• Nenhum resultado encontrado

SUPREMO CONSELHO DO BRASIL DOS INSPETORES GERAIS, CAVALEIROS COMANDANTES DA CASA DO TEMPLO DE SALOMÃO PARA O GRAU 33 DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUPREMO CONSELHO DO BRASIL DOS INSPETORES GERAIS, CAVALEIROS COMANDANTES DA CASA DO TEMPLO DE SALOMÃO PARA O GRAU 33 DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

SUPREMO CONSELHO DO BRASIL DOS INSPETORES GERAIS, CAVALEIROS COMANDANTES DA CASA DO TEMPLO DE SALOMÃO PARA O GRAU 33 DO RITO

ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

SCBREAA

RITUAL DO GRAU

GRAU 17

CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE

GRAU DE COMUNICAÇÃO

Aprovado pelo Decreto 0107 / 2020

Alameda Andromeda 885 Barueri SP - Sala 807 www.supremoconselhoreaa.org

11/06/21

(2)

2

CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE

FORMA DO GRANDE CONSELHO

O Grande Conselho de Cavaleiros do Oriente e do Ocidente deve estar com cortinas vermelhas com estrelas douradas. No Leste da câmara do Conselho deve haver um dossel elevado por 7 degraus, apoiado por 4 Leões ou Águias, e entre eles um animal da forma humana com 6 asas. De um lado do trono deve haver uma pintura transparente do Sol e do outro lado, da Lua - abaixo da lua tem um arco-íris. No Leste há uma bacia com perfume, água e um crânio. No lado Sul deve haver 6 pequenos dosséis e no lado Norte, 5, elevados por 3 degraus, para o Venerável ancião, e oposto ao trono no Oeste há 2 dosséis, elevados por 5 degraus para os dois oficiais anciões, que agem nesse Conselho como Grande Oficiais ou Guardiões.

Um Grande Conselho completo deve ser composto de 24 Cavaleiros.

O Venerável Mestre é chamado de “Mui Poderoso”, os Guardiões (os Vigilantes) e os outros 21 Irmãos são chamados de Respeitáveis Anciões. Se houver mais Irmãos presentes, eles são Respeitáveis Cavaleiros, e ficam no Norte e Sul, atrás dos pequenos dosséis. O primeiro dossel ao lado direito do Mui Poderoso está sempre vago para o Candidato.

Os Cavaleiros usam paramentos do grau. Eles também usam a cruz da ordem em um colar negro.

O Mui Poderoso tem sua mão direita sob uma Bíblia, que está no pedestal, e do qual estão suspensos sete grandes selos.

O desenho do Conselho é um heptágono em um círculo, sob os ângulos as seguintes letras: B.D.S.P.H.G.F. ( B - Beleza, D - Divindade, S - Sabedoria, P - Poder, H - Honra, G - Glorificação, F - Força) No centro, um homem com robe branco, com cinto de ouro na cintura, sua mão direita estendida e rodeado por 7 estrelas, ele tem uma longa barba branca, sua cabeça rodeada por uma glória, uma espada de dois gumes em sua boca - sete castiçais a sua volta, e sob eles as seguintes letras: H.D.P.I.P.R.C. (H - Honestidade, D - Discrição, P - Paciência, I - Inteligência, P - Prosperidade, R -Resignação, C – Consciência).

Joia - é um heptágono de prata, em cada ângulo uma estrela de Ouro, e uma dessas letras - B.D.V.P.H.G.F. No centro, um cordeiro em um livro com 7 selos. No outro lado, as mesmas letras nos ângulos, e no centro uma espada de dois gumes sob uma balança.

Avental - Branco com linhas vermelhas, bordado em amarelo ou dourado, na aba há pintada uma espada de dois gumes, rodeada pelas 7 letras sagradas, ou pode ter o desenho do Conselho pintado também.

Presidente Mui Poderoso

1º Vigilante Primeiro Grande Oficial 2º Vigilante Segundo Grande Oficial Orador Procurador Fiscal

Secretário

Mestre de Cerimonia

(3)

3

01 - ABERTURA

MUI PODER∴ (com sua mão direita na Bíblia selada com 7 selos)

MUI PODER∴ Primeiro Grande Oficial, qual seu dever?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Saber se estamos seguros

MUI PODER∴ Veja se estamos

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Mui Poderoso, estamos em perfeita segurança

MUI PODEROSO Respeitável Mestr∴ CCer∴, convidai o Ir∴ Procurador Fiscal para abrir o Livro Sagrado e depois o acompanhe até seu lugar.

MUI PODEROSO Em Pé e a Ordem

(O Procurador Fiscal acompanhado Mestre de Cerimonias vai até altar e abre Lê : Apocalipse Capitulo 6 Versículos 1 e 2, e retorna ao seu lugar acompanhado do MestrCCer)

“Vi quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete selos. E ouvi o primeiro dos quatros seres vivos falar do estrondo do trovão. Venha! Vi então quando apareceu um cavalo branco. O cavaleiro tinha um arco, e deram para ele uma coroa. Ele partiu vitorioso e para vencer ainda mais.”

MUI PODEROSO Sentemo-nos

MUI PODER∴ ( ! ) Respeitáveis Cavaleiros Príncipes, o Grande Conselho de Cavaleiros do Oriente e do Ocidente está aberto. Reivindico sua atenção para os trabalhos.

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Prometemos obediência aos comandos do Mui Poderoso

(Todos se levantam e o saúdam)

MUI PODER∴ Agradeço a saudação, sentemo-nos

(4)

4

2 – LEITURA DA ATA E DO EXPEDIENTE

MUI PODER∴ Ir⸫ Secretário, procedei a leitura do Balaústre de nossos últimos trabalhos.

(Após a leitura do Balaústre pelo Ir Secretário, o Subl Mestr diz:)

MUI PODER∴ IIr⸫ Primeiro e Segundo Grandes Oficiais, anunciai aos IIr⸫ de suas alas que, se quiserem fazer observações sobre a redação do Balaústre acaba de ser lida, a palavra será concedida.

PRIMGRD OFICIAL IIr⸫ da minha Ala, anúncio da parte do Mui Poderoso se Algum Ir∴ quiserem fazer observações sobre a redação do Balaústre que acaba de ser lido, a palavra será concedida.

SEGGRD∴ OFICIAL IIr⸫ que abrilhantam minha Ala, anúncio da parte do Mui Poderoso que a palavra é franca se houver alguma observação a fazer sobre a redação do Balaústre que acaba de ser lido.

(Se algum Ir quiser se manifestar o Vig concede livremente a Palavra, não havendo ninguém que queira falar segue ritual).

PRIM∴ GRD∴ OFICIAL O Silêncio é reinante em toda a Câmara.

MUI PODER∴ A Palavra está nos “Sanctum Sanctorum”, se algum Ir⸫

desejar se manifestar.

MUI PODER∴ Reinando silêncio, declaro aprovada o Balaústre.

MUI PODER∴ Ir⸫ Mantenedor, o que há em nosso expediente de hoje?

SECRETÁRIO (Responde)

3 – LEITURA DE ATOS, DECRETOS E RESOLUÇÕES

(5)

5

MUI PODER∴ Ir⸫ Procurador Fiscal, há Ato, Decreto ou Resolução do Supremo Conselho, para serem lidos?

(Em caso afirmativo, o Sublime Mestre solicita que os IIr fiquem em pé e pede para fazer a leitura.)

4 – SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES

MUI PODER∴ IIr⸫ Grandes Oficiais, anunciai que vai circular o saco de propostas e informações.

PRIM∴ GRD∴OFICIAL IIr⸫ da minha Ala, anúncio da parte do Mui Poderoso que vai correr o Saco de Prop∴ e Infor∴.

SEG∴ GRD∴ OFICIAL IIr⸫ que abrilhantam minha Ala, anúncio da parte do Mui Poderoso que vai correr o Saco de Prop∴ e Infor∴.

(Feito o anúncio o Ir Stolkin corre a sacola, iniciando pelo Mui Poderoso Mestre, e anuncia ao término da coleta).

MESTRE CCER Mui Poderoso Mestre, o S⸫ de PP⸫ e IInf⸫ fez seu giro e aguardo vossas ordens.

MUI PODER∴ Ir⸫ Mestre de Cerimonia, trazei o S⸫ de PP⸫ e IInf⸫ para ser decifrado.

(Feita a verificação, faz o anuncio e dá os competentes despachos).

5 – ORDEM DO DIA

5.1 – Instrução

5.2 – Assuntos Especiais

(6)

6 RECEPÇÃO

(O Candidato deve estar na antecâmara, que deve estar com cortinas vermelhas e iluminada por 7 luzes, onde está vestido com um robe branco, como emblema de pureza e inocência de sua vida e conduta. O Mestre de Cerimônias leva-o descalço até a porta da Câmara do Conselho, na qual bate 7 vezes, que são respondidas pelo Ir Cobridor).

MUI PODER∴ ( ! ) Cavaleiro mais Jovem, vá até a porta e veja quem bate.

MEST∴ CCER∴ É um valente Irmão e Mui Excelentíssimo Príncipe de Jerusalém, que deseja ser admitido pelo Venerável e Mui Poderoso

CAVALEIRO Mui Poderoso, é um valente Ir∴ Príncipe de Jerusalém acompanhado pelo Mestr∴ CCer∴, que pede para adentrar ao Templo.

(O Prim GdOfic vai a porta e pega o candidato pela mão e diz:)

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Venha meu caro Irmão, vou te mostrar os mistérios dignos da contemplação de um homem sensível. Me dê o sinal, toque e palavra do Príncipe de Jerusalém.

CANDIDATO (Cumpre o solicitado, e se ajoelha com ambos os joelhos a dois metros do trono do Mui Poderoso)

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Irmão, sem dúvida, você sempre teve na memória as obrigações de seus antigos graus e que, até onde chega o poder da natureza humana, viveu de acordo com eles?

CANDIDATO Eu fiz disso meu estudo e confio que minhas ações e vida provarão isso

MUI PODER∴ Você considerou particularmente suas obrigações como Sublime Cavaleiro da Perfeição, Cavaleiro do Oriente e Príncipe de Jerusalém; Você se recorda de já ter machucado algum Irmão em qualquer sentido? Ou você viu ou soube dele ter sido ferido por outros, sem tê-lo avisado? Peço para que me responda com candura.

CANDIDATO Eu fiz meu dever em todos os aspectos e agi com integridade com a melhor das minhas habilidades.

(7)

7

MUI PODER∴ Você terá o prazer de recordar, meu irmão, que as perguntas que agora foram feitas a você são absolutamente necessárias para exigirmos, a fim de que a pureza do nosso Conselho não seja manchada; e cabe a você ser especial em sua lembrança.

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Como os laços indispensáveis sobre os quais iremos depositá-lo, no caso de sua inadimplência, apenas aumentarão seus pecados e servirão para jogá-lo mais cedo à destruição, caso você tenha se desviado de seu dever.

(Voz alta e firme) Responda-me meu caro Irmão.

CANDIDATO Eu nunca

MUI PODER∴ Estamos felizes, meu Irmão, que sua declaração coincide com nossa opinião e estamos alegres de ter o poder de introduzi-lo em nossa sociedade.

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Aumente nossa alegria cumprindo nossas regras e declare se você deseja se unir a nós assumindo uma obrigação mais solene?

CANDIDATO Desejo ardentemente recebê-lo e ter a honra de estar unido a uma sociedade tão respeitável e virtuosa.

MUI PODER∴ Ir∴ Mestr∴ Ccer∴, traga um jarro com perfume, uma bacia de água, e um guardanapo branco e limpo para o Candidato, que lava suas mãos.

SEG∴ GD∴ OFIC∴ É necessário meu Irmão que devemos sempre aparecer na presença do GADU com mãos e coração limpos.

MUI PODER∴ Ir∴ Mestr∴ Ccer∴, conduza o Candidato em frente ao Altar dos Juramentos e o faça se ajoelhar com ambos os joelhos e colocar a mão direita sobre o Livro Sagrado.

MUI PODER∴ ( ! ) Em pé meus IIr

DEVER

Eu,..., prometo e solenemente juro e declaro, na terrível presença do único Mais Sagrado, Poderoso, Onipotente e Mais Misericordioso Grande Arquiteto dos Céus e Terra, que criou

(8)

8

o universo e eu mesmo com infinita bondade, e a conduz com sabedoria e justiça - e na presença dos Excelentíssimos e Altíssimos Príncipes e Cavaleiros do Oriente e Ocidente aqui presentes por convocação, e o Grande Conselho, sob minha Sagrada Palavra de Honra e sob todos os laços, morais e religiosos, que jamais revelarei a qualquer pessoa abaixo de mim, ou a alguém que não foi legalmente iniciada, os segredos desse Grau, que estou prestes a conhecer, sob a pena, não só de ser desonrado, mas a consideração de minha vida ser um desperdício, e que seja tirada de mim com todas as torturas e dores as quais consenti nos graus anteriores.

Prometo e juro solenemente, nunca batalhar com meus Irmãos Cavaleiros, mas vou, todas as vezes, quando ele estiver com a justiça de seu lado, estar pronto para sacar minha espada em sua defesa, ou contra tais inimigos que desejam destruí-lo - que eu jamais vou insultar um Irmão ou deixar que outros o façam em sua ausência, sem informá- lo depois; que vou lembrar em todas as ocasiões de observar minhas obrigações e deveres e ser justo e direito, benevolente com todas as criaturas, até onde puder.

Além disso, juro e prometo ser submisso e obediente a todos os graus acima, mas particularmente aos Príncipes do Real Segredo e ao Supremo Conselho dos Grandes Inspetores Gerais do Grau 33, e regular a mim mesmo sob suas determinações, e que farei tudo ao meu alcance para apoiá-los em todo trabalho necessário em vantagem da Maçonaria, de acordo com a Grande Constituição. Tudo isso juro e prometo sob minha palavra sagrada de honra, sob a pena da severa ira do Todo-Poderoso Criador do Céu e da Terra e que ele tenha misericórdia de minha alma, no grande e terrível dia do julgamento, de acordo como mereço. Amém. Amém. Amém.

TODOS EU PROMETO E JURO (voz alta e firme)

MUI PODER∴ ( ! ) Ordem meus IIr⸫

MUI PODER∴ (o Mui Poderoso vai até Altar dos Juramentos)

MUI PODER∴ Em nome e Sob os Auspícios do Supremo Conselho do Brasil dos Inspetores Gerais, Cavaleiros Comandantes da Casa do Templo de Salomão para o Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, e pelos poderes que me foram conferidos pelo Sublime Capítulo Rosa Cruz, eu vos declaro, armo e proclamo CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE, e vos invisto de todas as prerrogativas deste Grau.

(Port Esp coloca a espada sobre a cabeça de cada candidato, e o Gr M dá a bateria do Grau)

MUI PODER∴ ( ! ) Podem desfazer o Sinal

(9)

9

(O Mui Poderoso então pega a jarra cheia com unguento perfumado e unge a Cabeça, Olhos, Boca, Coração, ponta da orelha direita, mão e pé, e diz:)

MUI PODER∴ Você agora, meu Irmão, é membro de nossa sociedade.

Você deve se lembrar de viver sempre de acordo com nossos preceitos, e lembrar dessas partes de seu corpo, que tem o poder de o ajudar para o bem e para o mal, esse dia é sagrado”

MUI PODER∴ (volta ao seu lugar)

MUI PODER∴ Sentemo-nos

(O Mestre de Cerimônias então coloca o Candidato entre os dois Grandes Oficiais)

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Examine com deliberação e atenção a tudo que o Mui Poderoso vai te mostrar”.

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Há algum mortal aqui digno de abrir o livro com os 7 selos?

(Todos os Irmãos olham para baixo e suspiram)

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Veneráveis e Respeitáveis Irmãos, não se aflijam, aqui há uma vítima (aponta para o Candidato), cuja coragem os dará satisfação.

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Você sabe por que os anciãos têm uma longa barba branca?”

CANDIDATO Não sei, mas imagino que o Irsaiba

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Eles são aqueles que vieram aqui depois de passar por grande tribulação, e tendo lavado suas vestes com seu próprio sangue - você comprará suas vestes a um preço tão alto?

CANDIDATO Sim, estou disposto

(10)

10

(Os guardas conduzem o candidato até a bacia e desnudam os dois braços e SIMBOLICAMENTE eles colocam uma ligadura em cada um, o mesmo que na operação de sangria. Cada Gd Oficial, armando-se com uma lanceta, faz, SIMBOLICAMENTE, uma incisão em cada um de seus braços, profunda o suficiente para tirar uma gota de sangue, que é limpa em um guardanapo, e mostrada aos irmãos).

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Vejam, meus Irmãos, um homem que derramou o próprio sangue em busca do conhecimento de nossos mistérios e não fugiu da Prova.

(Todos se reúnem-se em torno do Candidato)

MUI PODER∴ (Abre o 1º selo do grande livro e tira de lá uma aljava (estojo sem tampa) de osso, cheia de setas e pega uma coroa, dá ao candidato e diz:) Parta e continue a conquista.

MUI PODER∴ (Abre o segundo selo e tira uma espada e dá ao próximo ancião e diz:) Vá e destrua a paz entre o profano vil, que eles nunca apareçam em nosso Conselho

MUI PODER∴ (Abre o terceiro selo, pega uma balança e dá ao próximo ancião e diz:) Distribua justiça rígida aos Irmãos, profanos e vis.

MUI PODER∴ (Abre o quarto selo e tira um crânio e dá ao próximo ancião e diz:) Vá e empreenda em convencer os vis que a morte é a recompensa pela culpa.

MUI PODER∴ (Abre o quinto selo tira um pano, manchado de sangue e dá ao próximo ancião e diz:) Quando for hora, que possamos nos vingar e punir os profanos vis, que destruíram tantos Irmãos com falsas acusações.

(Apagam-se as luzes do Templo e coloca o pano manchado de sangue defronte de uma Luz em formato de Lua).

MUI PODER∴ (Abre o sexto selo diz:) Estamos nas Trevas e a Luz está manchada de Sangue dos Inocentes.

(11)

11

MUI PODER∴ (Abre o sétimo selo, tira incenso que dá a um Irmão e de um vaso tira as 7 trombetas e dá uma para cada um dos 7 irmãos mais Idosos.)

(Após isso, os 4 Ir mais antigos se postam nos quatro cantos do Templo com bexigas infladas, representando os 4 ventos, quando o Mui Poderoso dirigindo se ao candidato diz:)

MUI PODER∴ Não bata no profano vil, até que eu tenha selecionado os verdadeiros e reais Maçons.

(Então os 4 ventos levantam suas bexigas),

1º - E uma das trombetas soa, quando Prim∴ Gd∴ Ofic∴ cobre os braços do Candidato, e tira dele seu avental e joia do grau anterior;

2º - A segunda trombeta soa, quando o Seg∴ Gd∴ Ofic∴ dá ao candidato avental e joia do grau;

3º - A terceira trombeta soa, quando o Prim∴ Gd∴ Ofic∴ o dá uma longa barba branca;

4º - A quarta trombeta soa, quando o Seg∴ Gd∴ Ofic∴ dá uma coroa de ouro;

5º - A quinta trombeta soa, quando o Prim∴ Gd∴ Ofic∴ dá ao candidato um cinto de ouro;

6º - A sexta trombeta soa, quando o Seg∴ Gd∴ Ofic∴ dá o sinal, símbolo e palavras;

7º - A sétima trombeta soa, e então todas soam juntas, quando o Prim∴ Gd∴ Ofic∴

conduz o candidato até o dossel vago.)

MUI PODER∴ Primeiro Grande Oficial, auxiliado pelo Mestre de Cerimonias, ensine aos novos IIr sinais, toque, palavra e bateria do grau.

PRIMGRDOFIC (Vai até onde estão os IIr e auxiliado pelo Mest Cercumpre a determinação)

SINAL, PALAVRAS, BATERIA

Sinal de Ordem Olhar para o ombro direito, com a mão direita sobre o coração.

esquerdo

(12)

12

Palavras - Um diz ABADON, o outro responde JABULUM, que significa anjo do Abismo

Bateria !!!!!! !!

MUI PODER∴ Procurador Fiscal, leia para os novos IIr a Origem desse Grau.

ORIGEM DESSE GRAU

Quando os Cavaleiros e Príncipes foram nomeados para conquistar a Terra Sagrada, eles tomaram uma cruz para distinguir eles, como marca de estarem sob este estandarte. Eles também fizeram votos de derramar até a última gota de sangue deles para estabelecer a verdadeira religião do Mais Elevado Deus. Com a paz feita, eles não puderam cumprir com seus votos, e ao retornar aos seus respectivos países, resolveram fazer em teoria o que não puderam fazer na prática - e determinaram nunca admitir ou iniciar qualquer um e suas místicas cerimônias, a não ser aqueles que provaram sua amizade, zelo e discrição. Eles pegaram o nome de Cavaleiros do Oriente e do Ocidente em memória a seus lares e o lugar onde a ordem começou; e desde então mantiveram-se aderentes aos costumes. No ano de 1118, os primeiros Cavaleiros, ao número de 11, fizeram seus votos nas mãos de Garinus, Patriarca e Príncipe de Jerusalém, de onde o costume é derivado ao tomar o dever na mesma posição.

CONFERÊNCIA

MUI PODER∴ Você é um Cavaleiro do Oriente e do Ocidente?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Sou

MUI PODER∴ O que você viu quando foi recebido?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Coisas maravilhosas

MUI PODER∴ Como foi recebido?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Pela água e a efusão do sangue

MUI PODER∴ Explique para mim.

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Um Maçom não deve hesitar em derramar seu sangue em apoio a Maçonaria.

(13)

13

MUI PODER∴ Quais os ornamentos do Grande Conselho?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Tronos esplêndidos - Sol, Lua, pomada perfumada, e uma bacia de água

MUI PODER∴ Qual a figura do desenho?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Um heptágono dentro de um círculo

MUI PODER∴ Qual a representação disso?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Um homem vestido em um robe branco com um cinto de ouro em sua cintura - em volta de sua mão direita 7 estrelas, sua cabeça rodeada por uma Glória - uma longa barba branca, uma espada de dois gumes em sua boca, rodeado por 7 candelabros, com as letras: H.D.P.I.P.R.C.

MUI PODER∴ O que o círculo significa?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Assim como o círculo é terminado por um ponto, uma Loja deve ser unida por amor fraternal e afeto

MUI PODER∴ O que significa o heptágono?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Nosso número místico que é enclausurado em sete letras

MUI PODER∴ Quais as sete letras?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ B.D.S.P.H.G.F, que significa Beleza, Divindade, Sabedoria, Poder, Honra, Glorificação, Força.

MUI PODER∴ Me dê uma explicação dessas palavras

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ BELEZA para adornar; DIVINDADE pela origem divina da Maçonaria; SABEDORIA, uma qualidade para inventar; PODER para destruir o profano Irmão; HONRA é uma qualidade indispensável do Maçom, para que possa trabalhar com respeito; GLORIFICAÇÃO para que o Maçom esteja em igualdade com o mais excelente príncipe; e FORÇA necessária para nos sustentar

MUI PODER∴ O que significam as sete estrelas?

(14)

14

SEG∴ GD∴ OFIC∴ As sete qualidades que um Maçom deve ter - Amizade, União, Submissão, Discrição, Fidelidade, Prudência e Temperança

MUI PODER∴ Por que um Maçom deve ter essas qualidades?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Amizade é uma virtude que deveria reinar entre os Irmãos; União é a fundação da sociedade; Submissão às leis e regulações da Loja sem reclamar; Discrição para que o Maçom esteja sempre em guarda e nunca seja surpreendido; Fidelidade em observar nossas obrigações; Prudência, para nos conduzir de forma que o profano, por mais invejoso que seja, não possa censurar nossa conduta; e Temperança, para evitar todos os excessos que puderem danificar o corpo ou alma.

MUI PODER∴ O que significam os 7 candelabros, com as 7 letras?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Sete crimes que o Maçom deve sempre evitar: Ódio, Discórdia, Orgulho, Indiscrição, Traição, Imprudência e Calúnia

MUI PODER∴ Por que o Maçom deve evitar particularmente esses crimes?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Porque são incompatíveis com os princípios e qualidades do bom Maçom, que deve evitar ferir um Irmão, mesmo que esse o trate mal, e unir em si mesmo todas as qualidades do homem bom e direito. Discórdia é contrário aos princípios da sociedade; Orgulho evita o exercício da humanidade; Indiscrição é fatal para a Maçonaria; Traição deve ser execrada por todo homem honesto; Imprudência pode nos levar a desagradáveis dilemas; e Calúnia, pior de todos, deve ser evitada como um vício que sabota as fundações da amizade e da sociedade

MUI PODER∴ O que significa a espada de dois gumes?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Expressa a superioridade desse grau sob todos os outros que o precedem

MUI PODER∴ Há graus acima deste?

(15)

15 PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Sim, vários

MUI PODER∴ O que significa o livro com 7 selos que ninguém, mas 1 pode abrir?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Uma Loja ou Conselho de Maçons, que apenas o Mui Poderoso pode convocar e abrir

MUI PODER∴ O que tem no primeiro selo?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Uma Aljava de osso, com setas e uma coroa

MUI PODER∴ E no segundo?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Uma espada de dois gumes

MUI PODER∴ E na terceira?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Uma balança

MUI PODER∴ E no quarto?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ Cabeça da morte

MUI PODER∴ E no quinto?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Um pano manchado de sangue

MUI PODER∴ E no sexto?

SEG∴ GD∴ OFIC∴ O poder de escurecer o Sol e tingir a Lua de sangue

MUI PODER∴ O que há no sétimo selo?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Sete trombetas e perfumes

MUI PODER∴ Explique isso para mim.

SEG∴ GD∴ OFIC∴ A aljava, as setas e a coroa, significa que as ordens desse respeitável Conselho devem ser executadas com tanta rapidez quanto uma seta voando lançada por um arco, e devem ser recebidas com tamanha submissão, como se viessem de uma cabeça coroada, ou um chefe de nação. A espada, que o Conselho está sempre

(16)

16

armado para punir o culpado. A balança é um símbolo da justiça. O crânio é a imagem de um Irmão excluído da Loja ou do Conselho. Essa ideia deve apavorar a todos, quando lembram das penalidades que se impuseram sob os mais solenes deveres. O pano manchado de sangue, para que não devemos hesitar em derramar nosso pelo bem da Maçonaria. O poder de escurecer o Sol e tingir a Lua de sangue é a representação dos Conselhos Superiores, em interromper os trabalhos se forem irregulares ou tiverem erros, e submeter às leis e regulações estabelecidas pela Grande Constituição. As sete trombetas e perfumes, significam que a Maçonaria está sob toda a superfície da Terra, nas asas da fama, e se sustenta pela honra - Os perfumes marcam que a vida de um bom maçom deve ser livre, de toda censura.

MUI PODER∴ Qual sua idade?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Muito Ancião.

MUI PODER∴ Quem é você?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Sou um Patmio.

MUI PODER∴ De onde veio?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ De Patmos.

06 – FECHAMENTO

MUI PODER∴ Ir∴ Mestre de Cerimonias, conduzi o Procurador Fiscal para que ele encerre o Livro Sagrado.

(Feito procedimento, o Procurador Fiscal retorna ao seu lugar acompanhado pelo Mestre de Cerimonias).

MUI PODER∴ Que horas são?

PRIM∴ GD∴ OFIC∴ Não há mais tempo

MUI PODER∴ !!!!! !!

(17)

17 PRIM∴ GD∴ OFIC∴ !!!!! !!

SEG∴ GD∴ OFIC∴ !!!!! !!

MUI PODER∴ Veneráveis Cavaleiros Príncipes, o Conselho está fechado.

(Mestre de Cerimonia forma cortejo de saída conforme costume e todos saem em silencio)

FIM

SINAL, TOQUE E PALAVRAS, BATERIA

Sinal de Ordem Olhar para o ombro direito, com a mão direita sobre o coração.

Toque - Um coloca a mão direita no ombro esquerdo e olha para a direita, o outro põe a mão esquerda no ombro direito e olha para a esquerda

Palavras - Um diz ABADON, o outro responde JABULUM, que significa anjo do Abismo

Bateria !!!!!! !!

Referências

Documentos relacionados

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

Dentro das terapias da Medicina Chinesa foi diagnosticado Estagnação do Qi e Xue, e foi possível verificar que dentre os protocolos aplicados na paciente houve uma grande

A exposição das peças de concreto a uma temperatura de 60ºC melhorou a resistência à compressão nas idades iniciais, obtendo maiores resistências à compressão quando

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Folha estreito-elíptica, elíptica a ovada, 1,6-6,7 x 0,7-3,4 cm, pubérula, tricomas esbranquiçados; ápice agudo arredondado; base arredondada a cuneada; nervura média plana a

Pedro Antonio dc Miranda, Religiofo da Ordem de noíla Senhora do Monte do Carmo da Proviiicia dc Portugal, para defpcdir-fc do dito Doutor, com quem no tempo