• Nenhum resultado encontrado

Informativo da. Edição N o 28 Setembro / outubro/novembro de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo da. Edição N o 28 Setembro / outubro/novembro de 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

VEM AÍ O XXI CONGRESSO SOROPTIMISTA DA REGIÃO BRASIL

EM BRASÍLIA DIAS 26, 27, 28 DE ABRIL DE 2017

Palavras da Governadora,

Sou Soroptimista Simples Assim

Quando escolhi o tema de nossa gestão, eu quis enfatizar que a soroptmista é a peça mais importante da engrenagem de nossa Organização – sem ela nada acontece. E, como tal, achei válido colocar algumas questões para reflexão de cada uma de nós, no sentido de avaliarmos nossa responsabilidade como Soroptimistas e como poderemos, cada vez mais, contribuir com essa grandiosa Organização.

Participar de um clube soroptimista sem realizações efetivas faz sentido? Dizer que somos soroptimistas é o suficiente? É importante, para você, ser soroptimista? Você vivencia o sentido efetivo da palavra soroptimista: agir como irmãs para melhorar a vida de mulheres e meninas?

Neste biênio 2016-2018, e em especial 2017, estamos comemorando os 70 anos do Soroptimist no Brasil - este é um momento muito importante que nos leva a perceber o quanto devemos ser comprometidas com nossos valores e ética, pois, somente assim, conseguiremos realmente promover a melhoria da vida de mulheres e meninas.

O amor, a relação de apoio, a amizade, a seriedade e o respeito são os ingredientes mais importantes desta receita que envolve a criação de novos seres humanos: capazes e produtivos, com orgulho e auto estima, com capacidade de dizer – EU POSSO.

Nosso trabalho tem que visar resultados positivos e refletir nossa imagem perante o mundo. A excelência dos programas e projetos é o que garante nossa imagem e credibilidade na realização desta missão de grande relevância social.

Conto com VOCÊ.

SOU SOROPTIMISTA SIMPLES ASSIM!

JANE CAROL AZEVEDO

AGENDA DA GOVERNADORA

Informativo da

Edição N

o

28

(2)

A governadora Jane Carol deu início a Agenda de visitas aos clubes. No que diz respeito a programação das visitas, a pauta aborda os seguintes temas que cabem a todos os clubes e que consistem em:

 Apresentação as associadas;

 Apresentação de temas de interesse das associadas, valorizando a sua participação nas ações promovidas pelo clube;

 Informe sobre prioridades da SIA;

 Informe sobre a Convenção no Japão em 2018;

 Informe sobre o XXI Congresso Soroptimista da Região Brasil que irá acontecer em Brasília, sendo sediado pelos clubes SI Brasília e o SI Brasília Norte-Sul;

 Conhecimento dos Programas incentivando a participação dos clubes em 100%;

 Acompanhamento das visitas com a participação da governadora eleita Sônia Loyola;

 Reunião somente com a diretoria do clube para discutir assuntos de interesses específicos.

MÊS DE SETEMBRO

No dia 13 foi a vez dos Clubes SI Curitiba, Curitiba Glória e Curitiba Batel receberem a visita da governadora Jane Carol. Após a reunião as presidentes dos respectivos clubes e demais associadas almoçaram com a goverandora e em seguida continuaram a se reunir no Centro Feminino de Cultura para ouvir a palestra proferida pela goverandora.

MÊS DE OUTUBRO

No SI Canoas a Visita da Governadora da Região Brasil, companheira Jane Carol Azevedo, e Governadora Eleita Sonia Loyola, participaram da festiva de posse de (13) treze novas associadas, que ingressam no Clube Soroptimista Internacional de Canoas. A Governadora Jane Carol manifesta a satisfação pela oportunidade de estar presente, somando e trocando conhecimento, para que juntas possamos trabalhar em busca de um só objetivo, o empoderamento de Mulheres e Meninas ao redor do mundo, pois somos Sororptimista, Simples Assim! Como gosto de frizar. A Governadora Jane fez a entrega à presidente Valderes da Silva dos botons e agendas a serem entregues as novas associadas. As companheiras Valderes da Silva, Rosilene Santos, Leci da Silva, Edy Majewsk, Zilma Biazus, Jussara Rycembel, Tania Rocha, Rose Guindani, Marcia Asmann, Michelle Godoi, Carmen Ambrósio e Bernadete Castro fazem uma breve apresentação às governadoras. A reunião versou o tema de que todas somos aprendizes e devemos estar abertas a aprender e ensinar o que sabemos, juntas, somarmos, com dedicação e irmandade, umas com as outras e formarmos uma liderança de mulheres empoderadas e dispostas a tornar, através de nossos Programas, um mundo melhor para Mulheres e Meninas em todo o Mundo. Nossa instituição busca firmemente seus objetivos, sempre norteados pelos nossos Programas, que nos fazem sentir literalmente Soroptimistas, irmãs em ação e defendendo nossa bandeira Soroptimista. Para finalizar, a Governadora Jane Carol deixou um pensamento: “Ser

(3)

Soroptimista é trabalhar com afinco, serenidade, competência e responsabilidade e, assim, consagrar o sucesso de uma agenda positiva para o SOROPTIMISMO!”

No SI Porto Alegre nos dias 18 e 19

No dia 18 almoço festivo, posse de novas associadas, apresentação musical jovens programa " Sonhe e Realize".

Após, visita ao projeto mulher em construção na Vila Flores.

No dia 19 reunião de trabalho e almoço de despedida no restaurante Família Facchin.

MÊS DE NOVEMBRO

Dia 7, 8 e 9

SI Santos, SI Santos Praia, SI Monte Serrat, SI São Vicente e SI Cubatão – concentração na cidade de Santos. Haverá reunião especifica com as coordenadoras das áreas técnicas que são: Belkis de Lei e Resoluções e Tânia Parlamentar, ambas do SI Santos. No dia 8 de novembro, a Governadora, acompanhada da Governadora eleita, Sonia Maria da Silva Loyola, e da Presidente do SI São Paulo, Célia Guimarães Helene, chegaram a São Vicente, sendo recebidas pela Presidente Célia Regina Morais Lima, pela Presidente do FRATER Rosemary Reis Marques, pela Coordenadora de Expansão do Estado de São Paulo Sônia Maria Ferreira Delsin e de associadas do SI São Vicente. Fez uma visita à Casa Crescer e Brilhar. A Governadora tomou conhecimento do trabalho das soroptimistas e destacou a excelência do mesmo. Em seguida, foram para Santos, onde foi realizado um almoço, no Hotel Mercure, ao qual compareceram, além das já citadas, as: Presidentes do SI Santos Ercilla Maria Vargas Wiggert, do SI Santos Praia Maria Teresa Gomes da Costa, do SI Cubatão Sônia Maria da Silva Onuki, e do SI Monte Serrat Lourdes de Fátima Avelino Bonavides, além de 34 associadas dos clubes. Após o almoço houve uma reunião, para uma conversa informal com a Governadora, na qual ela falou dos tópicos que pretende desenvolver em sua gestão, em especial a continuidade no que foi feito na gestão anterior, salientando a importância da manutenção do quadro de associadas, da busca de novas sócias e de novos clubes. Disse que, durante o próximo congresso regional, serão apresentadas propostas, ora em elaboração, para alterações nos Procedimentos; que haverá brevemente uma cartilha sobre SOLT, bem como uma cartilha sobre Protocolo; que a coletânea da memória Soroptimista, iniciada pela Governadora 2014-2016, deve ser continuada, por ser importante conhecermos a História da Região Brasil. Todas devem ter conhecimento do questionário recentemente enviado pela Federação, que deverá ser respondido até o final de novembro. O produto desse questionário dará orientação para as atividades da Federação da qual todas fazemos parte. Testará colocar em ordem os assuntos relativos ao FRATER. Falou sobre os prêmios que pretende implantar para reconhecer e homenagear as associadas que tem 30, 40 e 50 anos de filiação à Soroptimist. A Governadora consultou as presentes sobre o Fórum Juvenil, que é um programa regional que é dispendioso, tendo sido considerado como assunto a ser discutido oportunamente. Após a reunião, algumas associadas acompanharam a Governadora e a Governadora eleita a uma happy hour. As visitantes ficaram hospedadas na residência de Carmen Sgarbi, onde, no dia 9/11, pela manhã mantiveram reunião sobre o próximo congresso, delineando uma agenda preliminar e em seguida fizeram

(4)

reunião sobre Leis e Resoluções, ultimando as propostas a serem apresentados à assembleia no Congresso Regional que ocorrerá em Brasília, de 26 a 30 de abril de 2017. Após o almoço, a Governadora eleita despediu-se, por conta de apanhar o voo para Curitiba e as demais, com a presença da Presidente do FRATER e da Parlamentar Tania Sá, discutiram o problema de registro do novo estatuto daquele Fundo, tendo consultado documentos. A Governadora

manteve reunião com a Tesoureira Regional do biênio 2014/2016, Guiomar Gonçalves Szabo, sobre diversos assuntos referentes à Tesouraria, com a Coordenadora de Expansão de São Paulo, Sônia Delsin, e com a Coordenadora de SOLT, Neide Pinho Cardozo. Ao final, a Governadora entregou à Coordenadora de Leis e Resoluções o livro de atas da Região, para que, juntamente com a Presidente do Frater, desenvolva as providências necessárias para a regularização deste. Por volta das 16 horas, a Governadora encerrou a visita à Baixada Santista.

11 – Reunião com o SI Brasília e SI Brasília Norte e Sul para falar sobre o XXI Congresso Soroptimista da Região Brasil

14 - Viagem de Brasília para Florianópolis 15 e 16 – Visita ao SI Lages

Recepção calorosa da Governadora Jane Carol em Florianópolis. Com uma agenda bem diversificada, seguirá visitando vários locais conhecendo o belíssimo trabalho das Soroptimistas da Região.

Parabéns ao SI Lages, pelos projetos em execução, destacando os trabalhos na casa de recuperação para meninas e mulheres dependentes químicas entre outras! Hora da despedida das companheiras de Lages, agradecida pela recepção e carinho de todas. Seguindo viagem para Rio do Sul!!!

Associadas do SI São Vicente

Presidentes de SI Cubatão, SI Santos Praia, SI Santo, SI Monte Serrat governadora Jane Carol e governadora eleita Sônia Loyola

(5)

17 e 18 – visita ao SI Rio do Sul

Chegada em Rio do Sul, com uma calorosa recepção na residência da presidente Ivone. Em seguida, foi recebida a imprensa local, RBA TV, para entrevista ao programa TODA MANHÃ, apresentado diariamente. Registrou a presença da Governadora Jane Carol, falando sobre o Soroptmismo, juntamente com a coordenadora de programas Maria Helena Riquinho.

19 e 20 – visita ao SI Blumenau Leste

Chegada a Blumenau recebida pela presidente a Governadora Jane Carol e a Maria Helena Riquinho presidente da Comissão de Projetos.

Visita da governadora com algumas associadas do SI Blumenau Leste

(6)

Visita ao Museu em companhia de algumas associadas

Almoço de despedida

(7)

21 - visita ao SI Brusque

A Governadora Jane Carol agradeceu pela acolhida e carinho e, principalmente, pela hospedagem na casa da Presidente Dulce.

Jane disse está muito feliz com o desenvolvimento dos trabalhos no S.I. Lages e afirmou: “Ninguém é bom sozinho, o espírito de equipe é que vale!”.

Elogiou e reconheceu o trabalho realizado na Casa da Providência há 13 anos.

Interclubes: solicitou que seja mais rico, com troca de ideias e experiências e com a participação de todas. Para 2017 será dado maior ênfase.

De 30/03 a 20/04, os clubes deverão encaminhar a contabilidade e esclarecer as dúvidas no congresso. Na penúltima noite do Congresso haverá premiações e a última noite será de gala. Também convidou a Luana para representar a Jovem Soroptimista no congresso.

Convenção no Japão em 2018: pediu a participação. Será a posse de Sonia Loyola.

Prêmio Ruby e Violet: a sugestão é de manter só na região. Substituir o prêmio em dinheiro por bolsa de estudos.

Fórum Juvenil: Jane afirmou que é necessário reavaliar o Fórum. A Luana, que participou do Fórum e hoje é Soroptimista, afirmou que este programa deve continuar e que fez toda a diferença em sua vida. A participação de meninos e meninas deve permanecer. Jane pediu para Luana ajudar no Fórum de Florianópolis. Também pediu sugestões para o tema do Fórum do ano que vem. Pensar no tema sobre “violência”. Falou da importância de ter mais jovens Soroptimistas. As sócias diminuíram, pois a região perdeu 3 clubes. Há necessidade de novos clubes em outras regiões.

Maria Clara falou sobre a violência e da programação que realizou no Dia Laranja e Outubro Rosa. SIA: há reclamações do Brasil. Chamou atenção sobre a baixa participação dos clubes nos prêmios dos programas da SIA.

Pediu para haver maior participação no “Viva o seu Sonho”.

Demonstrou a sua preocupação com despesas da sala de Curitiba, que no momento encontra-se inativa.

Há dificuldade de identificar os valores pagos para o Frater e Região.

Em 2017 o Soroptimismo completa 70 anos e a sugestão do S.I. Lages é de homenagear quem completa 70 anos de idade.

Homenagem para quem completar 10, 20, 30, 40 e 50 anos de Soroptimismo.

Pelo fato da Creche “Domingas Bianchini” e Escola “Anjo da Guarda” funcionarem em período integral, Jane sugeriu incluir no “Subsídios”.

Maria Helena Riquinho falou sobre a divulgação e expansão do GIS, dos prêmios e programas. Solicitou para entregar os programas em tempo e não esperar até o último prazo. Retificação: Não são os clubes que enviarão os relatórios financeiros e as resoluções a serem apresentadas no Congresso, mas a Região deverá enviar ate 30 de março esses relatórios para análise e comentários dos Clubes.

No Congresso haverá uma sala para atendimento dos Clubes com dúvida sobre esses temas, a matéria irá a plenário apenas para votação - não haverá discussão no Plenário.

22 - visita ao SI Florianópolis Itens colocados pela Governadora:

 A Governadora começou comentando que esse momento em que se encontra é de ouro, pois, está tendo a oportunidade de conhecer pessoas envolvidas desenvolvendo trabalhos com o mesmo objetivo.

 Com esse conhecimento podemos rever os projetos para o próximo ano, com o conhecimento da realidade de cada grupo das soroptimistas do estado de SC.

 Reforçou que todos os grupos devem ter em mente que nunca estão sozinhos, sempre juntos.

 A transição das governadoras é muito difícil, pois a pose é festiva, mas a posse verdadeiramente é outra coisa.

 A Governadora tem uma despesa fixa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês.

(8)

 Sugestão de premiação para as soroptimistas que já estão com 30, 40 e 50 anos de associadas. Hoje existem premiações para 10 e 20 anos.

 Homenagear e valorizar as pessoas que ainda trabalham pelo soroptimismo.

 Captação de novas associadas,

 Manutenção das sócias existentes,

 Aberturas de novos clubes (Itajaí e Balneário Camboriú).

 Próximo Congresso será em Brasília (2017) e (2018) em Rio do Sul.

 A convenção anual está sendo estudado o local, reforçou que o congresso é uma experiência imperdível, às vezes não nos damos conta o quanto é importante a troca de experiências com outras associadas.

 Tudo muito organizado, com atividades paralelas também.

 Sobre o contador de cada clube, colocou que o mesmo deve apresentar um balance trimestralmente. Como nosso clube está com alguns entraves com a contadora, a Presidente anterior sugeriu que a nossa Presidente Dulcinéia tenha uma conversa com a mesma.

 Programas existentes: muitos estão acabando.

 O grupo tem que ter responsabilidade para conseguir as coisas, ter como meta 100%, Ter atenção grande para as demandas.

 Sugeriu que o Programa Jovem Aprendiz da Assembleia Legislativa do Estado de SC, seja considerado uma parceria com o nosso grupo.

 Apostar nos subsídios.

 Fazer projeto bem elaborado, focado no nosso público, para recebermos o retorno.

 Esclareceu que as associadas pagam para o clube, retorna em subsídios.

 Solicitou atenção as comunicações de WhatsApp e do GIS.

Foi muito conversado e discutido sobre o FÓRUM JUVENIL para o ano de 2017. Discutimos sobre esse Fórum ser ou não ser em Florianópolis. Nosso clube tem que decidir se estará a frente dele. Pois é um trabalho exaustivo e de logística pesada.

 O Clube administra, coordena e divulga.

 A Região Brasil disponibiliza 10 mil reais como reserva técnica para o evento, mas se sabe que há muito mais gastos.

 Há necessidade de parcerias e busca de recursos. Temos 1 ano para a preparação, pois está previsto para a segunda quinzena de setembro ou a primeira quinzena de outubro de 2017.

 O Tema será VIOLÊNCIA!

 Necessidade da criação de uma comissão organizadora do FORUM!

 O Fórum tem que estar pronto um mês antes de acontecer.

 Aproximadamente 130 pessoas devem participar (entre adolescentes e acompanhantes), temos que ver alojamento, alimentação e local para o Fórum. Apresentar uma boa infraestrutura.

 Importante é ter boas parcerias.

 Nosso clube ficou de discutir posteriormente esse assunto e dar o retorno para a Governadora.

 Foi um encontro muito bom, com vários pontos esclarecidos e vimos a necessidade de nós as associadas do clube de Florianópolis, pegarmos junto aos nossos objetivos e fazer o clube voltar ao que já foi.

Somos soroptimistas!

Simples Assim.

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

As cidades alojam 50% da população mundial 50% 70% em 2050 As cidades cobrem menos de 2% da superfície da Terra 2% As cidades consomem 75% da energia mundial 75% As cidades

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jan-jun 2019 Número XIX Páginas 01-10 Trabalho 01 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

Parece assim, ter-se contribuído para os estudos sobre a implementação de novas estratégias de ensino e aprendizagem através da literacia visual, enquadradas com a

O Concurso Cultural “Juventude e Direitos Humanos”, tem como objetivo incentivar jovens estudantes de nível médio e superior do Estado de Goiás a produzir

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne