• Nenhum resultado encontrado

Relató rio do Ensino Superior de Macau do Ano de 2002

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relató rio do Ensino Superior de Macau do Ano de 2002"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Relató rio do Ensino Superior de Macau do Ano de 2002

Gabinete de Apoio ao Ensino Superior

Situação geral dos trabalhos do GAES em 2002

O Gabinete de Apoio ao Ensino Superior foi criado em 1992, sendo um gabinete té cnico equivalente a uma direcção de serviços e dependente do Secretá rio para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. O GAES exerce as atribuiçõ es relativas ao ensino superior de Macau, entre as quais se incluem a revisão das propostas das instituiçõ es de ensino superior, o tratamento e o acompanhamento dos problemas relativos aos cursos que funcionam em Macau, o ordenamento dos dados do ensino superior, bem como a coadjuvação nos trabalhos de admissão das instituiçõ es de ensino superior de Macau efectuados na China Continental.

Por outro lado, os serviços prestados ao público pelo GAES compreendem-se ainda:

1. Reconhecimento de habilitaçõ es superiores

Segundo o Decreto-Lei n.º 39/93/M de 26 de Julho, compete ao Gabinete de Apoio ao Ensino Superior o reconhecimento de habilitaçõ es de nível superior. Os residentes de Macau que tenham obtido as suas habilitaçõ es acadé micas fora do território de Macau ou atravé s do regime de ensino superior não oficial do Território, e que pretendam ingressar nos órgãos da Administracão Pública ou exercer actividades profissionais têm de solicitar o reconhecimento das suas habilitaçõ es.

De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2002, os casos de reconhecimento de habilitaçõ es superiores tratados pelo GAES foram os seguintes:

Pedidos Casos deferidos * Casos indeferidos Em tratamento

1803 1436 108 429

* os casos aprovados incluem uma parte dos requerimentos apresentados no ano de 2001.

(2)

2. Apoio ao prosseguimento de estudos no ensino superior

Consulta sobre o prosseguimento de estudos e serviços de apoio

O Centro de Apoio ao Prosseguimento de Estudos no Ensino Superior criado pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior oferece os serviços de orientação individual e em grupo, de consulta por telefone, de correio electrónico de apoio, etc. A Sala de Informaçõ es fornece aos interessados dados relativamente à situação das vá rias instituiçõ es de ensino superior de todo o mundo e aos cursos ministrados por estas instituiçõ es. Todos os dados estão disponíveis para os interessados consultarem.

De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2002, os casos tratados pelo Centro de Apoio ao Prosseguimento de Estudos no Ensino Superior do GAES foram os seguintes:

Orientação individual Consulta por telefone Consulta aos dados Consulta

por e-mail Total

30 125 104 211 470

Exposiçõ es e seminá rios sobre o prosseguimento de estudos no ensino superior

Em 2002, o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior realizou a “Exposição sobre as Escolas Superiores da China Continental - 2002” (entre 15 e 17 de Março) e a “Exposição sobre o Ensino Superior de Macau - 2002” (entre 13 e 15 de Dezembro). Durante a realização destas exposiçõ es, també m organizou seis seminá rios sobre as escolas superiores da China Continental e dez sessõ es de apresentação das instituiçõ es de ensino superior de Macau, destinadas ao apoio do acesso a este ensino.

(3)

Cerimónia inaugural da “Exposição sobre as Escolas Superiores da China Continental – 2002”

O ambiente do “Seminá rio sobre o Apoio do Acesso ao Ensino Superior das Escolas Superiores da China Continental” é muito animado.

Cerimónia inaugural da“Exposição sobre o

Ensino Superior de Macau - 2002” Ambiente da “Sessão de Apresentação das Instituiçõ es de Ensino Superior de Macau”

Em 2002, dois seminá rios (entre 5 e 6 de Outubro) sobre o prosseguimento de estudos e o emprego foram igualmente realizados pelo GAES. Por outro lado, com o objectivo de efectuar um apoio amplo ao prosseguimento de estudos para os graduados das escolas secundá rias, durante Dezembro de 2002 e Fevereiro de 2003, os trabalhadores do GAES deslocaram-se às vá rias escolas secundá rias de Macau para realizar seminá rios temá ticos sobre o prosseguimento de estudos, subordinados ao tema “Entrar para uma nova etapa da vida”.

(4)

Fotografia do Coordenador do GAES, Chan Pak Fai, e dos oradores do “Seminá rio sobre o Prosseguimento de Estudos e o Emprego”, tirada para recordação.

“Seminário sobre o Prosseguimento de Estudos no Ensino Superior”, realizado numa escola secundá ria de Macau.

Actividades de apoio sobre o prosseguimento

de estudos em 2002 Nú mero dos visitantes / participantes

“Exposição sobre as Escolas Superiores da China Continental –2002”

Cerca de 1000 pessoas

“Seminário sobre o Apoio do Acesso ao Ensino Superior das Escolas Superiores da China Continental”

Cerca de 1000 pessoas

“Exposição sobre o Ensino Superior de Macau – 2002”

Cerca de 1000 pessoas

“Sessão de Apresentação das Instituiçõ es de Ensino Superior de Macau”

432 pessoas

“Seminário sobre o Prosseguimento de Estudos e o Emprego”

Cerca de 1000 pessoas

Seminá rio temá tico “Entrar para uma nova etapa da vida”

2527 pessoas

(Até ao dia 31 de Dezembro de 2002)

3. Publicaçõ es:

Em 2002, o GAES també m publicou as seguintes ediçõ es:

-

《 Perguntas e Respostas sobre o Prosseguimento de Estudos no Ensino Superior de Macau – 2002》 ;

《 Dados das Bolsas de Estudo para a Educação de Nível Superior em Macau,

(5)

《 Dados do ensino superior em Macau : Números dos professores e trabalhadores do ensino e dos alunos, do ano lectivo de 2001-2002》

《 Dados do ensino superior em Macau : Números dos professores e trabalhadores do ensino e dos alunos, do ano lectivo de 2001-2002》

Panorama do ensino superior de Macau em 2002

1. Situação geral do ensino superior de Macau

O ensino superior encontra-se sob a tutela do Secretá rio para os Assuntos Sociais e Cultura, sendo coordenado, acompanhado e desenvolvido pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES).

Com o intuito de promover a modernização do ensino superior de Macau, deu-se início, em 2002, aos trabalhos de estudo relativamente à revisão dos diplomas de ensino superior. Foram ainda edificadas vá rias construçõ es nas escolas superiores. Acresce que, foram criados vá rios cursos novos e actualizados alguns dos cursos existentes, a fim de corresponder às necessidades do desenvolvimento social e foi aumentado o investimento destinado aos projectos de investigação científica e tecnológica destas escolas, quer para a prossecução de investigaçõ es bá sicas, quer para a promoção de novas investigaçõ es em á reas de cará cter social. Por outro lado, e de modo a acompanhar o desenvolvimento no futuro, as instituiçõ es de ensino superior público realizaram alteraçõ es aos seus regulamentos e intensificaram a gestão do funcionamento escolar para elevar a eficá cia da administração. Foi ainda foram reforçada a equipa docente destas instituiçõ es de ensino superior, verificando-se um maior dinamismo nas actividades acadé micas e no intercâ mbio internacional. Finalmente, elevou-se a admissão dos estudantes qualificados, atravé s da optimização dos procedimentos de admissão e da maior exigência das condiçõ es de admissão.

No ano lectivo de 2001/2002, em Macau há dez instituiçõ es de ensino superior (das quais quatro são públicas e seis particulares) e dois instituiçõ es de investigação. As instituiçõ es de ensino superior, no seu conjunto, oferecem 173 cursos reconhecidos por diploma nos graus de pós-graduação, bacharelato, licenciatura, mestrado e doutoramento.

(6)

Entretanto, algumas instituiçõ es de ensino superior do exterior obtiveram autorização para abrir em Macau mais de 20 cursos de ensino superior. No ano lectivo de 2001/2002, estavam matriculados em Macau 22.571 alunos, para um contingente de 2.000 trabalhadores, dos quais 1.152 eram docentes.

No ano lectivo de 2001/2002, em Macau há dez instituiçõ es de ensino superior (das quais quatro são públicas e seis particulares) e dois instituiçõ es de investigação. As instituiçõ es de ensino superior, no seu conjunto, oferecem 173 cursos reconhecidos por diploma nos graus de pós-graduação, bacharelato, licenciatura, mestrado e doutoramento. Entretanto, algumas instituiçõ es de ensino superior do exterior obtiveram autorização para abrir em Macau mais de 20 cursos de ensino superior. No ano lectivo de 2001/2002, estavam matriculados em Macau 22.571 alunos, para um contingente de 2.000 trabalhadores, dos quais 1.152 eram docentes.

“Conferência de Imprensa da Cidade de Chongqing sobre a Admissão das Escolas Superiores da Região Administrativa Especial de Macau – 2002” realizada pela Delegação das Escolas Superiores de Macau, na cidade de Chongqing.

“Sessão de Esclarecimentos da Delegação das Escolas Superiores de Macau na Visita a Shanghai” realizada para apresentar sobre a situação do prosseguimento de estudos aos alunos e aou seus pais.

2. Situação geral do instituiçõ es de ensino superior de Macau no ano lectivo de 2001-2002

Instituições de Ensino Superior

1) Instituiçõ es Públicas de Ensino Superior Universidade de Macau

Instituto Polité cnico de Macau Instituto de Formação Turística

Escola Superior das Forças de Segurança de Macau 2) Instituiçõ es Particulares de Ensino Superior

(7)

Instituto Inter-Universitá rio de Macau

Instituto de Enfermagem Kiang Wu de Macau Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau Instituto de Gestão de Macau

Instituto Milé nio de Macau 3) Instituiçõ es de Investigação

Instituto de Estudos Europeus de Macau

Instituto de Software e Tecnologia da Universidade das Naçõ es Unidas

Universidade de Macau (UM)

A Universidade de Macau é uma instituição pública de ensino superior, que foi criada em 1981. Originalmente designada Universidade da Á sia Oriental, era uma instituição particular, até ter sido adquirida pelo Governo de Macau em 1988, tendo o nome sido alterado, em 1991, para Universidade de Macau. A Universidade de Macau dispõ e actualmente das Faculdades de Gestão de Empresas, Ciências da Educação, Direito, Ciência Sociais e Humanas, Ciências e Tecnologia, assim como um Centro de Estudos Pré -Universitá rios e vá rios centros de investigação. No ano lectivo de 2001-2002, a Universidade ministrou no total 74 cursos com atribuição de diplomas ao nível do bacharelato, licenciatura, mestrado e doutoramento, e muitos outros cursos com atribuição de diplomas e/ou certificado de pós-graduação. No mesmo ano lectivo, havia um quadro de 322 professores e 3.816 alunos matriculados.

Instituto Polité cnico de Macau (IPM)

O Instituto Polité cnico de Macau, criado em Setembro de 1991, é uma instituição pública de ensino superior, com sete unidades acadé micas: Escola Superior de Línguas e Tradução, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Administração Pública, Escola Superior de Artes, Escola Superior de Educação Física e Desporto, Escola Superior de Saúde e Academia do Cidadão Sé nior, assim como seis centros especiais: Centro de Formação Contínua e de Projectos Especiais, Centro para o Desenvolvimento de Carreiras, Centro de Línguas, Centro de Estudos e Planeamento de Recursos Humanos, Centro de Estudos da Cultura Sino-Ocidental e Centro de Estudos Económicos e Sociais. No ano lectivo de 2001-2002, o Instituto ministrou 38 cursos com diplomas ao nível do bacharelato e licenciatura e outros cursos com atribuição de certificado. No mesmo ano lectivo, havia no Instituto 298 docentes e 2.080 alunos matriculados.

(8)

O Instituto de Formação Turística, criado em Agosto de 1995, é uma instituição pública de ensino superior. O Instituto tem duas escolas subordinadas: Escola Superior de Turismo e Escola de Educação Profissional e Contínua. No ano lectivo de 2001-2002, o Instituto ministrou três cursos a nível de bacharelato e complementar de licenciatura, assim como outros cursos de certificação profissional e acçõ es de formação. No ano lectivo de 2001-2002, o Instituto tinha 57 docentes e 239 alunos matriculados.

Escola Superior das Forças de Segurança de Macau (ESFSM)

A Escola Superior das Forças de Segurança de Macau, criada em Julho de 1988, é uma instituição de ensino superior subordinada às Forças de Segurança de Macau, tendo por objectivo formar polícias e bombeiros. No ano lectivo de 2001-2002, a Escola ministrou dois cursos de licenciatura, com um quadro de 57 docentes e 23 alunos matriculados.

Universidade Aberta Internacional da Á sia (Macau) (UAIA)

A Universidade Aberta Internacional da Á sia (Macau), criada em Setembro de 1992, é uma universidade aberta particular que fornece cursos de ensino superior à distâ ncia, integrando os Institutos de Licenciatura, de Investigação, de Formação Profissional e de Português. No ano lectivo de 2001-2002, a Universidade ministrou 19 cursos com atribuição de diplomas de pós-graduação, licenciatura e mestrado, contando nesse ano com 154 professores e 7.281 alunos matriculados.

Instituto Inter-Universitário de Macau (IIUM)

O Instituto Inter-Universitá rio de Macau, criado em 1997, é uma instituição particular de ensino superior, composta pelas Escolas de Educação, de Tecnologia Informá tica, e de Comé rcio. No ano lectivo de 2001-2002, o Instituto ministrou 6 cursos com atribuição de diplomas de pós-graduação e mestrado e outros cursos com atribuição de certificados. O Instituto nesse ano teve um quadro de 47 docentes e 139 alunos matriculados.

Instituto de Enfermagem Kiang Wu de Macau (IEKWM)

O Instituto de Enfermagem Kiang Wu de Macau foi promovido a instituição particular de ensino superior em Novembro de 1999, e tem por objectivo formar enfermeiros diplomados. Em Agosto do 2002, a Região Administrativa Especial de Macau publicou o regulamento administrativo da nova revisão de Estatutos do Instituto de Enfermagem Kiang Wu de Macau, conferindo a competência ao Instituto para a atribuição do grau de licenciatura. No ano lectivo de 2001-2002, o Instituto ministrou dois cursos com nível de bacharelato e cursos com certificação, ministrados por

(9)

93 docentes, e frequentados por 180 alunos.

Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (UCTM)

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, criada em Março de 2000, é uma universidade particular. A Universidade dispõ e dos Institutos de Ciência Informá tica, de Administração e Gestão, de Direito, e de Farmá cia e Medicina Chinesa. Alé m disso, també m criou os Institutos de Educação Permanente, de Desenvolvimento Sustentá vel, de Investigação de Pós-graduação.No ano lectivo de 2001-2002, a Universidade ministrou 25 cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, contando nesse ano com 71 docentes e 8.575 alunos matriculados.

Instituto de Gestão de Macau (IGM)

O Instituto de Gestão de Macau (instituição anteriormente subordinada à Associação de Gestão de Macau, criada em 1988) passou a ser uma instituição de ensino superior em Julho de 2000. No ano lectivo de 2001-2002, o Instituto ministrou quatro cursos de bacharelato, contando com 25 docentes e 173 alunos matriculados.

Instituto Milé nio de Macau (IMM)

O Instituto Milé nio de Macau, criado em Agosto de 2001, é uma instituição de ensino superior particular. As unidades acadé micas do Instituto incluem os departamentos de Comé rcio, de Letras e de Ciência. O Instituto ministrou cursos com nível de licenciatura e outros cursos com atribuição de diplomas. No ano lectivo de 2001-2002, não foram admitidos alunos.

Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM)

O Instituto de Estudos Europeus de Macau, criado em Outubro de 1995, é uma instituição acadé mica particular, ministrando cursos de estudo e de formação, bem como cursos de mestrado em colaboração com a Universidade de Macau e cursos de pós-graduação em colaboração com o Instituto de Formação Turística de Macau. No ano lectivo de 2001-2002, o Instituto ministrou dois cursos com atribuição de diplomas de pós-graduação e de mestrado (em colaboração com outras instituiçõ es de ensino), contando no mesmo período com a colaboração de 23 docentes, e tendo matriculados 65 alunos.

Instituto de Software e Tecnologia da Universidade das Nações Unidas (UNU/IST)

O Instituto de Software e Tecnologia da Universidade das Naçõ es Unidas, criado em 1991, é um centro de investigação e formação

(10)

subordinado à Universidade das Naçõ es Unidas. Cinco formadores leccionaram no Instituto e 36 alunos foram formados no ano lectivo de 2001-2002.

(O presente relatório fornece os dados sobre docentes e trabalhadores, alunos e cursos de ensino superior do ano lectivo de 2001-2002. A data da recolha registou-se no dia 30 de Novembro de 2001.)

Número de alunos matriculados no ensino superior de Macau no ano lectivo de 2001-2002 (por grau acadé mico e diploma)

Instituição de ensino superior

Curso doutoramento Curso mestrado Curso diploma pós-graduação Curso licenciatura Curso bacharelato Curso diploma superior Total UM 19 657 152 2767 221 --- 3816 IPM --- --- --- 248 1767 65 2080 IFT --- --- --- 59 180 --- 239 ESFSM --- --- --- 23 --- --- 23 UAIA --- 4922 1870 443 --- 46 7281 IIUM --- 121 --- 14 --- 4 139 IEKWM --- --- --- --- 180 --- 180 UCTM 50 7763 --- 762 --- --- 8575 Instituiçõ es de Ensino Superior IGM --- --- --- --- 173 --- 173 IEEM --- 51 14 --- --- --- 65 Instituiçõ es de Investigação UNU/IST --- --- --- --- --- --- --- 69 13514 2036 4316 2521 115 22571 Total 0.31% 59.87% 9.02% 19.12% 11.17% 0.51% 100%

(11)

Nú mero de docentes e trabalhadores do ensino superior de Macau no ano lectivo de 2001-2002

Instituição de ensino superior Pessoal docente

Pessoal não docente Pessoal de Investigação * Total UM 322 275 15 612 IPM 298 191 --- 489 IFT 57 71 --- 128 ESFSM 57 108 --- 165 UAIA 154 33 --- 187 IIUM 47 7 --- 54 IEKWM 93 8 --- 101 UCTM 71 107 --- 178 Instituiçõ es de Ensino Superior IGM 25 10 --- 35 IEEM 23 16 --- 39 Instituiçõ es de Investigação UNU/IST 5 7 --- 12 1152 833 15 2000 Total 57.60% 41.65% 0.75% 100%

Nota (*) : O “pessoal de investigação” só cobre os investigadores da Universidade de Macau. Segundo os Estatutos do Pessoal de Investigação da Universidade de Macau, aprovados pelo Despacho n.º 30/SAAEJ/99, foi criado o quadro do pessoal de investigação na Universidade de Macau. Aqui não está especificado o pessoal de investigação das outras instituiçõ es de ensino superior.

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

O objetivo deste trabalho foi estudar a evaporação por meio da transferência de massa no solo, em uma barragem subterrânea submetida às diferentes profundidades do lençol

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Na esfera federal, diante da ausência de uma política ou de diretrizes gerais dos órgãos responsáveis, o ponto de partida foi o “diagnóstico” da inexistência de

nas universidades federais brasileiras: um estudo sobre as políticas de permanência nas instituiçõ es de ensino superior públicas” constatou que, apesar de em âmbito

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

• a Epistemologia, a História e a Filosofia da Ciência – uma forma de trabalhar é a utilização de textos originais traduzidos para o português ou não, pois se entende que eles

Pelas análises realizadas, podemos afirmar que: A organização do processo de escolha de LD nas escolas tem sido desencadeada muito mais a partir de ações