• Nenhum resultado encontrado

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO NAV PORTUGAL 2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO NAV PORTUGAL 2022"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

NAV PORTUGAL 202 2

PLANO PARA A

IGUALDADE DE GÉNERO

(2)

Introdução ... 2

Breve Resumo Legislativo

... 3

Objetivos

... 6

Medidas implementadas e Medidas a implementar

... 7

Avaliação, acompanhamento e revisão

... 19

(3)

INTRODUÇÃO

A NAV Portugal E.P.E., empresa nacional responsável pela gestão do tráfego aéreo, cujo objeto principal é a prestação de um serviço público essencial ao país, formalizou o seu compromisso com a igualdade entre mulheres e homens em 2018, com a apresentação do seu Plano para a Igualdade de Género. Em 2020, após consulta e análise do “Guião para a Elaboração dos Planos para a Igualdade (anuais)” emanado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), foi publicado o Plano para a Igualdade de Género para 2021 da NAV Portugal. Este Plano resultou de um exaustivo diagnóstico interno, a par da identificação de novos objetivos e medidas futuras a implementar. A importância deste documento na organização vai muito para além do cumprimento da legislação entretanto publicada, facilitando a prossecução de políticas promotoras da igualdade de género como um dever de responsabilidade social da empresa, acolhida pelos membros da gestão e pelos(as) seus(suas) trabalhadores(as).

A obrigatoriedade da apresentação anual deste Plano permite, numa visão mais alargada, contribuir para o projeto nacional que visa promover a eliminação da discriminação de género nas empresas do nosso país permitindo igualmente à NAV Portugal, numa perspetiva mais particular, desenvolver e melhorar políticas e objetivos há muito cumpridos e observados. Importa evidenciar que desde a sua génese, em 1998, a NAV Portugal E.P.E. sempre pautou a sua atuação pelos princípios da igualdade de género e não discriminação, patente nos vários documentos da empresa, nomeadamente nos instrumentos de regulamentação coletiva e demais regulamentação interna, nas práticas de gestão diárias e a atribuição de benefícios sociais aos(às) seus(suas) trabalhadores(as), permitindo, igualmente, a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

(4)

BREVE RESUMO LEGISLATIVO

A Resolução do Conselho de Ministros nº.49/2007, de 28 de Março, que aprovou os princípios de bom governo das empresas do sector empresarial do Estado, determinou, a par da exigência de um código de ética, que as empresas detidas pelo Estado adotassem “planos de igualdade, após um diagnóstico da situação, tendentes a alcançar nas empresas uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres, a eliminar as discriminações e a permitir a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional.”

Em 2013, com o Decreto-Lei n.º133/2013, de 3 de outubro, que aprovou o

“novo” Regime Jurídico do Setor Público Empresarial e revogou a supra referida RCM, tornou-se claro que as empresas públicas “devem prosseguir objetivos de responsabilidade social e ambiental, a proteção dos consumidores, o investimento na valorização profissional, a promoção da igualdade e da não discriminação, a proteção do ambiente e o respeito por princípios de legalidade e ética empresarial” (art.º49º); bem como, adotar “planos de igualdade tendentes a alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres, a eliminar discriminações e a permitir a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.” (art.º50º n.º2).

Em 2017, a Lei n.º62/2017, de 1 de agosto, veio reforçar a necessidade da elaboração de planos para a igualdade, ao prever expressamente, no seu art.º7º o que se transcreve infra:

Artigo 7.º

Planos para a igualdade

1 - As entidades do setor público empresarial e as empresas cotadas em bolsa

(5)

eliminação da discriminação em função do sexo e fomentando a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, devendo publicá-los no respetivo sítio na Internet.

2 - A elaboração dos planos para a igualdade deve seguir o previsto no «Guião para a implementação de planos de igualdade para as empresas», disponível no sítio na Internet da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e nos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto «Diálogo social e igualdade nas empresas», disponíveis no sítio na Internet da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

3 - Os planos para a igualdade devem ser enviados à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

4 - A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego pode emitir recomendações sobre os planos para a igualdade, devendo publicá-las no respetivo sítio na Internet.

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), foram identificadas como as entidades privilegiadas ou competentes neste âmbito.

Em 2019, foi publicado o Despacho Normativo n.º18/2019, de 21 de junho (DR 2.ª Série) que, no seu artigo 3º, especifica os deveres de comunicação dos planos para a igualdade anuais das entidades do setor empresarial do Estado, estipulando que os planos para a igualdade devem ser comunicados anualmente até 15 de setembro do ano anterior a que dizem respeito, e enviados à CIG e à CITE por correio eletrónico.

Já o artigo 4º deste diploma determinou que a CITE, em articulação com a CIG, promova a produção de um Guião para efeito de elaboração dos planos para a igualdade anuais, baseado nos materiais identificados no n.º 2 do artigo 7.º da supra referida Lei n.º 62/2017, mais concretamente, baseado nos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto “Diálogo Social e Igualdade nas Empresas”

disponível através da CITE. Determina, igualmente, que este Guião abranja as seguintes áreas:

a) Igualdade no acesso ao emprego;

(6)

b) Igualdade nas condições de trabalho;

c) Igualdade remuneratória;

d) Proteção na parentalidade;

e) Conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal.

Para além disso, o Guião integra:

a) Matriz de apoio ao diagnóstico;

b) Matriz de apoio à monitorização da execução do plano para a igualdade;

c) Matriz de verificação da execução do plano para a igualdade e do cumprimento das recomendações da CITE.

A CITE elaborou estes documentos nos quais se particularizam as várias questões da igualdade a uma minúcia não comparável com os documentos anteriores, exigindo, não só um diagnóstico, como uma monitorização da execução do plano pela própria entidade e uma verificação posterior pela CITE.

Efetivamente, a publicitação dos planos para a igualdade pelas entidades do setor público empresarial, nos termos do disposto na parte final do n.º 1 do artigo 7.º da Lei n.º 62/2017, de 1 de agosto, deve incluir uma secção relativa à monitorização da respetiva execução, sublinhando-se assim, a particular importância dada à adoção de mecanismos pela Empresa que permitam uma monitorização interna da execução do seu próprio plano para a igualdade.

Por fim, de forma a promover uma política de melhoria contínua a CITE, nos termos do artigo 5.º do Despacho Normativo n.º18/2019 em apreço, fará ainda as necessárias Recomendações aos planos para a igualdade apresentados.

(7)

OBJETIVOS

O Plano para a Igualdade, definido para o ano de 2022, pretende demonstrar o compromisso da NAV Portugal com a Igualdade de Género enquanto valor essencial numa organização socialmente responsável, promotora de uma efetiva igualdade de tratamento entre mulheres e homens e criadora de oportunidades iguais para ambos.

Neste Plano estão identificadas as cinco áreas de intervenção contempladas no Despacho Normativo nº18/2019, de 21 de junho, designadamente: as igualdades no acesso a emprego, nas condições de trabalho e na remuneração, a proteção na parentalidade e a conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal.

Os objetivos e medidas implementadas e a implementar, incluem a indicação dos departamentos responsáveis e envolvidos, o orçamento a atribuir e os indicadores e metas de monitorização, definidos no âmbito das dimensões chave referenciadas pelo “Guião para a Elaboração dos Planos para a Igualdade (anuais)” da CITE, nomeadamente:

- Estratégia, missão e valores;

- Igualdade no acesso a emprego;

- Igualdade nas condições de trabalho;

- Proteção na parentalidade;

- Conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal.

De evidenciar que as alterações decorrentes da pandemia e os consequentes impactos da mesma na organização, nas suas estruturas e nos seus recursos, influenciaram o desenvolvimento e a concretização das medidas definidas no

(8)

Plano para a Igualdade anterior. Algumas das medidas previstas sofreram atrasos na sua execução e outras

tiveram que ser proteladas, uma vez que não houve condições ou viabilidade para a sua realização no período definido. Nesta conformidade, o Plano para a Igualdade ora apresentado mantém algumas das medidas previstas para 2021, na expectativa da sua concretização durante 2022. São, igualmente, apresentadas medidas cuja realização se mantém atual, constante e recorrente, e apresentam algum progresso relativamente ao Plano anterior.

Pese embora o facto de, no geral, não ser óbvia e fácil a proposta de medidas novas, atendendo a que a NAV é uma empresa que tem pautado a sua atuação pela indiferenciação de género e pela ausência de questões levantadas em termos de igualdade, há espaço para a melhoria e para a apresentação de novas medidas.

Por fim, salienta-se que a implementação e dinamização de todas as medidas pode sofrer alterações devido a questões de planeamento estratégico da organização ou por motivos legais.

MEDIDAS IMPLEMENTADAS E MEDIDAS A IMPLEMENTAR

Para a análise das medidas implementadas (I) e das medidas a implementar (II), que abaixo se apresentam, foi aplicada a “Matriz de apoio à monitorização da execução do plano para a igualdade”, que consta do Guião para a elaboração dos planos para a igualdade e conforme o Despacho Normativo nº18/2019, de 21 de junho.

(9)

I - Medidas Implementadas

EMPRESA NAV PORTUGAL E.P.E. - Navegação Aérea de Portugal ANO DE REFERÊNCIA 2021

SETOR Setor público empresarial

Estratégia, Missão e Valores da Empresa

Objetivos Medidas Departamentos

/Unidades responsáveis /Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas

Orçamento Indicadores Meta Observações da empresa

Promover a comunicação e informação

no que

respeita à Igualdade de Género e Não

Discriminação juntos de todas as Partes

Interessadas

Criação de um endereço eletrónico para denúncias e/ou sugestões relacionadas com a Igualdade de Género e Não Discriminação

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL) Direção Administrativa e Financeira (DAFIN/

SISINF)

Não requer custos específicos

Divulgação e disponibilização do endereço de email

1º semestre de 2021

Realizado início 2º semestre de 2021 - sem registos à data

Incrementar na recolha e gestão de dados, sempre que aplicável, a desagregação da informação por género

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL) Direção Administrativa e Financeira (DAFIN) Direção de Auditoria e Controlo de Gestão (DACG)

Não requer custos específicos

Publicações dos diversos

Relatórios e/ ou outros

documentos de gestão

considerados adequados

2º semestre 2021 (recorrente)

Em curso

Divulgar, em local apropriado e acessível, informação relativa aos direitos e deveres dos trabalhadores em matéria de Igualdade de Género e Não Discriminação

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL)

Não requer custos específicos

Divulgação digital de no mínimo 3 documentos (texto ou imagem) por ano

2º semestre 2021

Realizado início 2º semestre de

2021 -

informação constante da

intranet e

comunicada por e-mail

(10)

Salvaguardar os Princípios da Igualdade de Género e

da Não

Discriminação

Criação de grupo de reflexão para a Igualdade de Género

Conselho de Administração (CA)

CA, representantes das várias áreas da Empresa

Não requer custos específicos

Criação do grupo de reflexão criado, com competências definidas

2º semestre 2021

A realizar

(11)

Igualdade no acesso a emprego

Anúncios, Seleção e Recrutamento

Objetivos Medidas

Departamentos /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas /ponto focal

Orçamento Indicadores Meta Observações da empresa

Garantir as condições do

Princípio da Igualdade de Género e Não Discriminação

nos processos de Recrutamento

e Seleção

Apresentação dos processos de recrutamento e seleção

da NAV e promoção dos mesmos através de

cartazes ou outros meios em que se dê

destaque à figura feminina na função

Formação (FORMA) Gabinete de

Relações Institucionais,

Media e Externas (GABRIME)

Direção de Relações Laborais

(DREL) Todas as Direções/

Gabinetes e Áreas

Não requer custos específicos

Processos de recrutamento e

seleção considerados

adequados

Todos os processos de recrutamento e

seleção considerados adequados durante o ano de vigência do

Plano para a Igualdade

Em curso

Apresentação dos processos de recrutamento e seleção da NAV, evidenciando o carácter indiferenciado por género das funções

Direção de Relações Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais

(DREL) Todas as Direções/

Gabinetes e Áreas

Não requer custos específicos

Todos os processos de recrutamento e

seleção

Todos os processos de recrutamento e

seleção que ocorram durante o ano de vigência do

Plano para a Igualdade

Em curso

(12)

Igualdade nas condições de trabalho

Salários

Objetivos Medidas

Departamento s /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamento s /Unidades

envolvidas /ponto focal

Orçamento Indicadores Meta

Observaçõe s da empresa Garantir as

condições do Princípio da Igualdade de Género e Não Discriminação no âmbito da remuneração

Criação de um registo de reclamações/queixas

efetuadas pelos(as) trabalhadores(as) no âmbito

da remuneração, alegando fatores de

discriminação/diferenciação de género;

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Não requer custos específicos

Análise dos resultados e

alteração/

criação de procedimentos,

caso se justifique

Durante o ano de referência

Medida realizada no

início do 2º semestre - sem registos

à data

(13)

Proteção na parentalidade

Licenças/ Licenças partilhadas

Objetivos Medidas

Departamentos /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas /ponto focal

Orçamento Indicadores Meta Observações

da empresa

Reforçar a informação sobre direitos

de parentalidade

Promover a informação sobre direitos e deveres

dos(as) trabalhadores(as) no

âmbito da parentalidade,

divulgando alterações legislativas

Direção de Relações Laborais

(DREL)

Direção de Relações

Laborais (DREL) Gabinete de

Relações Institucionais,

Media e Externas (GABRIME)

Não requer custos específicos

Divulgação interna (digital) Análise de Indicadores

de gestão de pessoal

2º semestre de

2021 Realizada

(14)

Conciliação da Vida Profissional com a Vida Familiar e Pessoal

Objetivos Medidas

Departamentos /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas /ponto focal

Orçamento Indicadores Meta Observações da empresa

Partilha de informação sobre Igualdade de

Género e Responsabilidade Social junto dos(as)

trabalhadores(as)

Promover informação sobre Igualdade de Género

e Responsabilidade Social na empresa

Direção de Relações Laborais

(DREL)

Direção de Relações Laborais

(DREL) Gabinete de

Relações Institucionais, Media e Externas

(GABRIME)

Não requer custos específicos

Divulgação (digital) de informação

2º semestre

de 2021 Realizada

(15)

II – Medidas a implementar

EMPRESA NAV PORTUGAL E.P.E. - Navegação Aérea de Portugal ANO DE REFERÊNCIA 2022 SETOR Setor público empresarial

Estratégia, Missão e Valores da Empresa

Objetivos Medidas

Departamentos /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas

Orçamento Indicadores Meta Observações da empresa

Promover a comunicação e informação no que

respeita à Igualdade de Género e Não Discriminação juntos de todas as

Partes Interessadas

Alteração do Plano Geral de Arquivo para passar a incluir a

Igualdade como Indicador de Gestão autónomo, com

numeração própria

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL)

Direção Administrativa e Financeira (DAFIN/

CEDOC)

Não requer custos específicos

Documentação devidamente enquadrada e arquivada sob a

égide da igualdade

semestre

2022

Incrementar na recolha e gestão de dados, sempre que

aplicável, a desagregação da informação por género

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL)

Direção Administrativa e Financeira (DAFIN) Direção de Auditoria e

Controlo de Gestão (DACG)

Não requer custos específicos

Publicações dos diversos Relatórios e/ou

outros documentos de

gestão considerados

adequados

Durante o ano de referência (recorrente)

Divulgar, em local apropriado e acessível, informação relativa aos direitos e deveres dos trabalhadores em matéria

de Igualdade de Género e Não Discriminação

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL)

Não requer custos específicos

Divulgação digital de no

mínimo 3 documentos

(texto ou imagem) por

ano

Durante o ano de referência (recorrente)

(16)

Salvaguardar os Princípios da Igualdade de Género e da Não

Discriminação

Criação de grupo de reflexão para a Igualdade de Género

Conselho de Administração

(CA)

CA, representantes das várias áreas da

Empresa

Não requer custos específicos

Criação do grupo de reflexão criado,

com competências

definidas

Durante o ano de referência

Esta medida poderá ainda

ser concretizada

em 2021 como inicialmente

previsto

(17)

Igualdade no acesso a emprego

Anúncios, Seleção e Recrutamento

Objetivos Medidas

Departamentos /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas /ponto focal

Orçamento Indicadores Meta Observações da empresa

Garantir as condições do

Principio da Igualdade de Género e Não Discriminação

nos processos de Recrutamento e Seleção

Apresentação dos processos de recrutamento e seleção

da NAV e promoção dos mesmos através de cartazes ou outros

meios em que se dê destaque à figura feminina na função

Formação (FORMA) Gabinete de

Relações Institucionais, Media

e Externas (GABRIME)

Direção de Relações Laborais (DREL) Todas as Direções/

Gabinetes e Áreas

Não requer custos específicos

Processos de recrutamento

e seleção considerados

adequados

Todos os processos de recrutamento e

seleção considerados adequados durante

o ano de vigência do Plano para a

Igualdade (recorrente)

Apresentação dos processos de recrutamento e seleção

da NAV, evidenciando o carácter indiferenciado por género das funções

Direção de Relações Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL) Todas as Direções/

Gabinetes e Áreas

Não requer custos específicos

Todos os processos de recrutamento

e seleção

Todos os processos de recrutamento e

seleção que ocorram durante o ano de vigência do

Plano para a Igualdade (recorrente)

(18)

Proteção na parentalidade

Licenças/ Licenças partilhadas

Objetivos Medidas

Departamentos /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas /ponto focal

Orçamento Indicadores Meta Observações da empresa Reforçar a

informação sobre direitos de

parentalidade

Promover a informação sobre direitos e deveres dos(as) trabalhadores(a)

no âmbito da parentalidade, divulgando alterações

legislativas;

Direção de Relações Laborais

(DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL)

Gabinete de Relações Institucionais, Media e Externas

(GABRIME)

Não requer custos específicos

Divulgação interna (digital) Análise de Indicadores de gestão de pessoal

Durante o ano de referência (recorrente)

(19)

Conciliação da Vida Profissional com a Vida Familiar e Pessoal

Objetivos Medidas

Departamentos /Unidades responsáveis

/Ponto focal

Departamentos /Unidades envolvidas /ponto focal

Orçamento Indicadores Meta Observações da empresa

Partilha de informação sobre Igualdade de Género e Responsabilidade Social junto

dos(as) trabalhadores(as)

Promover informação sobre Igualdade de

Género e Responsabilidade Social na empresa

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL)

Gabinete de Relações Institucionais,

Media e Externas (GABRIME)

Não requer custos específicos

Divulgação (digital) de informação

Durante o ano de referência (recorrente)

Promover a conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal juntos dos

trabalhadores(as)

Auscultar os trabalhadores(as) de

forma a identificar novas medidas e práticas que, na sua

opinião, facilitem a conciliação da vida familiar e pessoal com

a vida profissional

Direção de Relações

Laborais (DREL)

Direção de Relações Laborais (DREL)

Gabinete de Relações Institucionais,

Media e Externas (GABRIME)

Não requer custos específicos

Divulgação (digital) de informação

Durante o ano de referência

(20)

AVALIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REVISÃO

Este Plano é aprovado pelo Conselho de Administração e vigorará durante o ano de 2022.

O seu acompanhamento será feito pelo Conselho de Administração até criação do Grupo de Reflexão e, anualmente, serão analisadas as ações concretizadas, em curso ou a realizar.

Quaisquer atualizações ou alterações ao Plano serão aprovadas pelo Conselho de Administração.

Referências

Documentos relacionados

- juntamente com o SEAE e os Estados-Membros, fazer progredir a igualdade de género e promover e defender os direitos das mulheres e das raparigas através do plano de ação da UE

Garantir qualquer forma de não discriminação entre homens e mulheres, proporcionando a ambos as mesmas oportunidades, no acesso ao trabalho, ao emprego, à formação profissional e

Posteriormente foi publicada legislação sobre igualdade de género e sobre prevenção e combate a todas as formas de discriminação, que vertemos para algumas medidas contidas

A análise e autodiagnóstico das questões de Igualdade de Género na NAV Portugal tem por base as dimensões chave referenciadas pelo “Guião para a Implementação de Planos

Apresenta-se nele um diagnóstico relativo à performance da UCP em matéria de igualdade de género e estrutura-se um Plano de Ação assente em seis áreas temá- ticas:

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Para o efeito, o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) determinou a criação de uma Comissão para

Unidade Responsável: Departamento de Recursos Humanos Unidades Envolvidas: Responsáveis das diversas Áreas Funcionais.. Orçamento: não envolve