• Nenhum resultado encontrado

Versão Online ISBN Cadernos PDE VOLUME I I. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Versão Online ISBN Cadernos PDE VOLUME I I. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS

DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE

2009

Produção Didático-Pedagógica

Versão Online ISBN 978-85-8015-053-7

Cadernos PDE

VO

(2)

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

PROFESSOR PDE - 2009/2010 CELSO MACHADO

PREVENÇÃO: UM CAMINHO A SEGUIR

Produção Didático-Pedagógica apresentada como requisito de avaliação e participação no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, sob a orientação da Profº. MS. Dartel Ferrari de Lima

(3)

INTRODUÇÃO

Entendendo à necessidade de implantar no Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, onde atuo enquanto Educador Físico, um trabalho de Prevenção e Orientação que vise avaliar e detectar possíveis desvios posturais, sobretudo nesse primeiro momento, em razão do PDE em uma de suas etapas que é o Projeto de Intervenção Pedagógica da qual esta Produção fará parte e que acontecerá no segundo semestre de 2010, “MOCHILA ESCOLAR - PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO POSTURAL NO USO DE MOCHILAS ESCOLARES EM ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL DE CASCAVEL“, e são àqueles resultantes, possivelmente, do uso inadequado da Mochila Escolar, seja em razão do peso seja em razão da maneira errada de carregá-la. Faremos uma exposição a professores e equipe pedagógica no início do semestre para que tomem conhecimento do que se passará e o trabalho que será desenvolvido na escola e a seguir com os alunos que farão parte do experimento em sala de aula, posteriormente iniciaremos os trabalhos práticos com a pesagem dos alunos e das mochilas, fazendo os comparativos para ver se o peso está dentro do que prescreve os especialistas da área de fisioterapia que recomendam que a mochila não ultrapasse 10% do peso corporal do aluno ao mesmo tempo que faremos testes com o simetrógrafo objetivando identificar possíveis desvios posturais tais como: gibosidade, cifose, escoliose, lordose, joelhos em arco, joelhos em x, ombros em desnível e assim podermos ter uma idéia geral, com uma amostra de 30 alunos de 5ª Série do colégio, sobre problemas posturais e que possivelmente seja em razão do uso da Mochila Escolar e podermos enfim acionar os profissionais da área de saúde, Direção do Colégio, pais, comunidade em geral e passar a combater tais anormalidades, fazendo ou não o encaminhamento a especialistas e assim estaremos, enquanto Educador Físico, fazendo a nossa parte juntamente com toda coletividade escolar.

Começaremos justificando o porque do nosso trabalho ao mesmo tempo que vamos mostrar as possíveis anormalidades que a mochila escolar ao ser utilizada diariamente de forma repetitiva com sobrepeso e de maneira errônea poderá causar ao estudante.

(4)

carregar sua mochila escolar, sempre procurando identificar uma possível anormalidade postural, buscando adequar o peso e a maneira correta de transportar a mochila escolar.

Seguindo para o tópico seguinte, vamos montar um SEMETRÓGRAFO, aparelho artesanal, criado por duas Educadoras do Físico, da cidade de Londrina e que nos auxiliará e muito na detecção de anormalidades nos desvios posturais do nosso aluno.

Após a montagem do simetrógrafo, utilizando-o, poderemos iniciar e terminar alguns testes que nos mostrará se nosso aluno é portador de algum desvio postural, que com o uso do aparelho poderemos observar a olho nu a existência ou não de anormalidade posturais.

E finalizaremos, o nosso trabalho, transportando todos os dados coletados para fichas, anexos, onde teremos claro se há anormalidades, chegando à uma conclusão sobre a pesquisa feita e só então poderemos tomar uma ação de correção e se necessário fazer os encaminhamentos devidos, isto é, acionar o profissional de saúde capacitado (fisioterapeuta e o médico ortopedista) para atender esse possível paciente e assim teremos feito a nossa parte, enquanto Educador Físico, juntamente com a Escola.

Assim é que com este experimento poderemos ter a concordância dos nossos gestores das nossas escolas para que possamos dar continuidade ao trabalho realizado, buscando a melhora da qualidade de vida do nosso aluno e através dele de seus familiares, porque seguramente o conhecimento aqui adquirido será levado aos seus entes queridos e amigos. Assim Educador Físico, vamos trabalhar para que este experimento passe a constar do Projeto Político Pedagógico da Escola e se torne um trabalho de toda coletividade escolar, independente da sua presença, aí sim teremos cumprido com nossa missão de buscar melhoras na vida do nosso aluno através do nosso trabalho, enquanto Educador Físico e cidadão.

(5)

JUSTIFICATIVA

Elas tem a mesma utilidade para o escolar, apenas difere em forma e tamanhos e a maneira como os alunos as carregam, o que de forma direta interferem na postura corporal deste indivíduo que a transporta.

Existem diversos tipos de mochila mas para o transporte de material escolar, vamos citar as mais comuns:

Rodinhas uma alça duas alças

Figura: 01 - mochilas Fonte: próprio autor

(6)

A Mochila pode ser ideal para o transporte do material escolar, mas se mal usada passa a ser um perigoso instrumento para a criança. Por estarem em fase de crescimento, a criança e o adolescente estão em um período bastante propício para o surgimento de desvios posturais anormais. Por isso o aumento de peso da mochila poderá acarretar prejuízos incalculáveis para o indivíduo, sobretudo para a coluna vertebral, de crianças que exageram e carregam peso desnecessário, podendo esse indivíduo sentir dores e desenvolver deformidades como: cifose e escoliose. Figura 02 e 03.

Figura: 02 - cifose

(7)

Figura: 03 - escoliose Fonte: próprio autor

(8)

Excesso de peso na mochila escolar, transportado diariamente poderá dar causa a deformações físicas de natureza grave, uma vez que a constituição músculo-esquelética, nesta idade, está ainda muito fragilizada, ficando claro que a coluna vertebral e os ombros serão os maiores prejudicados, sem esquecermos o equilíbrio corpóreo, fundamental para que a criança e o adolescente se mantenham eretos ao deslocarem-se, transportando nas costas a mochila escolar com peso excessivo. Figura 04.

(9)

METODOLOGIA

Num primeiro momento vamos trabalhar alguns ensinamentos, visando a obtenção da maneira correta de locomover-se carregando nas costas uma mochila escolar.

Muitos problemas de desvios posturais podem ser evitados se o aluno carregar sua mochila de maneira correta (figura 5, 6 e 7) e dentro dos padrões de peso, 10% do peso corporal, segundo os especialistas que consideram que uma criança com 42 kg pode carregar até 4,2 kg na totalidade, peso da mochila mais o material a ser transportado em seu interior e assim a coluna vertebral dessa criança estará sendo preservada.

Devemos considerar, ainda, um ponto importantíssimo no transporte da mochila onde a criança deve observar que a mochila com duas alças deve ser transportada encaixada, de forma, a ser sustentada pelos dois ombros distribuindo equitativamente o peso por toda a costa, estimulando a simetria, onde ao carregar a mochila o aluno terá a mesma com sua parte final ficando acima das nádegas. (figura 06).

Figuras: 05 Figura: 06 Figura: 07

(10)

No transporte da mochila escolar de uma alça deve-se evitar desnível dos ombros, que é resultado de vícios de postura e que pela criança estar na fase de crescimento podem estar sendo aumentados em razão de ser este o período no qual a progressão do aumento da curvatura ocorre com maior intensidade, assim é que o transporte da mochila com excesso de peso em um único ombro, forçará a coluna para um dos lados causando a escoliose. (figura 08).

(11)

Outra deformidade que pode ocorrer em razão do uso da mochila escolar com peso excessivo é a hiperlordose, definida como um aumento da concavidade posterior da curvatura na região cervical ou lombar, o que a fará jogar o corpo para trás a procura de seu centro de gravidade que provocará esforço lombar repetitivo. (figura 09)

Figura:09 - hiperlordose Fonte: próprio autor

(12)

O hábito de carregar excesso de peso nas costas, mochila escolar, pode provocar nas crianças a projeção da parte superior da coluna para frente, que levará ao aparecimento da curvatura da coluna, causando a chamada cifose. (figura 10).

Figura: 10 – projeção parte superior para frente Fonte: próprio autor

(13)

Para que haja a prevenção em relação à escoliose, hiperlordose e hipercifose, tem-se que diminuir o peso da mochila de forma a adequá-la ao peso corporal do sujeito, realizar exercícios de fortalecimento dos músculos e contar com o esforço do aluno no cumprimento de todas as orientações que visem prevenir o aparecimento de desvios posturais anormais. (figura 11).

Figura: 11 – orientação para uso correto da mochila escolar Fonte: próprio autor

(14)

MONTANDO UM SIMETRÓGRAFO

Num segundo momento vamos delinear um exame físico com a utilização de um simetrógrafo que tem como finalidade a verificação da simetria das partes do corpo: coluna vertebral, ombros, braços e pernas.

Protocolo adaptando para à nossa realidade em um Teste Prático de Postura Corporal que nos auxiliará na detecção de desvios posturais anormais, que podem serem resultantes do uso inadequado da mochila escolar.

Por tratar-se de um aparelho de confecção artesanal é recomendado encontrar na escola um local onde possa ficar fixo, evitando o desmonte, com o objetivo de preservação. (figura 12)

Figura: 12 – Simetrógrafo Artesanal montado no laboratório de ciências Fonte: próprio autor

(15)

* Material necessário: 1,5 metros de papel Kraft, 2 metros de barbante, régua, pincel atômico, cartolina, areia e uma meia. (figura 13).

Figura: 13 - material para a construção do Simetrógrafo Fonte: próprio autor

(16)

* Com o pincel atômico trace no papel Kraft desesseis linhas horizontais e desesseis verticais, separadas por espaços de 10 centímetros.

Figura: 14 Figura: 15

Fonte: próprio autor Fonte: próprio autor

Figura: 16 Figura: 17

Fonte: próprio autor Fonte: próprio autor

Figura: 18

(17)

* Após ficar pronto, cole o papel numa parede e pendure o barbante no teto, a 50 centímetros dessa parede e bem em frente à linha vertical do centro do papel. (figura 19)

Figura: 19 – barbante pendurado no teto e Simetrógrafo colado na parede. Fonte: próprio autor

* O barbante será um fio de prumo. Para que ele fique esticado, faça uma bola de meia, encha-a com areia e amarre-a na extremidade solta, (figura 19).

(18)

* Se quiser, cole no chão um molde de pés feito de cartolina. Esses pés devem estar em posição anatômica: levemente abertos e igualmente afastados do barbante. Pisando neles o aluno fica na posição correta para o exame. (figura 20)

(19)

REALIZANDO O EXAME

O ponto principal é o comparativo do alinhamento das diferentes partes do corpo com o quadriculado do papel.

Altura das costas

Para fazer o teste o aluno precisa estar vestindo pouca roupa. Recomenda-se o uso de short para meninos e meninas. Para começar, incline o tronco do avaliado para a frente, formando um ângulo de 90 graus com as pernas, (figura 21), a cabeça e os braços devem ficar balançando. A posição serve para ver se as duas metades laterais das costas (direita e esquerda) estão na mesma altura. Se não houver alinhamento, o avaliado tem um problema chamado gibosidade.

Figura: 21 – gibosidade Fonte: próprio autor

(20)

Escoliose

Na posição anterior (figura 21) faça bolinhas na pele, com pincel atômico, sobre as vértebras da coluna. Ponha o avaliado de pé, sem forçar uma postura correta, de frente para o papel, com o fio de prumo passando pelo centro das costas e os pés no molde de cartolina. Se os pontos marcados não formarem uma linha reta com o fio, há escoliose, um desvio lateral da coluna. (figura 22).

(21)

Ombros desalinhados

Com o avaliado ainda de frente para o papel, compare as costas dele com as linhas horizontais, para ver se os ombros estão alinhados (a figura 23 mostra desnível).

Figura: 23 – desnível dos ombros Fonte: próprio autor

(22)

Verifique também o alinhamento das escápulas (ossos das costas que, junto às clavículas, formam os ombros). Veja ainda se os dois braços mantêm a mesma distância do tronco. (figura 24).

Figuras: 24 – escapula e braços distantes do corpo. Fonte: próprio autor

(23)

Outros desvios

Com o avaliado de perfil em relação ao papel e o barbante passando por sua orelha, veja se tem ombros projetados para a frente. (figura 25).

Figura: 25 – projeção de ombros para frente Fonte: próprio autor

(24)

Coluna afundada logo acima do quadril (hiperlordose). (figura 26).

Figura: 26– hiperlordose Fonte: próprio autor

(25)

Ponha-a de costas para o papel, com o barbante passando por seu nariz, e observe se tem pernas em arco. (figura 27).

Figura: 27 – joelho em arco Fonte: próprio autor

(26)

Ponha-a de costas para o papel, com o barbante passando por seu nariz, e observe se tem os joelhos muito unidos formando um x. (figura 28).

Figura: 28 – joelho em x.

(27)

ANEXOS:

I – FICHA DE AVALIAÇÃO POSTURAL

II – FICHA DE CONTROLE DE PESO DA MOCHILA ESCOLAR

III – FICHA DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO

IV – FICHA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO

V – FICHA DE COMPARAÇÃO INICIAL

(28)

ANEXO I AVALIAÇÃO POSTURAL NOME:___________________________ D.N. ___/___/___ Nº _____TURMA ____ MEDIDAS ANTROPOMETRICAS Peso ____________________ Kg Altura ___________________ metros VISTA POSTERIOR CABEÇA

( ) Normal ( ) Inclinada para Direita ( ) Inclinada para Esquerda

COLUNA CERVICAL (Escoliose)

( ) Normal ( ) Inclinação Lateral Pequena ( ) Inclinação Lateral Acentuada

VISTA LATERAL:

COLUNA TORÁXICA (Cifose)

( ) Normal ( ) flexão Aumentada

COLUNA LOMBAR (Lordose)

(29)

ANEXO II

CONTROLE DE PESO DA MOCHILA ESCOLAR

Nesta ficha nós marcamos a pesagem da mochila escolar todos os dias de forma ininterrupta de 2ª a 6ª feira, sempre na chegada do aluno à escola e calculamos a média definindo um peso final para a mochila. No exemplo acima após uma semana de pesagens na soma total de 17,600 kg dividimos por 5 que é o número de pesagens e chegamos ao número 3,520 Kg.

Aluno Seg Ter Qua Qui Sex Média/Semana

01 3,200 kg 3,200 kg 3.100 Kg 4,000 kg 4,100 kg 3,520 Kg

(30)

ANEXO III

PRIMEIRA AVALIAÇÃO

Utilizamos esta ficha para anotar as avaliações feitas no anexo I, onde temos uma visão geral, a olho nu, sobre o aluno e seus possíveis desvios posturais sem estar portando a mochila escolar.

Número Sexo Idad

e

Peso Altura Cifose Lordose escoliose

01 M 10 39,50 1,56 Flexão Aumentad a

(31)

ANEXO IV

SEGUNDA AVALIAÇÃO

Nesta ficha nos utilizamos das anotações do anexo I e II, ou seja, o aluno estará portando a mochila na hora da avaliação e assim poderemos traçar um comparativo entre uma e outra situação, observando se houve um aumento, a olho nú, numa possível deformidade, em razão do aluno estar usando a mochila.

Número Sexo Idad

e

Peso Altura Peso

Mochila

Cifose Lordose escoliose

01 M 10 39,50 1,56 4.0 Kg Flexão Aumentad a

(32)

ANEXO V

COMPARAÇÃO INICIAL

Utilizamos esta ficha para fazer um comparativo do peso da mochila escolar relacionando-o ao peso corporal do aluno, obtendo o percentual final do peso da mochila. No caso acima um aluno com 39, 50 kg carrega uma mochila que contém de peso total (mochila mais material) 4,0 kg que dá um percentual de 10,13% de peso final, que é superior ao recomendado que é de 10% do peso corporal.

Número Sexo Idade Peso Altura Peso

Mochila %

(33)

ANEXO VI

COMPARAÇÃO FINAL

Após um trabalho de conscientização feito com os alunos de forma teórica e prática durante um semestre, explicando as vantagens e desvantagens de se carregar uma mochila escolar dentro dos padrões recomendados, refazemos todo o processo e então chegamos no momento de fazer a comparação final, onde o aluno com o mesmo peso corporal, 39,50 kg conseguiu diminuir o peso da mochila para 3,9 kg e assim trouxe o peso para um percentual aceitável em relação ao seu peso corporal que é de 9,88%, ficando próximo do ideal e

Número Sexo Idade Peso Altura Peso

Mochila %

(34)

Referências

Documentos relacionados

Também era possível verificar que os dias no decorrer do ano se modificavam quanto a iluminação solar, observavam mudanças de temperatura épocas mais fria, de calor,

Esse trabalho de intervenção pedagógica intenciona responder a esses e outros questionamentos que problematizam ou assinalam as dificuldades de compreensão e análise do

Implemente em raptor um programa que permita ler as temperaturas mínimas e máximas diárias de um mês de uma cidade(exemplo: Porto), calcule e imprima a média mensal das mesmas,

BAGAIMANA SAYA MENGKONFIGUrASI DAP-1522 XTrEME N ® DUO WIrELESS BrIDGE / ACCESS POINT tanpa CD, ATAU MELIHAT NAMA SSID JArINGAN NIrKABEL SErTA KUNCI ENKrIPSI WIrELESSNYA. -

aposentados, reformados e demais pensionistas. Face a estes desenvolvimentos, a U.Porto projetou o impacto da reposição do subsídio de férias de 2013 aos seus trabalhadores

Você tem valor, mas não pela sua constituição física, mas por aquilo que você “é”, e pelo valor inestimável de Cristo em sua vida: “Temos, porém, este tesouro em vasos

Ficam reservados os direitos de introdução de novos modelos ou de modificações, em especial nos dados técnicos, dimensões e cores sem aviso prévio.. Conjuntos de Fornos com

Nesse compasso, sendo nítida a relação entre a dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais e o Estado Democrático de Direito, resta inconteste que a