• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO 2ª SÉRIE GRUPO 2 - PROVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO 2ª SÉRIE GRUPO 2 - PROVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

26 DE MARÇO

RESOLUÇÃO

2ª SÉRIE

GRUPO 2 - PROVA 2

(2)

BIOLOGIA 1 PROFESSOR DANIEL QUESTÃO 01 ======================== VALOR 2,0 A Atua no suco digestivo do estômago, pois é uma protea-se do suco gástrico e possui um pH ótimo, em torno de 2,0. B Ptialina. Atua na boca, pois é a amilase da saliva. QUESTÃO 02 ======================== VALOR 2,0 A É nos alvéolos pulmonares que ocorrem as trocas gaso- sas (hematose). Ao redor de cada alvéolo, corre uma in- tensa vascularização. Neste local, ocorrem as trocas ga-sosas entre o ar e o sangue. O oxigênio passa do interior do alvéolo para o sangue, enquanto o CO2 se transfere do sangue para o interior alveolar. B O monóxido de carbono (CO) é mais prejudicial porque se liga de modo estável à hemoglobina, inutilizando-a, podendo levar o indivíduo à morte por asfixia. A hemo-globina, porém, mantém uma ligação instável, fácil de ser rompida com o gás carbônico (CO2), liberando-o e podendo assim transportar também o oxigênio. QUESTÃO 03 ======================== VALOR 2,0 A Podemos concluir a partir do gráfico que o abaixamento do pH de 7,4 para 7,2 diminui a afinidade química da hemoglobina com o oxigênio (curva pontilhada). B) A respiração celular aeróbica é responsável pelo abaixa-mento do pH do sangue. Isso ocorre devido à liberação de CO2. QUESTÃO 04 ======================== VALOR 2,0 A O ar em La Paz é rarefeito. A pressão parcial de oxigênio é baixa e, consequentemente, a difusão do oxigênio do pulmão para o sangue é menor, quando comparada com o que ocorre no nível do mar. B Durante a aclimatação do indivíduo, a medula óssea ver-melha acelera a produção de hemácias, para fornecer aos tecidos a quantidade necessária de oxigênio às célu-las do corpo. O transporte de oxigênio pela hemoglobina pode ser equacionado por: Hb + O2 HbO2 Com a diminuição de O2, o transporte de oxigênio é me-nor e, portanto, haverá formação de maior quantidade de hemoglobina pelo organismo do viajante. Isso provo-ca um aumento da concentração de HbO2. QUESTÃO 05 ======================== VALOR 1,0 C O paciente A corresponde ao paciente 2 visto que tem uma diminuição do número de leucócitos e baixa imu-nidade. O paciente B corresponde ao paciente 3 visto que tem uma diminuição do número de plaquetas e problemas de coagulação. O paciente C corresponde ao paciente 1 visto que tem diminuição do número de he-mácias e apresenta cansaço constante e palidez. QUESTÃO 06 ======================== VALOR 1,0 B As vacinas estimulam a produção de imunoglobulinas ou anticorpos e o probiótico com esse efeito é o número 4.

BIOLOGIA 2 PROFESSOR ÉDER

QUESTÃO 01 ======================== VALOR 2,0 A A relação ecológica estabelecida entre a planta e as bac- térias é do tipo Mutualismo. As bactérias fixam o nitro-gênio do ar, facilitando sua absorção pelas plantas. Já as células vegetais fornecem para as bactérias substâncias orgânicas produzidas a partir da fotossíntese. Os dois in- divíduos associados se beneficiam da relação que é fun-damental à sobrevivência de ambos. B As plantas obtêm o nitrogênio principalmente na forma de nitrato (NO2), que é absorvido pelas raízes, junta-mente com a forma presente no solo. Os animais obtêm nitrogênio na forma de compostos orgânicos nitrogena- dos, a partir dos alimentos que consomem, como as pro-teínas.

QUESTÃO 02 ======================== VALOR 2,0

A A vida se desenvolveu em sinergia com o meio, man-tendo um equilíbrio dinâmico que envolve o ciclo do nitrogênio. As entradas adicionais em larga escala do nitrogênio ultrapassando a capacidade de absorção do elemento pelo sistema vivo vem afetando a integridade dos ecossistemas, contaminando lençóis freáticos, am-bientes marinhos e os de água doce, aumentando a sua concentração no solo, o que compromete as condições a que estão adaptadas as diferentes espécies da comu-nidade, repercutindo na dinâmica do ecossistema, o que conduz à perda da biodiversidade. B A adubação verde consiste na utilização de plantas le- guminosas que após chegarem à fase adulta são incor-poradas no solo, e sua decomposição libera nitrogênio capturado da atmosfera no solo.

(3)

QUESTÃO 03 ============= =========== VALOR 2,0

A A pirâmide de biomassa I representa um ecossistema terrestre, enquanto a pirâmide de biomassa II representa um ecossistema aquático no qual o produtor (fitoplânc-ton), com menor biomassa, reproduz-se rapidamente e supre as necessidades alimentares dos consumidores primários (zooplâncton), com maior biomassa. B) Em ambos os ecossistemas (aquático e terrestre), a pirâ-mide de energia é a mesma. Ela revela maior quantidade de energia no nível trófico dos produtores. Essa energia vai diminuindo ao longo da cadeia alimentar a partir dos produtores. Essa pirâmide está representada abaixo: QUESTÃO 04 ============= =========== VALOR 2,0 A) NÃO. Na pirâmide de biomassa, a área de cada nível tró-fico representa a biomassa total de todos os organismos que ocupam este nível, e não a biomassa de cada indiví-duo. B) O SO 2 reage com o vapor d’água existente na atmosfera, produzindo H2SO4, que se dissolve na água das nuvens e cai no solo juntamente com a chuva (chuva ácida). Dessa forma, há uma acidificação do solo, o que altera a so- lubilidade de vários compostos nele presentes, prejudi-cando os produtores primários e afetando, assim, toda a cadeia alimentar do ecossistema. QUESTÃO 05 ============= =========== VALOR 1,0 A A quantidade de energia e de biomassa se apresentam com uma quantidde maior nos níveis inferires da pirâmi-de. QUESTÃO 06 ============= =========== VALOR 1,0 D Nível 1 são produtores, herbívoros são consumidors pri-mários e a bactérias são decompositoras.

LITERATURA PROFESSOR BRUNO MALAVOLTA

QUESTÃO 01 ============= =========== VALOR 2,0 A Na primeira cena, Prudêncio estava em situação de es-cravidão, e servia de brinquedo nas mãos de Brás, que o objetificava. Na segunda, já livre, Prudêncio compra um escravo e passa a aplicar nele os mesmos castigos que recebia do antigo senhor. Além desses papéis, é dese-jável que o aluno saiba reconhecer, aí, um diagnóstico da estrutura escravocrata da sociedade e da psicologia brasileira, denunciados por Machado. B Enquanto a variante empregada por Brás se aproxima da variante formal da língua portuguesa, como ao empre- gar a ênclise em “perdoa-lhe”, Prudêncio fala pela va-riante informal e inculta, ao errar concordâncias, como quando usa “ir na venda”, em lugar de “ir à venda”. Essa escolha de registro contribui para localizar a classe so-cial e os diferentes acessos à educação que caracterizam cada um dos personagens, sendo Brás pertencente à elite burguesa e escravocrata e Prudêncio a uma classe pobre e escravizada. QUESTÃO 02 ============= =========== VALOR 2,0 A No Texto I, Gurgel, pai de Sancha, aponta uma curiosa semelhança entre sua falecida esposa e Capitu, o que incluiria a própria proximidade entre a personalidade de ambas; a segunda cena, portanto, quando Bento usa o olhar de Capitu sobre o retrato de Escobar, associando-o à a uma confissão de adultério, dada a semelhança en-tre o amigo e o filho Ezequiel, pode ser interpretada, à semelhança da primeira, como uma “coincidência”, des-pistando seu uso como prova de adultério, alegada pelo narrador Bentinho. B Trata-se da passagem “Na vida há dessas semelhanças assim esquisitas”, que pode servir de chave de leitura para inúmeras passagens do romance. Não é necessário que o aluno justifique a escolha do trecho, bastando que saiba apontá-lo. QUESTÃO 03 ============= =========== VALOR 2,0 A Espera-se que o aluno localize no trecho e no romance o “ciúme” de Bentinho, e que o aponte como traço es-trutural do romance como um todo. Não é necessário que ele justifique ou interprete tal traço, bastando que aponte. B Madame Bovary, escandalizou sua época ao se “emanci-par” sentimentalmente e sexualmente de sua realidade social. Mulher casada e mãe, não compreende a felici-dade ao lado do marido já que este não possuía grandes ambições, dessa forma, Emma, projeta uma realização impossível de ser alcançada pelo amor, mas que ainda assim ela persegue (complexo de Bovary). O adultério que choca toda a sociedade não é compreendido da mesma forma pela protagonista, pois acredita estar em busca da felicidade.

(4)

QUESTÃO 04 ============= =========== VALOR 2,0 A Bentinho confessa ter dificuldades em memorizar pas-sagens vividas, rostos, lugares, nomes, o que se encaixa com precisão na definição fornecida a respeito da estéti-ca impressionista. B A memória lacunar de Bento coloca a verossimilhança narrativa em cheque, uma vez que seu relato, então, passa a depender muito mais de sua análise subjetiva dos fatos vividos do que de um suposto empirismo na exibição das provas do adultério por parte de Capitu, bem como dos seus traços de personalidade que susten-tem a tese de que foi vítima de uma traição. QUESTÃO 05 ============= =========== VALOR 1,0 C Embora todas as alternativas tragam elemento que de fato pertencem à narratologia machadiana, a única que efetivamente se encaixa no excerto destacado é a suge- rida na letra “c”, já que o personagem Garcia, ali descri- to, tem destacada justamente a sua qualidade de pers-crutador de cernes morais dos demais personagens da narrativa. QUESTÃO 06 ============= =========== VALOR 1,0 A O personagem adolescente Inácio sente-se atraído pelos braços de D. Severina, mas evita olhá-los diretamente, configurando a trama sensual da narrativa. Essa tensão entre a culpa e o desejo aproxima o conto da estética realista, embora haja um largo uso das técnicas narrato- lógicas românticas empregadas por Machado na compo-sição do conto. Assim, deve-se assinalar a letra “a”.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA RAFAELLA

QUESTÃO 01 ============= =========== VALOR 2,0 A As orações possuem predicados diferentes. A primeira tem um predicado verbal, pois a informação mais impor- tante sobre o sujeito é a ação que ele pode realizar, ex-pressa pelo verbo (vender seu rim). A segunda tem um predicado nominal, já que a informação mais importan-te sobre o sujeito é característica de ser raro (expressa pelo predicativo do sujeito). B A frase assume um tom retórico porque se pressupõe ser desnecessário responder a esse questionamento, já que seu objetivo é ironizar a reflexão sobre a possibilida-de de se vender o próprio rim. Isso porque a manchete principal da capa critica o fato de que ética, generosi- dade e honestidade perdem seu espaço para a mercan-tilização das relações, dando a entender que isso não deveria acontecer jamais, pois há coisas que não têm preço. Logo, o rim de um ser humano não deveria ser comercializado por nada, nem por R$ 350 mil. QUESTÃO 02 ============= =========== VALOR 2,0 A Os verbos são do mesmo tipo, pois são intransitivos, vis-to que não precisam de um complemento (objeto) para terem seu sentido completo e transmitirem com clareza a ação realizada pelo sujeito (chorar, passar – no sentido de acabar – e cicatrizar). B O poema trata de situações conflituosas vividas pelo in-terlocutor, a quem o eu lírico se dirige para consolá-lo, dizendo-lhe que é possível ver a vida por uma perspecti- va menos sombria. Assim, sua mensagem é de esperan- ça e serenidade porque o eu lírico mostra para seu in-terlocutor que, mesmo diante de uma grande tragédia, como perder um amor ou um amigo, a vida segue em frente e novas experiências surgem, dando novo sentido a nossa existência. Assim, o último verso (“Dome, meu filho”) reforça essa perspectiva positiva do eu lírico por- que sugere que, em vez de desistir da vida e precipitar- -se nas águas do mar, o seu interlocutor deveria descan-sar, pois nada melhor do que um dia após o outro para se recompor e entender que somos capazes de seguir em frente. QUESTÃO 03 ============= =========== VALOR 2,0 A A palavra “cega” é o predicativo do sujeito. Considerar a justiça cega é, segundo a revista Superinteressante, um atributo positivo da justiça porque reforça a ideia de que ela é imparcial e, portanto, julga os casos sem favorecer um dos lados ou prejudicar o outro, pois a justiça precisa ser neutra e ética para assumir um compromisso com a verdade e a ponderação dos fatos. B O chargista critica o fato de a justiça ser cega, pois nes-sa charge ele ironiza essa “cegueira”, dando a entender que ela precisa ser guiada para poder andar. Como su-gere a imagem, a justiça é incapaz de agir porque não vê a verdade, tanto que é necessário que alguém (o juiz que aparece ajoelhado na imagem) lhe guie o caminho. Entretanto, ela caminha em círculos, situação que, na charge, ironiza o fato de que a justiça não sai do lugar e não realiza bem seu papel, demonstrando a fragilidade dessa instituição no Brasil.

QUESTÃO 04 ============= =========== VALOR 2,0

A Nessa oração, o verbo é transitivo direto e indireto. Para chegar a essa classificação, é preciso considerar que quem dá: dá algo (essa tal liberdade) a alguém (a mim, expresso pelo pronome “me”). Também é preciso consi-derar que o objeto direto (essa tal liberdade) está oculto na oração “me dê” para não torná-la repetitiva, já que o termo foi expresso na frase anterior. B Esse tipo de meme revela que o brasileiro ri das próprias tragédias (a pandemia de Covid-19 e suas consequên- cias tão danosas) porque é incapaz de enfrentar com se-riedade o problema: rir é a forma mais fácil de fugir do

(5)

luto de uma doença tão perversa que tem causado tan-tos males e perdas. Assim, o brasileiro escapa do embate com sua dor, com seus lutos, porém perde a oportunida-de de transformar essa experiência traumática em um aprendizado para poder seguir em frente. Não processa-mos/ encaramos nossa dor, ela é anestesiada pelo riso. QUESTÃO 05 ============= =========== VALOR 1,0 A O espelho é usado para tentar comover o doador, ao for-çá-lo a entender que o pedinte poderia ser ele mesmo. Ele ajuda o pedinte não por compaixão, mas por se ver refletido no espelho, no lugar do morador de rua. Logo, sua doação não é fruto de empatia ou generosidade de fato, e sim consequência do espanto de se ver no lugar do outro. QUESTÃO 06 ============= =========== VALOR 1,0

E O verbo oferecer é transitivo direto e indireto por ter dois objetos: um direto (comida) e outro indireto (“lhe” = para a senhora). Afinal, quem oferece: oferece algo a alguém.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este estudo teve como objetivo identificar quais estratégias podem ser utilizadas a fim de obter um maior retorno financeiro na compra e venda a soja, o milho e o trigo, utilizando

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas

Após 12 semanas de intervenção, observou-se no presente estudo a efetividade de um guia domiciliar de exercícios físicos no desempenho físico da resistência de

Entretanto, mesmo partindo do pressuposto de que as interações humanas são constitutivas do psiquismo do homem, na tríade aluno/mestre/conhecimento, dada sua