

• Relações conceituais.

• Apresentação da linguagem biológica e/ou técnica.

Terceira parte: Aplicação e aprofundamento

Esta é a fase de encaminhar o acabamento do assunto, consiste em analisar e sintetizar, induzir e deduzir, concluir, generalizar, criar instrumentos de verificação, comunicar o resultado empregando linguagem culta e as linguagens típicas da biologia. Integram esta parte os seguintes tópicos:

• Texto de interesse científico e tecnológico.

• Estudo de um caso prático.

• Atividades de campo e/ou práticas laboratoriais.

(5)

Articulação do conteúdo

No segundo volume são abordados os seres vivos, como eles são classificados, os principais grupos, suas características, que problemas de saúde podem nos trazer, as relações harmônicas que existem no meio ambiente e o que podemos aprender com essas relações para o uso da biotecnolo-gia. Esse conteúdo é articulado com outras disciplinas de forma interdisciplinar, como no cálculo do tempo de reprodução de bactérias que é feito com o auxílio da disciplina de matemática; no questio-namento da gravidade da pandemia da gripe H1N1 pela Organização Mundial de Saúde, que pode ser realizada junto com as disciplinas de história, filosofia e sociologia; na problematização sobre a coleta e o tratamento de esgoto com o auxílio da disciplina de geografia; na extensão do princípio químico de Lavoisier “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” para princípios de ecolo-gia; na associação entre decompositores e reciclagem de resíduos urbanos, sendo que este engloba conhecimentos de geografia; na química peculiar de cada ser vivo e como as substâncias químicas agem; no metabolismo dos seres vivos e suas relações com os ciclos biogeoquímicos, também tratados pelas disciplinas de química, física e geografia.

Neste volume, todas as articulações entre conteúdos de diferentes disciplinas atingem seu auge nas intrínsecas relações interdisciplinares encontradas na unidade 4 quando abordamos a bio-tecnologia. Neste contexto, podemos citar as disciplinas de biologia, química, física e matemática, contextualizadas de tal forma que não podemos separá-las.

Atividades Complementares

Para complementar a compreensão e a beleza dos seres vivos, recomendamos que os alunos assistam ao documentário: Microcosmos. Direção e produção de Claude Nuridsany e Marie Pérennou. França/Suiça/Itália, 1996. 80 min.

É um documentário que mostra a vida de pequenos animais em prados e lagoas, utilizando

close-ups incríveis, câmera lenta e fotografia time-lapse. Este filme apresenta caracóis, abelhas

cole-tando néctar, joaninhas se alimentado de ácaros, aranhas acasalando e envolvendo as suas presas, um escaravelho incansável empurrando sua bola de esterco, filas intermináveis de lagartas, uma aranha subaquática criando uma bolha de ar para viver e a eclosão de um mosquito.

Ao final do estudo das unidades é possível realizar a construção de um biodecompositor. Esta atividade prática complementar pode elucidar e exemplificar o que foi estudado ao longo das unidades. Para isso, sugerimos que os alunos assistam ao seguinte vídeo, o qual apresenta a constru-ção passo a passo de um biodecompositor utilizando materiais simples: <http://www.youtube.com/ watch?v=OakgxMwxzdE>. Acesso em: 28 maio 2014.

Sugestão de Planejamento

Este livro foi elaborado para apoiar os processos de ensino e aprendizagem da disciplina de biologia ao longo das modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional de Jovens e Adultos – Ensino Médio. Nesse sentido, sugere-se que as quatro unidades sejam distribuídas ao longo do semestre. Para reforçar as atividades do livro, é fundamental que o professor elabore atividades complementares e de aprofundamento de acordo com seu público-alvo. Pelo limite de número de páginas, pela heterogeneidade de alunos que frequentam a EJA e pela própria carac-terística regional do público seria inviável elaborar atividades que contemplem toda a diversidade encontrada na EJA. Dessa forma, é essencial que o professor adapte esse livro à sua realidade. Para tanto, apresenta-se a seguir algumas sugestões, dentro de uma vasta gama de possibilidades de sub-sídios teóricos para suplementar o material pedagógico apresentado.

(6)

Sugestões de Leitura

AB’SABER, A.N. Ecossistemas do Brasil. São Paulo: Metalivros, 2008.

BORZANI, W. et al. Biotecnologia

indus-trial. São Paulo: Edgard Blücher LTDA.,

2001. v. 1.

• BRASIL. Ministério da Educação. Secreta-ria de Ensino Médio e Tecnológico.

Parâ-metros Curriculares para o Ensino Médio.

Brasília, 1998.

• CONSELHO NACIONAL DE

EDU-CAÇÃO (Brasil). Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares manuais

para o ensino médio: Parecer nº 15, de

junho de 1998. Brasília, 441, p. 3-71. jun. 1998.

FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. 3. ed. Natal: Funpec, 2009.

GASPAR, A. Experiências de ciências para

o ensino fundamental. São Paulo: Ática,

2003.

GRIFFITHS, A.J. F. et al. Introdução à

genética. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2009.

GUYTON, A. C; HALL, J. E. Fisiologia

humana e mecanismos das doenças. 6. ed.

Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

HILDEBRAND, M. Análise da estrutura

dos vertebrados. São Paulo: Atheneu

Edi-tora, 1995.

• INSTITUTO NACIONAL DE ESTU-DOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. ENEM – Exame nacional de ensino médio: documento básico. Brasília, 1998.

• JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J.

Biologia celular e molecular. 8. ed. [S.l.]:

Guanabara Koogan, 2005.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino em

biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.OLIVEIRA, D. L. Ciências nas salas de

aula. 1. ed. [S.l.]: Mediação, 1997.

ORR, R. T. 1986. Biologia dos vertebrados. São Paulo: Livraria Roca, 1986.

• POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A Vida dos Vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

RAVEN, P. H. et al. Biologia vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

RICKLEFS, R. E. A Economia da

natu-reza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2003.

ROMER, A. S.; PARSONS, T. S.

Anato-mia comparada dos vertebrados. São Paulo:

Atheneu, 1985.

ROSA, M. I. P. Investigação e ensino. 1. ed. Ijuí: UNIJUI, 2004.

• RUPPERT, E. E.; BARNES, R. D.; FOX, R. S. Zoologia dos invertebrados. 7. [S.l]: Roca, 2005.

• SECRETARIADO DA CONVENÇÃO

SOBRE DIVERSIDADE BIOLÓGICA.

Panorama da Biodiversidade Global 2.

Montreal, 2006.

SOARES, J. L. Dicionário etimológico

cir-cunstanciado de biologia. 1. ed. São Paulo:

Scipione, 2005.

STORER, T. I. E.; USINGER, R. L.

Zoo-logia geral. São Paulo: Nacional/EDUSP,

1974.

TRABULSI, L. R. et al. Microbiologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 1999.

(7)

• <http://www.professor.bio.br/vestibulares.asp>.

• <http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-biologia>.

• <http://vestibular.brasilescola.com/simulado/>.

Existe, também, um site muito interessante, em inglês, para elaboração de atividades lúdicas, como palavras cruzadas e caça-palavras:

• <http://www.discoveryeducation.com/free-puzzlemaker/>.

Orientações Didáticas

Unidade 1

Orientações Gerais

No início deste volume é apresentada a organização filogenética dos seres vivos e suas carac-terísticas taxonômicas. Essas informações serão demonstradas como o resultado da pesquisa e dedicação de mulheres e homens ao longo do tempo. Sob essa ótica serão abordados os organis-mos, demonstrando sua importância ecológica e relevância para o ser humano.

Objetivos Gerais

• Proporcionar a compreensão das ciências como construções humanas, relacionando o desen-volvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.

• Proporcionar a compreensão do papel das tecnologias associadas às ciências naturais, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.

• Auxiliar os alunos a identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências natu-rais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal, como casa, escola e trabalho.

• Auxiliar os alunos a associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instru-mentos ou ações científico-tecnológicas à degradação e preservação do ambiente.

• Proporcionar a compreensão do organismo humano e da saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.

• Ensinar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.

• Apropriar-se dos conhecimentos da biologia para proporcionar a compreensão do mundo natural e a interpretação, avaliação e planejamento de intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.

(8)

Conteúdos Privilegiados

• O mistério dos vírus.

• O grupo dos vírus.

• O reino Monera.

• O reino Protista.

O reino Fungi.

O reino Plantae.

O reino Animalia.

Orientações Específicas e Respostas das Atividades

Página 15

Abertura

Nesta unidade, inicialmente, é apresentada, de forma lógica e simplificada, o sistema de classificação filogenética. Neste processo, o sistema filogenético é comparado com um sistema antigo, o sistema de Lineu. Esta comparação evidencia as vantagens do sistema filogenético e o porquê de o utilizarmos atualmente.

Após esta etapa, são descritas, de forma sucinta, as principais características dos grupos de seres vivos. Reforçamos a importância de fazer a atividade de observação de protozoários em meio de cultura, pois os conhecimentos adquiridos durante essa atividade serão aplicados em uma atividade prática na unidade 4 e ao tratarmos o tema biotecnologia.

Página 16

Reflexão

Resposta pessoal.

A intenção da reflexão aqui sugerida é a quebra de paradigma entre o conceito de evolução do mais forte, vulgar e erroneamente conhecida, para o conceito da seleção do mais adaptado. Os alunos, com orientações do professor, devem trans-por esta ideia ao longo deste volume e observar que cada ser vivo foi selecionado pelo processo evolutivo ao longo de milhões e/ou bilhões de anos. Portanto, as espécies que atualmente existem são as mais bem sucedidas no panorama atual. Este conceito é complexo e aqui, paulatinamente, é apresentado com o intuito de servir como base (criando-se uma zona de aprendizagem distal) para que na unidade 1 do volume 3 este assunto seja melhor explicitado.

(9)

Pesquisa

Os alunos devem fazer uma breve pesquisa sobre Lineu (Carl Linné), enfatizando o método por ele construído, o qual foi utilizado durante séculos e até poucos anos atrás constava em livros didáticos como sistema de classificação dos seres vivos.

Página 18

Produção

1) Resposta pessoal.

2) A primeira questão não remete ao princípio de Lineu (Carl Linné), mas ao princípio evolutivo. Estas questões contextualizam o assunto abordado e lançam os problemas sistemáticos para que os alunos reflitam sobre o tema e ao final produzam uma proposta de organização e/ou classificação dos seres vivos. Para que os alunos assimilem os conceitos abordados é de grande importância que eles tentem fazer um sistema de acordo com a ideia de evolução de Darwin e que encontrem e/ou possam compreender as limitações e falhas do sistema de Lineu.

Página 19

Análise

Resposta pessoal.

Procurar estimular os alunos a refletir o porquê da classificação dos seres vivos e se a clas-sificação reflete a complexidade ou as similaridades e diferenças entre os grupos.

Página 21

Sistematização

Quando os vírus estão infectando uma célula, eles possuem muitas características dos seres vivos, e para que isso ocorra utilizam os recursos da própria célula hospedeira. Eles se reproduzem metabolizando suas próprias substâncias químicas e geram novos indivíduos que repetirão o processo. Os vírus sofrem altas taxas de mutações, o que pode garantir, por seleção natural, uma adaptação às novas condições. Porém, essas características estão vinculadas ao parasitismo obrigatório, sem parasitar os vírus apresentam características de matéria bruta, inanimada. O tema gera acirradas discussões entre estudiosos e, portanto, não há um ponto de vista definido pela ciência.

(10)

Página 23

Trabalho Interdisciplinar

1) 2.361.183.241.434.822.606.848

2) É importante que os alunos percebam o impacto que uma doença pode gerar na sociedade.

Sugestão de resposta:

A Peste Negra, ou Peste Bubônica, chegou à Europa em meados do século XIV. As bacté-rias causadoras dessa doença estavam instaladas nas pulgas de ratos trazidos em porões de navios vindos da Ásia, pela via comercial chamada “Rota da Seda”. A doença, portanto, foi consequência do desenvolvimento do comércio europeu no Mar Mediterrâneo e de uma crise generalizada de falta de alimento, também conhecida como “A grande fome”, causada pela diminuição das colheitas. Esta carestia já havia debilitado a saúde da população e facilitou a instalação da praga. A peste espalhou-se rapidamente por quase toda a Europa, alguns autores sugerem que dizimou cerca de um terço da população europeia, outros afirmam que foi a metade. Houve províncias poupadas, mas nos locais mais atingidos, no período crítico, a quantidade de mortos foi tanta que não havia mais caixões para o enterro adequado dos corpos. Não existiam meios de controlar tama-nha contaminação, pois as condições de higiene do período europeu medieval eram péssimas. Nas ruas das pequenas cidades, o ar ficou contaminado por odores fétidos provenientes da montanha de cadáveres que surgia à medida que as pulgas se prolife-ravam e a epidemia se espalhava. As pessoas eram abandonadas por suas famílias logo que os primeiros sinais da doença apareciam no corpo: manchas negras no pescoço, axilas e virilhas, chamadas “bubões”. Do seu surgimento, em 1348, foi apenas em 1400 que a população começou a criar anticorpos para finalmente resistir à doença.

A peste foi, portanto, um fator da diminuição da população na Europa e prejudicou o abastecimento econômico de muitas regiões cuja única solução foi isolamento para evitar a contaminação com o restante das comunidades infectadas. Porém, uma impor-tante consequência da doença foi o avanço nas questões de saúde: o hábito de usar roupas íntimas e lavá-las regularmente foi uma das técnicas de higiene simples que pas-saram a ser adotadas.

Página 25

Produção

O professor pode pedir que os alunos identifiquem, com base na movimentação, os grupos de protozoários observados, fazendo uma listagem destes.

(11)

Página 28

Reflexão

As manchas são fungos filamentosos microscópicos que estão decompondo o material orgânico. Em alguns casos, podem ser observados a olho nu os filamentos compostos por hifas. Como são seres microscópicos com grande disseminação, não é recomendável alimentar-se de um produto nestas condições.

Página 32

Reflexão

Resposta pessoal.

Nesse momento, os alunos reconhecerão certas estruturas para posteriormente as estudarem. Para o professor lembrar, as bolinhas na parte de baixo das folhas das samambaias são o que chamamos de soros. Os soros são estruturas relacio-nadas com a reprodução das pteridófitas, o grupo das samambaias. Esse grupo não possui estruturas especializadas, como flores, para se reproduzir.

Página 35

Produção

Professor, esta atividade pode ser realizada de forma lúdica. As imagens a serem apresentadas podem ser fotografias feitas pelos próprios alunos, ou podem ser apresentados exemplares reais das partes destas angiospermas. Outra sugestão é que os alunos tragam algumas partes das plantas como raízes, caules, folhas, flores e frutos comestíveis de monocotiledôneas e dicotiledôneas. Após as apre-sentações, pode-se preparar uma salada de frutas com os frutos.

Reflexão

Esta reflexão remete aos artrópodos, mais precisamente aos insetos. A abundân-cia e importânabundân-cia deste grupo não é de conhecimento comum, por isso, como forma introdutória para o grupo dos animais, foi elaborada esta atividade.

(12)

Página 36

Pesquisa

Resposta pessoal.

Orientar os alunos a fazer uma pesquisa em livros ou na internet sobre os termos desco-nhecidos. Aproveitar esse momento para fazer uma revisão das características básicas do grupo dos animais.

Página 37

Reflexão

Resposta pessoal. Se os alunos considerarem o Bob Esponja como derivado das esponjas animais pode ser feita uma relação, já que antigamente utilizavam-se certas espécies desi-dratadas destes animais como esponjas de banho.

Páginas 46-47

Sistematização

1)

Reino Subgrupos Características

Monera Archaea e Eubactéria Unicelulares e procariontes.

Protista Protozoários e algas Unicelulares (maioria) e eucariontes. Fungi (não apresentados neste material) Parede celular de quitina.Substância de reserva glicogênio.

Formado por hifas e micélio. Plantae Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

Multicelulares.

Seres fotossintetizantes. Parede celular de celulose. Substância de reserva é o amido. Animalia Poríferos, Cnidarios, platelmintos, nematel-mintos, moluscos, anelídeos, artrópodes,

equinodermos e cordados.

Multicelulares, heterótrofos cuja substân-cia de reserva é o glicogênio.

2) Todas as respostas são pessoais, pois dependem dos animais que são encontrados na região do aluno.

Após os alunos realizarem individualmente as questões, poderá ser aplicada a metodologia de brainstorming para gerar discussões e deixar as afirmações dos discentes mais robustas.

(13)

Unidade 2

Orientações Gerais

A segunda unidade do volume 2 aborda de forma simples e contextualizada as princi-pais doenças humanas causadas por parasitas intracelulares e extracelulares, enfocando na aplicação desse conhecimento para a preserva-ção da saúde humana e sua utilizapreserva-ção no mundo do trabalho.

Objetivos Gerais

• Proporcionar a compreensão das ciências como construções humanas, relacionando o desenvolvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.

• Proporcionar a compreensão do papel das tecnologias associadas às ciências naturais, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.

• Auxiliar os alunos a identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal, como casa, escola e trabalho.

• Proporcionar a compreensão do organismo humano e da saúde, relacionando conheci-mento científico, cultura, ambiente e hábi-tos ou outras características individuais.

• Ensinar métodos e procedimentos pró-prios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.

• Apropriar-se dos conhecimentos da biolo-gia para proporcionar a compreensão do mundo natural e a interpretação, avaliação e planejamento de intervenções científico--tecnológicas no mundo contemporâneo.

Conteúdos Privilegiados

• Os vírus iniciam uma batalha.

• O perigo das superbactérias.

• Doenças causadas por protozoários.

• Fungos também podem causar doenças.

• Os vermes.

• Vacinas e anticorpos.

• Alergia: reação extrema.

Orientações Específicas e

Respostas das Atividades

Página 48

Abertura

É fundamental para uma vida saudável e de qualidade conhecer seres que podem causar doenças no organismo humano. Dessa forma, essas doenças podem ser prevenidas e tratadas com maior eficácia.

A cada dia cresce o número de empresas empreendedoras que percebem a importância desse conhecimento e o utilizam para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, assim como do ambiente de trabalho.

Diante do exposto, nessa unidade iremos estudar alguns seres que podem causar doenças e também as respectivas formas de prevenção.

Página 52

Análise

1) Resposta pessoal.

2) As indústrias farmacêuticas. Elas se beneficiaram com a produção e venda de milhões de remédios e vacinas antivi-rais específicas.

(14)

3) Sim, o mesmo efeito poderia ser obtido vacinando anualmente a população contra o vírus da influenza.

4) Sim, pelas informações apontadas há doenças que são negligenciadas. Os países ricos detêm o conhecimento científico, além disso, muitas doenças negligenciadas não ocorrem nesses locais. O problema também se deve ao fato da população pobre não ter dinheiro suficiente para custear o tratamento. Dessa forma, as indústrias farmacêuticas não têm interesse de produzir um tratamento que as pessoas não podem pagar.

Página 53

Pesquisa

Para a elaboração desta pesquisa podem ser utilizados os seguintes sites como referência:

• <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus1.php>;

• <http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-virus.htm>.

Sistematização

Errata: Professor, há um equívoco no comando dessa questão. A questão correta é:

As bactérias possuem uma camada lipídica e alguns vírus somente uma cápsula de proteínas. Com base nessas informações, você pode concluir que a utilização de álcool nas mãos previne a gripe ou as doenças bacterianas?

Resposta: Com base nestas informações podemos deduzir que limpar as mãos

com álcool tem pouco efeito sobre muitos vírus, entretanto, todas as bactérias são atingidas pelo álcool.

Página 54

Pesquisa

Para a elaboração desta pesquisa podem ser utilizados os seguintes sites como referência:

• <www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-bacterias.htm>;

• <www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/>;

(15)

Pesquisa

Para a elaboração desta pesquisa podem ser utilizados os seguintes sites como referência: • <http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-protozoarios. htm>; • <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/protozoariosdoencas. php>; • <http://www.infoescola.com/doencas/doencas-causadas-por-protozoarios/>.

Página 55

Reflexão

Vírus 4 – AIDS, crista de galo ou condiloma acuminado (HPV), hepatite (B e C) e herpes (genital).

Bactérias 4 – Cancro mole, gonorreia, linfogranuloma venéreo e sífilis. Protozoários 1 – Tricomoníase.

É recomendada a confecção de cartazes educativos sobre a importância de conhecer os sintomas dessas doenças, assim como a utilização de preservativos e exames preventivos para diagnosticá-las e combatê-las. Esses cartazes podem ser espalhados na escola para conscientização do corpo discente.

Página 56

Pesquisa

Para a elaboração desta pesquisa podem ser utilizados os seguintes sites como referência:

• <http://www.escolakids.com/doencas-causadas-por-fungos.htm>;

(16)

Página 60

Análise

1) Resposta pessoal.

Sim, podemos citar algumas doenças como a disenteria amebiana, esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, amarelão, cólera e hepatite.

2) Resposta pessoal.

Professor, nessas questões espera-se que os alunos associem a falta de tratamento de esgoto com a proliferação de doenças e malefícios ao meio ambiente. Em um processo de gestão pública é vital a inclusão deste tema para a qualidade de vida. Seria muito interessante ligar esta questão com a questão interdisciplinar a seguir.

Trabalho Interdisciplinar

1) Resposta pessoal.

2) Resposta pessoal.

Para cada alternativa, é indicado realizar com os alunos uma organi-zação coletiva das ideias na forma de brainstorming. Neste momento, devem ser estimulados os debates e as discussões relativos ao tema proposto.

Página 62

Pesquisa

1) Resposta pessoal.

O aluno deve fazer um histórico das doenças infectocontagiosas que já teve, assim como das vacinas que já tomou. O objetivo é estimular a ampla vacinação, destacando a relevância das vacinas na fabricação de anticorpos.

(17)

2)

Idade Vacinas Doses Doenças evitadas Ao nascer BCG-ID dose única Formas graves de tuberculose Ao nascer Contra hepatite B 1ª dose Hepatite B

1 mês Contra hepatite B 2ª dose Hepatite B

2 meses VOP (vacina oral contra pólio) 1ª dose Poliomielite ou paralisia infantil 2 meses Vacina tetravalente (DTP +

Hib) (1) 1ª dose Difteria, tétano, coqueluche, menin-gite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B 4 meses VOP (vacina oral contra pólio) 2ª dose Poliomielite ou paralisia infantil 4 meses Vacina tetravalente (DTP +

Hib) (1) 2ª dose Difteria, tétano, coqueluche, menin-gite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B 6 meses VOP (vacina oral contra pólio) 3ª dose Poliomielite ou paralisia infantil 6 meses Vacina tetravalente (DTP +

Hib) (1) 3ª dose Difteria, tétano, coqueluche, menin-gite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B 6 meses Contra Hepatite B 3ª dose Hepatite B

9 meses Contra febre amarela dose única Febre amarela

12 meses SRC (tríplice viral) dose única Sarampo, rubéola, síndrome rubéola congênita e caxumba

15 meses VOP (vacina oral contra pólio) Reforço Poliomielite ou paralisia infantil 15 meses DTP (tríplice bacteriana) Reforço Difteria, tétano e coqueluche 6 a 10 anos BCG Reforço Formas graves de tuberculose 10 a 11 anos DTP + contra febre amarela Reforço Difteria, tétano e Febre amarela 12 a 49 anos - mulher

em idade fértil DTP Reforço Difteria, tétano 60 anos e mais Vacina contra influenza e

Vacina contra pneumococos (antipneumocócica)

dose única Influenza (gripe) e Infecções respira-tórias (pneumonias)

Página 65

Pesquisa

Pressão baixa, desmaio, coceira, batimentos cardíacos acelerados e inchaço da garganta são sinais do choque anafilático. Nesses casos, o doente deve ser levado ao médico imediatamente. Como exemplo de site para pesquisa recomendamos:

(18)

Análise

1) Resposta: alternativa a. 2) Resposta: alternativa e.

Página 66

Sistematização

1) É a imunização das pessoas contra os antígenos infectocontagiosos, o que é obtido com a vacinação.

2) Há o perigo de selecionar bactérias cada vez mais resistentes, até que sujam super-bactérias para as quais não existam antibióticos eficazes.

3) A contaminação por parasitas, entre eles a tricomoníase. Mas esse ambiente pode ser fonte de várias verminoses, como a ascaridíase e teníase. Por isso, é aconselhá-vel não tocar diretamente em objetos contaminados, como a tampa de sanitários.

4) Principalmente alergias. Se no forro da residência, ou ao redor, houver uma grande quantidade de aves, os moradores dessa casa estão propensos a desenvolver várias doenças fúngicas, entre elas a histoplasmose e a criptococose.

5) Boa parte das alergias é provocada por ácaros. Dentro de casa, os ácaros são encon-trados, principalmente, em travesseiros, colchões e tapetes. Como boa parte da poeira é composta por ácaros, se eliminarmos a poeira também estaremos elimi-nando esses microrganismos e, consequentemente, combatendo a alergia.

6) Lavar muito bem as mãos e manter as unhas bem aparadas. Frutas, verduras e legu-mes devem ser bem lavados e somente comer carnes bem passadas.

Unidade 3

Orientações Gerais

Na segunda unidade, foi trabalhado alguns seres que podem causar doenças aos huma-nos, assim como a forma de prevenção. A relação que os humanos têm com esses seres não é benéfica para a humanidade. No entanto, contrabalanceando com a unidade anterior, a unidade 3 apresenta o estudo das relações ecológicas dando prioridade às relações harmôni-cas, demonstrando o quão complexo é o mundo natural e como a sociedade contemporânea pode aprender com os exemplos existentes na natureza. Esses tópicos são contextualizados segundo uma ótica socioambiental.

(19)

Objetivos Gerais

• Proporcionar a compreensão das ciências como construções humanas, relacionando o desen-volvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.

• Proporcionar a compreensão do papel das tecnologias associadas às ciências naturais nos pro-cessos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.

• Auxiliar os alunos a identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências natu-rais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal, como casa, escola e trabalho.

• Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações cien-tífico-tecnológicas à degradação e preservação do ambiente.

• Proporcionar a compreensão do organismo humano e da saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.

• Ensinar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.

• Apropriar-se dos conhecimentos da biologia para proporcionar a compreensão do mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.

Conteúdos Privilegiados

• Organismos que juntam forças: mutualismo.

• Organismos recicladores da natureza.

• Entendendo como as plantas funcionam.

• A importância da fotossíntese para a manutenção da vida.

• Espécies em processo de extinção.

Orientações Específicas e Respostas das Atividades

Página 67

Abertura

Nesta unidade iremos estudar a harmonia e o equilíbrio encontrados na natureza. Nós, como civilização, temos muito a aprender. A cooperação entre espécies diferentes é um exemplo a ser seguido, já que nossa sociedade valoriza o individualismo. O lixo é um problema para muitas cidades, o processo de reciclagem de resíduos ainda caminha a passos curtos. No entanto, a reciclagem e o ciclo de nutrientes funcionam perfeitamente a milhares de anos. A ação desequilibrada e predatória do ser humano está trazendo sérias consequências, como a extinção de espécies, o esgotamento de recursos naturais, a contaminação e a poluição do ambiente. Neste cenário, temos muito a aprender com o equilibro e a harmonia que ocorre no ambiente natural. Que tal conhecermos um pouco mais sobre a sábia mãe natureza?

(20)

Página 68

Reflexão

Professor, este é um momento em que pode ser trabalhado a bioética. Se jul-gar interessante, recomendamos o documentário: Earthlings (terráqueos). Produção e direção de Shaun Monson. Estados Unidos, 2005. 95 min.

Página 70

Pesquisa

Sugestão de resposta: A flora intestinal é composta por uma grande

varie-dade de espécies de microrganismos. Esse é o maior reservatório da flora humana ou microbiota. O principal benefício ao hospedeiro é o recolhi-mento de energia a partir da fermentação de carboidratos não digeridos e a subsequente absorção de ácidos graxos de cadeia curta.

Página 71

Pesquisa

As abelhas podem produzir diversos produtos de interesse ao ser humano, são eles: mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno. Os estu-dantes devem pesquisar e apresentar sobre cada um destes temas.

Página 73

Produção

Este momento pode ser utilizado como avaliação do desenvolvimento e da compreensão do aluno sobre o assunto abordado. Se for de interesse, é possível conversar com o professor de língua portuguesa para efetuar as correções gramaticais e textuais necessárias.

(21)

Página 74

Reflexão

Após as considerações pessoais dos alunos, é interessante fomentar o debate sobre o tema e propor ações que apliquem a reciclagem nas mais variadas esferas da sociedade. Um bom início é uma ação coordenada dentro do espaço escolar.

Página 75

Pesquisa

Resposta pessoal.

Depois de realizar uma breve pesquisa sobre o assunto os alunos, com o auxílio do professor, podem conversar sobre propostas de ações que poderiam ser rea-lizadas para melhorar a questão do lixo da região.

Análise

Resposta: alternativa c.

Página 77

Produção

Após duas a três semanas, os feijões cresceram “tortos”. Os pés de feijão cresce-ram buscando a luz, ou seja, se desenvolvecresce-ram em direção aos raios luminosos. A isso denominamos de fototropismo positivo, que é o crescimento em direção à luz. Esse procedimento mostra a estreita e íntima relação das plantas em relação à energia luminosa.

(22)

Página 80

Pesquisa

Por causa dos estômatos. Se o estômato ficar aberto para absorver o gás carbônico na temperatura elevada, típica deste horário, irá provocar a transpiração excessiva na folha. Esse efeito pode chegar ao ponto da planta perder tanta água que pode provocar a morte por desidratação do vegetal. Existem diversos tipos de plantas que possuem distintos tempos de reação a essas condições. Por exemplo, um xaxim iria desidratar e morrer muito rápido se fosse plantada no árido nordeste brasi-leiro, já o coqueiro possui uma rápida reação do fechamento dos estômatos em um ambiente quente e árido.

Produção

Para prevenir a perda de água em ambientes áridos e quentes os cactos possuem menos estômatos. Desta forma, são as plantas aquáticas, como o aguapé, que pos-suem mais estômatos.

Página 81

Análise

Assim, a produção e distribuição de auxinas são estimuladas. Esses hormônios são produzidos na região apical do caule, ao podar alguns galhos laterais, estimula-se o crescimento das raízes e o crescimento do caule em extensão. Desta forma, o crescimento da planta em espessura e a queda das folhas são inibidos.

Página 84

Análise

(23)

Pesquisa

Os alunos podem fazer a pesquisa sobre o tema nos links sugeridos a seguir:

• <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funcionam-creditos- carbono-471948.shtml>; • <http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/04/entenda-como-funciona-o- mercado-de-credito-de-carbono>; • <http://www.ipam.org.br/saiba-mais/O-que-e-e-como-funciona-o-Mercado-de- Carbono-/4>.

Páginas 89-90

Sistematização

1) A decomposição é importante no ciclo de nutrientes, pois, assim, as substâncias essenciais à vida podem voltar para a cadeia alimentar.

2) Os animais dependem das plantas para se alimentar e muitas plantas dependem dos ani-mais para se reproduzir, pois não conseguem dispersar suas sementes sozinhas. Sem essa interação não seria possível a regeneração da floresta.

3) A fogueira liberou o gás etileno. Esse hormônio é gasoso e promove ações em todo o vege-tal, como a queda de folhas e o amadurecimento de frutos.

4) Na ponta das raízes, é produzido um hormônio vegetal: a citocinina, que é responsável pela formação de brotos e folhas nas laterais da planta e também por impedir o envelhecimento do vegetal. Cortando o local de produção desse hormônio, a planta irá envelhecer rapi-damente, além de diminuir a formação de brotos e folhas nas laterais do vegetal, dando, assim, um aspecto de árvore adulta em miniatura.

5) O efeito estufa é desencadeado pela emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2. As florestas são uma das maiores reservas naturais de carbono. Essa importância é tanta que atualmente nos referimos às florestas como as maiores fontes de sequestro do carbono atmosférico. Sequestrando o carbono da atmosfera, as plantas, especialmente árvores de extensas florestas, acumulam grandes quantidades de carbono à medida que se desenvol-vem. Mantendo a floresta intacta e criando áreas protegidas, evitamos o desmatamento e a degradação, que causam cerca de 15% das emissões totais de gases-estufa.

6) Entre os principais fatores da perda da biodiversidade estão a destruição de hábitats e a introdução de espécies exóticas.

(24)

Unidade 4

Orientações Gerais

A unidade 4 foi elaborada com o intuito de apresentar uma introdução à biotecnologia, observando sua importância ecológica, usos e aplicações pelos seres humanos. Pretende-se que, ao final deste estudo, o aluno compreenda a relevância da biotecnologia e tenha a aptidão de aplicá-la e adaptá-la a diferentes contextos, assim como assimilar as futuras inovações tecnológicas.

Esses temas são abordados de acordo com as diferentes realidades brasileiras, objetivando as principais vertentes requeridas pelo mercado de trabalho, tanto quanto a busca pela homeos-tase humana.

Objetivos Gerais

• Proporcionar a compreensão das ciências como construções humanas, relacionando o desenvolvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.

• Proporcionar a compreensão do papel das tecnologias associadas às ciências naturais, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.

• Auxiliar os alunos a identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal, como casa, escola e trabalho.

• Associar alterações ambientais a proces-sos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico-tecnológicas à degradação e preservação do ambiente.

• Proporcionar a compreensão do orga-nismo humano e da saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características indivi-duais.

• Ensinar métodos e procedimentos pró-prios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.

• Apropriar-se dos conhecimentos da biolo-gia para proporcionar a compreensão do mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnoló-gicas no mundo contemporâneo.

Conteúdos Privilegiados

• Aplicações da biotecnologia. • Agricultura e biotecnologia. • A biotecnologia na alimentação. • Bioindicadores da água. • Bioindicadores da terra.

Orientações Específicas e

Respostas das Atividades

Página 91

Abertura

Na última unidade, podemos aplicar mui-tos conhecimenmui-tos que aprendemos até aqui. Manipulação genética, características de seres vivos que nos são interessantes, aplicação de relações ecológicas que beneficiam a huma-nidade e prevenção de doenças por técnicas e processos, entre outros, são exemplos de aplica-ção de conhecimentos biotecnológicos.

Para atingir tal meta, iremos entender o que é biotecnologia, estudaremos um pouco da história deste assunto, iremos ver as diversas aplicações da biotecnologia no nosso cotidiano, como na agricultura e na alimentação humana, e como esta área está sendo desenvolvida para resolver diversos problemas ambientais da atualidade.

(25)

Página 92

Reflexão

As respostas poderão ter a abrangência desde armas biológicas e maus-tratos contra ani-mais até a má-fé de certas indústrias cosméticas e farmacêuticas. Pode-se incluir também certos aspectos éticos e técnicos aos transgênicos e ao uso de embriões humanos, entre outros.

Página 94

Análise

Apesar de a resposta ser de cunho pessoal, deve ser incentivada a análise das imagens. Por exemplo, em certo sentido todas as imagens podem ser relacionadas ao uso abusivo de medicamentos.

Página 95

Pesquisa

A peçonha retirada da cobra jararaca Bothrops jararaca tem diversas substâncias químicas, sendo algumas de grande benefício para o homem. Isolando certas substâncias bené-ficas, tem-se várias aplicações, como remédios que combatem a pressão alta e doenças neurodegenerativas.

São utilizadas sanguessugas no combate de doenças circulatórias, certos processos inflama-tórios, gangrena e também para restabelecer a circulação sanguínea de tecidos enxertados. A pesquisa em si e a apresentação dela podem ser utilizadas como formas avaliativas. Após a realização dessas atividades, é recomendável a realização do debate sobre o assunto. Deve ser lembrado aos alunos que a importância da preservação da biodiversidade natural é importante para futuras descobertas, como as citadas nas pesquisas.

Como fonte adicional de informações, recomenda-se, ao professor, a leitura do artigo do professor João B. Calixto, que fala sobre “Biodiversidade como fonte de medicamentos” e pode ser encontrado na revista Ciência e Cultura (volume 55, número 3, São Paulo, jul./set. 2003), disponível no seguinte endereço eletrônico: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252003000300022>.

(26)

Página 96

Análise

Resposta: alternativa a.

Páginas 97-98

Pesquisa

O professor poderá separar a sala em dois grandes grupos, um apoiando o uso dos transgênicos e outro contra o uso desses organismos. Pode-se utilizar a pesquisa realizada previamente para embasar melhor os argumentos durante o debate.

1) Porque nosso país é um dos principais produtores de alimentos, que abastece não só as pessoas que aqui vivem, mas pessoas de muitos outros países.

2) Comparando a produção de plantas tradicionais com as transgênicas, a produção desta última é maior. Como o governo brasileiro não ajuda finan-ceiramente os agricultores brasileiros, como acontece em países europeus e nos Estados Unidos, a aderência pelos agricultores do Brasil é mais rápida para atingir o mesmo nível de competição.

3) Ao usar sementes resistentes a larvas e insetos, reduz-se a necessidade de recor-rer a venenos e outros produtos químicos nas plantações. Sem esses produtos quí-micos, os animais e as plantas que vivem perto de plantações não serão prejudi-cados como estão sendo atualmente. Assim, sem utilizar produtos químicos, pode-se contribuir para a recuperação da biodiversidade das zonas rurais.

Com relação à saúde humana, diz-se que atualmente possuímos muitos proble-mas com alimentos contaminados por fungos, que entram quando os insetos atacam as plantações e que, ao cultivar culturas que reduzem a ameaça dos insetos, também se reduz a contamina-ção e a probabilidade de doenças em humanos.

4) O plantio de plantas transgênicas na natureza expõe a biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de plantas e semen-tes. Também torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. Pesquisas sobre efeitos a longo prazo no ser humano ainda estão em andamento e não são conclusivas.

Página 100

Pesquisa

Resposta pessoal.

Este trabalho envolve a aplicação do conhecimento estudado com uma con-textualização com a região do aluno. O professor pode utilizar esta atividade de forma avaliativa.

Página 101

Trabalho Interdisciplinar

1) Resposta pessoal.

(27)

3) Reações químicas: fermentação da massa de um bolo, combustão do gás no fogão, oxidação de uma maçã cortada, quebra dos alimentos no processo de digestão, apodrecimento da matéria orgânica e formação de vinagre a partir do vinho, entre outros.

Reações físicas: congelamento (solidificação) de alimentos, ebulição da água, secagem e desidratação, dissolução e solubilidade, etc.

Páginas 106-107

Análise

1) São espécies, populações ou comunidades biológicas cuja presença, abun-dância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental.

2) Esses organismos devem ter a capacidade de identificar os elementos de pressão sobre o meio ambiente, demonstrar o estado e a tendência do ecos-sistema em questão, subsidiar o processo de tomada de decisões e revelar as respostas do meio às ações implementadas.

3) Os protozoários ciliados apresentam grande sensibilidade às mudanças no meio e são capazes de manifestar resposta à contaminação do ambiente com muita rapidez.

4) É o teor de oxigênio dissolvido (OD). A sua redução ocorre quando a quan-tidade de matéria orgânica lançada em um recurso hídrico excede sua capacidade de assimilação. Esse fato ocorre quando muita matéria orgânica é decomposta por bactérias em um processo aeróbico, causando a redução das taxas de OD.

Produção

Várias adequações deverão ser realizadas de acordo com as condições exis-tentes. Além da supervisão do professor nessas atividades, é altamente recomendável a realização destas em um laboratório de biologia, química e física. Se o trabalho for bem planejado e executado com rigor técnico, é possível realizar uma exposição dos resultados obtidos para os colegas e professores da escola.

(28)

Página 110

Pesquisa

Os alunos podem pesquisar no seguinte link:

• <http://super.abril.com.br/alimentacao/quais-diferencas- alcool-cana-milho-446893.shtml>.

Sistematização

1) Resposta: alternativa a. 2) Resposta: alternativa e.

Referências

Documentos relacionados

Na condição de uma corrente elevada percorrer o disjuntor no sentido indicado na figura,

• Auxiliar os alunos a identificar e aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais em diferentes contextos relevantes para a vida pessoal, como casa, escola e trabalho..

As avaliações devem explorar tanto qualitativa como quantitativamente os conteúdos. Segundo as diretrizes do MEC para o ensino da física, as avaliações devem ser

O professor pode iniciar o assunto falando para eles a respeito do buraco negro. Embora esse não seja o assunto direto da aula, é um assunto que sempre está na mídia. Você pode usar o

antibióticos. Casos de descoberta de fontes naturais destes compostos ou de processos eficientes para sintetizá-los representaram marcos históricos pelas conseqüências

A retina humana é uma superfície e, portanto, a imagem é formada no fundo dos olhos em duas dimensões. Mas enxerga- -se o mundo em três dimensões porque a imagem que chega a cada

Dessa forma, é importante falarmos sobre como se estruturam as Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio, qual é seu foco e como desenvolver as habilidades e

movimento lateral com a perna, alongando uma fita elástica, como mostra a figura. A variação da força elástica exercida pela fita sobre a perna do paciente, em função da