• Nenhum resultado encontrado

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, DRENAGEM E MANUTENÇÃO DE VIAS URBANAS NO MUNICIPIO DE CANDEIAS NO ESTADO DA BAHIA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, DRENAGEM E MANUTENÇÃO DE VIAS URBANAS NO MUNICIPIO DE CANDEIAS NO ESTADO DA BAHIA."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANDEIAS

REGIÃO METROPOLITANA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - COPEL

CONTRATO N° 011/2021

TERMO DE CONTRATO QUE

ENTRE SI CELEBRAM O

MUNICIPIO DE CANDEIAS E A

EMPRESA METRO ENGENHARIA E

CONSULTORIA LTDA

Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, de um lado, na qualidade de CONTRATANTE, o Município de Candeias, Estado da Bahia, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Prefeitura Municipal, sita à Avenida dos Três Poderes s/n Ouro Negro inscrita no cadastro do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), sob o registro de no 13.830.336/0001-23, neste ato representado pelo seu Secretário Senhor Rosevaldo Adorno dos Santos, e do outro lado, na qualidade

de CONTRATADA a empresa

METRO ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA;

inscrita no Cadastro

Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob o registro de n° 07.478.417/0001-03, estabelecida no município de Salvador/ BA, na Alameda Salvador, 1057, Torre América, Sala 1501, Cond. Salvador Shopping Business, Caminho das Arvores, aqui neste ato legalmente representado pelo Sr. Mauro de Oliveira Prates, portador da Cédula de Identidade RG n°. 03.899.402-08, expedida pela Secretaria de Segurança Publica do Estado da Bahia, em 09 de Junho de 2014, CPF Registro n°. 545.952.585-34, doravante denominada simplesmente CONTRATADA, participante e vencedora da Concorrência de n°. 007/2020. Resolvem celebrar o presente Instrumento de CONTRATO que se regerá pelo disposto na Lei Federal n°. 8.666/93, atualizada, e normas legais aplicáveis à espécie, atendidas as clausulas e condições que anunciam a seguir e do qual ficam fazendo parte integrante independente da transcrição os seguintes Documentos:

a) Processo Administrativo n°. 3832/20 b) Concorrência n° 007/2020

c) Proposta de Preços apresentada pela Contratada em 18 de novembro de 2020

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA,

DRENAGEM E MANUTENÇÃO DE VIAS URBANAS NO MUNICIPIO DE CANDEIAS NO

ESTADO DA BAHIA.

A descrição do objeto consta na planilha em anexo e será executado conforme estabelecido no Edital e na Proposta de preços apresentada pela CONTRATADA, parte integrante do Presente Contrato.

A prestação dos serviços ora contratados obedecerá ao estipulado no presente instrumento de contrato, bem como, as obrigações assumidas pela CONTRATADA na elaboração e apresentação je sua Proposta Escrita de Preços, em estrita concordância com a Planilha, do Edital de Licitação Concorrência n° 007/2020, que, independentemente de transcrição, passa a fazer part complementar deste instrumento de contrato.

Prefeitura Municipal de Candeias - Avenida dos Três Poderes, S/N, Ouro Negro, Candeias/BA, Telefone: (71) 3601-2725 CNPJ: 13830.33610001-23

(2)

Para a garantia da execução dos serviços, a CONTRATADA cauciona, neste ato, a importância correspondente a 5% (cinco por cento) do valor do contrato, importância esta que lhe será devolvida, mediante requerimento, após a aceitação definitiva de todas as obras integrantes do conjunto contratado.

Os tributos (impostos, taxas, contribuições fiscais e parafiscais) que sejam devidos em decorrências direta ou indireta do presente Contrato, ou da sua execução, serão de exclusiva responsabilidade do contribuinte, neste caso a CONTRATADA, assim definido na norma tributária.

§ 1° - O 155 devido pela CONTRATADA à Fazenda Municipal, em razão do faturamento de serviços abrangidos por este Contrato, deverá ser retido na fonte pagadora por se tratar de responsabilidade tributária por definição legal, na ocasião do pagamento da Nota Fiscal/Fatura.

§ 2° - A CONTRATADA declara haver levado em conta, na apresentação de sua Proposta de Preços, os tributos incidentes sobre a execução do serviço, não cabendo quaisquer reivindicações devidas a erros nessa avaliação, para efeito de solicitar revisão de preços por recolhimentos determinados pela autoridade competente.

Constituem obrigações do CONTRATANTE: a. Efetuar o pagamento ajustado;

b) Dar à CONTRATADA as condições necessárias à regular execução do contrato.

c) A ativação ou desativação do contrato dar-se-á mediante a emissão, pelo Secretário da Infraestrutura e Obras, do instrumento de Ordem de Serviço que estabelecerá expressamente a relação serviços autorizados e prazos para execução.

d) As Ordens de Serviço Parciais serão emitidas pelo Engenheiro Fiscal do Contrato, instruindo a execução progressiva dos trabalhos e farão parte da documentação de comprovação dos serviços realizados, juntamente com o Boletim de Medição, a Memória de cálculo individual por localidade ou Estacas dos quantitativos e o Relatório fotográfico do estado do local antes e depois da realização dos serviços.

e) A CONTRATANTE deverá indicar o representante da administração para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato, bem como para atestar o recebimento dos serviços.

o

Rejeitar todo ou em parte, os serviços executados em desacordo com as obrigações assumidas pela CONTRATADA.

g) Comunicar todas ou quaisquer irregularidades ocorridas na execução do contrato e exigir as devidas providências que demandem de CONTRATADA.

§ 10 - O CONTRATANTE reserva-se no direito de exercer, quando lhe convier, fiscalização sobr cumprimento das cláusulas deste contrato e de aplicar multa ou rescindir o contrato, caso CONTRATADA descumpra quaisquer das cláusulas aqui estabelecidas ou das condições estipulad?\.44 Edital de Licitação da Concorrência n° 007/2020.

Prefeitura Municipal de Candeias - Avenida dos Três Poderes, S/N, Ouro Negro, Candeias/BA, Telefone: (71) 3601-2725. CNPJ: 13.830.33.6/0001-23

(3)

REGIÃO METROPOLITANA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - COPEL

§ 2° - O CONTRATANTE designará um representante da Administração para fazer a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento deste contrato, devendo este fazer anotações e registros de todas as ocorrências, determinando o que for necessário à regularização dos problemas observados.

A CONTRATADA obriga-se a cumprir fielmente o estipulado neste instrumento e, em especial, as disposições seguintes:

Executar os serviços, objeto deste contrato, cumprindo os prazos, condições e as especificações previstas no Edital da presente licitação independentemente de sua transcrição;

a) Cumprir e fazer cumprir as normas e instruções editadas pelo CONTRATANTE com referência ao objeto deste Contrato, e a executar o serviço, de acordo com melhor técnica aplicável a trabalhos desta natureza, com zelo, diligência, bem como, com rigorosa observância aos projetos e especificações, fornecidas;

b) Executar os serviços, objeto do contrato, a partir dos elementos básicos para sua execução de acordo com o edital;

c) Arcar com todas as despesas relativas a mobilização, desmobilização, alimentação, transporte e tudo mais do seu pessoal e equipamento, conforme já detalhado no edital;

d) Responsabilizar-se obrigando-se por toda mão-de-obra necessária à realização do objeto do contrato,ao fiel cumprimento de todas as obrigações e exigências decorrentes da legislação trabalhista, de Previdência Social e de seguro pela qual é responsável;

e) Assumir e promover, sob sua exclusiva responsabilidade e à sua custa, o pagamento de todos os impostos, taxas e quaisquer outros tributos de origem federal, estadual e municipal, vigentes na data de assinatura do presente instrumento, sob a realização dos serviços ora contratados, ou gerados por fatos ligados à execução do contrato, como também, manter-se inteiramente quite com os órgãos públicos;

O

Arcar com todas as despesas relativas aos materiais e equipamentos destinados a execução dos serviços, tais como transporte de qualquer natureza, montagem e desmontagem, operação e manutenção, inclusive reposição das peças sobressalentes necessárias, combustíveis, lubrificantes, seguros e outros, será também de sua responsabilidade os encargos referentes a alimentação da rede elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário dos referidos módulos.

g) Efetuar o registro deste Contrato no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia, correndo as despesas às suas expensas, ficando responsável por eventuais ônus que causar à CONTRATANTE, caso descumpra essa obrigação.

h) A Contratada apresentará, dentro de até 10 (dez) dias úteis após a data de recebimento da Ordem de Serviço Inicial, a Anotação de Responsabilidade Técnica - ART junto ao CREA, quitada, em nome da empresa e do responsável técnico da empresa.

i) Cumprir os procedimentos de proteção ambiental, responsabilizando-se pelos danos causas .s ao meio ambiente, nos termos da legislação pertinente, independentemente do detalhamento e/

A- especificação do projeto.

" \"%

j) Responder pelos crimes ambientais que praticar, nos termos da legislação vigente.

Prefeitura Municipal de Candeias—Avenida dos Três Poderes S/N, Ouro Negro, Candeias/BA, Telefone: (71) 3601-2725. CNPJ: 13.830.336/0001-23

(4)

k) Arcar com os prejuízos causados por embargos pelo órgão ou entidade de controle ambiental, devido a danos decorrentes da execução dos serviços, serão de responsabilidade da contratada, bem como os autos de infração lavrados que gerarem pagamentos de multas;

1) No caso de registro/inscrição da empresa no CREA ou CAU em outra jurisdição, o comprovante de registro/inscrição na entidade profissional competente deverá ser apresentado com visto e assinado pelo conselho de classe do Estado da Bahia.

m) Manter Encarregado e Engenheiro Civil no local onde será executado o serviço, para orientar, coordenar, acompanhar, supervisionar e dar ordens ao contingente alocado e resolver quaisquer questões pertinentes á execução do serviço, para correção de situações adversas e para o atendimento das reclamações e solicitações da Fiscalização.

n) Em cada rua a ser pavimentada, a contratada deverá manter uma equipe técnica para execução do serviços.

o)Fornecer todo o fardamento e EPI,s necessários, nas quantidades previstas e necessárias, e todo e qualquer outro material necessário ao bom desempenho dos serviços.

p)Fornecer veículo Sedan 71 à llScv, com gasolina (cinqüenta litros por semana) para a Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município.

O valor do presente Contrato é de R$ 13.056.400,81 (treze milhões, cinquenta e seis mil, quatrocentos reais e oitenta e um centavos), fixo e irreajustável, inclusos todos os custos e despesas inerentes à sua execução, seguros, custos previdenciários, impostos e taxas de qualquer natureza, de acordo com a proposta apresentada péla CONTRATADA, que é parte integrante deste, entendido este como preço justo e suficiente para a prestação dos serviços, objeto deste instrumento.

O pagamento será efetuado no prazo de até 20 (vinte) dias, após a aprovação da Nota Fiscal pela Fiscalização e devidamente atestada pelo(s) servidor(es) responsável pela fiscalização do contrato. § 10 - Os pagamentos serão efetuados após a aprovação da Medição pela Fiscalização e ficará condicionado à comprovação perante a Contabilidade da Secretaria de Fazenda, da regularidade com as seguintes obrigações trabalhistas e previdenciárias: INSS e FGTS, em correspondência com as fichas demonstrativas dos empregados inscritos na obra contratada.

§ 20 - No curso do contrato os quantitativos considerados para os efeitos de medição serão exclusivamente aqueles decorrentes dos serviços efetivamente realizados.

§ 30 - O documento fiscal deverá ser do estabelecimento que apresentou a proposta. O processo de pagamento deverá constar as certidões da CONTRATADA em plena vigência.

§ 4°— O CONTRATANTE se reserva ao direito de suspender o pagamento se a prestação de serviços estiver em desacordo com o previsto neste Contrato.

§ 50 - Quando houver erro na emissão da Nota Fiscal/Nota Fiscal-Fatura, esta será devolvida par. -s devidas correções, reiniciando a recontagem do prazo para pagamento a partir do recebime'to novo documento corrigido.

'tI

Prefeitura Municipal de Candeias - Avenida dos Três Poderes, S/N, Ouro Negro, Candeias/BA, Telefone: (71) 3601.2725 CNPJ: 13.830.336/0001-23

(5)

REGIÃO METROPOLITANA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - COPEL

A vigência do presente contrato será de 12 (doze) meses, contados a partir da assinatura do Contrato.

As despesas com a execução do presente Contrato correrão por conta dos recursos específicos consignados no orçamento geral da Prefeitura Municipal para o exercício de 2020, a saber:

SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E OBRAS

• Unidade Orçamentária 14.01 - Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras • Unidade Gestora 14 - Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras • Projeto/Atividade 1.021 - Urbanização e Pavimentação de Vias Públicas • Elemento de Despesa 4.4.90.51.00.00 - Obras e Instalações

3.3.90.39.00.00 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica • Fonte de Recursos 00.01.0000 - Recursos Ordinários- Tesouro

00.01.0042 - Recursos Royalties

00.01.0044 - Cessão Onerosa - Volumes Excedentes do Pré Sal

A CONTRATADA assume como exclusivamente seus os riscos e as despesas decorrentes do fornecimento do objeto licitado responsabilizando-se, também, pela idoneidade e pelo comportamento de seus empregados, prepostos ou subordinados e ainda, por quaisquer prejuízos que sejam causados ao CONTRATANTE ou a terceiros.

§ 10 - O CONTRATANTE não responderá por quaisquer ônus direitos ou obrigações vinculadas à legislação tributaria, trabalhista, previdenciária ou securitária, e decorrente da execução do presente contrato, cujo cumprimento e responsabilidade caberão exclusivamente a CONTRATADA,

§ 20 - O CONTRATANTE não responderá por quaisquer compromissos assumidos pela CONTRATADA com terceiros, ainda que vinculados à execução do presente contrato, bem como por quaisquer danos causados a terceiros em decorrência de ato da CONTRATADA, de seus empregados, propostos ou subordinados.

Os tributos (impostos, taxas, emolumentos, contribuições fiscais e para fiscais) que sejam devidos em decorrência direta ou indireta do presente Contrato, serão de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA, assim definido na Norma Tributaria.

Parágrafo único . A CONTRATADA declara haver levado em conta, na apresentação de sua

proposta, os tributos incidentes sobre a venda dos produtos, não cabendo quaisquer reivindicações devidas a erros nessa avaliação, para efeito de solicitar revisão de preços por recolhimentos determinados pela autoridade competente.

a) O Secretário de Infraestrutura e Obras nomeará servidores com especial mandato da fungo fiscalizadora, que representarão a CONTRATANTE diante da CONTRATADA no curso implementação do presente contrato e terão poderes para verificar e exigir o seu fiel cumpri nto\

Prefeitura Municipal de Candeias - Avenida dos Três Poderes, SIN, Ouro Negro, Candeias/BA, Telefone: (71) 3601-2725. CNPJ: 13.830.33610001-23

(6)

sendo que sua ausência ou eventual omissão não eximirá a CONTRATADA dos compromissos e obrigações assumidas perante o CONTRATANTE.

b) Competirá a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Candeias, proceder o acompanhamento da execução dos serviços prestados, o qual atestará em termos definitivos, sua conclusão.

c) O instrumento de Ordem de Serviço estabelecerá expressamente a relação e prazos para execução dos serviços autorizados, juntamente com os respectivos projetos executivos, se for o caso.

d) Os serviços deverão ser executados de acordo com os elementos técnicos fornecidos, Normas Técnicas da ABNT, NR 18, normas específicas, legislação em vigor, especificações e Considerações Especiais, planilhas orçamentárias.

e) A CONTRATADA deverá cumprir os procedimentos de proteção ambiental, responsabilizando-se pelos danos causados ao meio ambiente, nos termos da legislação pertinente, independentemente do detalhamento e/ou da especificação do projeto.

fl

A CONTRATADA responderá pelos crimes ambientais que praticar, nos termos da legislação vigente. g) Os materiais resultantes de restos dos serviços deverão descartados em local apropriado.

h) Competirá ao Contratante proceder ao acompanhamento da execução do contrato, na forma do art. 67 da Lei Federal n° 8.666/93, bem assim receber o objeto segundo o disposto nas alíneas "a e V, do inciso 1, do art. 73 da Lei Federal n° 8.666/93, competindo ao servidor ou comissão designada, primordialmente:

i) Anotar, em registro próprio, as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando as providências necessárias à correção das falhas ou defeitos observados.

j) As decisões e providências que ultrapassarem a competência do representante da Administração deverão ser solicitadas aos seus superiores em tempo hábil para a adoção das medidas convenientes. 1) O Contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover reconstruir ou substituir às suas expensas, no total ou em partes, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados, conforme disposto no art. 69 da Lei Federal n° 8.666/93.

m) O Contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado, conforme disposto no art. 70 da Lei Federal n° 8.666/93.

n) O Contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, que porventura, resultem da execução do contrato, conforme disposto no art. 71 da Lei Federal n° 8.666/93.

p) A Administração rejeitará, no todo ou em parte, obra, serviço ou fornecimento executado em desacordo com o contrato, conforme disposto no art. 76, da Lei Federal n° 8.666/93.

Fica estabelecido que o não cumprimento pela CONTRATADA de qualquer cláusula ou condição deste Contrato, e não exigido pelo CONTRATANTE, não será caracterizado como renuncia podendo o CONTRATANTE exigi-ias posteriormente.

Caso a CONTRATADA deixe de entregar ou apresente documentação falsa exigida para o ce ame, venha ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantenha a proposta, falhe ou . de na execução do contrato, venha a comportar-se de modo inidôneo ou cometa fraude fis ai, - r

sujeita às seguintes penalidades: ••.

I. Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor total, previsto neste instrumento;

II. Multa de mora de 0,1% (um décimo por cento) ao dia, incidente sobre o valor total, previsto ste instrumento, acrescido da multa de 10% (dez por cento) de que trata a alínea anterior, se for o caso,

6 Prefeitura Municipal de Candeias - Avenida dos Três Poderes, S/N, Ouro Negro, Candeias/BA, Telefone: (71) 3601-2725

CNPJ: 13.830.336/0001-23

(7)

REGIÃO METROPOLITANA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - COPEL

durante o período de atraso, no caso de atraso injustificado nos fornecimentos objeto da licitação ou no cumprimento de qualquer outra cláusula contratual;

III. Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, pelo prazo de 2 (dois) anos;

IV. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição, ou até que seja promovida sua reabilitação, perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a CONTRATADA ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base na alínea anterior.

§ 10 - O pagamento da multa prevista nesta cláusula será paga em Instituições Financeiras credenciadas pela Prefeitura Municipal, após emissão do documento pertinente (DAM - Documento de Arrecadação Municipal), no prazo de 10 (dez) dias úteis da intimação, entregando copia do pagamento na Tesouraria Municipal. O não pagamento da multa no prazo previsto ensejará a sua execução judicial.

§ 20 - Os recursos das penalidades referidas nesta Cláusula caberá recurso, no prazo de 05 (cinco) dias úteis da intimação do ato, a Prefeitura Municipal, a qual poderá reconsiderar sua decisão ou, nesse prazo, encaminhá-lo devidamente informado para apreciação e decisão, dentro do mesmo prazo.

A alteração de quaisquer das clausulas ou condições contidas neste Instrumento Particular de Contrato, somente poderá ser procedida através de Termo de Aditivo assinado pelas partes, resguardado o disposto nos incisos e parágrafôs do art. 65, inciso 1, alienas "a" e "b" da Lei Federal n°. 8.666/93.

Parágrafo único - A CONTRATADA obriga-se a aceitar, nas mesmas condições e dentro do prazo contratual estabelecido, quando solicitado pelo CONTRATANTE, os acréscimos ou reduções de até 25% (vinte e cinco por cento) nos serviços contratados e as supressões resultantes de acordo celebrado entre as partes, em conformidade com o inciso II, do art. 65, da Lei Federal n° 8.666/93.

A inexecução total ou parcial do objeto deste contrato, poderá ensejar a sua rescisão, com as consequências contratuais previstas na Lei Federal n°. 8.666/93.

§ 10 - O CONTRATANTE poderá rescindir administrativamente o presente contrato, nas hipóteses previstas nos incisos 1 a XII, XVII e XVIII do art. 78 da Lei Federal n°. 8.666/93.

§ 20 - Nas hipóteses de rescisão com base nos incisos 1 a XI e )(VIII do art. 78 da Comentada Lei Federal n°. 8.666/93, não cabe direito à CONTRATADA a qualquer tipo de indenização.

§ 30 - Sem prejuízo da aplicação dos demais preceitos contidos nos arts. 77 a 80 da Lei Feder.. n° 8.666/93, atualizada, o descumprimento das cláusulas e condições estabelecidas neste Contrato\or parte da CONTRATADA assegurará à CONTRATANTE o direito de dá-lo por rescindido, m notificação entregue diretamente ou por via postal, com prova de recebimento.

A resilição do contrato dar-se-à por conveniência da Administração Municipal, devidamente motiva

7 Prefeitura Municipal de Candeias - Avenida dos Três Poderes, S/N, Ouro Negro, Candeias/BA, Telefone: (71) 3601-2725.

CNPJ: 13.830.336/0001-23

(8)

Candeias, 02 de março de 2021.

/BAHIA orno dos Santos

NFRAESTRUTURA E OBRAS

O presente Contrato não poderá ser objeto de cessão, sub-contratação ou transferência, no todo ou em parte.

Incumbirá ao CONTRATANTE a publicação, nos veículos de comunicação, do extrato deste Contrato, bem como dos eventuais termos aditivos.

Integra o presente contrato, como se nele estivessem transcritas, as cláusulas e condições estabelecidas no processo administrativo n° 3832/20, Concorrência n° 007/2020, referido no preâmbulo deste instrumento, no instrumento convocatório e seus anexos e na proposta do licitante vencedor, apresentada na referida licitação.

As partes de comum acordo elegem o foro da Comarca de Candeias/BA, para dirimir as dúvidas oriundas da execução do presente Contrato, renunciando a qualquer outro por privilegiado que seja. E por estarem de acordo, depois de lido e achado conforme, foi o presente Contrato, lavrado em 04 (quatro) vias de igual teor e forma, assinado pelas partes e testemunhas abaixo.

MAURO DE Assinadode forma dig1aI

OLIVEIRA Por uto DE ØLFVEIM PP.ATES:54595258534

PRATE5:54595258

534 12:08:2

METRO ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA CNP) - 07.478.417/0001-03

MAURO DE OLIVEIRA PR.ATES

CPF - ...545.952.585-34

8 Prefeitura Municipal de Candeias - Avenida dos Três Poderes, S/N, Ouro Negro, Candeias/BA. Telefone: (71) 3601-2725.

CNPJ: 13.830336/0001-23

Referências

Documentos relacionados

A transferência é essencial para que se inicie uma análise, tendo em vista que a incógnita do sintoma é dirigida ao analista, que está na posição de sujeito suposto saber, o mesmo

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

RESUMO Este trabalho visa investigar novas metodologias para serem desenvolvidas em aulas de desenho na disciplina de artes no Ensino Fundamental Anos Finais a fim de analisar

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Em relação à alimentação do sistema CGU-PAD, no que tange aos processos deste Ministério, do extinto DNER e os que são instaurados por meio de portaria conjunta com