• Nenhum resultado encontrado

G abarito A. das utoatividades ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G abarito A. das utoatividades ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

das

A

G

utoatividades

(2)

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2018

(3)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

UNIDADE 1

TÓPICO 1

1 Os vertebrados, em muitos casos, dividem o mesmo ambiente que os seres humanos. Isso é possível, pois sua estrutura corporal permite a esses animais interagir com o ambiente de forma muito específica. Essa interação com o ambiente que os rodeia é possível graças a algumas características corporais importantes. Em sua opinião, quais características dos cordados são mais importantes para seu sucesso evolutivo? Justifique sua resposta.

R.: O surgimento da notocorda, pois permitiu a sustentação do corpo e fixação dos músculos permitindo movimentos mais complexos e eficientes.

O surgimento do cordão nervoso dorsal, pois ele permitiu o surgimento do cérebro e o desenvolvimento da cabeça, bem como a coordenação do organismo.

A cauda pós-anal, pois nos primeiros vertebrados isso permitiu uma locomoção mais eficiente e complexa permitindo a busca por novas fontes de alimento e sítios reprodutivos.

2 Após a leitura do Tópico 1 e tendo iniciado o estudo sobre os vertebrados, você já deve ser capaz de determinar a veracidade das afirmativas abaixo, dessa forma, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(F) Todos os vertebrados possuem coluna vertebral bem desenvolvida. (V) A notocorda é uma estrutura importante, pois forneceu ao corpo dos

cordados um meio de sustentação.

(F) Assim como as fendas branquiais, as fendas faríngeas auxiliam a respiração.

(F) Como surgiram nos oceanos, os vertebrados só são encontrados no ambiente aquático.

(F) As fendas faríngeas são responsáveis pelo surgimento da cabeça durante a evolução dos cordados.

(4)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

(F) A presença de coluna vertebral faz com que todos os vertebrados sejam animais de tamanho médio a grande, não existem vertebrados pequenos. (F) A notocorda é rígida, pois sua estrutura é feita de minerais derivados de

cálcio que darão origem ao esqueleto.

3 Justifique os motivos que levaram você a classificar as alternativas como FALSAS no exercício 2.

R.: Nem todos s vertebrados possuem coluna vertebral bem desenvolvida, nos primeiros vertebrados a coluna vertebral era formada apenas por algumas vértebras que se posicionavam ao redor da notocorda, em alguns casos essas vértebras eram apenas vestigiais.

TÓPICO 2

1 Os vertebrados surgiram a partir de algumas características desenvolvidas em seus antepassados dos cordados invertebrados. Esses animais aproximam-se dos cordados vertebrados, pois fazem vínculo com os mesmos ao possuírem algumas características em comum. Quais são as características que os cordados invertebrados têm em comum com os vertebrados?

R.: Os cordados invertebrados têm em comum com os vertebrados a notocorda, que pode em alguns casos estar presente apenas nas formas jovens, as fendas faríngeas, que em alguns casos continuam com a função atrelada à alimentação e o cordão nervoso dorsal, que permitirá a cefalização do grupo e a coordenação do organismo.

(5)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

Os animais que aparecem na tirinha possuem semelhanças que fizeram os anelídeos serem considerados antepassados dos vertebrados. Quais as características utilizadas para embasar essa teoria?

R.: Embora não seja a teoria mais aceita, as características seriam a segmentação do corpo, ou seja, a divisão do corpo em partes bem definidas, regionalização do cérebro que é característica forte dos vertebrados e plano básico corporal igual, posição dos vasos sanguíneos e cordão nervoso, porém invertido.

3 Em muitos casos, os parentescos evolutivos foram determinados com o auxílio de estudos embriológicos em busca de semelhanças no desenvolvimento dos animais. Para isso, são estudadas as características da clivagem do zigoto, até a morfologia do embrião. Com relação às sucessivas divisões do zigoto e dos estágios embrionários, qual a diferença entre uma blástula e uma gástrula?

R.: A blástula é uma esfera oca formada por inúmeras células que surgiram da divisão do zigoto. Já a gástrula é quando a blástula sofre a invaginação da sua parede e assim forma uma entrada, que dará origem ao sistema digestório primitivo.

4 Sobre os cordados vertebrados, invertebrados e as características dos Cordados, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

(F) Todos os vertebrados possuem respiração pulmonar, essa é uma das principais características do grupo.

(V) A região da cabeça já existia em invertebrados, dessa forma ela não é uma característica dos vertebrados.

(V) Os Urocordados possuem mais semelhanças com os cordados quando analisamos sua larva.

(V) Os cephalocordados estão mais intimamente ligados aos cordados que os hemicordados.

(F) Os hemicordados têm na clivagem uma importante semelhança com os cordados.

(F) Alguns vertebrados possuem simetria radial, mas a bilateral é predominante no grupo.

(F) Dentro do arquêntero encontramos a ectoderme.

(6)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S TÓPICO 3

1 Ao conversar com seus alunos sobre peixes em uma de suas aulas, um professor ouviu o seguinte depoimento de um de seus alunos: “Professor! Eu viajei para os Estados Unidos e fui pescar com meu tio em um rio próximo à casa dele. Enquanto estava pescando, entrei no rio descalço e logo senti algo no meu pé, quando olhei para ver o que era, percebi que tinha uma lampreia me mordendo”. Após esse depoimento o professor prontamente explicou que uma lampreia não poderia morder o pé dele. Explique por que uma lampreia não conseguiria morder o pé do aluno.

R.: Morder é uma capacidade realizada apenas por animais que possuem mandíbula. As lampreias não possuem mandíbula, apenas uma boca circular e sugadora. Elas conseguem apenas se fixar no corpo da vítima e arrancar pequenos pedaços utilizando sua áspera língua, mas não mordem.

2 Para olhos mal treinados, as feiticeiras e lampreias são muito parecidas, tão parecidas que poderiam, inclusive, ser considerados animais pertencentes à mesma família. Contudo, entre myxiniformes e os petromyzontiformes existem algumas diferenças bem importantes. Cite as diferenças entre esses grupos com relação a sua reprodução.

R.: As feiticeiras são monoicas e produzem ovos grandes, de casca dura, com muito vitelo do qual supõe-se, sai uma larva completamente formada. Já as lampreias são dioicas, colocam milhares de ovos muito pequenos, sem casca especial e do qual sai uma larva de aproximadamente 6 mm.

3 As feiticeiras são animais pacíficos que se alimentam de carcaças no fundo do mar. Elas não são venenosas, não possuem dentes afiados e não apresentam couraça ou escamas sólidas e fortes. Olhando dessa forma, esses animais parecem presa fácil para qualquer predador que deseja se alimentar de um deles. Como esses animais podem se defender do ataque de um predador?

R.: Como forma de defesa, esses animais produzem uma quantidade incrivelmente grande de muco. Caso sejam agarrados, ainda podem utilizar uma estratégia que é a formação de um nó em seu corpo, que ao escorregar sobre si, acaba por soltar-se do animal que a capturou.

4 Uma característica que surgiu nos peixes e facilitou a conquista das águas foi o surgimento da mandíbula, permitindo que esses animais manipulassem o alimento e agarrassem de forma eficiente

(7)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

suas presas. Os agnatos não possuem mandíbulas, mas mesmo assim estão vivos e presentes no meio ambiente até os dias de hoje. Quais as funções que a boca desses animais realiza ajudando na sua sobrevivência?

R.: É uma boca com função ventosa, permitindo a esses animais agarrarem-se às presas, arrancando pequenos pedaços com a sua língua. Além disso, essa boca ventosa auxilia nas grandes migrações rio acima das lampreias, permitindo que elas se fixem nos obstáculos que devem atravessar.

5 Ter a capacidade de obter energia através do alimento é uma habilidade fundamental para todos os animais. Embora não possuam mandíbula, tanto os myxiniformes quanto os petromyzontiformes possuem estratégias de alimentação diferentes. Quais os itens alimentares e quais as estratégias de alimentação de cada um desses grupos?

R.: Os myxiniformes são preferencialmente carniceiros do fundo do mar, usando a estratégia de dar um nó no próprio corpo para arrancar pedaços da carne dos animais mortos de que se alimenta. Já os petromyzontiformes alimentam-se ativamente de presas que são perseguidas por eles. Eles se grudam nas vítimas com a boca e utilizam sua língua dentada áspera para arrancar pequenos pedaços do animal.

6 Com relação aos agnatos, o grupo de animais que não possuem mandíbulas, eles se dividem em dois grupos, o dos peixes conhecidos como feiticeiras e o outro onde estão as lampreias.

Com relação aos grupos desses animais, observe as características a seguir e relacione as colunas:

1 – Myxiniformes (2) Possui notocorda com pequenas vértebras ou estruturas vertebrais.

2 - Petromyzontiformes (2) Possui uma língua áspera para arrancar pedaços do corpo de suas presas. (1) Na sua fase adulta possuem apenas notocorda. (1) Seus ovos são grandes e com muito vitelo. (1) São hermafroditas.

(1) Alimentam-se de carniça.

(2) Vivem em água doce e suas larvas sofrem metamorfose para voltar à água salgada. (2) Podem produzir milhares de ovos.

(2) Seu coração possui apenas duas cavidades. (1) Podem dar um nó no próprio corpo.

(8)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S UNIDADE 2 TÓPICO 1

1 Quando nos referimos aos peixes temos que imaginar que esse grupo não nasceu pronto, mas evoluiu durante muito tempo, modificando-se e melhorando suas estruturas para o ambiente aquático. Cite adaptações que os peixes possuem para otimizar a natação.

R.: Para facilitar a natação, os peixes possuem uma série de adaptações à vida aquática, entre elas, o formato do corpo que é hidrodinâmico, nadadeiras, muco e escamas para diminuir o atrito, bexiga natatória ou fígado com óleo para melhorar a flutuabilidade.

2 Embora os peixes, de modo geral, tenham muitas características em comum, ao separá-los em dois grupos, automaticamente devemos ter características que permitam essa segregação. Complete a tabela com as características dos peixes ósseos dos peixes cartilaginosos.

Peixes ósseos Peixes cartilaginosos Boca frontal ventral

Esqueleto ósseo cartilaginoso ou calcificado

Nadadeiras Nadadeiras pouco móveis Nadadeiras muito móveis

Escamas Escamas dérmicas Escamas epidérmicas

Flutuação Bexiga natatória Fígado muito grande

Sistema digestório

terminado em: Ânus Cloaca

Branquias Opérculo Fendas branquiais

Sistema reprodutor Fecundação externa Fecundação interna

Eletrorrecepção Eletroplacas com capacidade de emitir descargas elétricas Ampolas de Lorenzini FIQUE ATENTO: As respostas contidas aqui são apenas alguns exemplos de diferenças que existem entre peixes ósseos e cartilaginosos, a tabela pode ser ampliada com o preenchimento de outras características que julgar ser pertinente.

(9)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

3 Existem várias estratégias reprodutivas que permitem aos animais perpetuar a sua espécie e continuar existindo no planeta. Cite as estratégias reprodutivas de cada um dos grupos de peixes estudados.

R.: Enquanto os peixes ósseos têm fecundação externa e colocam centenas de milhares de pequenos ovos com pouca gema, dos quais nascem larvas imaturas muito sensíveis, os peixes cartilaginosos têm fecundação interna e colocam poucos ovos grandes, com muita gema, dos quais nascem um filhote totalmente formado, praticamente réplica do adulto.

4 Se os peixes vivem no ambiente aquático e precisam retirar da água o oxigênio necessário para sua respiração, quais as pressões ambientais que levaram ao surgimento de uma respiração pulmonar nesse grupo de origem aquática?

R.: O surgimento da respiração pulmonar nos peixes é vinculado à ocupação de ambientes pobres em oxigênio dissolvido na água. Esse tipo de condição é encontrado em lagos que secam em determinadas estações do ano, ou em áreas alagadas ricas em matéria orgânica, cuja decomposição esgota o oxigênio disponível na água ou ainda em locais onde a água é anormalmente quente, pois a água quente suporta menos oxigênio dissolvido que a água gelada.

5 Assinale V para verdadeiro e F para falso com relação às afirmações abaixo:

(F) O esqueleto dos peixes cartilaginosos é totalmente feito por cartilagem, sem minerais.

(F) A linha lateral é importante na percepção de vibrações na água. (F) As escamas dos peixes têm apenas função defensiva, protegendo

contra mordidas.

(F) Os ovos dos chondrichthyes são mais sensíveis e deles nasce um alevino.

(V) Os osteichthyes produzem muco na pele para ajudar a diminuir o atrito com a água.

(F) O opérculo dos peixes cartilaginosos protege suas brânquias. (F) Como vivem na água, os peixes não possuem olfato.

(V) Ampolas de Lorenzini são estruturas que detectam pequenas correntes elétricas.

(10)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S TÓPICO 2

1 Assinale V para verdadeiro e F para falso com relação às afirmações abaixo:

(V) Nem todos os anfíbios possuem ovos que necessitam ser postos na água.

(F) A maior parte dos girinos alimentam-se de pequenas larvas e insetos. (V) Sapos, rãs e pererecas pertencem ao grupo dos anuros, pois não

possuem cauda.

(F) O órgão de Jacobson é responsável pelo sentido do equilíbrio e da audição.

(V) A respiração cutânea ocorre através da pele que é fina e úmida. (F) Nos anfíbios, a respiração branquial é exclusiva dos girinos.

(F) O pulmão dos anfíbios substitui a respiração cutânea, ela não é mais necessária.

(V) Todos os anfíbios possuem um estágio larval iniciando sua vida na água.

2 Embora os anfíbios tenham algumas características bem marcantes em comum, eles se dividem em três grupos devido a variações em sua estrutura física. Diferencie os três grupos de anfíbios com relação as suas caraterísticas anatômicas externas.

R.: Anuros não possuem cauda, ou se a possuem, ela é muito reduzida. Caudatas possuem uma cauda longa e bem desenvolvida.

Gymnophionas não possuem patas, nem mesmo vestígios delas.

3 Cite três mudanças físicas e três mudanças bioquímicas que ocorrem durante a metamorfose.

R.: As mudanças físicas que ocorrem na metamorfose são: crescimento e alargamento da boca, calcificação do esqueleto, perda de placas córneas, perda das brânquias e fechamento das fendas branquiais, desenvolvimento dos pulmões, desenvolvimento da língua protrátil, aparecimento das pernas posteriores e depois as anteriores, redução do comprimento do intestino (de herbívoro para carnívoro), reabsorção da cauda (anuros) e nadadeiras medianas, formação da membrana nictitante no olho, crescimento do cerebelo, formação de glândulas dérmicas.

(11)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

As mudanças bioquímicas que ocorrem são: excreção de amônia muda para ureia, a proporção de albumina no sangue aumenta frente à quantidade de globulina, a capacidade de o sangue liberar oxigênio nos tecidos aumenta (mudança da hemoglobina larval para adulta), aumento da atividade da pepsina e tripsina nas espécies carnívoras através da reeducação do pâncreas.

4 Os anfíbios são conhecidos por terem duas fases de vida. Geralmente, uma delas é aquática e a outra é terrestre. Porém, mesmo para a fase de vida terrestre, há uma grande necessidade para a maioria dos anfíbios de se manterem próximos a fontes de água, ou mesmo locais com grande umidade. Quais os motivos que levam a maioria dos anfíbios a serem tão dependentes da água?

R.: Os anfíbios dependem da água para sua reprodução, pois seus ovos desidratariam e as larvas morreriam, caso os ovos fossem colocados fora da água. Eles também dependem da água para realizar um importante processo fisiológico, a respiração cutânea que tem um papel muito importante na troca gasosa para a maioria das espécies.

TÓPICO 3

1 A transição entre água e terra não foi fácil para os vertebrados. Para dar conta desse novo ambiente, os vertebrados precisaram desenvolver diversas estratégias adaptativas, até então inéditas entre os vertebrados. Cite algumas características que permitiram aos répteis conquistar o ambiente terrestre.

R.: Ovos com casca impermeável, porém porosa. Pele espessa e queratinizada. Membros locomotores mais fortes. Respiração pulmonar mais eficiente.

2 Embora possuam diversas características em comum, os répteis podem ser divididos em quatro ordens, pois possuem diferenças morfológicas significativas. Cite características específicas de cada uma das ordens de répteis e dê exemplos de seus integrantes.

R.: Chelonia: possuem carapaça e os membros partem de dentro da caixa torácica, uma exclusividade na natureza, é formada pelas tartarugas, cágados e jabotis.

(12)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

Crocodilia: possuem placas ósseas no dorso chamadas de osteodermos, seu coração possui quatro cavidades completamente separadas.

Squamata: formada pelas cobras e lagartos, possuem hemipênis, no caso das cobras, possuem órgãos alongados e de posição alternada.

Rhynchocephalia: formado pelo tuatara, possui as seguintes características exclusivas: dois arcos temporais no crânio, osso quadrado fixo, olho parietal mediano, ausência de órgão copulador e a preferência por temperaturas mais baixas.

3 Com relação aos répteis, suas características e peculiaridades, relacione as colunas abaixo: (cada alternativa pode ser referente a mais de uma ordem de répteis).

1 Chelonia (3) Possuem hemipênis como órgão copulatório.

2 Squamata (1 ,2, 4) Em seu sistema circulatório há mistura de sangue.

3 Crocodilia (3) Possuem osteodermos. 4 Rhynchocephalia (2) Possuem espécies vivíparas.

(1) Podem ter respiração cloacal.

(1,2,3,4) Possuem pulmões bem desenvolvidos. (1) Possuem plastrão.

(2) Possuem espécies venenosas.

(1, 4) O sexo é determinado pela temperatura de incubação.

4 A reprodução independente da água foi uma grande vantagem dos répteis para garantir o domínio do ambiente terrestre. Quais características do ovo dos répteis foram fundamentais para essa independência?

R.: A casca impermeável, uma grande reserva de vitelo que permitiu ao embrião se desenvolver completamente e as membranas extraembrionárias que permitiram ao embrião realizar todas as transformações necessárias estando isolado no interior do ovo.

(13)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S UNIDADE 3 TÓPICO 1

1 Embora nem todas as aves possuam a capacidade de voar, esta é uma das grandes características desse grupo. Voar, porém, foi uma conquista que necessitou de grande número de adaptações. Cite as adaptações que as aves precisaram desenvolver para voar.

R.: Para poderem voar, algumas das características desenvolvidas pelas aves foram: esqueleto mais leve, sacos aéreos e ossos pneumáticos, corpo aerodinâmico, ausência de bexiga natatória reduzindo o peso corporal, um grande osso esterno com músculos peitorais potentes.

2 A característica diagnóstica mais marcante das aves é que possuem seu corpo coberto por penas. As penas, na verdade, são exclusivas delas, nenhum outro animal as possui. Além disso, as penas são importantes para as aves de diversas maneiras. Quais as funções das penas?

R.: As penas não apenas isolam termicamente o corpo da ave, elas também fornecem o formato aerodinâmico necessário ao voo, seu colorido serve como atrativo na época reprodutiva, e juntamente com o óleo da glândula uropigiana, tornam a ave impermeável, mantendo-a seca e aquecida.

3 Poder voar e manter a temperatura do corpo constante exige da ave uma grande capacidade respiratória. Isso fez com que as aves desenvolvessem um sistema respiratório único e muito desenvolvido. Quais as características desse sistema respiratório que permitiram às aves alçar voo e tornarem-se endotérmicas?

R.: O sistema respiratório das aves apresenta um sistema de circulação contracorrente, sacos aéreos que aumentam muito o volume de ar inspirado, ossos pneumáticos que ampliam ainda mais a capacidade de reserva de ar, capilares aéreos entrelaçados com os sanguíneos realizando a troca gasosa e podem manter um fluxo constante unidirecional de ar permitindo absorver uma grande quantidade de oxigênio.

4 A evolução nos fornece pistas que relacionam os seres que já existiram com os seres vivos atuais. Isso nos permite verificar como

(14)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

a evolução age. Dessa forma, sempre temos características em comum que nos permitem vincular a origem dos seres vivos a partir de seus antepassados já extintos. Quais características podem ser relacionadas que evidenciam os répteis como antecessores das aves?

R.: Algumas das características que relacionam os répteis como antecessores das aves são: os ovos de casca dura e calcária, as escamas nos membros inferiores, as penas terem suas origens em escamas que se diferenciaram, encurtamento da coluna, modificação das mãos, sacos aéreos e os ossos pneumáticos.

5 Os ninhos são uma característica curiosa na reprodução das aves. Em algumas espécies a construção do ninho consome muito tempo, esforço e recursos. Quais as funções desempenhadas pelos ninhos que fazem valer tanto esforço em sua construção?

R.: Os ninhos, além de protegerem e acomodarem os filhotes, em muitas espécies servem como atrativo às fêmeas, que ao analisarem os diferentes ninhos, escolhem os mais fortes e bem construídos, dessa forma isso justifica tanto esforço e recurso monopolizado para construção dos ninhos.

TÓPICO 2

1 Os mamíferos diferenciaram-se evolutivamente dos répteis. Embora sejam bem diferentes, esse parentesco entre eles possui registros fósseis bem determinados. Quais são as modificações que os mamíferos sofreram que os separam dos répteis?

R.: Além da espiração dos mamíferos ser mais eficiente que a dos répteis, sua circulação também é mais eficiente, isso unido a uma pele flexível e glandular, porém impermeável, que separa bem os mamíferos dos répteis. Na reprodução, os machos de mamíferos possuem pênis para passar os gametas às fêmeas e elas desenvolvem os filhotes no interior de seu organismo, como regra geral, diferente dos répteis que são ovíparos.

2 As escamas dos répteis, bem como as penas das aves, fornecem a esses animais a proteção necessária para seus corpos. Com relação à cobertura corporal dos mamíferos, quais as diferenças entre a cobertura dos répteis e a cobertura dos mamíferos?

(15)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

R.: A pele dos répteis é seca e as escamas fornecem a impermeabilização necessária para impedir que esses animais percam uma grande quantidade de água. Além disso, as escamas não possuem função sensorial, mas protegem o animal contra escoriações. Já a cobertura corporal dos mamíferos, os pelos, tem função sensorial, de isolamento térmico e contra abrasões. Sua pele, porém, tem função tátil e é ela que impermeabiliza o animal através de uma grossa camada de células mortas repletas de queratina.

3 Ao trabalhar os mamíferos em sala de aula, é muito comum utilizarmos o ser humano como exemplo para todas as questões referentes a esse grupo. Contudo, utilizar e falar apenas de pessoas pode levar o professor e os seus estudantes a alguns erros. Algo muito comum é “tratar os mamíferos como sendo o grupo em que as fêmeas dão à luz aos seus filhotes”. Essa afirmação está correta? Justifique.

R.: Não é correto afirmar isso, pois dentro da classe dos mamíferos existe um grupo de animais, os monotremados, que põem ovos e não dão à luz aos filhotes. Podemos considerá-los vivíparos, de modo geral, mas jamais esquecer das peculiaridades desse grupo.

4 Entre todos os grupos de vertebrados, as aves e mamíferos foram aqueles que conseguiram colonizar os ambientes mais diversos do planeta. Isso não aconteceu por acaso. Quais as adaptações que os mamíferos sofreram e que permitiram a eles habitar os mais diversos ambientes do planeta?

R.: Além da endotermia e dos pelos para isolamento térmico, que permitiram aos mamíferos colonizar as regiões geladas do planeta, um bom sistema sensorial permitiu aos mamíferos explorar recursos de maneira diferenciada. Outro fator foi a plasticidade de formas que os mamíferos puderam assumir, como por exemplo, terem modificado suas patas dianteiras em nadadeiras para viverem no ambiente aquático e também em asas para voar.

5 Nas colunas abaixo, relacione as características aos grupos de animais. Podem existir características onde será necessário assinalar mais de um grupo animal correspondente:

(16)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

1 – Peixes (1, 2, 5) Possuem uma pele rica em glândulas. 2 – Anfíbios (1, 2,3,4,5) São ovíparos.

3 – Répteis (3, 5) Possuem bexiga.

4 – Aves (2, 3, 4) Possuem cloaca como regra no grupo. 5 – Mamíferos (3, 4, 5) A sua fecundação é interna.

(1, 2) Possuem fecundação externa.

(4, 5) Possuem exclusivamente respiração pulmonar. (1) Respiram através de brânquias.

(5) Possuem pênis como órgão copulatório. (1, 3) Tem o corpo coberto por escamas. (2) Realizam respiração cutânea. (4, 5) Conseguem voar.

(3, 4, 5) Põem ovos com membranas extraembrionárias. (2) Iniciaram a colonização do ambiente terrestre. (3, 4) Possuem um bico córneo.

(2, 3, 4) Em seu coração há mistura de sangues arterial e venoso.

6 O termo mamífero foi derivado das glândulas mamárias, estruturas que produzem um leite nutritivo com o qual as fêmeas alimentam seus filhotes. Durante muito tempo, a alimentação dos filhotes com leite foi considerada o grande diferencial dos mamíferos para os demais grupos. Explique por que essa característica não é mais exclusiva dos mamíferos e diga qual característica poderia substituí-la como diagnóstica para os mamíferos.

R.: Existem aves que também produzem um líquido nutritivo (no papo) com o qual alimentam seus filhotes. A característica que poderia substituir as glândulas mamárias como diagnóstica para os mamíferos seria os pelos, pois nenhum outro grupo possui pelos no corpo e todos os mamíferos os têm.

7 Conhecer o processo de evolução dos seres vivos é fascinante, devido entre outros fatores, às diversas transformações físicas e fisiológicas que eles sofreram ao longo do tempo sob influência da seleção para diferentes hábitats. Descreva brevemente, resumindo os processos e adaptações que os vertebrados desenvolveram para passar dos peixes, que eram totalmente aquáticos, até os mamíferos.

R.: Quando peixes, para poderem iniciar o processo de colonização da terra firme, precisaram desenvolver pulmões e quatro patas musculosas capazes de locomover seus corpos. Assim, quando saíram da água na forma de

(17)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

anfíbios, continuaram dependentes da água para sua reprodução. Veio então o ovo de casca coriácea e calcária com membranas extraembrionárias, que permitiu a postura dos ovos fora da água, pulmões ainda mais desenvolvidos para suprir a falta da respiração cutânea, pois agora, na forma de répteis, os vertebrados estavam impermeáveis a perda e à absorção de água pela pele, bem como eliminar quase que completamente a perda de água através da urina. Nos répteis, os vertebrados sofreriam duas transformações. Alguns deles desenvolveriam penas como forma de isolar o seu organismo e auxiliar a manter a temperatura do corpo, e outro grupo desenvolveria os pelos para a mesma finalidade. Nas aves, os ovos foram mantidos como estratégia reprodutiva, porém o desenvolvimento da endotermia permitiu que esses animais se tornassem muito ativos e necessitassem de respiração mais eficiente, com sacos aéreos e um coração com quatro cavidades, sem mistura de sangue. Já os mamíferos, além do desenvolvimento de pelos, também se tornaram endotérmicos e desenvolveram um sistema circulatório com cavidades sem mistura de sangue, um sistema digestório bem desenvolvido iniciando em uma boca com dentes para processamento do alimento e um sistema excretor que utiliza água na excreção, porém é extremamente eficiente em reabsorvê-la antes da excreção.

TÓPICO 3

1 Uma das premissas para uma boa aula é um bom conhecimento sobre a área que se pretende ministrar em sala, junto aos alunos. Dessa forma, o professor de ciências, ao abordar vertebrados, deve estar bem preparado com relação às espécies de animais vertebrados do Brasil e de sua região. Lançamos aqui um desafio: faça uma lista com o nome de 10 aves, 10 anfíbios, 10 répteis, 10 mamíferos e 10 peixes de sua região. Caso não saiba, mãos à obra, pesquise.

IMPORTANTE: Valem apenas as espécies nativas, por exemplo, colocar tilápia como espécie de peixe não vale, ela é exótica, originária da África.

R.: Está resposta dependerá da região onde reside o acadêmico. Exemplo de peixes: jundiá, bagre, traíra, pintado, piava, lambari, tijabicu, cará, bagre, muçum.

2 Um professor não pode entrar em sala de aula sem estar com seu planejamento em dia, ou seja, sem estar preparado. No início, planejar as aulas é uma atividade que ocupa bastante tempo, mas com o passar do tempo, planejar e estruturar uma aula vão se tornando atividades

(18)

Z O O L O G I A D E V E R T E B R A D O S

cada vez mais fáceis de serem executadas. Após estudar vertebrados e ter passado por diversas disciplinas referentes ao ensino, elabore um plano de aula sucinto a respeito de um dos grupos de vertebrados estudados.

R.: Tema: Répteis.

Objetivos: Diferenciar as classes de répteis.

Metodologia: Aula Expositiva e realização de desenhos na caixa de areia do pátio dos anos iniciais.

Avaliação: A avaliação será feita através do debate gerado durante a comparação dos desenhos feitos pelos alunos no pátio.

Referências

Documentos relacionados

O Código de ética profissional, aprovado pela Resolução COFECI, tem por objetivo fixar a forma pela qual deve se conduzir o corretor de imóveis no exercício de sua profissão,

O que acontece, na verdade, é que esses modelos servem, para esses empreendedores, como inspiração, seja porque este modelo tem algo diferente e que o

O figurino e modelo de organização da IGAI desde a sua criação sempre foi res- peitado, quer em termos dos seus destinatários — que vêem na IGAI uma instituição que

Esta pessoa precisa pesar 65,5 quilos para ser considerada de IMC Normal – observe que não é muito.. Pra ser saudável ninguém precisa ser magro como a

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Questão única: Alta frequência são correntes alternadas superiores a 100 kHz, para sua aplicação são utilizados eletrodos de vidro, pelos quais a transmissão de

Termostato de segurança: interrompe a alimentação elétrica em caso de superaquecimento. A intervenção do termostato de segurança é indicada pela lâmpada vermelha

O registro diário, articulado com o planejamento e a avaliação, dá visibilidade às experiências tecidas e vividas junto às crianças,permitindo a construção de