• Nenhum resultado encontrado

DECRETO Nº 2.000, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2021.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DECRETO Nº 2.000, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2021."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

DECRETO Nº 2.000, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2021.

Dispõe sobre critérios e procedimentos a serem seguidos pelos setores de Fiscalização e Secretaria de obras para fins de comunicação e envio de informações no Sistema SISOBRAPREF referente a Obras de Construção Civil, Alvará de licença de obras e habite-se para obras em geral no âmbito do Município.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I, do art. 72, da Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO a necessidade de expedir norma destinada a regulamentar os critérios e procedimentos a serem seguidos para levantamento de informações sobre obras de construção civil e a alimentação eficiente do sistema do SISOBRAPREF no âmbito do Município de Comendador Levy Gasparian;

CONSIDERANDO a instrução normativa RFB nº 1.998 de 10 de dezembro de 2020 que “Dispõe sobre o Sistema de Cadastramento de Alvarás e Habite-se pelas Prefeituras Municipais e Administrações Regionais do Distrito Federal, disponível em ambiente web.”; 

CONSIDERANDO que a partir de 11 de fevereiro de 2021, a retificação, o envio e o reenvio de alvará e documento de habite-se ou de Declaração de Ausência de Movimento serão realizados por meio do SISOBRAPREF web, independentemente do mês a que a movimentação se refira; 

CONSIDERANDO, por fim, o interesse público na medida,  DECRETA:

CAPÍTULO I DO OBJETO

Art. 1º O presente decreto integra o conjunto de ações, de responsabilidade do Chefe do Poder Executivo em conjunto com a Secretaria de Fazenda, no sentido de regulamentar o sistema de controle e fiscalização das obras de construção civil, regularização, habite-se e penalidades para descumprimento de notificações.

EAC EMPRESA DE ADMINISTRACAO DE CONTRATOS LTDA 21.863.150/0001-07 Emitido por: AC FENACOR RFB

Data: 19/02/2021

(2)

CAPÍTULO II DOS CONCEITOS

Art. 2º Para fins desta instrução normativa considera-se:

a) Obra de Construção Civil: Construção, demolição, reforma ou ampliação de edificação ou outra benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo.

b) Alvará para licença de obra: Documento que autoriza o requerente a executar obras e serviços, tais como: construção, ampliação, reforma ou demolição.

A licença é comumente chamada de “alvará” de construção, reforma, ampliação ou demolição e precisa ser emitida pelo poder público municipal antes do início da obra.

c) Habite-se: É ato administrativo emanado de autoridade competente que autoriza o início da utilização efetiva de construções ou edificações destinadas à habitação. Trata-se de um documento que comprova que o empreendimento imobiliário ou imóvel foi construído ou reformado seguindo-se as exigências na legislação.

CAPÍTULO III DOS PROCEDIMENTOS DAS LICENÇAS DE OBRAS

Art. 3º O alvará para licença de obra de construção civil deverá ser requerido pelo contribuinte, via abertura de processo administrativo, no setor de protocolo municipal ou de ofício pela fiscalização de obras Municipal na fase inicial da obra, sempre que ocorrer a observância de irregularidades das exigências legais.

Parágrafo Único. Os processos administrativos devem conter:

I – Cópia do documento de identidade do proprietário e do procurador se for o caso;

II – Cópia do Cadastro de Pessoa Física do proprietário e do procurador se for o caso;

III – Cópia do Comprovante de Residência do proprietário;

IV – Certidão do R.G.I. emitida a menos de 90 (noventa) dias ou documento que evidencie a posse do imóvel, tais como: contrato de compra e venda, formal de partilha ou escritura de inventário, termo de doação;

V - Planta de localização e Projeto de Obras;

VI - Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);

VII - Memorial descritivo.

(3)

Art. 4º O processo quando aberto pelo contribuinte deverá tramitar do protocolo para Secretaria de Obras para parecer sobre a regularidade dos documentos apresentados e possibilidade de continuidade das obras de construção civil.

Art. 5º A Secretaria de Obras ficará responsável pelas análises técnicas, aprovação/reprovação do projeto, e fará as exigências técnicas e legais para o regular trâmite do processo.

Parágrafo Único. Verificada a regularidade ou irregularidade da obra de construção civil, o processo será enviado à fiscalização para providências, notificação para regularização das pendências apontadas pela Secretaria de Obras, suspensão/interdição da obra até que sejam sanadas as pendências ou interdição definitiva, quando a obra de construção civil não puder ser legalizada ou estiver em desacordo com a legislação municipal, estadual ou federal.

Art. 6º A Secretaria de Fazenda exercerá o controle sobre a regularidade de débitos fiscais do requerente de licenciamento de obras ou habite-se.

Art. 7º A fiscalização deverá auditar a conformidade do projeto com as exigências feitas pela Secretaria de Obras, em termos técnicos e documentações cabíveis.

Art. 8º Em caso de inadequação da obra de construção civil, deverá ser emitida ao responsável uma notificação de paralisação, que subsistirá até que sejam sanadas as pendências existentes, e será concedido um prazo admissível para a adequação necessária de acordo com o número de pendências e o tempo estimado para resolução, sendo o prazo mínimo de 15 (quinze) dias.

Art. 9º Em caso de desrespeito à notificação enviada e sem justificativa comprovada no processo administrativo, estará o contribuinte sujeito a pena de multa, nos termos da Lei 043/93 CTM.

Art. 10 Caso todas as exigências sejam atendidas, o setor de fiscalização deverá emitir o alvará para licença de obras no prazo de 15 (quinze) dias e preencher as informações do formulário padrão anexo 1, que deverá estar incluso ao processo administrativo.

Art. 11 Deverá a fiscalização de obras realizar o cadastro, preenchimento e envio das informações constantes no formulário padrão anexo 1 no SISOBRAPREF, até o dia 10 do mês subsequente à emissão do alvará para licença de obra.

(4)

DO HABITE-SE

Art. 12 O habite-se deverá ser requerido pelo contribuinte, via processo administrativo, aberto no protocolo da prefeitura a partir da conclusão da obra de construção civil.

§1º São documentos necessários para instrução do processo de habite-se, caso a obra de construção civil possua alvará para licença de obras:

I – Cópia do documento de identidade do proprietário e do procurador se for o caso;

II – Cópia do Cadastro de Pessoa Física do proprietário e do procurador se for o caso;

III – Cópia do Comprovante de Residência do proprietário;

IV - Cópia do alvará para licença de obra;

V – Certidão do RGI emitida a menos de 90 (noventa) dias ou documento que evidencie a posse do imóvel como: contrato de compra e venda, formal de partilha ou escritura de inventário, termo de doação.

§2º São documentos necessários para instrução do processo de habite-se, caso a obra de construção civil não possua alvará para licença de obras:

I – Cópia do documento de identidade do proprietário e do procurador se for o caso;

II – Cópia do Cadastro de Pessoa Física do proprietário e do procurador se for o caso;

III – Cópia do Comprovante de Residência do proprietário;

IV–Certidão do RGI emitida a menos de 90 (noventa) dias ou documento que evidencie a posse do imóvel, como: contrato de compra e venda, formal de partilha ou escritura de inventário, termo de doação;

V - Planta de localização e Projeto de Obras;

VI - Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);

VII - Memorial descritivo.

§3º Caso haja a constatação, por meio oficial ou por denúncia, da existência de imóvel recém-construído e utilizado como moradia, a fiscalização deverá notificar o morador para no prazo de 15 (quinze) dias regularizar a situação mediante a abertura de processo administrativo com requerimento de habite-se.

(5)

§4º O descumprimento da notificação, ensejará a abertura de procedimento administrativo pela fiscalização para regularização do imóvel, sendo o morador notificado para pagar as custas do processo administrativo, sob pena de inscrição em dívida ativa.

§5º É obrigatório constar no processo administrativo de habite-se o número do alvará para licença de obras a que se refere o habite-se, para fins de comunicação ao SISOBRAPREF.

§6º As novas construções somente poderão ser habitadas após a emissão do habite-se, por parte do município.

Art. 13 De acordo com o artigo 247-A da Lei Federal n.º 6.015/1973, estão dispensados do habite-se expedido pela prefeitura para averbação de construção residencial urbana unifamiliar de um só pavimento, finalizada há mais de 5 (cinco) anos, em área ocupada predominantemente por população de baixa renda, inclusive para fins de registro ou averbação decorrente de financiamento da moradia.

Art. 14 Serão qualificadas como residências populares, dispensadas do habite- se municipal, as construções que possuírem planta de casa popular feita pela secretaria de obras e cedida gratuitamente, desde que aprovada pela fiscalização de obras. As unidades habitacionais dos programas governamentais de habitação também estão dispensadas do habite-se.

Art. 15 Caso haja reincidência no desrespeito à notificação, sem justificativa no processo administrativo, o contribuinte estará sujeito a pena de multa de acordo com a Lei 043/93 CTM.

Art. 16 Caso todas as exigências sejam atendidas, o setor de fiscalização deverá emitir o habite-se no prazo de 15 (quinze) dias, que deverá estar incluso ao processo administrativo para sua conclusão.

Art. 17 As informações referentes ao habite-se deverão ser preenchidas em formulário padrão de acordo com o formulário padrão anexo 1 no ato da expedição do mesmo, e transmitido no sistema SISOBRAPREF, pela fiscalização municipal de obras, até o dia 10 do mês subsequente a emissão do habite-se.

CAPÍTULO IV

DAS RESPONSABILIDADES

Art. 18 É responsabilidade da Fiscalização de Obras a cobrança, levantamento, registro e envio das informações obrigatórias ao SISOBRAPREF até o 10º (décimo) dia do mês subsequente ao ato administrativo, referentes às obras de construção civil

(6)

licenciadas e a concessão de habite-se, no âmbito do Município de Comendador Levy Gasparian.

Art. 19 O servidor público que descumprir qualquer dispositivo contido nesta instrução normativa responderá no que couber, civil, penal e administrativamente em consonância com o título IV, capítulo IV, da lei municipal 070/94.

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 20 A correta aplicação desta norma depende do envolvimento de todos os servidores da Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria de Obras e da Fiscalização Municipal, e principalmente dos gestores a quem cabe a cobrança de sua aplicabilidade.

Art. 21 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas todas as disposições em contrário.

CLÁUDIO MANNARINO PREFEITO

(7)

Abre Crédito Adicional Suplementar de R$

150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) para consignação de dotação no orçamento vigente e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I, do art. 72, da Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO as disposições da Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964, especialmente quanto ao inciso I do artigo 41 c/c 43 § 1º, inciso III;

CONSIDERANDO a autorização contida na Lei Municipal nº 1.082 de 01 de dezembro de 2020;

CONSIDERANDO, por fim, a necessidade de proporcionar o devido atendimento aos programas de trabalhos anuais.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor deR$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) para reforço da seguinte dotação:

Ficha Fonte Dotação Elemento Valor

08 104 20210412200022010 33903900 150.000,00

TOTAL 150.000,00 Art. 2º O recurso necessário à execução da suplementação a que se refere o artigo anterior terá como fonte a anulação da seguinte dotação:

Ficha Fonte Dotação Elemento Valor

243 112 20261648200271065 44905100 150.000,00

TOTAL 150.000,00 Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Cláudio Mannarino Prefeito

(8)

DECRETO Nº 2.002, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2021

Abre Crédito Adicional Suplementar de R$

630.000,00 (Seiscentos e trinta mil reais) para consignação de dotação no orçamento vigente e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I, do art. 72, da Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO as disposições da Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964, especialmente quanto ao inciso I do artigo 41 c/c 43 § 1º, inciso III;

CONSIDERANDO a autorização contida na Lei Municipal nº 1.082 de 01 de dezembro de 2020;

CONSIDERANDO, por fim, a necessidade de proporcionar o devido atendimento aos programas de trabalhos anuais.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor deR$ 630.000,00 (Seiscentos e trinta mil reais) para reforço das seguintes dotações:

Ficha Fonte Dotação Elemento Valor

53 121 30301030200262088 31900400 590.000,00

58 121 30301030200262088 31909400 40.000,00

TOTAL 630.000,00 Art. 2º O recurso necessário à execução da suplementação a que se refere o artigo anterior terá como fonte a anulação da seguinte dotação:

Ficha Fonte Dotação Elemento Valor

243 112 20261648200271065 44905100 630.000,00

TOTAL 630.000,00 Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Cláudio Mannarino Prefeito

(9)

Av. Vereador José Francisco Xavier, 01  Comendador Levy Gasparian – RJ – CEP 25870‐000 

levygasparian.rj.gov.br   

     

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, NO USO DE SUAS  ATRIBUIÇÕES LEGAIS. 

   

DETERMINA que seja atribuído SUPRIMENTO FINANCEIRO ao servidor RICHARD NIXON  DOS SANTOS inscrito no CPF sob o nº XXX.454.147‐XX, no valor de R$ 6.500,00 (seis mil e  quinhentos reais), para cobrir despesas da Secretaria e despesas com viagens. Fica a  responsável pelo presente adiantamento obrigada a efetuar a prestação de contas que  nunca poderá exceder respectivamente a 60 (sessenta) dias do efetivo recebimento do  numerário e a 30 (trinta) dias após o prazo de aplicação, com os respectivos comprovantes  dos pagamentos realizados. 

 

Gabinete do Prefeito, em 18 de fevereiro de 2021. 

 

Claudio Mannarino  Prefeito 

 

(10)

Av. Vereador José Francisco Xavier, 01  Comendador Levy Gasparian – RJ – CEP 25870‐000 

levygasparian.rj.gov.br   

     

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, NO USO DE SUAS  ATRIBUIÇÕES LEGAIS. 

   

DETERMINA que seja atribuído SUPRIMENTO FINANCEIRO ao servidor ANDREW RENATO  ESTEVAM PIRES inscrito no CPF sob o nº XXX.979.237‐XX, no valor de R$ 6.500,00 (seis mil  quinhentos reais), para cobrir despesas da Secretaria e despesas com viagens. Fica a  responsável pelo presente adiantamento obrigada a efetuar a prestação de contas que  nunca poderá exceder respectivamente a 60 (sessenta) dias do efetivo recebimento do  numerário e a 30 (trinta) dias após o prazo de aplicação, com os respectivos comprovantes  dos pagamentos realizados. 

 

Gabinete do Prefeito, em 18 de fevereiro de 2021. 

 

Claudio Mannarino  Prefeito 

 

(11)

Av. Vereador José Francisco Xavier, 01  Comendador Levy Gasparian – RJ – CEP 25870‐000 

levygasparian.rj.gov.br   

     

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, NO USO DE SUAS  ATRIBUIÇÕES LEGAIS. 

   

DETERMINA que seja atribuído SUPRIMENTO FINANCEIRO ao servidor ADRIANO SEIXAS  VASCONCELOS inscrito no CPF sob o nº XXX.357.197‐XX, no valor de R$ 6.500,00 (seis mil  quinhentos reais), para cobrir despesas da Secretaria e despesas com viagens. Fica a  responsável pelo presente adiantamento obrigada a efetuar a prestação de contas que  nunca poderá exceder respectivamente a 60 (sessenta) dias do efetivo recebimento do  numerário e a 30 (trinta) dias após o prazo de aplicação, com os respectivos comprovantes  dos pagamentos realizados. 

 

Gabinete do Prefeito, em 18 de fevereiro de 2021. 

 

Claudio Mannarino  Prefeito 

 

(12)

histeroscopia ambulatorial diagnóstica com biópsia.

CONTRATANTE: Fundo Municipal de Saúde do Município de Comendador Levy Gasparian / CNPJ nº 11.813.986/0001-35.

CONTRATADA: Policlínica Três Rios Ltda / CNPJ nº 01.453.308/0001-55.

VALOR:R$ 400,00 (quatrocentos reais).

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, inciso IV, da Lei Federal nº 8.666/93 – Processo Administrativo nº 00686-P de 12/02/2021.

Claudio Mannarino Prefeito

(13)

histeroscopia ambulatorial diagnóstica com biópsia.

CONTRATANTE: Fundo Municipal de Saúde do Município de Comendador Levy Gasparian / CNPJ nº 11.813.986/0001-35.

CONTRATADA: Policlínica Três Rios Ltda / CNPJ nº 01.453.308/0001-55.

VALOR:R$ 400,00 (quatrocentos reais).

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, inciso IV, da Lei Federal nº 8.666/93 – Processo Administrativo nº 00687-P de 12/02/2021.

Claudio Mannarino Prefeito

(14)

histeroscopia ambulatorial diagnóstica com biópsia.

CONTRATANTE: Fundo Municipal de Saúde do Município de Comendador Levy Gasparian / CNPJ nº 11.813.986/0001-35.

CONTRATADA: Policlínica Três Rios Ltda / CNPJ nº 01.453.308/0001-55.

VALOR:R$ 400,00 (quatrocentos reais).

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, inciso IV, da Lei Federal nº 8.666/93 – Processo Administrativo nº 00688-P de 12/02/2021.

Claudio Mannarino Prefeito

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

• No haga funcionar este equipo si está dañado, presenta cambios en su patrón de trabajo, tiene daños en cables y conductores de electricidad (cable roto, agrietado, pelado, etc.)

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Combinaram encontrar-se às 21h

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo

The arithmetic game is available both in single player, and in multiplayer version, the later version being based on collaborative features, and the single

Figura A.164 – Custos de Exploração por metro cúbico de água faturada em função do número médio de trabalhadores para EG de gestão direta por grau de fiabilidade dos dados.

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro