• Nenhum resultado encontrado

Cianeto de potássio Fórmula Química: KCN Quantidade: >5% Letra INDEX Xn Frases R: R 23/24/25 Número EINECS Número CAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cianeto de potássio Fórmula Química: KCN Quantidade: >5% Letra INDEX Xn Frases R: R 23/24/25 Número EINECS Número CAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 – Identificação da substância/preparação e da companhia

EL – BANHO DE COR FINAL CIANÍDRICO

Electrochemical Produtos e Processos Galvanotécnicos

Rua Marambaia, 585 – Casa Verde – São Paulo – SP – CEP 02513-000 Tel. (0xx11) 3959-4990 – Fax (0xx11) 3951-5535

2 – Composição / informação dos ingredientes

Componentes Perigosos:

Cianeto de Ouro e Potássio Fórmula Química: AuK(CN)2 Quantidade: <1%

Letra INDEX T+ Frases: R R 26/27/28-32

Número EINECS 237-748-4

Número CAS 13967-50-5

Cianeto de potássio Fórmula Química: KCN Quantidade: >5%

Letra INDEX Xn Frases R: R 23/24/25

Número EINECS 205-792-3

Número CAS 151-50-8

Água Fórmula Química: H2O

Letra INDEX nenhum Frases: R nenhum

Número EINECS 231-791-2

Número CAS 7732-18-5

3 – Identificação dos Perigos Muito tóxico. Perigoso

Atenção especial para seres humanos e meio ambiente

Produto muito tóxico por inalação, no contato com a pele e se ingerido. O contato com ácido pode liberar gases letais. Ácido cianídrico pode causar vários graus de envenenamento

(2)

4 – Medidas de Primeiros Socorros

Nota Importante – é necessário que as medidas e procedimentos descritos como primeiros

socorros estejam disponíveis no local de atendimento médico mais próximo antes que, qualquer atividade, com este produto seja iniciada.

Informações Gerais

Contaminação pode ocorrer por inalação de vapores e/ou fumos. Romova a pessoa do local e retire as roupas contaminadas imediatamente. Descarte as roupas de maneira adequada.

Após inalação

Remova a pessoa para local ventilado e isento dos vapores do produto. Possíveis sinais de envenenamento: dores de cabeça, tonturas, sonolência, náuseas, ataques, inconsciência, distúrbios respiratórios, parada respiratória e parada cardíaca. Nunca deixe a pessoa afetada sem observação. Mantenha a pessoa sentada. Chame auxílio médico imediatamente.Palavra Chave: CIANETO. No caso de dificuldade de respiração, administre oxigênio. Utilize respiração artificial. Nunca com respirador boca a boca e sim com bolsa de VENTILAÇÃO. Mantenha a pessoa deitada de lado.

Após contato com os olhos

Mantenha as pálpebras abertas e lave com água abundante por pelo menos 15 minutos. Continue a lavagem com solução fisiológica, até chegada ao hospital. Proteja o olho atingido. Chame um médico imediatamente

Após contato com a pele

Lave imediatamente e vigorosamente com muita água e sabão. Chame auxílio médico.

Após ingestão

Não induza o vômito. Faça a vítima enxaguar a boca repetidas vezes, quando consciente. Mantenha a vítima aquecida. Não deixe a pessoa. Chame auxílio médico. Palavra chave: envenenamento por CIANETO.

Informação para o médico

Para contato com os olhos – Terapia para queimadura química.

Para outras contaminações – seguir tratamentos contra intoxicações com CIANETOS

5 – Medidas de Combate à Incêndio

Meio adequado de extinguir fogo

pó químico seco

Meio inadequado de extinguir fogo

Água e Gás Carbônico

Perigos particulares em caso de fogo/incêndio

Pode entrar em decomposição quando aquecido, liberando quantidades de gás cianídrico (composto extremamente tóxico). Toda água residual de combate à incêndio deverá obrigatoriamente ser retida para posterior tratamento. Não permita que tais resíduos alcancem o solo ou qualquer canal de efluente ou outras fontes de água, como rios, lagos, mar etc.

Equipamentos Especiais para Combate à Incêndios

Utilize sempre equipamentos autônomos de pressão positiva e roupas de proteção química à prova de gases e vapores (nível A)

(3)

6 – Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento

Medidas de Precaução Relativas as Pessoas

Certifique-se que a ventilação seja adequada. Utilize roupas de proteção química à prova de gases e vapores (nível A). Mantenha o produto sempre longe das fontes de ignição. Utilize equipamentos de proteção respiratória. Em hipótese alguma tenha contatos com vapores do produto.

Proteção Ambiental

Contenha o vazamento imediatamente. Previna o contato do produto com drenos e ralos, principalmente de rios, lagos, córregos, mar e águas subterrâneas. Não permita o contato do produto com o solo.

Métodos de Limpeza / Absorção

Umedeça o resíduo com água e utilize material absorvente à base de: vermiculita ou absorventes de micro-fibras sintéticas à base de polipropileno. Transferir para recipiente adequado. Todo o resíduo não pode ser descartado e deve passar por processo de reciclagem, uma vez que o produto possui cianeto. Os resíduos que deverão ser armazenados em recipientes adequados deverão ser neutralizados e desintoxicados de maneira correta.

7 – Manuseio e Armazenamento

Manuseio

Instruções para Manuseio Seguro

Mantenha sempre a embalagem bem fechada e em local ventilado. O produto só pode ser aberto em locais ventilados. Assegure-se do bom fechamento do recipiente todo o tempo. O manuseio do produto deverá ser realizado por profissionais treinados.

Informações sobre proteção contra fogo e explosão

Mantenha longe de fontes de ignição. Não fume.Tome medidas preventivas contra

descargas estásticas. Em caso de incêndio, resfrie as embalagens não danificadas com água. Toda água utilizada no combate à incêndio deverá ser retida para tratamento posterior.

Armazenamento

Requerimentos para Áreas de Estocagem e para Recipientes

Mantenha o recipiente muito bem fechado e em local seco, fresco e bem ventilado, onde apenas bem treinadas tenham acesso, mesmo os recipientes vazios. Evite calor excessivo e mantenha longe de produtos ácidos.

8 – Controle da Exposição e Proteção Pessoal

Dados importantes relativos ao cianeto

MAK (Alemanha): 5 mg/m3

TLV (EUA): 10 mg/m3

Equipamentos de Proteção Pessoal Medidas gerais de proteção

Não inale sob hipótese alguma os vapores. Evite absolutamente o contato com os olhos e com a pele. Caso a concentração local esteja acima dos valores do limite de tolerância, utilizar equipamentos de proteção respiratória, roupas e luvas de proteção. Não fume beba ou se alimente no local de trabalho. Lave as mãos e a face antes dos intervalos do almoço e ao fim da jornada de trabalho.

(4)

Procedimentos de Higiene

Observar os cuidados indicados para manuseio de produtos químicos. Remover imediatamente a roupa contaminada. Manter afastado de gêneros alimentícios. Lavar as mãos após o uso do produto. Manter chuveiro e lava olhos de emergência próximos à área de trabalho. Não guarde as roupas de trabalho próximas ao produto

Proteção Respiratória

Utilize equipamentos autônomos de proteção respiratória para altas concentrações. Para baixas concentrações, utilize respiradores semi-faciais com elementos de filtração apropriado para gases ácidos tipo B. O emprego de respiradores deverá seguir as informações do PPR (Programa de Proteção Respiratória) e a Instrução Normativa nº 1 da SSST do Mtb.

Proteção para as Mãos

Utilize luvas de látex, borracha nitrílica e/ou PVC

Proteção para os Olhos

Utilize óculos de proteção tipo ampla-visão sem ventilação.

Proteção para o Corpo

Utilize roupas de proteção química impermeável e botas de PVC (anti-ácido). Troque a roupa imediatamente quando a mesma ficar contaminada.

9 – Propriedades Físico-Químicas

Aparência

Forma: Líquido

Cor: Incolor à levemente amarelado Odor: Inodoro

Dados Relevantes sobre Segurança Mudanças do Estado Físico

Temperatura de Fusão: não determinada

Temperatura de ebulição: não determinada

Inflamabilidade: não aplicável

Flash Point não aplicável

Temperatura de Ignição: não aplicável

Temperatura de Auto-Ignição não aplicável Limite Inferior de Explosividade: não aplicável Limite Superior de Explosividade: não aplicável

Viscosidade não determinada

Densidade 1,005 – 1,050 g/cm3

Solubilidade em Água: solúvel em água

Valor pH: > 10,0 (20 ºC)

10 – Estabilidade e Reatividade

Decomposição Térmica

Inicia-se a 200 ºC

Reações Perigosas

Em contato com ácidos fortes libera gás cianídrico e pode formar misturas explosivas. Mantenha longe da ação de fontes de calor.

Produtos Perigosos de Decomposição

(5)

11 – Informações Toxicológicas

Toxicidade Aguda

Dados relevantes para classificação LD / LC 50

Toxicidade oral aguda: LD50 = 8,35 mg/kg ratos, (machos e fêmeas) OECD 401. Efeitos irritantes primários:

Efeitos irritantes primários para pele: altamente irritante, coelhos OECD 404 Efeitos irritantes primários para os olhos: cáustico, coelhos OECD 405 Sensibilização

Outras informações

Toxicidade sub-aguda à crônica

Dados baseados na experiência com humanos

A inalação de concentrações com aproximadamente 200 ppm no ar, ou ingestão de 300 mg, causam inconsciência imediata e pode levar à morte. Sinais de envenenamento são: náusea, vômitos, câimbras, inconsciência e parada respiratória.

Informações Adicionais

Evite o contato com a pele e olhos, assim como não inale os vapores do produto. 12 – Informações Ecológicas

Outras Informações Ecológicas

Não há estudos completos sobre a ecotoxicidade desta solução. Não permita a entrada desta substância no solo, leitos aqüíferos ou esgotos. 13 – Considerações Sobre Tratamento e Disposição

Recomendação:

Não jogar o produto no lixo doméstico. Não permitir que ele entre na rede pública de águas e esgoto. Verificar as regulamentações locais para tratamento e disposição.

Embalagens Usadas

Embalagens contaminadas devem ser totalmente esvaziadas e descartadas de maneira adequada seguindo as regulamentações federais, estaduais e municipais quando cabíveis. As embalagens não poderão ser reutilizadas.

Esgotos

Verifique atentamente as legislações, assim como as normas e procedimentos de contenção e descarte de efluentes líquidos.

14 – Informações sobre Transporte

Transporte Terrestre

Classe: 6.1 Nº Risco: 66 Nº ONU: 1935

Descrição do Produto: Cianeto, soluções Grupo de embalagem: I

Transporte Marítimo (IMDG Code)

Classe: 6.1 EmS 6.1-02 MFAG 215 Nº ONU: 1935 Grupo de embalagem: I

Nome próprio para embarque: Cyanide solution, n.o .s (aqueous solution of inorganic cyanide).

Produto incompatível com ácidos. Proibido o transporte em conjunto com ácidos (perigo de gases tóxicos), assim como produtos alimentares, bebidas e rações para animais.

(6)

Transporte Aéreo ICAO / IATA – DGR

Classe: 6.1 Nº ONU: 1935

Grupo de embalagem: I

Nome próprio para embarque: Cyanide solution, n.o .s (aqueous solution of inorganic cyanide).

Produto incompatível com ácidos. Proibido o transporte em conjunto com ácidos (perigo de gases tóxicos), assim como produtos alimentares, bebidas e rações para animais.

15 – Regulamentações

T+ Muito Tóxico

Simbologia de Risco 6.1 Tóxico

R25 Tóxico se ingerido

R20/21 Muito tóxico se inalado, ingerido ou no contato com a pele R32 Contato com ácidos libera gás muito tóxico

S29 Não esvazie o recipiente em ralos e drenos

S45 No caso de acidente ou de não se sentir bem, procure auxílio médico imediatamente. Mostre o rótulo se possível 16 – Outras Informações

Produto desenvolvido para aplicação em indústrias de eletrodeposição

Nota

As informações contidas desta ficha são relativas as situações nela apresentadas. Portanto dependendo da situação, poderão ocorrer divergências, bem como se referem exclusivamente aos produtos discriminados, sendo que a Electrochemical não se responsabiliza pela aplicação do produto de forma diferente da especificada, incluindo sua combinação com outros produtos.

Referências

Documentos relacionados

Controlando o género e a idade, a existência de sinto- mas físicos ou psicológicos tem um impacto negativo na percepção de qualidade de vida, esta relação fica mais forte quando

Eventuais descumprimentos, se houver, se encontram detalhados neste relatório. 1º do Anexo 15 da Instrução 583/16 – “manutenção da suficiência e exequibilidade das

Acima de tudo é necessário conhecer este grau nominal de vazão do sistema para que seja possível controlá-lo através de uma válvula manual fornecida na tubulação da água

O Vendedor não deverá, em nenhum momento, diretamente ou indiretamente, reproduzir, divulgar, usar propaganda, publicar ou de outro modo tornar conhecido (a) o fato do Vendedor e

Acompanhar a elaboração ou propor correções e adequações, quando couber, no caderno pedagógico da disciplina ou avaliar o caderno pedagógico de outra instituição

Atualizado em 28/08/2012 Mecânicos de manutenção de máquinas industriais 9113-05 Mecânico de manutenção de máquinas, em geral 9113-10 Mecânico de manutenção de

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes doses e parcelamentos da fertirrigação sobre a produção, o desenvolvimento e o sistema radicular

No segundo e terceiro dia faça fogo com pequena quantidade de lenha e fogo bem baixo; no quarto dia faça um fogo um pouco maior e mantenha-o por três horas (vá alimentando devagar,