• Nenhum resultado encontrado

250 REVISTA BEM LEGAL Porto Alegre v. 10 Ed. Especial 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "250 REVISTA BEM LEGAL Porto Alegre v. 10 Ed. Especial 2020"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

250 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

PIBID 2018/2019 E A APLICAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO LITERÁRIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES

Tatiana Aranha dosSantos Silvana de Oliveira Guimarães Maria Fernanda Brito Chaves

INTRODUÇÃO

O artigo constitui de uma comunicação do processo de implantação e dos resultados obtidos na primeira e segunda fases do projeto Roda Literária, que resultou em apresentações teatrais de obras selecionadas, realizadas pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle, no mês de setembro de 2019. A primeira etapa do projeto executado tratou da escolha, distribuição, leitura crítica e apresentação de seminários, seguidas da roteirização das obras selecionadas. As turmas A, C e E, que compõem o corpus, foram acompanhadas, e as obras trabalhadas foram: “Esaú e Jacó” de Machado de Assis, “Olhos D’Água” de Conceição Evaristo e “Tereza Batista cansada de guerra” de Jorge Amado, respectivamente. A escolha das obras trabalhadas ocorreu através da seleção de obras literárias utilizadas em diversos concursos de universidades e faculdades em todo o território nacional e de diferentes escolas e períodos literários. Após a escolha, as obras foram sorteadas entre as turmas. O projeto Roda Literária é realizado no Colégio desde 2015 e é uma proposta dos professores em busca do estímulo à leitura, apresentando-a aos alunos como uma atividade prazerosa e divertida.

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO

(2)

251 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

implícitas no texto. É, assim, possível entrar em contato com temas contidos na vivência humana e que não estão nos livros didáticos ou nos programas educacionais como preconceitos de todas as espécies, ideologias, sentimentos humanos, entre outros. Como diz Abramovich (1997, p.17), “É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica. É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula”. Ao trabalhar a literatura, o educador proporciona um mundo mágico onde o aluno pode mergulhar na subjetividade e no encantamento, onde ele tem a possibilidade de se descobrir, de se reconhecer, de se encontrar. Neste sentido, a literatura passa a ser um convite a um lugar onde podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções.

(3)

252 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

Para o processo de construção do projeto, os professores de Língua Portuguesa, Literatura e Redação listaram diversas obras escolhidas para concursos, vestibulares e ENEM nos últimos dez anos. A partir dessa lista, com a intenção de abranger diversos autores e escolas literárias, foi definido o rol final. Decididas as obras que seriam trabalhadas pelos estudantes, para maior transparência da atividade, foi realizado um sorteio que definiu a obra que cada turma desenvolveu.

PRIMEIRA FASE: ESTUDO DA OBRA

Para o início da execução do projeto, fez-se necessário que a realização de um estudo dos textos, e, através de pesquisas os estudantes definiram sua contextualização histórica, social, geográfica e filosófica, promovendo assim a interdisciplinaridade. Constituiu-se na pesquisa dos personagens, da época retratada na obra, da situação social, política, religiosa do local onde a trama ocorre. Para tal pesquisa utilizamos as disciplinas relacionadas às informações necessárias para a transformação da obra em um roteiro de teatro. História, geografia, dados estatísticos, ideologias, estilos artísticos, ou seja, todas as informações que contribuem para o desenvolvimento da dramatização foram identificadas para a melhor compreensão dos romances. Além das disciplinas didáticas, saberes emocionais, o respeito pelo outro e a responsabilidade de suas contribuições no processo, propiciaram o surgimento de novas relações na sala de aula. Após o processo de pesquisa histórica, geográfica e social da obra, os alunos apresentaram para os professores de todas as disciplinas informações relevantes contidas nas obras para o conteúdo programático proposto pelos docentes da 3ª série do Ensino Médio. O desenvolvimento de material, os exercícios de improvisação e a narração de histórias se apresentaram como prioridades dos estudos que aconteceram na sala de aula, através de rodas de discussões sobre as obras.

(4)

253 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

Também houve a marcação de encontros das turmas para pesquisar locações que se aproximavam do espaço descrito nas obras para inspiração na criação da cenografia. De acordo com Orlandi:

[...] a leitura é o momento crítico da constituição do texto, pois é o momento privilegiado do processo da interação verbal: aquele em que os interlocutores, ao se identificarem como interlocutores desencadeiam o processo de significação. Assim, o texto não resulta da soma de frases, nem da soma de interlocutores: o(s) sentido(s) de um texto resulta(m) de uma situação discursiva, margem de enunciados efetivamente realizados. (ORLANDI, 1996, p. 193-194).

O trabalho de contextualização dos textos, não apenas com as disciplinas didáticas, mas também com a vivência e o conhecimento de cada estudante e de todos concomitantemente, resultou na compreensão da obra promovendo um significado e importância no ato de ler.

SEGUNDA FASE: ROTEIRO

(5)

254 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

TERCEIRA FASE: DRAMATIZAÇÃO

Realizada no período de 11 a 14 de setembro de 2019, no auditório do Colégio Estadual Raphael Serravalle, a apresentação dos roteiros idealizados pelos alunos, foi a culminância do Projeto Roda Literária. A montagem do cenário, a apresentação das peças em três idiomas (português, inglês e espanhol), iluminação, sonorização e fechamento da dramatização, foi resultado de um trabalho conjunto de alunos, professores e participantes do PIBID da área de Letras Vernáculas e Matemática oriundos da Universidade Católica do Salvador.

Cada turma realizou duas apresentações para que todos os alunos da 3ª série pudessem assistir. Todos assistiram e se divertiram com as obras literárias brasileiras apresentadas por seus colegas. Os alunos que representaram, trabalharam de forma profissional com seriedade e compromisso com a transmissão da informação. O roteiro, idealizado com as cenas que mais representavam a sua interpretação da obra e sua relevância, e com as falas escolhidas por eles, tornaram as obras mais acessíveis e compreendidas por todos.

Era perceptível nos cenários, figurinos, falas e sonoplastia a contextualização histórica e social possibilitada pela pesquisa realizada nas etapas anteriores do projeto, o que tornou o processo de aquisição do conhecimento agradável, processual, completo e interdisciplinar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

(6)

255 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

(7)

256 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

REFERÊNCIAS

EVARISTO, Conceição. Olhos D´Água. Rio de Janeiro, RJ: Pallas Editora, 2014.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo, SP: Editora Scipione, 1991.

AMADO, Jorge. Tereza Batista cansada de guerra. Editora Companhia das Letras, 2008.

ASSIS, Machado. Esaú e Jacob. Rio de Janeiro. RJ: Editora H. Garnier, 1904.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

(8)

257 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

Maria Fernanda Brito Chaves

Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador - UCSal. Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2003). Especialista em Língua, Linguística e Literatura pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2017). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2018).

Silvana de Oliveira Guimarães

Licenciada em Ciências Biológicas pela

Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Especialista em Metodologia do Ensino Superior-CEPOM (2001). Especialista em Educação a Distância -UNOPAR (2013). Mestre em Ciências da

Educação pela Universidade Lusófona de

Humanidades e Tecnologias - Lisboa/Portugal (2010). Mestre em Planejamento Ambiental pela UCSAl (2016) e Doutoranda do Programa de Pós

Graduação em Planejamento Territorial e

(9)

258 http://ufrgs.br/revistabemlegal REVISTA BEM LEGAL • Porto Alegre • v. 10 • Ed. Especial • 2020

Tatiana Aranha dos Santos

Referências

Documentos relacionados

Como principais resultados concluímos que: existe uma linha de tensão nula que se desloca em função da curvatura fazendo resultar em tensões médias não nulas;

A reflexão sobre o ensino e incentivo à leitura na escola é indispensável, tendo em vista que a leitura é o alicerce para a intelectualidade e para a participação efetiva do

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

22 doença e os factores externos (nomeadamente a sujeição a estímulos infecciosos) deverão interferir na gravidade do fenótipo, num dado momento. No que se refere ao

O artigo analisa as narrativas de viagem ao interior de Mato Grosso e Goiás publicadas em 1935 e 1936 pelo explorador paulista Hermano Ribeiro da Silva, que obtiveram

• CONTRATO DE COMODATO COM A ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS DA FREGUESIA DO COUÇO - PRÉDIO URBANO SITO NA RUA ALMIRANTE REIS N.º 46, COUÇO - A Câmara

A articulação da noção de ousia com as noções de um certo isto, algo único e separado também é fortalecida e justifica a clara vinculação entre

Pelo exposto até aqui, independentemente da teoria adotada por esta Corte para definir o conceito de serviço emprega na Carta Magna, a atividade de locação de veículos