• Nenhum resultado encontrado

W A esperança no futuro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "W A esperança no futuro"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

EDITORIAL

A esperança no futuro

W a certeza da importân- cia da informação e do conhecimento no mun- do de hoje e cada vez mais no futuro é que o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) se articula para o próximo biênio. Questões de ordem política, acadêmica e administrativa são consideradas como necessárias para o contro- le, a garantia e a gestão de quali- dade do PPGCI.

Dentre as questões de ordem política, encontram-se a renova- ção do Convénio entre o CNPq/

IBICT e a UFRJ/ECO, o estabe- lecimento do pós-doutorado em ciência da informação e a integração com os programas institucionais de suas entidades mantenedoras.

A renovação do convénio está pre- vista para novembro próximo (1995), com validade de cinco anos. A fim de estudar e propor as alterações que se fizerem

necessárias, foi designada uma comissão composta por represen- tantes dos professores/pesquisa- dores do PPGCI e da ECO/UFRJ.

Essa Comissão está revendo os termos do convénio em vigor, no sentido de atualizá-lo e melhor adequá-lo às necessidades do PPGCI até o ano 2000 - a virada do século.

A consolidação do mestrado e a criação do doutorado propor- cionam e indicam a necessida- de da criação de um pós-douto- rado em ciência da informação, a curto prazo, com a finalidade primordial de reciclar os docen- tes/pesquisadores do PPGCI - fator essencial para a manuten- ção de qualidade de um progra- ma de pós-graduação.

A interação com as instituições detentoras do convênio (CNPq e UFRJ) e suas unidades man- tenedoras (IBICT e ECO) deverá ser fortalecida e incentivada. O PPGCI procurará, tanto quanto

10 Ci. Inf., Brasília, v. 24, n. 1, p. 10-12, jan./abril 1995

(2)

A esperança no futuro

possível, concatenar interesses e habilidades de seus membros no contexto da missão do IBICT e das atividades de ensino, pes- quisa e extensão da UFRJ, par- ticularmente da Escola de Co- municação (ECO).

As questões de ordem acadêmi- ca dizem respeito a uma série de elementos que visam à garantia de qualidade do PPGCI. Entre eles, a estrutura curricular, a integração ensino-pesquisa e a interação com programas de áreas afins.

Os cursos de mestrado e de doutorado possuem linhas de pesquisa próprias que, de algu- ma forma, correspondem-se. Es- sas linhas geram núcleos temá- ticos de onde emergem as discipli- nas dos respectivos cursos, que podem ser comuns, e de onde surge a temática do curso de especialização.

A estrutura curricular dos cursos é e permanecerá flexível no sen- tido de atender melhor não só à interdisciplinaridade e à trans- disciplinaridade da ciência da informação, como também aos interesses individuais dos profis- sionais de informação que pro- curam esses cursos. No entanto, a oferta regular de disciplinas bá- sicas e integradoras, tanto para o mestrado, como para o doutorado, é considerada necessária em prol da própria caracterização da área.

Assim, uma disciplina sobre perspectivas da ciência da infor- mação, uma disciplina com foco central na metodologia de pesqui- sa, e uma do tipo seminários so-

bre epistemologia e pesquisa em ciência da informação pare- cem propiciar uma base teórico- metodológica adequada. Essas, somadas às demais ofertas de disciplinas das áreas de concen- tração, conexa e eletiva (livre es- colha), permitirão aos orientado- res acadêmicos atender às neces- sidades e demandas particulares de cada aluno.

Além disso, atenção especial será dada à produção docente e dis- cente em prol da interação ensi- no-pesquisa e pesquisa-ensino, visando a uma reciclagem constan- te de conhecimentos oriundos do próprio curso. A divulgação e uso da produção científica e técnica gerada no curso deverá ser incen- tivada. A análise e a discussão dessa produção no contexto de ensino académico serão propí- cias e de fundamental importân- cia na sedimentação das linhas de pesquisa, orientando e, até mes- mo, sugerindo temas para futuros projetos de pesquisa do corpo docente e para projetos de disser- tação e tese dos alunos.

Sendo a integração entre pares de fundamental importância para um programa de pós-graduação, ati- vidades nesse sentido serão in- centivadas, tais como realização de seminários de pesquisa e ou- tros eventos envolvendo o corpo docente e discente do PPGCI e de outros programas da mesma área e de áreas afins.

Pretende-se, também, estabele- cer um programa de professores visitantes do país e do exterior.

Esse programa terá como objeti- vos conhecer o desenvolvimento

do ensino e da pesquisa em ciên- cia da informação no Brasil e no exterior e suprir necessidades temáticas dos cursos. O estabe- lecimento desses vínculos com a comunidade nacional e inter- nacional poderá identificar con- tactos importantes para progra- mas de doutorado-sanduíche e pós-doutoramento.

Uma outra questão é de ordem administrativa, um aspecto tam- bém importante para garantir a gestão de qualidade do PPGCI.

Especial atenção será atribuída ao registro e divulgação das ativida- des e dos produtos, em forma de relatórios, para as instituições mantenedoras, de fomento e de avaliação, para acompanhamen- to do desempenho do PPGCI.

A organização e manutenção dos arquivos de alunos, professores, disciplinas ofertadas, programas e bibliografias dos cursos recebe- rão atenção especial não só para salvaguardar a memória, mas também para possibilitar estudos visando à obtenção insumo para o próprio desenvolvimento do PPGCI.

Como considerações finais, di- ríamos que, a partir de dados, obtém-se informação. E é, a par- tir de informação, que se gera, se produz conhecimento. No entan- to, conhecimento não se transfe- re, adquire-se, e é precisamente nesse processo que se revela e se constata a importância do ins- trumental oferecido pela ciência da informação.

Portanto, os parâmetros contex- tuais e cognitivos da transferên- cia de informação, com vistas ao

Ci. Inf., Brasília, v. 24, n. 1, p. 10-12, jan./abril 1995

11

(3)

processo de produção e uso do conhecimento, constituem-se em objeto de estudo importante e necessário no mundo de hoje.

Portanto, questões de operacio- nalidade aqui entendidas como tratamento da informação (orga- nização, representação e recu- peração), com atenção especial às novas tecnologias e ao ge- renciamento dos sistemas e re- des de informação, impõem-se como importantes áreas de ensino e pesquisa em ciência da informação.

Para finalizar, endossamos o pensamento de Hj0rland e

Albrechtsen1, em artigo recém- publicado, que "é na abordagem da análise de domínios" que se descortina um novo horizonte na ciência da informação, enfatizan- do aspectos epistemológicos e sociológicos.

É assim que esta coordenação vis- lumbra sua esperança no futuro.

Rosali Femandez de Souza Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. HJ0RLAND e ALBRECHTSEN, H. Towarda new horizont in information sdence: domain- analysis. JASIS, v. 46, n° 6, p. 400-425, 1995.

12 Ci. Inf., Brasília, v. 24, n. 1, p. 10-12, jan./abril 1995

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.