• Nenhum resultado encontrado

Temas da Conscienciologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Temas da Conscienciologia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Temas da Conscienciologia

Marcello Paskulin*

* Psicólogo. Professor universitário. Voluntário da Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS).

mpaskulin@uol.com.br

Texto recebido para publicação em 20.05.09. Palavras-chave Inversão existencial Invexometria Perfil homeostático Perfil nosográfico Keywords Existential Inversion Homeostatic profile Inversionmetry Nosographic profile Palabras-clave Inversión existencial Invexometría Perfil homeostático Perfil nosográfico

Impedidores e Propulsores da Invéxis: Proposta de

Traços Característicos

Existential Inversion Obstructors and Propellers: Proposal of Typical Traits

Obstructores y Propulsores de la Invéxis: Propuesta de Trazos Característicos

Resumo:

Este artigo apresenta um estudo dos traços característicos que podem levar o inversor ao erro (impedidores) e das condições que auxiliam o inversor a impulsionar a aplicação da técnica da invéxis (propulsores). Objetiva expor tabela contendo a inter-relação entre impedidor, propulsor, aposto e oposto. Propõe-se a utilização de 12 variáveis para a análise dos impedidores da invéxis. A pesquisa consistiu na associação empírica de ideias a partir das constatações provenientes de observação de fatos e reflexão e análise de exemplos pessoais (casos) de inversores, voluntários e ex-voluntários da Conscienciologia. A abordagem realizada neste trabalho pode fornecer maiores subsídios aos inversores e pesquisadores da Conscienciologia na realização da autopesquisa, na medida em que amplia o assunto para além da listagem de mata-burros elaborada pela ASSINVÉXIS.

Abstract:

This article presents a study of typical traits that might drive invertors to commit errors (obstructors) and of the conditions that might help invertors to boost the existential inversion technique (propellers). It aims to expose the table which contains the inter-relationship between obstructor, propeller, appositive and opposite. It proposes 12 variables for the analysis of existential inversion obstructors. The survey consists on empirical association of ideas from the fact observation findings and consideration and analysis of personal example (cases) of invertors and Conscientiology volunteers and ex-volunteers. The approach taken in this work can provide greater benefits to invertors and researchers of Conscientiology during self-research as it takes the subject matter beyond the list of cattle-guards drawn by ASSINVÉXIS.

Resumen:

Este artículo presenta un estudio de los trazos característicos que pueden llevar al inversor al error (impedimentos) y de las condiciones que auxilian al inversor a impulsionar la aplicación de la técnica de la invéxis (propulsores). Tiene por objetivo exponer una tabla conteniendo la interrelación entre obstructor, propulsor, apuesto y opuesto. Se propone la utilización de 12 variables para el análisis de los impedimentos de la invéxis. La pesquisa consistió en la asociación empírica de ideas a partir de las constataciones provenientes de la observación de hechos y reflexión y análisis de ejemplos personales (casos) de inversores, voluntarios y exvoluntarios de la Concienciología. El abordaje realizado en este trabajo puede ofrecer mayores subsidios a los inversores y pesquisadores de la Concienciología en la realización de la autoinvestigación, en la medida en que amplia el asunto para mas allá de la lista de mataburros elaborada por la ASSINVÉXIS.

(2)

I

NTRODUÇÃO

O presente ensaio realiza uma abordagem ao tema impedidores e propulsores da invéxis.

Origina-se do banner “mata-burros da invéxis” afixado na sede da ASSINVÉXIS, em Foz do Iguaçu, desde fevereiro de 2006. O objetivo da listagem é lembrar aos inversores de sempre consultá-la ao tomar uma decisão pessoal ou institucional, auxiliando na profilaxia do erro.

O termo “mata-burros da invéxis” é de uso corrente na ASSINVÉXIS desde a existência do referido banner. No entanto, propõe-se a troca por “impedidores1 da invéxis” por tratar-se de expressão mais clara

e compreensível.

O setor da ASSINVÉXIS denominado Tares (responsável pela elaboração das atividades técnico--científicas da instituição), no período de 2006 a 2008, trabalhou na criação do novo curso da grade curricular da instituição. Este, provisoriamente, recebeu o nome de Propulsores da Invéxis.

Seu objetivo era realizar o cotejo dos traços imaturos (impedidores) e maduros (propulsores), auxiliando o aluno na superação.

Os constructos gerados pelo estudo do tema foram desenvolvidos para o referido curso, conjuntamente por este autor e pelo professor Tony Musskopf.

O método aplicado ao desenvolvimento da pesquisa consistiu na associação empírica de ideias a partir das constatações provenientes de observação de fatos, reflexão e análise de exemplos pessoais (casos) de inversores, voluntários e ex-voluntários da Conscienciologia.

Vale ressaltar que o exame realizado é condicionado pela experiência dos pesquisadores enquanto inversores veteranos. Outros investigadores da Conscienciologia podem fazer referência a distintas conclusões.

Os principais conceitos oriundos desse trabalho estão apresentados sinteticamente neste artigo. A relevância do assunto deve-se à proposta da correlação técnica entre os traços característicos das imaturidades presentes na juventude e dos traços aceleradores da inversão existencial.

O presente trabalho visa expor os principais impedidores e propulsores da invéxis. Também se propõe a estabelecer a inter-relação entre apostos e opostos dos impedidores da invéxis.

As expressões aposto e oposto foram apresentadas em conferência durante a I Jornada de Educação Conscienciológica, em 2001, pelo pesquisador Werner Scheinpflug2.

A análise de cada impedidor pode ser realizada a partir de doze variáveis propostas. Estas se encontram devidamente definidas e exemplificadas no texto.

I

MPEDIDORESDA

I

NVÉXIS

A ideia de elaboração de um painel contendo os mata-burros da invéxis origina-se de ECP2 ocorrido em 2004, quando uma voluntária perguntou ao epicon o que poderia ser feito para ajudar a ASSINVÉXIS. A resposta sugeriu listar as principais imaturidades cometidas na juventude e deixá-las visíveis para todos que entrassem na instituição.

Em janeiro e fevereiro de 2006, os voluntários da ASSINVÉXIS promoveram brainstorming e debate a fim de preparar relação dos mata-burros da invéxis. A enumeração completa ficou exposta na Instituição Conscienciocêntrica (IC) a partir de 13 de fevereiro de 2006.

Eis, a seguir, a listagem3 de 24 mata-burros da invéxis (ASSINVÉXIS, 2006), dispostos em ordem alfabética:

01. Academicismo (materialismo). 02. Acriticidade.

(3)

04. Ansiedade. 05. Arrogância. 06. Competitividade. 07. Dependência. 08. Desorganização. 09. Dispersividade. 10. Egocentrismo. 11. Hedonismo. 12. Imediatismo. 13. Indisciplina. 14. Inexperiência. 15. Infantilismo. 16. Ingenuidade. 17. Irresponsabilidade. 18. Perfeccionismo. 19. Precipitação. 20. Preguiça. 21. Procrastinação. 22. Pusilanimidade.

23. Ser antepassado de si mesmo. 24. Teorização.

I

NTER

-

RELAÇÃO

I

MPEDIDORESE

P

ROPULSORESDA

I

NVÉXIS

O setor Tares da ASSINVÉXIS encarregou-se de elaborar o novo curso da grade curricular da instituição com base na listagem acima.

A partir da análise dos traços imaturos da invéxis, fez-se necessário conhecer a atitude sadia corres-pondente.

Utilizou-se como primeiro parâmetro a lista dos 20 Megatributos Propulsores da Evolução existente no Tertuliarium e publicada na agenda da Associação Internacional da Programação Existencial (APEX) (2007 e 2008).

Através de reflexão, observação de fatos, análise de exemplos pessoais de inversores e associações de ideias, elaborou-se a lista de propulsores da invéxis, identificando a atitude ou o traço de personalidade mais maduro exatamente oposto ao mata-burro.

Entretanto, verificou-se que o resultado alcançado estava incompleto, pois nem sempre o processo de recin é linear, ou seja, o jovem não necessariamente passa direto do trafar ao trafor.

O movimento pendular de mudança sugere a existência, paralelamente ao impedidor, de outro traço, também patológico, possível de o jovem manifestá-lo. A esse aspecto deu-se o nome de aposto.

O aposto justifica-se pela possibilidade da conscin, na tentativa de tentar resolver, amenizar, esconder ou até mesmo superar o traço, ao invés de dirigir-se para a condição sadia, manifestar o contraste ou o extremo do mesmo traço.

Já a manifestação contrária ao aposto, portanto homeostática da personalidade, neste trabalho recebeu o nome de oposto. Este traço não necessariamente é o aposto do propulsor, porém possui relação direta.

(4)

O aprofundamento desse estudo gerou, consequentemente, a expressão das características inter--relacionadas em forma de quadro. O mesmo procedimento de análise foi realizado para cada um dos mata--burros. A distribuição conceitual segue a disposição abaixo:

Tabela 1. Distribuição conceitual

Essa apresentação permite a análise horizontal, vertical e transversal dos traços.

Por análise horizontal entende-se o cotejo entre impedidor versus propulsor ou aposto versus oposto. A análise vertical pode ser realizada comparando impedidor e aposto ou propulsor e oposto. Já a análise transversal se estabelece a partir do confronto entre impedidor e oposto ou propulsor e aposto.

Eis, a seguir, quadro completo dos traços de personalidade, estabelecendo as inter-relações entre mata--burros, propulsores, apostos e opostos.

(5)

Maior clareza na compreensão do cotejo dos traços apresentados pode ser obtida a partir do estudo das definições de cada traço.

A

NÁLISE

O início da pesquisa priorizou a compreensão dos traços imaturos. No entanto, ao longo do estudo, o foco da análise passou a ser o lado positivo, homeostático.

Ao utilizar a expressão propulsor da invéxis, o objetivo é expressar a ideia de máxima eficiência evolutiva possível. O inversor que emprega a propulsão em sua invéxis supera em fatos e feitos a invéxis de um inversor mediano ou comum. Por hipótese, o inversor ideal empregaria naturalmente tais propulsores.

(6)

O exame aprofundado do quadro permite a análise de propulsores e impedidores da invéxis sob diferentes ângulos e nuanças. Durante a pesquisa, ocorreram crescimento e amadurecimento dos aspectos analisados de cada traço, observado a partir da ampliação no entendimento e quantidade das características desenvolvidas. Em consequência, alcançou-se uma padronização a partir do estabelecimento de conjunto mínimo de doze elementos para abordagem ao impedidor da invéxis.

Tais variáveis foram estabelecidas a partir de estudo sobre a estrutura utilizada na Enciclopédia da Conscienciologia.

Eis, abaixo, 12 itens ou possíveis variáveis de análise das características de personalidade, dispostos em ordem funcional: 01. Definição. 02. Perfil nosográfico. 03. Perfil homeostático. 04. Exemplarismo. 05. Enumerações. 06. Processo. 07. Profilaxia / Autoenfrentamento. 08. Técnica. 09. Trafarismo. 10. Cosmograma. 11. Bibliografia. 12. Questionamentos.

Na falta de um exemplo completo de análise de um impedidor da invéxis com os doze itens desenvolvidos, optou-se por explicar cada aspecto individualmente.

A seguir, expõe-se cada uma das variáveis por meio de definição e exemplo. A definição refere-se ao significado da variável. O exemplo indica um impedidor estudado, identificado entre parênteses, com fins de ilustrar a análise.

Os exemplos não são definitivos, contudo fornecem base de como o assunto pode ser explorado. 1. Definição

A definição é a descrição da significação do traço (impedidor, propulsor, aposto e oposto). Exemplo (academicismo):

Definição: O academicismo é o comportamento de quem integra a academia e o holopensene acadêmico, limitando a expressão de suas ideias ao materialismo próprio da ciência convencional e eletronótica.

2. Perfil nosográfico

O perfil nosográfico apresenta possíveis características, condutas, posturas e situações da personalidade da conscin que manifesta o impedidor da invéxis, dispostas em enumeração horizontal.

Exemplo (egocentrismo):

Perfil nosográfico: arrogância; assistencialismo; autismo; autonegligência; barganha; centro das atenções; chantagem; humildade; inveja; manipulação; não aceitar ajuda dos outros; não pedir ajuda aos outros; não saber aceitar presentes; necessidade de heterorreconhecimento; orgulho; porão consciencial; reclamação; reivindicação; síndrome de São Francisco de Assis; territorialismo; timidez; vaidade; voto de pobreza.

(7)

3. Perfil homeostático

O perfil homeostático apresenta possíveis características, condutas, posturas e situações da personalidade da conscin que manifesta o propulsor da invéxis, dispostas em enumeração horizontal.

Exemplo (indisciplina):

Perfil homeostático: atacadismo; calculismo; compromisso com os amparadores e a proéxis; constância; continuísmo; detalhismo; disciplina da imagística; disponibilidade de tempo, dinheiro e espaço para assistência; flexibilidade; hábitos sadios; ótima relação entre tempo, dinheiro e espaço; perseverança; persistência; regramento; retroalimentação; rotina criativa; rotina útil; técnicas de otimização do tempo; tenepes; transformar o hábito numa segunda natureza; trinômio iniciativa-manutenção-realização.

4. Exemplarismo

O exemplarismo é a apresentação de exemplo mínimo e máximo de manifestação nosográfica (impedidor) e homeostática (propulsor).

Exemplo (desorganização):

Desorganização mínima: perder o horário do ônibus. Desorganização máxima: suicídio.

Auto-organização mínima: escovar os dentes após as refeições. Auto-organização máxima: manter ofiex.

5. Enumerações

A enumeração é a relação horizontal de características específicas e representativas da atuação do mata-burro.

Exemplo (hedonismo):

Vícios: adrenalina; álcool; comida; consumo; dinheiro; drogas; emoção; moda; música; ócio; risco; sexo; tabaco; tecnologia; trabalho.

6. Processo

O processo é a exposição de passo-a-passo de como desenvolver o propulsor. Exemplo (acriticismo):

Processo de atuar com criticidade: 1. Conhecer os fatos.

2. Pesquisar os fatos. 3. Relacionar os fatos.

4. Colocar-se no lugar dos envolvidos. 5. Estabelecer hipóteses e conclusões. 6. Posicionar-se.

7. Profilaxia / Autoenfrentamento

Neste item são apresentadas atitudes e posturas profiláticas da manifestação do impedidor e/ou ações que auxiliem o inversor a enfrentar o mata-burro.

Exemplo (irresponsabilidade):

Profilaxia / Autoenfrentamento: assumir e aplicar o megatrafor; binômio recebimento-retribuição; dois anos de voluntariado contínuo numa mesma função; emprego dos princípios práticos da Conscienciologia; encarar as oportunidades-desafios da proéxis; identificação da proéxis.

(8)

8. Técnica

Este item apresenta sugestões de técnicas de enfrentamento ou superação do mata-burro. Exemplo (dispersividade):

Técnica: Técnica Projetiva da Concentração Mental. 9. Trafarismo

O trafarismo é a relação de proximidade ou afinidade patológica do impedidor da invéxis abordado com os demais, estabelecendo, ao final, valor percentual em relação ao complexo nosográfico5, com total

de 24 impedidores.

Exemplo (egocentrismo):

Trafarismo: O egocentrismo apresenta relação com acriticismo, arrogância, competitividade, dependência, hedonismo, imediatismo, inexperiência, infantilismo, irresponsabilidade, perfeccionismo, preguiça, procrastinação, teorização.

Percentual quanto ao complexo nosográfico: 58%. 10. Cosmograma

Nesta variável, apresentam-se itens de cosmograma com temas polêmicos que auxiliem o inversor a se posicionar frente ao traço analisado. Pode ser exposto através do título da matéria ou de sua ideia principal.

Exemplo (acriticismo):

Cosmograma: uso de pílula do dia seguinte; uso de programas de compartilhamento de arquivos; uso de software não licenciado.

11. Bibliografia

Este item apresenta possíveis fontes e referências para estudo e aprofundamento do tema. Exemplo (indisciplina):

Bibliografia: Autorganização Livre (VIEIRA, 2007, p. 580); Extrapauta (VIEIRA, 2007, p. 1.132); Rotina Útil (VIEIRA, 2007, p. 1.909).

12. Questionamentos

Este item exibe questões para aprofundamento da reflexão sobre a característica de personalidade estudada.

Exemplo (alienação): Questionamentos:

1. Qual é o seu saldo bancário hoje? 2. Qual é o seu tipo sanguíneo?

3. Você é sempre o último a saber das coisas?

4. Você está por dentro dos acontecimentos da sua cidade? 5. Você lê os avisos afixados no mural do seu condomínio? 6. Você lê os avisos referentes à sua conta bancária? 7. Você sabe o que acontece em seu local de trabalho? 8. Você sabe o real motivo de sua dor de cabeça?

C

ONSIDERAÇÕESFINAIS

O estudo sobre impedidores e propulsores da invéxis guarda relação com a consciência poliédrica, pois auxilia na ampliação da visão de conjunto sobre os traços característicos do inversor existencial. Além

(9)

disso, exige abertismo consciencial para a compreensão das interdependências existentes entre os traços de personalidade manifestados.

Este ensaio alcançou o propósito de expor os principais constructos em relação aos impedidores, características que podem levar o inversor ao erro, e propulsores, condições que auxiliam o inversor a impulsionar a aplicação da técnica da invéxis.

Da mesma forma, através de quadro-síntese, apresentou a inter-relação entre apostos e opostos dos impedidores da invéxis, ademais de ilustrar a análise dos impedidores com um exemplo de cada variável.

A experiência pessoal do autor na prática do voluntariado na ASSINVÉXIS mostrou quão relevante é a existência do banner com os mata-burros à vista de todos para efeito de profilaxia.

A abordagem ao tema apresentada neste artigo pode fornecer maiores subsídios aos inversores e pes-quisadores da Conscienciologia na realização da autopesquisa, na medida em que amplia o assunto para além da listagem de mata-burros da invéxis.

Com base na pesquisa exposta, entende-se que a tabela contendo a inter-relação entre mata-burro, propulsor, aposto e oposto pode apontar para novas descobertas na autopesquisa e coloca-se como ferramenta auxiliar para a compreensão da autoconscienciometria e da autoinvexometria. Além disso, a descrição das variáveis de análise pode contribuir para o aprofundamento no estudo, superação ou aquisição dos traços.

Os exemplos expostos não são definitivos, contudo fornecem base de como o assunto pode ser explorado. A pesquisa terá continuidade visando completar a análise de cada impedidor da invéxis segundo as doze variáveis propostas.

N

OTAS

1. Este artigo emprega o termo “impedidor” ao invés de “inibidor”, pois etimologicamente aproxima-se mais da expressão mata-burro.

2. Conferência sem publicação em anais do evento. A I Jornada de Educação Conscienciológica ocorreu de 28.04 a 01.05.01 na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

3. Lista extraída do Jornal da Invéxis, ano 12, N. 13, abril de 2006, página 3.

4. Da lista original de mata-burros, sugere-se a alteração de acriticidade para acriticismo, por entender-se que o significado da expressão é mais preciso. Ver verbete homônimo da Enciclopédia da Conscienciologia (VIEIRA, 2007, p. 112).

5. Para saber mais sobre complexo nosográfico, ver capítulo 307 da obra Homo sapiens reurbanisatus (VIEIRA, 2004, p. 796).

R

EFERÊNCIAS

1. ASSINVÉXIS; Jornal da Invéxis; Ano 12; N. 13; abril de 2006.

2. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; 3a Ed.; Associação Internacional Editares; 2007.

3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 3a Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia

Referências

Documentos relacionados

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

Cada qual a seu modo, com caraterísticas organizacionais diferentes, CCIR, CONIC, REJU e Koinonia são quatro entidades ecumênicas que vêm tendo certo destaque no país em

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar