• Nenhum resultado encontrado

EFEITO DO CONGELAMENTO NO TEOR DE ÁCIDO ASCÓRBICO E SUA INFLUÊNCIA NA CONSERVAÇÃO DE MORINDA CITRIFOLIA L.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITO DO CONGELAMENTO NO TEOR DE ÁCIDO ASCÓRBICO E SUA INFLUÊNCIA NA CONSERVAÇÃO DE MORINDA CITRIFOLIA L."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EFEITO DO CONGELAMENTO NO TEOR DE ÁCIDO

ASCÓRBICO E SUA INFLUÊNCIA NA CONSERVAÇÃO DE

MORINDA CITRIFOLIA L.

L.A.C. Gimenes

1

, L.P. Ferreira

2

, F.T. Moraes

3

, F.T. Azevedo

4

, C.N. Reis

5

1-Faculdade Redentor (FACRedentor) – CEP: 28.025-110– Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil, Telefone: 55 (22) 99807-8090 – e-mail: (liviagimenes55@gmail.com)

2-Faculdade Redentor (FACRedentor) – CEP: 28.025-110– Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil, Telefone: 55 (22) 99964-0058– e-mail: (larissa.pacheco.msn@gmail.com)

3 – Faculdade Redentor (FACRedentor) – CEP: 28.025-110– Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil, Telefone: 55 (22) 99889-4215– e-mail: (fernandat.nutri@gmail.com)

4 - Faculdade Redentor (FACRedentor) – CEP: 28.025-110– Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil, Telefone: 55 (22) 99231-8339– e-mail: (fabiolazevedo@gmail.com)

5-Faculdade Redentor (FACRedentor) – CEP: 28.025-110– Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil, Telefone: 55 (22) 99952-3081– e-mail: (clara_biol@yahoo.com.br)

RESUMO – O Ácido ascórbico é um importante elemento funcional que auxilia como antioxidante preservando cor e sabor de alimentos, atuando também na prevenção de doenças. Nesse contexto, a

Morinda citrifolia L., conhecida popularmente como Noni, é um fruto que vem sendo amplamente

empregado pela população, mas ainda são escassas as pesquisas que comprovem cientificamente suas propriedades. Logo, o objetivo deste trabalho foi ampliar o conhecimento químico desta espécie, avaliando o efeito do congelamento da polpa do Noni em relação ao teor de ácido ascórbico e à conservação do alimento. Foram analisadas a amostra in natura e a amostra congelada. Os resultados mostram que o processo de congelamento apesar de ser bastante empregado na conservação dos alimentos, afetou o teor de vitamina C em 36,12%, quando comparadas à amostra in natura.

ABSTRACT – Ascorbic acid is an important functional element which assists as an antioxidant preserving color and flavor of foods , acting also in the prevention of disease. In this context, the Morinda citrifolia L. , popularly known as Noni is a fruit that has been widely used by the population , but are still excassas research that scientifically prove their properties. Therefore, the aim of this work was to expand the chemical knowledge of this species , evaluating the effect of Noni pulp freezing in relation to ascorbic acid content and preservation of food. the sample were analyzed in natura I frozen. The results show that the freezing process despite being quite used in food preservation , affect the vitamin C content of 36.12 % when compared to the sample in nature .

PALAVRAS-CHAVE: congelamento, vitamina C, morinda citrifolia. KEYWORDS: freeze, vitamin C, morinda citrifolia.

(2)

Os alimentos funcionais tem sido alvo de diversas pesquisas. Se caracterizam por oferecer efeitos benéficos à saúde, quando consumido regularmente, e de oferecer valor energético e nutricional específico a sua composição química. Além disso, possuem a capacidade de regular funções biológicas, reduzindo o risco de diversas doenças e promovendo bem-estar físico e mental. (Ornellas, 2011; Moraes e Colla, 2006).

Um exemplo de alimento funcional é a Morinda citrifolia L, conhecida como Noni. Esta espécie é nativa do Sudeste da Ásia e Austrália e pertencente à família das Rubiaceae. Os nativos destes locais utilizam o fruto a mais de 2000 anos e descrevem propriedades como: atividade antioxidante, antifúngica, anti-inflamatória, anti-helmíntica, antibacteriana e antitumoral. No Brasil, o cultivo do Noni é bastante recente, sendo o fruto pouco conhecido, e seu apelo comercial é devido a propriedades benéficas atribuídas a ele (Serafini, 2015; Matoso et al., 2013; Lin, 2012; Costa, 2011; Dussossoy, 2011; Silva el al, 2009).

O Noni é descrito como contendo muita semente e sua polpa como cremosa, carnosa e suculenta, com sabor e aroma não muito agradáveis (Silva et al, 2009), sendo consumido em sua maioria na forma de sucos e muitas vezes misturados a outros alimentos, como uva e abacaxi.

A atividade antioxidante, uma das características atribuídas ao fruto, tem como principal característica a prevenção ou redução da oxidação nos sistemas biológicos por ação dos radicais livres e neste grupo encontramos diversos nutrientes como carotenoides, vitamina E e vitamina C (Pereira, 2014).

A vitamina C (ácido ascórbico) está presente em diversas frutas. Estudos indicam que esta vitamina contribui para a proteção do desenvolvimento de tumores e de danos causados pela exposição à radiação e a medicamentos (Bianchi e Antunes, 1999). Além disso, é utilizado para preservar o sabor e a cor de muitos alimentos como frutas e legumes processados e laticínios (Marcus e Coulston, 1991). A conservação de frutas, na forma de sucos, polpas e outros produtos, foi desenvolvida para aumentar o oferecimento das mesmas e para a utilização dos excedentes de produção. Além disso, a oferta de polpa de fruta congelada é crescente. A polpa de fruta congelada é o produto obtido da parte comestível da fruta, após trituração e/ou despolpamento e preservação por congelamento. Sua utilização é quase sempre utilizada como matéria-prima para processamento de outros produtos, como néctares, sucos, geleias, sorvetes e doces. Geralmente, as polpas são comercializadas em embalagens que proporcionem proteção contra oxidações (Brunini et al., 2002).

O congelamento é um dos processos mais indicados para a preservação das propriedades químicas, nutricionais e sensoriais de polpas de frutas. Além da conservação das propriedades naturais das frutas, a qualidade microbiológica também é assegurada já que os microorganismos não crescem em temperaturas usuais de congelamento (-18 °C) (Fu e Labuza, 1997).

Sendo assim, a comprovação do Noni como alimento funcional, assim como o avanço no conhecimento físico-químico desta espécie vegetal ainda tão pouco estudada, contribui para a sua valorização pelas indústrias alimentícias. Além disso, estudos sobre formas de conservação do produto são de grande importância para maior comercialização.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Os frutos do Noni (Morinda citrifolia L.) foram coletados de março a julho de 2015 em Bom Jesus do Itabapoana – RJ (21° 08' 02'' Sul, 41° 40' 47'' Oeste).

(3)

Com o intuito de analisar o efeito do congelamento sobre o teor de ácido ascórbico, frutos maduros foram selecionados e lavados, e estes foram armazenados no congelador a -4°C por 7 dias. No dia do experimento os frutos foram descongelados a temperatura ambiente. A polpa foi produzida manualmente separando as sementes e a casca.

Para análise (in natura), frutos maduros foram selecionados e lavados, e polpa foi produzida manualmente separando as sementes e a casca.

Para determinação do teor de ácido ascórbico usou-se foi o método titulométrico do 2,6-dicloroindofenol (2,6D) (Método oficial da AOAC) (Cunniff, 1998). Este método se baseia na redução do 2,6D, de cor roxa, pelo ácido ascórbico em meio ácido, tornando-se incolor. O ponto final de titulação é verificado quando todo ácido ascórbico (Vetec) do meio for oxidado, e a solução 2,6D, não reduzida conferir cor rosa à solução. Todas as análises foram realizadas em triplicata. Para esta análise

foi utilizada 1g de amostra, a qual foi homogeneizada em solução ácida (ácido oxálico, Merck). Em seguida, foi titulada com a solução de 2,6-dicloroindofenol.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nos resultados da análise para determinar o teor de ácido ascórbico na polpa de Noni foi possível avaliar a quantidade desta vitamina na fruta in natura, bem como observar as variações que ocorreram devido ao processo de congelamento (Tabela 1).

Tabela 1: Quantificação do teor de ácido ascórbico encontrado na polpa de Morinda Citrifolia L.

submetida ao tratamento por congelamento e in natura.

Amostras mg de vit. C/ 100 g de

amostra

In natura 22,7± 0,9

Congelada

(7 dias) 14,5 ± 1,0

O resultado da polpa in natura foi igual a 22,7mg de vitamina C/100g da amostra (Tabela 1). Tal resultado apresenta-se semelhante ao encontrado por Costa et al. (2013) de 23,1 mg/100g de polpa de Noni.

A análise da polpa submetida ao congelamento por 7 dias apresentou teor menor de ácido ascórbico, sendo 14,5mg de vitamina C/100g (Tabela 1).

Correia et al, 2011, ressalta que o valor nutricional do fruto apresenta algumas variáveis como fatores ambientais, genéticos, distribuição geográfica e estágios de maturação do fruto, afirmando assim, a importância quanto a produção de estudos sobre a Morinda Citrifolia L. cultivada no Brasil (Correia

et al, 2011)

Mediante a avalição dos resultados deste estudo pode-se perceber a perda de 36,12% do teor de ácido ascórbico nos frutos submetidos ao processo de congelamento, o que evidencia que este processo de armazenamento acarreta perdas na parte nutricional do alimento.

Da Silva et al. (2012) diz que a variação da ácido ascórbico pode estar ligada ao tempo de maturação dos frutos, valendo ressaltar que quedas no valor nutricional são adquiridas no momento da

(4)

coleta, despolpamento e armazenamento. Visto que o tempo em estoque e a luz são fatores que interferem diretamente na concentração da vitamina C no alimento.

Embora a amostra submetida ao processo de congelamento tenha apresentado um valor menor de ácido ascórbico que a amostra in natura, esse valor ainda é superior ao apresentado por outras frutas congeladas de grande consumo no Brasil como: abacaxi (1,2 mg/ 100g), maracujá (7,3 mg/100g) e graviola (10,5 mg/100g) (TACO, 2013).

4. CONCLUSÕES

O congelamento do fruto da Morinda citrifolia L. por um período de 7 dias afetou negativamente a concentração de ácido ascórbico com redução de 36,12%, podendo assim afirmar que o congelamento interfere no potencial antioxidante, bem como em suas características organolépticas. Além disso, mesmo congelado, o Noni apresenta teores de ácido ascórbico elevados, apresentando uma importante forma de ingestão da Vitamina C.

5. AGRADECIMENTO

A Faculdade Redentor-Campos pelo laboratório e materiais cedidos para realização dos experimentos.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Association of Official Analytical Chemists. (1999). Official Methods of Analysis of the Association of

Official Analytical Chemists.(15. ed.), 2, 1058-1059. Arlington:A.O.A.C. (method 967.21).

Bianchi, M.& Antunes, L. (1999). Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Revista de

Nutrição, 12, 123-130.

Brunini, M. A.; Durigan, J. F. & Oliveira, A. L. (2002). Avaliação das alterações em polpa de manga ‘Tommy-Atkins’ congeladas. Revista Brasileira de Fruticultura, 24(3), 651-553.

Correia, A. A. S.; Gonzaga, M. L. C.; Aquino, A. C.; Souza, P. H. M.; Figueiredo, R. W. & Maia, G. A. (2011). Caracterização química e físico-química da polpa do Noni (morinda citrifolia) cultivado no Estado do Ceará. Avaliação e Nutrição Araraquara – UNESP, 22(4), 609-615.

Costa, A. B.; Oliveira, A. M. C.; Silva, A. M. O.; Mancini-Filho, J. & Lima, A. (2013). Atividade antioxidante da polpa, casca e sementes do Noni (Morinda citrifolia Linn). Revista Brasileira de

Fruticultura, 35(2), 345-354.

Da Silva, J. M.; Praxedes, W. D. D. S.; Da Silva, L. F.; Da Silva, M. M.; Da Silva, J. C. & De Sena, A. R. (2012). Avaliação das características físico-químicas de frutos do Noni (Morinda citrifolia L.). In: VII

CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.

Dussossoy, E., Brat, P., Bony, E., Boudard, F., Poucheret, P., Mertz, C., Giaimis, J., Michel, A. (2011). Characterization, anti-oxidative and anti-inflammatory effects of Costa Rican Noni juice (Morinda citrifolia L.). Journal of ethnopharmacology, 133(1), 108-115.

(5)

Fu, B. & Labuza, T. P. (1997). Shelf life of frozen foods. In: Labuza, T. P.; Fu, B. Shelf Life Testing:

Procedures and Prediction Methods. (C. 19), 377-415. Denver: CRC Press.

Lin, Y.L., Chou, C. H., Yang, D. J., Chen, J. W., Tzang, B. S. & Chen, Y. C. (2012). Hypolipidemic and antioxidative effects of noni (Morinda citrifolia L.) juice on high-fat/cholesterol-dietary hamsters. Plant foods for human nutrition, 67(3), 294-302.

Marcus, R. E. & Coulston. A. M. (1991). As vitaminas. In: As bases farmacológicas da terapêutica, Goodman, L. S.; Gilman, A. E. & Gilman A. G. (Eds.). Trad. A.J. Cruz Jr. e A. S. Nies. 1013; 1028-1030. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Matoso, L. M. L.; Melo, C. C. R.; Menezes, L. M. C. S.; Oliveira, L. E. & Oliveira, K. K. D. (2013). Características e a utilização do Noni (Morinda citrifolia). Revista Eletrônica da Fainor, 6(1), 42-50. Moraes F.P. & Colla L. M. (2006). Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, 3(2), 109-122.

Ornelas, L. H. (2007) Técnica Dietética: seleção e preparo de alimentos. (8. ed.) rev. ampl. 11. São Paulo: Atheneu.

Pereira, A. F. C. (2014). Potenciais alimentos funcionais com base em extratos de vinho de uva ou de

videira (Dissertação de Mestrado). 24-39. Universidade Fernando Pessoa.

Serafini, M. R., Barreto, E. O., Brito, F. A.; Dos Santos, J. P. A., Lima, B. S., Walker, C. I. B., Da Silva, F. A., Quintans-Jr, L. J., Gelain, D. P. & Araújo, A. A. S. (2015. Anti-inflammatory property and redox profile of the leaves extract from Morinda citrifolia L. Academic Journals, 9, 693-701.

Silva, L. R. D.; Medeiros, P. V. Q. D.; Leite, G. A.; Silva, K. J. P.; Mendonça V.; Souza, J. A. D. & Silva, M. S. (2009). Caracterização físico-química do fruto de Noni (Morinda citrifolia L.) Horticultura

brasileira, 27, S267-S271.

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. (2011). Tabela brasileira de composição de

alimentos – TACO (4. ed.). Campinas: UNICAMP/NEPA.

Veiga, R. F. A.; Barbosa, W.; Hiroce, R.; Mendaçolli, S. L. J.; Tombolato, A. F. C. & Costa, A. A. (2005). Noni: frutífera medicinal em introdução e aclimatação no Brasil. O Agronômico, 57, 20-21.

Referências

Documentos relacionados

Seguro: O Contrato determina que a contratada deverá manter seguros obrigatórios que garantam e amparem os riscos inerentes aos serviços previstos no contrato, contra

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Type of study and location: sectional and population study performed with adult and elderly (60 years or more) patients under treatment by hemodialysis, in four Dialysis Services

Além disso, a oferta de apenas uma única disciplina em todo o curso também prejudica a formação de empreendedores, visto que não há um aprofundamento maior nessa área

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Assim, foi criada e desenvolvida a Metodologia RODS (Reliability Of Dormant Systems), que permite uma análise da indisponibilidade de determinados items necessários na fase

A Associação Integrar lança a nova imagem da Campanha de Recolha de Alimentos e aproveita para apelar ao contributo social, aproveitando para agradecer a todos aqueles

n˜ ao forem independentes mas satisfazem as restri¸c˜ oes anteriores, pode-se isolar cada vari´ avel das fun¸c˜ oes de restri¸c˜ ao e as substituir em f e depois encontrando os