• Nenhum resultado encontrado

ELO Principal. Agenda. A Newsletter do STAS Outubro 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELO Principal. Agenda. A Newsletter do STAS Outubro 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Newsletter do STAS Outubro 2016

ELO Principal

A IMPORTÂNCIA DE UM GESTO

Vão ter lugar no próximo dia 27 de outubro, as eleições para os Órgãos Centrais do nosso Sindicato, nomeadamente: Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Geral; Conselho Geral; Direção; Conselho Fiscal e Conselho de Disciplina.

No ato eleitoral anunciado serão eleitos igualmente delegados sindicais, direções distritais e as direções dos Açores e Madeira.

Eleições, naturalmente importantes, que têm lugar de quatro em quatro anos, constituindo um suporte da vida do Sindicato ao ser, a partir delas, que se institucionaliza todos os órgãos estatutários do mesmo.

Como tal, não é possível dissociar as eleições do prestígio e da força do Sindicato, porque o ato eleitoral é sempre sinónimo de mobilização e sentido de participação dos respetivos eleitores. É, neste quadro, que se pretende atingir um objetivo muito concreto: apelar ao sentido de responsabilidade pelo momento que se vive no mundo sindical, com tradução numa participação ativa no ato eleitoral que se vai realizar.

Ao fim e ao cabo solicita-se um gesto (movimento expressivo de ideias). É por isso mesmo um gesto simples, que ocupa pouco tempo, que não constitui um esforço de deslocação, na maior parte dos casos, mas de muito significado.

Entre outras, uma resposta que é dada pelo seu voto e que está nas mãos das nossas e nossos associadas(os).

Não desperdice a oportunidade que lhe é oferecida. É na soma de todos os votos, que está a força de uma classe profissional e, por consequência, do Órgão Sindical representativo dessa mesma classe.

José Luís Pais

1º Vice-presidente da Direção

Agenda

10/08 – Reunião Protocolo 01/09 – Reunião de Direção 08/09 – Reunião negociação de AE para AGEAS Seguros

13/09 – Reunião Júri FOTO FEBASE (agosto)

14/09 – Reunião da UGT com os Sindicatos

20/09 – Reunião com os DRH do GNB

20/09 – Conferência “Igualdade de Género no Trabalho”, promovida pela CITE e ACT

21/09 – AXA PARTNERS: Outorga do ACT 2016

22/09 – Reunião Projeto Formação FEBASE

22/09 – Reunião Júri FOTO FEBASE (setembro) 22/09 – Reunião negociação CCT para APROSE 27/09 – Reunião Secretariado FEBASE 29/09 – Reunião do Secretariado Nacional da UGT

(2)

ELO Coletivo

ACT 2016: Outorgas de adesão continuam

O ACT publicado em 29 de janeiro de 2016, continua a ser outorgado por empresas que não estiveram na mesa das negociações e, portanto, não o subscreveram na altura.

Neste momento contamos com mais 9 adesões perfazendo um total de 47 empresas outorgantes: Açoreana Seguros SA; Caravela – Companhia de Seguros SA; Compagnie Française D’Assurance por le Commerce Exterieur – COFACE – Sucursal em Portugal; Companhia de Seguros Allianz Portugal SA; Companhia de Seguros Tranquilidade SA; Compañia Española de Seguros y Reaseguros de Crédito y Caución, S.A.U (Sucursal em Portugal); COSEC – Companhia de Seguros de Créditos SA; Crédito Agrícola Vida – Companhia de Seguros SA; Crédito Agrícola Seguros, Companhia de Seguros de Ramos Reais SA; Europ Assistance Portugal; Fidelidade Assistência – Companhia de Seguros SA; Fidelidade – Companhia de Seguros SA; Generali – Companhia de Seguros SA; Generali Vida SA; Groupama Seguros SA; Groupama Seguros de Vida SA; Lusitania, Companhia de Seguros SA; Lusitania Vida, Companhia de Seguros SA; Liberty Seguros SA; Mapfre Seguros Gerais SA; Médis – Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde SA; Metlife Europe Limited – Sucursal em Portugal; Multicare – Seguros de Saúde SA; N Seguros SA; Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros SA; Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida SA; Prevoir Vie Groupe Prévoir SA; Real Vida Seguros SA; Santander Totta Seguros – Companhia de Seguros de Vida SA; Seguros Logo SA; T-Vida, Companhia de Seguros SA; Via Directa – Companhia de Seguros SA; Associação Portuguesa de Seguradores; Aide Asistência Seguros y Reaseguros SA; Zurich – Companhia de Seguros de Vida SA; Zurich Insurance plc. – Sucursal em Portugal; Inter Partner Assistance SA; Mapfre Seguros Vida SA; Barclays Vida y Pensiones, Compañia de Seguros SA; Victoria – Seguros SA; Prevision Sanitaria Nacional – Mutua de Seguros y Reaseguros a Prima Fija – Sucursal em Portugal; Bankinter Seguros de Vida, SA de Seguros e Reaseguros – Sucursal em Portugal; Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF); Compañia Española de Seguros de Crédito a la Exportation Sociedade Anónima Acompañia Seguros y Reaseguros – Sucursal em Portugal; Aegon Santander Portugal Vida – Companhia de Seguros de Vida SA; Mapfre Asistencia – Compañia Internacional de Seguros y Reaseguros SA; Financial Insurance Company Limited.

A portaria de extensão do ACT foi publicada no dia 8 de julho de 2016 e abrange apenas as relações de trabalho entre as entidades empregadoras outorgantes do acordo coletivo e respetivos trabalhadores não filiados nas associações sindicais outorgantes, facto que explica, em parte, a vontade das empresas não subscritoras manifestarem a sua formal adesão ao acordo coletivo de trabalho.

Relativamente a este aspeto, pese embora as empresas que ainda não aderiram ao ACT sejam de pequena dimensão, continuaremos a insistir para que a formalização de um acordo (coletivo ou de empresa) seja uma realidade. AGEAS: As negociações prosseguem

Depois do período de férias, as negociações com a AGEAS para a celebração de um Acordo de Empresa foram retomadas. À mesa desta negociação encontram-se os três sindicatos do setor segurador.

A próxima reunião está agendada para o dia 14 de outubro, sendo a nossa expetativa que a morosidade sentida até ao momento seja superada.

APROSE aceita negociar

As negociações, após dois anos de interregno, vão ser retomadas com este setor. Nessa altura as negociações eram feitas com uma das duas associações existente no setor, a ANACS, que entretanto se fundiu com a APROSE, tendo as negociações ficado suspensas. Presentemente, após o processo de fusão das duas entidades, as negociações serão desencadeadas com a APROSE.

Novos Elos

Protocolos em Destaque Instituto de Desenvolvimento Pessoal Tels: 211984704 | 967568959 | 912758160

Lisboa | Oeiras | Paço de Arcos | Sintra | Torres Vedras | Malveira | Cadaval

Web: www.instituto-desenvolvimentopessoal.com

Escuela de Lengua Española Tels: +351 215 924 920 Rua Francisco Lyon de Castro, 2 1600-311 Lisboa

Email:info@lisboa-eleusal.com Web:http://lisboa.eleusal.com

(3)

É expectável que até ao final do ano este processo esteja concluído, sendo um objetivo comum a existência de um novo contrato coletivo em 2017.

Importa referir que este setor de atividade conta com cerca de vinte mil trabalhadores, a quem importa que as suas relações de trabalho sejam devidamente regulamentadas.

Jurídicos Online

ACT 2016: Outorgas de adesão continuam

O empregador não pode utilizar meios de vigilância a distância no local de trabalho, mediante o emprego de equipamento tecnológico, com a finalidade de controlar o desempenho profissional do trabalhador.

Não obstante, a utilização desse tipo de equipamentos é lícita sempre que tenha por finalidade a proteção e segurança de pessoas e bens ou quando particulares exigências inerentes à natureza da atividade o justifiquem. Contudo, nesse caso, o empregador informa o trabalhador da existência e finalidade dos meios de vigilância utilizados, devendo nomeadamente afixar nos locais sujeitos, os seguintes dizeres, consoante os casos: «Este local encontra-se sob vigilância de um circuito fechado de televisão» ou «Este local encontra-se sob vigilância de um circuito fechado de televisão, procedendo-se à gravação de imagem e som», seguido do respetivo símbolo identificativo.

De qualquer modo, a utilização de meios de vigilância a distância no local de trabalho está sujeita a autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados, só sendo concedida se a utilização dos meios for necessária, adequada e proporcional aos objetivos a atingir.

Os dados pessoais recolhidos através dos meios de vigilância a distância são conservados durante o período necessário para a prossecução das finalidades da utilização a que se destinam, devendo ser destruídos no momento da transferência do trabalhador para outro local de trabalho ou da cessação do contrato de trabalho. (artigos 20º e 21º do Código do Trabalho).

Elo Sénior

USPS – Universidade Sénior Pedro Santarém

Avenida Almirantes Reis nº 133, 5º andar, 1150-015 Lisboa Email:uspedrosantarem@stas.pt

Tel.: 211 383 593

!

(4)
(5)

Avenida Almirantes Reis nº 133, 5º andar, 1150-015 Lisboa Telf. 211 383 593

E-mail: stas@stas.pt Web: www.stas.pt As fotos apuradas nos meses de agosto e setembro e todo o concurso disponível

em fotofebase16.blogspot.pt

Referências

Documentos relacionados

A Companhia determina que existe imparidade nos seus activos disponíveis para venda quando existe uma desvalorização prolongada ou de valor significativo no seu justo valor.

A Companhia tem na sua carteira de activos o título “Sociedade Franco-Portuguesa Comunicação”, o qual se encontra valorizado, de acordo com a IAS 39, ao valor de aquisição

Os subsídios relacionados com rendimentos (por exemplo, para assegurar uma rentabilidade mínima ou compensar deficits de exploração, ou no âmbito de programas de

AG-NUM AG-NOME ENDEREÇO REGIÃO 11-002 Itaim R. Amaro 1007 Tiago Melo Itaim.. CLIENTES. AG-NUM AG-NOME ENDEREÇO REGIÃO 11-002 Itaim R. Amaro 1007 Tiago

No entanto, quando a empresa pública ou sociedade de economia mista exercita ambas as atividades, ou seja, presta serviço público e explora atividade eco nô

Pelo exposto, infere-se que a área da Representação da informação por assunto nos planos curriculares dos cursos de Bibliotecário Arquivista, Especialização em

Sendo o conceito de tesauro um conceito mais tradicio- nal na Ciência da Informação (utilizado, pelo menos, desde a década de 1950), é natural que apresente no

Gena em vista lateral triangular (Fig. Mesopleura sem carena epicnemial. Escutelo fracamente inflado, em vista lateral uniformemente convexo. 9D‒E); área glabra da