• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. CNPJ / ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2019 EDITAL 01/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. CNPJ / ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2019 EDITAL 01/2019"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2019

EDITAL 01/2019

O presidente do CMDDCA - Conselho Municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente do Município de Italva-RJ, no uso de suas atribuições legais, torna público que com base na Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do adolescente e na Lei Municipal 731/2008, estarão abertas no período de 29 de abril a 31 de maio do ano 2019, as inscrições para escolha dos 05 (cinco) membros titulares e 05 (cinco) membros suplentes do Conselho Tutelar.

1 - DISPOSIÇÃO PRELIMINARES:

Art. 1º - O presente Edital tem como objeto o Processo de Escolha em data unificada, disciplinado pela Lei Federal nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – pela resolução 170/2014 – CONANDA, pela Lei Municipal 731/2008 e pela resolução 001/2019 do CMDDCA, o qual será realizado sob a responsabilidade do CMDDCA sob a fiscalização do Ministério Público.

Art.2º A escolha dos Conselheiros Tutelares será realizado nos Termos da Lei Municipal 731/2008, contendo as seguintes etapas:

I – Inscrição dos candidatos

II – Realização da prova de aferição de conhecimentos III – Votação

§ 1º - Os editais relativos ao presente Processo de seleção serão fixados nos locais abaixo e sendo possível publicados em jornal de circulação semanal no município site www.italvaemfoco.com.br e Tempo News.

I – Na sede do CMDDCA – localizado na rua Diva Romano 134 – Centro-Italva-RJ e na sede do Conselho Tutelar situado na Rua Aristides Gonçalves de Souza , – São Caetano - Italva-RJ. (próximo ao DETRAN).

II – Na sede da Promotoria de Justiça Italva/Cardoso Moreira localizada na rua Aristides Gonçalves de Souza, 88 – ao lado do Fórum – São Caetano Italva-RJ.

III – Na sede da Prefeitura Municipal de RJ, localizada na BR 356 – KM 77 – Boa Vista - Italva-RJ.

§ 2º - Considerando a periodicidades do Jornal de circulação local, a divulgação das etapas do processo de escolha será feita através da publicação do edital em jornal impressos Dois Estados no site www.italvaemfoco.com.br e rede social diversas a serem definidos a critério do CMDDCA podendo ainda ser feita consulta diretamente ao CMDDCA.

§ 3º - A divulgação será feita, ainda, com remessas do Edital com solicitação de divulgação: I – ás chefias dos poderes executivo e Legislativo;

(2)

2 II – Ao Juízo de Direito da Vara Única da Comarca de Italva/Cardoso Moreira

III – às Escolas Municipais e Estaduais do Município; IV – Aos estabelecimentos privados de ensino;

V – às principais Entidades representativas da sociedade civil de Italva. VI – às rádios e emissoras locais;

VII – ao Conselho Tutelar

Art. 3º – O Conselho Tutelar é um Órgão permanente e autônomo não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, devendo funcionar em local e horário definidos pela Legislação.

Art. 4º - A Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente e o CONANDA, estabelecem algumas normas referente ao Conselho Tutelar tais como:

I – Em cada Município haverá no mínimo 1 (um) Conselho Tutelar como Órgão integrante da administração pública, composto de 05 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

II – O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizado para o preenchimento de 05 (cinco) vagas para membros titulares e 5 (cinco) vagas para seus conseqüentes suplentes.

III – A candidatura será individual, não sendo admitida a composição de chapas.

Art. 5º - Na qualidade de membros eleitos e sendo a atividade do Conselheiro Tutelar permanente, receberão a remuneração no valor de R$ 1892,45 ( hum mil, oitocentos e noventa e dois reais e quarenta e cinco centavos).

Parágrafo único – No caso de candidatos servidores públicos, fica facultada a opção pelos vencimentos e vantagens do cargo ou função exercida, vedada a acumulação de vencimentos nos termos da Lei Municipal vigente.

2 - DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS PARA O EXERCICIO DA FUNÇÃO E INSCRIÇÃO:

Art. 6º - Somente poderão concorrer os candidatos que preencherem os requisitos a seguir, conforme dispõe o art. 09º a 12º da Lei Municipal quais sejam:

I – Reconhecida idoneidade moral; II – Idade superior a 21 anos.

(3)

3 III – Estar Residindo no Município a no mínimo 02 anos.

IV – Estar em pleno gozo de seus direitos políticos; V – Haver concluído o ensino médio.

VI – Não possuir antecedentes criminais.

VII – Possuir conhecimentos básicos de informática comprovados através de certificado próprio Parágrafo único – Considera-se idoneidade moral não apresentar o candidato envolvimentos em atos que desabonem sua conduta perante a sociedade, devendo o cumprimento de tal requisito ser avaliado pelo CMDDCA, cabendo ao candidato apresentação de certidão negativa do distribuidor, na forma do artigo 5º, VI deste edital, o que não impede a adoção de outras diligências de investigação por parte do Conselho.

Art. 7º - A inscrição dos candidatos será realizada na sede do CMDDCA do Município de Italva, com endereço situado na Rua Diva Romano 134 – Centro – Italva-RJ, no horário das 08h às 11h e das 13h as 17horas, mediante o preenchimento do requerimento próprio, conforme anexo I deste Edital, fornecido pelo CMDDCA e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), a ser feito mediante depósito em conta mantida em nome do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente, situado no Banco Itaú – conta 04706-4 – agência 6175.

§ 1º - Os requisitos exigidos pelo caput do artigo 4º deste edital serão comprovados com apresentação pelo candidato, no ato de sua inscrição dos seguintes documentos:

I – Certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou CNH;

II – Conta de luz, água, telefone, termo de contrato de aluguel e ou declaração do locador com firma reconhecida. Sendo 02 (dois) comprovantes 01 atual e outro anterior que atenda os 02 anos de comprovação exigido.

III – Cópia do título de eleitor, comprovante de votação nas ultimas eleições ou certidão expedida pela Secretaria da 141ª - Zona eleitoral do Estado do Rio de Janeiro.

IV – Certidão de antecedentes Criminais – CAC – Expedida pelo cartório distribuidor da Comarca de Italva/Cardoso Moreira-RJ.

V – Certificado e ou declaração de conclusão do ensino médio. VI – Certificado de conhecimentos básicos de informática.

§ 2º - Não será admitida a entrega de qualquer documento ou da taxa de inscrição, posterior a realização do ato de inscrição e preenchimento do formulário.

3 – DA COMISSÃO ESPECIAL:

3-1 – A Comissão Especial do Processo de Escolha em data unificada é encarregada de analisar os pedidos de registros de candidatura e dar ampla publicidade à relação dos pretendentes inscritos.

(4)

4 3-2 – É facultado a qualquer cidadão IMPUGNAR no prazo de 05 (cinco) dias contados da publicação acima, as candidaturas que não atendam aos requisitos exigidos, indicando no instrumento impugnatório os elementos probatórios.

3- 3 – A Comissão Especial deverá notificar os candidatos impugnados, concedendo-lhes prazo para apresentação de defesa.

3-4 – A comissão Eleitoral realizará reunião para decidir acerca da impugnação da candidatura podendo, se necessário, ouvir testemunhas eventualmente arroladas, determinar a juntada de documentos, assim como realização de outras diligências.

3-5- Das decisões da C.E – do Processo de Escolha caberá recurso à Plenária do CMDDCA, que se reunirá em caráter extraordinário, para decisão com o máximo de celeridade.

3 -6 – Esgotada a fase recursal, a C.E – fará publicar a relação dos candidatos habilitados, com envio de cópia ao Ministério Público.

3-7 – A Comissão Especial deverá analisar e decidir em primeira instância administrativa, os pedidos de impugnação e outros incidentes ocorridos no dia da votação.

4 – DA PUBLICAÇÃO DAS CANDIDATURAS:

Art. 8º - Encerrado o prazo para as inscrições, o CMDDCA afixará em sua sede e encaminhará as autoridades e entidades mencionadas nos parágrafos 1º do presente edital, relação dos candidatos inscritos, iniciando-se o prazo de 05 dias úteis para impugnação fundadas na ausência de documentos ou dos requisitos necessários ao exercício da função de Conselheiro Tutelar.

Parágrafo único – O prazo para oferecimento de impugnação pelo Ministério Público é de 05 dias e se inicia a partir da entrega do procedimento de inscrição de cada candidato na Promotoria de Justiça de Italva/Cardoso Moreira. A entrega deve ser feita pelo CMDDCA no primeiro dia útil após o término do prazo de cinco dias mencionado no caput do presente dispositivo.

Art. 9º - Havendo impugnações, o CMDDCA notificará o candidato no prazo de 48h no endereço fornecido no formulário de inscrição, para que ofereça a sua defesa em 05 dias, sendo vedada a apresentação dos documentos que deveriam ter sido apresentados na fase de inscrição. Findo o prazo, com ou sem apresentação de defesa, o CMDDCA decidirá a impugnação em 48h, não cabendo a interposição de recurso.

Parágrafo único - Vencida a fase de impugnação, o CMDDCA afixará nos locais referidos no art. 1º deste edital, relação definitiva dos candidatos que obtiveram o deferimento de suas inscrições.

5 – DA PROVA DE AFERIÇÃO DE CONHECIMENTOS:

Art. 10º - A prova de aferição de caráter eliminatório, versará sobre artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente, no total de 20 questões de múltipla escolha contendo 04 alternativas, valendo 01 ponto em cada uma com um total máximo de 20 pontos.

(5)

5 § 1º - Será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 50% de acertos, ou seja 10 pontos. § 2º - A elaboração e correção da prova de aferição de conhecimentos será realizada por Entidade Contratada para este fim pela Prefeitura Municipal de Italva-RJ, em conformidade com o artigo 14 da Lei Municipal nº 731/2008, mediante processo próprio a ser iniciado por ofício a ser dirigido ao Chefe do Executivo Municipal.

§ 3º - A aplicação da prova será realizada por pessoas idôneas da sociedade, ou por servidores públicos Municipais cedidos pela Prefeitura Municipal de Italva-RJ, sob a Coordenação da Entidade Contrata e o CMDDCA.

Artigo 11º - A prova será realizada no dia 20 de julho do ano 2019., no Colégio Ciep – Vereador Said Tanus José, situado na BR 356 – Bairro São Caetano – ao lado da delegacia Legal, no horário das 13h às 17 horas. O Gabarito provisório da prova será publicado no dia 22/07/2019, na forma prevista no artigo 1º do presente edital, bem como em site indicado pela Entidade escolhida pela Prefeitura Municipal de Italva e CMDDCA.

§ 1º - caberá recursos das questões aplicadas no prazo de 48h, contado da divulgação do gabarito, devendo ser o referido recurso dirigido ao Presidente do CMDDCA que encaminhará para Entidade realizadora da prova que decidirá sobre a anulação ou Não da questão num prazo de 48h contadas do recebimento. Serão indeferidos os recursos interpostos fora dos prazos e condições estabelecidos. § 2º - Será publicado em 29/07/2019 o resultado definitivo da prova na forma prevista no art. 1º do presente edital bem como em site indicado pela Entidade escolhida pela Prefeitura Municipal de Italva-RJ e CMDDCA.

6 – DA ELEIÇÃO DOS CANDIDATOS:

Art. 12º - Os candidatos aprovados na prova de aferição de conhecimentos serão submetidos a eleição que será realizada no dia 06 de outubro do ano 2019, as urnas para a realização da eleição serão instaladas nas dependências do CIEP – Vereador Said Tanus José das 08h as 17h;

7 - DOS ELEITORES:

Art. 13º - Para exercer o direito de voto os eleitores deverão ser dirigir ao posto de votação portando título de eleitor acrescido de documento oficial com foto.

8 – DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES:

Art. 14 – A apuração dos votos ocorrerá imediatamente depois de findo o horário de votação, concluída a apuração dos votos, o presidente do CMDDCA – Italva-RJ, proclamará o resultado da escolha de imediato, afixando relação com nome dos candidatos e quantidade respectivo de votos no local da

(6)

6 apuração, promovendo a afixação da mesma relação nos locais indicados no art. 1º deste edital, no prazo de 48horas.

§ 1º - Havendo empate em número de votos, prevalecerá o candidato mais idoso.

§ 2º - Os 05 (cincos) candidatos que obtiverem maior número de votos serão considerados membros titulares do Conselho Tutelar e os 05 (cinco) seguintes serão considerados membros suplentes.

§ 3º - O Conselho Tutelar tomará posse no dia 10 de janeiro do ano 2020.

9 – DA PROPAGANDA DOS CANDIDATOS:

Art. 15 – Aos candidatos aprovados na prova de aferição de conhecimentos é permitida a realização de propaganda, submetendo-se, entretanto, a vedações analógicas àquelas previstas na Legislação eleitoral brasileira e as disposições da lei de improbidade administrativa.

Parágrafo único – É vedada a realização de boca de urna e transporte de eleitores no dia da votação.

10 – DO CRONOGRAMA DO CONCURSO:

Art. 16º - O processo de escolha seguirá o seguinte cronograma.

1 – Prazo para inscrição

- 13/05 a 31/05

2 – Divulgação/publicação da lista de candidatos

- 04/06 a 06/06

3 – Encaminhamento dos Procedimentos ao Ministério Público

- 07/06 a 08/06

4 – Prazo de impugnação de candidaturas

- 11/06 a 15/06

5 – Notificação dos candidatos impugnados

- 16/06 a 18/06

6 – Prazo para apresentação das defesas

- 19/06 a 25/06

7 – Decisão dos impugnados

- 26/06 a 28/06

8 – Relação definitiva dos candidatos aptos a participarem do pleito - 01/07

9 – Realização de prova de aferição de conhecimento

- 20/07

10 – Divulgação do gabarito provisório

- 22/07

(7)

7

11 – Prazo para recursos das questões aplicadas

- 23/07 a 24/07

12 – Prazo para CMDDCA encaminhar recursos à Empresa que aplicará a prova de

aferição

de conhecimentos sobre o ECA

- 25/07 a 26/07

13 – Resultado definitivo da prova de aferição de conhecimento com candidatos aptos

a participarem da eleição

- 29/07

14 – Data do sorteio para escolha do número que o candidato irá concorrer e outras

normas a serem definidas referente a Eleição

- 31/07

15 – Prazo período para realização da campanha eleitoral

- 01/08 a 05/10

16 – Data da eleição – votação

- 06/10

17 – Data da apuração

(auditório do Ministério Público)

- 06/10

18 – Afixação/divulgação do resultado da eleição

- 06/10 a 07/10

19 – Posse dos eleitos

- 10/01/2020

11–

DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art. 17º - Deverão ser observados os requisitos exigidos para inscrição, pois, não haverá devolução do valor pago da taxa de inscrição.

Art. 18 º - Não sendo possível a utilização de urna eletrônica, a cédula utilizada na votação obedecerá aos padrões constantes do anexo II deste edital

Art. 19º - O CMDDCA publicará oportunamente, se necessário, normas relativas ao dia da votação e apuração, na forma do artigo 1º deste edital e ou por notificação nominal, sendo certo, entretanto, que a votação será através do número de cada candidato que será definido por sorteio a ser definido no dia

31/07/2019.

Italva, abril de 2019

ADELSO LIMA DE ALMEIDA Presidente

(8)

8 ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO Obs.: Antes de preencher esta ficha favor anexar o recibo de depósito. I – DADOS PESSOAIS: 1 – Nome completo: _______________________________________________________ 2 – Filiação: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ 3 - Endereço: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ II – ESTADO CIVIL:

( ) solteiro ( ) casado ( ) divorciado ( ) outros

III – GRAU DE INSTRUÇÃO:

( ) 2º grau ( ) 3º grau ( ) outros

IV – DOCUMENTOS ANEXOS:

( ) Documento oficial de identificação civil ( ) Declaração ou diploma de 2º grau ou superior ( ) Certificado de Curso de informática

( ) Título de Eleitor

( ) Comprovante de votação na eleição 2014

( ) comprovante de residência – no mínimo 02 anos.

( ) Certidão de Antecedentes Criminais - CAC – Expedido pelo Cartório Distribuidor da Comarca de Italva/Cardoso Moreira-RJ

Italva, _______de ___________ do ano 2019.

________________________________ CANDIDATO

_________________________________ Funcionário – responsável pela inscrição ________________________________

(9)

9

ANEXO II

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

CNPJ. 07.990.410/0001-76

ELEIÇÃO 2019

Conselho Tutelar do Município de Italva

CÉDULA ELEITORAL

Nº ___________

____________________ ______________________

MARCELO A. FARIA ADELÇO L. ALMEIDA Promotor de Justiça Presidente

(10)

10 RESOLUCÃO QUE DISPÕE SOBRE A CRIACÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do município de Italva-RJ, no uso das atribuições estabelecidas na Lei Federal nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Municipal 731/2008 – que dispõe sobre o Conselho Tutelar, RESOLVE:

Art. 1º - Constituir a Comissão Especial Eleitoral, encarregada de organizar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar do Município de Italva-RJ.

Art. 2º - A comissão Especial Eleitoral será composta pelos seguintes conselheiros:

a) Adelço Lima de Almeida - Representante da Pastoral da Criança; b) Alcenir Azevedo Ribeiro - Representante da APAE – Italva-RJ. c) Jocilaine Botelho de Paula Coelho - Representante da Sec. Mun. Educacão d) Fabio Pontes Robaina - Representante da Sec. Mun. Saúde

§1º - Cabe a Comissão Especial Eleitoral, pelo voto da maioria de Seus membros eleger seu coordenador.

§2º - Não havendo definição por este critério, a Comissão Especial Eleitoral será coordenada pelo Conselheiro mais antigo, dentre seus integrantes e, em caso de empate, o de maior idade.

§3º - Compete a Comissão Especial:

I – Conduzir o Processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, cumprindo o disposto no Edital 001/2019, elaborado e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, e demais normas aplicáveis;

II – Analisar e decidir, em primeira instância administrativamente, os pedidos de registro e impugnação de candidaturas e outros incidentes ocorridos na realização do processo de escolha dos membros do Conselho tutelar.

III – Dar ampla publicidade na relação dos pretendentes inscritos;

IV - Receber as impugnações apresentadas contra candidatos que não atendam os requisitos exigidos, fornecendo protocolo ao impugnante;

Dispõe sobre a criação da

Comissão Especial Eleitoral,

encarregada de organizar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar.

(11)

11 V - Notificar os candidatos impugnados, concedendo-lhes prazo para apresenta;ao da defesa; VI – Decidir, em primeira instancia administrativa, acerca da impugnação das candidaturas, podendo, se necessário, ouvir testemunhas eventualmente arroladas determinar juntada de documentos e a realização de outras diligências.

VII – Realizar reunião destinada a dar conhecimento formal das regras do processo de escolha aos candidatos considerados habilitados para o processo eleitoral, que firmarão compromisso de respeitá-las, sob pena de imposição das sanções previstas na legislação local;

VIII – Escolher e divulgar os locais de votação e apuração dos votos;

IX – Realizar com apoio do Poder Executivo Municipal, as gestões necessárias a obtenção de urnas eletrônicas e listas de eleitores, efetuando todo planejamento necessário para que sejam cumpridos os prazos estabelecidos, inclusive pela Resolução 22685/2007 do TSE; X – Providenciar a confecção de cédulas para votação manual, conforme modelo aprovado; XI – Adotar todas as providencias necessárias para a realização do pleito, podendo, para tanto, selecionar, preferencialmente junto aos órgãos públicos municipais, os mesários e escrutinadores, bem como, seus respectivos Suplentes, que serão previamente orientados sobre como proceder no dia do processo de escolha, na forma da resolução regulamentadora do pleito;

XII – Solicitar, junto ao comando da Policia Militar ou Guarda Municipal local, a designação de efetivo para garantir a ordem e segurança; dos locais do Processo de escolha e apuração. XIII – Estimular e facilitar o encaminhamento de noticias de fatos que constituam violação das regras de campanha por parte dos candidatos ou a sua ordem;

XIV – Analisar e decidir, em primeira instância administrativa, os pedidos de impugnação e outros incidentes ocorridos no dia da votação.

XV – Divulgar, imediatamente após a apuração, o resultado oficial da votação.

XVI – Notificar pessoalmente o Ministério Público, com a antecedência devida, de todas as etapas do certame, dias e locais da reunião e decisões tomadas pelo colegiado;

XVII – Divulgar amplamente e pleito a população, com o auxilio do CMDDCA e do Poder Executivo local, estimulando ao máximo a participação dos eleitores;

XVII – Resolver os casos omissos.

Art. 4º Cabe ao Poder Executivo Municipal fornecer à Comissão Especial Eleitoral Assessoria Técnica (inclusive jurídica) necessária ao regular desempenho de suas atribuições.

(12)

12 Art. 5º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Italva, abril de 2019.

ADELÇO LIMA DE ALMEIDA Presidente

Referências

Documentos relacionados

Às 08h00, saída para City tour Dubai Tradicional (com souks + museu de Dubai), almoço (incluído) em restaurante local.. Após, experiência Safari no Deserto com

Este relatório é referente aos resultados da 3ª fase do Sistema Nacional de Vigilância Nutricional Infantil – COSI Portugal que decorreu maiorita- riamente no ano de

Em razão do presente TERMO DE COLABORAÇÃO a Organização da Sociedade Civil executará, durante a vigência da parceria, as ações previstas no Projeto, aprovado e classificado

Quanto à escolha do setor supermercadista como objeto da pesquisa, seria interessante citar que, conforme Kasper (1991), apesar de ser um setor extremamente significativo para a

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Capão do Leão (COMDICA), no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO que realizará

XIII - Devolver ao Fundo da Criança e do Adolescente eventuais saldos financeiros remanescentes, inclusive os obtidos de aplicações financeiras realizadas, por meio de Recibo

Estudos relacionados à caracteri- zação de frequência dos principais agentes envolvidos em casos de diarreias em suínos nas fases de crescimento e terminação

(A) A cirurgia da valva mitral em pacientes com disfunção ventricular esquerda pode aliviar sintomas em pacientes selecionados com IC e insuficiência valvar mitral.. (B) O