• Nenhum resultado encontrado

Dossier de Imprensa. Açores, Certificado pela Natureza!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dossier de Imprensa. Açores, Certificado pela Natureza!"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

2 01. UM DESTINO DE SONHO

Açores – Certificado pela Natureza 02. NOVE ILHAS PARA SE APAIXONAR

Uma breve descrição

03. EXPERIÊNCIAS PARA TODOS OS GOSTOS

Enorme oferta para quem deseja passar férias nos Açores 04. MEETING INDUSTRY

Os Açores como destino de negócios 05. PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Os Açores são reconhecidos internacionalmente 06. EM RESUMO

10 razões para visitar os Açores 07. POR AQUI HÁ SEMPRE FESTA

Os destaques do ano

08. NÚMEROS, DADOS, FACTOS Uma panorâmica dos Açores

(3)

3 01. UM DESTINO DE SONHO

Açores – Certificado pela Natureza

Composta por nove ilhas, unidas num arquipélago, cada ilha açoriana tem uma identidade própria definida pelas suas singulares paisagens, tradições, gastronomia ou arquitectura.

As nove ilhas do Arquipélago dos Açores são de origem vulcânica e localizam-se sensivelmente entre 36º e 44º de latitude norte e 25° e 02° de longitude oeste, estabelecendo a fronteira oeste do continente europeu, na ilha das Flores. Segundo dados de 2011, residem 246 102 habitantes neste território insular de 2 325 km2. As ilhas estão divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores.

O clima dos Açores é caracterizado por temperaturas amenas durante todo o ano. A temperatura do ar apresenta valores médios que variam entre os 13,6ºC, de mínima, e os 22ºC de máximas. A influência moderadora da corrente do Golfo, no entanto, torna a temperatura da água do mar bastante mais constante, apresentando temperaturas médias de 16ºC no Inverno e 20,5ºC no Verão, sendo possível atingir picos de temperaturas máximas a rondar os 24ºC – 25ºC.

02. NOVE ILHAS PARA SE APAIXONAR

Uma breve descrição

Santa Maria é a ilha mais oriental do arquipélago, conhecida como a “Ilha do Sol”. É aqui

que se encontram as praias raras de areia branca do Arquipélago.

É na Ilha de São Miguel que se pode visitar a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo ou a das Furnas. A primeira foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. É nesta ilha que se encontram as únicas plantações de chá em toda a Europa.

Agra do Heroísmo, na Ilha Terceira, é Património Mundial desde 1983 e foi a primeira cidade do país a receber esta distinção da UNESCO. Para além da forte componente cultural, a ilha oferece paisagens naturais como a maior mancha da Floresta Laurissilva da Região e o Algar do Carvão, sendo considerado um geossítio de interesse internacional pela sua raridade.

(4)

4 A lha Graciosa está integrada na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco desde 2007. De inspiração Flamenga, com cúpulas vermelhas, existem cerca de 20 “Moinhos da Graciosa”, testemunhando a abundante produção de cereais ao longo dos tempos. Em toda a região é possível encontrar uma série de centros interpretativos.

É na ilha de São Jorge que encontramos o tão apreciado Queijo São Jorge. Possivelmente produzido desde os primeiros tempos da ocupação da ilha, no séc. XV, e muito influenciado pela presença de flamengos, é considerado um dos melhores queijos do mundo, tendo sido declarado como DOP (Denominação de Origem Protegida) em 1991.

Com uma das mais movimentadas e famosas marinas do Mundo, a Marina da Horta no

Faial, é porto de ligação para regatas internacionais. No Centro Interpretativo do Vulcão

dos Capelinhos, uma das imagens de marca da ilha, é possível relembrar uma das erupções mais bem documentadas a nível mundial, que teve origem a 1 milha da costa em Setembro de 1957 e aconteceu por treze meses.

Fica no Pico o ponto mais alto de Portugal: com 2350 metros e classificada como Reserva Natural desde 1982 – Montanha do Pico. Desde o século XVIII que a ilha tem contacto com a atividade baleeira.

A Ilha das Flores é o último sítio da Europa onde o sol se põe por ser o ponto mais ocidental do velho continente.

O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago com 430 habitantes, tem muito para oferecer a quem visita esta pequena aldeia. É considerada como o melhor local, em todo o arquipélago, para observação de aves.

03. EXPERIÊNCIAS PARA TODOS OS GOSTOS

Enorme oferta para quem deseja passar férias nos Açores

 Mergulho e observação de cetáceos

As temperaturas médias do mar entre os 22ºC no Verão e 16ºC no Inverno e a boa visibilidade das águas cristalinas fazem dos Açores um destino ideal para a prática de mergulho. A variedade de paisagens submarinas com fundos vulcânicos, a riqueza de ecossistemas e os parques arqueológicos submarinos são outras das principais atracções para os praticantes desta modalidade. Os Açores são também um dos melhores locais do mundo para a observação de cetáceos. Podem ser avistadas, ao redor do

(5)

5 arquipélago, cerca de 25 espécies, entre residentes e migratórias. (Mais informação em mergulho.visitazores.com)

 Passeios pedestres, passeios de bicicleta e BTT

Os Açores oferecem uma rede com cerca de 70 trilhos homologados e sinalizados, todos de elevado interesse bio-geológico e histórico-etnográfico, classificados consoante o grau de dificuldade, distância e tipo de trajecto, linear ou circular.

Em qualquer época do ano, com guia ou à descoberta, existem múltiplas opções à disposição para os praticantes de BTT ou simplesmente para quem pretenda passear de bicicleta. (Mais informação em trilhos.visitazores.com)

 Geoturismo

A origem vulcânica do arquipélago, a reduzida dimensão das ilhas e a proximidade entre algumas delas permite que, em qualquer altura do ano e em qualquer ilha se possa explorar a geodiversidade da região: visitar caldeiras de colapso e as suas lagoas, caminhar por fajãs, observar cordilheiras vulcânicas e os vestígios de erupções recentes, descer algares e túneis lávicos, conhecer o mundo subterrâneo ou presenciar a terra a borbulhar nos campos de fumarolas.

O arquipélago é reconhecido como Geoparque e possui uma série de centros interpretativos que contribuem para valorizar o património em questão.

(Mais informação em http://siaram.azores.gov.pt; www.azoresgeopark.com)

 Stand Up Paddle, canoagem, caiaques e canyoning

Nos Açores é possível praticar estes desportos tanto em águas interiores como em mar aberto. São Miguel, Santa Maria, São Jorge e Flores possuem, no seu conjunto, mais de meia centena de vias montadas para a prática do canyoning, com desníveis curtos indicadas para principiantes ou com grandes verticais ao gosto dos praticantes mais experientes. A época ideal para esta modalidade decorre entre Abril e Outubro.

 Surf e Bodyboard

A diversidade da orla costeira nas diferentes ilhas, por vezes alta e escarpada, de fundos rochosos, outras vezes mais suave e arenosa, permite uma variedade de ondas de qualidade e consistência notáveis. As temperaturas amenas e constantes do ar e da água permitem a prática desta actividade durante todo o ano, com destaque para os meses de Inverno. (Mais informação em Surf.visitazores.com)

(6)

6  Saúde e Bem-estar

Os Açores possuem recursos hidrotermais referenciados desde o séc. XVI: inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais, cascatas e piscinas de água férrea. Destacam-se as Termas da Ferraria e as piscinas termais nas Furnas, em São Miguel bem como as Termas do Carapacho, na Graciosa.

 Observação de Aves

Devido à sua posição central no Oceano Atlântico é possível observar nos Açores várias espécies migratórias, bem como aves marinhas que nidificam nestas ilhas e espécies e subespécies endémicas. O número de espécies ocasionais já observadas e registadas no Arquipélago aproxima-se dos 400, entre elas algumas extremamente raras e debutantes para o Paleárctico ocidental.

 Passeios a Cavalo

Existem nas ilhas programas de passeios equestres disponíveis o ano todo e acessíveis mesmo para principiantes.

 Pesca Desportiva

Os Açores são o local ideal para os amantes desta actividade, em especial para a modalidade de Big Game Fishing. Podem encontrar-se espécimes pelágicos de grande dimensão a poucas milhas da costa. Algumas delas contam com vários recordes mundiais de captura. A época mais propícia para esta modalidade vai de Abril a Outubro.

 Vela

Todas as ilhas do arquipélago estão dotadas de portos e ancoradouros e as ilhas de São Miguel, Terceira e Faial possuem centros portuários. No seu conjunto, as marinas portadoras de bandeira azul totalizam mais de 1000 locais de amarração.

 Parapente

Existem diversas plataformas de onde é possível descolar e aterrar em segurança. A sós ou em voo tandem, as condições climáticas amenas permitem desfrutar desta actividade o ano todo.

(7)

7  Golfe

Considerados pelo IGTM (International Golf Travel Market) como um dos melhores e menos explorados locais do mundo para a prática do golfe, os Açores combinam paisagem e clima ameno que proporciona a prática desta actividade em qualquer estação do ano. Existem três campos, dois em São Miguel e um na Terceira.

 Clube de Golfe da Batalha

O campo está situado perto de Rabo de Peixe, a uma distância de cerca de meia hora de carro do aeroporto Ponta Delgada (São Miguel). É constituído por três percursos de nove buracos que também apresentam desafios desportivos para jogadores de golfe avançados e que já várias vezes foram palco de torneios internacionais. Dos fairways e greens os jogadores podem desfrutar da vista sobre o mar. Driving range, dois putting greens. Ao complexo construído em 1986 também pertencem um clubhouse com bar e um restaurante gourmet, pro-shop e uma sala de conferências para até 300 pessoas.

 Clube de Golfe das Furnas

Um complexo com uma longa história: Os primeiros nove buracos do campo, não muito longe das Furnas (São Miguel), foram desenhados pelo legendário Mackenzie Ross e inaugurados em 1936. Em 1992 o campo foi alargado para 18 buracos.

O campo situa-se a uma altitude de 500 metros numa paisagem verde montanhosa e é caracterizado por belas árvores antigas e pequenos lagos. Driving range, dois putting greens. Clubhouse com bar e restaurante, pro-shop.

 Clube de Golfe da Terceira

Também na Terceira é possível praticar o “pitch and putt”. O bem cuidado campo de 18 buracos, perto de Angra do Heroísmo, situa-se numa paisagem de lagos e colinas arborizadas. Os fairways são ladeados por hortênsias e azáleas. Clubhouse com bar e restaurante.

 Golfe Rústico

Quem é que diz que é necessário ter um campo cuidadosamente tratado e desenhado com muita sofisticação por um famoso arquiteto? Nos Açores é muito popular jogar golfe rústico. Como green serve normalmente um pasto de vacas. E mesmo se a etiqueta é significativamente menos formal, no golfe rústico as regras em princípio são iguais ao jogo num “verdadeiro” campo. A vantagem: O divertimento é significativamente mais barato e é muito fácil entrar em contacto com habitantes locais. Mais informações sobre golfe nos Açores: www.azoresgolfislands.com

(8)

8

04. MEETING INDUSTRY

Os Açores como destino de negócios

A localização geográfica nos Açores no meio do Atlântico torna o Arquipélago num destino muito atraente para conferências e congressos. Com uma distância de cerca de duas horas de voo do continente Europeu e também dos EUA e do Canadá, o arquipélago não só oferece uma fascinante paisagem vulcânica com fontes termais, plantações de chá e ananás e impressionantes experiências na natureza mas também centros de conferências e congressos.

O Teatro Micaelense - Centro Cultural e de Congressos – em Ponta Delgada (São Miguel) oferece no seu elegante hall lugar para 736 visitantes. No Coliseu Micaelense (também em Ponta Delgada / São Miguel) diversas salas estão à disposição com uma capacidade para no máximo 1.270 pessoas. Da mesma maneira o centro de congressos “Portas do Mar" em Ponta Delgada, espectacularmente virado para o mar, oferece no seu pavilhão de 4.000 metros quadrados condições perfeitas de trabalho até 3.000 participantes. O centro cultural e de congressos de Angra do Heroísmo na Terceira tem dois auditórios com capacidade para 636 ou 158 pessoas respectivamente, e ali perto na Praia da Vitória (também situado na Terceira) no auditório do Ramo Grande estão disponíveis 400 lugares para exposições, apresentações e eventos. O Teatro Faialense na ilha do Faial foi completamente renovado e recomenda-se para eventos com um máximo de 282 visitantes.

Também a hotelaria dos Açores já há muito tempo está preparada para o alojamento confortável e as necessidades especiais em viagens de negócios. Os clientes têm a escolha entre três hotéis de 5 estrelas, 28 hotéis de 4 estrelas, duas pousadas e muitos pequenos hotéis de campo e alojamentos mais simples. No total os Açores dispõem de 9.947 camas (Última atualização: setembro de 2016).

Uma gastronomia de alta qualidade e variedade e uma enorme oferta de atividades de lazer asseguram que os Açores – também depois das horas de trabalho – oferecem muito aos seus visitantes, sendo também o destino ideal para programas de incentivos. Nos Açores nunca faltam ideias - seja observação de baleias, mergulho ou natação no mar com golfinhos, exploração da natureza num passeio a pé, de bicicleta, numa escalada em rocha, um desafio num campo de golfe ou num court de ténis ou calma observação de aves raras.

(9)

9 Não é de admirar que os Açores nos últimos anos tenham sido palco de diversos eventos nacionais e internacionais de alto nível – entre os quais as assembleias gerais da Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques, as eleições dos „7 Milagres de Portugal", o Congresso Internacional de Malaco¬logia (estudo de moluscos), o SATA Rallye Açores bem como diversas competições de vela e surf.

05. PRÉMIOS E DISTINÇÕES Os Açores são reconhecidos

 Top 10 Regiões a visitar em 2017, pela revista Lonely Planet

Os Açores estão em 3º lugar na lista das regiões com referência à "maravilhosa natureza" e a "fantástica Cultura Ibérica". As listas são feitas por um painel de escritores e especialistas em viagens.

 Destino turístico número 1 para o ano de 2016, pela National Geographic

Traveler Holanda- Bélgica

Os Açores foram considerados o local mais belo do mundo pela edição holandesa -belga da National Geographic Traveller, numa lista de 20 locais para realizar férias ou viagens de negócios em 2016. Os Açores foram destacados pela sua sustentabilidade, que permite que quem visita as ilhas mantenha um contacto de plena harmonia com a Natureza em estado puro.

 Açores no Top 100 de Destinos mais Sustentáveis do Mundo, 1º da Europa O Top 100 de Destinos Sustentáveis do Mundo 2014 foi criado pela primeira vez para qualificar os destinos mais sustentáveis do mundo. Os Açores obtiveram uma cotação de 8.9/10. Este reconhecimento foi iniciativa de quatro organizações de Turismo Sustentável, TravelMole.com, VISION on Sustainable Tourism, Totem Tourism, e Green Destinations.

 Açores, o primeiro destino Quality Coast de Platina do Mundo

O QualityCoast de Platina é uma distinção para as práticas ambientais e de sustentabilidade desenvolvidas no Arquipélago. Desde 2009, os Açores têm sido reconhecidos consecutivamente como destino QualityCoast.

(10)

10

06. EM RESUMO

10 razões para visitar os Açores 1- Nove ilhas de Natureza Exuberante

Os Açores são caracterizados por cenários deslumbrantes: lagoas, cascatas naturais e com grande diversidade de flora.

2- Um destino de Natureza próximo

A apenas a duas horas de avião de Portugal Continental, no meio do Oceano Atlântico. 3 – Um dos melhores locais para observação de Cetáceos

Cerca de 25 espécie residentes e migratórias s podem ser avistadas incluindo o magnífico cachalote e a baleia azul.

4- Nove ilhas para explorar em qualquer altura do ano

É o clima ameno durante todo o ano que permite observar baleias, nadar com golfinhos, fazer passeios pedestres, jogar golf, praticar surf, SUP ou winfsurf, descer cascatas, fazer BTT, passear de bicicleta, entre muitas outras experiencias que a Natureza proporciona. 5- Saúde e bem-estar

Inúmeras nascentes de águas carbónicas naturais, cascatas e piscinas de água férrea, termas, spas são procurados desde sempre pelos seus benefícios ímpares.

6- Produtos regionais de excelência

Marisco, peixe fresco, carne, chá, queijo, vinhos e doces. 7 - Património Mundial da UNESCO

Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira e Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, na ilha do Pico.

8- Açores em Festa

Nas nove ilhas acontecem festivais de música, festas religiosas e culturais durante todo o ano e com muita animação.

9 – Hospitalidade e segurança

(11)

11 Todas as ilhas oferecem grande variedade. Desde hotéis, casas rurais, casas particulares e hostels.

07. POR AQUI HÁ SEMPRE FESTA

Os destaques do ano

Janeiro

 1 Janeiro – Passagem de ano (todas as ilhas)

Fevereiro

 25 Fevereiro - Colombus Trail Run (percurso corta-mato / Santa Maria)  28 Fevereiro - Festas de Carnaval (todas as ilhas)

Março

 30 Março -01 Abril - São Miguel - 52º Azores Airlines Rallye

Abril

 04–08 Abril - Ponta Delgada, São Miguel - 4ª Edição do TREMOR – Festival de Música

Maio

 19-25 Maio - Ponta Delgada, São Miguel – “Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres”, evento religioso de maior dimensão na região

 26-27 Maio – Faial - Azores Trail Run

 “Festas do Espírito Santo” – todas as ilhas - com início em Maio, decorrem até Outubro

Junho

 17 Junho - Ribeira Grande, São Miguel - Eco Trailrun Azores

 14-24 Junho - Vila Franca do Campo, São Miguel - Festas de São João  22 Junho-02 Julho - Angra do Heroísmo, Ilha Terceira – Festas Sanjoaninas  22 Junho-01 Julho - Ponta Delgada, São Miguel – “10 Fest, 10 Dias, 10 Chefs”,

Festival Internacional de Gastronomia

 29 Junho - Ribeira Grande, São Miguel - “Cavalhadas de São Pedro”

Julho

 8 e 9 Julho - Ilha de São Miguel - Red Bull Cliff Diving

 8 Julho - Ilha de São Jorge – “SUP – Channel Crossing São Jorge 2 Pico”  5-9 Julho - Ilha de São Jorge - “Semana Cultural de Velas”

 06-09 Julho - Ribeira Quente, São Miguel - “Festa do Chicharro”  8 -9 Julho - Santa Maria - “X Edição Maia Folk” festival

(12)

12  13-15 Julho - Santa Maria - “Santa Maria Blues”

 14-17 Julho - Lajes, Ilha das Flores - “Festa do Emigrante”  26-30 Julho – São Roque, Pico - “Cais Agosto”

 13-17 Julho - Calheta, São Jorge - “Festival de Julho”  19-23 Julho Madalena, Ilha do Pico - “Festas da Madalena”

 14-29 Julho - São Miguel - 7ª Edição do “Walk & Talk”, festival anual de artes  30 Julho – 7 Agosto - Horta, Faial - Atlantis Cup – “Regata da Autonomia”  Horta, Faial - Regata Les Sables

Agosto

 4-6 Agosto - Santa Cruz, Flores - “Festival Cais das Poças”

 4-13 Agosto - Praia da Vitória, Terceira - “Festas da Praia” / “Feira Gastronómica do Atlântico”

 6-13 Agosto - Horta, Faial - “Semana do Mar”

 13-20 Agosto - Ilha Terceira – “Folk Azores Festival” –

 12-15 Agosto - Corvo - “Festival de Nossa Senhora dos Milagres/ Festival dos Moinhos”

 11-14 Agosto - Santa Cruz da Graciosa - “Festival Ilha Branca / Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres”

 10-13 Agosto - Ribeira Grande, São Miguel – Festival de Música “Monte Verde”  18-20 Agosto - Praia Formosa, Santa Maria - “Maré de Agosto”

 21-27 Agosto - Lajes do Pico, Pico - “Semana dos Baleeiros”  22-26 Agosto - São Miguel - “Festival Parapente”

 São Miguel - “Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico”

Setembro

 5-10 Setembro - São Miguel – Prova de Surf Azores Airlines Pro  São Miguel – Evento Big Game Fishing

 29 Setembro - 06 Outubro – Ilha Terceira – Festival “Walk & Talk”

Outubro

 01 Outubro - São Miguel - MTB World Marathon Series  04-07 Outubro - Angra do Heroísmo, Terceira – “Angrajazz”  27-12 Novembro - Praia da Vitória, Ilha Terceira - “Outono Vivo”

(13)

13  06 a 08 Outubro - Faial, Pico e São Jorge - Azores Triangle Adventure, Trail Run  27-29 Outubro - Ponta Delgada, São Miguel - Wine in Azores 2017

Dezembro

2 Dezembro - São Miguel - Epic Trail Run

08. NÚMEROS, DADOS, FACTOS

Informação Geral dos Açores

Área total: 2.333 km²

Número das ilhas habitadas: 9

Ilha com maior área: São Miguel com 746 km2

Ilha com menor área: Corvo com 17km2

Número de habitantes: 247.000

Zona horária: Hora da Europa Central -2 horas

Moeda: Euro. O pagamento por cartão de crédito é muito comum. Existe uma rede densa de caixas de multibanco.

Código telefónico: +351. Telemóveis estrangeiros funcionam sem problema.

Internet: Em muitos hotéis e em espaços públicos como aeroportos, portos, centros comerciais, etc. estão disponíveis redes gratuitas de Wi-Fi.

Localização geográfica: Os Açores (em português Arquipélagos dos Açores) são situados em pleno Atlântico a 1369 km a oeste do continente europeu (Cabo da Roca) e a 4382 km a leste da América do Norte (Estado Federativo da Virgínia). A distância mais curta (ilha das Flores) do continente norte-americano (Terra Nova no Canadá) é de 2342 km. A maior distância é entre Corvo e Santa Maria (mais de 600 km).

Grupos de ilhas: Os Açores dividem-se em três grupos: Corvo e Flores pertencem ao Grupo Ocidental, Faial, Pico, São Jorge,

(14)

14 Graciosa e Terceira formam o Grupo Central, Santa Maria e São Miguel bem como as Ilhas das Formigas não habitadas pertencem ao Grupo Oriental.

Ponto mais alto: O vulcão do Pico na ilha do mesmo nome: 2350 m

Clima: Um clima moderado durante todo o ano, em agosto e setembro também pode ser quente e húmido, nos meses de inverno arrefece sensivelmente e pode chover. As temperaturas máximas oscilam entre os 13°C (em fevereiro) e os 26°C (em agosto). As noites são muito suaves. Pode-se nadar no mar entre junho e outubro.

Roupa: Roupa leve e resistente, mas também um impermeável à prova de vento no verão. No inverno recomendam-se anorak e camisola. Quem pretender fazer caminhadas deve levar calçado adequado.

Eletricidade: 220 Volt.

Saúde: Vacinas especiais não são necessárias para uma viagem aos Açores. Existe uma boa rede de hospitais, a maioria dos médicos fala inglês.

Língua: A língua oficial é o português. Muitos dos habitantes dos Açores falam também inglês.

Como chegar: Com ligações directas de Lisboa e Porto bem como outras ligações directas de outras cidades europeias.

Viagens inter-ilhas: De barco: Arranca a 18 de maio a ligação marítima

entre todas as ilhas dos Açores, assegurada pela Atlânticoline, S.A., prolongando-se até 24 de setembro. Poderá, durante todo o ano, viajar todos os dias entre Faial, Pico e São Jorge, transportando a sua viatura. A Atlânticoline assegura também o transporte regular de passageiros entre Flores e Corvo.

De avião: há ligações diárias para todas as ilhas através

(15)

15 www.visitazores.com Facebook – https://www.facebook.com/Visit-Azores-159818184071534/ Twitter – https://twitter.com/visitingazores Instagram – https://www.instagram.com/visitazores/ Youtube - https://www.youtube.com/user/TurismoAzores

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia