• Nenhum resultado encontrado

ORIGEM DA VIDA. Plantão 08 Curso do Edilson. Prof. Edilson

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIGEM DA VIDA. Plantão 08 Curso do Edilson. Prof. Edilson"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. (Ufpb 2011) Nos estudos sobre o surgimento da vida na Terra, duas hipóteses são postuladas acerca das formas pelas quais os organismos obtinham energia: os primeiros organismos eram heterotróficos; e os primeiros organismos eram autotróficos.

Com base na forma de obtenção de energia, é correto afirmar que organismos

a) autotróficos não utilizam oxigênio em suas vias metabólicas.

b) autotróficos não obtêm energia a partir de compostos inorgânicos.

c) autotróficos utilizam apenas o catabolismo para obter energia.

d) heterotróficos utilizam o catabolismo e o anabolismo para obter energia.

e) heterotróficos, na ausência de luz, não utilizam o anabolismo para obter energia.

2. (Ufsm 2011) Considerando a importância da luz solar nos processos de origem e evolução biológica, assinale a afirmativa correta.

a) Os vírus foram os primeiros seres vivos a surgir no planeta, a partir de seres autotróficos.

b) Os fungos incluem seres eucarióticos e autotróficos.

c) Na evolução da vida, as bactérias foram precursoras dos protozoários.

d) Todas as bactérias são heterotróficas, sendo divididas em aeróbicas, anaeróbicas e fermentadoras.

e) Os reinos dos fungos e dos protozoários apresentam exemplos de seres primitivos e procarióticos.

3. (Upe 2011) No planeta Terra, há aproximadamente quatro bilhões de anos, gerou-se a vida atendendo a seu imperativo autopoético em um universo que obedecia a leis termodinâmicas. A origem da vida se baseia em diferentes hipóteses. Assinale a afirmativa que correlaciona adequadamente a teoria relativa à origem dos seres vivos ao exemplo correspondente. a) Teoria da Abiogênese - no século V a.C., o cientista grego Anaxágoras lançou a ideia de que a vida, dispersa sob a forma de sementes por todo o universo, havia pousado na Terra.

b) Teoria do Big Bang - “Ser uma entidade distinta do ambiente exige uma barreira à difusão livre. A necessidade de isolar um subsistema termodinamicamente é uma condição irredutível da vida. É o fechamento de uma membrana anfifílica de duas camadas, sob a forma de uma vesícula, que representa a transição clara da não-vida para a vida.” (Harold Morowitz)

c) Teoria da Biogênese - os seres vivos se originam a partir de outro pré-existente, sendo assim não podem surgir por outros mecanismos que não a reprodução. Assim Lewis Thomas destaca “O aparecimento dessas células, ... foi um grande acontecimento da evolução planetária, e levou diretamente, linhagem por linhagem, a nosso eu complexo, com o cérebro e tudo o mais.”

d) Teoria do Mundo de RNA - “Quando se espreme uma roupa de baixo suja, ...um fermento drenado da roupa e transformado pelo cheiro do cereal reveste o próprio trigo com sua pele e o transforma em camundongos...” (Jan Baptiste Van Helmont) e) Teoria da Panspermia – segundo Gilbert, a

reprodução e o metabolismo das primeiras formas de vida dependiam das atividades catalíticas e replicativas do RNA, e que tanto o DNA quanto as proteínas teriam assumido suas funções atuais posteriormente.

(2)

4. (G1 - ifce 2011) Muitos pesquisadores tentaram explicar a origem da vida. Sobre isso, é correto afirmar-se que

a) Stanley Miller investigou a origem espontânea de moscas a partir de matéria não viva em decomposição.

b) os primeiros seres fotossintetizantes não usavam água como fonte de íon hidrogênio e liberavam gás sulfídrico para a atmosfera.

c) Aristóteles formulou a teoria da biogênese que foi confirmada pelo cientista Louis Pasteur.

d) a panspermia é uma teoria segundo a qual micro-organismos se encontram presentes na água, sendo capazes de dar origem à vida, quando atingem um local adequado.

e) Helmont é autor de uma receita para obter ratos a partir de grãos de trigo. Com isso, ele tentou provar a teoria da abiogênese.

5. (Unicamp simulado 2011) Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que

a) o CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose. b) a matéria precursora da vida só poderia ter se

formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.

c) as substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.

d) os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.

6. (Eewb 2011) A Teoria da Endossimbiose, criada por Lynn Margulis em 1970, propõe que as organelas que compõem as células eucarióticas tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estável entre organismos. Mais especificamente, esta

teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias têm origem num procarionte autotrófico que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, obtendo proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia necessária para as atividades metabólicas. Deste modo, a célula eucariótica atual seria uma quimera formada por três genomas: o nuclear; o cloroplastidial e o mitocondrial. Sendo assim, podemos concluir que a teoria da endossimbiose propõe uma explicação para:

a) o surgimento da célula procarionte. b) o surgimento dos autótrofos. c) o surgimento dos heterótrofos. d) o surgimento da célula eucarionte.

7. (Ufsm 2011) O cérebro humano evoluiu e, ainda nos primórdios da civilização, nossos hipotéticos ancestrais já poderiam viver, como certos microrganismos quimiolitoautotróficos atuais, ao redor de fendas vulcânicas submersas, onde há liberação contínua de gás sulfídrico

H S2

.

Segundo a hipótese autotrófica, os outros tipos de seres vivos teriam se originado a partir dos primeiros seres quimiolitoautotróficos, na seguinte ordem: ( ) primeiro, os que realizavam fermentação; depois, os fotossintetizantes; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).

( ) primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que realizavam fermentação; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).

( ) primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que respiravam oxigênio (aeróbios); por fim, os que realizavam fermentação.

( ) os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os que realizavam fermentação; por fim, os fotossintetizantes.

( ) primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os fotossintetizantes; por fim, os que realizavam fermentação.

(3)

8. (Ufrgs 2010) A coluna da esquerda, a seguir, apresenta o nome de teorias sobre a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas teorias.

Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 4– 2 – 1. b) 4 – 3 – 2. c) 1– 2 – 4 . d) 5 – 1 – 3. e) 5 – 3 – 2.

9. (Uece 2010) Recentemente, pesquisadores dissolveram em água material orgânico extraído dos meteoritos e obtiveram coacervados, reforçando a teoria da pangênese sobre a origem da vida. Coacervados são

a) bolsas delimitadas por membranas lipoproteicas. b) estruturas precursoras das bactérias,

apresentando membrana, material genético, porém, sem parede celular.

c) estruturas semelhantes a arqueobactérias, que não dependem da fotossíntese para sobreviver.

d) aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e de salinidade, envolvidos por uma película d’água.

10. (Ufc 2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a) O "big bang", que deu origem ao universo e, consequentemente, à vida.

b) O aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.

c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.

d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.

e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.

11. (Ufc 2009) Há cerca de 4,6 bilhões de anos, no planeta Terra tudo era matéria inerte, sem vida. Com o passar do tempo, unidades menores agruparam-se formando complexos com características específicas (I): reserva, memória, auto-replicação. Tais complexos isolaram-se em sistemas fechados (II), e reações para obtenção de energia (III) e de replicação passaram a ocorrer de forma ordenada para garantir um equilíbrio. Determinados sistemas aumentaram sua complexidade estrutural e também capturaram sistemas menores (IV); com isso, conseguiram melhores resultados na obtenção e transformação de energia (V). A associação de sistemas fechados (VI) aumentou a complexidade e proporcionou maior eficiência com a divisão de tarefas. A competitividade entre sistemas ordenou uma grande diversidade, em que os mais ajustados 1 – Abiogênese ( ( ) Os primeiros seres vivos

utilizaram compostos inorgânicos da crosta terrestre para produzir suas substâncias alimentares. 2 – Biogênese

3 – Panspermia ( ( ) A vida na Terra surgiu a partir de matéria proveniente do espaço cósmico.

4 – Evolução química

5 – Hipótese autotrófica

( ) Um ser vivo só se origina de outro ser vivo.

(4)

permaneciam e se difundiam (VII), processo em contínuo andamento.

Preencha os parênteses com o número que acompanha a expressão que se refere a cada um dos elementos a seguir.

( ) Multicelularidade ( ) Biomoléculas

( ) Teoria endossimbiótica ( ) Células

( ) Seleção natural

12. (Unirio 2009) Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida. Sua hipótese se resume nos seguintes passos descritos no esquema que se segue.

Pela teoria de Oparin, os primeiros seres surgidos na Terra teriam sido

a) heterótrofos e aeróbicos. b) heterótrofos e anaeróbicos. c) autótrofos e anaeróbicos. d) autótrofos e aeróbios. e) autótrofos e heterótrofos.

13. (Ufpi 2009) Nas condições da atmosfera primitiva, faça uma simulação do experimento histórico e típico de Stanley Lloyd Miller (1930-2007), que teria reproduzido o surgimento das moléculas orgânicas essenciais à vida. Use o desenho esquemático a seguir para responder às indagações:

I. Quais os gases que simulavam a mistura submetida às descargas elétricas (3), no experimento de Miller? Coloque-os no compartimento 1.

II. Qual a substância que foi colocada no compartimento 2, para aquecimento (4)?

III. Quais as prováveis moléculas orgânicas simples que poderiam ter representantes retidos no espaço 5?

Marque a alternativa que contém somente dados corretos, seguindo a sequência das indagações.

a) I - COO2, CHO4, NH2, H2 II - H2O2

III - Amido, nucleotídeos, glicogênio e polipeptídios. b) I - CO2, CH3, NH2, H3

II - H2O2

III - Amônia, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas. c) I - COO2, CH4, NH2, H2

II - H2O

III - Coacervados, proteínas, ácidos nucleicos e polipeptídios.

d) I - CO2, CH3, NH2, H2 II - H2O

III- Sacarose, coacervados, aminoácidos e proteínas. e) I - CH4, H2, NH3

II - H2O

III - Glicina, alanina, sarcosina, purinas e pirimidinas.

(5)

14. (Uel 2006) Considere as frases a seguir.

A "Afinal, o que é o homem dentro da natureza? [...] é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[...] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais".

(Blaise Pascal) B "A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma".

(Jacques Monod) C "[...] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior".

(Francis Crick)

Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posições em defesa de: criacionismo, panspermia e evolucionismo. a) A, B, C. b) A, C, B. c) B, A, C. d) B, C, A. e) C, A, B.

15. (Ueg 2006) Todos os seres vivos são formados por células, ou seja, compartimentos envolvidos por membranas, preenchidos com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas. As primeiras células vivas provavelmente surgiram na Terra por volta de 3,5 bilhões de anos atrás, por reações espontâneas entre moléculas que estavam longe do equilíbrio químico. Sobre a formação das moléculas biológicas em condições pré-bióticas, é INCORRETO afirmar:

a) Moléculas orgânicas simples podem associar-se para a formação de polímeros. Um aminoácido pode juntar-se a outro pela formação de uma ligação fosfodiéster, e dois nucleotídeos podem associar-se por meio de uma ligação peptídica.

b) No primeiro bilhão de anos da Terra, existia pouco ou nenhum oxigênio, com absoluta ausência de camada de ozônio para absorver a radiação ultravioleta do Sol. A ação fotoquímica da radiação ultravioleta pode ter ajudado a manter a atmosfera rica em moléculas reativas e também longe do equilíbrio químico.

c) Se uma mistura de gases, como CO2, CH4, NH3, e H2, é aquecida com água e energizada por uma descarga elétrica ou por radiação ultravioleta, os elementos reagem entre si e formam pequenas moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, açúcares, purinas e pirimidinas.

d) Os polinucleotídeos possuem limitada capacidade catalítica, mas podem dirigir a formação de cópias exatas de suas próprias sequências por pareamento complementar dos nucleotídeos.

Gabarito:

Resposta da questão 1: [D]

Resposta da questão 2: [C]

Resposta da questão 3: [C]

Resposta da questão 4: [E]

Resposta da questão 5: [C]

Resposta da questão 6: [D]

Resposta da questão 7: [A]

Resposta da questão 8: [E]

Resposta da questão 9: [D]

Resposta da questão 10: [D]

Resposta da questão 11: VI - I - IV - II - VII.

Resposta da questão 12: [B]

Resposta da questão 13: [E]

Resposta da questão 14: [B]

Referências

Documentos relacionados

possibilidade de simulações e testes, treinamento e ajuda por parte do software de programação, possibilidade de armazenamento de vários programas no micro, etc.5ª

Esta dissertação tem como principais objetivos perceber a influência das fibras de aço Dramix® 5D na resistência ao corte e avaliar o desempenho das expressões para o cálculo

cardiopatia estrutural e arritmia ventricular complexa (pareadas e taquicardia ventricular não sustentada) no Holter pré-operatório e que foram submetidos à cirurgia

108 Na modelagem matemática de aquíferos livres realizada para o estudo previsional de plumas de contaminação, devem-se aplicar informações relativas a limites de contorno do

O controle cervical após 12 meses foi de 59% para os pacientes com recidiva cervical unilateral submetidos a tratamento de resgate, sendo 43% nas recidivas ipsilaterais e 65%

Desta forma, dada sua importância e impacto econômico como doença da esfera da reprodução, além da carência de informações atuais sobre leptospirose em suínos

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O objetivo deste trabalho é implementar a simulação de uma destilaria autônoma de etanol usando um modelo cinético (Ghose e Tyagi, 1979) e duas configurações