• Nenhum resultado encontrado

EDITAL. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA Embrapa Milho e Sorgo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA Embrapa Milho e Sorgo"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA –

EMBRAPA

Embrapa Milho e Sorgo

Processo de Recrutamento e Avaliação de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral de Unidade Descentralizada

O Presidente do Comitê Técnico Interno (CTI) do Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo – CNPMS (Embrapa Milho e Sorgo), situado na Rodovia MG 424, km 65, Sete Lagoas - MG, CEP 35701-970, em cumprimento ao disposto na Resolução Normativa no. 10, de 18/04/2006, expedida pelo Diretor-Presidente da Embrapa (publicada no BCA no. 19, de 24/04/2006), em conformidade com a Resolução Normativa no. 04, de 26/02/2003 (publicada no BCA no. 09/2003, de 27/02/2003), alterada pela Resolução do Conselho de Administração n0 36, de 19.11.2003 (publicada no BCA n0 49 de 24.11.2003), torna público que estarão abertas entre os dias 10 e 29 de maio de 2006, nos horários de 7:30 às 12:00 horas e 13:00 às 16:30 horas, as inscrições para o Processo de Recrutamento e Avaliação de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo.

1. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO CARGO

1.1. O Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo tem como atribuições gerir a Unidade como um todo, compreendendo o planejamento, a orientação, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação de suas atividades técnicas e administrativas, bem como o relacionamento e a integração da Unidade com outras Unidades da Embrapa e com outras organizações públicas e privadas, na forma da regulamentação interna da Empresa.

2. CONDIÇÕES GERAIS

2.1. O cargo de Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo é um cargo em comissão, de livre designação e dispensa pelo Diretor-Presidente, na forma prevista no Plano de Cargos e Salários – PCS da Embrapa, com designação pelo prazo de até 2 (dois) anos, prorrogável uma vez, por igual período.

2.2. O Processo de recrutamento e avaliação de candidatos a Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo, doravante designado simplesmente Processo, de que

(2)

trata o presente Edital, destina-se apenas a avaliar e indicar a habilitação dos candidatos, não se constituindo em concurso público de provas ou de provas e títulos, como previsto no inciso II do artigo 37 da Constituição Federal, nem a este se equiparando para quaisquer fins ou efeitos.

2.3. O Processo será regido pelo Manual de Recrutamento e Avaliação nº 037.05.02.01.5.001, aprovado pela Resolução Normativa nº 4, de 26 de fevereiro de 2003, publicada no BCA nº 9, de 27.02.2003, alterada pela Resolução do Conselho de Administração nº 36, de 19.11.2003, publicada no BCA nº 49, de 24.11.2003, cuja versão revisada passa a fazer parte integrante deste Edital, independentemente de transcrição, e suprirá todas as lacunas e omissões eventualmente existentes no presente Edital.

2.4. O Processo será coordenado pelo Comitê de Avaliação de Perfil – CAP da Embrapa, a ser constituído por portaria do Diretor-Presidente, e constará das seguintes etapas:

a) avaliação de requisitos, a ser realizada pelo CTI da Embrapa Milho e Sorgo, em conformidade com as seções 7 e 10 da norma 037.05.02.01.5.001 anexa. Apenas os candidatos habilitados nessa avaliação poderão participar das etapas seguintes do Processo;

b) avaliação da proposta de trabalho, a ser realizada conforme a seção 11 da norma de recrutamento e avaliação supracitada, pelo Comitê de Avaliação da Proposta de Trabalho - CAPT, o qual será constituído de acordo com a seção 14 da referida norma;

c) avaliação do perfil dos candidatos, a ser realizada pelo CAP da Embrapa, considerando formação e experiência profissional, bem como a capacidade e potencial gerencial de cada candidato, conforme disposto na seção 12 da norma de recrutamento e avaliação supracitada.

2.5. O total máximo de pontos a ser atingido por candidato será de 1000, sendo 300 pontos para avaliação de formação e experiência profissional, 350 para avaliação da capacidade e potencial gerencial e 350 para avaliação da proposta de trabalho.

2.5.1. O candidato será considerado habilitado ao cargo de Chefe-Geral se alcançar,

no mínimo, 90 pontos na avaliação de formação e experiência profissional, 210 pontos na avaliação de capacidade e potencial gerencial e 175 pontos na avaliação da proposta de trabalho.

3. REQUISITOS EXIGIDOS

3.1. Para participar do Processo, o interessado deverá preencher os seguintes requisitos:

(3)

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) apresentar declaração assinada de que não foi condenado, por sentença transitada em julgado, em Processo criminal, ou julgado culpado em inquérito administrativo, ou sindicância no âmbito da Embrapa ou de outros órgãos ou entidades da administração pública, tendo por objeto a prática de ato de improbidade administrativa nos últimos 3 (três) anos;

c) possuir, pelo menos, curso de mestrado concluído, reconhecido pelo MEC; d) possuir, no mínimo, 10 (dez) anos de experiência em atividades de ciência e

tecnologia relacionadas ao setor agropecuário/agroindustrial e/ou de desenvolvimento rural.

3.2. Não poderá se candidatar ao cargo, o profissional que: a) for membro do CTI da Embrapa Milho e Sorgo;

b) for membro do CAP ou do CAPT do cargo a ser preenchido;

c) se empregado da Embrapa, estiver incorporado a curso de pós-graduação;

3.3. Qualquer empregado em exercício de cargo em comissão, função de confiança ou função de supervisão na Embrapa poderá candidatar-se ao cargo de Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo desde que atendidos os requisitos previstos na norma 037.05.02.01.5.001 e neste Edital.

3.4. O empregado que esteja ocupando, mesmo que interinamente, um cargo de Chefe Adjunto de Unidade Descentralizada, Chefe de Unidade Central ou for membro do CAP, CAPT ou do CTI da Embrapa Milho e Sorgo pode ser candidato a Chefe Geral da Embrapa Milho e Sorgo desde que solicite sua dispensa antes da data de início das inscrições.

3.5. O empregado que esteja ocupando, interinamente, um cargo de Chefe-Geral de Unidade Descentralizada poderá participar do Processo, desde que solicite sua dispensa antes da data de início das inscrições.

3.6. O candidato que já exerceu ou está exercendo o cargo de Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo só poderá concorrer ao Processo objeto deste edital transcorrido prazo de interstício que corresponda ao período de tempo de seu exercício anterior ou ao limite máximo de 4 (quatro) anos.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1. A inscrição dos candidatos deverá ser feita no período de 10/05/2006 a

(4)

situada na Rodovia MG 424, km 65, Sete Lagoas - MG, CEP 35701-970, de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:30 horas, ou por via postal, desde que a correspondência, encaminhada ao CTI da Embrapa Milho e Sorgo, seja enviada por meio expresso (Sedex, DHL ou similares) e postada até 29/05/2006.

4.1.1. Mesmo que postada dentro do prazo estabelecido, não será aceita a inscrição

que chegar ao CTI da Embrapa Milho e Sorgo depois do dia 31 de maio de 2006.

4.2. No ato da inscrição ou no envelope da correspondência, o candidato deverá apresentar:

a) carta de apresentação:

• O empregado da Embrapa, desde que atendidos os requisitos previstos no item 3 deste Edital, poderá se apresentar ou ser apresentado por escrito, por qualquer pessoa ou organização;

• O profissional não pertencente ao quadro de empregados da Embrapa, desde que atendidos os requisitos do item 3 deste Edital, deverá ser apresentado formalmente por, pelo menos, uma organização de ensino, pesquisa e(ou) extensão (universidade, faculdade, empresa pública ou privada, instituto), agência de fomento à pesquisa (CNPq, FINEP, etc.) ou entidade técnico-científica.

b) três cartas de referências profissionais, emitidas por pesquisadores, professores universitários ou dirigentes de organizações públicas ou privadas componentes do setor agropecuário/agroindustrial e/ou de desenvolvimento rural;

c) Curriculum vitae, de acordo com o roteiro do Anexo A da norma 037.05.02.01.5.001, acompanhado de uma cópia de todos os documentos comprobatórios;

d) Memorial, conforme roteiro constante do Anexo D da norma 037.05.02.01.5.001;

e) Proposta de trabalho, conforme roteiro constante do Anexo F da norma 037.05.02.01.5.001, com texto limitado a 30 (trinta) páginas com espaçamento entre linhas de 1,5 cm (um vírgula cinco centímetros) e fonte tamanho 12 (doze), contemplando as seguintes diretrizes, definidas pela Resolução Normativa, nº 02, de 04.02.2003 (publicada no BCA nº 06/2003):

e.1) desenvolvimento de pesquisa e atividades direcionadas aos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e pequenos

(5)

empreendedores rurais, que apoiem o seu fortalecimento e o desenvolvimento local, favorecendo os sistemas produtivos locais como componentes de processos de desenvolvimento territorial, que não degradem o meio ambiente, de forma a apoiar a criação de condições para a entrada competitiva no mercado, de produtos de alto valor cultural agregado.

e.2) Fortalecimento de atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para as cadeias do agronegócio, desenvolvendo sistemas competitivos que amparem os segmentos exportadores e do mercado interno, agreguem valor aos produtos primários, gerem emprego e desenvolvam tecnologias ambiental e socialmente éticas.

e.3) Ampliação das atividades de pesquisa estratégicas inovadoras, que contribuam para aumentar e aprofundar o conhecimento existente, que apoiem a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, que monitorem e avaliem os efeitos econômicos, sociais e ambientais de tecnologias e processos produtivos, e que possam ajudar a concretização de compromissos internacionais assumidos pelo País nas convenções internacionais

f) Fotocópia dos seguintes documentos: documento de identificação, título eleitoral e certificado de reservista ou de dispensa de incorporação (quando couber);

g) Declaração assinada de que não foi condenado por sentença transitada em julgado em Processo criminal, ou julgado culpado em inquérito administrativo, ou sindicância no âmbito da Embrapa ou de outros órgãos ou entidades da administração pública, tendo por objeto a prática de ato de improbidade administrativa, nos últimos 3 (três) anos.

4.3. A inscrição somente será aceita pelo CTI após a confirmação de que a documentação apresentada está de acordo com a norma 037.05.02.01.5.001 e com este Edital.

4.4. A realização da inscrição implica a automática e total aceitação, pelo candidato, da regulamentação interna da Embrapa, bem como das condições do presente Edital que regem o Processo.

4.5. A não apresentação ou encaminhamento, até a data limite fixada, de qualquer dos documentos, acima relacionados, inviabiliza a inscrição do candidato, não cabendo, nesta hipótese, interposição de qualquer recurso.

(6)

5.1. A avaliação dos requisitos será feita pelo CTI, considerando o item 3 deste edital e a documentação entregue pelo candidato no ato de inscrição, sendo habilitado para as fases seguintes o candidato que comprovar o atendimento dos requisitos exigidos.

5.2. O CTI comunicará formalmente, à Unidade, ao Gabinete da Presidência – GPR, e aos candidatos o resultado da avaliação, indicando a relação dos candidatos habilitados e dos inabilitados a concorrerem no Processo.

5.3. O candidato inabilitado poderá apresentar recurso fundamentado, dirigido ao próprio CTI, sob a forma de pedido de revisão da avaliação de requisitos, no prazo de 2 (dois) dias úteis.

5.4. O CTI, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, do recebimento do recurso, procederá à reavaliação e encaminhará o resultado ao GPR.

6. AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO

6.1. Cada candidato apresentará oralmente, em sessão pública, perante o CAPT, a respectiva proposta de trabalho para um período de 4 (quatro) anos, sujeitando-se a argüições pelos membros do CAPT e a perguntas formuladas, por escrito, por qualquer pessoa presente na sessão e encaminhadas ao presidente da comissão. Os autores das perguntas devem ser devidamente identificados.

6.2. A apresentação das propostas de trabalho será feita na sede da Embrapa Milho e Sorgo, na data fixada neste edital, sendo que a ordem de apresentação será definida por sorteio, realizado pelo CAPT, facultada a presença do público interessado.

6.3. É vedada a participação de outros candidatos na sessão pública de apresentação da proposta de trabalho de um concorrente.

6.4. O candidato será considerado habilitado se alcançar no mínimo 175 (cento e setenta e cinco) pontos na avaliação da sua proposta de trabalho.

6.5. Ao final da avaliação das propostas de trabalho, o CTI elaborará e encaminhará ao CAP relatório contendo, entre outras informações, a pontuação relatada pelo CAPT para cada candidato.

6.6. O CTI deverá informar a cada candidato, por meio de correspondência, o resultado da respectiva avaliação da proposta de trabalho, podendo o candidato que não concordar com o parecer interpor recurso fundamentado de revisão dessa avaliação no prazo de até 2 (dois) dias úteis do recebimento do comunicado.

(7)

6.7. O CTI, no prazo de 02 (dois) dias úteis, do recebimento do recurso procederá à reavaliação e encaminhará o resultado ao Gabinete da Presidência e, após decorrido os prazos para interposição de recursos e julgamento, divulgará o(s) nome(s) do(s) candidato(s) habilitado(s) a concorrer ao cargo de Chefe Geral da Unidade.

7. AVALIAÇÃO DO PERFIL GERENCIAL

7.1. A avaliação do perfil gerencial compreende a avaliação da formação e experiência profissional e a avaliação da capacidade e potencial gerencial, e será feita pelo CAP, da seguinte forma:

a) avaliação da formação e experiência profissional, com base no Quadro de Pontuações constante do Anexo B da norma 037.05.02.01.5.001 e a partir do currículo apresentado pelo candidato, observando o roteiro (anexo A); b) avaliação da capacidade e potencial gerencial, por meio de entrevistas

individuais e situacionais, de acordo com os indicadores do anexo C, avaliação do memorial apresentado, segundo anexo D, e avaliação do item nº. 5 do roteiro da proposta de trabalho, do Anexo F da norma 037.05.02.01.5.001.

7.2. O candidato será considerado habilitado se alcançar, na etapa de avaliação do perfil gerencial, no mínimo:

I- 90 pontos (de um total de 300 pontos possíveis) na avaliação de formação e experiência profissional;

II- 210 pontos (de um total de 350 pontos possíveis) na avaliação da capacidade e potencial gerencial.

7.3. O Gabinete do Diretor-Presidente, após a apreciação do relatório do CAP, informará ao CTI da Embrapa Milho e Sorgo o resultado final das avaliações, sem conceito ou escores.

7.4. O CTI deverá informar a cada candidato, por meio de correspondência, o resultado da avaliação do perfil gerencial, podendo o candidato que não concordar com o parecer emitido interpor recurso fundamentado para o CAP, através do CTI, requerendo revisão dessa avaliação, no prazo de até 2 (dois) dias úteis do recebimento do comunicado.

7.5. O CAP, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, do recebimento do recurso, procederá à reavaliação e encaminhará o resultado ao Gabinete da Presidência.

(8)

8. ESCOLHA FINAL DO NOVO CHEFE–GERAL DA UNIDADE

8.1. O CTI deverá divulgar, na Embrapa Milho e Sorgo, decorrido o prazo para recurso da última fase de avaliação, o resultado final do Processo, ou seja, os nomes dos candidatos considerados habilitados para o cargo em comissão de Chefe Geral da Unidade, conforme disposto na Resolução Normativa nº. 4, de 26/02/2003, sendo vedada a publicação dos respectivos conceitos ou escores.

8.2. Caberá ao Diretor-Presidente da Embrapa, uma vez encerrado o Processo, decidir quanto ao candidato escolhido, dentre os habilitados, para preencher o cargo de Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo.

9. CRONOGRAMA

9.1. Inscrições e entrega de documentos pelos candidatos: 10/05 a 29/05/2006 9.2. Informação aos candidatos se estão ou não habilitados na avaliação de

requisitos realizada pelo CTI: até 31/05/2006

9.3. Análise de eventuais recursos e encaminhamento ao GPR: até 02/06/2006 9.4. Avaliação da proposta de trabalho dos candidatos pelo CAPT (inclui sessão

pública de apresentação e argüição oral): 06 a 08/06/2006

9.5. Informação aos candidatos se estão ou não habilitados na fase de avaliação da proposta de trabalho: até 09/06/2006

9.6. Análise de eventuais recursos da fase de avaliação da proposta de trabalho e encaminhamento ao CAP: até 16/06/2006

9.7. Avaliação do perfil gerencial dos candidatos pelo CAP: 19/06 a 03/07/2006 9.8. Divulgação da relação de candidatos aprovados na fase de avaliação do perfil

gerencial: até 05/07/2006

9.9. Análise de eventuais recursos da fase de avaliação do perfil gerencial: até 07/07/2006

9.10. Divulgação da relação final de candidatos habilitados ao cargo de Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo e encerramento do Processo de recrutamento e avaliação: até 10/07/2006

(9)

10. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

10.1. Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone

(031)3779-1005, do fax (031) 3779-1088, pela rede de comunicação www.cnpms.embrapa.br/edital/index.html, do endereço eletrônico cti@cnpms.embrapa.br , ou por carta endereçada ao Comitê Técnico Interno da Embrapa Milho e Sorgo, no endereço indicado no item Inscrição, deste Edital.

Sete Lagoas, MG, 25 de abril de 2006.

Antônio Carlos de Oliveira

Presidente do Comitê Técnico Interno Embrapa Milho e Sorgo

Referências

Documentos relacionados

CECCON, G., Consórcio milho-braquiária. Embrapa agropecuária oeste, Brasília, DF. EMBRAPA-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Solos, Ministério da Agricultura,

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA, POR INTERMÉDIO DA SUA UNIDADE DESCENTRALIZADA DENOMINADA EMBRAPA ALGODÃO E DE SEU PREGOEIRO, DEVIDAMENTE

A EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA, POR INTERMÉDIO DE SUA UNIDADE DESCENTRALIZADA EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO E DE SEU PREGOEIRO, DEVIDAMENTE

A EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA, POR INTERMÉDIO DE SUA UNIDADE DESCENTRALIZADA, EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA E DE SEU PREGOEIRO,

A EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - Embrapa, por intermédio de sua Unidade Descentralizada, Embrapa Agrossilvipastoril, E DE SEU PREGOEIRO, DEVIDAMENTE

A EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA, POR INTERMÉDIO DE SUA UNIDADE EMBRAPA SEDE, E DE SEU PREGOEIRO, DEVIDAMENTE QUALIFICADO E DESIGNADO PELA

A EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA, POR INTERMÉDIO DE SUA UNIDADE DESCENTRALIZADA, EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE E DE SEU PREGOEIRO,

A EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - Embrapa, POR INTERMÉDIO DE SUA UNIDADE DESCENTRALIZADA Embrapa Arroz e Feijão, E DE SEU PREGOEIRO, DEVIDAMENTE