• Nenhum resultado encontrado

Guia Informativo TURNO INTEGRAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia Informativo TURNO INTEGRAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Guia

Informativo

(2)

APRESENTAÇÃO

O INEI foi a primeira escola laica de Brasília a oferecer o ensino em período integral, entendido como vivência prazerosa do estudante em ambiente escolar cuidadoso, de forma estruturada e orientada, com acompanhamento pedagógico de qualidade e estímulo ao desenvolvimento integrado das estruturas mentais, físicas e afetivas.

O programa integral, carinhosamente denominado AmplINEI, acontece no turno da tarde, em salas ambientadas, áreas desportivas bem-equipadas, espaço agradável e seguro, sob orientação de profissionais competentes e dedicados. O principal objetivo é desenvolver atividades diversificadas que complementem a educação, incentivando os estudantes a práticas desportivas, artísticas e de linguagens.

A equipe de educadores tem o compromisso de acompanhar as tarefas escolares diárias, com responsabilidade compartilhada, em que família e Escola assumem papéis específicos e, ao mesmo tempo, complementares.

Atividades oferecidas: artes plásticas, balé clássico e contemporâneo, hip hop, capoeira, natação, vôlei, jogos com bola, judô, jiu-jitsu, ateliê de culinária, robótica e língua espanhola.

Na Praça da Alimentação do INEI, localizada em área central, arejada e iluminada, os estudantes podem ter refeições e lanches saudáveis e balanceados, seguindo cardápio supervisionado por nutricionista, que desenvolve programa de orientação e acompanhamento nutricional periódico. Nesse ambiente, são oferecidos lanches nos períodos matutino e vespertino, almoço e jantar.

ATIVIDADES OFERECIDAS

Artes Plásticas

As aulas proporcionam ao aluno a expressão por meio da arte plástica - desenhos, pinturas, modelagens, releituras de obras, artesanato. Incentivamos o uso de materiais que não agridem o meio ambiente. É importante conscientizar os estudantes de que é possível reutilizar materiais, transformando-os em obras de arte.

Balé Clássico, Contemporâneo e Hip Hop

A dança no AmplINEI é praticada desde os 5 anos.

Desenvolvemos a expressão corporal por meio de diferentes ritmos. A dança ajuda a melhorar a coordenação, o equilíbrio e a fortalecer os músculos.

Ao final do ano, os estudantes apresentam um espetáculo como mostra do trabalho realizado.

Capoeira

A capoeira no AmplINEI é praticada desde o Infantil 5.

Por meio de brincadeiras, o ensino da capoeira estimula coordenação motora, flexibilidade, aumento de reflexos, ampliação do campo visual, criatividade e autoestima além da cooperação e do respeito pelo próximo. A criança que joga capoeira é desinibida e mais segura.

(3)

Futsal

Acontece duas vezes por semana (2ª/4ª) para estudantes dos Anos Iniciais e Anos Finais.

São aulas motivadoras, em que o professor trabalha fundamentos técnicos do futsal: domínio, recepção, condução e controle de bola, passe, chute, cabeceio, drible e finta. E, também, posições dos jogares, regras e como lidar com emoções que surgem durante os jogos.

Judô/Jiu-jitsu

O judô e o jiu-jitsu são artes marciais que ajudam as crianças a ampliar capacidades físicas e psíquicas. Imprimem valores importantes como companheirismo e respeito pelo outro. Iniciam-se aos 5 anos.

Os benefícios da prática do judô e do jiu-jitsu são inúmeros.

- Desenvolvimento de habilidades motoras básicas. Uma das regras mais importantes na hora de praticar o judô é aprender a cair corretamente. Isso evita lesões durante as aulas e fora delas. - Desenvolvimento do aparelho motor.

- Desenvolvimento de força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio. - Autoconhecimento e domínio do próprio corpo.

- Desenvolvimento do poder de autocontrole.

- Estimulação do pensamento tático. A velocidade do esporte obriga o “jogador” a tomar rápidas decisões em diferentes situações que o oponente coloca, e vice-versa.

- Transmissão e ensinamento de valores aos praticantes: tolerância, motivação, autoestima, companheirismo, solidariedade e trabalho em equipe. O lema das aulas é “bem-estar e benefício mútuo”.

- Motivação. Quanto mais a criança se esforça para fazer os movimentos corretos e adquire disciplina e habilidades - tão importantes nesses esportes - ela avança um grau, simbolizado por cores das faixas.

Semestralmente, o sensei faz a troca de faixa e o aumento de graus como incentivo aos atletas.

Natação

A aula de natação no AmplINEI tem o compromisso de ensinar a nadar e aperfeiçoar cada estilo de nado. Permite movimentar grande parte dos músculos e articulações. Inicialmente, as crianças precisam participar de aquecimento fora da piscina; só depois os professores iniciam a aula na piscina.

A natação é uma modalidade indicada para o desenvolvimento motor por ser um exercício considerado completo, que trabalha musculatura, articulações, capacidade respiratória, noção de espaço e ritmo e estabilidade postural, além de ser excelente alternativa para amenizar problemas respiratórios, favorecer o crescimento e estimular a socialização de quem a pratica.

Os estudantes do Infantil 5 e do 1º Ano são acompanhados por professores e auxiliares dentro da piscina. A adaptação aquática acontece de forma lúdica e progressiva. Ou seja, as crianças aprendem brincando os fundamentos da natação.

A partir do Infantil 5, os estudantes iniciam o nado livre e, progressivamente, os outros estilos: costas, peito e borboleta.

Vôlei

O vôlei é trabalhado a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quando as crianças conseguem internalizar regras, posições e interagir com o grupo, utilizando a bola como protagonista.

As aulas de vôlei têm como objetivos ensinar técnicas básicas, posição expectativa/ deslocamentos, toque, recepção/manchete, saque por baixo, ataque (passada e movimentos de braços).

(4)

Os treinos e os amistosos com outros times acontecem durante o horário de aula.

É importante lembrar que as aulas de vôlei trabalham com motivação, concentração, percepção, ensino/preparação para vencer, perder e ter “espírito de equipe”.

Robótica

As aulas de robótica são momentos de aprendizagem que acontecem no AmplINEI a partir do 2º Ano. Reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o desenvolvimento dos projetos.

Estimulam criatividade, compreensão e habilidades tecnológicas por meio de trabalho em grupo, desenvolvendo diferentes papeis durante a atividade proposta.

ENTRADAS E SAÍDAS FORA DOS HORÁRIOS DE ROTINA

Entradas e saídas fora do horário deverão ser antecedidas de autorização por escrito e assinada pelo responsável. Se outra pessoa for retirar o estudante, o responsável deverá avisar (via aplicativo) à coordenadora e dar as devidas identificações.

Caso seu(sua) filho(a) vá almoçar fora, solicitamos que os Senhores enviem autorização aos cuidados da coordenadora do AmplINEI.

Lembramos que a hora de retorno às atividades é 14h, com tolerância de 15min. Após esse horário, apenas estudantes que chegam para as aulas de esporte/dança etc. serão autorizados a participar das atividades.

Assim, evitamos que os alunos andem pelas redondezas da Escola no período em que estão sob nossa responsabilidade.

HORÁRIO DE TRABALHO DA COORDENADORA DO AMPLINEI

Das 12h30 às 18h30 – diariamente

ASSUNTOS IMPORTANTES

 Provas substitutivas – O responsável deverá comunicar à coordenadora do AmplINEI (via aplicativo), para que seja feito o devido encaminhamento do estudante.

 Ficha de Avaliação – É emitida uma Ficha Avaliativa Individual por semestre e por curso escolhido. Essa avaliação é disponibilizada no site da Escola.

 Atendimento – O atendimento aos pais e/ou responsáveis, pela coordenadora do AmplINEI, é feito individualmente, previamente agendado, das 13h às 18h.

 Atenção: Qualquer medicação de ordem controlada e/ou de antibióticos só será ministrada se acompanhada da devida receita médica.

 Uso do uniforme - O uniforme é obrigatório e específico aos diversos cursos. O estudante que estiver sem uniforme não poderá assistir às aulas, nem frequentar os cursos.

(5)

- Durante cada atividade, o aluno deve se comportar de acordo com o ambiente.

- O estudante deve ser respeitoso, expressar-se nos momentos oportunos, de forma compatível e com postura corporal adequada.

- Se for necessário que o aluno se ausente, é preciso autorização do professor ou da coordenadora. - O estudante deve participar das atividades que estão sendo desenvolvidas pelos demais alunos.

HORÁRIOS

INFANTIL5E1º ANO

ATIVIDADES

HORÁRIOS 2as e 4as feiras 3as e 5as feiras 6as feiras

12h30-14h Almoço / Escovação/Troca de roupa

Almoço / Escovação/Troca

de roupa Almoço / Escovação 14h-15h Estudo Orientado Estudo Orientado Estudo Orientado 15h-16h Natação / Capoeira Artes / Balé / Judô* Oficinas:

Jogos com bola Hip Hop 16h-16h15 Lanche Lanche

16h15-17h Parque Parque Lanche Recreação 17h-18h

Atividade dirigida (Momento Criativo, Hora

do Conto)

Espanhol Horta

DO2º AO9º ANO

ATIVIDADES

HORÁRIOS 2as e 4as feiras 3as e 5as feiras 6as feiras

13h-14h Almoço / Escovação Almoço / Escovação Almoço / Escovação 14h-15h45 Estudo Orientado Estudo Orientado Estudo Orientado 15h45-16h Lanche Lanche Lanche

16h-17h

Futsal

Natação (até o 5º Ano) Capoeira

Artes / Balé (6º ao 9º ano) Judô (a partir do 3º Ano) /

Natação (2º ao 5º ano)

Oficinas: Culinária Jogos com bola

Hip Hop Robótica 17h-18h Fitness Kids / Espanhol Jiu-jitsu / Vôlei / Balé (do 2º

ao 5º Ano) Fitness Kids / Espanhol

Observação

* O horário do primeiro curso do 2º Ano, às 3as e 5as feiras é das 15h às 16h.

Na primeira quinzena, após o início das aulas, daremos aos estudantes a oportunidade de experimentar as atividades oferecidas por faixa etária, com possibilidade de trocas.

Gostaríamos de lembrar que as atividades precisam de uniforme específico, que deverá ser usado já em fevereiro.

(6)

ATIVIDADE UNIFORME

Artes Plásticas Os materiais serão solicitados pelo professor de acordo com a proposta de trabalho de cada período escolar.

Balé malha modelo AmplINEI; meia-calça branca; sapatilha branca; rede e enfeite para cabelos

Capoeira abadá, chinelo

Futsal short ou calça modelo INEI; camiseta modelo INEI; meião branco; tênis ou chuteira Judô quimono; faixa e chinelo

Natação meninas: maiô ou sunquíni e touca modelo AmplINEI; toalha ou roupão; chinelo meninos: sunga e touca modelo AmplINEI; toalha ou roupão; chinelo

Vôlei short modelo INEI; camiseta modelo INEI; tênis e joelheira Jiu-jitsu quimono; faixa e chinelo

COMUNICADOS

Assunto: Escovação (Do Infantil 5 ao 9º Ano)

Para oferecer melhores condições de higiene ao(à) seu(sua) filho(a) na escovação dos dentes após o almoço, pedimos que ele(a) traga para a Escola os seguintes itens.

uma escova de dentes

 um tubo de pasta dental

 um tubo de fio dental

 um estojo para guardá-los

Observação: Esse material ficará na mochila para que seja feita constante higienização e manutenção. Contamos com a colaboração dos responsáveis.

Assunto: Alimentação

A alimentação dos estudantes do AmplINEI é preparada na Escola. O cardápio é supervisionado por nutricionista. A refeição é balanceada e rica em nutrientes.

No almoço, é oferecido o cardápio composto de, ao menos, uma fonte de carboidratos (alimentos energéticos), uma fonte de proteína (alimentos construtores) e uma fonte de vitamina e mineral (alimentos reguladores).

O AmplINEI também oferece lanche composto de fruta, carboidrato e bebida (suco de polpa ou natural, iogurte ou achocolatado), que será servido pela profissional responsável e supervisionado pelas professoras. Caso a família opte por enviar o lanche de casa, sugerimos que ele seja no mesmo padrão.

Angela de Almeida e S. de Oliveira Coordenadora do AmplINEI

Referências

Documentos relacionados

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Nesse sentido, o último capítulo propôs ações a serem executadas pela equipe gestora e docente, como o estudo das concepções de educação em tempo integral sugeridas

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização

Considerando este contexto, o presente trabalho tem como foco analisar a implementação da política pública educacional, intitulada como Programa de Escola de Educação em

[r]

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado