• Nenhum resultado encontrado

De fato, as dores nas costas podem ter inúmeras causas além de somente o peso carregado pela mulher durante a gestação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "De fato, as dores nas costas podem ter inúmeras causas além de somente o peso carregado pela mulher durante a gestação."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Gravidez: Como aliviar dores nas costas?

Muitas mulheres buscam durante a gravidez como aliviar dores nas costas. Pois durante o período gestacional experienciam múltiplas mudanças

fisiológicas.

De fato, as dores nas costas podem ter inúmeras causas além de somente o peso carregado pela mulher durante a gestação.

Apesar de ser um momento mágico e único para as mamães, saber como aliviar dores nas costas pode cooperar para noites de sono tranquilas e o bem-estar da mulher.

O que dizem os pesquisadores

Em média 73% a 80% das mulheres são acometidas por dores nas costas, o que significa que 8 em cada 10 mulheres podem apresentar dores nas costas. Além disso, pesquisas realizadas no Brasil concluíram que o risco de mulheres gestantes apresentarem dores nas costas é 14 vezes maior do que mulheres não gestantes.

Como resultado, além de prejudicar o bem-estar da mulher, compromete também em afastamento do local de trabalho e atividades domésticas. Similarmente a isso, dores nas costas comprometem a disposição física, atividades de lazer e qualidade do sono.

Para saber como aliviar dores nas costas também é importante saber as possíveis causas juntamente com um profissional, realizando o exame físico e analisando o histórico médico da paciente.

Ainda de acordo com estudos, estima-se que a dor nas costas ocorra principalmente a partir do terceiro trimestre de gravidez.

Não obstante a isso, os estudos também concluíram que a dor nas costas é mais frequente em mulheres mais jovens.

Além disso, essas dores nas costas quando aliada a infecção urinária apresentam a maior incapacidade da mulher, sendo de risco moderado. O estudo também cita que o tipo de dor nas costas mais frequente é do tipo ‘’pontada’’ com duração média de uma hora, no entanto acontece diariamente. Não obstante a isso, a posição que mais favorece a dor nas costas é a posição em que a mulher fica sentada.

(2)

eficaz de como aliviar dores nas costas. Causas das dores nas costas

Acredita-se que as causas das dores nas costas estão ligadas a mudança do centro de gravidade.

Com o aumento do peso do bebê, a barriga curva-se para frente enquanto em uma medida de compensar o peso, a coluna se curva para trás, o que gera incômodo.

Além do aumento do peso do bebê, há o desenvolvimento do útero, que também adquire aumento de peso e tamanho.

Não obstante a isso, há liberação de hormônios durante a gravidez que afrouxam os ligamentos, fazendo com que haja mais trabalho muscular para compensar a estabilidade.

Ainda no pós-parto são comuns ocorrências de dores nas costas e isso está ligado com o peso do bebê, amamentação e peso dos seios.

Além disso, existem quadros clínicos que também estão relacionados a causas de dores nas costas.

Portanto, as causas mais frequentes de dores nas costas são:  Hérnia de disco

 Osteoporose  Artrite

 Infecção urinária  Hemangioma vertebral  Trombose da veia femural  Espondilolistese

Diferentes tipos de dores nas costas aliadas a gravidez

É importante também salientar que existem diferentes tipos de dores nas costas aliadas à gravidez, sendo estas:

 Lombar  Pélvica  Ciática

 Dor de contrações

A dor lombar está associada a mudança da curvatura devido as mudanças fisiológicas da gestação.

(3)

A dor pélvica é a dor mais comum durante o período gestacional e não deve ser tratada como os outros casos citados pois o tratamento incorreto pode prejudicar o caso.

Diferente das citadas anteriormente, a dor ciática é proveniente de uma inflamação e embora não tenha relação com a pressão exercida pelo

desenvolvimento do bebê, é comum asa gestantes sentirem formigamento e fraqueza.

As dores provenientes de contrações são sentidas na coluna e embora menos comuns, podem acontecer em mulheres que entram em trabalho de parte prematuro.

Ainda de acordo com o citado anteriormente, se as dores de contração aparecerem junto com sangramento vaginal, é necessário acompanhamento médio com urgência.

Além disso, dores nas costas provenientes de algum trauma físico, sem outra causa aparente também deve ser feito acompanhamento médico.

Afinal, ter um diagnóstico preciso da causa da dor nas costas possibilita entrar com o tratamento mais adequado para cada caso.

Como aliviar dores nas costas

Antes de mais nada, sempre busque orientação com seu médico pois

juntamente com o diagnóstico certo é que poderá ser feito o tratamento correto. Eventualmente algumas práticas prometem melhorar aliviar as dores nas

costas. Sendo elas:

 Fazer compressas com água quente

Utilizar compressas com água quente ajudam a relaxar a musculatura, assim como banhos mornos também podem relaxar os músculos.

É importante salientar que em condições e afrouxamento de ligações causados por hormônios, a musculatura é altamente exigida, sendo a água quente uma ótima medida de como aliviar dores nas costas.

 Utilizar sapatos confortáveis

Dê preferência para calçados sem salto e anatômicos, que permitam que o tempo em que ficar em pé seja o mais confortável possível.

(4)

Já é comprovado cientificamente que aumentar horas de repouso ainda é a melhor maneira de aliviar dores nas costas.

 Não permanecer muito tempo na mesma posição

Permanecer muito tempo na mesma posição pode aumentar o risco de inflamações. Evite também a posição de ficar sentada.

 Praticar exercícios físicos

Alguns exercícios físicos são recomendados como hidroginástica, natação e dança. Além de serem ótimas opções de distração. Mas sempre recomendado por um médico.

 Fazer acompanhamento com fisioterapeuta

Os profissionais fisioterapeutas possuem diversas técnicas que podem aliviar dores nas costas.

 Utilização de medicamentos

Sempre sob a orientação de um médico, algumas pomadas anti-inflamatórias podem auxiliar no alívio das dores nas costas.

 Fazer alongamentos

Alongamentos podem proporcionar alívio imediato quando as dores se fazem presente.

 Fazer massagem

Uma massagem na área com dor pode ter o mesmo efeito que um banho quente, aliviando as dores e relaxando os músculos sobrecarregados.

 Utilizar cinta de sustentação

As cintas de sustentação auxiliam a carregar o peso adquirido durante a gestação, melhorando também o equilíbrio corporal durante este período.

 Usar travesseiros

Na hora de dormir, a utilização de travesseiros de modo lateral tende a ajudar na noite de sono, aliviando as dores do peso colunar.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Os dados foram colhidos do Sistema de Informação de Mortalidade e das fichas de investigação de óbito materno da Secretaria de Saúde do município.. Dentre os óbitos

Grupo de Pedestrianismo Caminheiros de Grândola Apoio: Município de Grândola e Freguesia de Grândola e Stª

Nesta seção será feita a análise de eficiência para gráficos bidimensionais, a fim de encontrar correlações entre variáveis que podem ter passado despercebidas no

Germano Bremm, Presidente e Secretário Municipal do Meio Ambiente e

Partindo da etnografia de dois grupos religiosos de leigos Associação Nossa Senhora Auxiliadora e Associação São João Bosco, investigo como os aspectos sociais e simbólicos

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

No mês de Setembro de 2014, o Instituto Fecomércio reforçou seu compromisso em se manter aderente às mudanças do mercado de micro e pequenas empresas no Distrito Federal,

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi