• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE DESENVOLVIMENTO: THE ART OF LIFE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO DE DESENVOLVIMENTO: THE ART OF LIFE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PLANO DE

DESENVOLVIMENTO:

THE ART OF LIFE

Neste plano, o professor encontrará um panorama dos objetos de conhecimento, habilidades e assuntos trabalhados com os alunos do 7º ano no 2º bimestre, além de sugestões complementares que visam garantir o desenvolvimento de todos.

No material impresso, este bimestre abrange os seguintes conteúdos:

 Unidade 2, Childhood Memories (reflexões acerca da infância, diversidade cultural e direito ao lazer; estudo dos gêneros website de perguntas e respostas, repertório lexical acerca de atividades recreativas apropriadas para a idade; passado simples do verbo to be.

 Unidade 3, Does Cinema Imitate Life? (conversas sobre filmes e sua influência na sociedade; estudo do gênero resenha; repertório lexical relacionado a gêneros de filmes e adjetivos para descrever filmes e personagens e polissemia; presente simples em narrativas e conjunções).

 Interconnecting 1, English is All Around (reflexão acerca da presença da língua inglesa no mundo todo).

Neste material digital, serão abordadas estratégias de oralidade, leitura, escrita e conhecimentos linguísticos, além de discussões correspondentes ao eixo Dimensão Intercultural da BNCC.

Os objetos de conhecimento e as habilidades em sala de aula

Neste momento, você terá acesso aos objetos de conhecimento e habilidades que serão mobilizados no material digital referente ao 2º bimestre. As competências gerais da BNCC também são parte integrante das atividades planejadas.

Aqui, também indicamos aos professores caminhos práticos para trabalhar com os objetos

de conhecimento previamente estabelecidos, de maneira a garantir o desenvolvimento das

habilidades esperadas para o bimestre.

(2)

Eixo Oralidade

Objetos de conhecimento Funções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula

Práticas investigativas

Estratégias de compreensão de textos orais: conhecimentos prévios

Compreensão de textos orais de cunho descritivo ou narrativo

Produção de textos orais, com mediação do professor

Habilidades (EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.

Relação com a prática didático-pedagógica

Neste segundo bimestre do 7º ano, o ritmo das aulas já está restabelecido e, portanto, mais habilidades orais poderão ser trabalhadas. Na Unidade 2, a seção Listen Up! promove a compreensão oral de relatos de pessoas falando de suas

memórias favoritas de quando eram crianças. Os alunos poderão mobilizar conhecimentos prévios para compreender o texto oral (EF07LI03) e também identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes nos relatos

(EF07LI04). Na seção Have your Say, os alunos entrevistarão os colegas sobre o que podiam ou não fazer quando crianças

(EF07LI02), interagindo assim de maneira colaborativa (EF07LI01).

(3)

Na seção Words in Action, os alunos também terão a oportunidade de praticar essa habilidade mais uma vez, interagindo com os colegas sobre as atividades tipicamente realizadas por crianças e as que consideram mais relevantes.

Na Unidade 3, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com resenhas orais sobre variados filmes disponíveis na internet e identificar o assunto que está sendo apresentado e seu objetivo (EF07LI04), usando também seus conhecimentos já adquiridos sobre cinema e sua experiência com a língua inglesa (EF07LI03) na seção Listen Up!. O trabalho com resenhas continua na seção Have your Say, onde os alunos apresentarão uma breve resenha oral em sala de aula sobre um filme de sua escolha (EF07LI01) com suporte e mediação do professor.

Eixo Leitura

Objetos de conhecimento Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)

Construção do sentido global do texto

Objetivos de leitura

Partilha de leitura

Habilidades (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Relação com a prática O processo de compreensão leitora de uma postagem em um site

(4)

didático-pedagógica de perguntas e repostas (Q&A website) será facilitado pela apresentação e prática de estratégias de leitura de compreensão geral e específica, skimming e scanning, como as que podem ser observadas na Unidade 2, na seção Dig Into Reading. Nela, os alunos poderão, por meio de uma rápida leitura e da observação do título e layout do texto, antecipar o sentido geral do que irão ler (EF07LI06), comparando e compartilhando suas respostas com os colegas de classe, baseados em informações retiradas do texto (EF07LI11). Variadas atividades seguem esse primeiro momento de pré-leitura. Nelas, os alunos deverão identificar as informações específicas solicitadas, aplicando a estratégia de scanning

(EF07LI07). O professor também é orientado a encorajar os alunos a mostrarem onde encontraram suas respostas no texto, de maneira que elas não sejam aleatórias.

Na Unidade 3, as atividades de pré-leitura convidam os alunos a usar, primeiramente, a estratégia de skimming para

compartilharem suas expectativas sobre o texto que irão ler e a fazerem inferências a partir da imagem e da legenda apresentadas no texto (EF07LI06). Depois, os alunos deverão ler o texto e confirmar ou não suas previsões, além de escolher as respostas que completam as frases na atividade, o que requer que os alunos identifiquem informações-chave na resenha de filme (EF07LI07), ao mesmo tempo que devem selecionar as informação desejadas como objetivo de leitura (EF07LI09) aplicando a estratégia de scanning. O trabalho com o gênero resenha de filme também está presente na seção e servirá de andaime para que a produção escrita na seção Put It on Paper, que será sobre este mesmo gênero textual. Os alunos deverão perceber que as resenhas são elaboradas a partir de fatos e opiniões para que, assim, seja elaborada sua ideia geral (EF07LI08). Também, pela análise do grau de neutralidade dos adjetivos, os alunos poderão

compreender melhor a opinião do autor da resenha e,

consequentemente, entender que o leitor, ao ler a resenha, poderá decidir, com as informações que possui sobre o filme, se assistirá ou não ao filme resenhado.

(5)

Eixo Escrita

Objetos de conhecimento Pré-escrita: planejamento de produção escrita, com mediação do professor

Escrita: organização em parágrafos ou tópicos, com mediação do professor

Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor

Habilidades (EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as

possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines,

biografias, verbetes de enciclopédias, blogs, entre outros).

Relação com a prática didático-pedagógica

Dando sequência ao trabalho processual da escrita com foco na etapa de pré-escrita, iniciado no 1º bimestre, os alunos terão a oportunidade de produzir um resumo para compartilhar um pouco sobre sua cultura com usuários da internet de todo o mundo em um blog ou site de perguntas e respostas (EF07LI14) na Unidade 2. Para tanto, os alunos deverão decidir a entrevista que desejarão resumir usando as perguntas disponíveis no livro e que auxiliarão nessa tomada de decisão. Os alunos terão orientações sobre como escrever um resumo e organizar um texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos (EF07LI13), editando o próprio texto e reescrevendo o que for necessário, incluindo o vocabulário e conjunções estudadas na unidade.

Na Unidade 3, a proposta de produção escrita é uma pequena resenha de um filme a ser apresentada aos colegas de classe em uma revista sobre filmes a ser feita por eles. Os alunos planejarão a escrita levando em conta as informações sobre o público-alvo, a

(6)

finalidade, o layout e o suporte do texto que pretendem escrever (EF07LI12). Eles também receberão orientações sobre o processo da escrita em si, por meio de uma sequência de passos, para que escrevam suas resenhas com parágrafos bem organizados (EF07LI13) e que contenham informações relevantes sobre a história do filme e adjetivos e tempos verbais que foram estudados ao longo da unidade, comuns nesse gênero textual-discursivo.

Eixo Conhecimentos Linguísticos

Objetos de conhecimento Construção de repertório lexical

Polissemia

Passado simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)

Verbo modal can (presente e passado)

Habilidades (EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de

sequência e causalidade.

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

Relação com a prática didático-pedagógica

Os alunos iniciarão a ampliação do seu repertório lexical em relação aos verbos no passado aprendendo sobre as formas verbais do verbo to be no passado simples na Unidade 2

(EF07LI15). Dessa forma, poderão expressar como eram quando criança, nesta unidade que tem como foco as memórias de infância. Eles também terão a oportunidade de praticar as formas afirmativa, negativa e interrogativa do to be no passado nas atividades objetivas que são contextualizadas com o uso de uma

(7)

postagem em um site de perguntas e respostas (Q&A website), gênero textual trabalhado na seção dedicada à compreensão leitora. Nessas atividades, os alunos também poderão responder a perguntas escritas sobre o texto apresentado e a elaborar

perguntas que gostariam de fazer às pessoas sobre suas memórias, utilizando o passado simples (EF07LI18). Na mesma seção, outro tópico gramatical é apresentado: can e could para comunicar habilidades no presente e no passado (EF07LI20). De maneira contextualizada, por meio das postagens no site de perguntas e respostas apresentadas na seção Words in Action, os alunos poderão ainda contrapor atividades típicas de crianças e adultos, no passado e no presente.

Na Unidade 3, a seção Words in Action apresenta vocabulário sobre gêneros de filmes e adjetivos que descrevem filmes e personagens. O caráter polissêmico de expressões apresentadas nas resenhas de filmes, que fazem parte da Unidade 3, é explorado em atividades dessa seção, garantindo que os alunos reflitam sobre o contexto onde essas expressões são usadas (EF07LI17).

Na seção A Look Into Language, o presente simples é retomado, agora com o foco no seu uso em narrativas, como acontece nas resenhas de filmes. Diversos conectores também são explorados nas demais atividades (EF07LI15) e auxiliam na construção do repertório lexical do aluno, facilitando assim a compreensão e a produção de frases mais articuladas em língua inglesa.

Eixo Dimensão Intercultural

Objetos de conhecimento A língua inglesa como língua global na sociedade contemporânea

Variação linguística

Habilidades (EF07LI21) Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.

(8)

(EF07LI22) Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

 (EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

Relação com a prática didático-pedagógica

A questão da variação linguística está presente na Unidade 2, na seção Dig Into Reading. Além da escolha do texto, que apresenta variedade do inglês indiano, os boxes Cultural Drops e Think It Over permitem a exploração desse modo de falar como fenômeno natural do idioma (EF07LI22), reconhecendo expressões próprias dessa variedade como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo (EF07LI23). Da mesma maneira, o boxe Think It Over da Unidade 3 promove questões críticas de pós-leitura relacionadas à variação linguística, ao problematizar a maneira de pensar e expressar o mundo (EF07LI23) de resenhistas de filmes de origens diferentes, que apresentam variedades no inglês falado e escrito na seção Listen Up!. No Interconnecting 1, os alunos são encorajados a discutir o alcance da língua inglesa e analisar os contextos em que ela é utilizada (EF07LI21). As atividades propostas promovem a reflexão dos alunos sobre suas vivências com o idioma, seja assistindo a filmes, ouvindo músicas ou acessando websites, bem como a interação entre eles. Os alunos também poderão refletir sobre placas de trânsito internacionais nas quais o inglês é a linguagem verbal comum, observando, assim, que a língua inglesa pode facilitar a comunicação entre as pessoas no mundo globalizado.

Áudios que exploraram a variação linguística servem ao propósito de evidenciar o fato de que a língua inglesa é rica em falantes, sotaques, formas, cultura, nacionalidades etc., tornando-se assim uma língua franca utilizada em nossa sociedade contemporânea.

Também é importante que os alunos percebam que as variações do inglês enriquecem o idioma e manifestam diferentes formas de pensar e expressar o mundo (EF07LI23).

(9)

Atividades recorrentes

Listamos algumas atividades que podem ser convenientes para o professor neste 2º bimestre, das quais pode se valer para complementar as atividades já disponíveis no material impresso e no digital.

 Reduza seu tempo de fala (teachers’ talking time) para dar lugar ao tempo de fala dos alunos (students’ talking time) com o objetivo de focar na proficiência oral dos estudantes. Uma estratégia é reduzir a quantidade de perguntas individuais aos alunos, preferindo um trabalho em duplas, em que os próprios alunos se revezem fazendo perguntas e as respondendo.

 Promova a cooperação entre os alunos de sua turma propiciando trabalhos em pares ou em grupo, sem a pressão de uma competição. Esse tipo de organização dos alunos pode ocorrer após atividades individuais, com os alunos compartilhando suas respostas, durante as reações às leituras e nos planejamentos e rascunhos de textos orais e escritos.

 As palavras que estão sendo apresentadas na unidade podem ficar disponibilizadas em um mural ou quadro de palavras na sala de aula. Adicione-as paulatinamente conforme aparecerem e forem utilizadas na unidade, e nunca ao mesmo tempo.

Além disso, pratique a pronúncia das palavras, certificando-se de que os alunos compreendem seu significado e saibam usá-las. Durante as aulas, crie oportunidades para que possam utilizar essas palavras em contextos orais e escritos, por meio de atividades e jogos, por exemplo.

 Em atividades de compreensão oral, orientar os alunos a ler as perguntas e as alternativas de resposta possíveis antes de ouvir o áudio. Esta estratégia os ajudará de duas maneiras: antecipando o conteúdo do áudio com a ativação do seu conhecimento prévio sobre o assunto e orientando sobre aquilo a que devem ficar mais atentos no decorrer da atividade de escuta. Dessa forma, os alunos podem praticar uma compreensão auditiva mais focada e eficiente.

 As perguntas que fazemos aos alunos precisam valorizar diferentes níveis de

inferência. Aquelas que solicitam que eles identifiquem, relacionem e reconheçam

algo, por exemplo, lidam com um nível baixo de inferência. Elas são importantes

para verificamos a compreensão superficial do texto, mas precisam ser

complementadas com perguntas que considerem as mensagens implícitas do

texto, nas quais o leitor possa usar seu conhecimento de mundo, seja baseado em

suas vivências em relação ao tema, seja nos próprios elementos textuais presentes

em outros textos. Assim, estaremos garantindo a promoção de uma leitura crítica

que cria sentidos a partir de um processo interativo e dinâmico entre leitor e texto.

(10)

Na sala de aula

A gestão de sala de aula é desafiadora na medida em que o professor pode se deparar com turmas muito heterogêneas e com situações de diversas naturezas. Por esse motivo, descrevemos algumas sugestões que podem ajudá-lo neste 2º bimestre.

 Ser um professor proativo garantirá a atenção e a participação da classe. Prepare suas aulas, seja organizado e inicie a aula com alguma atividade que exija o engajamento da turma, despertando o interesse e a motivação dos alunos. Não comece as atividades do dia até que todos estejam sentados e atentos. Quando propuser trabalhos em grupo, explique a atividade antes de os alunos se dividirem em equipes. Mantenha uma comunicação positiva com os alunos, em um ambiente de respeito mútuo e cordialidade.

 As atividades escritas podem ser um momento oportuno de estimular o uso da tecnologia de modo consciente e de promover o desenvolvimento das competências digitais. Você pode incentivar, por exemplo, que os alunos enviem comentários em inglês sobre os textos dos colegas por meio de mensagens de texto ou ainda criar um ambiente seguro em redes sociais educacionais. Além disso, a plataforma gratuita Moodle <https://moodle.org/> (acesso em: 27 out.

2018), pode ser uma oportunidade interessante para você montar uma sala de aula virtual e dar feedback das atividades de produção escrita para seus alunos.

 Utilize a comunicação não verbal com os alunos nos momentos de maior agitação.

Combine com eles um sinal de silêncio e use-o quando necessário. Espere até que se aquietem para retomar sua fala.

 Converse individualmente com alunos que não demonstrem estar motivados em

sala de aula ou que apresentem comportamento que prejudique seu aprendizado e

o dos colegas. Aproveite alguma atividade com a turma em que os alunos estejam

focados em uma tarefa ou combine um horário a parte para uma rápida conversa

com você. Pergunte sobre ele, suas atividades favoritas em sala de aula, suas

dúvidas e o que pode ajudá-lo a se tornar mais focado durante as aulas. Use as

respostas para conhecer melhor esse aluno e planejar atividades que o alcancem

de maneira mais eficaz.

(11)

Acompanhamento das aprendizagens

O acompanhamento constante das aprendizagens dos alunos possibilita ao professor planejar estratégias para sanar as dificuldades e permitir o progresso da turma. Por esse motivo, descrevemos algumas sugestões que podem ajudá-lo a fazer esse acompanhamento neste 2º bimestre.

 Evite avaliar atividades para casa com notas-padrão que você utiliza em testes e provas. Prefira apenas registrar se a tarefa foi ou não cumprida. Para os alunos que demonstrarem dificuldades nas atividades, ensine-as novamente, de maneira diferente, e promova outras oportunidades de prática autônoma. Encoraje-os a sempre esclarecerem suas dúvidas em sala de aula e a não terem medo ou vergonha de errar.

 O feedback positivo e construtivo é uma forma de criar um ambiente acolhedor e motivador na sala de aula. De acordo com Vygotsky (1978), com seu conceito da zona de desenvolvimento proximal, o sucesso e o desenvolvimento dos aprendizes está intimamente ligado ao tipo de input e à interação que têm com seus pares.

Sendo assim, incentivar uma atmosfera de colaboração e de feedback positivo para os alunos e mesmo entre os alunos é fundamental. Você pode, por exemplo, sugerir que criem em conjunto um cartaz com frases e expressões em inglês que possam ser usadas para dar esses feedbacks de modo a incentivar o uso da linguagem respeitosa e motivadora na sala de aula.

 Uma avaliação formativa alternativa é propor que, em vez de os alunos fazerem uma atividade em casa ou um teste em sala de aula, eles mesmos elaborem uma avaliação em duplas ou trios. Esclareça que eles precisam saber as respostas de tudo o que perguntam nessa avaliação e devem, também, registrar as respostas da avaliação criada por eles em um gabarito. Depois, podem trocar as atividades entre si e responderem. Dessa forma, você continuará a avaliar os assuntos com os quais os alunos têm mais facilidade ou dificuldade, mas de uma maneira diferente, deixando que os alunos se sintam mais empoderados em seu próprio processo de aprendizagem.

Para ir além

Formação para o professor

Livro que apresenta estratégias para formação do professor em língua inglesa

UR, P. A Course in English Language Teaching. Trainee Book. Cambridge, UK: Cambridge

University Press, 1999.

(12)

Artigo sobre maneiras de melhoramos as habilidades de leitura dos alunos

STOLLER, F. L., ANDERSON, N. J. et al. Instructional Enhancements to Improve Students ’ Reading Abilities. English Teaching Forum, n. 1, 2013.

Sistema de classificação indicativa de filmes e outras obras artísticas no Brasil

BRASIL. Ministério da Justiça. Classificação indicativa: guia prático. Brasília: 2012.

Disponível em: <http://pnld.me/d69c6h>. Acesso em: 28 jan. 2018.

Sugestões para os alunos

Animação feita pela Unicef a respeito do artigo 7 da Declaração das Nações Unidas para o Direito da Criança

EVERY Child Has the Right to a Name and a Nationality. Produção: Unicef. 27 set. 2007.

Disponível em: <http://pnld.me/oazo58>. Acesso em: 8 out. 2018.

Informações sobre o direito ao lazer na infância

ASINELLI-LUZ, A. Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Paraná:

Ministério Público do Paraná. Disponível em: <http://pnld.me/d293tm>. Acesso em: 14 fev.

2018.

Para saber sobre as memórias de infância mais comuns na Inglaterra

SUNDAY EXPRESS. REVEALED: top 50 fondest childhood memories – but are YOUR happiest times on this list? News, UK. Disponível em: <http://pnld.me/8zu3cv>. Acesso em:

16 maio 2018.

Lista comentada de websites de perguntas e respostas

MOREAU, E. Ask Questions On-line with These Question and Answer Sites. Lifewire, 25 maio. 2018. Disponível em: <http://pnld.me/y3aher>. Acesso em: 12 jun. 2018.

Exemplos de sinopses e resenhas de filmes

INDIA TODAY. Disponível em: <http://pnld.me/6akbds>. Acesso em: 28 jan. 2018.

IOL. South Africa. Disponível em: <http://pnld.me/uqkov6>. Acesso em: 28 jan. 2018.

CHINA DAILY. Disponível em: <http://pnld.me/cc5a39>. Acesso em: 28 jan. 2018.

IMDB. Disponível em: <http://pnld.me/6jojg4>. Acesso em: 28 jan. 2018.

ROTTEEN TOMATOES. Disponível em: <http://pnld.me/3tcix7>. Acesso em: 28 jan. 2018.

Gêneros de filmes

AMC FILMSITE. Disponível em: <http://pnld.me/a78p3c>. Acesso em: 28 jan. 2018.

ALL MOVIE. Disponível em: <http://pnld.me/v8x43c>. Acesso em: 28 jan. 2018.

Para saber mais sobre a influência do cinema na sociedade

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000.

(13)

A presença do inglês no mundo

PLANET English [Infographic]. Voxy. Disponível em: <http://pnld.me/243qu5>. Acesso em:

18 jun. 2018.

Lista de países nos quais o inglês é a língua oficial

PARANÁ (Estado). Secretaria de Educação. Países onde o inglês é a língua oficial.

Disponível em: <http://pnld.me/7snpug>. Acesso em: 17 jun. 2018.

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

A justificativa mais provável para o valor alto de globulina sérica, seria a imunoterapia, que estava sendo realizada há um ano, para tratamento da atopia, visto que o

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

parado, que de culpas noíTas nno cubris com eíTa Capa, mas que affeitos voiTos não defeubris! Oh como eilais amorofo quando mais injuriado,qucdiuinamente mudais as afron­ tas

DQ2 API Content Client Repository Client Location Client Subscription Client Container Client DQ2 Server HTTP DQ2 Catalogs Database DAO Session Façade HTTP HTTP Distributed