• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM Rua Dr. Anysio Chaves, 1001, Aeroporto Velho CEP Santarém - Pará

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM Rua Dr. Anysio Chaves, 1001, Aeroporto Velho CEP Santarém - Pará"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM

Rua Dr. Anysio Chaves, 1001, Aeroporto Velho

CEP. 68005-290 - Santarém - Pará www.santarem.pa.leg.br

Press Release Nº 219 ANO II Santarém - Pará, 03 de maio de 2016

Falta de água é atribuída à má gestão da Cosanpa

“Não dá mais para a gente suportar o que vem acontecendo hoje, com relação ao abastecimento d’água em Santarém”, desabafa o vereador Henderson Pinto.

O vereador Henderson Pinto (DEM), em sua fala na tribuna, sessão desta terça-feira, 03/05, disse que na última segunda-feira esteve reunido com o Ministério Público e outros órgãos, quando esteve em discussão a falta de água em Santarém, que, na opinião dele, é fruto da má gestão da Cosanpa.

Segundo Henderson Pinto, a conclusão a que chegou depois de ter participado da reunião, é de que a Cosanpa em nada avançou, tanto no cumprimento do contrato que tem com a Prefeitura para prestar um serviço de qualidade, como na relação com o consumidor, que, de acordo com ele, sofre há anos com a falta d’água, fato que ocorre em bairros inteiros de Santarém.

Para Henderson, a Prefeitura Municipal tem e deve se posicionar de forma firme diante do problema, obrigando a Cosanpa a cumprir com o que reza o contrato da melhor prestação possível do serviço no fornecimento de água, ou o poder público municipal encerra o contrato e assume a gestão desse serviço, que, para o vereador, “pior do que está não pode ficar”.

O vereador lembra que obras avaliadas em R$ 94 milhões, que seriam para melhorar o abastecimento de água em Santarém, “não conseguem andar, causando mais uma vez prejuízo à população e o sistema existente, no último mês tem dado pane maior ainda do que já dava”.

Henderson diz que a situação é tão precária que bairros inteiros de Santarém ficam sem água durante semanas, “pelo simples fato de queimar uma bomba e não ter outra para

(2)

repor, com dependência total de Belém, para se revolver questões como essa”, lamenta. “Não dá mais para a gente suportar o que vem acontecendo hoje, com relação ao abastecimento d’água em Santarém”, conclui.

Plano Decenal de Direitos da Criança em discussão

Segundo Emir Aguiar, o projeto será encaminhando à Mesa Executiva da Câmara na sessão de amanhã, para ser votado.

O vereador Emir Aguiar (PTN), na tribuna, sessão desta terça-feira, 03.05, destacou a série de reuniões que vem ocorrendo para discutir o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com Emir Aguiar, desde 2014 que as discussões vêm sendo feitas com todos os setores da sociedade civil organizada e a Câmara. Informa ser uma lei de cinco eixos, importante e extensa, que garante direitos das crianças e adolescentes.

Segundo Emir Aguiar, na sessão desta quarta-feira, 04/05, o presidente da Segunda Comissão Permanente, vereador Mauricio Corrêa (PTB), estará encaminhando à Mesa Executiva parecer já discutido nas comissões por onde o projeto tramitou.

Para Aguiar, a partir daí, fica por conta da prerrogativa do presidente da Mesa, vereador Reginaldo Campos (PSC), definir a data de discussão e aprovação do texto.

Criação da Guarda Municipal é uma vitória da Câmara -

Dizendo que a criação da guarda municipal é uma vitória da Câmara Municipal, dada a defesa da efetivação desse projeto pelos vereadores, Emir Aguiar lamentou que a sansão da lei tenha ocorrido no horário da sessão do Poder Legislativo, manhã desta terça-feira, 03/05, uma vez que ele e outros vereadores gostariam de estar presente no ato. Para o vereador, a instalação da Guarda Municipal é um projeto da maior importância, “e sempre teve a cobrança dos vereadores e se não fosse em horário de sessão, esta Câmara estaria quase na sua totalidade presente no ato”, esclarece Emir Aguiar. De acordo com Emir Aguiar, ainda neste semestre de 2016, a prefeitura deverá realizar o concurso público, com vaga para 50 guardas municipais.

(3)

Santarém disputa prêmio nacional Prefeito Empreendedor

O vereador Valdir Matias Junior (PV) informou que vai acompanhar a etapa nacional do prêmio Prefeito Empreendedor, no próximo dia 10, em Brasília.

Na sessão desta terça-feira, 03/05, na tribuna da Câmara, o vereador Valdir Matias Junior (PV) informou que estará em Brasília, no próximo dia 10, juntamente com o prefeito Alexandre Von, acompanhando a etapa nacional do prêmio Prefeito

Empreendedor, promovido pelo Sebrae. Matias disse que estará representando o Poder Legislativo a convite do Sebrae, que está bancando as passagens.

Segundo Matias, nessa etapa o município de Santarém está concorrendo com os projetos do Grupo de Gestão Integrada (GGI), que tenta tirar Santarém do chamado G100 (uma lista dos municípios com os piores índices de desenvolvimento), e tenta destravar os gargalos através de ações por cadeias produtivas; e o Cristo Rei Centro de Artesanato que, de acordo com ele, beneficiou toda uma cadeia produtiva, com mais de 600 artesãos.

São ações como essas - diz Matias Junior -, que precisam ser fomentadas, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que hoje sofrem com a falta de emprego, renda e ocupação, “e só assim as pessoas vão conseguir melhorar de vida”, enfatiza.

Para Matias, o reconhecimento da premiação mostra a importância dos projetos por ele relatados, “que já foram premiados em nível estadual e agora vão concorrer ao prêmio em nível nacional, pelo SEBRAE”.

Câmara teve participação importante na criação da Guarda Municipal

O projeto foi sancionado na manhã de hoje, pelo prefeito Alexandre Von,

durante solenidade no Centro Cultural João Fona

(4)

Líder do governo na Câmara, o vereador Luiz Alberto (PSDC) destacou a importante participação dos vereadores na criação da lei da Guarda Municipal, sancionada na manhã desta terça-feira pelo prefeito Alexandre Von.

Luiz Alberto fez ver que todos os projetos de leis que passam pela Câmara, têm

participação efetiva de todos os vereadores. De acordo com ele, “isso é preciso ser dito e não posso de maneira nenhuma deixar de reconhecer o apoio que esta Câmara tem dado para os projetos que vêm do Executivo”.

Disse ser importante elogiar o esforço do prefeito Alexandre Von, na criação da Guarda Municipal, mas reconhecer também o incondicional apoio dos veadores. Luiz Alberto aproveitou o espaço da tribuna para solicitar do governo estadual, providências quanto à manutenção da rodovia Everaldo Martins, que liga Santarém a Alter do Chão, que segundo ele, está em precárias condições.

Vereadora denuncia caso de morte por dengue hemorrágica

Ana Elvira Alho disse que uma senhora, de nome Izabel, teria morrido, no último sábado, vítima da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegipt

A vereadora Ana Elvira Alho (PT), na tribuna, sessão desta terça-feira, 03/05, disse lamentar que uma senhora do seu ciclo de amizade, de nome Izabel, tenha morrido vítima de dengue hemorrágica, fato ocorrido no último sábado, 30 de abril.

Ana Elvira disse que a maior preocupação com relação a essa situação se dá a partir do cemitério, já que quando do sepultamento de dona Izabel, constatou que “o campo santo está tomado de mato, lixo e água parada, a olhos vistos do poder público”. Citou

também a Avenida Anísio Chaves, que está em obras, onde, de acordo com ela, “os canteiros acumulam água parada, que não faz bem à saúde, faz bem apenas ao mosquito da dengue”.

Criadouro na Praça do Mirante - A vereadora aproveitou o espaço para ler matéria do

jornal O Impacto, que denuncia a existência de “uma caixa d’água abandonada no início da Praça do Mirante, na área central de Santarém, que virou motivo de preocupação dos

(5)

usuários do local. Quem chega à praça constata a caixa d’água abandonada, sem tampa, com água e cheia de larvas de mosquito”.

A vereadora deu conhecimento aos seus pares, do conteúdo da matéria, que destaca: “Além da caixa d’água, a Praça do Mirante apresenta problemas na estrutura e a má conservação tem gerado reclamação de frequentadores do local, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. No local, dezenas de pessoas aos fins de tarde acompanham o por do sol, além de observar o encontro das águas de dois gigantes, os rios Tapajós e Amazonas.”

Depois de ler a matéria, Elvira pediu providências da Secretaria Municipal de Saúde, para que outros casos de morte por dengue hemorrágica não venham ocorreu.

A vereadora também lembrou na tribuna, de um acidente causado, segundo ela, por um carro da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, ocorrido no dia 22 de abril, quando um casal que vinha em uma moto foi atropelado e atingido fisicamente, com o rapaz, segundo a vereadora, ainda permanecendo no hospital. Ana Elvira pediu que a SEMTRAS dê socorro urgente a essas duas pessoas, que ainda são jovens e precisam de ajuda.

Ana Elvira disse que foi informada, através de carta, que a empresa Emed, que presta serviço à UPA 24 Horas, vai deixar de fazer isso. Situação inclusive que já havia sido objeto de pronunciamento da vereadora, uma vez que, segundo ela, tal empresa não vinha cumprindo com cláusulas estabelecidas no contrato com a prefeitura sobre a prestação do serviço com a melhor qualidade possível, principalmente quanto à falta de médicos, tanto na UPA 24 Horas, quanto no Hospital Municipal.

A vereadora finalizou seu discurso observando que a sansão da lei de criação da Guarda Municipal, ocorrida na manhã desta terça-feira, poderia ter sido feita em outro dia e horário, sem coincidir com a sessão da Câmara, para que os vereadores pudessem participar do ato.

(6)

A pesquisa constatou ainda que os sete estados da região Norte perderam leitos nos últimos seis anos

A vereadora Marcela Tolentino (SD), denunciou na tribuna, sessão desta terça-feira, 03/05, que a saúde pública no município de Santarém é um caos. Ela baseou-se no que vem ocorrendo a nível de Estado, e lembrou para seus pares, matéria publicada no Jornal O Liberal, onde o Conselho Regional de Medicina (CRM) denuncia que o Pará perdeu 595 leitos desde 2010. Os dados são do Conselho Federal de Medicina (CFM), que realizou o estudo junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde. A pesquisa constatou ainda que todos os sete estados da região Norte perderam leitos para pacientes que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas.

De acordo com a reportagem citada por Marcela Tolentino, em números absolutos, o Estado do Pará foi o que mais sofreu com redução no período, com 595 leitos

desativados desde julho de 2010. Na sequência aparece Amazonas, com menos 475 leitos. Acre desativou 195 no período, 60% deles na capital. No geral, o resultado final para a região foi contrabalanceado pelos estados de Rondônia, Amapá e Roraima, que apresentaram ligeira alta de leitos.

VEREADORES PRESENTES: Silvio Neto (PTB); Ana Elvira Alho (PT); Dayan Serique

(PPS); Ney Santana (PSDB); Henderson Pinto (DEM); Ronan Liberal Júnior (PMDB); Valdir Matias Júnior (PV); Gerlande Castro (PSDB); Luiz Alberto (PSDC); Nicolau do Povo (PSDC); Erasmo Maia (DEM); Emir Aguiar (PTN); Rogélio Cebuliski (PSB); Marcela Tolentino (SD) e Maurício Corrêa (PTB).

VEREADORES AUSENTES: Júnior Tapajós (PR) ausente por motivos de doença na família;

Ivete Bastos (PT) está doente; Reginaldo Campos (PSC) representa a Câmara na sanção da Lei da Guarda Municipal; Chiquinho da UMES (PSDB) por falecimento na família; Silvio Amorim (PSC) e Geovani Aguiar (PTN) não apresentaram justificativa.

(7)

Moção de Felicitações 093/2016, de autoria do vereador Nicolau do Povo (PSDC),

parabenizando todos os profissionais pela passagem do Dia do Oftalmologista, que ocorre neste dia 7 de maio.

Requerimento 299/2016, de autoria do vereador Luiz Alberto (PSDC), solicitando da SEMINFRA a limpeza e a recuperação da Rua Vitória, no bairro do Caranazal.

Requerimento 300/2016, de autoria do vereador Luiz Alberto (PSDC), solicitando da SEMINFRA a limpeza e a recuperação da Alameda São Bernardo do Campo, ao lado do IESPES, no bairro do Caranazal.

Requerimento 301/2016, de autoria do vereador Luiz Alberto (PSDC), solicitando da SEMINFRA a limpeza e recuperação da Travessa Bandeirantes, no bairro do Caranazal.

Requerimento 302 /2016, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando da SEMINFRA a recuperação da Travessa 2 de Junho, no bairro de Aparecida.

Requerimento 303/2016, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando da SEMINFRA a recuperação da Travessa Natal, no bairro do Aeroporto Velho.

Requerimento 304/2016, de autoria do vereador Rogélio Cebuliski (PSB), solicitando da SEMINFRA serviços para a Rua Portugal, no bairro do Diamantino.

Requerimento 305/2016, de autoria do vereador Gerlande Castro (PSDB), solicitando da SEMINFRA a manutenção da Rua 13 de Maio, no bairro do Santarenzinho.

Requerimento 306/2016, de autoria do vereador Gerlande Castro (PSDB), solicitando da SEMINFRA a manutenção da Rua Cruzeiro do Norte, no bairro do Santarenzinho.

Requerimento 307/2016, de autoria do vereador Luiz Alberto (PSDC), solicitando da SEMINFRA a limpeza da Travessa Luiz Barbosa, no bairro do Caranazal.

Requerimento 308/2016, de autoria do vereador Luiz Alberto (PSDC), solicitando da SEMINFRA a limpeza da Travessa Agripina de Matos, no bairro do Caranazal.

Referências

Documentos relacionados

Este valor é próximo à distância entre átomos de carbono numa ligação peptídica , sendo então ideal para estudar estruturas de proteínas.. Paula Kuser Falcão

Enquanto capacidade de trabalho (força de trabalho) que pertence a outrem, somente é produtivo o trabalhador que, mediante tal subordinação, tem seu processo de

corrobora a preocupação trazida por professores do país, apresentada na introdução deste texto, sobre como trabalhar os conteúdos curriculares usando ao mesmo tempo as

• Ações integradas de direitos humanos com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) para combater a violência de gênero e

Instead of ghettoizing girls as a population that needs ‘special help’ in their relation to technology, we should encourage boys and girls to express aspects of self-identity

A adopção generalizada da FE entre empresas e/ou organismos públicos, e seu depósito ao nível do Estado, tal como acontece com outras obrigações declarativas (IVA,

No 3 0 decêndio de julho verifica-se que as regiões do Vale do Rio Uruguai, parte das regiões das Missões e parte da Depressão Central, que são as regiões mais quentes do

As empresas descontarão na folha de pagamento 6% (seis por cento) em duas parcelas iguais de 3% (três por cento) sobre os salários base dos meses de setembro e dezembro de 2009,