• Nenhum resultado encontrado

LOCALIZAÇAO DE INSTALAÇÕES. Importância das Decisões sobre Localização.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOCALIZAÇAO DE INSTALAÇÕES. Importância das Decisões sobre Localização."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

LOCALIZAÇAO DE INSTALAÇÕES.

Importância das Decisões sobre Localização.

Qualquer que seja o tipo de negócio em que esteja envolvida a empresa considerada, mas principalmente se ela for uma indústria, as decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de planejamento.

Localizar significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços. Em matéria de localização, nada pode ser negligenciado. Às vezes, detalhes aparentemente pequenos, quando não levados em conta, podem trazer desvanta-gens sérias. Aspectos negativos da localização devem provavelmente receber tanta atenção quanto os aspectos positivos.

Cada empresa tem suas particularidades, fazendo com que o problema de localização seja específico de cada situação. Algumas companhias ou empreendimentos considerarão mais importante ficar próximas aos clientes, enquanto outras serão atraídas pela proximidade das matérias-primas e/ou dos componentes. Outras, ainda, dirigir-se-ão para locais onde a mão-de-obra seja abundante e/ou bem treinada.

A primeira vista, as decisões de localização parecem aplicar-se prioritariamente a novos empreendimentos, como é o caso de se desejar localizar uma fábrica que está sendo aberta agora e deve ser construída das raízes. Entretanto, sem negar a importância desses casos, empresas já existentes e operando normalmente também enfrentam problemas de localização. Isto acontece, por exemplo, quando os insumos básicos à operação da empresa se esgotam, tornam-se insuficientes ou muito caros. O esgotamento de uma mina, a necessidade cada vez maior de água ou energia que não podem ser obtidas em curto prazo são alguns exemplos. Às vezes, o crescimento da demanda não pode ser satisfeito com a mera expansão da capacidade da localização existente, tornando necessária a busca de um novo local de operações. Em outros momentos, por estratégias de mercado, a empresa ver-se-á compelida a selecionar locais para adicionar novas instalações (lojas ou depósitos, por exemplo).

De qualquer forma, tanto para empresas novas como já existentes, as decisões sobre localização levam a um compromisso de longo prazo, especialmente no caso de indústrias, que exigem grandes esforços de projeto e implantação, que podem durar vários anos. Desnecessário dizer que o impacto sobre os custos e as receitas é bastante significativo.

Como em princípio existem muitas opções para a localização, torna-se sempre necessário selecionar um número limitado entre essas opções. Essa pré-seleção deve levar a escolhas potencialmente aceitáveis, sem o que não haverá o problema de localização.

(2)

Quando se tratar de uma empresa já em atividade, existem três opções básicas para se localizar uma unidade operativa:

Expandir a instalação já existente: essa alternativa será viável se houver espaço disponível para tanto. A expansão local das instalações, além de levar a menores custos, propicia um melhor controle das ações por parte da administração.

Adicionar nova unidade, retendo as demais que já estão em operação: neste caso, torna-se importante verificar o impacto sobre o sistema total em termos de custo/benefício com a abertura.

Fechar uma unidade e abrir em outra: nesta alternativa, importa balancear os custos de abrir e fechar. O fechamento de uma unidade pode se dar por mudanças de mercado, exaustão de matérias-primas, dificuldades de expansão no próprio local, aumento exagerado dos custos operacionais, etc.

Fatores Determinantes nas Decisões de Localização.

Existe uma lista muito grande de fatores que podem, de uma forma ou outra, influenciar nas decisões sobre localização. Nem todos são igualmente importantes em quaisquer circunstâncias porque, como já dissemos, a localização é um problema específico para cada companhia. Assim, por exemplo, as atividades industriais são, de modo geral, fortemente orientadas para o local onde estão os recursos: matérias-primas, água, energia e mão-de-obra. As atividades de serviços, sejam públicas ou particulares, orientar-se-ão mais para fatores como proximidade do mercado (clientes), tráfego (facilidade de acesso) e localização dos competidores. Vejamos alguns dos principais fatores separadamente.

Localização das Matérias-Primas.

Um primeiro motivo para que as firmas procurem se localizar junto às fontes de matéria-prinia é a relativa perecibilidade da mesma. Se a matéria-prima, uma vez obtida, não puder ser transportada por distâncias razoáveis, ou se demandar condições muito especiais e custosas para esse transporte, isso tenderá a atrair a empresa para perto do depósito ou fonte dessas matérias--primas. Uma fábrica de processamento de alimentos, via de regra, localiza-se pelo menos nas cercanias da região de onde provêm as matérias-primas.

Outra razão que justifica a localização próxima às matérias-primas é o custo de transporte, sempre um dos principais itens de custo a se considerar, principalmente no caso de instalações industriais. Matérias-primas volumosas e de pequeno valor atraem as empresas para as proximidades. Empresas de processamento de matérias-primas obtidas por extração mineral, como as de cimento, serão orientadas para a localização dos depósitos de matéria-prima.

Há casos, finalmente, em que a empresa utiliza-se de muitos fornecedores, milhares às vezes. Fica claro que é impossível então à empresa, localizar-se perto de todos eles ou mesmo de todos os mais importantes. Nestas circunstâncias uma solução possível seria buscar a minimização do custo total de transporte de matérias-primas e de produtos acabados, através de uma das técnicas que mais adiante serão apresentadas.

(3)

Mão-de-Obra.

Sempre é importante para uma companhia verificar se os locais pré-selecionados para a localização possuem oferta de mão-de-obra em quantidade e qualidade suficiente. Algumas não desejam se onerar com altos custos de treinamento de pessoal, embora para outras isso seja relativamente comum, dadas as atividades muito específicas em que estão engajadas.

De uma maneira geral, a força dos sindicatos opera contra uma determinada localização. Em certas regiões, onde por quaisquer motivos históricos as agências locais dos sindicatos influen-ciam fortemente os trabalhadores, dando-lhes uma consciência de classe e um poder de demanda significativo junto aos empregadores, muitas empresas pensarão duas vezes antes de se localizar, temendo problemas futuros.

Atitudes da mão-de-obra que dependem da cultura da região tais como exagerados absenteísmo e rotação de pessoal, também têm a sua influência, pois as empresas podem não estar dispostas a investir na educação para o trabalho, principalmente se contam com outras opções igualmente satisfatórias onde o problema não se manifesta.

Em algumas oportunidades, notadamente quando se está desativando um local em favor de outro, surge a questão da transferência de empregados. Além do custo que isso representa, em termos de pagamento extra pela legislação vigente no Brasil, muitos funcionários valorizam o local onde moram e o estilo de vida que levam e, portanto não desejarão se transferir.

Água e Energia Elétrica.

As principais considerações dizem respeito principalmente à disponibilidade desses insumos na quantidade suficiente para a atividade das empresas. Muitas companhias - de papel, refinarias de açúcar, indústrias químicas em geral e alumínio, apenas para citar algumas - precisam de um grande e constante suprimento de água. Indústrias siderúrgicas (por exemplo) exigem uma gigantesca quantidade de energia elétrica.

Localização dos Mercados Consumidores.

Freqüentemente é muito difícil, no caso de atividades industriais, estar ao mesmo tempo próximas dos mercados fornecedores e dos mercados consumidores. Os custos de transporte de matérias-primas em relação aos produtos acabados e a estratégia competitiva estarão entre os fatores decisórios.

As organizações de serviço sem fins declaradamente lucrativos, freqüentemente mantidas pelas autoridades governamentais, serão de uma maneira geral orientadas pelas necessidades dos clientes. Hospitais, postos de correio, delegacias, agências para atendimento de cidadãos

(4)

localizar-se-ão onde esses serviços não existam ou sejam insuficientes para atender a uma dada população.

Também as atividades privadas de serviços localizam-se perto dos mercados a que servem, tanto quanto possível onde existam facilidades de acesso e estacionamento, ao mesmo tempo buscando atingir a uma grande parcela da população visada.

Note, ainda, que as dimensões do mercado servido são diferentes para serviços de natureza diferente: alguns estabelecimentos servem a uma área geográfica muito mais restrita que outros.

As Atitudes da Comunidade.

Existem comunidades que procuram atrair empresas, inclusive oferecendo incentivos, tais como cessão gratuita do terreno, isenção de impostos por um certo tempo, construção imediata da infra-estrutura e assim por diante. A presença das empresas é vista como desejável, pela geração de empregos, pelos impostos que serão arrecadados e pelos efeitos em cadeia no sentido da pujança econômica da comunidade. De outro lado, existem comunidades que colocam restrições à entrada de novas empresas, principalmente se estiverem associadas à poluição ambiental.

Do ponto de vista da empresa que vai se instalar é importante que a comunidade tenha, no melhor grau possível, facilidades educacionais, serviços médicos, de transporte e de recreação, comércio, igrejas, segurança policial, bombeiros, serviço de saneamento básico, moradias, disponibilidade de terrenos, rodovias de acesso, etc. A presença de água no subsolo também pode ser importante para a construção de poços artesianos.

Deve-se considerar ainda que fábricas e residências não se dão muito bem. As fábricas precisam de facilidades especiais, como ferrovias e grandes rodovias, criando sempre um tráfego muito intenso e muito barulho. Precisam, além disso, de redes elétricas de alta tensão.

Por esses motivos, uma opção a considerar é a de se instalar em parques ou distritos industriais, relativamente distantes dos bairros residenciais. Nestes locais, em geral já existem terrenos pré-preparados, o que leva a menores custos de construção. Do lado negativo, às vezes os terrenos dão poucas possibilidades para expansão e podem existir problemas com a arquitetura dos prédios, quando os projetos devem seguir normalizações locais.

Por último, a própria proximidade dos empregados de diversas empresas, podendo espalhar com facilidade os movimentos reivindicatórios gerados em qualquer instalação do parque.

Avaliação de Alternativas de Localização.

Dadas várias localizações alternativas, muitos modelos têm sido desenvolvidos para auxiliar na escolha final. Alguns desses modelos consideram como problema a localização de uma só unidade, enquanto outros trabalham com diversas unidades ao mesmo tempo. Por outro lado, os

(5)

modelos também variam em relação aos dados que exigem, indo desde os que usam apenas informações qualitativas até os que partem para apurações numéricas rigorosas. Veremos os seguintes métodos, todos eles dedicados ao problema de localizar uma só unidade:

Método da Decisão Colegiada; Método do Centro de Gravidade; Método da Mediana.

O Método da Decisão Colegiada.

Um grupo de pessoas, preferencialmente de diversos departamentos, elege algumas áreas a serem analisadas e estipula critérios (com os respectivos pesos) para os quais serão atribuídas notas aos locais. O exemplo a seguir esclarece melhor este método.

Exemplo: uma empresa quer decidir a localização de suas novas instalações. Quatro locais são pré-selecionados (A, B, C e D) por uma comissão dos departamentos de vendas, logística, financeiro e marketing. Esse mesmo grupo estabelece quatro critérios de julgamento com seus respectivos pesos, e atribui notas (de 0 a 100) aos locais em função dos critérios, de acordo com a tabela a seguir:

Critérios / Locais Peso A B C D

Custo dos transportes 5 20 70 100 80

Incentivos fiscais 1 90 90 30 70

Facilidade de atendimento ao cliente 3 60 40 40 40

Imagem da empresa 2 70 20 60 60

Total 510 600 770 710

Observem que, embora o local C não possua a melhor soma das notas (230 pontos, contra 250 do local D), esse local deve ser escolhido, quando se considera o peso de cada critério.

Método do Centro de Gravidade.

Este método busca determinar as coordenadas geográficas (latitude e longitude) do local que seja mais central para a empresa, em função da localização de clientes e fornecedores. O exemplo a seguir esclarece o método.

Exemplo: Uma empresa deseja determinar a localização de sua nova instalação. Seus clientes estão distribuídos nas capitais da região sudeste do Brasil e o volume de negócio com cada cidade é proporcional à população da cidade.

(6)

Antes de tudo, é preciso, através de uma escala, determinar as coordenadas horizontal e vertical de cada cidade (coordenadas cartesianas).

Cidades Coordenadas

Horizontais Verticais Capacidade

Belo Horizonte 5,9 3,9 2

Rio de Janeiro 4,4 1,0 12

São Paulo 6,2 1,3 7

Vitória 7,8 2,5 1

Para calcular a coordenada horizontal da nova instalação da empresa, fazemos a Média Aritmética Ponderada das coordenadas horizontais, com as capacidades como pesos:

(5.9 2) (4.4 12) (6.2 7) (7.8 1) 5.26 2 12 7 1 x x x x H        

(7)

Para calcular a coordenada vertical, procedemos de maneira análogo, considerando as coordenadas verticais de clientes e fornecedores:

(3.9 2) (1.0 12) (1.3 7) (2.5 1) 1.43 2 12 7 1 x x x x V        

Portanto as coordenadas da nova instalação será (5.2 , 1.4).

Método da Mediana (Localização em Redes).

O método anterior não considera se existe uma ligação entre as cidades, fato que é sanado por este método. Trataremos aqui do problema de localização de uma instalação em redes. A seguir, algumas definições necessárias.

Afastamento ou Excentricidade de um vértice x é a maior distância de x a algum vértice y. (considerar a excentricidade interior e exterior no caso orientado).

Raio de uma rede é o menor dos afastamentos (idem).

Centro de uma rede é um vértice de afastamento igual ao raio (idem). Diâmetro de uma rede é o maior dos afastamentos (idem).

Vértice Periférico é um vértice cujo afastamento é igual ao diâmetro (idem).

Mediana ou Centróide de uma rede é um vértice para o qual a soma das distâncias aos demais vértice é mínima (idem).

Anticentro é um vértice cuja menor distância em relação a algum outro é máxima (idem).

Se uma rede representa uma malha urbana, no Centro deveremos localizar serviços de emergência (bombeiros, delegacias, hospitais). No Anticentro devemos instalar algum serviço cuja presença seja incômoda e na Mediana os serviços comerciais, sem conotação de urgência.

Exemplo: Considere localizar uma instalação em uma das capitais do sudeste brasileiro. Como é uma instalação sem a conotação de urgência, vamos localizá-la pela Mediana.

BH Rio SP Vitória Peso  dist x pesos

BH -- 434 586 524 2 10529

Rio 434 -- 429 521 7 6537

SP 586 429 -- 882 12 5057

Vitória 524 521 882 -- 1 15279

A cidade de São Paulo é a mediana e é lá que devemos localizar nossa instalação. Observe que naquela rede não fazia diferença se calculássemos o máximo, a soma e o mínimo por linha (como foi feito) ou por coluna, visto que sendo um rede não direcionado, sua matriz de distâncias é simétrica em relação à diagonal principal. No caso em que existe essa diferença teríamos que trabalhar por linhas e colunas.

Referências

Documentos relacionados

Como material vegetal, utilizou-se as cascas do Croton urucurana , que foram submetidas a macerações exaustivas com n-hexano, acetato de etila e etanol,

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

Em consonância com o projeto maior, um dos objetivos do grupo formado na PUC/SP, participante do OBEDUC 3, é observar o seu próprio movimento e o de seus integrantes,

Em números absolutos, os resultados mostraram que as regiões médio-norte e nordeste apresentaram a maior amostragem de produtores rurais que expandiram a sua área agrícola através

Para regiões onde a amplitude térmica entre as estações do ano não é acentuada e a radiação solar constitui em elevado incremento de calor para o interior do galpão o ano

Foram excluídos ar gos que não se referiam a armazenamento de material esterilizado, que não se caracterizavam como estudos primários, que não relatavam condições de T° e UR