• Nenhum resultado encontrado

PRÊMIO TALENTO EM SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÊMIO TALENTO EM SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO 2016"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRÊMIO TALENTO EM SUSTENTABILIDADE REGULAMENTO 2016

1. O PRÊMIO

O Prêmio Talento em Sustentabilidade foi criado para reconhecer o trabalho de empregados, estagiários e terceiros do Grupo Votorantim que realizam ações e projetos inovadores que contribuam para expressar o compromisso das empresas com a sustentabilidade.

O objetivo é reconhecer pessoas, de todos os níveis hierárquicos, que colaboram para a implantação de práticas que geram benefícios para o negócio e para a sociedade, mobilizam parceiros, articulam redes e fazem a diferença, contribuindo para a excelência em gestão e sustentabilidade.

Importante ressaltar que o Prêmio Talento em Sustentabilidade não está vinculado à promoção profissional ou bonificação financeira de qualquer tipo.

2. REALIZADOR

O Prêmio é realizado pelo Instituto Votorantim, com o apoio da Gerência Geral de Sustentabilidade da Votorantim Industrial e empresas do Grupo, com o intuito de fortalecer a cultura de sustentabilidade na Votorantim. Nesse contexto, o concurso é uma estratégia de reconhecimento de pessoas que contribuam para isso e, também, um mapeamento de boas práticas.

3. CONTEXTO

O Prêmio Talento em Sustentabilidade, realizado pelo quarto ano seguido, é uma evolução do Prêmio Líder Social, que aconteceu por 6 anos consecutivos, e tem como intuito valorizar ações cotidianas e/ou projetos inovadores já executados ou em execução que contribuam para a evolução do desempenho das unidades e empresas do Grupo e que buscam o equilíbrio entre resultados econômicos, sociais e ambientais.

Esta premiação tem como norte os Princípios de Sustentabilidade, que foram definidos para tornar públicos os compromissos do Grupo Votorantim com o tema. Conheça os Princípios:

1. Ser reconhecida pela sociedade como uma empresa social e ambientalmente responsável. 2. Ter a sustentabilidade como estratégia, orientando governança, gestão, educação,

decisões e investimentos – criando valor.

3. Evoluir consistentemente os resultados econômicos, sociais e ambientais, buscando eficiência e confiabilidade nas operações, de acordo com padrões de classe mundial. 4. Ser reconhecida como empresa que atrai, desenvolve e retém talentos para a geração de

(2)

5. Ter compromisso com o bem-estar, a saúde e a segurança de nossos empregados, clientes e parceiros.

6. Contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos.

7. Incentivar a cooperação e a participação de todos os empregados e partes interessadas na construção de parcerias e trabalho conjunto, visando à geração de valor mútuo.

A análise dos projetos levará em consideração o alinhamento a um ou mais dos seguintes temas, identificados como questões relevantes para os negócios do Grupo Votorantim:

 Meio Ambiente: neste tema estão considerados projetos implantados que apresentem resultados factuais e mensurados, levando em consideração o atendimento à legislação vigente, a manutenção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Vale destacar que esta temática não concorre nem inviabiliza ações de reconhecimento já existentes nas empresas.

 Atuação Social: iniciativas individuais ou em grupo, ligadas formalmente à Votorantim, que tenham contribuído expressiva e diretamente com o investimento social planejado para sua unidade. Nesta temática, enquadram-se ações ou atividades destinadas à melhoria da qualidade da educação na localidade, gestão de projetos sociais da unidade, iniciativas de relacionamento com a comunidade e voluntariado e de aplicação de projetos próprios, como o Engajamento com Partes Interessadas e Parceria Votorantim pela Educação. Vale destacar que esta temática não concorre nem inviabiliza ações de reconhecimento já existentes nas empresas.

 Produtividade e Eficiência: projetos de soluções aplicadas nas unidades que se destaquem pela eficiência de suas operações e se notabilizaram ao longo do tempo pelos ganhos em competitividade que isso trouxe à companhia, que sirvam de exemplo para outras unidades da empresa e, claro, para todas as empresas da Votorantim. Nesta temática, podem ser inscritas iniciativas, processos, produtos ou métodos novos ou significativamente melhorados já executados ou em execução. Podem ser adaptações às atividades da unidade, inovações na linha/processo de produção ou na manutenção preventiva, novos ou melhorias pioneiras nos sistemas de controle, aplicações internas de inovações externas, entre outras iniciativas que contribuam com a produtividade e eficiência da unidade. Vale destacar que esta temática não concorre nem inviabiliza ações de reconhecimento já existentes nas empresas.

 Saúde e Segurança: podem ser considerados para este tema projetos que visem a preservação da saúde e da integridade física dos empregados, terceiros, estagiários e parceiros das unidades e empresas da Votorantim, que ao serem aplicados tenham impactado diretamente nos resultados de operação e que possam ser replicados. Os projetos podem ser baseados nos 4 pilares: (i) liderança e responsabilidade; (ii) sistema; (iii) comportamento e performance; (iv) sinergia e conhecimento. Vale

(3)

destacar que esta temática não concorre nem inviabiliza ações de reconhecimento já existentes nas empresas.

4. ABRANGÊNCIA

Com o objetivo de valorizar a diversidade de projetos desenvolvidos e implantados nas unidades e empresas do Grupo, tendo eles sido desenvolvidos por empregados, estagiários e terceiros do Grupo Votorantim, independentemente da posição hierárquica, o Prêmio Talento em Sustentabilidade aceita a inscrição de projetos, baseados nos princípios de sustentabilidade e que estejam alinhados aos temas indicados, tendo gerado benefícios para os negócios, sociedade e/ou meio ambiente.

O projeto precisa estar em andamento ou já ter sido encerrado até 2011. Projetos finalizados em anos anteriores a 2011 não estão aptos a participar. Além disso, ele deve estar formalmente ligado à Votorantim.

5. PARTICIPANTES

Podem participar do Prêmio Talento em Sustentabilidade, individualmente ou em equipes, empregados, terceiros e estagiários das seguintes empresas: Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Energia, Votorantim Siderurgia, Fibria, Citrosuco e da VID (Corporação, Centro de Serviços Compartilhados - CSC e Centro de Competências em Tecnologia da Informação - CCTI), independentemente da função, nível hierárquico, tempo de empresa ou região, desde que tenham realizado ou participado de iniciativas relacionadas à temática do concurso.

No caso de inscrições em equipes, os integrantes podem ser de diferentes unidades, porém de uma mesma empresa. Além disso, todos os integrantes deverão se enquadrar nos requisitos do presente Regulamento e descrever seu papel no projeto na ficha de inscrição.

Os projetos originados exclusivamente na Votorantim Metais poderão estar submetidos a condições diferente dos originados nas demais empresas do Grupo Votorantim. Sempre que houver diferença, será indicado em quadros como esse.

Os projetos originados exclusivamente na Votorantim Metais têm como público preferencial empregados com GS (Grupo Salarial) até 29, podendo contar com participantes de GS até 34, desde que estes sejam considerados apoiadores e/ou participantes. Este último não poderá ser líder do grupo, nem como ministrar a Apresentação Final.

(4)

No ato da inscrição, os integrantes da equipe deverão eleger, entre si, um representante, que obrigatoriamente tem que estar formalmente ligado à empresa na qual o projeto está sendo inscrito. Em necessidade de contato esta pessoa será procurada. Para efeito de mensagens genéricas, não há distinção entre os integrantes da equipe.

Não há limite de inscrição por participante. No entanto, um mesmo participante só pode ter um projeto vencedor.

No caso de mais de uma inscrição de um mesmo projeto, será considerada apenas a última inscrição.

Empregados que se desliguem das empresas do Grupo Votorantim até a data da premiação, mesmo que por vontade própria, serão automaticamente desclassificados. Caso eles estejam em equipe, a mesma poderá continuar participando, no entanto, ele não será considerado como integrante. Caso o empregado que se desligue seja o representante da equipe, a mesma deverá indicar entre seus integrantes aqueles que passará a ocupar o posto de representante. Não será permitida a participação no concurso de membros da banca de julgamento, empregados, terceiros e estagiários do Instituto Votorantim, da Gerência Geral de Sustentabilidade, das áreas de Comunicação e Sustentabilidade das empresas.

Não poderão participar do Prêmio Talento em Sustentabilidade projetos vencedores da Etapa Grupo de edições anteriores. Projetos finalistas e participantes de outras edições do prêmio podem se inscrever novamente, desde que atendendo a todos os critérios de seleção da edição atual do Prêmio.

5.1 Países Participantes

Podem participar do Prêmio Talento em Sustentabilidade todos os países onde haja atuação das empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Energia, Votorantim Siderurgia, Citrosuco, Fibria e da VID (Corporação, CSC e CCTI).

6. INSCRIÇÕES

As inscrições para o Prêmio Talento em Sustentabilidade acontecem de 1º de julho a 1º de agosto de 2016, 23h59, horário de Brasília (-3 GMT), por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no hotsite da competição, no endereço: www.talentoemsustentabilidade.com.br. O formulário também está disponível para download. Os candidatos que optarem por baixar o formulário deverão enviá-lo preenchido até a data e horário limite para inscrições – 1º de Agosto de 2016, 23h59, horário de Brasília (-3 GMT) – para o e-mail talentoemsustentabilidade@institutovotorantim.org.br.

(5)

Além do preenchimento do formulário, poderão ser enviadas evidências das ações. Serão considerados na análise materiais que ilustrem ou comprovem a realização das iniciativas, tais como fotos, vídeos, depoimentos, materiais de comunicação e de resultados, entre outros. As evidências poderão ser enviadas no momento do preenchimento do formulário eletrônico, que permitirá o upload de até 4 itens com até 5Mb cada, ou encaminhadas para talentoemsustentabilidade@institutovotorantim.org.br em e-mail único, junto com seu formulário de inscrição. Para o envio por e-mail, os arquivos juntos devem ter tamanho máximo de 5Mb. Arquivos que excedam o tamanho indicado ou cheguem separados das fichas de inscrição não serão avaliados.

6.1 Alterações na Inscrição

Alterações poderão ser feitas apenas nos dados cadastrais dos inscritos. Caso sejam necessárias, será obrigatório enviar os dados a serem alterados para o e-mail talentoemsustentabilidade@institutovotorantim.org.br.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos projetos analisará os benefícios gerados, tanto para o negócio, como para a sociedade. As iniciativas serão analisadas à luz de seu potencial transformador para a empresa, sua cadeia produtiva e comunidade onde está presente. Na prática, o Prêmio Talento em Sustentabilidade destacará os empregados levando em conta os critérios a seguir:

 Alinhamento aos Princípios de Sustentabilidade e aos Temas do Prêmio: como as ações realizadas contribuem para o cumprimento dos Princípios de Sustentabilidade, por meio dos temas Meio Ambiente, Protagonismo Social, Produtividade e Eficiência, e Saúde e Segurança, e em que medida a iniciativa se enquadra nos campos de atuação;  Inovação e diferenciação: como a ação propõe uma nova abordagem e cria

oportunidades para uma área, unidade ou negócio, e em que aspectos se diferencia positivamente de outras iniciativas;

 Capacidade de mobilização: como mobiliza e incentiva a participação de públicos diversos (internos e externos) e de que maneira dissemina a iniciativa internamente, favorecendo a participação de empregados;

 Benefícios para o negócio e para a sociedade: como a ação se insere no contexto local, a que demandas atende, e que contribuições mensuráveis traz para a empresa e para a sociedade;

 Comprometimento com metas e monitoramento dos resultados: como o projeto propõe o acompanhamento e mensuração das contribuições para a empresa e para a sociedade;

 Atitude empreendedora: como propõe a sustentação da iniciativa no longo prazo e qual o potencial de replicabilidade;

 Liderança e pró-atividade: qual o papel do(s) candidato(s) integrantes das equipes na condução do processo e como contribuem para o sucesso da iniciativa.

(6)

8. ETAPAS DE AVALIAÇÃO

A Avaliação do Prêmio Talento em Sustentabilidade acontece de agosto a dezembro de 2016, dividido em 2 etapas:

 Etapa Empresa

 Etapa Grupo Votorantim

8.1 Etapa Empresa

Nesta fase, os projetos inscritos concorrerão apenas entre aqueles da mesma empresa.

Todos os projetos serão analisados por Comitês de Avaliação, formados por empregados de suas empresas de origem, que irão verificar o cumprimento dos itens do Regulamento, excluindo do processo de seleção os projetos que não estiverem adequados, e que indicarão, baseados nos critérios de avaliação, os projetos Vencedores de cada empresa participante.

Cada empresa poderá indicar até 4 projetos vencedores, podendo ser, preferencialmente, 1 de cada tema (Meio Ambiente, Atuação Social, Produtividade e Eficiência, e Saúde e

Os projetos originados exclusivamente na Votorantim Metais serão submetidos a uma fase preliminar, chamada de Etapa Unidade. Durante ela cada unidade ou gerência geral elegerá 01 (um) projeto por tema, podendo totalizar 4 iniciativas vencedoras nesta etapa, as quais estarão aptas a participar da Etapa Empresa, concorrendo com as demais iniciativas das outras unidades. Cada unidade deverá fazer a escolha da melhor iniciativa por categoria no período de 05 a 15 de agosto de 2016 e divulgá-las localmente no dia 16 de agosto.

Os projetos originados exclusivamente na Votorantim Metais, considerados vencedores da fase preliminar, serão avaliados por um júri técnico, que indicará os 03 (três) melhores por tema, que serão consideradas finalistas. Esta etapa ocorrerá entre 16 e 31 de setembro de 2015, tendo seu resultado divulgado no dia 29 de agosto de 2016. Os finalistas serão convidados a apresentarem suas iniciativas no dia 1º de setembro de 2016, em um seminário a ser realizado em São Paulo, em local a ser divulgado à época. O resultado será anunciado no dia 2 de setembro. Os quatro melhores, sendo um por tema, serão considerados vencedores da Votorantim Metais e automaticamente, finalistas da etapa Grupo.

Projetos finalistas que não tiverem representantes no Seminário serão eliminados do Prêmio Talento em Sustentabilidade.

Cada Unidade é responsável pelo custo logístico do deslocamento e participação no seminário e na Apresentação Final da Etapa, em São Paulo.

(7)

Segurança). Os vencedores da Etapa Empresa serão, automaticamente, finalistas da etapa Grupo.

A nota mínima para um projeto ser indicado para a próxima etapa é 7 (sete).

Se em alguma das empresas não houver projetos qualificados para serem vencedores da Etapa, as indicações não serão conferidas a nenhum candidato.

8.2 Etapa Grupo Votorantim

Para esta etapa, os autores dos projetos classificados deverão enviar o aprofundamento do projeto entre os dias 13 a 24 de outubro de 2016, 23h59, horário de Brasília (-3 GMT), por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no hotsite da competição, no endereço: www.talentoemsustentabilidade.com.br.

Junto ao aprofundamento, serão solicitados a enviar um vídeo de no máximo 3 minutos sobre o projeto proposto, em um dos formatos índicados: wmv, mp4 ou avi. Aos autores dos projetos que concorrerão a essa etapa será encaminhado um roteiro com as informações que deverão constar no vídeo.

Será também possível fazer o envio das informações de aprofundamento e do vídeo por e-mail. O formulário estará disponível para download no site. Os candidatos que optarem por baixar o formulário deverão enviá-lo preenchido até a data e horário limite para entrega do aprofundamento do projeto – 24 de outubro, 23h59, horário de Brasília (-3 GMT) – para o e-mail talentoemsustentabilidade@institutovotorantim.org.br .

Nesta fase, os projetos vencedores da Etapa Empresa serão considerados finalistas da Etapa Grupo Votorantim e concorrerão entre si, sendo avaliados de duas maneiras:

 Banca Final  Voto Popular 8.2.1. Banca Final

Os projetos finalistas da Etapa Grupo Votorantim serão avaliados, tendo como base os critérios de avaliação, por uma comissão julgadora formada pelo Comitê do Prêmio Talento em Sustentabilidade e por especialistas em sustentabilidade.

Esta banca será responsável por indicar os quatro melhores projetos (1 para cada tema: Meio Ambiente, Atuação Social, Produtividade e Eficiência, e Saúde e Segurança), que serão considerados Vencedores da Etapa Grupo Votorantim, sem distinção de posição.

A decisão da Comissão Julgadora e do Instituto Votorantim é soberana e não caberá recurso ao resultado do Prêmio.

(8)

Os projetos finalistas da Etapa Grupo Votorantim serão apresentados na Intranet do Grupo Votorantim, onde acontecerá a eleição do Talento em Sustentabilidade – Voto Popular. Todos os empregados, estagiários e terceiros que tenham e-mail corporativo e acesso ao Portal Votorantim (www.portalvotorantim.com.br) poderão votar1. A contagem dos votos será realizada considerando a proporção entre os números de votos e de empregados que podem votar das Empresas, garantindo que não haja desvantagens.

O projeto mais votado será considerado vencedor da Etapa Grupo Votorantim – Voto Popular. Caso o projeto vencedor seja de autoria individual de funcionário que seja desligado da empresa até a data da premiação, mesmo que por decisão própria, será nomeado projeto vencedor o segundo mais bem votado.

Caso o projeto vencedor seja de autoria de equipe que conte com funcionário que seja desligado da empresa até a data da premiação, mesmo que por decisão própria, a equipe continuará tendo direito ao prêmio, desde que tenha outro funcionário que atue na mesma empresa daquele desligado. No entanto, o funcionário desligado deixará de ser considerado integrante da equipe.

IMPORTANTE: um projeto pode ser vencedor tanto na Banca Final quanto no Voto Popular. 9. PREMIAÇÃO

Os autores dos projetos considerados vencedores da Etapa Empresa receberão os seguintes prêmios:

 Certificado de reconhecimento a todos os integrantes da equipe em homenagem a ser definida por cada empresa;

 Placa de reconhecimento para a equipe vencedora com a menção “Etapa Empresa”. Os autores dos projetos considerados vencedores da Etapa Grupo Votorantim (Banca Final e Voto Popular) receberão os seguintes prêmios:

 Participação do Representante do projeto em encontro nacional do Grupo2;  Certificado de reconhecimento a todos os integrantes da equipe;

 Placa de reconhecimento para a unidade de origem dos vencedores;  Publicação dos projetos vencedores no Banco de Ideias no site do prêmio.

1 Esta medida foi adotada para garantir transparência e legitimidade na votação, pois apenas com o sistema eletrônico é possível realizar a apuração dos votos de forma segura.

2 Pessoa indicada no ato da inscrição como representante do projeto participante. Na impossibilidade de ela participar, poderá substituí-la qualquer outra pessoa indicada entre os integrantes da equipe.

(9)

A premiação formal dos vencedores da Etapa Grupo Votorantim será realizada na segunda quinzena do mês de dezembro de 2016, durante evento nacional do Grupo. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação do representante do projeto vencedor serão pagas pela VID – Corporação.

9.1. Outras considerações

Caso os autores dos projetos vencedores não possam usufruir dos prêmios oferecidos, não terão direito a qualquer outro a título de substituição ou compensação.

10. CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO

Período de Inscrições: 01 de julho a 01 de agosto de 2016 Etapa Preliminar VM – Julgamento: 05 a 15 de agosto de 2016

Etapa Empresa VM – Julgamento: 16 de agosto a 01 de setembro de 2016 Etapa Empresa VM – Divulgação Vencedores: 02 de setembro de 2016 Etapa Empresa – Julgamento: 05 de agosto a 19 de setembro 2016

Etapa Empresa – Divulgação Vencedores: a partir do dia 26 de setembro de 2016 Etapa Grupo Votorantim – Aprofundamento: 03 a 24 de outubro de 2016 Etapa Grupo Votorantim – Banca Final: a partir de 21 de novembro 2016

Etapa Grupo Votorantim – Voto Popular: 21 de novembro a 02 de dezembro de 2016 Divulgação Vencedores Etapa Grupo Votorantim: a partir de 8 de dezembro de 2016 OBS.: Caso seja necessário, as datas podem ser alteradas com aviso prévio.

11. CESSÃO DE DIREITO DE IMAGEM

Os inscritos no Prêmio Talento em Sustentabilidade autorizam o uso de sua imagem para fins de divulgação e publicidade do Prêmio. A cessão da imagem para fins de divulgação é gratuita, em conformidade com a Lei nº 9.610, de 19/2/1998.

12. INFORMAÇÕES FINAIS

Ao se inscreverem no Prêmio Talento em Sustentabilidade, os participantes concordam inteiramente com as condições deste regulamento e autorizam a utilização pelo Instituto Votorantim dos dados fornecidos no momento da inscrição, para fins não comerciais. Suas inscrições estão sob a guarda e responsabilidade do Instituto Votorantim.

Suspeitas de conduta antiética na elaboração das iniciativas, bem como de desrespeito a este regulamento serão analisadas e julgadas pelos realizadores e podem resultar na desclassificação do competidor.

(10)

Cada participante é responsável pela veracidade e integridade das informações fornecidas, bem como pela autenticidade das iniciativas inscritas.

As decisões tomadas durante as etapas de julgamento, bem como as decisões dos realizadores do Prêmio serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo aos concorrentes qualquer contestação a tais decisões, bem como dos seus resultados.

Para o caso de dúvidas, comentários ou sugestões, envie um e-mail para: talentoemsustentabilidade@institutovotorantim.org.br.

Referências

Documentos relacionados

Nesta primeira parte da categorização, as tiras foram selecionadas de acordo com o conteúdo que evidenciasse um conflito inicial entre diferentes formas de ver o mundo (pré e pós

O candidato será avaliado nas suas capacidades de reconhecer e saber utilizar símbolos e unidades de grandezas físicas; ler e interpretar tabelas, gráficos, esquemas e

Por cada fila com cartas de trajecto de voo (rosto virado para cima), conta um valor mínimo de cartas, o qual é equivalente ao número de jogadores (excepção: num jogo de 2

Neste momento contamos com mais 9 adesões perfazendo um total de 47 empresas outorgantes: Açoreana Seguros SA; Caravela – Companhia de Seguros

Frequência do Risco (Muito Frequente; frequente; Pouco Frequente Inexistente) Medidas Propostas Identificação dos Responsáveis Departamento técnico de planeamento

17.1 Fios, cabos (incluídos os cabos coaxiais) e outros condutores, isolados ou não, para usos elétricos (incluídos os de cobre ou alumínio, envernizados ou oxidados

Também há variação entre os indivíduos considerando a intensidade de conflito reportada – como pode ser visto na Tabela 2, o coeficiente de variação dos 16 fatores do

Realizamos uma pesquisa cujo objetivo principal foi refletir sobre a construção da identidade de jovens autores de atos infracionais, impactada pela rede social Facebook, tomando