• Nenhum resultado encontrado

NEURODESENVOLVIMENTO EM PEDIATRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEURODESENVOLVIMENTO EM PEDIATRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

PÓS-GRADUAÇÃO EM

NEURODESENVOLVIMENTO EM PEDIATRIA

- DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO - 5ª Edição

COMISSÃO COORDENADORA

Alexandre Castro Caldas

Actual Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, foi até Fevereiro de 2004 Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Director do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa.

Fez a sua licenciatura e o seu doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde iniciou a sua carreira em 1974. Foi responsável pelo Laboratório de Estudos de Linguagem até 1998 e organizou o Centro de Neurociências de Lisboa em 1990. Foi Presidente da International Neuropsychological Society (2000-2001).

As suas publicações incluem dois livros de texto para os estudantes, A Herança de Franz Joseph Gall e Viagem ao Cérebro e a algumas das suas Competências, e mais de 100 artigos em revistas internacionais, tais como: Brain, Neurology, NeuroImage, Journal of Cognitive Neurosciences, JINS, e inúmeros capítulos em livros nacionais e internacionais. É membro de diversas sociedades internacionais e consultor de muitas revistas nacionais e estrangeiras. O seu principal interesse científico relaciona-se com as Neurociências Cognitivas e com as doenças do Movimento.

Fernando Coelho Rosa

Doutorado em Pediatria e Professor Associado com Agregação pela Universidade de Lisboa, é actualmente Professor Convidado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

(2)

2 Foi membro fundador e Coordenador da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria de 1979 até 1999, data em que assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração do mesmo Hospital, que exerceu até ao final de 2003.

Foi membro da Direcção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos e representante desse Colégio na Comissão Europeia de Especialistas de Pediatria e no European Board of Pediatrics. É Coordenador do Colégio de sub-especialidade de Nefrologia Pediátrica desde a sua formação. Foi membro da Comissão Nacional de Saúde Infantil desde 1992 e posteriormente da Comissão Nacional de Saúde da Mulher e da Criança, a que presidiu em 1998.

Membro da International Pediatric Nephrology Association, integrou o respectivo Council entre 1992 e 1998. É “Sócio Honorário” da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da European Society of Pediatric Nephrology.

No Instituto de Ciências da Saúde Coordenou os Mestrados de Educação Médica já realizados e Módulos de Formação em diversos Cursos e Mestrados.

Publicações nas áreas de Pediatria, Nefrologia Pediátrica, Educação e Formação Médicas em: Rev.

Port. Ped /Acta Ped Port, Prostagl.Leukotriens Med, Acta Médica Portuguesa, Pediatric Nephrology, Nephron, Rev Port Nefrol Hipert, Rev Port Ortop e Traumat, Genetic Councelling e Ped Gastroent Nutr.

Capítulos de Livros: (1) In European Society for Paediatric Nephrology Handbook Ed Cochat P.

ESPN. Lyon, 2002; (2) In Orientação Diagnóstica em Pediatria. Ed J. Martins Palminha e Eugénia M Carrilho.1ª Edição. Lidel –Edições Técnicas Lda. Lisboa, 2003; (3) In Nefrologia Pediátrica. Ed Victor Garcia-Nieto, Fernando Santos Rodríguez y Bernardo Rodríguez-Iturbe. 2ª Edición. Aula Médica.

Madrid, 2006; (4) In Água – um desafio sem Espaço nem Tempo. (Coord. de F. Xavier Malcata) Ed.Universidade Católica Editora Unipessoal, Lda. Lisboa, 2009.

Paulo Oom

Cargos actuais:

 Director do Departamento de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo – Loures (desde 2012)

 Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (desde 2009)

 Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (desde 2013)

 Editor-chefe da Acta Pediátrica Portuguesa (desde 2014)

(3)

3 Graus académicos:

 Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1988)

 Grau de Especialista em Pediatria (1997)

 Doutoramento em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2004)

 Sub-especialidade em Cuidados Intensivos Pediátricos (2005)

 Programa Avançado de Gestão de Unidades de Saúde na Católica Lisbon Scholl of Business and Economics (2011)

Áreas de interesse:

 Pediatria geral e comunitária

 Cuidados intensivos pediátricos

 Sistemas de informação em saúde

 Gestão de unidades de saúde

Ana Sofia Correia Gonçalves

A concluir o Mestrado em Reabilitação Psicomotora, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, na área do rastreio do desenvolvimento infantil (2012/2014);

Conclusão da parte curricular, com complemento de estágio, do Mestrado em Linguística, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área da Psicolinguística - Avaliação da Linguagem no Autismo (2007/2009);

Curso de Especialização em Psicomotricidade – Neopraxis, (200 horas), na FMH (Nov/98 a Mai/99).

Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), com a média final de 14 valores (96/00).

Formadora Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Educação Especial e Sensibilização à Educação Especial (desde Nov/00).

Actualmente, a exercer funções como Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação, na área de Avaliação e Intervenção Precoce, Psicomotora e Psicopedagógica no Hospital Beatriz Ângelo e na Clínica Gerações e Sócia-gerente da Gerações Formação, empresa dedicada à organização de actividade formativa nas áreas da Saúde e Educação.

(4)

4

Mónica Pinto

Pediatra do Neurodesenvolvimento, Clínica Médica Gerações, Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças/APPT21, Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Beatriz Ângelo.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1993 e obtendo grau de especialista em Pediatria Médica no Hospital de Santa Maria em 2001, sempre com um perfil relacionado com o Neurodesenvolvimento e tendo inúmeros trabalhos apresentados e publicados nesta área. Monitora e depois Assistente Livre de Genética na Faculdade de Medicina de Lisboa até 2002.

Responsável pela Consulta de Desenvolvimento e de Trissomia 21 na Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21), de Setembro de 1996 a Janeiro de 2000, sendo presidente da APPT21 de 1999 a 2003. Sócia da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Portuguesa de Genética Humana e do Down Syndrome Medical Interest Group (UK).

Assistente Hospitalar Eventual do Hospital de Reynaldo dos Santos, dinamizando a Consulta de Desenvolvimento nesse hospital, de 2001 a 2004. Assistente Hospitalar do Hospital Dona Estefânia (HDE), trabalhando no Centro de Desenvolvimento do HDE de 2004 a 2012.

Desde 2012, Coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Beatriz Ângelo, e exercendo ainda atividade clínica na Clínica Médica Gerações e no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças (APPT21). Atualmente membro da direção da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento.

Paula Pires de Matos

Pediatra de Desenvolvimento, Clínica Médica Gerações, Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, APPT21

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1988 Internato Complementar de Pediatria Médica terminado em 1998, no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria (HSM). Sócia fundadora da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 e sócia da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Assistente Eventual de Pediatria Médica de Fevereiro a Setembro de 98 colocada na Unidade de Neurologia Pediátrica do Serviço de Pediatria do HSM. Frequência do Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia de 1/10/98 a 6/1/1999 no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria.

Assistente Eventual de Pediatria Médica colocada na Consulta de Desenvolvimento no Hospital de Dona Estefânia de 6/1/1999 a 8/7/1999.

(5)

5 Exerce actividade profissional na Clínica Médica Gerações e no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças. Pediatra assistente do Centro de Alojamento Temporário de Tercena e da Casa da Criança de Tires.

Lisboa, 11 de junho de 2014

Referências

Documentos relacionados

Dentre tantas políticas públicas e programas de governo lançados no Brasil e regressados ao desenvolvimento territorial e regional, destaca-se aqui, todavia, não sendo

In this context, the present study aimed to identify the effects of chronic stress and the practice of physical exercise on the global DNA methylation profile in rat lung

For a better selection of cells with an intrinsic autofluorescent phenotype, the cell lines mentioned above were treated with riboflavin before analysis by flow

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

MÓDULO VENDA – Presença Comercial no Exterior A responsabilidade de efetuar o RPC no Módulo Venda do Siscoserv é da pessoa jurídica domiciliada no Brasil que mantenha filial,

En contraste, las políticas de CSSD, en tanto dimensión de las relaciones sur-sur, se circunscriben a aquellas acciones de política exterior gestadas desde las unidades del gobierno