• Nenhum resultado encontrado

4ª sequência didática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "4ª sequência didática"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

4ª sequência didática

Componente Curricular: História Ano: 8º

Bimestre: 2º

Revolucionários e revolucionárias, cidadãos e cidadãs

Objetivos Conhecer a importância social e política da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, escrita em 1789.

 Identificar como esse documento tornou-se essencial para o conceito de cidadania e o estabelecimento de direitos sociais e políticos em sociedades de diversos países do mundo.

 Reconhecer alguns limites da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sobretudo no que se refere à cidadania das mulheres.

 Ler e analisar a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, escrita em 1791, por Olympe de Gouges, e compreender o teor crítico desse documento.

 Pensar criticamente as diferenças de direitos que existiram ao longo do tempo entre mulheres e homens, assim como as desigualdades que ainda persistem, mesmo em sociedades nas quais há paridade de direitos.

Objetos de conhecimento

 A questão do iluminismo e da ilustração.

 Revolução Francesa e seus desdobramentos.

Habilidades trabalhadas

 EF08HI01: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo

contemporâneo.

 EF08HI04: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Materiais e recursos

 Mídia do documentário No devagar depressa dos tempos (2014), dirigido por Eliza Capai, com duração de 25 minutos.

 Cópias da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789).

 Cópias da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (1791).

 Reprodutor de mídia.

 Projetor de vídeo.

 Caixas de som.

 Impressora.

 Papel sulfite.

 Lápis grafite ou caneta esferográfica.

Quantidade de aulas

 5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

(2)

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Esta sequência didática permite trabalhar com o tema contemporâneo Direitos humanos e cidadania.

Inicie esta sequência didática com a problematização da situação das mulheres no Brasil nos dias atuais.

Para isso, utilize o documentário No devagar depressa dos tempos (2014), dirigido por Eliza Capai, com duração de 25 minutos. A mídia do documentário está disponível em: <http://livro.pro/r9uthy>. Acesso em:

14 out. 2018.

Providencie antecipadamente a mídia do documentário e os equipamentos necessários para reproduzi-lo.

Verifique com antecedência se a mídia utilizada é compatível com o aparelho de reprodução escolhido.

Encaminhamento

Inicie a aula com a seguinte pergunta dirigida aos alunos.

 Existem desigualdades entre homens e mulheres no Brasil atualmente?

Peça a eles que registrem suas opiniões no caderno e estipule 10 minutos para isso. Na sequência, informe aos alunos que eles assistirão ao documentário No devagar depressa dos tempos (2014), produzido com o objetivo de apresentar, além do contexto de miséria e pobreza, a situação específica das mulheres que vivem no sertão do Piauí. Peça aos alunos que atentem ao machismo e à violência contra as mulheres nas diversas histórias que compõem o documentário.

Após a explicação, encaminhe os alunos à sala de vídeo da escola ou prepare a sala de aula para a exibição. Exiba o documentário. Ao final da apresentação, apresente um roteiro com as seguintes perguntas, que serão objeto de debate na aula seguinte.

 Qual a concepção de mulher apresentada pelo único homem que é entrevistado no documentário?

 A primeira mulher entrevistada, Luzia, não encontra palavras para responder à pergunta “o que é ser mulher”. Qual seria o motivo, em sua opinião?

 As mulheres daquela localidade possuem expectativa de futuro diferente da de ser mãe, dona de casa e cumpridora de seus deveres e de seu papel social?

 As filhas daquelas mulheres compartilham da mesma opinião sobre o futuro?

 Por fim, é possível associar a condição econômica com a situação vivida pelas mulheres?

Para a realização do debate, peça aos alunos que organizem as carteiras em círculo, no intuito de que troquem informações entre si e se sintam à vontade para expor suas ideias e de que haja contato visual entre todos.

Após a organização dos alunos, peça a alguns deles que se voluntariem para ler as anotações no caderno, referentes à pergunta feita antes da apresentação do documentário: existem desigualdades entre homens e mulheres no Brasil atualmente? Problematize as respostas. Em seguida, inicie o debate sobre o

documentário, com base no roteiro proposto, após sua exibição. Promova a troca de ideias, o confronto de opiniões e estimule o senso crítico dos alunos.

Finalize a aula apresentando algumas informações relacionadas ao roteiro do debate: o único homem entrevistado no documentário reproduz, de maneira sincera, direta e crua, a ideia historicamente propagada de que os homens são, inegavelmente, superiores às mulheres. Luzia, a primeira mulher entrevistada, não consegue responder à pergunta “o que é ser mulher?”, afirmando apenas que “ser mulher é mulher”. Mas pode-se observar em suas expressões que ela vive diariamente as mazelas de sua condição: mulher e pobre.

Luzia não destoa das outras mulheres entrevistadas, que tiveram seu futuro traçado na adolescência: ser mãe, dona de casa e cumpridora de seus deveres e de seu papel social. No entanto, as filhas delas desejam algo diferente: não querem casar ou ter filhos, mas, sim, trabalhar. Todo esse cenário pode ser associado às condições econômicas dessas famílias? Decerto que sim, mas também não podemos afirmar que mulheres em melhores condições financeiras não sofram com o machismo e a violência, reproduzidos diariamente.

Etapa 2 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Nessa etapa, o objeto de análise é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), documento formal de reconhecimento dos direitos humanos, resultante do processo revolucionário francês. O foco da aprendizagem é o conceito de cidadania e o estabelecimento de direitos sociais e políticos, presentes nesse documento.

Providencie, antecipadamente, cópias da declaração, disponível em: <http://livro.pro/k3ogmp>. Acesso em: 14 out. 2018.

(3)

Encaminhamento

Retome as reflexões sobre o documentário No devagar depressa dos tempos (2014). Em seguida, faça a seguinte pergunta aos alunos:

 existem direitos e deveres diferentes para homens e mulheres em nosso país?

De acordo com as respostas dos alunos, problematize o tema, apresentando o artigo 5°, inciso I, da Constituição Federal de 1988:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.

Afirme aos alunos que a Constituição Federal é a nossa lei maior e que todas as demais leis devem ser elaboradas respeitando o que ela dispõe. Nesse sentido, em nosso ordenamento jurídico não há

diferenciações entre homens e mulheres no que diz respeito a direitos e deveres. Essa é uma herança do Iluminismo e da Revolução Francesa.

Informe aos alunos que, durante a Revolução Francesa, por influência das ideias iluministas, um

importante documento jurídico foi elaborado: a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789.

Essa declaração possui caráter universal: é voltada a todos os homens, independentemente da

nacionalidade, não apenas aos franceses. E essa é, certamente, a maior justificativa de toda sua importância histórica.

Na sequência, peça aos alunos que se organizem em grupos de até cinco pessoas e distribua para os grupos as cópias da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Solicite que os artigos sejam lidos, um a um, em voz alta, por membros dos diferentes grupos.

Após a leitura do documento, apresente um roteiro para pesquisa que os grupos deverão fazer. Essa pesquisa será apresentada oralmente na próxima aula. Perguntas que deverão ser respondidas:

 a declaração faz referência, em seu título, aos direitos do homem e do cidadão. São direitos diferentes?

 o que são direitos humanos?

 o que é cidadania e quais são os direitos a ela relacionados?

 por que esses direitos foram reconhecidos naquele contexto histórico?

Para a apresentação oral, peça a cada grupo que apresente a resposta de uma dessas perguntas e

complemente as informações, que deverão ser anotadas pelos alunos: a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão enuncia não apenas os direitos de todos os homens, que são as liberdades individuais

(liberdade religiosa, de expressão etc.) e o direito à propriedade, mas também os direitos dos cidadãos (direitos políticos).

As liberdades individuais e o direito à propriedade são chamados de direitos humanos. Isso significa que a única condição para ter esses direitos é SER humano, independentemente de etnia, sexo, nacionalidade, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Os direitos políticos estão relacionados com cidadania: são direitos e deveres que permitem participar da vida política de um Estado (país), na condição de membro deste. Inclui o direito de votar e ser votado.

Esses direitos (liberdades individuais, direito à propriedade e direitos políticos) foram reconhecidos no contexto da Revolução Francesa.

Etapa 3 (aproximadamente 50 minutos / 1 aula)

Preparação

Nessa etapa, vamos analisar a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã (1791), elaborada por Olympe de Gouges, que exigia status de completa assimilação jurídica, política e social das mulheres no contexto da Revolução Francesa.

Providencie, antecipadamente, cópias da declaração, disponível em: <http://livro.pro/s88xq3>. Acesso em:

14 out. 2018.

Encaminhamento

Retome a discussão sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, feita na etapa anterior.

Posteriormente, peça aos mesmos grupos que desenvolveram a atividade anterior que se organizem novamente e distribua as cópias da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. Apresente algumas informações importantes sobre esse documento.

(4)

 Essa declaração foi escrita por Marie Gouze, conhecida como Olympe de Gouge, dramaturga, ativista política, defensora dos direitos das mulheres e revolucionária francesa que, em decorrência de seus escritos e de suas atitudes pioneiras, foi guilhotinada.

 A escritora utilizou o modelo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que não contemplava as mulheres em seu texto, reescrevendo-a no intuito de aplicar os mesmos direitos (direito ao voto, direito de acesso às instituições públicas, direito à liberdade profissional, direitos de propriedade, entre outros) às mulheres.

 Essa declaração não foi aprovada pela Assembleia Nacional e acabou esquecida por muito tempo, até o século XXI.

 A luta pela equiparação de direitos entre homens e mulheres foi árdua nos séculos seguintes. No Brasil, essa equiparação só foi concretizada na Constituição Federal de 1988. Ainda assim, as práticas sociais ainda não são condizentes com os direitos garantidos constitucionalmente.

Após essas explicações, peça aos alunos que comparem as duas declarações e pontuem as adaptações da escritora ao texto da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Os alunos deverão redigir um texto que será entregue a você.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas.

As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto Sim Não Parc

.

 Os alunos compreenderam que ainda existem desigualdades entre homens e mulheres no Brasil nos dias atuais?

 Os alunos refletiram sobre a garantia constitucional de direitos e deveres iguais entre homens e mulheres e sua não observância nas práticas sociais?

 Os alunos entenderam a importância histórica da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?

(5)

Atividades

As atividades abaixo irão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem responder às questões oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. Quais os direitos assegurados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789)?

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão enuncia os direitos de todos os homens, que são as liberdades individuais (liberdade religiosa, de expressão etc.) e o direito à propriedade, bem como os direitos dos cidadãos (direitos políticos).

2. Os direitos assegurados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), na prática, eram destinados a quem?

Os direitos assegurados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão eram destinados apenas aos homens naquele contexto.

Autoavaliação

Reproduza na lousa ou providencie cópias do quadro a seguir para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação

às atividades desta sequência. Sim Não Mais

menoou s

 Compreendi que, na prática, ainda existem desigualdades entre homens e mulheres no Brasil?

 Refleti sobre a importância histórica da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?

 Entendi que as mulheres conseguiram assegurar os mesmos direitos que os homens após um longo processo de luta?

Referências

Documentos relacionados

Dentro dos limites deste estudo, pôde-se concluir que o protocolo de única centrifugação para o preparo do PRP foi capaz de concentrar plaquetas em níveis menores do que o dobro

Entre os conceitos abordados podemos destacar: soluções, coloides e agregados, concentração em massa, concentração em mols por litro (molaridade), concentração em quantidade

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

A través de esta encuesta fue posible comprender el desconocimiento que existe sobre este tema y lo necesario que es adquirir información para poder aplicarla y conseguir

Nossos parâmetros de rating levam em consideração o potencial de valorização da ação, do mercado, aqui refletido pelo Índice Bovespa, e um prêmio, adotado neste caso como a taxa

We show that, when fixing the position of the extraction wells, the distribution of recovered oil in each of the extraction wells depends on whether they are opened simultaneously or

para o processo de investigação, uma vez que é com base nos diários de campo.. que os investigadores conseguem analisar e refletir sobre os dados recolhidos, permitindo