• Nenhum resultado encontrado

Requisitos técnicos V13

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Requisitos técnicos V13"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

Conteúdo

Introdução ...3

Requisitos técnicos V13...4

Suporte ao protocolo HTTPS ...5

Manutenção da instalação da V13 – Desinstalar ou Reparar ...5

Alterações decorrentes da preparação do ERP para SaaS (a partir da revisão 13.00.02) ...5

Limitações conhecidas ...7

Cuidados a ter na Migração da V9 para a V13 ...8

Cuidados a ter na Migração da V12 para a V13 ... 10

Localização dos ficheiros INI ... 11

Parâmetros específicos no arranque (linha de comandos)... 11

Inserção de código VB . Net nas consultas personalizadas ... 12

Problemas conhecidos de instalação e configuração do ERP V13 ... 12

Arranque da Aplicação Desktop ou Web - Erro de Silverlight Code: 2153 ... 12

Arranque da Aplicação Desktop ou Web - Erro de Silverlight Code: 2104 ... 14

Serviço do IIS não está acessível a outros postos ... 15

Ao entrar via Web no ERP V13 ocorre o erro de página “http error 503 – The service is unavailable ... 16

Ao finalizar a instalação, após publicação do produto, inicia processo de anulação da instalação . 16 Erro ao imprimir alguns mapas elaborados em Crystal Reports ... 17

(3)

Introdução

Este documento tem por objecto informar os requisitos técnicos do ERP V13, limitações e outra informação considerada relevante, sendo dirigida sobretudo ao técnico / implementador dos parceiros eticadata.

Relativamente à V9, as alterações tecnológicas que suportam esta nova versão obrigaram a alterar procedimentos de instalação, configurações e comportamentos ao nível da utilização, pelo que se recomenda uma análise ponderada e atempada, por parte do implementador, antes de proceder à actualização para nova versão evitando, desta forma, constrangimentos desnecessários junto do utilizador.

No que diz respeito à V12, não há grandes alterações tecnológicas. No entanto recomendamos uma leitura a este documento para o esclarecimento de dúvidas que possam subsistir, assim como o esclarecimento do processo de atualização / instalação.

(4)

Requisitos técnicos V13

 Requisitos mínimos de Hardware

o Servidor

 Intel Core i5 (ou equivalente)  4 GB RAM

 Rede 100 Mbps

 2 GB de disco (livres para a instalação do produto) o Posto de trabalho ou instalação monoposto

 Intel Pentium 2.5GHz ou superior  2 GB RAM

 Rede 100 Mbps (posto de trabalho)

 2 GB de disco (livres para a instalação do produto)

 Requisitos de Software

o Microsoft Windows XP pro SP3 ou superior; Microsoft Windows Server 2003 ou superior

o Servidor Microsoft Sql Server (2005 ou superior) – Instalação do Microsoft Sql Server 2012 Express disponível no DVD de instalação.

o Servidor Web (IIS ou Servidor Local – este último é Instalado automaticamente pelo ERP)

o Microsoft .Net FrameWork 4 (instalado automaticamente pelo ERP) o Internet Explorer 8 ou superior

o Silverlight 5 (mínimo) – Pela Web, Windows Update, ou DVD de instalação. o Componentes opcionais

 Microsoft Sql Reporting Services 2008R2 - opcional (os reports locais funcionam em todos os sistema de base de dados suportados).

 POS.NET - opcional – Instalado automaticamente pelo ERP, sem confirmação, sempre que seja instalado o POS.

(5)

Suporte ao protocolo HTTPS

O protocolo Https é um protocolo é aconselhado a quem pretender utilizar os componentes Web do ERP Eticadata em redes públicas, como por exemplo, a internet. Este protocolo impede que quem interceptar o tráfego entre o cliente e o servidor consiga descodificar a informação que flui entre estes dois pontos.

Para utilizar o ambiente Web do ERP eticadata, é necessário:

 Usar o IIS; não pode ser usado o Cassini.

 Configurar no IIS o certificado a usar

o No IIS Manager, seleccionar o servidor e clicar em Server Certificates. o Adicionar um certificado a usar.

Configurar o Binding

o No IIS Manager, seleccionar o Default Web Site, e clicar em Bindings; o Adicionar um binding do tipo https, com o certificado anteriormente

configurado.

 Configurar o web.config

o Editar o ficheiro Web.Config, na raiz do site ERPV12 o Descomentar as linhas que contenham

bindingConfiguration="HttpsBinding"

Manutenção da instalação da V13 – Desinstalar ou Reparar

Para alterar ou reparar as componentes do Setup do ERP v13 instaladas, ou desinstalar a aplicação, deve executar-se sempre pelo Setup.exe, e não pelo painel de controlo (botão direito, Reparar, Alterar), nem pelo “eticadata ERP v.13.msi”.

Alterações decorrentes da preparação do ERP para SaaS (a

partir da revisão 13.00.02)

Com as implementações necessárias aos requisitos do produto SaaS, foram introduzidas algumas alterações a processos existentes no contexto da utilização normal (instalação local ou em rede) do ERP.

A saber:

 Emissão de Reports é executada localmente “descarregando” os ficheiros de reports do Site do ERP

o A emissão dos reports (ERP BackOffice, POS FrontOfice, POS.PDA) é

produzida no posto como anteriormente, no entanto o report (.rpt, .rdl, ou .cfdoc) é “descarregado” sempre a partir do “Site do ERP”

(6)

o Passa a ser obrigatório no POS.eInic.ini, a entrada para o servidor do serviço web. No caso do CassiniDev o valor por defeito é

ServerUrl=http://localhost:59768/ .

o Os reports são “descarregados” para a pasta temporária do utilizador atual (“%%Users%%\%%CurrentUser%%\AppData\Local\Temp\Eticadata Software - Erp V13\”)

o Descontinuada a utilização da partilha de rede criada na instalação do servidor com o nome “ERPv13_Reports” (embora o setup continue a criar a partilha).

o Em cenário de tolerância a falhas de rede, os postos deverão ter uma instalação monoposto e o serviço de internet local (através do cassinidev, por exemplo) a funcionar para os dois modos (rede e local), para que o utilizador não necessite de acção adicional, quando o sistema alternar para o outro modo.

 No setup de instalação foi descontinuada a possibilidade de instalar uma réplica dos reports localmente

Também decorrente da “descarga” dos ficheiros a partir do Site do ERP, deixa de existir esta funcionalidade.

No seguimento disso, o assistente de instalação deixou de permitir a indicação da pasta dos reports.

 Caminhos dos Mapas nos INI’s das aplicações, deixam de ser usados

Com a “descarga” a partir do site do ERP, é descontinuada a utilização das entradas dos ficheiros INI’s referentes aos caminhos dos reports – as entradas da secção “[Geral]” com os nomes “Mapas” e “ReportServer”

 Os ficheiros de Reports utilizados pelos “Anexos digitais”, são obtidos a partir do “Site do ERP”, nomeadamente da pasta “Eticadata\Anexos\”

 Os ficheiros de mapas de gestão (.map), são obtidos do Site do ERP e atualizados e acrescentados nesse mesmo local (“\Eticadata.Web\Contabilidade\Mapas\”)

 Todos os ficheiros Excel utilizados nos Anexos ao Balanço e Demonstração de Resultados e Relatórios de Gestão, são obtidos do Site do ERP

(7)

Limitações conhecidas

Da V9 para a V13 existem as seguintes limitações e incompatibilidades.

 O Login Integrado com o Windows não é suportado.

 Business Addin – No Excel, apenas uma das versões do Business Addin poderá estar registada. Dado que os addins da V9, V12 e V13 tem fórmulas com os mesmos nomes, para garantir o bom funcionamento das folhas de Excel com qualquer versão da aplicação, só é possível ter registada uma das versões do Business AddIn em qualquer momento. Assim, caso tenha instalado o Business Addin da V9 ou da V12 aquando a instalação da V13, o Business Addin da V13 não é registado, tendo de ser feito manualmente o des-registo da V9 ou V12 e o registo da versão correspondente à V13.

(8)

Cuidados a ter na Migração da V9 para a V13

 Anexos Digitais – A pasta onde os anexos digitais ficam guardados, caso não seja na Base de dados, fica agora posicionada na raiz do site que dá suporte aos componentes web. Esta pasta não necessita de ser partilhada por vários utilizadores, como na V9. A migração dos anexos da V9 para a V13 implica a colocação de cada ficheiro numa pasta com o GUID que identifica o anexo na base de dados da empresa. Brevemente será disponibilizado um utilitário que automatizará este processo.

 Menus personalizados da V9 não são compatíveis na V13, pois os menus foram substituídos pela Ribbon. A Ribbon deverá ser personalizada de acordo com as necessidades do cliente.

 Actualização de listas e consultas personalizadas

o Consultas por defeito – As consultas que a eticadata disponibiliza por defeito serão todas substituídas na actualização de um sistema da V9 para a V13.

o Foram criadas Listas Personalizadas correspondentes às Pesquisas no POS – as parametrizações do Sql para pesquisa de informações no POS, passaram a ser manipuláveis no editor de Consultas Personalizadas, no entanto, para proceder a ajustes nestas Consultas, são necessários os cuidados abaixo:

 Retirar da query correspondente a expressão “AND @Filtro” (na clausula “where” do SQL), e ainda todas as restantes condições que envolvam expressões iniciadas por “@” (condições com parâmetros).

 Efectuar os ajustes pretendidos ao Sql e restantes informações da consulta.

 Repor a expressão “AND @Filtro” e restantes condições retiradas inicialmente, colocando-as em conformidade com a sintaxe inicial. o Código desktop / web – A Script VB.NET que existe nas colunas do tipo Link

passa a ser válida apenas quando a consulta é apresentada no desktop. Quando a consulta é apresentada no interface Web (ainda que embebido no desktop), se se pretender alguma acção decorrente do link é necessário programa-lo no ambiente Web. Para efectuar esta programação, é necessário instalar no servidor Web o Silverlight 4 Sdk (disponível no DVD de instalação do ERP).

 Actualização de customizações

o É necessário verificar a programação dos eventos e regras de validação rectificando os erros apresentados.

o Poderá ser necessário re-referenciar, ajustar e recompilar todas as Dlls de suporte, que contenham referências aos componentes da V9.

(9)

o Este runtime tem algumas diferenças na avaliação de fórmulas. A eticadata reviu os reports por defeito para não apresentarem problemas.

o Estas alterações terão de ser feitas em reports personalizados que tenham sido alterados pelos parceiros:

 Nos reports que tenham uma query guardada (o que ocorre em todos os documentos) terá de ser feito um reset à query do report (“Database \ Show Sql Query \Reset”), para que a impressão se torne mais rápida.

 A expressão “IF … THEN …; ELSE …” no Crystal 8.5 permitia “;” imediatamente antes da expressão “ELSE”, o que não é suportado no runtime utilizado. Esta incompatibilidade resulta no erro na fórmula em causa ao emitir o mapa. Para ajustar a sintaxe, poderá ser efectuada a seguinte alteração “IF … THEN (…;) ELSE …”.

 Nas expressões a construir para a SelecctionFormula do report deve ser cuidada a sequência das condições a testar, sendo que, caso seja passada uma expressão do género da indicada, o report não devolve registos

({Tbl1.Campo1} = {Tbl2.Campo2} OR IsNull({Tbl1.Campo1}))

Esta expressão deve ser escrita com as condições invertidas, para que seja processada correctamente:

(IsNull({Tbl1.Campo1}) OR {Tbl1.Campo1} = {Tbl2.Campo2})

o Os reports RPT podem ser alterados com as seguintes versões:

 Crystal Reports 8.5, no entanto, é requerido que a base de dados esteja no modo “compatibilidade 2000 (80)”

Notas:

 Este modo não é suportado no SQLServer2012

 As bases de dados criadas pelo ERP V13 ficam com o modo de compatibilidade 2005 (90), por defeito, para suportar o SQLServer 2012 e a aplicação eticadata ePortals.

 Para a emissão, não existe restrição da versão do SQLServer ou do modo de compatibilidade.

 SAP Crystal Reports 2011 ou superior.

 SAP Crystal Reports, versão para o Visual Studio 2010

o Para edição dos reports RDL são recomendadas as versões Business Intelligence Tools 2008 ou 2008R2.

 Ajustes a documentos personalizados (vendas, compras e liquidações).

o Por força de alterações legais e fiscais, os documentos da V13 têm várias novas fórmulas e grupos. Estas encontram-se descritas no documento ERP

(10)

o Dada a complexidade destas alterações, a eticadata sugere a replicação das personalizações a partir dos documentos distribuídos na V13.

Cuidados a ter na Migração da V12 para a V13

Na instalação:

Ao instalar a V13, o setup procura a instalação da V12 e propõe a sua substituição.

Caso pretenda manter as duas versões instaladas em paralelo deverá selecionar a opção ”Manter eticadata ERP v.12 instalado.”.

Caso opte pela atualização, o setup irá efetuar as seguintes operações:

 O processo de instalação irá criar novas pastas, paralelas às pastas V12, com a referência V13, passando para a nova estrutura todos os ficheiros personalizados (configurações, reports e/ou aplicativos de customização).

 É criado um site ERPV13 e respetivo conjunto aplicacional para dar suporte ao ERP. As configurações associadas ao conjunto aplicacional da V12 serão herdadas pelo do novo site

(11)

 Caso esteja a usar o IIS, será criado um site com o nome ERPV12, apontando para a V13, para simplificar a migração dos postos V12. Após a atualização de todos os postos, este site poderá ser removido.

 Se está a ser usado o Cassini, este passa a ser configurado com a porta 59768, deixando de ser usado o anterior endereço (59767). Se está a ser usado em rede, os postos não terão este endereço atualizado, sendo necessário alterá-lo na primeira vez que entrar na aplicação.

 Nos ficheiros de configuração (.ini), são recuperadas todas as configurações da V12, ajustadas para o contexto V13.

 A V12 será desinstalada, sendo mantidas as pastas do site, aplicações e INI com a informação personalizada. Em caso de problemas poderão ser recuperadas para um contexto V12. Quando se verificar o bom funcionamento da V13, estas pastas poderão ser removidas.

Ajustes a documentos personalizados (vendas, compras e liquidações).

 Por força de alterações legais e fiscais, os documentos da V13 tem novas fórmulas e condições. Estas encontram-se descritas Estas encontram-se descritas no documento ERP Eticadata - Atualização de reports personalizados de documentos.

Localização dos ficheiros INI

Os ficheiros INI, que guardam parâmetros de configuração das várias aplicações encontram-se por defeito em:

o Windows Vista ou superior; Windows Server 2008 ou superior: c:\ProgramData

o Windows XP e Windows Server 2003:

c:\Documents And Settings\All Users\AppData

Esta localização pode ser sobreposta caso se usem parâmetros na linha de comandos do atalho das várias aplicações.

Parâmetros específicos no arranque (linha de comandos)

Permite executar os aplicativos com parâmetros inseridos na linha de comandos

 Parâmetros para localização dos ficheiros “.INI”. o -u : Os meus Documentos

(12)

o -s <path> : directoria indicada o -i <path> : ficheiro indicado

 Arranque do ERP sem transparências (aplicável em ambientes com capacidades gráficas muito reduzidas)

o -t : Desactiva transparências na janela de login

Inserção de código VB . Net nas consultas personalizadas

Para que seja possível, através do ambiente Web, executar uma consulta com script VB .Net, é necessário que essa script seja elaborada através do botão criar novo comando.

Entretanto continua operacional, a opção Script Desktop, contudo apenas funcionará em ambiente desktop, sendo a ordem de invocação efectuada da seguinte forma:

 O campo “Script Desktop” apenas é executado em ambiente desktop, e o campo “Comando” é executado pelos dois ambientes.

 No caso de ter os campos “Comando” e “Script desktop” preenchidos, em ambiente desktop é executado o campo “Script desktop”, e em ambiente Web é executado o campo “Comando”.

Problemas conhecidos de instalação e configuração do ERP V13

Arranque da Aplicação Desktop ou Web - Erro de Silverlight Code: 2153

Ao aceder ao ERP Desktop ou Web, estando o Web Server a correr no IIS 7.0, o arranque da aplicação

(13)

Este erro deve-se ao facto do IIS 7.0, por defeito estar a comprimir os ficheiros maiores que 2.700 Bytes, o que conjugado com o facto de o ERP usar "Library Caching" gera uma dupla compactação, que alguns browsers interpretam como corrupção de ficheiros.

A solução passa por editar o ficheiro de configuração do IIS abaixo indicado: C:\Windows\System32\inetsrv\config\applicationHost.config

Adicionando-lhe o elemento abaixo, ou caso este já exista adicionando apenas a entrada para o mimeType abaixo:

<dynamicTypes>

<add mimeType="application/x-zip-compressed" enabled="false" /> </dynamicTypes>

Informação documentada no artigo disponível no link abaixo:

(14)

Arranque da Aplicação Desktop ou Web - Erro de Silverlight Code: 2104

Ao aceder ao ERP Desktop ou Web, estando o Web Server a correr no IIS 6.0, o arranque da aplicação pode devolver o erro:

"Unhandled Error in Silverlight Application Code: 2104 Category: InitializeError ...".

O problema é que a versão do IIS que acompanha estes sistemas operativos (IIS 6), dada a sua antiguidade, não reconhece os ficheiros com extensão XAP como sendo ficheiros válidos num site web, que deverão ser enviados para a aplicação que os requisitar.

Existem duas soluções possíveis:

1) Aceder ao Gestor “Serviços de Informação de Internet” (IIS), e nos tipos de MIME, acrescentar a extensão “.xap” , conforme a imagem a seguir documenta:

2) Editar o ficheiro Web.Config, que se encontra na pasta, C:\eticadata Sites\ERP v12\Eticadata.WEB, e activar a linha assinalada abaixo, que se encontra comentada.

<staticContent>

<!--Compatibilidade com IIS 6 Necessário activar apenas para instalações

com IIS inferior ao IIS7--> <!--

<mimeMap fileExtension=".xaml" mimeType="application/xaml+xml" /> <mimeMap fileExtension=".xap" mimeType="application/x-silverlight-app" />

(15)

<mimeMap fileExtension=".dzi" mimeType="text/xml"></mimeMap> </staticContent>

Esta solução tem a desvantagem de se perder a alteração feita, aquando uma actualização de versão do eticadata ERP V12.

Serviço do IIS não está acessível a outros postos

Este problema ocorreu na versão 6.0 do IIS, sendo necessário ajustar as restrições de endereços IP e de nome de domínio, de modo atribuir permissões globais, ou especificar os computadores com acesso a este serviço (ver imagem a seguir).

(16)

Ao entrar via Web no ERP V13 ocorre o erro de página “http error 503 – The

service is unavailable

Ao instalar a V13 no SBS 2011, há uma Dll do exchange que fica acoplada ao nosso site e que é de 64 bits.

Nesse caso é necessário alterar a ApplicationPool para ser de 64 bits, como mostra a imagem para a aplicação funcionar.

Ao finalizar a instalação, após publicação do produto, inicia processo de

anulação da instalação

A causa deste comportamento está no facto do sistema estar configurado para não permitir a partilha de pastas e ficheiros, nas configurações avançadas de partilhas (no perfil em uso pelo sistema).

Para resolver problema, é necessário ajustar as "definições de partilha avançadas", no perfil de rede em uso, para permitir partilhar ficheiros e impressoras.

(17)

Erro ao imprimir alguns mapas elaborados em Crystal Reports

No momento da impressão surge o erro:

Este problema ocorre ao emitir diversos mapas elaborados em Crystal Reports (ex: mapas de liquidações, avisos de vencimento, etc.), depois de desinstalada a V9 ou V12, isto porque ao executar esta acção é limpo o registo das dll’s disponíveis na pasta COM Files.

Para resolver o problema será necessário proceder ao registo das dll’s referidas na imagem acima (através do comando regsvr32), ou, em alternativa, correr a reparação do setup da V13.

Referências

Documentos relacionados

O facto da execução das tarefas do plano não exigirem um investimento avultado a nível das tarefas propostas é possível neste caso em concreto visto que na Empresa A

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção