• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 177. De 11/05/2017 à 18/05/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 177. De 11/05/2017 à 18/05/2017"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 177

De 11/05/2017 à 18/05/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

PRIMEIRO DESARMAMAENTO DE REBELDES NA COLÔMBIA

Um grupo de doze membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) tornaram-se os primeiros a efetivar o acordo de paz realizado com o governo colombiano. Mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o acordo pretende encerrar um conflito civil de 53 anos, priorizando o desarmamento da guerrilha, a qual estava sob promessa de se tornar um partido político regularmente aceito em território colombiano. Os doze membros receberam da organização um certificado de “desarmamento individual” um símbolo do processo de transição dos guerrilheiros como membros civis da sociedade.

Fonte: FIRST Colombia FARC rebels complete disarmament. The Borneo Post, Sabah, p. A1, 14 mai.

2017.

NÚMERO DE MORTES CRESCE NA VENEZUELA E PRESIDENTE MANTÉM POSTURA RÍGIDA EM RELAÇÃO A OPOSITORES

Ao longo de seis semanas de intensos protestos em oposição à atual condição do país e ao governo do atual presidente Nicolas Maduro, autoridades venezuelanas estimam que o número de mortos aumentou para cerca de quarenta e dois no total, considerando as forças do governo e a oposição, que inclui estudantes e demais civis. O conflito está acontecendo por causa da situação político-econômica que o país se encontra, já que vem enfrentando uma das maiores inflações do mundo e ainda sofre com a escassez

(2)

crônica de alimentos e remédios. Autoridades internacionais temem, por estes motivos, o início de uma guerra civil na Venezuela.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18C2FC-OBRWD e GWYNNE, Dyer.

Venezuela drifts towards civil war. Waikato Times, Hamilton, p. 6, 12 mai. 2017.

ITÁLIA E ALEMANHA BUSCAM EVITAR MAIS MORTES NA LÍBIA E MAR MEDITERRÂNEO

Os ministros do interior da Alemanha e Itália pediram a União Europeia a instalação de uma fronteira entre a Líbia e o Níger para travar as passagens de imigrantes para a Europa, em fuga dos conflitos civis em seus países. Em comunicado, os ministros disseram que o intuito é impedir que as pessoas arrisquem suas vidas, tanto na Líbia, como no Mar Mediterrâneo.

Fonte: ITALY Germany call for EU mission on Libya border. The New Indian Express, Mumbai, p.10,

17 mai. 2017.

NEGATIVA ALEMÃ PARA ENVIO DE SOLDADOS AO AFEGANISTÃO

A Alemanha continuará liderando a missão de treinamento militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na região norte do Afeganistão mas, segundo a chanceler alemã Angela Merkel, não irá expandir o seu papel na luta contra o Estado Islâmico. Merkel enfatizou que está aumentando constantemente seus gastos militares e deixou claro que o país não planeja expandir seu papel na luta global contra o EI, mesmo se a OTAN concordar com os pedidos dos Estados Unidos para assumir um papel formal na coalizão.

Fonte: GERMANY won’t send more troops to Afghanistan. Millennium Post, Nova Delhi, p.10, 12 mai.

2017.

ÁSIA/LESTE EUROPEU

TENSÕES AUMENTAM NA PENÍNSULA CORENA

(3)

assassinato do líder do país, Kim Jong Un, com uma substância bioquímica fossem entregues ao país. O governo norte-coreano acusa os Estados Unidos e a Coreia do Sul de estarem por trás do ocorrido, ao afirmarem que os mandantes de tal crime são um espião sul-coreano e um membro da CIA. Em paralelo, pela segunda vez em duas semanas, a Coreia do Norte realizou um teste com mísseis balísticos, ignorando as sanções impostas pela comunidade internacional. Pyongyang informou que o míssil é de médio a longo alcance e é capaz de levar uma ogiva nuclear "de grande tamanho". As tensões na península coreana vêm aumentando devido ao seu programa nuclear e o Presidente estadunidense, Donald Trump, afirmou que o país representa uma ameaça para a paz mundial. No entanto, uma diplomata norte-coreana afirmou que o Norte está disposto a iniciar um diálogo com o Presidente dos Estados Unidos, caso as condições sejam favoráveis. Paralelamente, na Coreia do Sul, residentes da região está instalado o escudo antimísseis americano THAAD pediram que seu funcionamento seja proibido, por acreditarem que a região se tornará alvo de bombardeios.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/coreia-do-norte-exige-entrega-de-suspeitos-de-suposto-complo-de-assassinato-de-lider.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/coreia-do-norte-diz-que-tera-dialogo-com-os-eua-se-condicoes-forem-adequadas.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/lideres-mundiais-condenam-teste-militar-da-coreia-do-norte.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/coreia-do-norte-confirma-sucesso-em-lancamento-de-novo-tipo-de-missil.ghtml; http://www.efe.com/efe/brasil/mundo/sul-coreanos-pedem-ordem-judicial-contra-desdobramento-de-escudo-antimisseis/50000243-3259979 e PYONGYANG demands spy chief ’s extradition. The Hindu, Dubai, p. 12, 15 mai. 2017.

CONFLITOS COM GRUPOS TERRORISTAS DEIXAM MAIS MORTOS NO PAQUISTÃO

Ao menos 25 pessoas morreram e 35 ficaram feridas em um ataque com um homem-bomba, em Mastung, cidade no Paquistão, perto do comboio do vice-presidente do Senado do país. O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado. Essa região é conhecida por abrigar militantes que lutam contra o governo central. Em paralelo, duas pessoas foram mortas por terroristas, no nordeste do Paquistão. As autoridades não possuem maiores informações a respeito da autoria dos ataques.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1881K4-OBRWD; PAKISTAN suicide

bombing kills 17, wounds dozens. Kuwait Times, Shuwaikh., p. 8, 13 mai. 2017 e TERRORISTS kill 2 in Pakistan village on Afghan border. The New Indian Express, Dubai, p. 10, 15 mai. 2017.

(4)

ACESSO ÀS REDES SOCIAIS RUSSAS É PROIBIDO POR TRÊS ANOS NA UCRÂNIA

Uma nova medida lançada pelo governo ucraniano faz parte das novas sanções da Ucrânia contra o governo russo, que já envolvem mais de 1,2 mil pessoas e 450 empresas. As redes sociais que serão alvo do decreto apresentam um número que usuários que atinge alguns milhões. O decreto também provoca uma renovação e ampliação de sanções contra diversas empresas, como o site de busca russo “Yandex” e até mesmo emissoras de televisão e estações de rádio.

Fontes: http://www.efe.com/efe/brasil/mundo/presidente-ucraniano-proibe-acesso-as-redes-sociais-russas-por-3-anos/50000243-3267757

PROGRAMA DE REARMAMENTO PARA REFORÇAR FRONTEIRAS É DEFENDIDO POR PUTIN

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o programa de rearmamento até 2025, no qual seu governo está trabalhando, é necessário para reforçar fronteiras com a Europa e o Ártico. Escudos antimísseis estadunidenses e a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para fronteiras russas são as principais preocupações na doutrina militar aprovada por Putin em 2014.

Fontes: http://www.efe.com/efe/brasil/portada/putin-defende-programa-de-rearmamento-para-refor-ar-fronteiras-com-europa/50000237-3267928

TURQUIA DIALOGA COM A CASA BRANCA SOBRE A QUESTÃO DO ARMAMENTO CURDO

A Turquia e os Estados Unidos estão mantendo cautelosas conversas, depois de dias de tensão. Após o governo estadunidense afirmar que entregaria armas às Unidades de Proteção Popular (YPG), grupo curdo sírio ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), no conflito contra o Estado Islâmico, as autoridades turcas classificaram a ação como inaceitável, inferindo que as armas pudessem parar nas mãos do PKK, grupo que busca a autonomia do Curdistão por meio de luta armada contra a

(5)

Turquia. O Secretário de Defesa estadunidense, contudo, afirmou que o país está comprometido em auxiliar o governo turco a lutar contra o PKK.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/mattis-diz-a-premie-turco-que-eua-estao-comprometidos-com-seguranca-da-turquia.ghtml e http://www.efe.com/efe/brasil/mundo/turquia-diz-ser-inaceitavel-que-eua-deem-armas-para-guerrilha-curda-siria/50000243-3262130

CHINA TESTA NOVO MÍSSIL PRÓXIMO À COSTA COREANA

Recentemente, a China anunciou que realizou um teste de míssil no mar de Bohai, próximo à costa coreana, onde testes norte-coreanos da mesma natureza provocaram tensão internacional. Segundo o Ministério da Defesa chinês, o teste em tal local serviu para colocar à prova a capacidade operacional das forças armadas e sua resposta efetiva às ameaças contra a segurança nacional. Pequim também se considera ameaçado pela instalação de um escudo antimíssil em território sul-coreano por parte dos Estados Unidos que ocorreu devido às ameaças da Coreia do Norte.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/china-anuncia-que-testou-um-novo-missil-perto-costa-coreana.ghtml

ORIENTE MÉDIO

MILITANTES DO ESTADO ISLÂMICO ATACAM HELICÓPTERO IRAQUIANO EM MOSUL

Um pelotão da força aérea iraquiana foi transferido para a região oeste da cidade de Mosul, no Iraque, depois de ter sido atacado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, de acordo com fontes do comando de operações conjuntas do país. O helicóptero militar foi atingido enquanto apoiava forças iraquianas, compostas em sua maioria por xiitas, em uma operação para libertar algumas vilas que ainda estão sendo ocupadas pelos militantes no deserto de Mosul. Oficiais declararam, em recente comunicado, que as consequências do ataque foram somente explosões no solo, motivo pelo qual o piloto pôde aterrisar com segurança e sem danos.

(6)

Fonte: ISLAMIC State fighters down Iraqi helicopter. The Dallas Morning News, Dallas, p.16A, 14 mai

2017.

NO IÊMEN, CONSELHO PEDE SEPARAÇÃO DA REGIÃO SUL E AL QAEDA FAZ RECRUTAMENTOS DE NOVOS COMBATENTES

Os líderes tribais, militares e políticos criaram um novo conselho buscando a secessão do sul do Iêmen, conforme relatou o ex-governador da cidade de Aren, ameaçando trazer mais desordem a guerra civil que já dura dois anos. O ex-governador fez seu anúncio num discurso televisivo na frente da bandeira da antiga nação do Sul do Iêmen, cujas forças foram detidas pelo norte em 1994 e levadas para um país unificado. Ataques aéreos sauditas apoiaram tanto os combatentes do sul como as forças do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen contra os Houthis. Além disso, A Al-Qaeda está tentando recrutar novos membros no Iêmen por meio de testes de acordo com os moradores locais e a mídia. O ramo iemenita da Al-Qaeda, um dos mais ativos da rede, aproveitou o caos na península arábica para fortalecer suas posições, particularmente em regiões remotas do sul do país.

Fontes: COUNCIL seeks secession of southern Yemen. Arab Times, Washington, p.37, 12 mai 2017 e

https://www.theguardian.com/world/2017/may/11/al-qaida-yemen-recruits-quiz-ak47

FORÇAS SAUDITAS MATAM HOMEM PROCURADO EM CIDADE NO LESTE DO PAÍS

As forças de segurança sauditas mataram a tiros a um homem procurado no leste do Arábia Saudita, depois que homens armados tentaram impedir o trabalho de reconstrução no antigo bairro de Awamiya, onde autoridades dizem que militantes xiitas estão se escondendo. Residentes e ativistas disseram que várias pessoas ficaram feridas durante os confrontos entre as forças de segurança que tinham entrado na parte antiga da cidade conhecida como AlMu Sawara (a parte murada) suportado por escavadoras. Segundo o Mi rat alJazeera, um jornal online que possui em geral uma visão xiita revelou que pelo menos duas pessoas foram confirmadas mortas no ataque, que começou na madrugada, e que dezenas estavam ficaram feridas.

Fonte: SAUDI forces kill wanted man in eastern town newspaper. The Daily Star (Lebanon), Damasco,

(7)

EUA ACUSAM GOVERNO DE ASSAD DE ACULTAR CADÁVERES DE DETIDOS NO PAÍS

O regime do presidente Bashar Al-Assad foi acusado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos de construir um crematório para ocultar cadáveres próximo a prisão síria de Sednaya. Foram apresentadas imagens de satélites que indicam o local onde pessoas detidas durante a guerra civil da Síria teriam sido mortas e, posteriormente, cremadas. Entretanto, o ministério sírio de Relações Exteriores negou a veracidade das acusações, alegando que tais dados seriam totalmente infundados.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1881QY-OBRWD; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1881QY-OBRWD; http://g1.globo.com/mundo/noticia/estados-unidos-dizem-que-regime-sirio-construiu-crematorio-perto-de-prisao.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/siria-diz-que-acusacoes-sobre-crematorio-sao-totalmente-infundadas.ghtml e http://g1.globo.com/mundo/noticia/ataque-em-area-controlada-pelo-estado-islamico-na-siria-deixa-civis-mortos-diz-ong.ghtml

FORCAS DO AFEGANISTÃO AVANÇAM CONTRA O TALIBÃ

Os militares afegãos recuperaram o controle de um distrito na província de Konduz. O avanço ocorreu na terça-feira veio depois das tropas afegãs iniciarem uma grande operação para retomar o distrito de Qala-e-Zal, matando um soldado Talibã na operação. Um porta-voz do governo de Konduz disse que as forças de segurança estavam limpando minas terrestres instaladas para devolver a segurança aos cidadãos. O Talibã tinha o controle total do distrito desde o dia 6 de maio de 2017.

Fonte: http://www.aljazeera.com/news/2017/05/afghan-forces-gains-taliban-held-areas-170516123415995.html

IRAQUE

Forças iraquianas enfrentaram dificuldade para adentrarem na cidade velha de Mossul pelo sul. Isso levou a um avanço ao norte das tropas iraquianas. Na semana passada, as forças iraquianas com suporte de tropas estadunidenses se moveram para cercar a cidade velha de Mosul, que está sob comando do Estado Islâmico. Uma grande massa de civis feridos foi evacuada.

(8)

Fonte: IRAQI forces surround Daesh-held Old City. The daily Star (Lebanon), Damasco, p.8, 12 mai.

2017.

BASE AÉREA NA SÍRIA É RETOMADA DAS MÃOS DO EI

O exército sírio capturou, recentemente, uma base aérea no leste de Aleppo, capital da Síria. A base aérea de Jarrah esteve sobre o controle do Estado Islâmico (EI) desde janeiro de 2014, após a facção ter capturado de rebeldes que haviam ocupado o território no ano anterior. Após dois meses de pesados combates, o exército da Síria teve êxito na captura da base. Até agora 170 vilarejos e cidades já foram retomados. O próximo alvo-chave das forças do governo sírio será provavelmente a cidade de Maskana, na beira do Lago Assad.

Fonte: SYRIAN army seizes airbase from IS. Kuwait Times, Shuwaikh, p.7, 14 mai. 2017.

HAMAS DIZ TER PRENDIDO EXECUTOR DO COMANDANTE SUPREMO

O Hamas afirma ter detido o assassino do comandante sênior do grupo, Mazen Faqha, que foi morto a tiros na entrada de sua casa, em Gaza, ao final do mês de março, relatando que o suspeito havia cometido tal assassinato por ordem de Israel. O Estado israelense, até então, não comentou sobre o caso.

Fonte: http://www.aljazeera.com/news/2017/05/hamas-arrested-killer-mazen-faqha-170511134727369.html

DEPUTADOS DOS EUA APROVAM PROJETO DE SANÇÕES CONTRA APOIADORES ESTRANGEIROS DA SÍRIA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, recentemente, um projeto de lei para impor sanções contra empresas e bancos estrangeiros que apoiam o governo da Síria e seus supostos abusos de direitos humanos. Segundo os deputados autores do projeto, essa legislação visa aumentar o custo para Assad e seus apoiadores externos, alvejando os setores da economia para diminuir o poder do ditador.

(9)

ÁFRICA

RCA: VIOLÊNCIA SE INTENSIFICA E REFÉNS SÃO LIBERTADOS

Na República Centro-Africana, ocorre uma intensificação da violência das milícias. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que cerca de cem pessoas morreram em um período de dois dias, por conta de confrontos entre combatentes anti-balaka e um grupo de ex-Selekas na cidade de Alindao. Paralelamente, milicianos da República Centro-Africana libertaram cerca de mil pessoas que estavam sendo mantidas como reféns em uma mesquita desde o segundo final de semana do mês de maio.

Fontes: http://www.reuters.com/article/us-centralafrica- violence-idUSKCN18C2FE e http://www.reuters.com/article/us-centralafrica- violence-hostages- idUSKCN18B20W

FUNCIONÁRIOS DE ONG SÃO LIBERTADOS NO MALI

Quatro funcionários da Cruz Vermelha foram sequestrados na área de Tenekou, na região central do Mali. Os funcionários realizavam um levantamento da situação humanitária da região, quando foram abordados por indivíduos armados não identificados. A Cruz Vermelha já havia suspendido suas operações no norte do país após um roubo em seu escritório no mês de abril. Os quatro funcionários foram libertados, porém nenhum resgate foi pago. Não se sabe ainda que grupo estava por trás do sequestro.

Fonte: http://pulse.ng/world/in-mali- four-red- cross-employees- kidnapped-id6680775.html e http://pulse.ng/world/in-mali- abducted-red- cross-employees- freed-id6686198.html

SOLDADOS REBELDES ISOLAM SEGUNDA MAIOR CIDADE DA COSTA DO MARFIM

Os militares exigiram o pagamento de um bônus salarial, dispararam tiros e bloquearam as estradas que vão à cidade de Odienne, na costa norte do país. Os soldados deixaram seus quartéis e organizaram um motim, deixando pessoas mortas e feridas, e recusaram a exigência do exército em entregar suas armas. O motim se espalhou rapidamente,

(10)

obrigando bancos e empresas a fecharem as portas. A revolta durou cerca de cinco dias e acabou com um acordo com o governo que aceitou pagar o bônus salarial.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18C176-OBRWD; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1890UG-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN18B1CX-OBRWD; http://www.reuters.com/article/us-ivorycoast- military-odienne- idUSKBN1881BA e http://www.reuters.com/article/us-http://www.reuters.com/article/us-ivorycoast- military-idUSKCN18B0KF.

NIGÉRIA

Um homem, pretendendo ser membro do Boko Haram, divulgou um vídeo afirmando que o grupo planeja bombardear a capital da Nigéria, Abuja. O homem falava uma língua muito utilizada no norte do país, o hausa, e estava segurando um rifle, juntamente com mais quatro homens armados. Paralelamente, pastores nigerianos armados mataram 20 agricultores em uma mesquita na comunidade Epogi, a oeste do estado central do Níger. A luta pelo uso da terra entre pastores semi-nômades e comunidades mais sedentárias já deixaram várias vítimas ao longo dos anos e o governo afirmou em 2016 que prevenir esses ataques era uma prioridade de segurança. Três mulheres bombas mataram duas pessoas e feriram seis em um ataque a uma aldeia no nordeste do estado de Borno. Até o momento nenhum grupo reivindicou responsabilidade pelo ataque, mas autoridades acreditam ter sido obra do Boko Haram.

Fontes: http://www.reuters.com/article/us-nigeria- security-idUSKBN18900B; http://www.reuters.com/article/us-nigeria- violence-idUSKCN18B24X e http://www.reuters.com/article/us-nigeria- security-idUSKCN18C1V3.

OFICIAL DO GOVERNO DA QUÊNIA É ASSASSINADO

O oficial foi morto em sua própria casa por quatro homens com uniformes militares que, após o assassinato, fugiram para a Somália. Embora o ataque não tenha sido reivindicado acredita-se que os assassinos eram parte do grupo rebelde Al Shabaab, que luta para a remoção das tropas de paz de dentro do território da Somália.

(11)

NIGÉRIA NEGOCIA COM BOKO HARAM POR MAIS REFÉNS DE CHIBOK

O governo da Nigéria está negociando com o grupo fundamentalista Boko Haram pela libertação das mais de 110 garotas sequestradas em Chibok, que ainda estão sob poder do grupo, inclusive considerando trocar mais membros detidos do grupo pela libertação das meninas se necessário, de acordo com fontes oficiais. As remanescentes fazem parte de um grupo de quase 300 jovens sequestradas em uma escola de Chibok no ano de 2014.

Fonte: NIGERIA negotiating with Boko Haram for more Chibok releases. The Day.Dakar, p.A2, 12 mai.

2017.

SOMÁLIA E SEUS APOIADORES ASSINAM PACTO DE SEGURANÇA PARA REFORÇAR AÇÕES DO EXÉRCITO

O governo somali assinou, com seus parceiros estrangeiros, um pacto de segurança apresentado como roteiro para construção de um exército nacional habilitado para assumir a luta contra os militantes do Al Shabaab. O grupo perdeu muito do território que controlava na Somália, mas seus ataques ainda apresentam um grande obstáculo à estabilidade local. A força de União Africana com soldados de países como Quênia, Etiópia, Uganda, Burundi e Djibouti vêm fazendo a maior parte da luta armada, intenciona retirar-se da Somália em 2018. O presidente da Somália, Mohamed A. Mohamed, pediu o encerramento do embargo de armas ao país a fim de dar às suas forças uma vantagem frente ao grupo islâmico.

Fonte: SOMALIA and its backers sign security pact to beef up army. Oman Daily Observer. Londres,

p.1, 12 mai. 2017.

ONU

PEACEKEEPER MARROQUINO É MORTO EM ATAQUE NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA

Um soldado marroquino da Organização das Nações Unidas (ONU) foi morto em um ataque no sudeste da República Centro-Africana, próximo ao local em que outros cinco

(12)

peacekeepers também foram mortos recentemente, de acordo com a Organização. Segundo oficiais da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA), os rebeldes eram membros de uma ampla coalizão que "atacou populações civis, em particular os muçulmanos", outro sinal da contínua violência sectária que assolou o país. Ainda segundo oficiais da Missão, houve relatos de civis mortos no conflito.

Fonte: MOROCCAN peacekeeper killed. Arab Times, Washington, p.10, 15 Maio 2017.

SECRETÁRIO-GERAL DA ONU CONDENA O LANÇAMENTO DE MÍSSEIS BALÍSTICOS NORTE-COREANOS

Nesta segunda-feira, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Gutierres, pediu ao governo norte-coreano para retomar o processo de desnuclearização, tendo afirmado que o último lançamento de mísseis balísticos por Pyongyang é uma ameaça à paz e à segurança na região. Em comunicado oficial, o porta-voz do secretário-geral adicionou que o lançamento de mísseis viola a resolução do Conselho de Segurança. O míssil foi disparado de uma base no noroeste do território da Coreia do Norte, perto da fronteira com a China, enquanto o Secretário Geral estava em Pequim para um fórum.

Fonte: http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=56757#.WRpa64jytPa

SÍRIA REJEITA SUPERVISÃO DA ONU DURANTE A APLICAÇÃO DE ACORDO NO PAÍS

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi barrada pelo governo sírio ao tentar supervisionar a aplicação do acordo entre a Rússia, o Irã e a Turquia para criar “zonas de segurança” no país. O acordo, assinado pela Rússia e Irã, aliados do regime de Bashar al-Assad, e pela Turquia, que apoia os rebeldes, prevê a criação de quatro “zonas de segurança” na Síria, com postos de controle e centros de vigilância, custodiados pelas forças dos países avalistas.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/mundo/noticia/2017/05/governo-sirio-rejeita-supervisao-da-onu-durante-aplicacao-de-acordo-no-pais-9788562.html

(13)

COREIA DO NORTE RECHAÇA SANÇÕES DA ONU

A Coréia do Norte acusou os Estados Unidos de pressionar países que compõem o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) através de ameaças e intimidações, visando a implementação de sanções ao governo norte-coreano. Há quase uma década, foram impostas seis sanções ao país liderado por Kim Jong-Un, aumentando cada vez mais a pressão sobre seu governo, afetando diretamente seus programas militares.

Referências

Documentos relacionados

3º da Lei Complementar nº 123/06, considerada a receita bruta auferida no exercício imediatamente anterior ao desta contratação, (b) não possui e nem possuirá, até a

... 2) MEMORIZANDO: Lembre-se que Deus conhece seu coração então nesse momento encha-o com a Sua Palavra. Vamos lá o versículo de hoje está bem fácil, você consegue. Sabendo que

Dessa forma, gera riqueza porque possibilita o acompanhamento de fluxos reais (de produtos, finanças, informação, social) e identifica como os problemas são

O investimento em ações é um investimento de risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de

Norma de organização: norma que indica os métodos de organização para a eficácia das diversas funções da empresa (p. a função qualidade que gere o sistema de qualidade

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Os adesivos aquosos não possuem consistência alta não tem odor forte, essas características excêntricas geram desconfiança nos aplicadores de adesivo em sapatos e

A Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2015 da Faculdade Adventista