• Nenhum resultado encontrado

COMENTARIOS TRE PE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMENTARIOS TRE PE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Seguem os comentários das questões de Direito Eleitoral da recente prova do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, saliento que o certame foi elaborado pela FCC que também será a responsável pelas provas do TRE-CE e do TRE-SP. Bons Estudos!

Thiago Seabra

Técnico Judiciário - Área Administrativa (Gabarito Tipo 01)

31. As Juntas Eleitorais

(A) deverão resolver as impugnações e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apuração. (O item A é a resposta da questão – Compete à Junta Eleitoral resolver as impugnações e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apuração, o item é cópia literal do Artigo 40, II do Código Eleitoral).

(B) terão composição permanente, através de designação anual por parte do Tribunal Regional Eleitoral. (Item Errado - As Juntas Eleitorais embora sejam órgãos da Justiça Eleitoral, NÃO tem caráter permanente, sendo formadas 60 dias antes da eleição com a nomeação de seus membros e se extinguindo logo que os trabalhos de contagem e de apuração se derem por encerrados). (C) poderão ter a sua composição impugnada somente pelo Ministério Público Eleitoral. (Item Errado – Qualquer Partido Político poderá impugnar a composição das Juntas Eleitorais através de uma petição fundamentada, o prazo para essa impugnação é de 3 dias contados da publicação dos nomes das pessoas indicadas para compor as Juntas).

(D) deverão, preferencialmente, ter em sua composição pessoas que pertencerem ao serviço eleitoral. (Item Errado – As Juntas Eleitorais serão, obrigatoriamente, compostas por 1 Juiz de Direito e mais 2 ou 4 cidadãos, ou seja, pessoas que pertencem ao serviço eleitoral NÃO integram as Juntas Eleitorais).

(E) serão compostas por dois ou quatro cidadãos de notória idoneidade, um dos quais será o seu presidente. (Item Errado – As Juntas Eleitorais serão sempre presididas pelo Juiz de Direito que a integra).

(2)

32. No que concerne à transferência de eleitor, é correto afirmar que:

(A) do despacho que deferir o requerimento de transferência só cabe recurso do Ministério Público Eleitoral, no prazo de três dias. (Item Errado – Nesse item, fique atento ao termo DEFERIR, pois, nesse caso qualquer delegado de partido político poderá recorrer e no prazo de 10 dias. Artigo 18, § 5º da Resolução 21.538/03 do TSE).

(B) só será admitida após o transcurso de, pelo menos, dois anos do alistamento ou da última transferência. (Item Errado - O transcurso será de, pelo menos, 1 ANO do alistamento ou da última transferência. Artigo 18, II da Resolução 21.538/03 do TSE).

(C) o despacho que indeferir o requerimento de transferência é irrecorrível. (Item Errado – Nesse item, fique atento ao termo INDEFERIR, pois diferente do item A, aqui é o próprio eleitor que está legitimado para recorrer da decisão, e o prazo, nesse caso, é de 5 dias. Artigo 18, II da Resolução 21.538/03 do TSE).

(D) exige residência mínima de três meses no novo domicílio, declarada, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor. (O item D é a resposta da questão – Essa exigência está expressa no Artigo 18, III da Resolução 21.538/03 do TSE, lembrando que essa é a Regra Geral).

(E) a prova de quitação com a Justiça Eleitoral não é requisito para requerimento de transferência. (Item Errado – A prova de quitação com a Justiça Eleitoral é exigência que deve ser satisfeita para que o eleitor possa efetivar sua transferência, Artigo 18, IV da Resolução 21.538/03 do TSE). 33. A arguição de inelegibilidade de candidato a Senador, Deputado Federal e Vereador será feita perante (A arguição de inelegibilidade será feita perante os TRE's quando se tratar de, dentre outros, candidatos a Senador e a Deputado Federal. No caso de candidato a Vereador essa arguição será feita perante os Juízes Eleitorais. Portanto, o item A é a resposta da questão, tendo como fundamentação o Artigo 2º, Parágrafo Único da LC 64/90).

(A) os Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais Eleitorais e Juízes Eleitorais, respectivamente.

(B) o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais, respectivamente.

(C) os Tribunais Regionais Eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral e os Juízes Eleitorais, respectivamente.

(D) o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais e os Juízes Eleitorais, respectivamente.

(3)

MEMORIZE:

Arguição de Inelegibilidade – Competência da Justiça Eleitoral TSE Presidente e Vice-Presidente da

República.

Artigo 2º, Parágrafo Único, inciso I da LC

64/90. TRE's

Senador, Governador e Vice-Governador de Estado e do DF, Deputados Federais, Estaduais e

Distritais.

Artigo 2º, Parágrafo Único, inciso II da LC

64/90. Juízes Eleitorais Prefeito e Vice-Prefeito e Vereador.

Artigo 2º, Parágrafo Único, inciso III da LC

64/90.

34. A filiação partidária NÃO (Nesse tipo de questão, para facilitar o raciocínio e evitar confusão pegue o termo NÃO e coloque no início de cada item, veja como fica mais fácil).

(A) NÃO pode ser cancelada por iniciativa do partido político. (Item Errado - O partido político é legitimado para iniciar o processo de cancelamento de filiação, nos casos previstos em lei e no próprio estatuto do partido político).

(B) NÃO é requisito para concorrer a cargo eletivo, sendo permitida candidatura avulsa. (Item Errado – A Filiação Partidária é uma das condições de elegibilidade, não sendo permitidas as candidaturas avulsas).

(C) NÃO pode ter seu prazo legal ampliado pelo estatuto do partido político. (Item Errado - O prazo mínimo de filiação partidária, pela regra geral do Artigo 18 da Lei 9.096/95, é de 1 ANO, mas, a mesma Lei 9.096/95 em seu Artigo 20 faculta aos partido políticos a possibilidade de exigir, em seus estatutos, prazos de filiação SUPERIORES).

(D) NÃO pode ter seu prazo alterado pelo estatuto do partido político no ano da eleição. (Resposta da questão – O parágrafo único, do artigo 20 da Lei 9.096/95 faz a ressalva de que os prazos de filiação partidária, fixados no estatuto do partido, com vistas a candidatura a cargos eletivos, NÃO PODEM ser alterados no ano da eleição).

(E) NÃO exige que o eleitor esteja em pleno gozo de seus direitos políticos. (Item Errado – Só pode filiar-se a partido político o eleitor que estiver em pleno gozo de seus direitos políticos, artigo 16 da Lei 9.096/95).

(4)

35. Em eleição para Governador de Estado, disputada por quatro candidatos, nenhum candidato alcançou maioria absoluta de votos, não computados os em branco e nulos, no primeiro turno. Foi convocada nova eleição entre o primeiro e o segundo colocados. Ocorre que, antes da realização do segundo turno, o primeiro colocado faleceu e o segundo desistiu. Nesse caso, (A eleição da questão é para o cargo de Governador de Estado, nesse caso se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta de votos na primeira votação, haverá o 2º Turno com os dois

candidatos mais bem votados, mas nos casos de morte, desistência ou impedimento legal, de um ou dos dois candidatos mais bem votados, o 2º Turno será realizado pelos candidatos

remanescentes de maior votação).

(A) o segundo turno será disputado entre os candidatos a Vice-Governador do primeiro e do segundo colocados.

(B) serão convocadas novas eleições, com reabertura de prazo para registro de candidatos.

(C) o segundo turno será disputado entre os dois candidatos remanescentes. (Resposta da questão – Já que o primeiro colocado que disputaria o 2º Turno faleceu, chama-se o remanescente, no caso o 3º Lugar para disputar a eleição. E como o segundo colocado desistiu da disputa, e há mais um remanescente no caso o 4º Lugar, este será convocado, também, para disputar a eleição – Assim, ocorrerá o 2º Turno entre os dois candidatos remanescentes, ou seja, o 3º e 4º colocado). (D) será considerado eleito o de maior votação dentre os remanescentes.

(E) o segundo turno será disputado entre o candidato a Vice-Governador do primeiro colocado e o de maior votação dentre os dois remanescentes.

36. Nero foi expulso de seu partido político, após o deferimento do registro de sua candidatura a Deputado Federal, em processo no qual foram observadas as normas estatutárias e lhe foi assegurada ampla defesa. Nesse caso, após solicitação do partido, a Justiça Eleitoral (Perceba que o processo de expulsão de Nero, lhe garantiu a ampla defesa, e seguiu as normas estatutárias do partido, o que significa que o processo é legítimo).

(A) decretará o cancelamento do registro do candidato. (Item Correto – A expulsão é caso que enseja o cancelamento imediato da filiação, e sem está filiado a Partido Político o candidato não pode permanecer concorrendo ao cargo eletivo, assim, cabe a Justiça Eleitoral, após solicitação do partido, decretar o cancelamento do registro do candidato).

(B) não poderá decretar o cancelamento do registro do candidato, que poderá concorrer como candidato avulso. (Item Errado – Candidatura avulsa não é possível).

(5)

(D) só decretará o cancelamento do registro do candidato se o processo de expulsão tiver sido iniciado antes do deferimento do pedido de registro. (Item Errado – Expulsão, gera cancelamento IMEDIATO da filiação partidária, o cancelamento do registro é consequência).

(E) só decretará o cancelamento do registro do candidato se o nome e o número deste ainda não estiverem constando da urna eletrônica. (Item Errado – Expulsão, gera cancelamento IMEDIATO da filiação partidária, o cancelamento do registro é consequência).

37. A respeito da arrecadação e da aplicação de recursos nas campanhas eleitorais, considere:

I. Na eleição presidencial é obrigatória a criação de comitê nacional. (Item Correto – Eleição Presidencial, Comitê Nacional: Obrigatório e Comitês nos Estados e DF: Facultativo – Artigo 19, § 2º da Lei 9.504/97)

II. A abertura de conta bancária específica para registrar todo o movimento financeiro da campanha só é necessária para os candidatos às eleições proporcionais. (Item Errado – A Lei 9.504/97, em seu artigo 22, obriga tanto os partidos como os candidatos - sejam majoritários ou proporcionais - a abrirem conta bancária ESPECÍFICA para registrar todo o movimento financeiro da campanha).

III. Os candidatos não estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. (Item Errado – O artigo 22-A da Lei 9.504/97 “incluído pela Lei 12.034/09”, obriga os Candidatos e os Comitês Financeiros a se inscreverem no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ).

Está correto o que consta SOMENTE em (Apenas o item I está correto, portanto, item C é a resposta da questão). (A) I e III. (B) I e II. (C) I. (D) II e III. (E) III.

(6)

38. Ao postulante à candidatura a cargo eletivo é permitida a realização, na quinzena anterior à escolha pelo partido, de propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, através, dentre outras formas, (Veja que a questão trata de Propaganda Intrapartidária, que é aquela feita apenas no âmbito interno do partido, cuja finalidade do postulante a cargo eletivo é conquistar a indicação de seu nome para disputar uma eleição. A propaganda intrapartidária, na quinzena anterior à escolha pelo partido, é regulada pelo Artigo 36, § 1º da Lei 9.504/97, nesse caso é expressamente vedado o uso de rádio, televisão e outdoor).

(A) da televisão, em inserções de até sessenta segundos, a critério do candidato. (Item Errado – Uso de televisão é expressamente vedado).

(B) do rádio, em inserções de até sessenta segundos, a critério do candidato. (Item Errado – Uso de rádio é expressamente vedado).

(C) de outdoor, em locais sorteados pela Justiça Eleitoral. (Item Errado – Uso de outdoor é expressamente vedado).

(D) de cartazes e bandeira no local em que será realizada a convenção partidária. (Item Correto). (E) do rádio ou da televisão, em programas semanais de quinze minutos, com tempo dividido entre os candidatos. (Item Errado – Uso de rádio ou televisão é expressamente vedado).

39. No que concerne a condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais, é correto afirmar:

(A) Nos três meses que antecedem o pleito, na realização de inaugurações, é vedada a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. (Item Correto – Cópia Literal do Artigo 75 da Lei 9.504/97 - Nos três meses que antecederem as eleições, na realização de inaugurações é vedada a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos).

(B) Nos três meses que antecedem o pleito, qualquer candidato poderá comparecer à inauguração de obras públicas. (Item Errado - Artigo 77 da Lei 9.504/97 - É proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas). (grifos nossos)

(C) No ano em que se realizar eleição, os programas sociais poderão ser executados por entidade nominalmente vinculada a candidato, desde que autorizados por lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. (Item Errado - Artigo 73, § 11 da Lei 9.504/97 - Nos anos eleitorais, os programas sociais de que trata o § 10 não poderão ser executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por esse mantida).

(7)

(E) Nos três meses que antecedem o pleito é vedada aos agentes públicos, servidores ou não, a transferência ou remoção ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitenciários. (Item Errado – Segundo o artigo 73, V, e da Lei 9.504/97 esse caso é uma exceção à regra, a transferência ou remoção ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitenciários é possível durante esse período).

40. NÃO constitui crime eleitoral:

(A) fornecer qualquer candidato transporte aos eleitores da zona urbana no dia da eleição. (Item Errado – Essa conduta constitui crime eleitoral, segundo o Artigo 11, III da Lei 6.091/74).

(B) fornecer o particular refeições a eleitores da zona rural no dia da eleição. (Item Errado – Essa conduta constitui crime eleitoral, segundo o Artigo 11, III da Lei 6.091/74).

(C) desatender à requisição de veículos e embarcações particulares pela Justiça Eleitoral, para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias deeleição, nos casos previstos em lei. (Item Errado – Essa conduta constitui crime eleitoral, segundo o Artigo 11, II da Lei 6.091/74).

(D) fornecer qualquer pessoa refeições aos eleitores da zona urbana no dia da eleição. (Item Errado – Essa conduta constitui crime eleitoral, segundo o Artigo 11, III da Lei 6.091/74).

(E) deixar o eleitor de votar e não se justificar perante o Juiz Eleitoral até sessenta dias após a realização da eleição. (Resposta da questão – Essa conduta não constitui crime eleitoral, aqui haverá apenas uma sanção para o eleitor que incorrerá em multa imposta pelo Juiz Eleitoral).

A persistência é o caminho do êxito! Charles Chaplin

Referências

Documentos relacionados

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

(e) Se Alfredo escrever para Maria e João for ao encontro dela, então Maria não irá para outra cidade.. (f) Se Alfredo for ao encontro de Maria ou João for ao encontro de Maria,

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Paralelamente, a fim de possibilitar a análise comparativa dos processos em que via judicial se mostrou mais vantajosa, com o intuito de avaliar e verificar a ocorrência ou não

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação