• Nenhum resultado encontrado

CSTI - Comitê Superior de Tecnologia da Informação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CSTI - Comitê Superior de Tecnologia da Informação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CSTI - Comitê Superior de Tecnologia da Informação

Súmulas

Reunião Nº 87 – Ordinária – reunião conjunta com o todo o Gabinete e também os

responsáveis pelos CGSs.

Data 12 de Setembro de 2017

Local Sala Reuniões do Conselho Universitário – Reitoria Presentes pelo CSTI:

Prof. Dr. Messias Meneguette Júnior – FCT/Presidente Prudente Valmir Dotta – FCL/Araraquara

José Carlos Venditto Tancler – IBB/Botucatu Clériston A. Gomes Martinelo – FCF/Araraquara Adriana Leite Rosa Pinheiro – FM/Botucatu Denis Vidal de Jesus – Campus Registro/Registro Prof. Dr. Emanuel Rocha Woiski – FE/Ilha Solteira Prof. Dr. José Eduardo Castanho – FE/Bauru

Prof. Dr. Rogério Eduardo Garcia – FCT/Presidente Prudente Prof. Dr. Alexandro José Baldassin – IGCE/Rio Claro Prof. Dr. Edson A. Capello Sousa – Gabinete/Reitoria Prof. Dr. Edson Luiz França Senne – AI/Reitoria

O CSTI se reuniu após uma importantíssima primeira parte, presidida pelo Senhor Reitor, na qual foi tratado o Planejamento da Informática na UNESP.

1ª parte:

Palavra do Reitor:

Abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos. Disse que a forma de trabalho atual é sempre pautada pelo acompanhamento das atividades e neste sentido a presente reunião tem este caráter. Faremos, portanto, certo brain storm, retomando a primeira reunião, receber sugestões, etc. Reconhece que a informática é estratégica para a universidade, sendo que a atual equipe é hoje formada por meio de contratação híbrida e acrescenta que devemos manter, apesar das dificuldades, aqueles da equipe contratados via Fundunesp. “o que temos não pode ser perdido”. Observa que a crítica atualmente é boa e todos reconhecem que houve melhoria. A Universidade fez opção por desenvolver seus próprios sistemas e isso deve continuar. Assinala que houve mudança da resolução, passando cada área a ter mais responsabilidade por “seu(s)” sistema(s). Foi também instituído um relatório para que o Gabinete possa acompanhar o andamento da situação de cada sistema. Aponta que existe a necessidade de se melhorar a parte gerencial dos mesmos, de modo a possibilitar traçar políticas, inclusive a respeito do próprio desenvolvimento dos sistemas. Considerou o uso do Redmine interessante e por meio dele o relatório de acompanhamento emitido pelo sistema gestor do NDSI, no qual a própria informática vai dizer sua capacidade de resposta; o Gabinete precisa de condições para acompanhar o que estiver em andamento. Um ponto importante diz respeito a trazer para o desenvolvimento, mais técnicos.

(2)

Quer a CRH olhando para as pessoas, propiciando treinamento, etc. e não apenas olhando para o processo da pessoa. Está sendo estudada a estrutura da Reitoria e depois será rediscutida a estrutura das unidades. O reitor se coloca empenhado em buscar os meios para manter e melhorar as condições atuais.

Palavra em aberto: Prof. Messias

Fez um breve resumo sobre as atividades desenvolvidas nos últimos anos, ressaltando como foi a maneira de trabalho, a qual foi paulatinamente sendo sistematizada via resoluções. Deixou um panorama de como foi o desenvolvimento e das perspectivas, como por exemplo, um programa de treinamento para os possíveis desenvolvedores a serem assimilados no NDSI, bem como a mudança da AI para uma coordenadoria, deixando claro que a transversalidade de atuação da informática impõe que a nova coordenadoria esteja vinculada ao Gabinete.

Prof. Senne

Agradece o Reitor por dizer que a área é estratégica e ressalta que muitas vezes as áreas não enxergam as prioridades que a informática tem e observa que nossas prioridades têm reflexos diretos em todas as áreas. Coloca a central de acesso como exemplo, pois isto é importante para a segurança dos dados. É natural que uma área não tenha preocupação com isto e que nós é que temos que fazê-lo. Há 9 anos não tínhamos nenhum sistema institucional. Houve um avanço enorme nesta área. Há crítica interna, mas o projeto foi vitorioso. Observa que os sistemas dão identidade à Universidade. Mas, estamos no limite, não é possível abrir novas frentes, a não ser por imposição legal. Em relação à estrutura, é a coordenadoria em lugar da AI; a ideia é que os desenvolvedores possam ser lotados no NDSI que será um grupo técnico da coordenadoria, profissionalizando o desenvolvimento de sistemas.

Prof. Joca

Sugere que se possa aglutinar mais de um CGS (de uma mesma área) em apenas um, facilitando a integração dos sistemas.

CSTI anota, devendo retificar a atual resolução no sentido de aumentar, nestes casos, o número de componentes do CGS, para que aglutinar mais de um dos CGSs atuais.

Solange - CEDEM

Comenta que o responsável pelo CGS precisa apresentar plano com prioridades e prazos. Eles têm pendências, então vai fazer um levantamento coletivo e priorizar, mas é importante lembrar que tem gerenciamento de documentos, mantença dos documentos, política de gestão de arquivos, seria necessário desenvolver um repositório, etc..

Prof. Senne Lembra que um sistema implantado é um bem da Universidade e a equipe de desenvolvimento o meio. Não temos tido condições de trazer mais desenvolvedores para estas pendências: - não se pode depender de que sejam convencidos, é preciso ter uma estrutura que nos permita criar estes bens e fazer sua manutenção de maneira profissional. A proposta da nova estrutura vai nesta linha.

Reitor

Falou que fez matéria sobre avaliação do servidor publico por desempenho; de como está trabalhando para destravar a carreira, contando com a melhoria da situação financeira e também de que o ADP vai ser modernizado. Reafirma que é preciso manter o sistema híbrido de contratação na informática e trabalhar para absorver os técnicos Fundunesp para a universidade. Paulo – PROPEG

Lembra que são muitos os sistemas e poucos os desenvolvedores e que a atual estrutura não favorece. Lembra também que algumas unidades expressam restrições para o uso de alguns sistemas institucionais e que eles estão mais presentes exigindo a implantação dos mesmos.

(3)

Marilda –contratos

Considera importante que haja mais proximidade entre os CGS

CSTI sugere que a área possa estudar a situação e pedir que se estabeleça um CGS ampliado, aos moldes do comentário do prof. Joca, para que a integração seja facilitada.

Igor patrimônio

Lembra que o patrimônio atualmente disponível é monousuário, precisando ser melhorado, e que está sendo desenvolvido o módulo de imóveis, para o qual uma uniformização dos dados (que não depende da informática) é fundamental.

Vanessa – AI

Sugere a existência de dois subgrupos de desenvolvedores: 1) de sustentação (dos existentes) e 2) de inovação e projetos novos.

Humberto – AI

Às vezes informadas previsões de prazos no Redmine, mas quando os sistemas em produção exigem alguma manutenção provocam atraso e, consequentemente, o prazo previsto não é cumprido.

Clériston

Agradece o Reitor pela fala em relação aos técnicos Fundunesp, pois assim o Reitor os tranquiliza a esse respeito, pondo fim a boataria que sempre aparece nestes momentos. Observa a importância do CGS, dizendo que acompanhamento é importante para melhor gerência e expressa que todos estão aprendendo a melhor definir e colocar as tarefas no plano de acompanhamento.

Senne avisa que demandas do SISRH precisam sofrer adequação; que cabe aos desenvolvedores colocar as informações no Redmine e que o sistema de gestão vai melhorar o relatório, em conformidade com o que o Gabinete precisa.

Reitor pede que o sistema de gestão de acompanhamento tenha relatório mais simplificado, pois tarefas mais específicas não são necessárias e que Reitor vai ler o relatório. Reafirma mais uma vez que os desenvolvedores Fundunesp não serão demitidos.

Vagner - SIGAD

Diz que o comitê tem funcionado bem e que tudo permaneça como tal. Estão trabalhando junto com a CADA e está tudo OK.

Vilson - SISPROEX

Houve mudança na relação de trabalho, há diálogo constante com o desenvolvedor e portanto trabalho conjunto com a área, afinando a confiança e equilíbrio na solução das questões.

Prof. Capello

Ressalta que a atividade do responsável pelo CGS é muito importante, trazendo melhor direcionamento entre os membros, as correções e a participação da ESU.

Reitor

Sumarizando, diz que vai solicitar reunião com o Fórum de Diretores para discutir a proposta de estrutura. Citou a convivência harmoniosa da CGB e que não haverá atrito com os diretores, sendo preciso convencê-los de que a nova estrutura será melhor. Pensa que a pessoa a ser nomeada para o NDSI precisa estar mais próxima do Gabinete. Comentou sobre a página da UNESP que precisa ser melhorada, pois conta não apenas na imagem da universidade, mas também em relação à CAPES por exemplo; como fazer? O que pode ser feito?

Prof. Carlos – Chefe do Gabinete

Existem duas prioridades: é preciso aderência ao plano de gestão. O Reitor precisa ter informação. Precisa também ter o domínio dos dados (e que eles sejam confiáveis). A página é comunicação e, portanto, extremamente estratégica e relevante.

(4)

CSTI vai discutir prioritariamente este item procurando uma solução que atenda o plano de gestão da melhor forma e com maior brevidade possível.

Reitor

Agradece pela reunião produtiva e anuncia então a solicitação do prof. Messias em deixar o CSTI por motivos familiares e por tirar suas licenças visando à aposentadoria e ,também, da mesma forma, a solicitação do professor Senne em deixar a AI por motivos pessoais.

Prof. Messias

Agradece pelo trabalho de todos, por estes anos no CSTI, que vai aposentar e não tem condições de continuar. Ressalta o trabalho vitorioso e a profícua parceria CSTI e AI, agradecendo o Professor Senne e também o Professor Sandro.

Prof. Senne

Agradece a todos e diz ter solicitado deixar a AI, mas que deve ficar até o final do ano para levar a cabo planejamentos já feitos. Não irá se aposentar e deve voltar a sua unidade, suas aulas e atividades de seu departamento.

2ª parte:

Palavra da Presidência da reunião - Prof. Dr. Messias Meneguette Júnior:

Abriu os trabalhos da octogésima sétima Reunião Ordinária do CSTI, agradecendo a presença de todos. Apresentou a Ordem do Dia, tendo solicitado a inclusão de um item na pauta referente à página web. Em seguida abriu a palavra aos responsáveis por CGS, anunciando que após abriria a palavra aos membros.

Palavra em aberto: Prof. Capello

Fez considerações sobre o Redmine, no sentido de melhorias para se ter um relatório mais adequado aos anseios do Gabinete, incluindo a possibilidade de um filtro para ser ter uma visão mais global, mas possível de entrar em algum nível de detalhe quando necessário.

Houve manifestação de vários responsáveis: Maria Lucia, Cleriston, Rogério, Humberto sobre cadastro de tarefas e subtarefas.

CSTI solicita que se padronize, tarefa pai, tarefas filhas (subtarefas), incluindo quem será o responsável por fazer a inserção no Redmine, com consequente melhoria no relatório elaborado pelo sistema de gestão. Deve ser elaborada uma instrução normativa, por exemplo, e disponibilizá-la amplamente.

Eliana CCI

Apresenta duvidas em relação ao caso dela. Raphael

Considera importante valorização e treinamento aos desenvolvedores com mais foco nas ferramentas utilizadas.

Solange

Ressalta a importância do repositório e da política de gestão de documentos como um todo. Palavra dos Membros

(5)

Informa apenas que tem acompanhado os CGSs a que foi designado. Adriana Leite Rosa Pinheiro

Nada a informar.

Prof. José Eduardo Castanho

Informa que o sistema RedMine não tem todos os sistemas em desenvolvimento, e relata que a equipe do SISGRAD tem um sistema próprio.

Senne informa que há um sistema para solicitação de serviços, mas não está integrado ao RedMine. Há a possibilidade de se usar o sistema para solicitação de serviços como um sistema institucional, mas que não há previsão para integração com RedMine (nem foi definido como prioridade).

Adriana informa que em Botucatu há outro sistema.

Continuando, informa que há alguns apontamentos (como necessidade para desenvolvimento) que causam estranheza. Questiona a confiabilidade e a segurança que se tem com relação aos sistemas.

Prof. Edson A. Capelo Sousa Nada a informar

Clériston A. Gomes Martinelo

Informa que, após a reunião pela manhã, já conversou com o Oscar – ACI, para que haja uma padronização nas páginas web da UNESP. Solicita que seja criada uma padronização, a ser normatizada pela Assessoria de Imprensa.

Adriana informa que em Botucatu há uma comissão vinculada à Vice-Direção sobre a padronização de conteúdos.

Clériston agradece o trabalho realizado e gostaria de ter notícia sobre o andamento da reestruturação.

Messias informa que pretende enviar o material enviado para a CRH, aos diretores de DTI, para que todos tenham conhecimento sobre a proposta (que após o retorno do CRH deverá gerar uma minuta a ser discutida no CSTI). É importante deixar claro que se trata de uma proposta, que foi envida para a CRH para análise, no sentido de retirar inconsistências e incoerências legais e burocráticas e não para ser uma proposta final.

Senne esclarece, ainda, que é preciso se manifestar, apresentar questionamentos a respeito da proposta de reestruturação. Não pode haver medo de se manifestar e, depois, achar que há alguma intenção escusa.

Adriana concorda que é importantíssima a manifestação de todos.

Clériston Sobre o RedMine: questiona a existência de uma definição do padrão para lançamento de tarefas - categorias, prioridades, etc. Comunica a realização do Info.Unesp, na semana seguinte, e transmite o convite a todos para participarem, em nome da comissão organizadora.

Denis Vidal de Jesus

Apresenta-se em sua primeira participação do CSTI como responsável pela informática do Câmpus Experimental de Registro. Questiona sobre o prazo para andamento da reestruturação. Messias esclarece que não é imediato, que se trata primeiramente da Reitoria, depois os campi mais complexos e, por último, as unidades experimentais.

Adriana expõe a preocupação com o andamento, sem a presença dos dois membros seniores (Senne e Messias) que têm liderado a área de TI.

(6)

Denis informa que tem incentivado o uso de software livre, mas que tem recebido da reitoria conteúdo em formato proprietário. Diante disso, questiona se há algo a ser feito para efetivar o uso de software livre na reitoria. Traz uma demanda de desenvolvimento de um sistema de chamada - integração com OCS ou GLPI.

Prof. Rogério Eduardo Garcia

Apresenta, em reflexão, que tem observado que a informática tem levado as áreas a pensar em seus sistemas organizacionais, que observa a falta de clareza de requisitos dificultando o andamento de tarefas da área de informática (dificuldade em ter uma visão do que tem para ser feito). Fica contente em ver que a visão de ambos, Messias e Senne, em não ter a informática subordinada a alguma pró-reitoria, pois isso poderia restringir e impor condição contra-produtiva.

José Carlos Venditto Tancler

Menciona a situação de servidores contratados como assistente de suporte acadêmico (ASA) que podem ser aproveitados na área de informática.

Clériston esclarece que está aguardando a manifestação do CRH.

Messias informa que é justamente esse tipo de ajuste que a proposta de reestruturação deve sofrer, antes de qualquer encaminhamento e discussão, pois é preciso manter a flexibilidade de perfis, com adequação à carreira e progressões.

Tancler Sugere que, dentro do Info.Unesp, seja feito um esclarecimento à comunidade sobre o que foi discutido nesta reunião.

Prof. Emanuel Rocha Woisky

Informa que será feito um informativo relembrando o que foi deliberado pelo CO sobre do uso de formato livre.

Valmir Dotta

Fez uso da palavra para agradecer a participação e contribuições de ambos, Senne e Messias. De modo emocionado, manifesta o sentimento de amizade e agradece a parceria profissional. Deliberações

Finca definido o grupo composto por Lúcia, Clériston, Rogério e Humberto para fazer a proposta de padrão de lançamento no RedMine

Quanto à página: Clériston fica responsável por entrar em contato com a equipe para ter uma previsão de tempo para a implantação, com a possibilidade de se propor uma contratação de equipe para dar

Referências

Documentos relacionados

José Carlos Maldonado, docente do ICMC-USP, apresentou o Sistema para Gestão de Projetos Científicos (SGPC) e destacou que o sistema será disponibilizado com licença de

7) Solicitou o empenho de todos no sentido de que os indicadores do Programa Tecnologia da Informação do PDI sejam mantidos atualizados, pois pretende divulgar essas

Gamero, abriu os trabalhos, elogiando e agradecendo as Equipes de Desenvolvimento (EDM) e de Suporte ao Usuário (ESU) pelo novo sistema e destacou a importância

Em relação aos links de Rio Claro e de São José dos Campos, a empresa Grupohost Telecomunicações está finalizando as instalações dos equipamentos para ativação

Manifestação dos membros s membros s membros Décio e do José Carlos: s membros Décio e do José Carlos: Décio e do José Carlos: Informaram que durante a realização do Décio

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

As sessões foram transcritas e categorizadas com o instrumento FAPRS (Callaghan & Follette, 2008) e buscou-se verificar a ocorrência de mudanças entre uma

Na tentativa de investigar os possíveis efeitos de intervenções clínicas pautadas na Psicoterapia Analítica Funcional e manejadas por parte do terapeuta frente a