• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 171. De 30/03/2017 à 06/04/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 171. De 30/03/2017 à 06/04/2017"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 171 De 30/03/2017 à 06/04/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

COMISSÃO DE VERDADE E UNIDADE DE DESAPARECIDOS SÃO CRIADAS NA COLÔMBIA

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, assinou os decretos para a criação da Comissão de Verdade e Unidade de Desaparecidos referente ao conflito armada entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). A criação da unidade estava prevista no acordo de paz, foi aprovada pelo Congresso e trata-se de um órgão extrajudicial com caráter humanitário.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/santos-cria-comissao-de-verdade-e-unidade-de-desaparecidos- na-colombia.ghtml

ACORDO ENTRE ELN E GOVERNO DA COLÔMBIA PRETENDE A RETIRADA DE MINAS

O Exército de Libertação Nacional (ELN), única guerrilha ativa na Colômbia, e o governo anunciarão um acordo que visa a retirada de minas terrestres do país. Essa medida faz parte das negociações de paz do governo colombiano com as guerrilhas.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/governo-da-colombia-e-eln-vao-anunciar-acordo-para-retirada-de- minas.ghtml

(2)

ESTADOS UNIDOS DISPARAM MISSEIS CONTRA A SÍRIA

Os Estados Unidos dispararam mísseis contra uma base aérea da Síria. Foi a primeira ação direta contra o governo de Bashar Al-Assad em seis anos de guerra civil. O presidente Donald Trump ordenou que as Forças Armadas americanas atacassem em resposta ao ataque de armas químicas que ocorreu em Idlib, província síria, e deixou mais de 70 pessoas mortas, sendo a maioria crianças. O ataque coloca os EUA em confronto direto com a Rússia, que tem forças militares no território sírio ajudando Assad.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1791II-OBRWD;

http://www.bbc.com/portuguese/geral-39526324; http://www.bbc.com/portuguese/internacional- 39529027 e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1791UN- OBRWD?pageNumber=2&virtualBrandChannel=0

ÁSIA/LESTE EUROPEU

ATAQUES TERRORISTAS EM SÃO PETERSBURGO ABALAM A RÚSSIA No dia três de abril, por volta das duas e meia da tarde (horário local) houve uma explosão suicida entre as estações Sennaya Ploschchad e Instituto Tecnológico do metrô de São Petersburgo, ceifando catorze vidas, contando com o terrorista, e ferindo outras 64 pessoas. Outra bomba foi desarmada numa praça no centro da cidade, sem detonação. O serviço secreto russo, com informações do Quirguistão, identificou o terrorista como Akbarzhon Jalilov, muçulmano quirguiz de Och, região em que o recrutamento do Estado Islâmico é forte. Apesar dos indícios, não houve nenhum grupo que reivindicou o ataque.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/russia-identifica-suspeito-de-atacar-metro-de-sao- petersburgo.ghtml

ESTADOS UNIDOS PRETENDEM AGIR SOZINHOS CONTRA AÇÕES MILITARES NORTE-COREANAS

O presidente americano, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos estão prontos para agir sozinhos, caso a China não aumente a pressão contra o programa nuclear

(3)

norte-coreano. A China é a única aliada da Coreia do Norte e fornece alimentos e outros tipos de ajuda ao país empobrecido e politicamente isolado. Pequim também importava carvão norte-coreano, mas proibiu as importações em 2017 em retaliação a um teste de mísseis em fevereiro. Embora seja aliado diplomático e econômico da Coreia do Norte, Pequim afirma que a sua influência sobre o regime liderado por Kim Jong-un é limitada.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/trump-diz-que-eua-podem-agir-sozinhos-contra-coreia-do- norte.ghtml

ORIENTE MÉDIO

FORÇAS IRAQUIANAS AVANÇAM SOBRE A CIDADE DE MOSUL As forças armadas do Iraque conseguiram libertar o bairro de al-Magreb, no lado ocidental de Mosul, levantando a bandeira nacional sobre seus edifícios. O comandante das forças, Abdol Amir Yarallah, anunciou em um comunicado a libertação do bairro al-Maghreb, acrescentando que as tropas nacionais estão avançando em direção às áreas de Abar e Matahen para recuperá-las dos terroristas do Estado Islâmico.

Fonte: http://english.almanar.com.lb/230701

NO IRAQUE, ATAQUE SUICIDA MATA PELO MENOS 30 PESSOAS:

HOSPITAIS LOCAIS JÁ NÃO COMPORTAM OS CORPOS

O Hospital de Qayara vem recebendo mais cadáveres do que pode armazenar na câmera refrigerada. Os corpos acabam sendo deixados nos corredores e são baixas dos combates contra o Estado Islâmico que estão ocorrendo em Mosul há mais de 5 meses.

O hospital de Qayara é um dos dois públicos que se encontram entre Mosul e a cidade de Tikrit. Um ataque de terroristas suicidas na cidade iraquiana de Tikrit matou pelo menos 30 pessoas e feriu mais de 40. Segundo a polícia local, o ataque começou quando três militantes abriram fogo no centro de Tikri. Mais tarde, eles se explodiram dentro de casas na área. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque.

Fontes: http://english.almanar.com.lb/230426 e http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1872088- hospital-no-iraque-enfrenta-dificuldades-com-vitimas-de-mossul.shtml

(4)

EXÉRCITO SÍRIO PROSSEGUE COM OPERAÇÕES EM DARAA E HAMA

O Exército sírio continuou realizando operações de combate ao terrorismo em todo o país, eliminando dezenas de terroristas da Frente al-Nusra nas províncias de Daraa e Hama. Uma fonte militar revelou que as unidades do exército realizaram operações visando os esconderijos e movimentos de terroristas do grupo na na cidade de Daraa, destruindo um de seus centros de comando no interior do antigo edifício aduaneiro junto com fortificações e ninhos de metralhadoras a leste da prisão de al-Karak e da estrada Tariq al-Sadd, além de matar mais de 20 terroristas. Além disso, houve um ataque com gás tóxico que acabou por deixando dezenas de mortos em Khan Sheikun, cidade síria.

O gás teria sido lançado por caças que são operados tanto pelo governo sírio quanto pelo governo russo. Ao menos 100 pessoas morreram, de acordo com a União de Organizações de Assistência Médica.

Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1872476-ataque-com-gas-toxico-deixa-ao-menos- 58-mortos-em-cidade-da-siria-diz-ong.shtml e http://english.almanar.com.lb/228457

EUA PODE AGIR NA SÍRIA SE ONU NÃO SE PRONUNCIAR

Depois do ataque ocorrido na Síria recentemente, a representante dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) criticou a atuação da Organização frente ao ocorrido. Ela também afirmou que os Estados Unidos podem ignorar eventuais vetos do Conselho para uma resposta militar na Síria. O presidente estadunidense culpou o governo sírio pelo ataque, mas não comentou sobre uma retaliação direta. A Rússia defendeu o governo de Bashar Al-Assad.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1872899-representante-dos-eua-diz-que-pais-agira- na-siria-se-onu-hesitar.shtml

ÁFRICA

SUDÃO DO SUL: TRABALHADORES SÃO LIBERTADOS E CIVIS SOFREM ATAQUE

Rebeldes sul-sudaneses afirmaram que libertaram três trabalhadores petrolíferos, um do Paquistão e dois da Índia. Eles foram apreendidos no início do mês e a ordem de

(5)

libertação foi dada pelo ex-vice-presidente Riek Machar, líder do grupo. Paralelamente, civis foram atacados na cidade de Pajok após soldados do Exército de Libertação Popular do Sudão (SPLA) entrarem em contato com milicianos rebeldes. O governo negou o ataque aos civis e afirmou que os soldados estavam apenas realizando uma operação contra os guerrilheiros. Já os rebeldes negaram os relatos do governo.

Fontes: http://www.reuters.com/article/us-southsudan- oil-kidnapping-idUSKBN1712ON e http://www.reuters.com/article/us-southsudan- unrest-uganda- idUSKBN17610W

RDC: GREVE GERAL PREOCUPA AUTORIDADES E NÚMERO DE SOLDADOS DA ONU DIMINUIRÁ

Na República Democrática do Congo, a chamada de uma greve geral preocupou o governo do país, que temia que o movimento provocasse uma nova onda de violência após a ruptura das conversações com os aliados do presidente Joseph Kabila. A partir disso a polícia congolesa foi colocada em massa nas ruas da capital do país, Kinshasa.

Entretanto, não houve episódios violentos e as ruas estavam calmas. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) concordou com a diminuição das tropas da missão de manutenção de paz desdobrada na República Democrática do Congo, a MONUSCO. Atualmente a missão conta com um limite de 19.815 tropas, sendo que 16.893 militares estão em solo congolês.

Fontes: http://www.reuters.com/article/us-congo- politics-idUSKBN17519S e http://www.reuters.com/article/us-congo- violence-un- idUSKBN1712GT

NIGÉRIA: CÃO ATACA JIHADISTA EM CASAMENTO E EVITA ATENTADO

Um cão impediu que uma jovem matasse várias pessoas num casamento na Nigéria, na cidade de Maiduguri. Segundo relatos, o animal atacou uma mulher que trazia explosivos e não a largou até que os dispositivos detonassem, matando os dois. De acordo com a polícia nigeriana, horas antes deste incidente, outros três atentados falharam ao serem praticados em cidades vizinhas. Não houve confirmação, mas acredita-se que o Boko Haram seja responsável pelo atentado.

(6)

Fonte:http://www.dn.pt/mundo/interior/cao-morre-ao-atacar-bombista-suicida-e-salva-multidao-em- casamento-5776104.html

GOVERNO SOMALI DECLARA ESTADO DE GUERRA EM SEU TERRITÓRIO

O presidente somali, Mohammed Abdullahi "Farmaajo", declarou estado de guerra a fim de acabar com o Al Shabaab, responsável pelo controle de extensas regiões no sul e centro do país, além de oferecer anistia aos combatentes que queiram se render. A anistia, que pode ser adquirida num prazo de 60 dias, é direcionada aos “jovens da Somália que foram enganados por lutadores estrangeiros”, segundo o próprio presidente. Uma tentativa de anistia foi realizada em 2014, onde mais de 500 militantes se renderam, no entanto, a medida não foi efetiva em acabar com o grupo extremista na época.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-04/somalia-declara-estado-de-guerra-e- oferece-anistia-membros-do-al

.

ONU

ONU DIZ QUE MAIS DE 300 MIL PESSOAS FUGIRAM DE MOSUL De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 300 mil pessoas fugiram de Mosul desde o início da campanha apoiada pelos Estados Unidos para expulsar o Estado Islâmico da cidade do norte do Iraque ao final de 2016. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que o número de pessoas atualmente deslocadas é de 302.400, de acordo com um comunicado do escritório do coordenador humanitário das Nações Unidas no Iraque. De acordo com a ONU, mais pessoas devem fugir dos combates, de modo que os campos para os deslocados situados no norte e no leste de Mosul estão se expandindo.

Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1761H2-OBRWD.

(7)

CONSELHO DE SEGURANÇA DISCUTIRÁ SOBRE USO DE ARMAS QUÍMICAS NA SÍRIA

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai discutir sobre a suspeita de ataque com armas químicas na Síria, a pedido do Reino Unido e da França.

O ataque com armas químicas matou dezenas de pessoas na província de Idlib, noroeste do país. A França, os Estados Unidos e o Reino Unido culparam as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, pelo ataque. Os militares sírios negaram qualquer responsabilidade e disseram que jamais usariam tais artefatos. A Rússia já indicou que irá publicamente defender Assad e disse que não houve ataque químico por parte das forças do governo. De acordo com o porta-voz do Ministério de Defesa russo, Igor Konashenkov, na verdade o incidente químico foi causado provavelmente por um vazamento de um depósito controlado por rebeldes sírios, que foi atingido pelos caças do regime.

Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1771PJ-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1762HJ-OBRWD;

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/05/internacional/1491371823_592280.html.

MANDATO DE MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO É ESTENDIDO

O mandato da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) foi estendido por mais um ano pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, o número de tropas foi reduzido.

Ficou decidido que as prioridades da MONUSCO são o suporte a implementação do acordo sobre processo eleitoral e a proteção dos civis, pedindo assim que as autoridades e os parceiros nacionais, como a Comissão Nacional Eleitoral Independente, assegurassem um processo eleitoral transparente..

Fonte:https://nacoesunidas.org/conselho-de-seguranca-estende-mandato-da-missao-da-onu-na-rd-congo- numero-de-tropas-e-reduzido/

(8)

ONU BUSCA POR ARMAMENTOS ESCONDIDOS DAS FARC

Mais de sete mil armas foram recebidas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) pela Missão das Nações Unidas na Colômbia. É esperado o recebimento de 60% de todas as armas das FARC-EP, porém a busca por armamentos escondidos pode atrasar o processo.

Fonte: https://nacoesunidas.org/colombia-onu-recebe-7-mil-armas-das-farc-busca-por-armamentos- escondidos-continua/

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Em pacientes usando outras drogas que não induzem ou inibem significativamente a glicuronidação da lamotrigina (ver Interações medicamentosas), a dose inicial de lamotrigina e 25

povos indígenas pelo Estado como estadualização do ;~gão íe. deral a quem cabe por ~ei o exercício da tutela, talvez possa mos cometer o equívoco de

Desta forma, várias instituições adequaram-se a necessidade de utilizar o ensino por competência e habilidade, porém, para conhecermos melhor esta metodologia muitas delas

Com o objetivo de aprimorar o entendimento da usinagem de ligas de titânio, em especial do processo de fresamento frontal da liga Ti-6Al-4V, o presente trabalho teve como enfoque

(1992) em um estudo conduzido em 25 pacientes, no qual uma diferença média de 6,8° entre a medida angular do plano oclusal nos cefalogramas e nos modelos de

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos