• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA do MUNICÍPIO de ITAPETININGA. Estado de So Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA do MUNICÍPIO de ITAPETININGA. Estado de So Paulo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

066-19

CÂMARA do MUNICÍPIO de ITAPETININGA

Estado de So Paulo

Parecer Jurídico n 235/2019 (ref. ao PL 066/2019)

Autores: Vereadores Antônio Etson Brun e Denise Franci Martins de Castro.

Assunto: "Dá o nome de Estrada Municipal 25 de Dezembro, à estrada sem nome

localizada no Bairro Faxinal do Rio Acima, e dá outras providências".

EMENTA: Projeto de Lei. Designação de nome a espaço público. Observância à Lei Municipal n. 4.321/99, alterada pelas Leis Municipais n. 6.340, de 20 de julho de 2018 e n. 6.442 de 15 de agosto de 2019, Iniciativa do Legislativo. Competência concorrente. Data Comemorativa. Possibilidade.

I — RELATÓRIO

Trata-se de projeto de lei, de autoria dos Senhores Vereadores Antônio Etson Brun e Denise Franci Martins de Castro, que pretendem ver denominado de

"Rua 25 de Dezembro", a estrada sem nome, localizada no Bairro Faxinal do Rio Acima,

com inicio na rua a ser denominada como 9 de Julho e fim na Estrada Municipal José Veira Machado, com largura de 7,50 metros e extensão de 4700 metros.

Contudo, o Nobre Vereador Antônio Etson Brun, na data de 03/07/2019, solicitou a paralisação do trâmite do presente Projeto de Lei, dentre outros Projetos de Leis, conforme requerimento protocolizado sob o número 1442/2019 (Solicitação n. 646/2019); e na data de 20/08/2019, solicitou a regularização do trâmite do presente Projeto de Lei, dentre outros Projetos de Leis, conforme requerimento protocolizado sob o número 1733/2019 (Solicitação n. 767/2019).

(2)

O 6 - 1 9

- t

CÂMARA do MUNICÍPIO de ITAPETININGA

Estado de São Paulo

Assim, o nome que se pretende dar à estrada sem denominação, localizada no Bairro Faxinal do Rio Acima, com inicio na rua a ser denominada como 9 de Julho e fim na Estrada Municipal José Vieira Machado, com largura de 7,50 metros e extensão de 4700 metros, é a data comemorativa "25 de Dezembro".

O projeto veio acompanhado dos seguintes documentos:

• Justificativa (fls.03/04); • Croqui (fls. 05);

II— PARECER

1. INICIATIVA

A iniciativa de projetos de lei que estabeleçam denominação de próprio, vias e logradouros públicos é competência concorrente da Camara Municipal com o Poder Executivo Municipal, nos teunos do art. 1°, da Lei Municipal n. 4.321, de 14 de setembro de 1999, alterado pela Lei Municipal n° 6.340, de 20 de julho de 2018.

Cabe ressaltar, ainda, que a Lei Municipal n. 4.321, de 14 de setembro de 1999, também foi alterada pela Lei Municipal n. 6.442, de 15 de agosto de 2019, sendo que o artigo 2° da referida lei foi alterado, passando a vigorar da seguinte forma:

"Art. 2° - A próprios, vias e logradouros públicos municipais poderão ser atribuidos nomes observando as seguintes normas:

Nomes de pessoas falecidas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade;

Nomes de personalidades falecidas, municipais, estaduais, nacionais ou estrangeiras;

III- Nomes da fauna e da flora brasileira;

(3)

066 19

CÂMARA do MUNICÍPIO de ITAPETININGA

Estado de São Paulo

IV- Datas comemorativas,.

V- Nomes de países e continentes;

VI- Não haja outro próprio, via ou logradouro público municipal com o mesmo nome que se pretende homenagear."

Deste modo, inexiste vicio de iniciativa.

2. ATRIBUIÇÃO DE NOMES AOS "PRÓPRIOS", "VIAS" E "LOGRADOUROS PÚBLICOS";

A atribuição e alteração de nome de próprios, vias e logradouros públicos do Município de Itapetininga está regulada pela Lei Municipal n. 4.321, de 14 de setembro de 1999, com as alterações acima mencionadas, cujo art. 2°, incisos de I a VI e 3°, estabelecem os seguintes requisitos: a) nomes de pessoas falecidas que tenham prestado relevantes serviços a comunidade; b) nomes de personalidades falecidas, municipais, estaduais, nacionais ou estrangeiras; c) nomes da fauna e da flora brasileira; d) Datas comemorativas; e) nomes de países e continentes; f) não haja outro próprio, via ou logradouro público municipal com o mesmo nome que se pretende homenagear; g) o projeto indique o inicio e término da rua, bem como sua extensão; h) seja juntado croqui da via pública; e i) sejam apresentados motivos que justifiquem a prestação da homenagem.

Da leitura do presente projeto, observa-se que foram atendidos todos esses requisitos, com algumas pequenas observações.

a) Datas Comemorativas;

0 Projeto de Lei n. 066/2019 veio acompanhado da Justificativa na qual seus autores explicam porque entendem que a data comemorativa "25 de Dezembro" deve ser homenageada com a designação da Estrada sem nome, constante no croqui de fls. 05.

Cabe ressaltar que a Lei Municipal n. 4.321, de 14 de setembro de 1999, alterada pela Lei Municipal n. 6.340, de 20 de julho de 2018, bem como pela Lei

(4)

-

066-19

CÂMARAdo MUNICÍPIO de ITAPETININGA

Estado de São Paulo

Municipal n. 6.442, de 15 de agosto de 2019, não dispõe sobre a forma de comprovação da data comemorativa que se pretende homenagear.

Tratando-se de data comemorativa de conhecimento público e notório a comprovação documental da existência da referida data poderá ser dispensada pelo Soberano Plenário, já que a Lei n. 6.442, de 15 de agosto de 2019, que alterou a Lei n. 4.321, de 14 de setembro de 1999, não previu a forma da comprovação da existência da data comemorativa, dos nomes da fauna e da flora brasileira, bem como de países e continentes.

A análise desse requisito é competência que cabe exclusivamente ao Plenário, razão porque esta Assessoria Técnica Jurídica deixa de avançar nesse particular.

b) Não haja outro próprio, via ou logradouro público municipal com o nome que se pretende homenagear;

Não há prova, no projeto, de que não existe na cidade outro próprio, via ou logradouro público municipal em que não tenha sido atribuído a data comemorativa a ser homenageada.

0 meio adequado para se comprovar o preenchimento deste requisito seria solicitar informações à. Prefeitura Municipal de Itapetininga para que se certifique negativamente tal fato.

Porém, aqui também vale a ressalva de que sendo público e notório que a data comemorativa que se pretende homenagear ainda não foi dada a nenhum próprio, via ou logradouro público da cidade, poderá o Plenário dispensar a comprovação documental desse requisito.

c) 0 projeto indique o inicio e término da rua, bem como sua extensão;

(5)

0 6 -

it

9

cÂMARA do MUNICÍPIO de ITAPETININGA

Estado de Sgo Paulo

Conforme registrado no Projeto de Lei n. 066/2019 (fls. 02), o logradouro público que se pretende conferir o nome correspondente à data comemorativa

"25 de Dezembro" é a Estrada sem nome, localizada no Bairro Faxina! do Rio Acima, com inicio na Rua a ser denominada como 9 de julho e fim na Estrada Municipal José Vieira Machado, com largura de 7,50 metros e extensão de 4700 metros, no entanto, no

croqui há dúvida na forma como foi sinalizado o inicio da estrada que se pretende denominar.

Dessa forma, é cristalina a existência de um erro material, o qual deve ser sanado para que não paire dúvida a respeito da real localização da Estrada que se pretende denominar.

d) Seja juntado croqui da via pública;

0 croqui da via mencionada no item anterior foi juntado ao Projeto de Lei n. 066/2019 (fls. 05).

Conforme já mencionado no item "c", há uma dúvida na localização da Estrada que se pretende nomear, mencionada no croqui de fls. 05.

e) Sejam apresentados motivos que justifiquem a realização da homenagem;

Os motivos apresentados pelos autores do projeto foram juntados às fls. 03/04 do Projeto de Lei n. 066/2019, sendo que se trata de análise que compete exclusivamente ao Soberano Plenário.

3. VOTAÇÃO

Nos termos do art. 4°, § 1°, da Lei Municipal n. 4.321/99, a discussão e votação de projetos de lei dessa natureza dependem da maioria absoluta dos

(6)

066 -19

CÂMARAdo MUNICÍPIO de ITAPETININGA

Estado de So Paulo

membros da Camara para aprovação (art. 47, § 10, inciso XII, do Regimento Interno), devendo ser deliberado em turno único de discussão e votação, consoante com o artigo 80, Parágrafo Único do Regimento Interno desta Casa.

III — CONCLUSÃO

Diante do exposto, ressalvadas as observações feitas nos itens "a", "b", "c", "d" e "e" do tópico 2 do parecer, entendemos que o Projeto de Lei Ordinária n. 066/2019 não cumpre com todos os requisitos de constitucionalidade e legalidade exigidos, razão porque opinamos DESFAVORAVELMENTE ao seu regular trâmite nesta casa, cabendo ao Plenário a dispensa do documento mencionado no item "h" citado, bem como a análise dos demais requisitos legais, sobretudo aqueles citados nos itens "a" e "e".

Submeto esse parecer ao ,Imelhor juizo da Comissão de Justiça, Redação e Cultura.

o parecer.

Itapetininga, 24 dedutilbro de 2019

João Mauricio ai fá S. Ibariez Assessor Técnico Jurídico

OAB/SP-114.407

Referências

Documentos relacionados

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

A Política de M&A da Secretaria Executiva de Vigilân- cia em Saúde de Pernambuco (SEVS/PE) apresenta três processos de maior destaque: o monitoramento do de- sempenho da gestão