• Nenhum resultado encontrado

Neste mês em que realizaremos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Neste mês em que realizaremos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Carta

Mensal

02

Ray Klinginsmith Presidente do Rotary International 2010-11 Sebastião Ventury Governador do Distrito 2010 - 2011

Mensagem do Presidente

Mensagem do Governador

A

maioria dos rotarianos sabe que, por muitas décadas, o Rotary operou com quatro Avenidas de Serviços: Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais. No entanto, no Conselho de Legislação de 2010 algo inesperado aconteceu: uma proposta para a criação da quinta Avenida de Serviços, que já tinha sido rejeitada em Conselhos ante-riores, foi aprovada.

A nova Avenida é chamada Ser-viços às Novas Gerações, e há uma certa confusão e preocupação sobre o impacto dessa mudança. Como o proponente da emenda não preencheu uma declaração de apoio, não temos uma explicação por escrito que justifique a pro-posta. Contudo, parece-me que o propósito e efeito estão relaciona-dos a um maior enfoque nos pro-gramas pró-juventude do Rotary. Os programas Interact, RYLA, Ro-taract e Intercâmbio de Jovens são alguns dos melhores do mundo em sua categoria. Porém, por terem sido divididos entre Serviços à Co-munidade e Serviços Internacionais no âmbito de clubes e distritos, a coordenação de tais programas ficou ainda mais difícil. A mudança para cinco Avenidas de Serviços fará com que cada clube e distrito tenha um único diretor ou coor-denador responsável por

supervi-Algo velho, algo novo

Estamos na Conferencia Distrital

sionar e promover os programas do Rotary voltados aos jovens. Nosso trabalho com a juventude tem duas vantagens. Em primeiro lugar, a exposição dos participantes aos Valores do Rotary – compan-heirismo, serviços humanitários, integridade, diversidade e lider-ança. Em segundo, a lembrança positiva do Rotary, o que frequent-emente motiva os jovens a se asso-ciarem a Rotary Clubs. Para ajudar no recrutamento dos participantes desses programas, estamos elabo-rando planos para registrar os nomes e e-mails dos jovens a fim de mantermos contato depois de terem deixado os programas pró-juventude.

Na realidade, o Conselho de Legis-lação de 2010 não criou nenhum programa diferente. O acréscimo da quinta Avenida de Serviços, no entanto, contribuirá para tornar os programas voltados aos jovens ainda Maiores, Melhores e Mais Fortes, fazendo com que mais par-ticipantes se afiliem a Rotary Clubs. Uma situação em que todos saem ganhando!

Expediente

Presidente: Ray Klinginsmith Diretor de RI: Antônio Hallage

Escritório de Rotary International no Brasil: Rua Tagipuru, 209, Perdizes, São Paulo (SO), CEP: 01.156 – 000 Tel: (11) 3826-2966. Fax: (11) 3667- 6575 Site: www.rotary.org.br

Distrito 4410 – Governadoria: Avenida Nossa Senhora da Penha, 280/101, Praia

do Canto, Vitória (ES)

CEP: 29.055-131. Tel: (27)3345-2022 Apoio no Sul do Estado: (28) 3522-2575 Site: www.rotarydistrito4410.org.br Governador 2010-2011: Sebastião Ventury Baptista / sventury@uol.com.br Governador eleito 2011-2012: Elias Cauerk Moysés

Instrutor Distrital: EGD Celso Gonçalves Alves

Secretário Distrital: Hélio Dias Carneiro Tesouraria: Adivaldo Ferreira Vargas

CARTA MENSAL

Fotos: Fernando Pereira Editora: Denise Vieira Gonçalves denisesantoss@gmail.com Projeto Gráfico: Isabel Bremide isabel.bremide@gmail.com

Coordenadora Distrital Imagem Pública

2010 -2011: Denise Vieira Gonçalves Tiragem: 1.100 exemplares Impressão: Grafica Gracal

N

este mês em que realiza-remos nossa Conferencia Distrital conclamamos todos os companheiros (as) para estarem presentes neste que é o maior evento do Dis-trito no ano rotário.

Recebemos entre nós e ouvire-mos as palavras de visitantes ilustres, tais como O ex-diretor de RI, José Alfredo Pretoni, a Representante do Presidente de RI, a companheira EGD 2000-01 Neli Lucia Coradini Abascal e também os ensinamentos que nos trarão o EDRI 1972-73 Ma-rio de Oliveira Antonino, o EGD 2001-02 Joper Padrão do Es-pírito Santo e o Coordenador da Fundação Rotária EGD 2007-08. Henrique Vasconcelos.

O Secretario de Estado de Se-gurança Publica Dr. Henrique Herkenhoff estará nos brindan-do com palpitante palestra sobre sua área de atuação atual. Sabemos que a participação numa entidade como é o Rotary, fonte inesgotável de conhecimento para aplicação no servir, é uma obriga-ção de todo associado.

Também é a Conferencia Dis-trital, nosso último evento dis-trital deste ano rotário, e será um tempo de intenso compan-heirismo com os demais sócios

do Distrito.

Em um ambiente de estudos e social poderemos compartilhar o muito que Rotary tem feito através de cada um de nós e de nossos Clubes.

Pedra Azul nos acolherá a todos. E neste ambiente aprazível é que os nossos laços de amizade serão incrementados.

De tudo que aprenderemos e viver-emos nestes três dias sabviver-emos que a nossa visão de Rotary será forte-mente impactada e voltaremos carregados de energia para mais um ano de trabalho, lembrando sempre do nosso lema maior: DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. Somos responsáveis por parte das realizações de Rotary nestes 106 anos de existência e, neste ano rotário, em que fomos con-clamados pelo nosso Presidente a FORTALECER COMUNIDADES – UNIR CONTINENTES: espero que todos cheguemos ao final com a consciência tranqüila de que fizemos o melhor pelo nosso semelhante.

(3)

Fundação dos Rotarianos do

Espírito Santo recebe doações

Por EGD José Guilherme Ribeiro

A

Fundação dos Rotarianos do Espírito Santo do Distrito 4410 também denominada simplesmente Fundação Rota-ry - Distrito 4410 firmou convenio com a ESCELSA, visan-do receber visan-doações, através das contas de consumo de energia elétrica.

Bastará que o rotariano ou outro que se propuser a fazer a do-ação autorize a Escelsa a creditar à Funddo-ação dos Rotarianos do Espírito Santo um valor fixo mensal. O formulário de autoriza-ção está disponível na Secretaria dos Clubes, da Grande Vitória, pelo tel. 3223.5025 ou no próprio Clube, se já for filiado. Com isso vamos poder arrecadar recursos, a exemplo do que ocorre com a ACACI, permitindo aos clubes filiados realizarem seus projetos humanitários e educacionais. Cada clube partici-pante receberá em contrapartida recursos proporcionais às suas arrecadações.

Assim sendo, como a Fundação abrange todo o Estado estamos renovando o convite a todos os presidentes dos clubes assis-tidos pela Escelsa que incentivem seus companheiros do clu-be em conseguir o maior número de adesões ao convênio da Escelsa,após a filiação do respectivo clube, como primeiro pas-so para se candidatar aos projetos humanitários e educacionais, que poderão ser desenvolvidos por esse clube a partir de 2011.

(4)

Carta

Mensal

04

Edição do Seminário de Capacitação

em São Gabriel foi sucesso

A

terceira edição do Semi-nário Regional de Capaci-tação em Rotary aconte-ceu no último dia 26 de março, em São Gabriel da Palha, no sede do Rotary Club. O evento, que foi uma novidade neste ano rotário, possibilitou forta-lecimento da instrução rotária,

O governador Sebastião Ventury abordou a im-portancia da realização dos seminários regionais. Trabalhar a capacitação é um dos enfoques deste ano rotário.

A participação de mais de 15 clubes do norte e noroeste do Estado fez com que o objetivo fosse alcança-do. Agora as lideranças multiplicam no dia a dia nos clubes.

(5)

aos rotarianos, damas da Casa da Amizade e rotaractianos, por meio de palestras impor-tantes.

Com esta edição, foi encerrado o ciclo regional do evento, cuja finalidade era oferecer con-hecimento rotário com a co-modidade de ser em municípios regionais, facilitando a loco-moção e a participação de um número maior de presentes. A participação foi maciça e fun-damental para o debate sobre as iniciativas, desafios, treinamen-to de cargos. A abertura foi feita pelo Governador do Distrito 4410, Sebastião Ventury. O instrutor Distrital Celso Gon-çalves e EGD 2008 - 2009, apre-sentou a estrutura da fundação rotária, o impacto que o Rotary

gera no mundo por meio de suas O governador eleito Elias Cauerk fala sobre administração dos clubes

Membro da Comissão Distrital da Funda-ção Rotária

ações e a importância de investir e motivar os jovens presentes na família rotária a participar mais do Rotary.

O rotariano César da Comissão Distrital da Fundação Rotária , explicou sobre os projetos de subsídios distritais simplifica-dos. Já o companheiro gover-nador eleito 2011/2012, Elias Cauerk Moysés, falou sobre a administração de clubes e pro-porcionou aos participantes um treinamento de cargos. O que ajudou, principalmente, aqueles que possuem dificuldades em desempenhar seus cargos.

As duas palestras sobre DQA foram ministradas pelos EGDs 2009/10 e 2006/7 ( Almiro Shimidt e Pedro Sabadini) cu-jos temas foram analisar a situ-ação atual do quadro social do distrito e quais os desafios dos rotarianos do 4410 precisam

vencer para aumentar o quadro rumo aos 1200 sócios.

O governador Sebastião ficou muito satisfeito com o desem-penho de todos os palestrantes, cujos resultados foram com-provados na pesquisa aplicada durante o seminário.

(6)

Carta

Mensal

06

Rotaract Ilha do Mel investe no empreendedorismo

O

secretário do RCT Ilha do Mel gestão 2011/2012, Cleyton Santana de Sousa, atuou em março/11 numa ação em con-junto do Ilha do Mel com a FECAJE (Federação Capixaba de Jovens Empreendedores) e o Cindes Jovem, para entregar uma ação dentro da III Semana do Jovem Empreendedor Estadual, que foi criada através de um projeto de Lei da deputada federal Luzia Toledo. O evento consistiu em realizar uma mesa redonda com jovens empresários para influenciar e debater sobre o desafio do empreendedorismo no ES.

Contamos com a participação dos Rotarianos Ana Paula Tongo e Carlos Bressan que fizeram apresentação de sua trajetória de vida e profissional e fizeram uma excelente apresentação do que é a familia Rotary. A mesa ainda foi composta por Luciano Raizer Moura, empresário, consultor e diretor da FINDES.

O Ilha do Mel está trabalhando em parceria com a FECAJE para desenvolver novas ações sobre a temática do empreendedorismo jovem, a fim de sensibilizar o jovem para empreender mais, uma vez que somente com investimentos produtivos podemos gerar impostos e desenvolvimento para o Estado do ES.

Rotaract em ação

EGD é Assistente do Coordenador da Fundação Rotária

O

EGD Celso Gonçalves Alves servirá como Assistente do Coordenador Regional da Fundação Rotária para a Zona 22 B. O prazo deste compromisso é de um ano, a partir de 1º Julho de 2011 e continua até 30 de junho de 2012. Celso recebeu o treinamento nos dias 14 e 15, em São Paulo, onde recebeu das mãos do diretor eleito de RI 2011-2013, José An-tônio Figueiredo Antiório, a placa que o identificará na função. Ele faz parte da equipe do jovem e atuante Antonio Henrique Barbosa de Vasconcelos, Coordenador Regional da Fundação Rotária para a Zona 22 B.

(7)

Tabela de frequência

Facilidade e agilidade:

Tesouraria/Impressão de boleto

P

ara facilitar o pagamento das mensali-dades criamos um sistema online de gera-ção de boleto. Assim todos os clubes poderão entrar e gerar seus boletos mensais, agili-zando assim os pagamentos. acesse agora mesmo: www.rotarydistrito4410.org.br.

R

otarianos e damas da Casa da Amizade do Rotary Club Cachoeiro- Oeste ao Governa-dor Sebastião Ventury, em festiva realizada por ocasião do Dia do Rotariano. A informação foi da companheira Rosângela.

Rotary em ação

(8)

Carta

Mensal

08

www.samarco.com

Há mais de três décadas produzimos pelotas de minério de ferro para a indústria siderúrgica mundial. Com uma capacidade de produção de 22 milhões de toneladas por ano, ocupamos a posição de 2ª maior exportadora no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e geramos cerca de 5 mil empregos, entre diretos e indiretos. Nossos clientes estão em mais de 15 países da Europa, África, Ásia, Oriente Médio e nas Américas. Conquistas de uma empresa que investe no que é duradouro. Do minério de ferro a projetos e ações capazes de transformar a vida das pessoas. Nossos produtos ajudam a construir o desenvolvimento ao redor do mundo e, o mais importante, um futuro melhor, pautado na sustentabilidade. Gerar valor para todos. O melhor retorno para os investimentos da Samarco.

INVESTIMOS CADA VEZ

MAIS NA MINERAÇÃO

RESPONSÁVEL. O QUE

PRODUZIMOS É PURO

DESENVOLVIMENTO.

SZ001411-AdR1889x1379_FIN_i.indd 1 11/04/11 12:04

E

m noite de muita alegria e emoção, o governa-dor Sebastião Ventury juntamente com uma equipe de rotarianos, entregou a Carta Constitutiva do Rotary Club Marechal Floriano. Na oportunidade foi dada posse solene à Diretoria.

O clube padrinho, RC Domin-gos Martins, tem demonstrado a liderança necessária nos últimos anos, resultando num trabalho brilhante. Na entrega da Carta, a presença dos com-panheiros, que são lideranças

Distrito 4410 funda RC Marechal Floriano

O RC Marechal fica numa região de com-panheiros bastante atuantes, certamente será um exemplo de companheirismo e atitude.

A entrega da Carta foi no dia 24 de março, em Marechal

em seus clubes, fortaleceu a imagem da organização, sen-do um marco de vida para a comunidade local. Rotarianos de demais clubes da Grande Vitória trabalharam para a fundação do clube. Os com-panheiros prometem fazer um trabalho muito especial. O governador assistente Lino Krohling foi um se dedicaram a esta conquista do Distrito, que agora conta com 43 clubes, sendo que há expectativa de que ainda, neste ano rotário, mais um clube seja fundado.

Referências

Documentos relacionados

a qualquer praticante desportivo, ou a administração ou tentativa de administração a qualquer pra- ticante desportivo fora de com- petição de qualquer substância proibida ou

Agradecemos a todos os artistas e sábios que nos legaram as obras de arte

P008 – (VALROMA) Um automóvel percorre a distância entre São Paulo e Jundiaí que distam 60 km, com velocidade escalar média de 40 km/h; entre Jundiaí e Campinas que distam 30 km

Parágrafo Terceiro – O acréscimo estabelecido no caput constitui VANTAGEM PESSOAL dos maquinistas, exclusivamente durante o tempo em que estiverem operando composições no

As for climate action, and based on a survey conducted by WeWorld in 2021 in 23 EU countries, Italian youth display higher levels than the European average regarding

É preciso lembrar que na medida que você age em direção dos seus objetivos, eles podem acabar mudando, você pode começar um caminho apenas para perceber que ele não é para você..

em 30 de junho de 2017, o desempenho consolidado de suas operações e os seus fluxos de caixa consolidados para o semestre findo nessa data, de acordo com as disposições

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando