• Nenhum resultado encontrado

PRIMEIRO SEMINÁRIO DO MESTRADO: ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PGEEB/CEPAE/UFG. Público alvo: alunos das turmas de mestrado de 2013 e 2014.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRIMEIRO SEMINÁRIO DO MESTRADO: ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PGEEB/CEPAE/UFG. Público alvo: alunos das turmas de mestrado de 2013 e 2014."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PRIMEIRO SEMINÁRIO DO MESTRADO: ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PGEEB/CEPAE/UFG

Data de realização: 28 de abril de 2014.

Público alvo: alunos das turmas de mestrado de 2013 e 2014.

*A participação sem apresentação de trabalhos está aberta a todos da comunidade escolar que tenham interesse nos temas em discussão.

Objetivos

- Socializar, discutir e divulgar o projeto de pesquisa dos mestrandos da turma 2013 e contribuir com propostas para a sua concretização.

- Promover debates, com a presença de professores, alunos e respectivos orientadores, a respeito dos encaminhamentos das pesquisas com a finalidade de fornecer contribuições à elaboração dos trabalhos.

- Integrar os alunos da turma de 2014 às atividades de pós-graduação.

- Cumprir uma das orientações necessárias ao desenvolvimento das atividades e à consolidação do ensino em nível de pós-graduação.

Operacionalização

Devido ao número de alunos do programa de pós-graduação, o seminário será realizado em uma tarde e terá o seguinte cronograma:

- a partir das 13h - credenciamento e entrega do material; - 14h às 14h30min. – abertura;

-14h30min. às 16h. - apresentação e discussão dos projetos de pesquisa e das ações já desenvolvidas;

- 16h às 16h30min. – intervalo com lanche;

- 16h30min. às 17h30min. - continuação da apresentação e discussão dos projetos de pesquisa e das ações já desenvolvidas;

- 17h30min às 18h. – avaliação do evento e encerramento na própria sala de apresentação dos trabalhos.

Em cada sala, além dos apresentadores de trabalhos, participantes, orientadores, haverá um coordenador (professor do próprio programa), que será responsável em organizar, direcionar e coordenar a discussão. Haverá também um monitor (aluno da turma de 2014) para auxiliar a realização das atividades na sessão. O coordenador do

(2)

grupo terá acesso prévio, para leitura, aos resumos expandidos das apresentações dos trabalhos.

Todos os alunos do programa deverão se inscrever no Seminário. Os da turma de 2014 se inscreverão como ouvintes. Os alunos da turma de 2013 se inscreverão para apresentação de trabalhos. Estes farão uma apresentação oral sobre o seu projeto de pesquisa de mestrado e as ações já desenvolvidas. Para isso, entregarão um resumo simples e um resumo expandido sobre o seu trabalho de pesquisa. Tais resumos, que deverão ser redigidos conforme as normas estipuladas, comporão um caderno de resumos e um CD. Além disso, serão divulgados em página virtual. Os textos deverão ser encaminhados após a revisão gramatical e a aprovação pelo/a orientador/a.

Os trabalhos de apresentação serão distribuídos em quatro salas, sendo três salas com cinco apresentadores e uma com quatro apresentadores. Esta organização se dará de acordo com a proximidade da temática pesquisada. Os mestrandos terão entre dez a quinze minutos para a exposição. Em seguida, o coordenador da sala poderá fazer uma apreciação do trabalho ou já abrir o debate com os demais participantes e, após um tempo determinado para a discussão, o responsável pelo trabalho terá em torno de cinco minutos para fazer as suas considerações finais. O coordenador deverá reservar os trinta minutos finais da sessão para uma rápida avaliação do evento e encerrar o seminário na própria sala de apresentação dos trabalhos.

Todos os professores da Coordenadoria do mestrado, independentemente de terem orientandos no curso de mestrado e mediante a sua disponibilidade, deverão escolher uma das salas de apresentação oral dos alunos e participar das sessões com a possibilidade de dialogar e contribuir com os encaminhamentos dos trabalhos apresentados.

Normas para envio dos textos (resumo e resumo expandido)

1. RESUMOS SIMPLES

Digitados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, parágrafo único e justificado, margens superior e esquerda de 3cm, inferior e direita de 2cm. Limite de palavras entre 200 a 300.

Deverão atender à seguinte composição:

a. Título do trabalho: todo em maiúsculo e em negrito, centralizado;

b. Identificação: à direita e em diferentes linhas, nomes do orientando e do/a orientador/a, seguidos da sigla da unidade acadêmica, da instituição e dos endereços eletrônicos

(Ex: Orientanda: FREITAS, Maria Aparecida. CEPAE/UFG – freitas10@hotmail, com Orientadora: OLIVEIRA, Cláudia, CEPAE/UFG – Claudiaoliver@yahoo.com.br c. Texto: com apresentação do objeto de pesquisa, objetivos, marco teórico,

metodologia e considerações sobre as ações já desenvolvidas. d. Palavras-chave: três ou quatro palavras.

(3)

2. RESUMOS EXPANDIDOS

Digitados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado, margens superior e esquerda de 3cm, inferior e direita de 2cm. Deverão conter de 4 a 6 páginas, tamanho A4.

Deverão atender à seguinte composição:

3. Título do trabalho: todo em maiúsculo e em negrito, centralizado;

4. Identificação: à direita e em diferentes linhas, nomes do orientando e do orientador, seguidos da sigla da unidade acadêmica, da instituição e dos endereços eletrônicos.

(Ex: Orientanda: FREITAS, Maria Aparecida. CEPAE/UFG- freitas10@hotmail.com Orientadora: OLIVEIRA, Cláudia. CEPAE/U- Claudiaoliver@yahoo.com.br); 5. Texto: deverá contemplar introdução, com apresentação do objeto de pesquisa, objetivos, fundamentação teórica, metodologia e considerações sobre as ações já desenvolvidas. Poderá ser subdividido em seções;

6. Palavras-chave: entre três e cinco palavras, com iniciais minúsculas e separadas por vírgula;

7. Referências: de acordo com as normas mais atualizadas da ABNT.

- Data e envio dos resumos: até 4 de abril de 2014

- Endereço eletrônico para envio dos resumos: mestradocepae@gmail.com

Obs: ao enviar os textos, os mestrandos de 2013 estarão automaticamente inscritos no seminário.

ATENÇÃO: Tanto os resumos simples como os resumos expandidos deverão ser enviados já revisados e aprovados pelo/a orientador/a.

Despesas previstas

- Papel (cartazes, certificados, capa e miolo do caderno de resumo), tinta para impressão, CDs e capas.

- Pastas, caneta, bloco ou folhas de papel.

- Lanche (água, café e o que for definido pela comissão específica). *Número provável de participantes: 80 participantes.

Organização do evento

- Coordenadores responsáveis: Eunice, Orozimbo - Vice- coordenadores: Luzia, Wilian

- Comissões de alunos/professores:

1- Comissão de elaboração das normas e estrutura do evento. • Responsáveis – Eunice, Luzia, Orozimbo, Wilian

(4)

Atividades: Elaborar o projeto e cadastrá-lo na Proec; elaborar as normas de publicação; estruturar o evento; distribuir as apresentações por sala; encaminhar esta distribuição para a comissão de infraestrutura; indicar os coordenadores de cada sala de apresentações; repassar os resumos expandidos para cada coordenador de sala; acompanhar o trabalho das demais comissões; repassar as necessárias informações para a manutenção da página do evento; outras.

2- Comissão de divulgação, comunicação, construção e manutenção do portal do evento.

• Responsáveis: Weverson, Silvana, Newton, alunos.

Atividades: Elaborar e distribuir cartazes do evento; elaborar e enviar convites/folders via correio eletrônico e outros meios de divulgação; entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da UFG/ASCOM para solicitar a divulgação e apoio na realização do evento (fotos, filmagem); construir e manter atualizada uma página virtual com informações sobre o seminário; buscar informações sobre a atuação das outras comissões para divulgar; outras.

3 - Comissão de inscrição/credenciamento, organização das pastas. • Responsáveis: Almiro, Elson, alunos.

Atividades: definir a data e a forma de inscrição dos mestrandos 2014 e demais participantes; organizar as pastas; providenciar o credenciamento; organizar a lista de presenças; auxiliar a comissão de editoração e impressão a confeccionar os certificados; entregar os certificados; repassar as necessárias informações para a manutenção da página do evento; outras.

4 - Comissão de editoração, de impressão (cadernos de resumo, certificados), organização dos CDs.

• Responsáveis: Viviane, Maria Alice, Rusvênia, Luzia, alunos.

Atividades: providenciar um endereço eletrônico para envio dos resumos e recebê-los; conferir os resumos com base nas normas estabelecidas e tomar as providências necessárias para a solução de possíveis inadequações; repassar, em tempo hábil, os resumos à coordenação do seminário para que possa estabelecer as salas das apresentações; organizar os cadernos de resumos e CDs; encaminhar os resumos para divulgação na página do evento, elaborar e confeccionar os certificados; repassar as necessárias informações para a manutenção da página do evento; outras.

5- Comissão de infraestrutura.

• Responsáveis: Ana Maria, Evandson, alunos.

Atividades: definir, organizar e sinalizar, o local de abertura e as salas de apresentações; disponibilizar, na porta de cada sala, a lista de apresentações; providenciar os aparelhos e materiais necessários para a abertura e para as apresentações (data show, papel, giz, etc.); repassar as necessárias informações para a manutenção da página do evento; outras.

6- Comissão de monitores

• Responsáveis: Magali, Sônia, alunos.

Atividades: Incentivar e inscrever os mestrandos de 2013 para comporem as diversas comissões; incentivar e cadastrar mestrandos da turma de 2014 para atuarem como monitores no dia da realização do evento; encaminhar e coordenar a participação dos

(5)

alunos nas comissões ou monitoria; repassar as necessárias informações para a manutenção da página do evento; outras.

7- Comissão de lanche

• Responsáveis: Alcir, Maria Izabel, alunos.

Atividades: definir e organizar o lanche; providenciar água para as salas de apresentações; repassar as necessárias informações para a manutenção da página do evento; outras.

8- Comissão de finanças,compras e registro • Responsáveis: Deise, Fátima, Mercês.

Atividades: verificar as demandas de compra de cada comissão; providenciar as compras do que for necessário para a realização do seminário (materiais, água, lanche, etc.); registrar as imagens do evento; repassar as necessárias informações para a manutenção da página do evento; outras.

Goiânia, 04 de março de 2014

Professores da coordenadoria do Mestrado: Alcir Horácio da Silva

Almiro Schulz

Anna Maria Dias Vreeswijk Célia Sebastiana da Silva Danilo Rabelo

Deise Nanci de Castro Mesquita Denise Silva Araújo

Elson Rodrigues Olanda Eunice Isaias da Silva Evandson Paiva Ferreira Gene Maria Vieira Lyra Silva Maria de Fátima Cruvinel Jaqueline Araújo Civardi

(6)

Luzia Rodrigues Magali Saddi Duarte Maria Alice Carvalho Maria Izabel Barnez Pignata

Maria José Oliveira de Faria Almeida Mercês Pietsch Cunha Mendonça Newton Murce

Rusvênia Luzia B. Rodrigues da Silva Silvana Matias Freire

Sônia Santana da Costa Vivianne Fleury Campos

Referências

Documentos relacionados

Nesta categoria destacam-se os mecanismos de enfrentamento das mães após a vivência com o filho com paralisia cerebral, seus sentimentos, superação e o processo de controle para

Nos últimos 12 meses a desvalorização da arroba do boi gordo nos nove principais estados produtores atingiu 10,71%, sendo que os custos operacionais totais, apresentaram, no

[...] devemos entender que a criança e o adolescente deverão estar em primeiro lugar na escala de preocupação dos governantes; devemos entender que, primeiro, devem ser

A avaliação psicológica será realizada de acordo com agendamento, os candidatos deverão comparecer ao local definido, trazendo o documento de identidade, lápis nº. Os

Na sequência da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil de Setúbal, realizada no dia 09 de Novembro de 2011, pelas 09:30 horas, no Edifício Sado da CMS, foi apresentada a

No exercício de busca de uma voz emancipada, assim como o personagem de Formas de volver a casa, é preciso vestir-se com as roupas dos pais e, ao ver que estas já não lhe cabem

Em termos de uma agenda de trabalho para um ambiente como o que se propõe para a Agência-laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação da Unicap, a aposta na

Aula online pelo ZOOM dia 17/09 - às 17h (link estará disponível no E-Class) Livro didático. Lista de atividades anexada