• Nenhum resultado encontrado

Influência do Escore de Condição Corporal sobre a taxa de prenhez de vacas Nelore submetidas ao programa de IATF no norte de Minas Gerais / Influence of the Body Condition Score on the pregnancy rate of Nelore cows submitted to the IATF program in the nor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Influência do Escore de Condição Corporal sobre a taxa de prenhez de vacas Nelore submetidas ao programa de IATF no norte de Minas Gerais / Influence of the Body Condition Score on the pregnancy rate of Nelore cows submitted to the IATF program in the nor"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24724-24728, nov. 2019 ISSN 2525-8761

Influência do Escore de Condição Corporal sobre a taxa de prenhez de

vacas Nelore submetidas ao programa de IATF no norte de Minas Gerais

Influence of the Body Condition Score on the pregnancy rate of Nelore

cows submitted to the IATF program in the north of Minas Gerais

DOI:10.34117/bjdv5n11-151

Recebimento dos originais: 21/10/2019 Aceitação para publicação: 14/11/2019

Mateus Gonçalves Costa

Técnico em Zootecnia, pelo Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia Baiano-Campus Guanambi.

Acadêmico de Medicina Veterinária. Instituição: Centro Universitário UNIFG.

Endereço: Rua 14, N* 205, Bairro Ipanema, Guanambi-BA, CEP 46430-000, Brasil. Email: mateusgcosta97@gmail.com

Ana Clara de Carvalho Araújo

Acadêmica de medicina veterinária Instituição : Centro Universitário UniFG

Endereço : Rua Eurita Vieira, 61, bairro paraíso, Guanambi-Ba, Brasil. E-mail: carvalhoclara195@gmail.com

Marina Silveira Nonato

Acadêmica de Medicina Veterinária Instituição: Centro Universitário UniFG

Endereço: Rua Barão de Caetité, nº 116, bairro Centro. CEP 46400-000 Caetité-BA Email: marinasnonato@gmail.com

Daniele Carolina Rodrigues Xavier Murta

Pós-graduanda em Farmacologia e Terapêutica Veterinária - Unyleya. Instituição: Centro Universitário UNIFG.

Endereço: Rua Alagoas, n° 410, Guanambi -BA, CEP 46430000 Brasil. Email: dannyelle.carollina@gmail.com

Danillo Velloso Ferreira Murta

Mestre em ciência animal pela UFMS. Doutorado em Medicina veterinária pela UFV. Instituição: Centro Universitário UNIFG.

Endereço: Rua Alagoas, n° 410, Guanambi -BA, CEP 46430000 Brasil. Email: danillo.murta.vet@gmail.com

Cassyo de Araujo Rufino

Prof. Dr. em Ciência e Tecnologia de Sementes. Instituição: Centro Universitário Faculdade Guanambi UniFG

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24724-24728, nov. 2019 ISSN 2525-8761

João Marcos Leite Santos

Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ - USP). Doutorando em Ciências pela FMVZ - USP.

Instituição: Centro Universitário UniFG.

Endereço: Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911 - São Sebastião, Guanambi - BA, 46430-000. E-mail: joaoleitevet@gmail.com

Leandro Augusto de Freitas Caldas

Médico Veterinário especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos / Reprodução Equina pelo IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária

Instituição: UniFG

Endereço: Rua Olegária Augusta Viana, 398 - Pq. Alvorada, Brumado – BA, Brasil. E-mail: leodomev@yahoo.com.br

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da condição corpórea sobre a taxa de prenhez de animais da raça nelore submetidos à inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no norte de Minas Gerais, através da mensuração da condição de escore corporal. Os resultados mostraram que animais de baixo escore corporal influência negativamente no percentual de prenhez, enquanto aqueles animais de escore superior (acima de 2,5) obtiveram melhores resultados com o protocolo. Neste contexto, para melhores resultados no manejo reprodutivo, é essencial a adoção de um adequado manejo nutricional, visando melhorar a condição corporal dos animais submetidos ao protocolo.

Palavras–chave: IATF. Nutrição. Peso Corporal. Prenhez. ABSTRACT

The objective of this study was to evaluate the effects of body condition on the pregnancy rate of Nellore animals submitted to fixed time artificial insemination (IATF) in northern Minas Gerais, by measuring the body score condition. The results showed that animals with low body score negatively influenced the pregnancy percentage, while animals with a higher score (above 2.5) obtained better results with the protocol. In this context, for better results in reproductive management, it is essential to adopt adequate nutritional management, aiming to improve the body condition of the animals submitted to the protocol.

Keywords: IATF. Nutrition. Body weight. Pregnancy. 1 INTRODUÇÃO

O Brasil possui maior rebanho bovino comercial do mundo com cerca de 221,8 milhões de cabeças. O abate anual é de aproximadamente 39,0 milhões de animais, com uma produção média de 9,7 milhões de toneladas equivalente de carcaça, sendo 20% desta produção destinada à exportação e o remanescente para o consumo interno, com isso, o mercado movimentou no ano de 2017 cerca de 523,0 bilhões de reais (ABIEC, 2018).

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24724-24728, nov. 2019 ISSN 2525-8761 Neste contexto, torna-se necessário o aumento na produtividade e a melhoria na qualidade do produto, que são obtidos através da modernização do sistema de produção. Avanços relacionados ao manejo, a alimentação e a melhoria do potencial genético dos animais, são fatores essenciais no aprimoramento desse setor (ALENCAR, 2004).

Uma das ferramentas essenciais no aperfeiçoamento da pecuária é a implantação de um manejo reprodutivo apropriado. O uso da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) torna-se uma ferramenta promissora, visto que, ela contribui de forma significativa na melhoria do potencial genético e em consequência aumento na produção. No entanto, é necessária a adoção de um adequado manejo nutricional, pois as condições corporais dos animais exercem influencia direta com os resultados obtidos (FERREIRA et al., 2013).

Animais que apresentam uma baixa condição corporal (< 2.0) e são inseridos no protocolo de IATF, tende a interferir negativamente nas taxas de prenhez, o mesmo pode acontecer com aqueles de escore superior (>5.0), uma vez que, o acúmulo de gordura nos órgãos reprodutores pode interferir no ciclo estral. Portanto, para a otimização dos resultados, é preferível que o animal apresente uma condição corporal intermediária, ou seja, entre 3.0 e 4.0, resultando em taxas de prenhez superiores a 60,0 %, decorrente de animais com uma atividade cíclica normal e peso adequado (TORRES et al., 2015). O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da condição corpórea sobre a taxa de prenhez de animais da raça nelore submetidos à inseminação artificial em tempo fixo no norte de Minas Gerais, através da mensuração da condição de escore corporal.

2 MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi realizado na fazenda Lageado no município de Montalvânia/MG. Os animais eram mantidos em sistema extensivo a pasto e fornecimento de água e mineral à vontade. Foram avaliadas 257 vacas paridas da raça Nelore, submetidos ao mesmo protocolo de IATF e classificando-as em escore de condição corporal (ECC) como: baixo com índice (inferior a 2,5), médio (entre 2,5 e 3,0) e alto (acima de 3,0), sendo avaliada a taxa de prenhez 30 dias após a inseminação por ultrassonografia.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos neste trabalho estão apresentados na tabela 1, indicando uma influência entre a condição corpórea e a taxa de prenhes de vacas paridas submetidas ao protocolo de IATF. Tais resultados foram semelhantes aos observados por Ferreira et al.

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24724-24728, nov. 2019 ISSN 2525-8761 (2013) e Torres et al. (2015). Ocasionando a maximização nos índices de prenhes aos animais de escore corporal superior (acima de 3,0), alcançando 64,5%, enquanto aqueles de baixa condição corpórea (abaixo de 2,0) obtiveram resultados inferiores de aproximadamente 39,3 %.

Tabela 01- Influência do escore corporal na taxa de prenhes de vacas submetidas ao protocolo de IATF. CLASSIFICAÇÃO ECC NÚMERO DE ANIMAIS TAXA DE PRENHEZ (%)

Abaixo de 2,5 56 39,3

2,5 – 3,0 117 53,0

Acima de 3,0 84 64,5

Condição de escore corporal (ECC)

Ferguson et al. (1994) relata que a condição corporal de vacas no pós-parto, possibilita a ocorrência de infecções uterinas, tanto em vacas de ECC baixo (magras), quanto em animais de condição corpórea muito alta (gordas). Esta condição reflete nos resultados obtidos em um manejo reprodutivos (SANTOS, 2018). Em estudo realizado por Dias et al. (2013) verificou-se que o uso de eCG (Gonadotrofina Coriônica Equina) no pós-parto e em animais de baixa condição corporal, facilita no desenvolvimento folicular, tornando assim, compensatório o seu uso, garantindo índices em torno de 50% de prenhes. No entanto, a sua utilização eleva o custo em um programa de IATF, podendo ser vetado o sua aplicação em animais de escore mais elevados.

A mensuração do ECC dos animais, embora relativo, torna-se um método de avaliação inicial da condição ovariana e nutricional dos animais inseridos em um manejo reprodutivo (FERREIRA e TORRES, 1993).

4 CONCLUSÕES

Por meio dos resultados obtidos com este trabalho, conclui-se, que a condição corporal exerce uma influência significativa no percentual de prenhes dos animais submetidos ao programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), onde, os animais que apresentaram escores menores obtiveram percentuais inferiores, quando comparados com os animais de melhor condição corpórea. Verifica-se que animais com ECC acima de 2,5 apresentam médias de prenhez acima de 50% indicado pela literatura. Sendo assim, para o sucesso no manejo reprodutivo de um rebanho, torna-se essencial a adoção de um manejo nutricional adequado para melhorar a condição corporal dos animais inseridos no programa reprodutivo.

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24724-24728, nov. 2019 ISSN 2525-8761

AGRADECIMENTOS

Centro Universitário UniFG

REFERÊNCIAS

ABIEC. Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. Perfil da pecuária no Brasil-relatório anual, 2017. Disponível em <http://www.abiec.com.br/Sumario.aspx >

ALENCAR, M. M. de. Perspectivas para o melhoramento genético de bovinos de corte no brasil. In: Reunião anual da sociedade brasileira de zootecnia, 41., Embrapa Pecuária Sudoeste (CPPSE), Campo Grande, 2004.

DIAS, E. A. R. et al. O uso de eCG influencia a taxa de concepção em vacas nelore de diferentes condições corporais submetidas ao mesmo protocolo de IATF. B. Indústr.anim., N. Odessa, v.70, n.3, p.215-220, 2013.

FERGUSON, J.D.; GALLIGAN, D.T.; THOMSEN, N. Principal descriptors of body condition score in Holstein cows. Journal of Dairy Science, v. 77, p. 2695-2703, 1994.

FERREIRA, M. C. N. et al. Impacto da condição corporal sobre a taxa de prenhes de

vacas da raça nelore sob regime de pasto em programa de inseminação artificial em tempo fixo. Londrina, v 34, n. 4, p 1861-1868. 2013.

FERREIRA, A. de M.; TORRES, C. A. A. Perda de peso corporal e cessação da atividade ovariana luteínica cíclica em vacas mestiças leiteiras. Pesq. Agropec. Bras, Brasília, v.28, n.3. p. 411-418, 1993.

SANTOS, J. D. Perfil metabólico energético e enzimático hepático e sua influência no retorno à ciclicidade e ocorrência de infecções uterinas pós-parto em vacas leiteiras cruzadas gir x holandês. Programa de pós-graduação em ciências veterinárias, Alegre, 2018.

TORRES, H. A. L.; TINEO, J. S. A.; RAIDAN, F.S.S. Influência do escore corporal na probabilidade de prenhez em bovinos de corte. Archivos de Zootecnia, vol. 64, n. 247, pp 255-259, Córdoba, 2015.

Imagem

Tabela 01- Influência do escore corporal na taxa de prenhes de vacas submetidas ao protocolo de IATF

Referências

Documentos relacionados

MARIA EUGENIA DE OLIVEIRA RODRIGUES - No.. MARIA EUGENIA DE OLIVEIRA RODRIGUES

Foram aplicados questionários de forma aleatória, em pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos, que se encontravam com o tempo mínimo de internação de três dias, para avaliar

Tabela 2 – Correlação entre engajamento, suas dimensões e medida de confiabilidade da escala UWES-S respondida pelos estudantes da UFBA participantes da pesquisa no segundo semestre

A segunda categoria, recorde-se, “Participação dos formandos (jovens/adultos), na perspetiva dos profissionais”, no que concerne às “ideias dos jovens/adultos com

Benlanson (2008) avaliou diferentes bioestimulantes, (produtos à base de hormônios, micronutrientes, aminoácidos e vitaminas), confirmando possuir capacidade

Saussure presentes no Curso de Lingüística Geral (1974), tais como: Língua e fala, natureza do signo linguístico, imutabilidade e mutabilidade e o valor linguístico, a fim de

Embora seja dito que a qualidade de água deve ser vista como o primeiro aspecto fundamentador da atividade, ou seja, deve possuir condições mínimas para o sucesso de alguma

The objective of this work was to implement and develop a system of sustainable extensive production of pigs in the centers of irradiation and agroecological management in the