• Nenhum resultado encontrado

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ESPECIALIZAÇÃO EM

GESTÃO ESTRATÉGICA DE

PESSOAS

Objetivo geral

Aperfeiçoar e preservar uma força de trabalho eficiente, inserida em ambiental complexo, destacando-se a importância estratégica da mesma, seus ambientes jurídico e social em constante transformação. Neste contexto, criar uma capacidade de aumentar a vantagem competitiva organizacional e transferindo para estes profissionais, técnicas, processos e modelos atuais da área de Gestão de Pessoas.

Objetivos específicos

Compreender a importância e os níveis de atuação da gestão de Recursos Humanos para a organização;

Apresentar uma visão sistêmica do processo de Gestão de Recursos Humanos; Descrever as tendências sociais que influenciam a gestão dos Recursos Humanos; Explicar a necessidade do planejamento estratégico em Recursos Humanos; Apresentar e desenvolver a relevância da gestão estratégica de pessoas;

Pesquisar, analisar e avaliar valores individuais buscando estabelecer os impactos no desempenho produtivo e econômico da empresa;

Apresentar práticas e metodologias que envolvem o processo de busca e retenção de talentos no contexto da gestão de pessoas;

Analisar o posicionamento da gestão estratégica de pessoas na era do conhecimento; Abordar as estratégias de gestão de pessoas que podem ser adotadas pelas organizações; Destacar as tendências contemporâneas no âmbito da gestão de Recursos Humanos.

(2)

Público-alvo

Profissionais da área de Administração de Gestão de Pessoas como Administradores, Psicólogos, Assistentes Sociais e áreas afins que desejam desenvolver-se como gestores estratégicos de pessoas para atuarem nas organizações, criando diferenciais na mesma.

Importância do curso

As pessoas são elementos essenciais à existência das organizações, considerando-as sua principal fonte de vantagem competitiva. A gestão de pessoas de uma organização compreende todo o conjunto de talentos, habilidades, conhecimentos e potencial de desenvolvimento que cada um de seus membros possui. A qualidade desses recursos humanos determinará o sucesso ou insucesso de uma organização e refere-se à concepção e à aplicação de sistemas formais para garantir o uso eficaz e eficiente do talento humano na realização dos objetivos organizacionais. A mesma está sendo utilizada como uma ferramenta das empresas, criando novos processos, tomando decisões cada vez mais eficazes, baseando-se nas tecnologias que suportam a flexibilidade e a rápida resposta de uma empresa moderna.

O ambiente empresarial está se transformando cada vez mais rápido e as organizações precisam reagir mais rapidamente a essas mudanças. As empresas precisam ser mais flexíveis, com as descrições de cargos e salários e tendo mecanismos de controle mais rígidos. Precisam adotar estruturas flexíveis e dinâmicas em que o foco será em projetos e processos, em vez de tarefas e procedimentos padronizados. A tomada de decisão será mais bem compreendida, o controle será separado dos relacionamentos hierárquicos, as tecnologias apoiarão a criatividade em todos os níveis organizacionais. Os colaboradores serão mais treinados, o ambiente de trabalho deverá ser estimulante e envolvente. Treinamento é aprender a desenvolver o potencial oculto dentro de cada indivíduo, ou seja, é qualquer atividade que visa desenvolver a habilidade das pessoas no desempenho de um determinado cargo ou função na organização. Hoje e no futuro muito mais, vive-se em um mundo globalizado com expansão das fronteiras, além empresas, conglomerados organizacionais de diversas naturezas, governos, culturas, dentro de um ambiente competitivo no qual se busca um patamar de inter-relacionamentos de forma estruturada, socialmente justa e financeiramente sustentável.

(3)

com foco em resultados, isto é, por meio da transferência nas regras do jogo e pelas ações socialmente responsáveis, porque pessoas não são mais consideradas recursos, e sim, elas são Estratégicas.

(4)

CORPO DOCENTE

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS HORAS Nº DE NOME DO PROFESSOR TÍTULO FORMAÇÃO IES/ VÍNCULO ATUAL

O Ambiente Econômico e o Mundo Empresarial 20 Otto Nogami Doutorando Mackenzie Insper / FAAP / Diretor do Valor Humano

Métodos Quantitativos Aplicados a RH 20 Galo Carlos Lopez Noriega Mestre USP Trevisan / FIA / FECAP

Gestão de Conflitos e Negociação 20 Marcus Sousa Soares Especialista - INSPER

Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais 30 Fabio Appolinário Doutor USP Trevisan / Business School São Paulo – BSP

Marketing e Endomarketing em RH 20 Luciano Crocco Mestre Mackenzie/ PUC- SP Mackenzie/ PUC- SP

Gestão de Operações e Tecnologia da Informação 20 Renata Corrêa Nieto Doutora USP FAAP

Comportamento Humano nas Organizações 20 Vanessa de Oliveira Lima Especialista INPG SENAC – SP / UNINOVE / Empresa Brasileira de

Comunicação

Comunicação para Liderança

20 George Wilson Aiub Mestre UFSC FGV / UNIVALI / UNIFEBE

Gestão da Cultura e Mudança Organizacional

20 Ademar Dutra Doutor UFSC UNISUL

Gestão de Qualidade de Vida, Segurança,

Meio-Ambiente e Saúde no Trabalho 30 Lauro Eduardo de Russi Especialista - TREVISAN

Ética e Responsabilidade Social na Gestão de RH

20 Vanessa de Souza Fraga Mestre FURB FGV / INSS / UNIFEBE

Aprendizagem e Educação Corporativa.

30 Joyce Ajuz Coelho Doutora UFRJ ESPM – RJ

Gestão Estratégica de Pessoas e Competitividade

30 Fabio Appolinário Doutor USP

Trevisan / Business School São Paulo – BSP

Processos Sucessórios Estruturados

20 Lisie Lucchese Especialista UFSC Instituto de Longevidade

Criatividade, Motivação e Liderança

20 Joyce Ajuz Coelho Doutora UFRJ ESPM – RJ

Metodologia da Pesquisa

20 Luciane Angela Nottar Nesello Mestre UFSC UFSC / UNIVALI / UNIFEBE

Remuneração Estratégica 20 Ademar Dutra Doutor UFSC UNISUL

(5)

Carga horária total do curso

400 horas/aula

Conteúdo Programático da cada disciplina

Disciplina: O Ambiente Econômico e o Mundo Empresarial – 20 h/a

Ementa: Análise do Ambiente Competitivo Nacional e Internacional; Economia Brasileira e Cenários; Economia de Empresas; Fundamentos da Macroeconomia; Pensamento Estratégico e Planejamento.

Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados a RH – 20 h/a

Ementa: A disciplina procura fornecer uma visão objetiva dos principais conceitos de matemática e estatística aplicáveis à realidade empresarial e sua importância como subsídio ao processo decisório dos gestores em diversos contextos.

Disciplina: Gestão de Conflitos e Negociação – 20 h/a

Ementa: Conflito e desempenho organizacional; Diagnóstico das fontes de conflito; Estilos de gestão de conflitos; Modelos de negociação; Erros negociais e seleção de estratégia adequada; Negociação integrativa ou colaborativa; Negociação em contexto culturais diversos.

Disciplina: Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais – 30 h/a

Ementa: Autoconhecimento e Estilos de Personalidade; Cultura e Poder nas Organizações; Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional; Gestão de Remuneração; Gestão Estratégica de Pessoas; Liderança; Motivação; Negociação.

Disciplina: Marketing e Endomarketing em RH – 20 h/a

Ementa: Marketing: Conceitos, evolução. Composto mercadológico. Segmentação de mercado. Comportamento do consumidor. Endomarketing: Conceitos, evolução. A prática do Endomarketing. O Endomarketing como plano estratégico de negócios. O Endomarketing uma estratégia voltada para o ambiente interno da organização. Endomarketing do escopo, objetivos e metas.

(6)

Disciplina: Gestão de Operações e Tecnologia da Informação na Gestão de Pessoas – 20 h/a

Ementa: Organizações: estrutura e suporte da TI; Suporte da TI em níveis organizacionais diferentes; Gerenciamento da tecnologia da informação nas organizações; Profissionais e carreiras da TI; Tecnologias aplicadas a sistemas de informação empresariais; O profissional de informática O papel do gerente de sistemas; Administrando o departamento de sistemas.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa – 20 h/a

Ementa: A pesquisa científica; elaboração de projetos de pesquisa; subsídios teóricos básicos para o desenvolvimento de trabalhos científicos. A linguagem do trabalho científico; aspectos técnicos de apresentação do trabalho científico; elaboração de projetos para a obtenção de recursos e pesquisa; subsídios de estatística.

Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações – 20 h/a

Ementa: Estudo da evolução do trabalho; Introdução à psicologia organizacional; Comportamento organizacional; Comportamento microorganizacional; Diversidades nas organizações; Stress e satisfação no trabalho e qualidade de vida; Relações humanas interpessoais e comunicação assertiva; Avaliação do trabalho; Avaliação do desempenho; Métodos de avaliação para seleção e colocação; Treinamento de funcionários; Motivação; Comprometimento com a organização; Equipes de Trabalho; Liderança e poder nas organizações.

Disciplina: Comunicação para Liderança – 20 h/a

Ementa: Liderança Estratégica; Comunicação na Liderança; Cultura Organizacional; Tipo e Fundamentos de Comunicação; Estilos de Liderança; Coaching e liderança; Problemas de comunicação organizacional; Governança e comunicação.

Disciplina: Gestão da Cultura e Mudança Organizacional – 20 h/a

Ementa: Cultura Organizacional: Origem e evolução; Conceitos / definições de cultura organizacional; Diagnóstico da cultura organizacional; Modelos de diagnóstico a cultura organizacional. Mudança Organizacional: Conceitos / definições; Variáveis internas e externas que influenciam a mudança organizacional; Variáveis comportamentais que influenciam na cultura e na mudança; O papel da liderança no processo de cultura e mudança organizacional; Gestão de conflitos nas relações interpessoais.

(7)

Disciplina: Gestão de Qualidade de Vida, Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho – 30 h/a

Ementa: Elementos que fazem a convivência na organização; A maturidade psicológica na convivência; O desenvolvimento das pessoas a partir da maturidade: contenção e expansão; As descompensações e a sintomatologia; A saúde da empresa e a qualidade de vida; O caráter preventivo da “doença organizacional”: os acidentes de trabalho, a dependência química, a exaustão, a estafa e o stress, etc.; Os mitos criados no mundo do trabalho: a glamourização do stress; As loucuras do trabalho: distúrbios afetivos, esquizofrenia cognitiva, simbioticidade, etc.; Um programa de qualidade de vida para a harmonia do clima organizacional; Uma via de duas mãos: um clima organizacional adequado a um programa de qualidade de vida.

Disciplina: Criatividade, Motivação e Liderança – 20 h/a

Ementa: Introdução - As mudanças e seus impactos nas organizações e nos indivíduos; Visão Evolutiva das Organizações; A importância da criatividade, da motivação e da liderança para o sucesso num cenário de imprevisibilidade; O perfil do líder atual; O papel do “coach” na integração da equipe e no desenvolvimento da criatividade e da motivação; Feedback.

Disciplina: Processos Sucessórios Estruturados – 20 h/a

Ementa: Escalas do processo sucessório estruturado; Significados de carreira pelos posicionamentos e condutas empreendedoras; Instrumentos de capacitação acelerada; Aferição de posicionamentos culturais proativos e improdutivos; Governança dos processos sucessórios; Desenho metodológico em blocos de desenvolvimento para sucessão.

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social na Gestão de RH – 20 h/a

Ementa: Princípios Éticos e Responsabilidade: conceitos de ética e responsabilidade; código de ética como instrumento de transparência com os stakeholders; responsabilidade social e a dimensão ética; os stakeholders na cadeia produtiva – o mercado ético; a gestão de pessoas como ativo social; fundos éticos. Desenvolvimento e Sustentabilidade empresarial: conceito de desenvolvimento e sustentabilidade; as dimensões da sustentabilidade no contexto organizacional; Triple Botton Line, Accountability; Indicadores de Responsabilidade Socioambiental / Sustentabilidade; a sustentabilidade como estratégia organizacional. Responsabilidade socioambiental (RSA) como estratégia de gestão de pessoas: conceitos e ideias relacionados com a compreensão e a prática da Responsabilidade Socioambiental; Organização de projetos estratégicos de Responsabilidade Socioambiental.

(8)

Disciplina: Aprendizagem e Educação Corporativa – 30 h/a

Ementa: Conceitos de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional; Conceitos básicos de gestão do conhecimento; O que é aprendizagem organizacional. Estágios e tipos de aprendizagem; A estratégia corporativa e a cultura organizacional: implicações e relações com as práticas de aprendizagem organizacional; Conceitos de gestão de competências e de educação corporativa; Competências da organização: competência essencial X institucional; Gestão de competências como modelo de gestão de pessoas; Trilhas de conhecimento na carreira (competências requeridas); Mapeamento das competências individuais: competências existentes; Conceitos básicos e princípios da educação corporativa; Modelos de educação corporativa; Modelos de aplicação de gestão de competências e de educação corporativa; Estudos de caso: empresas brasileiras e internacionais.

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas e Competitividade – 30 h/a

Ementa: Competências; Cultura e clima organizacional; Processos de liderança; Coordenação de equipes; Motivação e comprometimento; Feedback; Administração de conflitos; Poder e influência; Como desenvolver competências para o trabalho cooperativo.

Disciplina: Remuneração Estratégica – 20 h/a

Ementa:Remuneração e recompensa organizacional; Plano de Cargos e Salários: análise descrição de cargos; avaliação e classificação de cargos; estrutura salarial; pesquisa salarial; estrutura de carreira; Salário Indireto; Remuneração Variável: participação nos lucros e/ou resultados; remuneração por competências.

Disciplina: Legislação Trabalhista – 20 h/a

Ementa: Rotinas de Admissão de Empregados; Tipos de contratos de trabalho por prazo determinado e a opção pela adoção na contratação; Aspectos destacados da Cessação do Contrato de Trabalho com ênfase à dispensa por justa causa; A terceirização de serviços na visão do Tribunal Superior do Trabalho; Jornada de trabalho e Remuneração: pontos controvertidos; Aplicação dos instrumentos coletivos de trabalho nos contratos individuais de trabalho.

(9)

Coordenador do curso

PROF.

RODRIGO SOUSA ALVES MUNDIM

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e graduado em Administração pela UFSC;

Sua experiência profissional abrange as áreas Financeiras (Revista Negócios / Uberlândia – MG) e de Marketing (Marisol S.A / Jaraguá do Sul – SC);

É docente em cursos de Pós-Graduação, Graduação e Técnico desde 2001, atuando em instituições como UNIFEBE, Senac / Blumenau, FURB, SOCIESC e ASSEVIM;

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, tendo atuado principalmente nas seguintes áreas: gestão, marketing, qualidade, turismo e gastronomia.

Titulação

Certificado pela UNIFEBE – Centro Universitário de Brusque

Período de inscrições

Até 17 de julho de 2012. Sem taxa de Inscrição – Acesse www.unifebe.edu.br

Matrículas

Ocorrerão de 18 a 20 de julho de 2012.

Início do Curso

27 de Julho 2012

Local de Realização do Curso

(10)

Horário das aulas

Aulas Quinzenais – Sextas-feiras: das 18h 30’ às 22h 40’ e Sábados: das 8h às 14h 10’

Período de Duração do Curso

Aproximadamente 24 meses

Investimento

23 Parcelas de R$ 498,00 (1º pagamento em 10 de agosto) Incluso material didático

Referências

Documentos relacionados

Não existe, por sua vez, relatos na literatura sobre os produtos de degradação do DEC, ivermectina e albendazol, sendo estes medicamentos utilizados em larga escala pela

Deste modo, este trabalho teve por objetivo investigar princípios de design de uma Sequência Didática (SD) sobre mitose e câncer, inspirada na história de

O entendimento da metáfora dentro-fora traz uma demarcação do que estaria dentro e fora do corpo por meio de sua superfície, a pele. Sendo esta, muitas vezes considerada como

36 Figura 1 Variação na concentração da glicose plasmática em cavalos marchadores durante o teste padrão de simulação de marcha em cavalos condicionados e não condicionados...

Além disso é necessário destacar o investimento significativo feito em comunicação pelo VIVADANÇA e a importância dela para a formação de públicos, afinal, “todo

Segundo Miyashita (2013), o tratamento cirúrgico pode resultar em graves sequelas das estruturas anatômicas envolvidas na fisiologia da cavidade oral, a extensão

Este memorial tem como objetivo refletir sobre o processo de captação de recursos para o espetáculo teatral “Barbacena – Fragmentos da Loucura”, que resultou na elaboração de

O impacto econômico causado pela Doença de Aujeszky DA tem diminuído com uso de vacinas deletadas para o gene gE do Vírus da DA e testes diagnósticos para detecção de anticorpos