• Nenhum resultado encontrado

A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Semana em Brasília INFORMA RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS LEGISLATIVO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INFORMA

RELAÇÕES

GOVERNAMENTAIS

Destacamos abaixo as movimentações do Legislativo e Executivo que podem impactar o setor privado.

LEGISLATIVO

CÂMARA DOS DEPUTADOS Plenário:

O Plenário da Câmara dos Deputados pautou para esta semana, entre outras, as seguintes proposições legislativas:

Propriedade Industrial. Agravamento de Penas. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá o Projeto de Lei n° 333/1999 que altera a Lei nº 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial) para incluir penas mais severas para os crimes cometidos contra as marcas. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Regulamentação da Atividade de Lobby. O Plenário da Câmara dos Deputados discutirá, em turno único, o Projeto de Lei n° 1.202/2007 que disciplina a atividade de lobby e a atuação dos grupos de pressão ou de interesse no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

2 a 6 de abril

www.cesconbarrieu.com.br

Para informações, entrar em contato com: Luciano Inácio de Souza D +55 61 3030 1952

luciano.souza@cesconbarrieu.com.br

A Semana em Brasília

(2)

Comissões:

Grupo de Trabalho destinado a analisar a situação atual do mercado de debêntures (“GTDEBEN”)

Audiência Pública. Debêntures. O Grupo de Trabalho destinado a analisar a situação atual do mercado de debêntures no Brasil e propor estratégias para torná-lo acessível a todos os segmentos do mercado, independentemente do porte da empresa emissora dos títulos, realiza em 3 de abril, às 14h30min, audiência pública para debater o mercado de debêntures no Brasil. Foram convidados os senhores Ricardo Luiz de Souza Ramos (diretor do BNDES), Heglehyschynton Marçal (diretor executivo da Caixa Participações S.A) e representante da Secretaria do Tesouro Nacional.

Comissão Especial do Projeto de Lei nº 1.292/1995 – Licitações

Audiência Pública. Licitações. A Comissão Especial realiza em 3 de abril, às 14h30min, audiência pública para tratar do Projeto de Lei nº 1.292/1995 que estabelece normas gerais de licitações e contratos administrativos no âmbito da administração direta e indireta. Foram convidados os senhores Roque de Holanda Melo (presidente da Comissão de Riscos de Crédito e Garantia da Federação Nacional de Seguros Gerais - FENSEG), Paulo Pereira (presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros - FENABER), André Dabus (coordenador da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros - FENACOR) e Murilo Queiroz Melo Jacoby Fernandes (jurista e especialista em direito administrativo).

Audiência Pública. Licitações. Comissão Especial realiza em 4 de abril, às 14h30min, audiência pública para tratar do Projeto de Lei nº 1.292/1995 que estabelece normas gerais de licitações e contratos administrativos no âmbito da administração direta e indireta. Foram convidados os senhores José Carlos Rodrigues Martins (presidente do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC), Evaristo Augusto Pinheiro

Camelo (presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - SINICON), Carlos Roberto Soares Mingione (presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - SINAENCO), Emir Cadar Filho (presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura - BRASINFRA) e João Carlos Marchesan (presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq).

Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa

Audiência Pública. Mobilidade Urbana. A Comissão Especial realiza em 4 de abril, às 14h30min, audiência pública para debater a Mobilidade Urbana. Foram convidados os senhores Daniel Mangabeira (gerente de Políticas Públicas da Uber), André de Oliveira (presidente da Associação de Assistência ao Motorista de Táxi do Brasil – AAmotab), Ricardo Leite (diretor da BlaBlaCar Brasil), Fábio Vasconcellos (coordenador jurídico do Easy Taxi) e a senhora Thaís Machado (gerente de políticas públicas da Cabify).

SENADO FEDERAL Plenário:

O Plenário do Senado Federal pautou para esta semana, entre outras, a seguinte proposição legislativa:

Taxa de Fiscalização. Telecomunicações. O Plenário do Senado Federal discutirá, em turno único, o Projeto de Lei do Senado n° 502/2013 que altera a Lei que cria o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações - FISTEL, para determinar que a Taxa de Fiscalização de Funcionamento será paga anualmente, e seus valores serão os correspondentes a 30% dos fixados para a Taxa de Fiscalização de Instalação, acrescidos de 15% para as prestadoras relativamente ao serviço cujas metas de qualidade associadas ao atendimento aos usuários não forem cumpridas. Leia aqui o inteiro teor da proposta.

(3)

Comissões:

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (“CDH”)

Audiência Pública. Privatizações. A CDH realiza em 2 de abril, às 15 horas, audiência pública para debater o “Pacote de Privatizações”, com foco na Embraer. Foram convidados o senhor Herbert Claros (vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos) e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, Sindicato dos Metalúrgicos de Araraquara, Ministério da Defesa, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e da Casa Civil da Presidência da República.

Comissão de Serviços de Infraestrutura (“CI”)

A CI realiza em 3 de abril, às 9 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Fontes de Energia Renovável. O Projeto de Lei do Senado nº 712/2015 altera a Lei nº 12.187/2009 (Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC) para estabelecer meta de participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira para o ano de 2040. O relator desse projeto é o senador Lasier Martins (PSD-RS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Aplicação da CIDE-Combustíveis em Projetos de Infraestrutura. O Projeto de Lei do Senado n° 11/2013 altera a Lei nº 10.636/2002 (Lei da Cide incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo, gás natural, álcool combustível e seus derivados) para determinar a aplicação de percentual mínimo do produto de arrecadação da Cide-Combustíveis em projetos de infraestrutura urbana de transportes coletivos não motorizados. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Investimentos Público em Infraestrutura. O Projeto de Lei do Senado n° 235/2014, altera a Lei nº 12.379, de 6 de janeiro de 2011 (Lei do Sistema Nacional de Viação)

para determinar que os investimentos públicos em infraestrutura e operação dos serviços de transportes sejam regidos por critérios econômicos. O relator desse projeto é senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Multa. Fornecimento de Energia Elétrica. O Projeto de Lei do Senado nº 209/2015 altera a Lei nº 9.427/1996 (Lei de concessões de serviços públicos de energia elétrica) para dispor que a falha no fornecimento de energia elétrica pela empresa distribuidora importa na aplicação de multa indenizatória aos usuários finais do sistema que forem diretamente prejudicados. O relator desse projeto é o senador Pedro Chaves (PSC-MS). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Licitação. Energia Elétrica. O Projeto de Lei do Senado nº 107/2017 modifica o art. 2º da Lei nº 10.848/2004 (Lei de comercialização de energia elétrica) para incluir no ambiente de contratação regulada, processos licitatórios de energia elétrica produzida em empreendimentos com mais de um tipo de fonte renovável de geração. O relator desse projeto é o senador Roberto Muniz (PP-BA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Assuntos Econômicos (“CAE”)

A CAE realiza em 3 de abril, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Contribuição Sindical. O Projeto de Lei da Câmara nº 62/2016 altera a CLT para tratar da con-tribuição sindical devida pelos agentes ou trabalhadores autônomos, pelos profissionais liberais e pelas pessoas jurídicas ou equiparadas. O relator desse projeto é o sen-ador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Extinção de Juros e Multas de Mora. O Projeto de Lei do Senado nº 105/2017 altera o art. 40 da Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980 (Lei que trata sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública) para extinguir os juros e as multas de mora nas execuções fiscais suspensas em razão da não

(4)

localização de bens do devedor sobre os quais possa recair a penhora. O relator desse projeto é o senador Otto Alencar (PSD-BA). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (“CRA”)

Audiência Pública. Escoamento de Produção Agrícola. A CRA realiza em 3 de abril, às 11 horas, audiência pública debater os investimentos em infraestrutura logística de estradas. Foi convidado o senhor Dyogo Henrique de Oliveira (ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão).

Comissão de Meio Ambiente (“CMA”)

A CMA realiza em 3 de abril, às 11h30min, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Expansão da Oferta de Energia. Termelétricas. O Projeto de Lei do Senado n° 154/2016 trata da expansão da oferta de energia elétrica por fonte primária renovável e define prazo para exclusão de novas usinas termelétricas que utilizem derivados de petróleo, em leilões de energia nova. O relator desse projeto é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Leia aqui

o inteiro teor da proposta.

Processo Administrativo Ambiental. Prazos. O Projeto de Lei do Senado n° 79/2016 altera a Lei dos Crimes Ambientais para estabelecer os seguintes prazos no processo administrativo ambiental: (i) 30 dias, prorrogável por igual período, para julgamento do auto de infração ambiental, contados do término da instrução do processo, e (ii) 20 dias para recorrer da decisão condenatória, contado da ciência ou divulgação oficial da decisão. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Extração de Recursos Minerais. O Projeto de Lei do Senado n° 63/2017 altera a Lei dos Crimes Ambientais para agravar a pena de quem extrair recursos minerais em desacordo ou sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença. O relator desse projeto é o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Leia

Faixa Não Edificável. O Projeto de Lei do Senado nº 408/2012 altera a Lei do Parcelamento do Solo Urbano para alargar a faixa não edificável ao longo das águas correntes e dormentes, além das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Faixa Não Edificável. O Projeto de Lei do Senado nº 66/2014 altera a Lei do Parcelamento do Solo Urbano para dispor sobre o estabelecimento de faixas não-edificáveis e limitações a edificações em loteamentos urbanos. O relator desse projeto é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Mista da Medida Provisória n° 814/2017 – (“CMMPV 814/2017”)

Audiência Pública. Setor Elétrico. A CMMPV realiza em 3 de abril, às 14h30min, audiência pública para debater a Medida Provisória nº 814/2017 que altera a Lei nº 12.111/2009 (Lei que trata sobre os serviços de energia elétrica nos sistemas isolados), e a Lei nº 10.438/2002 (Lei que trata sobre a expansão da oferta de energia elétrica emergencial e recomposição tarifária extraordinária). Foram convidados representantes da Eletrobrás Distribuição Amazonas, Eletrobrás Amazonas GT, Federação Nacional dos Urbanitários, Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Audiência Pública. Setor de Energia Elétrica. A CMMPV realiza em 4 de abril, às 14h30min, audiência pública para debater a Medida Provisória nº 814/2017 que altera a Lei nº 12.111/2009 (Lei que trata sobre os serviços de energia elétrica nos sistemas isolados) e a Lei nº 10.438/2002 (Lei que trata sobre a expansão da oferta de energia elétrica emergencial, recomposição tarifária extraordinária). Foram convidados represen- tantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Amazonas, Fórum das Asso-ciações do Setor Elétrico, Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Movimento dos Atingidos por Barragens, e da Agência Nacional de Energia Elétrica e Companhia Nova Proposta

(5)

Comissão Mista da Medida Provisória n° 810/2017 – (“CMMPV 810/2017”)

Incentivos ao Setor de Informática e Automação. Comércio Internacional. A CMMPV realiza em 3 de abril, às 14h30min, reunião deliberativa para apreciação do relatório do deputado Thiago Peixoto (PSD-GO) na Medida Provisória nº 810/2017 que altera a Lei da Informática Nacional e a Lei nº 8.387/1991 (Lei da Informática da Suframa).

Comissão de Assuntos Sociais (“CAS”)

A CAS realiza em 4 de abril, às 9 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Licitação. Mão de Obra. O Projeto de Lei da Câmara n° 130/2017 altera a Lei de Licitações e Contratos para prever que o edital de licitação deverá exigir a contratação de trabalhadores em situação de rua para as obras e serviços compatíveis com a utilização de mão de obra de qualificação básica. A relatora desse projeto é a senadora Rosa de Freitas (PMDB-ES). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Contrato de Financiamento. O Projeto de Lei do Senado n° 464/2012 acrescenta parágrafo 4º ao art. 53 do Código de Defesa do Consumidor para tornar nulas as cláusulas contratuais que prevejam cobrança de taxa de cadastro ou similares nos contratos de financiamento. O relator desse projeto é o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Sistema Financeiro de Habitação. Contrato de Financiamento. O Projeto de Lei do Senado n° 360/2015 acrescenta o parágrafo 4º ao art. 25 da Lei nº 8.692/1993 (Lei que define planos de reajustamento nos contratos de financiamento habitacional no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação) para excluir da responsabilidade do mutuário valores que tenham por objetivo ressarcir custos de administração do contrato de financiamento. O relator desse projeto é o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Sistema Financeiro de Habitação. Taxa de Administração. O Projeto de Lei do Senado n° 112/2016 acrescenta o parágrafo 4º ao art. 25 da Lei nº 8.692/1993 (Lei que define planos de reajustamento nos contratos de financiamento habitacional no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação) para isentar o mutuário de cobrança de taxa de administração. O relator desse projeto é o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).Leia

aqui o inteiro teor da proposta.

Processo Trabalhista. Prescrição Intercor-rente. O Projeto de Lei do Senado n° 318/2016 altera a CLT para estabelecer que decorridos dois anos sem que a parte exequente pratique ato de sua exclusiva responsabilidade necessário à continuidade da ex-ecução, o juiz poderá, ouvido o Ministério Público do Trabalho, decretar a prescrição intercorrente. O rela-tor desse projeto é o senador Romero Jucá (DEM-RR). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (“CCJ”)

A CCJ realiza em 4 de abril, às 10 horas, reunião deliberativa em que foram pautados, entre outros, os seguintes projetos:

Partidos Políticos. Programa de Integridade. O Projeto de Lei n° 60/2017 altera a Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Políticos) para aplicar aos partidos políticos as regras relativas à responsabilidade objetiva e compliance, além de estimular, no plano interno, código de conduta e programa de integridade e auditoria. O relator desse projeto é o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Contratos de Desempenho. O Projeto de Lei do Senado nº 459/2016 regulamenta o art. 37 da Constituição Federal, para tratar do regime jurídico do contrato de desempenho. A relatora desse projeto é a senadora Simone Tebet (PMDB-MS).Leia aqui o inteiro teor da proposta. Nova Proposta Nova Proposta Nova Proposta Nova Proposta Nova Proposta

(6)

NOVOS PROJETOS DE LEI Câmara dos Deputadoss

ANTT. Editais de Licitação

O Projeto de Lei nº 9.873/2018 estabelece como atribuição da ANTT a obrigação de emitir parecer prévio acerca dos editais de licitação e dos contratos de concessão de rodovias federais, assim como de alterações contratuais que se relacionem à inclusão de novos investimentos na infraestrutura concedida. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Pregão. Licitação O Projeto de Lei nº 9.877/2018 altera a Lei nº 10.520/2002 (Lei do pregão) para determinar que no curso da sessão, após tornados públicos os valores das ofertas, os licitantes poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Licitação. Remuneração Variável. O Projeto de Lei do Senado nº 319/2017 altera a Lei de Licitações para possibilitar a remuneração variável do contratado com base em desempenho. O relator desse projeto é senador. Antonio Anastasia (PSDB-MG). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (“CDR”)

A CDR realiza em 4 de abril, às 9 horas, reunião deliberativa em que foi pautado, entre outros, o seguinte projeto:

Isenção de IPI. O Projeto de Lei do Senado n° 68/2016 altera Lei nº 11.898, de 8 de janeiro de 2009 (Lei que institui o Regime de Tributação Unificada – RTU de mercadorias procedentes do Paraguai), para conceder isenção do Imposto de Importação aos insumos, às máquinas e aos equipamentos necessários à produção na Zona Franca Verde. O relator desse projeto é o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Leia aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Mista da Medida Provisória n° 811/2017 – (“CMMPV 811/2017”)

Audiência Pública. Comercialização de Hidrocarbone-tos pela PPSA. A CMMPV realiza em 4 de abril, às 15 horas, audiência pública para debater a Medida Provisória nº 811/2017 que retira vedação para que a

Pré-Sal Petróleo S.A. possa atuar diretamente na com-ercialização de petróleo, gás natural e outros hidro-carbonetos, preferencialmente na modalidade leilão. Foram convidados os senhores Maurício Tolmasquin (ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa En-ergética - EPE), Olavo Bentes David (consultor jurídico da Pré-Sal Petróleo S.A), Walter Baere de Araujo Filho (secretário-executivo Adjunto do Ministério do Plane-jamento, Desenvolvimento e Gestão) e a senhora Mag-da Chambriard (ex-diretora Mag-da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP). Leia

aqui o inteiro teor da proposta.

Comissão Especial do Projeto de Lei do Senado nº 487/2013 – Reforma do Código Comercial

Audiência Pública. Código Comercial. A Comissão Es-pecial realiza em 4 de abril, às 14h30min, audiência pública para debater a uniformização das regras so-bre operações societárias e redução dos prazos pre-scricionais, e as melhorias do ambiente de negócios no Brasil, conforme convenções internacionais. Foram convidados os senhores Adelmir Santana (presiden-te da Fecomércio/DF), Gustavo Ramiro Costa Neto (presidente da Comissão Especial de Análise do Novo Código Comercial do Conselho Federal da OAB), Luís Felipe Galante (presidente da Associação Brasileira de Direito Marítimo), Luiz Roberto Leven Siano (membro do Comitê Marítimo Internacional e Especialista em Direito Marítimo) e Marcelo Guedes Nunes (presidente da Associação Brasileira de Jurimetria).

Seguem abaixo as novas proposições legislativas protocoladas no Congresso Nacional na semana passada e que são de interesse ao ambiente empresarial.

(7)

EXECUTIVO

Os Órgãos e Agências do Governo Federal conduzem consultas e audiências públicas em matérias de relevo para as atividades empresariais. Veja os detalhes das discussões que foram recentemente tornadas públicas:

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”)

Consulta e Audiência Pública nº 6/2018 - A ANP realiza consulta e audiência pública para debater a alteração da resolução nº 65/2014, que estabelece os prazos e pro-cedimentos que deverão ser observados no envio dos dados e informações dos sistemas de medição de pro-dução e movimentação de petróleo, gás natural e água. As contribuições poderão ser enviadas até 27 de abril de 2018. Já a audiência pública ocorrerá em 8 de maio de 2018. Leia aqui maiores informações da Consulta/ Audiência Pública.

Banco Central do Brasil (“BACEN”)

Consulta Pública n° 61/2018 - O BACEN realiza consul-ta pública para debater a minuconsul-ta de circular que traconsul-ta da implantação de Comitê de Governança em arranjos de pagamento.

As contribuições poderão ser enviadas até 21 de julho de 2018. Leia aqui maiores informações da Consulta Pública.

Consulta Pública n° 62/2018 - O BACEN realiza consulta pública para debater minuta de circular que altera o Regulamento anexo à Circular nº 3.682/2013, que disciplina a prestação de serviço de pagamento no âmbito dos arranjos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), estabelecendo critérios para conversão de subcredenciadores em credenciadores.

As contribuições poderão ser enviadas até 21 de maio de 2018. Leia aqui maiores informações da Consulta Pública.

Dispute Boards O Projeto de Lei nº 9.883/2018 dispõe sobre o uso dos Comitês de Resolução de Disputas (Dispute Boards) em contratos administrativos. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Legalidade Administrativa

O Projeto de Lei nº 9.904/2018 regulamenta o princípio da legalidade administrativa em todas as esferas da Administração pública direta e indireta. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Incentivo e Benefícios. Responsabilidade Fiscal

O Projeto de Lei Complementar nº 487/2018 altera dispositivos da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei da responsabilidade fiscal) para estabelecer a avaliação periódica dos impactos econômico-sociais para concessão e alteração de incentivo ou benefício de natureza tributária, financeira, creditícia ou patrimonial do qual decorra renúncia de receita ou aumento de despesa. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Senado Federal

Concorrência Desleal O Projeto de Lei do Senado n° 138/2018 altera a Lei nº 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial) para incluir como crime de concorrência desleal a utilização de conjunto-imagem de concorrente. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Correção Monetária de Repasses Federais

O Projeto de Lei do Senado nº 139/2018 altera o art. 116 da Lei de Licitações e Contratos para instituir a correção monetária dos repasses da União aos Municípios por meio de convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

Lei da Empresa Limpa. Sanções

O Projeto de Lei do Senado nº 140/2018 altera a Lei nº 12.846/2013 (Lei da Empresa Limpa) para (i) estabelecer que a responsabilização da pessoa jurídica ocorrerá independentemente da obtenção ou não da vantagem ou do benefício almejado, (ii) aplicar novas sanções administrativas, (iii) isentar a pessoa jurídica de certas sanções pela celebração do acordo de leniência. Leia aqui o avulso inicial da matéria.

(8)

1 Agência Nacional de Telecomunicações (“ANATEL”). 2 Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”).

Consulta Pública n° 63/2018 - O BACEN realiza consulta pública para debater minuta de circular que altera o Regulamento anexo à Circular nº 3.682/2013, disciplinando a interoperabilidade entre arranjos de pagamento.

As contribuições poderão ser enviadas até 21 de junho de 2018. Leia aqui maiores informações da Consulta Pública.

Consulta/Audiência Pública Tema da Consulta/Discussão Prazo para Contribuição ANATEL1

Consulta Pública nº 29/2017 Proposta de novo Regulamento de Qualidade dos Servi-ços de Telecomunicações - RQUAL. 8 de abril de 2018 Consulta Pública nº 7/2018 Debater a proposta de alteração do Regulamento da Me-todologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de

Ca-pital – CMPC, aprovado pela Resolução nº 630/2014. 8 de abril de 2018 Consulta Pública nº 8/2018 Debater a Proposta de Indicadores Estratégicos Setoriais. 16 de abril de 2018 Consulta Pública nº 6/2018 Proposta de Reavaliação do Modelo de Gestão do Espec-tro. 23 de abril de 2018

ANEEL2

Consulta Pública nº 2/2018 Debater a estrutura tarifária aplicada às unidades consu-midoras do Grupo B (Baixa Tensão) e os impactos

associa-dos à sua aplicação. 11 de maio de 2018

ANP3

Consulta Pública nº 6/2018

Debater a alteração da resolução nº 65/2014, que esta-belece os prazos e procedimentos que deverão ser obser-vados no envio dos dados e informações dos sistemas de medição de produção e movimentação de petróleo, gás natural e água.

27 de abril de 2018

Audiência Pública nº 6/2018

Debater a alteração da resolução nº 65/2014, que esta-belece os prazos e procedimentos que deverão ser obser-vados no envio dos dados e informações dos sistemas de medição de produção e movimentação de petróleo, gás natural e água.

8 de maio de 2018

Consulta Pública n° 64/2018 - O BACEN realiza consulta pública para debater a proposta de resolução que trata sobre condições e limites para a realização de operações de crédito com partes relacionadas por instituições financeiras e por sociedades de arrendamento mercantil.

As contribuições poderão ser enviadas até 13 de abril de 2018. Leia aqui maiores informações da Consulta Pública.

Veja abaixo quadro com os prazos das principais discussões e consultas públicas em andamento nos Órgãos e Agências do Governo Federal, em matérias de relevo para as atividades empresariais e que se encerram entre abril e julho de 2018:

(9)

ANVISA4

Consulta Pública nº 458/2017

Debater alteração da Resolução RDC nº 27, de 6 de agos-to de 2010, que dispõe sobre as categorias de alimenagos-tos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário.

9 de abril de 2018

Consulta Pública nº 484/2018

Proposta de Resolução da Diretoria Colegiada que dispõe sobre os critérios para avaliação e classificação toxicológica de agrotóxicos, componentes, afins e preservativos de ma-deira, no âmbito da Anvisa.

23 de abril de 2018

Consulta pública nº 483/2018 Proposta de ato normativos que aborda informações toxi-cológicas para rótulos e bulas de agrotóxicos, afins e

pre-servativos de madeira, no âmbito da Anvisa. 24 de abril de 2018

BACEN5

Consulta Pública nº 64/2018

Proposta de resolução que trata sobre condições e limites para a realização de operações de crédito com partes rela-cionadas por instituições financeiras e por sociedades de arrendamento mercantil.

13 de abril de 2018

Consulta Pública nº 60/2018

Proposta que discute critérios contábeis para constituição de provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

27 de abril de 2018

Consulta Pública nº 62/2018

Debater minuta de circular que altera o Regulamento anexo à Circular nº 3.682/2013, que disciplina a prestação de serviço de pagamento no âmbito dos arranjos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), estabelecendo critérios para conversão de subcredenciadores em credenciadores.

21 de maio de 2018

Consulta Pública nº 63/2018 Debater minuta de circular que altera o Regulamento anexo à Circular nº 3.682/2013, disciplinando a

interoperabilidade entre arranjos de pagamento. 21 de junho de 2018 Consulta Pública nº 61/2018 Debater a minuta de circular que trata sobre a implanta-ção de Comitê de Governança em arranjos de pagamento. 21 de julho de 2018

EPL6

Consulta Pública nº 1/2018 Debater o aprimoramento do “Plano Nacional de Logística - PNL”, desenvolvido pela EPL. 20 de abril de 2018 4 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“ANVISA”).

5 Banco Central do Brasil (“BACEN”).

6 Empresa de Planejamento e Logística (“EPL”).

Este boletim apresenta um resumo de alterações legislativas ou decisões judiciais e administrativas no Brasil. Destina-se aos clientes e integrantes do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Este boletim não tem por objetivo prover aconselhamento legal sobre as matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Referências

Documentos relacionados

Considerando o fato de que a Psicologia Social estuda as influências do meio em vive o sujeito, bem como suas percepções, visando compreender o comportamento social e

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

farmacoepidemiológica, dos principais problemas relacionados à saúde, dos fármacos prescritos e dos utilizados durante a prática da automedicação pelas gestantes

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

(independentemente de tal responsabilidade decorrer de uma alegação baseada em contrato, garantia, ato ilícito ou qualquer outra forma) jamais excederá a quantia real paga

A Ergonomia busca em essência adaptar o trabalho ao homem, porém para atingir este objetivo é necessário conhecer detalhadamente o ambiente de trabalho, as

As IMAGENS no SITE e INFORMES PUBLICITÁRIO são de caráter secundário e efeito estritamente ilustrativo; Ainda, é de total responsabilidade dos Arrematantes o pagamento de

Os dois maiores gaps nas três carreiras são as competência “Ação Empreendedora” e “Desenvolvimento de Pessoas”. Na carreira de Gestão estão os gaps são mais críticos.