• Nenhum resultado encontrado

AUDITORIA DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NO CENTRO CIRÚRGICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUDITORIA DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NO CENTRO CIRÚRGICO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Enfermeira SILVA, MJMS Da. Tel.: (86) 8839 1256; E-mail: riander.rianderson@hotmail.com 2

Estudante do 7º período de enfermagem SILVA, MCS. 3

Enfermeira BEZERRA, SLC. 4

Enfermeira SANTOS, YCC.

Maria de Jesus Monteiro da Silva1

Maria Cristina de Sousa e Silva2

Samara Laís Carvalho Bezerra3

Yvanise Cleisiane Costa dos Santos4

RESUMO

Este artigo teve como objetivos avaliar a importância das anotações de enfermagem no prontuário do cliente frente à auditoria de enfermagem durante os procedimentos cirúrgicos na unidade de centro cirúrgico; identificar a dificuldade dos auditores internos de concluir a auditoria com a ausência desses dados indispensáveis, no processo de cuidar, ocorrido no ambiente de pouco acesso a outros profissionais; além de compreender a auditoria da assistência realizada nesse setor que exige equipe de profissionais de saúde com uma qualificação diferenciada. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico, tendo como fontes de dados periódicos indexados, publicados e catalogados disponíveis nas bases de dados LILACS e SCIELO, disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e livros, no período de Fev. a Set. de 2011. O recorte temporal da busca foi de 1992 a 2011. Avaliou-se 20 artigos publicados, aplicando o critério de exclusão, foram revisados 14 artigos, que conferiam maior significado ao objetivo da pesquisa, foram excluídos 06 por estarem publicados em outra língua além do português e a não disponibilidade do texto na íntegra. A auditoria começa antes mesmo da entrada do cliente a instituição, no momento de sua admissão, para que seja planejada e executada a assistência, deve ser feita, de preferência pelo enfermeiro, evitando desde já, problemas futuros.

(2)

1 INTRODUÇÃO

A auditoria de enfermagem é ampla, multiprofissional, deve conhecer diversas profissões com suas respectivas atuações, para uma análise segura e fiscalização dos procedimentos realizados por esses profissionais.

A enfermagem no Centro cirúrgico surgiu para atender às necessidades da equipe cirúrgica, como organizar as cirurgias, preparar materiais e equipamentos indispensáveis aos procedimentos e passou a ter especialização em auditoria, assumiu essa prática, inicialmente, apenas para fiscalizar e verificar o cumprimento adequado das técnicas cirúrgicas e estava voltada para aspectos de gerenciamento, supervisão, manuseio e manutenção de equipamentos. Atualmente para assegurar à melhoria da qualidade da assistência que tem sido um desafio para os serviços de saúde e o controle da qualidade vinculado a auditoria dos cuidados de enfermagem representa uma estratégia fundamental na busca de uma enfermagem segura e com qualidade, desenvolvendo indicadores que contribui para a qualidade e a segurança do cliente (1).

A anotação de enfermagem objetiva e criteriosa é garantia de redução de gastos,

além de requisito válido para defesa legal do ponto vista jurídico. Ela deve mostrar o que a equipe de saúde faz no atendimento ao cliente, podendo funcionar como um instrumento que confere visibilidade à enfermagem (2).

Para garantir a qualidade dos serviços prestados aos clientes, nos dias atuais, grandes empresas têm-se preocupado em utilizar a auditoria, de forma contínua, visto que os clientes estão cada vez mais convictos de seus direitos. A palavra auditoria vem do latim “audire” que significa ouvir, e que toda pessoa que possui a função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior, poderia ser considerado auditor (3).

A auditoria de enfermagem é uma área pouco investigada, importante instrumento avaliativo da qualidade da assistência nas instituições públicas ou privadas, está relacionado à importância da enfermagem e sua repercussão para o cuidado prestado, associado ao controle administrativo e financeiro, uma falha qualquer nos registros ocasiona erros de cobrança, prejuízos financeiros e dificulta o faturamento do prontuário do cliente (2).

(3)

Os cuidados de enfermagem podem ser avaliados através de cuidados, de registros ou anotações de enfermagem contida no prontuário do cliente, com dados claros, concisos, prescrição, evolução e checagem de medicações, procedimentos realizados com identificação do executor com o nome e número do registro no COREN, ou através das próprias condições do cliente, além de mensurar o grau de satisfação do mesmo (4).

Esta assistência realizada no Centro Cirúrgico faz parte de um conjunto de atividades que inclue a Auditoria, que exige um trabalho coletivo, com vários profissionais como cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, podem estar inclusos técnico de Rx e laboratório, dentre outros profissionais. A auditoria de enfermagem em centro cirúrgico se dá por meio da análise das anotações de enfermagem, descrições cirúrgicas e anestésicas, comparando-as com as cobranças realizadas e débito de sala na recuperação anestésica (5).

Acredita-se que o processo de melhoria das anotações dependa também da valorização e empenho dos profissionais em reconhecer que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, se realizada adequadamente, pode facilitar seu trabalho e direcionar a assistência prestada ao paciente. Portanto, este não deve medir esforços para que seja aplicada com a finalidade de individualizar o cuidado, ao em vez de rotinizá-lo e/ou mecanizá-lo (6).

O conhecimento sobre a prática dos enfermeiros auditores, ainda incipiente no Brasil, poderá contribuir para adicionar recursos físicos e materiais disponíveis nos serviços de saúde e para desenvolver as ações, melhorando, o planejamento da execução técnica do trabalho, a relação custo-benefício para o paciente, o hospital e o cliente. A auditoria é entendida como um processo educativo que fornece subsídios para a implantação e gerenciamento de uma assistência de qualidade (7).

O objetivo do trabalho é avaliar a importância das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes durante a cirurgia; identificar a dificuldade dos auditores internos de concluir a auditoria com a ausência de dados indispensáveis no processo de cuidar; contribuir com a equipe de enfermagem para a melhoria da qualidade da assistência; além de compreender a auditoria da assistência que exige equipe de profissionais de saúde uma qualificação diferenciada.

A relevância deste artigo está no fato da ocorrência de gastos abusivos com procedimentos realizados que não foram anotados ou anotações insuficientes, ocasionando inúmeras glosas, também por ser uma temática pouco abordada que requer conhecimento

(4)

cientifico e pela sua contribuição para que a pesquisa possa trazer uma melhor qualidade do atendimento no Centro Cirúrgico, reduzindo riscos ao cliente e gastos desnecessários para a instituição.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A auditoria de enfermagem é o instrumento de controle da qualidade do trabalho da equipe de enfermagem, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado; é um sistema de revisão e controle, para informar a administração sobre a eficiência das ações em desenvolvimento. Sua função não é somente indicar as falhas e os problemas, e sim, apontar sugestões e soluções, assumindo um caráter normativo, padrão, que servirá de base ou apoio para avaliação da qualidade ou quantidade, proporciona a compreensão daquilo que deverá alcançar relacionado com os que se deseja alcançar (8).

O serviço de auditoria sempre esteve associado ao controle administrativo-financeiro das organizações. Erros em cobranças ou glosas de procedimentos, que geram prejuízo financeiro à instituição de saúde, são relacionados à falha de registros de materiais e medicamentos utilizados, tanto de enfermagem quanto médica. Nesse caso, a auditoria que visa à redução financeira é de grande relevância, porém não deve ser prioridade em auditoria para não haver perda de seu objetivo, que é a qualidade de assistência.

A significativa presença dos enfermeiros entre os profissionais que atuam nos serviços de auditoria em saúde denota a relação que existe entre as responsabilidades assumidas por eles na prática assistencial e o conhecimento necessário para o trabalho no campo da auditoria. Isto porque o profissional que mais atua nos procedimentos relacionados à assistência prestada ao usuário é o enfermeiro; desde o atendimento direto, até as atividades administrativas e gerenciais, é ele que confere alguma competência técnica-administrativa para lidar com o processo de produção da conta do hospital (7).

O acompanhamento das ações de auditoria pelas diversas instituições de saúde é realizado especialmente através das equipes de auditores que buscam aferir os aspectos técnicos, científicos, financeiros, patrimoniais e estruturais. Ressaltamos que a atividade de auditoria de enfermagem se consolida tanto no setor público como no privado, envolvendo instituições hospitalares, centros de saúde, e operadoras de planos de saúde (9).

(5)

A qualidade de assistência multidisciplinar e as divergências de informações encontradas nos prontuários são pontos relevantes, como também perda financeira e diminuição da credibilidade dos serviços de saúde prestados pelas instituições, a análise descritiva para caracterizar os prontuários, as inconformidades em relação a anotações de enfermagem e análise comparativa. Estes dados também demonstram inconsistência, incoerência, entre prescrição, evolução clínica, anotação e checagem dos procedimentos realizados pela enfermagem (4).

Isso fez com que a auditoria se tornasse presente, foi introduzida no início do século XX, como ferramenta de verificação da qualidade da assistência, através da análise de registros em prontuários. Atualmente, a auditoria é adotada como ferramenta de controle e regulação da utilização dos serviços de saúde e, especialmente na área privada, tem dirigido o seu foco para o controle dos custos da assistência prestada (7).

São importantes para a auditoria de prontuário alguns itens ou impressos indispensáveis como: Preenchimento do levantamento de dados do paciente; Folha de descrição do procedimento cirúrgico, assinada, carimbada pelos profissionais que a realizaram; Folha de custo com os nomes de produtos ou materiais de uso rotineiro do centro cirúrgico; Folha de uso de materiais órteses e ou próteses, caso tenha utilizado; Folhas de evolução de enfermagem e Diagnóstico de enfermagem; Prescrição de enfermagem e Prescrição médica assinada e carimbada; Anotações dos demais profissionais de saúde; Anotação de alta hospitalar e anotação de óbito, se ocorrer (10).

Os registros de enfermagem completos consistem em um dos mais importantes indicadores de qualidade, sendo o enfermeiro agente determinante, levando a equipe multidisciplinar a constituir alicerces para a qualidade nas anotações de enfermagem. A análise desta realidade à luz da literatura científica se faz necessária, devido à importância e abrangência da função do enfermeiro auditor, que deve estar observando e analisando o prontuário, a fim de identificar as inconformidades, principalmente ligadas às anotações de enfermagem, passíveis da atuação do enfermeiro auditor (11).

Os enfermeiros identificam que com o exercício da auditoria há a possibilidade de produzir melhoria na qualidade da assistência de enfermagem, nos registros nos prontuários, no controle do desperdício de materiais etc. Reconhecem que é esperado como resultado da sua prática a redução de valores apresentados nas contas, e que este é o foco da sua atividade. A prática ideal da auditoria seria uma prática que enfatizaria a devolução

(6)

de informações para a equipe assistencial, com o objetivo de aperfeiçoar o cuidado prestado (7).

À medida que a auditoria de enfermagem incorporar à sua prática a avaliação da qualidade da assistência prestada ao paciente, conforme tendência apontada para os próximos cinco anos, os métodos para sua realização se modificarão, agregando diferentes maneiras para sustentar a nova realidade. Ressaltamos que a escolha do método a ser utilizado para a realização da auditoria de enfermagem deverá estar pautada no objetivo da avaliação a que se destina e, nessa perspectiva a função do enfermeiro auditor poderá ser enriquecida e guiada não somente pelas necessidades financeiras da instituição, mas, principalmente, pelas necessidades de saúde dos clientes que serão atendimento (12).

Neste sentido, refletir sobre a avaliação de desempenho do enfermeiro, acredita-se ser importante uma vez que, a avaliação como uma das últimas funções na gestão de pessoas é um processo complexo e dinâmico que requer constantes discussões na busca de novas maneiras de se abordar estratégias que visem à melhoria da assistência prestada à população e que se traduzam em ações cada vez mais certas, eficientes e eficazes na solução de necessidades e/ou problemas da comunidade refletindo também na satisfação e no trabalho destes profissionais (13).

A auditoria pode ser considerada um elemento essencial para mensurar a qualidade da assistência de Enfermagem e outros profissionais, oferecendo subsídios aos profissionais para orientar suas atividades, estimulando a reflexão individual e coletiva e nortear o processo de educação permanente. A avaliação do desempenho profissional de forma dinâmica e integrada também é importante para a promoção do crescimento profissional e subsidiar tomadas de decisões administrativas para possíveis mudanças com conseqüentes melhorias (15).

3 METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em periódicos indexados, publicados e catalogados disponíveis nas bases de dados LILACS e SCIELO, disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no

(7)

período de Fev. a Set. de 2011. O recorte temporal da busca foi de 1992 a 2011. Avaliou-se 20 artigos publicados, aplicando o critério de exclusão, foram revisados 14 artigos, que conferiam maior significado ao objetivo da pesquisa, foram excluídos 06 por estarem publicados em outra língua além do português e a não disponibilidade do texto, utilizando como descritores: Enfermagem. Auditoria em enfermagem. Centro cirúrgico.

Os artigos relacionados à enfermagem, que surgiu no Centro cirúrgico para atender às necessidades da equipe cirúrgica, incluindo a auditoria, que assumiu essa prática, inicialmente, apenas para fiscalizar e verificar o cumprimento adequado das técnicas cirúrgicas, voltado para os aspectos de gerenciamento, para supervisão e manutenção de equipamentos, que a escolha do método a ser utilizado para a realização da auditoria de enfermagem deveria estar pautada no objetivo da avaliação a que se destina e, nessa perspectiva a função do enfermeiro auditor poderá ser enriquecida e guiada não somente pelas necessidades financeiras da instituição, mas, pelas necessidades de saúde dos clientes.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para os autores o reconhecimento da importância da assistência prestada é de competência da equipe de enfermagem, assim como, identificar problemas e necessidades básicas durante os procedimentos cirúrgicos, através de evidencias para então desenvolver ações adequadas a partir de situações, para se realizar auditoria com eficácia a equipe deve interagir e contribuir com informações e anotações fidedignas. A utilização de padrões como metas a serem alcançadas necessitam de persistência e supervisão constantes, procurando sempre atingir o máximo de eficácia.

Entretanto, alguns dos padrões estão ultrapassados ou inadequados à realidade da Enfermagem dentro de algumas Instituições, por exemplo, um "achado" que corresponde a este fato refere-se ao programa de informatização do prontuário que alterou boa parte do processo metodológico assistencial sem a devida atenção à "atualização" dos Padrões ou vice-versa. Assim, a implantação do prontuário eletrônico sem a devida observância dos

(8)

Padrões estabelecidos, ainda não está adequado a nossa realidade, pois ainda existem falhas ou ausência de anotações importantes para a auditoria (12).

O método do enfermeiro auditor decorre de um ideário profissional, o qual está articulado com um campo de conhecimentos e práticas de gestão, que se diferenciam segundo lógicas organizacionais de natureza pública ou evitar que a função do auditor se encaminhe para privada. As práticas e os métodos de auditoria de um controle administrativo que se sobreponha a enfermagem desenvolvem-se mais amplamente às ações de saúde com a pretensão de reduzir em instituições privadas regidas pelo modelo de tratamentos de alto custo. Apresenta Atenção Gerenciada, o que tem gerado questionamentos dos resultados encontrados acerca dos métodos de procedimentos na comunidade, a fim de auditoria de enfermagem (14).

Desta forma, os trabalhos nos serviços de saúde possuem seus atos fragmentados, que tendem a aumentar com o acúmulo das novas tecnologias e variedade de serviços. O trabalho direcionado para um cuidar holístico do paciente, inicialmente necessitou ser fragmentado para melhorar a organização e a produtividade do serviço, especializando os funcionários em executores de funções especificas. Assim, enquanto um trabalhador realiza cuidados básicos de alimentação e higiene, outro administra os medicamentos e outro faz os curativos, promovendo assistência de qualidade ao cliente (13).

Observa-se uma projeção futura de mudança incorporando a avaliação da qualidade da assistência do enfermeiro auditor, quanto aos métodos organizacionais, à situação atual, é de proceder segundo a forma retrospectiva, do tipo interna, contemplando a coleta e análise dos pagamentos de contas. À medida que a auditoria de enfermagem incorporar à sua prática a avaliação da qualidade, conforme tendência futura, os métodos agregarão diferentes maneiras para sustentar a nova realidade (14).

O trabalho no Centro Cirúrgico requer uma ampla colaboração de toda equipe presente para que tenha eficácia na resolução dos procedimentos e agilidade para o faturamento, sem deixar de executar as tarefas com qualidade e satisfação para o cliente.

A utilização dos prontuários para a realização da auditoria de enfermagem possibilita identificar problemas e orientar a equipe e o estabelecimento de saúde quanto ao registro adequado das ações e para respaldo ético e legal que possa ocorrer.

(9)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A auditoria é uma forma de avaliar a qualidade do serviço em geral, bem como reduzir gastos durante os procedimentos, o enfermeiro deve ter uma qualificação para realizar tal função com eficiência e eficácia, as experiências com auditoria aqui descritas apresentam um bom nível para o controle da qualidade da assistência junto à clientela e entendem que estas, podem conduzir ações de excelência para o marketing de enfermagem.

O controle da avaliação em saúde constitui elemento fundamental para se realizar auditoria, a auditoria não é apenas uma forma de fiscalizar, mas uma forma de avaliar a qualidade da assistência realizada pelos enfermeiros e por toda a equipe ali presente no centro cirúrgico. Também é fundamental essa avaliação para detectar os problemas apresentados nos prontuários, pois possibilita por meio dos relatórios de avaliação, a orientação para a equipe e a instituição, quanto ao registro apropriado da qualidade das ações dos profissionais e o respaldo ético e legal, frente aos conselhos de classe, às associações de classe e a justiça.

(10)

REFERÊNCIAS

1 Lessa ABA. Indicadores de qualidade da assistência da enfermagem no centro cirúrgico: uma proposta de sistematização. Rio de Janeiro; Sn; 2006.38p.

2 Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura.

Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009; 11(4):1018-25. Disponível em: URL: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n4/v11n4a28.htm.

3 Buzatti CV, Chianca TC. A auditoria em enfermagem: erros e custos envolvidos nas anotações. Revista Nursing. 2005; 90 (8):518-22.

4 Godoi AP de, Machado CS, Lins MA, Cruz MG da, Batista VM, Rosa BA. Auditoria de Custos: análise comparativa das evidencias de glosas em prontuário hospitalar. Rev. Inst. Ciência Saúde; 25(4), out-dez de 2008.

5 Medrado SSR, Moraes MW de. Auditoria de Enfermagem no Centro Cirúrgico: atuação do enfermeiro auditor; Rev. SOBECC, 16(1): 56-63; jan-mar. 2011

6 Venturini DA, Marcon SS. Anotações de enfermagem na Unidade cirúrgica de um hospital escola. Rev. bras. enferm. , Brasília, v. 61, n.5, outubro 2008. Disponível em: URL: http://www.scielo.br/scielo.PhpScript=sci_arttext&pid=S0034-

71672008000500007.

7 Pinto KA, Melo CMM de. A prática da enfermeira em auditoria em saúde. Revista Esc. Enfermagem USP [série internet]. 2010 sep [citado em 20 jun 2011]; 44(3): 671-678. Disponível em: URL: HTTP://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttex&pid=S0080-62342010000300017&ing=en.

9 Costa MS et al. Auditoria em enfermagem Como Estratégia de marketing Profissional um. Rev. bras. enferm. Brasília, v. 57, n.4, agosto 2004. Disponível em: URL:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000400024&lng=en&nrm=iso.

8 Chiavenato I. Administração: Teoria, processo e prática. 2ª Ed. São Paulo: Makson Books; 1994. 532p.

(11)

10 Setz VG, D'innocenzo M. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria. Acta paul. enferm. São Paulo, v. 22, n. 3, Jun 2009. Disponível em: URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000300012&lng=en&nrm=iso.

11 Huston JC, Marques LB. Administração e liderança em enfermagem: Teoria e prática. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.

12 Faraco MM, Albuquerque GL de. Auditoria do método de assistência de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. Brasília, v. 57, n.4, ago, 2004. Disponível em: URL:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000400007&lng=pt&nrm=iso.

13 Neves FBS, Benito GAV. Refletindo Sobre Avaliação de Desempenho do Enfermeiro no Contexto do Sistema Único de Saúde. Rev. Bras. Enferm. Brasília, v. 57, n.4, agosto 2004. Disponível em: URL:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000400014&lng=en&nrm=iso.

14 Scarparo AF, Ferraz CA, Chaves LDP, Rotta CSG. Tendências da função do enfermeiro auditor no mercado em saúde. Texto & Contexto-enferm. Florianópolis, v. 19, n, mar. 2010. Disponível em:

URL:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100010&lng=pt&nrm=iso.

15 Gonçalves VLM, Leite MMJ. Diagnóstico situacional de um Processo de Avaliação de Desempenho Profissional. Rev.Bras.Enferm. Brasília, v. 57, n.4, agosto 2004 [citado em 20 de jun 2011]; 430-433. Disponível em: URL:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000400009&lng=en.

Referências

Documentos relacionados

aceita(m) a presente venda, nos termos e condições acima estipulados, e declara(m) que está(ao) adquirindo o imóvel acima descrito no estado de conservação e ocupação em

Objetivou-se com este estudo identificar que recursos e capacidades criam valor para as empresas para obtenção de vantagem competitiva, bem como, identificar os produtos e

12 Desta forma, o estudo apresenta como contribuição científica uma análise comparativa entre as empresas associadas às redes e as empresas que não estão associadas às redes,

freqüentemente para manipular o valor do yen limita o potencial do yen para se tornar a moeda mais

E, sendo a atenção básica, teoricamente, a porta de entrada para o sistema público de saúde, possivelmente essa seja a primeira instância onde o idoso

A incidência de quedas no ambiente hospitalar é considerada um indicador importante para avaliar e acompanhar a assistência prestada ao paciente em uma

Comissão Verificadora – – 2 Membros, sendo renovada 2 Membros, sendo renovada (apenas um dos membros da primeira Comissão).. (apenas um dos membros da primeira

É facultada às licitantes a substituição dos documentos de habilitação exigidos neste Edital, pelo comprovante de registro cadastral para participar de licitações junto ao