• Nenhum resultado encontrado

Dr. Maurino Ribeiro Grossi CRM 34289MG. Clin Plastic. Cnpj /000134

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dr. Maurino Ribeiro Grossi CRM 34289MG. Clin Plastic. Cnpj /000134"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Dr. Maurino Ribeiro Grossi

CRM 34289MG

Clin Plastic

Cnpj 13836008/000134

Termo de consentimento livre e esclarecido

Cirurgia: inclusão de prótese de silicone para mamoplastia

de aumento

Eu,______________________________________________________________ CPF n° __________________________RG n°____________________________

solicito e autorizo o Dr. Maurino Ribeiro Grossi portador do titulo de especialista em cirurgia plástica registrado no conselho regional de medicina sob o numero 34289MG , a realizar a cirurgia de mamoplastia de aumento com o uso de implantes de silicone ,baseado no diagnostico de hipomastia (mama pequena) ou ptose (queda)das

mamas.Autorizo qualquer outro procedimento exames,tratamento ou cirurgia ,incluindo a transfusão de sangue e hemoderivados em situações imprevistas que possam ocorrer durante o ato cirúrgico e que necessitem de cuidados diferentes daqueles inicialmente propostos.

Declaro que,após a leitura consciente e detalhada do exposto nas paginas 1,2,3e4 deste documento,compreendi o seu conteúdo,tendo sido esclarecidas todas as duvidas sobre o procedimento cirúrgico e anestésico em questão e que me foi dada a

oportunidade de fazer perguntas e,quando as fiz,obtive respostas de maneira adequada e satisfatória.Declaro portanto estar bem informado(a) tanto do procedimento cirúrgico quanto do anestésico bem como dos riscos e cuidados relacionados à eles.

Código de ética médica: Principio Fundamental: O médico se responsabilizar, em

caráter pessoal e nunca presumido, pelos seus atos profissionais, resultantes de relação particular de confiança e executados com diligência, competência e prudência. Art 22-É VEDADO ao médico deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê-lo sobre o procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte. Art 34-É VEDADO ao medico deixar de informar ao paciente o diagnóstico os riscos e objetivos do tratamento, salvo quando a

comunicação direta ao mesmo possa provocar-lhe dano, devendo, nesse caso, a comunicação ser feita ao seu responsável legal.

(2)

Este é um termo de Consentimento Livre e Esclarecido, preparado para ajudar o seu cirurgião a informá-lo sobre sua cirurgia de aumento de mama com o uso de implantes de silicone, os seus riscos, benefícios e alternativas a este tratamento. É o instrumento que garante a você o acesso á informação de maneira clara e objetiva para que possa, livremente, decidir-se pela realização da sua cirurgia.

Introdução:

A mamoplastia de aumento e uma cirurgia realizada para aumentar as mamas através da inserção de um implante de silicone ,que que pode ser colocado abaixo do tecido ou do músculo peitoral.As incisões são feitas geralmente no sulco submamário ou ao redor da porção inferior da aréola. Tanto a via de acesso quanto o posicionamento dos implantes vão depender das suas preferências, da sua anatomia e das recomendações do cirurgião.Pacientes submetidos à cirurgia de mamoplastia de aumento devem sempre considerar a possibilidade futura de outra cirurgia.Não se pode esperar que os implantes mamários durem para sempre.

Tratamentos Alternativos;

A não realização de cirurgia e uma alternativa. O uso de prótese nos sutiãs, sutiãs de enchimento cirurgia com transferência de outros segmentos do corpo (abdome; região dorsal) são alternativas possíveis com os riscos e benefícios inerentes a eles.

Riscos de uma mamoplastia de aumento com implantes de silicone:

1. Em relação á saúde global do paciente: Não existe cirurgia sem risco. Toda cirurgia envolve algum tipo de risco á saúde. Este risco varia conforme: o tipo de cirurgia, as condições clinicas cirurgicas do paciente, as características individuais pré-disposições hereditárias, o tempo de duração da cirurgia e o tipo de anestesia

realizada. O fumo o uso de anticoncepcional e hormônios, o consumo de drogas licitas e ilícitas, álcool e o uso de substancias e medicamentos não informadas ao cirurgião podem desencadear complicações durante e após a cirurgia, aumento o seu risco.A decisão voluntaria de submeter-se á cirurgia é feita considerando a possibilidade , ainda que remota ,de ocorrerem complicações leves,moderadas ou graves,podendo causar prejuízo transitório ou permanente à saúde do paciente ,tais como tromboses venosas profundas ,embolias pulmonares,infartos,arritmias cardíacas, derrames ,isquemias cerebrais e,mais raramente,óbito.

2. Sangramento: É possível apesar de pouco comum, ocorrer sangramento durante

e após cirurgia. O acumulo de sangue (hematoma)nas mamas pode necessitar de drenagem por punção com seringa ou por cirurgia.

3. Acumulo de liquidos :É possível após a cirurgia ,o acumulo liquidos (seroma) nas

mamas podendo necessitar de drenagem por punção com seringa ou por cirurgia.

4. Infecção (saída de pus): É pouco comum nesta cirurgia.Caso ocorra ,o

tratamento pode incluir o uso de antibióticos por tempo prolongado além de outra cirurgia para retirada dos implantes.Apos um determinado tempo ,pode ser realizada nova cirurgia para colocação de outros implantes.

(3)

5. Alterações de sensibilidade da pele e do mamilo: podem ocorrer algumas

alterações na sensibilidade dos mamilos após a cirurgia. Apos vários meses, a maioria dos pacientes tem a sensibilidade normalizada. Perda parcial ou permanente da sensibilidade nos mamilos pode ocorrer em 3 a 5% dos casos, segundo a literatura.

6. Assimetria entre as mamas: a assimetria tanto das mamas quanto dos mamilos

normalmente esta presente na maioria das mulheres. Diferenças de simetria, forma ou tamanho, tanto das mamas quanto dos mamilos, podem ocorrer também após a cirurgia.

7. Cicatrização da pele: toda incisão cirúrgica produz uma cicatriz. A presença de

cicatriz será permanente, apesar de todos os esforços e recursos técnicos para deixá-la o menos visível possível. A cicatrização excessiva (hipertrófica ou quelóide) e incomum. No entanto, em raros casos, cicatrize anormais (queloide) podem se desenvolver. Os queloides são de difícil tratamento. Pessoas de pele negra têm uma chance maior de desenvolverem uma cicatriz tipo queloide do que indivíduos de pele branca alem de pessoas com historia familiar e previa de queloides. Nestes casos tratamentos adicionais podem ser necessários.

8. Contratura capsular: um percentual de mamas no pós-operatório precoce ou

tardio poderá se apresentar mais firme que normal, causando dor ou alterando sua forma, caracterizando uma contratura/contração da cápsula que envolve a prótese podendo ser necessária a re-operação para retirada das próteses e da cápsula.

9. Descolamento ou extrusão do implante: pode ocorrer o deslocamento do

implante de sua posição inicial ,bem como a extrusão do mesmo ,necessitando de cirurgia adicional.

10. Anestesia: Todo o tipo de anestesia envolve algum nível de risco. Existe a

possibilidade de complicações, lesões e ate mesmo óbito qualquer tipo de anestesia ou sedação.

11. Cicatrização demorada: com abertura dos pontos e necrose (morte) parcial da

pele ou do mamilo pode ocorrer e necessitar de curativos por um tempo determinado.

Fumantes têm um risco aumentado de morte da pele (necrose) e de

complicações na cicatrização e o fumo devem ser interrompido 30 dias antes da cirurgia.

12. Mamografia: a presença da prótese torna mais difícil a realização de uma

mamografia e pode dificultar o diagnostico precoce de pequenos tumores mamários podendo ser necessário a realização de incidência mamográficas especificas ou outros métodos de exame de imagem, como a ressonância magnética.

13. Reações alérgicas: em casos raros, podem ocorrer alergias localizadas

relacionadas a esparadrapos, fios de sutura e antissepticos tópicos. Reação sistêmica mais seria podem ocorrer devido as drogas usadas durante a cirurgia ou no pós-operatório.

14. Complicações pulmonares: podem ocorrer secundariamente a liberação ,na

corrente sanguínea ,de coágulos ou de gordura (embolia pulmonar)ou após uma anestesia geral.Nestes casos ,pode ser necessária a hospitalização por um tempo mais prolongado.A embolia pulmonar pode levar a óbto.

15. Resultados: apesar de bons resultados serem esperados ,não como o cirurgião

dar garantia absoluta quanto aos resultados à serem obtidos .O exercício da medicina e da cirurgia não e uma ciência exata. Existe a possibilidade de insatisfação com o resultado da cirurgia podendo ser necessárias outras cirurgias ate que a satisfação pessoal seja alcançada.

(4)

16. Cirurgias adicionais: apesar de pouco comum, pode haver necessidade de

cirurgia adicional para melhorar o resultado obtido corrigir um eventual insucesso ou complicação.

17. Responsabilidade financeira: alguns seguros de saúde podem não oferecer

coberturas nos casos de outra cirurgia. Mesmo que o cirurgião e sua equipe optem por não estabelecer honorários, os custos de matérias hospitalares e anestésicos são de responsabilidade do paciente.

18. Duração do tratamento: o tratamento completo envolve orientações pré e

pós-operatória que me foram entregue por escrito e que devem ser cumpridas

integralmente por um período mínimo que varia de 3 a 6 meses após a cirurgia ,sob o risco de interferi no resultado final podendo causar seqüelas transitórias ou definitivas.

19. Efeitos de longo prazo: a curto, médio e a longo prazo ,ocorrem alterações

subseqüentes nas mamas devido ao processo natural de envelhecimento ,á gestão ,á amamentação ,á perda ou ganho de peso a força da gravidade e a demais fatores normais do cotidiano que podem alterar o resultado obtido com a cirurgia e que não há como prever o tempo de duração dos resultados.Outras cirurgias ou outros tratamentos podem ser necessários para a manutenção dos resultados.

Observações importantes:

 Qualquer reparo de cirurgia o hospital e a parte do anestesista será paga pelo paciente.

 Paciente que fizerem cirurgia plástica a cima do peso será pago a parte medica em caso de reparo(correção cirúrgica)

 As pacientes devem evitar ganhar peso durante 3 (Três) meses.

 Toda mama sofre pequena ptose após 3 (três) meses pois ocorre regressão do edema.

 É obrigatório o retorno no consultório para revisão da protese e retorno de 3 (Três) ate 4 (quatro) meses após a cirurgia independente da distancia que o paciente reside.

 Qualquer intercorrência referente à cirurgia devera ser resolvida no consultório independente da distancia que a paciente reside.

Adendo ao termo de consentimento informado consentimento para retoque (Reparo) ou refazimento de cirurgia anterior:

1. Declaro estar ciente que em se tratando de retoque ou refazimento de cirurgia anterior (que já não atingiu resultado satisfatório), não poderei exigir do cirurgião que seu trabalho alcance agora a perfeição.

2. Estou ciente, também, que o cirurgião fará tudo para alcançar o melhor resultado, dentro das limitações que uma área já anteriormente operada pode vir a apresentar.

3. Entendo também que uma cirurgia plástica nem sempre alcança seu melhor resultado com apenas um procedimento cirúrgico, sendo que retoques são necessários e fazem parte integrante desta especialidade,razão também deste(s) procedimento(s) ao(s) qual(is) vou me submeter e para o(s) qual(is) estou dando meu consentimento.

(5)

CONSIDERAÇÕES FINAIS – POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE após as explicações

supracitadas, esclarecendo que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que eticamente não fazemos. Sua cirurgia será realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa equipe fará o possível Para garantir a qualidade do serviço e seu bem estar, porem frisamos que não prometemos resultados, uma vês que a própria medicina não e uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós cirúrgica para alcançar nosso objetivos. MUITO IMPORTANTE: e comum que suas expectativas em relação a cirurgia plástica sejam maiores que os resultados obtidos, mas lembre-se que as alterações em seu corpo tornam limitadas as possibilidades da cirurgia e que ela é realizada por cirurgiões que também possuem limitações humanas.

Confirmo que recebi explicações e a folha de orientações pré e pós-operatória, li,compreendi e concordo com os itens acima referidos e que me foi dada à oportunidade de fazer perguntas e quando as fiz ,obtive respostas de maneira adequada e satisfatória.

Para tanto, assino o presente termo para que produza seus legais efeitos.

Ubá___ de ___________________ de ____.

_________________________________________________ Paciente ou Responsável/Representante legal.

Em caso de não entendimento ou duvidas favor entrar contato com os seguintes números:

Consultório (32) 3541-2585 / (32) 3021-2487 Celular (32) 99985-0506

Celular do consultório (32) 99985-0406 (Horário Comercial)

Referências

Documentos relacionados

Claudinez da Silva Pinto Junior Presidente de Jaciara. Marcelo da Cunha Marinho Presidente

Nossa linha de produtos é composta por máquinas de solda, spotcars, pneumá cas, equipamentos elétricos, kits martelinho de ouro, secadores, pistolas de pintura, filtros,

A destruição dos ninhos da Vespa velutina e o controlo da atividade das mesmas nos apiários, constituem os melhores métodos para limitar o impacto desta espécie

1º da Resolução 30/2020 do CEPE que aprovou, em caráter excepcional, a substituição de disciplinas dos cursos presenciais, aprovadas pelos departamentos e colegiados de

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Além de inventariar a produção historiográfica como base da gestão da informação, este trabalho tem o objetivo de estimular, a partir do exemplo do NEVE/UFPB, outros

Coffee break e visitação à Feira de Tecnologia SALA ARVOREDO 11h00 às 12h30 Comunicação e relacionamento no trabalho Palestrante. Manuel Cortez (SC) Especialista em

Se o lançamento do Teatro reunido e todos os (re)lançamentos feitos pela Civilização Brasileira significaram um grande impulso para que o nome de Lúcio Cardoso como