• Nenhum resultado encontrado

RESUMO. 1 Prof. Dr. IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RESUMO. 1 Prof. Dr. IFSULDEMINAS Campus Muzambinho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 AULA PRÁTICA EM CAMPO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

INTERDISCIPLINAR DA DISCIPLINA GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUARIA DO IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO

Claudiomir da Silva dos Santos 1 Fabricio Santos Rita2 Generci Dias Lopes3 Ronei Aparecido Barbosa 4 Bruno Henrique da Silva5

Educação Ambiental

RESUMO

A atividade docente requer uma infinidade de ações, como o planejamento a seleção e organização dos assuntos a serem abordados dentro do ambiente escolar, e todas essas ações devem ser feitas de maneira interativas de modo que os alunos se tornem sujeitos ativos dentro do processo ensino aprendizagem, logo atividades de campo, torna-se uma ferramenta poderosa, na qual ocorre uma articulação de todos os conteúdos abordados dentro da sala de aula com a realidade, ou seja articulação entre teoria e pratica, tornando os alunos ativos dentro deste processo de ensino. O presente trabalho objetivou apresentar a aula prática como ferramenta pedagógica interdisciplinar da disciplina de Gestão Ambiental na Agropecuária, para os alunos do curso técnico em agropecuária do IFSULDEMINAS –Campus Muzambinho.

O presente trabalho, optou-se somente por descrever a aula prática, da qual os alunos participaram e bem como os assuntos interdisciplinares da disciplina de Gestão Ambiental na Agropecuária observados in loco, nos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão de Produção Animal I – Avicultura e Vivericultura, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, os quais foram objetos de discussão entre professor, alunos e técnicos da área, caracterizando a interdisciplinaridade durante a aula prática. Atividades práticas de campo proporcionou aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho uma visão interdisciplinar da disciplina Sistema de Gestão Ambiental na Agropecuária, uma vez que estas atividades são orientadas por profissionais de diversas áreas do conhecimento ou seja dando um caráter interdisciplinar

. Palavras-chave: Aula de campo; ferramenta pedagógica; processo de ensino-aprendizagem;

1 Prof. Dr. IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho –claudiomirsilvasantos@gmail.com 2 Prof. Dr. IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho –– Fabriciosantosrita@gmail.com 3 Prof. Me. IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – genercidl@yahoo.com.br

4 Prof. Me. IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho -ronei.barbosa@muz.ifsuldeminas.edu.br

5. Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho - biobrunoh@outlook.com

(2)

2 INTRODUÇÃO

Na atualidade nos deparamos com profissionais da educação desmotivados e com alunos desinteressados. De acordo com Cordeiro & Oliveira (2011) a forma da condução dos conhecimentos em sala de aula podem tornar o ambiente monótono e passivo.

De acordo com Oliveira e Correia (2013), atividades e métodos baseados na participação de alunos e docentes na condução dos conhecimentos em sala de aula, favorecem o interesse pelos conteúdos abordados e cria estratégias de atenção à diversidade e às diferenças individuais, pois cada aluno possui suas particularidades e até dificuldades de aprendizagem.

Com o objetivo de promover ambientes mais interativos e dinâmicos, o docente precisa desenvolver estratégias e alternativas que possam tornar coerente e aplicável a linguagem usada em sala de aula. Sendo um dos métodos as aulas práticas, que são caracterizadas por momentos de participação ativa e construtiva dos alunos em pról da construção de soluções para solucionar determinada problemática (HODSON, 1994).

De acordo com Carbonell (2002) destaca que os espaços fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, se classificam como um relevante cenário para a aprendizagem. Para Viveiro e Diniz (2009), a aula de campo se propaga também como um aumento de afeto e confiança entre discentes e docentes.

Para Neves (2010) destaca que é na aula de campo que se desenvolve o caráter pesquisador, investigador do estudante e que essa contextualização entre conteúdo e aula prática no campo influencia diretamente a construção da ciência e sua relevância social.

O presente trabalho objetivou apresentar a aula prática como ferramenta pedagógica interdisciplinar da disciplina de Gestão Ambiental na Agropecuária, para os alunos do curso técnico em agropecuária do IFSULDEMINAS –Campus Muzambinho.

(3)

3 METODOLOGIA

Como recurso metodológico deste trabalho, optou-se somente por descrever a aula prática, da qual os alunos participaram e bem como os assuntos interdisciplinares da disciplina de Gestão Ambiental na Agropecuária observados in loco, nos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão de Produção Animal I – Avicultura e Vivericultura , do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, conforme figuras 01 e 02, os quais foram objetos de discussão entre professor, alunos e técnicos da área, caracterizando a interdisciplinaridade durante a aula prática.

Figura 1. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Produção Animal I – Avicultura, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – Fonte Generci Dias Lopes

Figura 2. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Vivericultura –do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – Fonte próprio autor

(4)

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

No campo das ciências ambientais, os alunos receberam ensinamentos sobre a criação de aves de postura e de corte, bem como os impactos gerados pela grande quantidade de dejetos que são produzidos ao longo da cadeia produtiva da avicultura, com um enfoque principalmente na Resolução 001/1986 do CONAMA que dispõe sobre o que são impactos ambientais, Lei de Crimes Ambientais 9605/1998 e a Lei 12.305 que dispõe sobre a política nacional de resíduos sólidos, neste mesmo contexto dentro do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Produção Animal I – Avicultura, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, os alunos tem acesso a uma tecnologia de baixo custo sobre compostagem anaeróbica lenta, na qual grande parte destes impactos ambientais podem ser mitigados, bem como tornar uma nova fonte de renda para os produtores rurais, conforme figuras 03 e 04.

Figuras 03 e 04 aula pratica no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Produção Animal I – Avicultura, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

Seguindo nossas atividades práticas os alunos participaram de atividades de campo no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Vivericultura –do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, onde tiveram contato in loco com as espécies florestais de maior ocorrência em nossa região, pois um viveiro de mudas ele representa o bioma onde ele está inserido. Foi abordado a importância de se propagar estas espécies nativas da mata atlântica, de campos de altitudes e de cerrado conforme figuras 05 e 06.Outra foco nesta fase foi a importância da preservação das nascentes, com a utilização de espécies nativas da região, uma vez que estamos inseridos na face norte da Serra da Mantiqueira, região de muitas nascentes, foi dado um enfoque no Lei. 12605 que dispõe sobre o Código Florestal Brasileiro bem como a Lei. 12727 que trata exclusivamente sobre nascentes de água.

(5)

5

Figuras 05 e 06 aula pratica no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Vivericultura, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

No Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Vivericultura – do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, os alunos observaram que o composto produzidos por eles no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Produção Animal I – Avicultura, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho é utilizado para produção de mudas, ou seja o sistema de gestão ambiental pode ser observado in loco por eles vindo ao encontro de Tomita (1999) que ressalta que o professor deve incentivar os alunos e preocupar-se em atualizar e aperfeiçoar o conhecimento e ter satisfação em experimentar novas técnicas. Estas atividades de campos estão acordo com Ximenes e Crispim (2009), as aulas práticas de laboratório e de campo permitem que os discentes observem parâmetros biológicos e de identificação do local estudado, e que assim possam obter uma análise ambiental de modo a compreender as relações ecológicas e os impactos antrópicos presentes.

CONCLUSÕES

Atividades práticas de campo proporcionou aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho uma visão interdisciplinar da disciplina Sistema de Gestão Ambiental na Agropecuária, uma vez que estas atividades são orientadas por profissionais de diversas áreas do conhecimento ou seja dando um caráter interdisciplinar, vários assuntos foram abordados nestas aulas passando por conteúdo do núcleo comum, bem como por conteúdo específicos da disciplinas como: Sistema de Gestão Ambiental, Legislação Ambiental, Educação Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental, Código Florestal, Lei de Crimes Ambientais, Química Ambiental, Gestão e Gerenciamento dos Recursos Hídricos, Gestão dos Recursos Edáficos, Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos gerados pelos

(6)

6 setores produtivos, proteção e conservação das nascentes. Logo houve a percepção da importância da aula prática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002 (Coleção Inovação Pedagógica).

CORDEIRO, J.M.P.; OLIVEIRA, A.G. de. A aula de campo em geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Revista Geografia, Londrina-PA. v. 20, nº 2, p.99-114, 2011.

HODSON, D. Hacia um enfoque más crítico del trabajo de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n. 13, p.299-313, 1994

LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da ciência. Revista Portuguesa de Educação, v.2, n.1, p.81-90, 1992.

NEVES, K. F. T. V. Os trabalhos de campo no ensino de Geografia: reflexões sobre práticas docentes na educação básica. Ilhéus: Editus, 2010.

OLIVEIRA, A.P.LIMA de.; CORREIA, M.D. Aula de campo como mecanismo facilitador do Ensino-aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas. ALEXANDRIA:

Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p. 163-190, 2013.

TOMITA. L. M. S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia.

Trabalho apresentado em Toledo para professores do 1º e 2º graus. Londrina, v. 8, n. 1, p.

13-15, jan./jun., 1999.

VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. da S. Atividades de campo no ensino das Ciências e na Educação Ambiental: refletindo sobre as potencialidades dessa estratégia na prática escolar. Ciência em tela, São Paulo, v. 2, n. 1, 2009.

XIMENES, M.; CRISPIM, M.C. A aula prática em Ecologia III como fonte de aprendizagem significativa. Encontro de Iniciação à Docência, 11, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009

Referências

Documentos relacionados

Diz ele: “a primeira forma de relação entre imaginação e realidade consiste no fato de que toda obra da imaginação constrói-se sempre de elementos tomados da realidade e presentes

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

(a) Os 15 ECTS poderão ser realizados em outros cursos do Instituto Superior de Engenharia, em outras Unidades Orgânicas da Universidade do Algarve ou em outras instituições

Gerenciadas pelo Asanti As impressoras híbridas Anapurna são gerenciadas pelo software de fluxo de trabal- ho de grande formato Asanti da Agfa Graphics, que controla o processo

FMVZ Avaliação comparativa das alterações morfológicas nas células musculares estriadas em cães Golden Retriever acometidos e não acometidos por distrofia muscular do tipo Duchenne

1 Graduando em Engenharia Agronômica, IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, denishenriquesilva@yahoo.com.br.. ² Graduando em Engenharia Agronômica, IFSULDEMINAS Campus

RESUMO: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, em Muzambinho, Minas Gerais, no ano

RESULTADOS DOS TRÊS PROJETOS MUNICIPAIS APOIADOS PELO PROGRAMA LIFE: PIGS – Projeto Integrado para Gestão de. Suiniculturas (2000-2003), REAGIR – reciclagem de Entulho no Âmbito