• Nenhum resultado encontrado

NORMAS GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

NORMAS GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS

Instituto de Ciências Biomédicas

Universidade de São Paulo

(2)

I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO ICB/USP

A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída por 4 (quatro) membros: Coordenador do Programa, seu suplente e um docente, credenciados como orientadores plenos no Programa, além de membro representante discente do Programa; cada um desses membros terá um suplente.

II- PROCESSO SELETIVO

1. Para o processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado, Doutorado Direto e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, os candidatos submeter-se-ão às seguintes avaliações:

1ª) Análise do Currículum vitae do candidato, sendo valorizados os seguintes quesitos: a) Publicação em revista indexada no ISI Web of Science; (1 ponto)

b) Bolsas prévias de agências financiadoras (FAPESP, CNPq, CAPES); (1 ponto) c) Apresentação de trabalho em congressos nacionais ou internacionais; (1 ponto)

d) Desempenho durante a graduação (ME)/Desempenho durante o mestrado (DO); (1 ponto,

para candidatos sem reprovação );

e) Resultados preliminares para o desenvolvimento do projeto, caso o candidato os possua;

(1 ponto);

2ª) Apresentação oral circunstanciada do trabalho experimental, com posterior argüição sobre o modelo de estudo e metodologias empregadas para o desenvolvimento do projeto (10 pontos).

A nota de corte será : Mestrado: 7 pontos, Doutorado: 10 pontos

Observação: Será emitido parecer circunstanciado por escrito pela CCP quanto ao desempenho dos candidatos nas avaliações.

Todas as provas são públicas.

2. O número de vagas para cada processo seletivo de ingresso no Programa será fixado pela CCP no edital correspondente.

3. A periodicidade do processo seletivo será: Semestral: Para Mestrado

Trimestral: Para Doutorado Direto e Doutorado

4. A validade da aprovação no processo seletivo de ingresso, para efeito de matrícula junto ao Programa de Pós-Graduação, é de 90 dias corridos para a matrícula inicial no Mestrado ou Doutorado Direto.

5. Os documentos para inscrição no processo seletivo para os candidatos a Mestrado, Doutorado Direto ou Doutorado são os seguintes:

a) Requerimento do candidato, ao Coordenador do Programa, solicitando a inscrição (modelo no site: www.icb.usp.br/~anatomia);

(3)

c) Carta de Aceitação do Orientador credenciado no Programa, atestando experiência do candidato para a pesquisa, (modelo no site www.icb.usp.br/~anatomia)

d) 03 cópias do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido no decorrer do curso (modelo no site www.icb.usp.br/~anatomia);

e) 2 fotos (3x4) recentes; f) Cópia legível do:

- Diploma de Graduação, com a data da colação de grau;

- Histórico Escolar de Graduação, constando data da colação de grau;

- Cédula de identidade (RG) - em nenhuma hipótese serão aceitos Carteiras de Órgãos

ou de Conselhos de Classe;

- Título de eleitor; - CPF;

- Certidão de nascimento ou de casamento (quando for o caso);

- Comprovante de quitação do serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

- RNE (para os estrangeiros); g) Currículo lattes;

h) Estágio prévio na área de inserção do projeto;

i) Publicação (Para candidatos ao Doutorado e Doutorado Direto):

- Entrega de trabalho(s) publicado(s) ou submetido(s) até 3 meses antes da data da inscrição, relacionado à dissertação de mestrado/pesquisa anterior, em revista com

Índice de Impacto ≥ 1,35, de acordo com ISI Web of Science.

j) Cópia do Histórico Escolar do Mestrado (candidatos ao Doutorado); k) Certificado de conclusão de Mestrado (candidatos ao Doutorado); l) Exemplar da dissertação de Mestrado (candidatos ao Doutorado).

III. PRAZOS

- No curso de Mestrado o prazo para depósito da dissertação é de trinta meses.

- No curso de Doutorado, para o portador do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de sessenta meses.

- No curso de Doutorado, sem obtenção prévia do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de setenta e dois meses.

IV. CRÉDITOS

1. O candidato ao título de Mestre deverá completar no mínimo 96 (noventa e seis) créditos, sendo:

- um mínimo de 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas;

- 64 (sessenta e quatro) créditos referentes ao preparo da Dissertação.

2. O candidato ao título de Doutor, sem obtenção prévia do título de Mestre (Doutorado Direto), deverá completar no mínimo 192 (cento e noventa e dois) créditos, sendo:

- um mínimo de 56 (cinquenta e seis) créditos em disciplinas; - 136 (cento e trinta e seis) créditos referentes ao preparo da Tese.

3. O candidato ao título de Doutor, portador do título de Mestre, deverá completar no mínimo 160 (cento e sessenta ) créditos, sendo:

- pelo menos 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas;

(4)

4. Número máximo de créditos que podem ser atribuídos como créditos especiais respeitado o limite de 50% dos créditos obrigatórios.

Mestrado 16 créditos

Doutorado Direto 28 créditos

Doutorado c/Mestrado 12 créditos

V. LÍNGUA ESTRANGEIRA

A proficiência em língua inglesa constitui requisito obrigatório aos candidatos habilitados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e é valida durante 5 anos após a realização do exame. Os candidatos ao Mestrado e Doutorado deverão obrigatoriamente demonstrar proficiência, de acordo com os seguintes critérios:

1. Submetendo-se à prova de língua inglesa no Centro de Línguas da FFLCH, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (informações disponíveis no site: www.fflch.usp.br ).

2. Apresentando Certificado de Proficiência, emitido no máximo há 2 anos (em relação à data de matrícula no programa de pós-graduação), pelas seguintes instituições:

- UNIÃO CULTURAL, “Reading”, com desempenho de 50%;

- CULTURA INGLESA, teste feito para fins de inscrição no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP, com desempenho de 50 pontos;

ou ainda nas seguintes modalidades:

- TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language - Internet - based Test) = 60 pontos; - TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institucional Test Program) = 500 pontos;

3. Candidatos a Doutorado deverão realizar adicionalmente uma prova de inglês instrumental baseada na tradução de texto de artigo científico na área de inserção do candidato, a qual será disponibilizada ao candidato pela CCP, em data oportuna, três meses após o seu ingresso.

4. Os candidatos habilitados ao ingresso no programa de pós-graduação que forem estrangeiros deverão demonstrar, além da proficiência em língua inglesa, proficiência em língua portuguesa.

5. Estarão automaticamente desligados do Programa, os alunos que não demonstrarem a proficiência suficiente no prazo de 06 meses, a contar da data da primeira matrícula na pós-graduação (para os alunos de Mestrado e Doutorado).

VI. DISCIPLINAS

1. Credenciamento:

As solicitações de credenciamento ou alteração de disciplinas serão analisadas pela CCP e devem conter: justificativa que denote importância e coerência com as linhas de pesquisa do programa, objetivos claros e bem definidos para a formação do estudante, ementa que demonstre conhecimento atual, bibliografia pertinente e atualizada e critérios de avaliação

(5)

objetivos. Quando se tratar de disciplina obrigatória do programa, o professor responsável deverá ser credenciado como orientador pleno no Programa de Ciências Morfofuncionais. 2. Re-credenciamento:

No re-credenciamento da disciplina, além dos critérios anteriores, serão avaliados pela CCP a importância na formação do estudante, a atualização no contexto do programa, a regularidade de oferta e demanda de inscritos.

VII. CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS

Os critérios da CCP para cancelamento de turmas de disciplinas são: a) Desativação para criação de uma nova proposta;

b) Número insuficiente de alunos;

c) Impossibilidade de oferecimento da disciplina por problemas com o docente responsável, ou por eventuais problemas de infra-estrutura.

O prazo máximo relativo ao cancelamento de turmas pelo docente responsável é de 30 dias antes do início da disciplina, sendo que a CCP terá 7 dias para homologar essa decisão.

VIII. EXAME DE QUALIFICAÇÃO

1. O exame de Qualificação tem por objetivo avaliar a maturidade do aluno na sua área de investigação, sendo obrigatório para os candidatos ao título de Mestrado e de Doutorado. 2. Os prazos máximos para a realização do Exame de Qualificação são:

18 meses: a contar da data de ingresso no Mestrado 36 meses: a contar da data de ingresso no Doutorado

42 meses: a contar da data de ingresso no Doutorado Direto.

3. Para se inscrever no Exame de Qualificação o aluno deverá ter cumprido pelo menos 50% dos créditos exigidos em disciplinas, conforme ítem IV, e obedecer os seguintes critérios:

a) ter sido aprovado no exame de proficiência;

b) ter entregue o Relatório semestral de acompanhamento do Programa nas datas devidas;

c) recomenda-se enfaticamente que os alunos de Doutorado e Doutorado Direto

comprovem ter, pelo menos, um artigo submetido ou aceito em periódico internacional indexado, com fator de impacto maior ou igual a 1,35, como primeiro-autor e relacionado à tese.

4. A inscrição para o Exame de Qualificação deverá ser feita com 1 (um) mês de antecedência dos prazos previstos para a realização das provas. No ato da inscrição o aluno deverá entregar na Secretaria de Pós-Graduação, os seguintes documentos:

a) Ficha do aluno;

(6)

c) Cópia do certificado de participação do Curso de Proteção Radiológica (para todos os alunos que utilizam radioisótopos em seus projetos);

d) Sugestão de banca indicada pelo orientador (formulário disponível no site: www.icb.usp.br/~anatomia).

e) Quatro exemplares do projeto de pesquisa (prévia de dissertação ou tese), contendo uma versão atualizada do trabalho de pesquisa na qual conste Introdução, Material e Métodos, Resultados Parciais, Discussão, Bibliografia e Planejamento Futuro.

5. Quanto à Composição da Banca Examinadora do Exame de Qualificação, esta será composta por 3 membros titulares e no máximo 2 suplentes, indicados pelo orientador, conforme Formulário disponível no site. A composição da Banca Examinadora deverá ser

posteriormente homologada pela CCP. Não será permitido a participação de colaboradores

que correspondam a potenciais conflitos de interesse em bancas de qualificação, a citar colaboradores que constem nas publicações, juntamente com o aluno ou com o orientador, nos últimos cinco anos.

6. O Exame de Qualificação para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, está dividido em duas partes:

a) Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa, o qual deverá durar no mínimo 30 e no máximo 50 minutos. Nesta apresentação deverão ser abordados os resultados obtidos até o momento, contextualizando-os com os da literatura vigente, além do planejamento futuro.

b) Argüição do trabalho pela Banca Examinadora. Esta avaliação deverá aferir preferencialmente: a familiaridade do aluno com o projeto desenvolvido, a capacidade de análise crítica quanto à justificativa, metodologia e resultados do projeto, bem como a profundidade da capacidade de discussão dos resultados obtidos.

Observações importantes:

- O não cumprimento do tempo estabelecido para a Apresentação do Seminário pode acarretar em reprovação automática, de acordo com a determinação da Banca Examinadora.

- O candidato reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, em prazo não superior a 180 dias contados a partir da data de realização do primeiro exame.

As provas são públicas e, ao final do exame, a banca emitirá um Relatório Final de Avaliação, em formulário próprio disponibilizado pela CCP, o qual será comunicado ao orientador.

IX. PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO

A partir da aprovação no Exame de Qualificação de Mestrado, e por sugestão da banca examinadora, o aluno poderá solicitar a mudança de nível com anuência do orientador. Além dos documentos solicitados para o Exame de Qualificação, o aluno deverá ser submetido aos mesmos critérios impostos para a seleção para Doutorado Direto, critérios estes elencados no Ítem II (PROCESSO SELETIVO).

(7)

X. DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIO

Além do desligamento pelo Art. 54, o aluno poderá ser desligado pelo desempenho acadêmico e científico avaliado pelas exigências aqui estabelecidas.

O aluno será desligado do curso de pós-graduação por desempenho acadêmico e científico insatisfatório, após o parecer escrito e circunstanciado do orientador a respeito do andamento das atividades programadas do aluno, o qual deverá ser submetido à aprovação da CCP. Entende-se como “atividades programadas” aquelas estabelecidas no início do curso pelo orientador junto com o aluno, e com o aval da CCP.

Estas atividades programadas envolvem, além das disciplinas a serem cursadas, a elaboração de relatórios periódicos do andamento da pesquisa e de atividades desenvolvidas no período que devem ser submetidas à CCP.

O desempenho acadêmico e científico é considerado insatisfatório se o aluno não entregar o seu relatório nas datas estabelecidas pela CCP ou se o seu relatório não for aprovado 2 vezes consecutivamente.

A deliberação de desligamento do aluno pela CCP é encaminhada à CPG para homologação.

XI. ORIENTADORES E CO-ORIENTADORES

O credenciamento e re-credenciamento de orientadores para Mestrado e Doutorado no Programa de Ciências Morfofuncionais terá validade de 5 anos e será feito por meio de uma análise geral de desempenho a partir de critérios mínimos, mas não suficientes, aprovados pela CCP e descritos a seguir. Cabe à CCP a decisão final sobre as solicitações de credenciamento e re-credenciamento, com base em parecer detalhado de assessores internos e /ou externos.

Critérios mínimos para credenciamento de orientadores plenos

 Linha de Pesquisa definida;

 Condições laboratoriais adequadas para o desenvolvimento do trabalho incluindo

participação direta ou indireta em projetos de pesquisa financiados;

 Publicação regular na sua área de atuação em periódicos de circulação internacional

indexados pelo ISI, com Índice de Impacto ≥ 1,35 (no ano em que foi publicado), que demonstre competência na sua área de atuação (média mínima de 4 artigos/5 anos);

 Contribuição em disciplinas de pós-graduação e bancas de exames de qualificação,

dissertações e teses;

 Orientação prévia de estudantes de iniciação científica ou de pós -graduação em nível de

mestrado e/ou doutorado.

Critérios mínimos para credenciamento de orientador específico, incluindo docentes externos e professores visitantes

 Linha de pesquisa definida, de interesse do Programa e que seja inovadora;

 Produção científica expressiva e veiculada em periódicos internacionais indexados pelo ISI,

que demonstre competência na sua área de atuação (referência mínima de 1 artigo/ano no período de 5 anos);

 Condições laboratoriais adequadas para o desenvolvimento do trabalho incluindo

participação direta ou indireta em projetos de pesquisa financiados;

 Para o credenciamento deverá fazer parte da análise o projeto de pesquisa a ser

(8)

 A inclusão de uma nova orientação fica vinculada à existência de publicação anterior, oriunda de orientações em andamento ou concluídas no Programa. O tempo de titulação também será considerado;

 Não será aceito o credenciamento no Programa de Ciências Morfofuncionais de técnicos(as)

de nível de superior , estagiários(as) de pós-doutorado ou bolsistas do Programa de Jovens Pesquisadores da FAPESP.

Critérios mínimos para credenciamento de co-orientadores

 Credenciamento de Co-Orientadores só poderá ocorrer para alunos de Doutorado. A

solicitação deverá estar acompanhada de uma justificativa circunstanciada do orientador, explicitando com clareza a inserção do co-orientador no projeto do aluno;

 Os critérios são os mesmos já descritos para credenciamento de orientadores plenos e

específicos (no caso de orientadores externos);

 A solicitação de co-orientação deverá ser o mais precoce possível, não devendo exceder o

prazo máximo de 50% do prazo total, a contar da data de matrícula do aluno no curso de Doutorado.

Critérios mínimos para recredenciamento de orientadores Além dos critérios acima, ter:

 Contribuído em bancas de exames de qualificação, dissertações e teses;

 Completado alguma orientação no período de cinco anos ou ter em andamento a orientação

de pelo menos um estudante. Ainda, será considerado o número de alunos por ele titulados no período e número de alunos egressos no período sem titulação (evasão).

 Artigos científicos bem como Comunicações em Congressos (publicadas e/ ou apresentadas

em parceria com pós-graduandos);

 Participação como responsável ou co-responsável em disciplinas de pós-graduação que sejam

regularmente oferecidas. Observações importantes:

- O primeiro pedido de credenciamento, tanto para o mestrado como para doutorado, deverá ser sempre específico; somente após a conclusão da primeira orientação o docente poderá solicitar seu credenciamento pleno.

- Credenciamento de orientadores externos à unidade serão específicos, podendo a CCP autorizar o credenciamento pleno mediante justificativa circunstanciada.

XII. PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

1. Para depósito da Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado devem ser apresentados os seguintes documentos:

a) Declaração de anuência do Orientador;

b) Ficha do aluno, constando o número de créditos obrigatórios concluídos;

c) As capas das teses e dissertações são padronizadas e devem ser obtidas na Biblioteca do ICB;

d) 08(oito) exemplares da Dissertação de Mestrado ou 12 (doze) exemplares da Tese de Doutorado, contendo a Ficha do Catálogo Bibliográfico emitida pela Biblioteca do ICB e Protocolo da Comissão de Ética em Pesquisa do ICB. Os exemplares deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do ICB, e poderá ser feito até o último dia útil anterior à

(9)

data de encerramento do prazo para o depósito dos exemplares, caso o mesmo recaia em fins de semana, feriados e pontos facultativos oficialmente fixados pelo calendário e pela Instituição.

e) Preenchimento do Formulário da Comissão de Patrimônio Cultural da USP; f) Resumo do objetivo do trabalho para fins de divulgação;

g) Requerimento dirigido ao Presidente da CPG com visto do Orientador incluindo sugestões de examinadores para composição da Comissão Julgadora;

h) Versão eletrônica da Dissertação ou Tese em pdf para sua inclusão no Banco Digital de Dissertações e Teses da USP;

i) Para os alunos de Mestrado recomenda-se enfaticamente a entrega de cópia de um trabalho submetido, não sendo necessariamente sobre a dissertação, em revista com

Índice de Impacto ≥ 1,35, de acordo com ISI Web of Science.

j) Para os alunos de Doutorado recomenda-se enfaticamente a entrega de Cópia de um trabalho publicado, não sendo necessariamente sobre a tese, em revista com Índice de

Impacto ≥ 1,35, de acordo com ISI Web of Science

XIII. NOMENCLATURA DE TÍTULO

O título concedido:

 Mestre em Ciências, Programa de Ciências Morfofuncionais

 Doutor em Ciências, Programa de Ciências Morfofuncionais

XIV. OUTRAS NORMAS

1. Cursos Obrigatórios

Curso de Radioproteção: Todos os alunos que forem utilizar material radioativo em seus

projetos deverão realizar este curso, que agora é uma disciplina oferecida pelo Departamento de Microbiologia (BMM5834 – Proteção Radiológica)

Curso de Treinamento no Uso de Animais de Experimentação: Curso oferecido semestralmente

pela Comissão de Biotérios do ICB. OBS: sem a realização deste curso não será permitida a utilização do biotério.

Seminários Avançados do Programa de Ciências Morfofuncionais (BMA5815, BMA5816, BMA5891, BMA5894): Para os alunos de Mestrado, é obrigatória a participação em 2

semestres (1 ano); para os alunos de Doutorado, é obrigatória a participação em 4 semestres (2 anos). Os organizadores dos seminários são alternados à cada semestre. A freqüência mínima nestes seminários é de 75%.

2. Protocolo do Comitê de Ética

Os alunos deverão submeter seus projetos para apreciação das Comissões de Ética em Experimentação Animal (CEEA) ou de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPSH) – ICB, mesmo que possua certificado emitido por outra Comissão de CEEA ou CEPSH de outra Unidade da USP ou Instituição.

(10)

A CPG/ICB, em reunião realizada em 19/03/2013, estabeleceu o seguinte: O trâmite referente ao pedido de certificação dos projetos de pesquisa junto à Comissão de Ética em Experimentação Animal do ICB (CEUA-ICB/USP; quando incluam manipulação de animais) ou à Comissão de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do ICB (CEPSH-ICB/USP; quando incluam manipulação de material humano) deverá ter início antes da matrícula. Esta, por sua vez, será efetuada somente mediante apresentação de protocolo emitido pela Comissão responsável atestando que o projeto foi submetido à análise.

Formulário e mais informações disponíveis no site: www.icb.usp.br/etica/ 3. Relatório de Acompanhamento

Todos os alunos regularmente matriculados deverão entregar um relatório, de acordo com o modelo disponível na Secretaria de Pós-Graduação, nos seguintes períodos a contar da data de ingresso no programa:

Mestrado: semestralmente Doutorado: anualmente

Este relatório deverá ser entregue a Secretaria de Pós-Graduação, para encaminhamento junto a parecerista interno ou externo ao Programa. O relatório deverá ter: ficha do aluno, cópia do protocolo da Comissão de Ética, carta do orientador com comentário sobre o trabalho e sobre o perfil do aluno e vir, obrigatoriamente, assinado pelo orientador dando ciência de seu conteúdo.

4. Obtenção de créditos

Quadro demonstrativo dos limites para atribuição de créditos por atividades programadas:

Níveis Limite de 50%

Mestrado 16 créditos

Doutorado Direto 28 créditos

Doutorado c/Mestrado 12 créditos

Congressos e Similares (Conforme deliberação da CPG, até no máximo 2 eventos por ano):

Tipo de participação Amplitude do Evento

Nacional Internacional

Poster (com registro em anais e similares) Obs.: Poster c/apresentação oral

acrescentar + 1 crédito

1

(conjunto) 1 (co-autor) (conjunto) 2 (1º autor) Participação a convite da organização (com

comprovante) (conjunto) 1 1 (conjunto)**

Prêmio obtido (com comprovante) 1

(11)

Amplitude dos Eventos (Congressos e Similares)

NACIONAL - promovidos por sociedades e federações científicas com abrangência nacional.

INTERNACIONAL - promovidos por entidades científicas nacionais e

internacionais com participação de, pelo menos 50%, de membros estrangeiros. Publicações:

Máximo de atribuição

Tipo de Publicação Indexado Não Indexado

1o Autor Co-Autor

Trabalho Completo 6 créditos 4 créditos 2 créditos

Capítulos de Livros e Manuais:

Tipos Máximo de atribuição

Capítulos em Livros e Manuais 4 créditos

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE: Quantidade de participações

Nível 1 semestre 2 ou mais semestres

Mestrado 6 créditos 0

Doutorado Direto 6 créditos 5 créditos

Doutorado c/Mestrado 4 créditos 0

5. Distribuição de Bolsas CAPES Institucional

- Serão elegíveis para bolsa CAPES Institucional somente os alunos que tiverem solicitado previamente bolsa à FAPESP.

Os seguintes critérios, na ordem em que se apresentam, serão utilizados pela CCP para a indicação do novo beneficiado:

1) Critério de "antiguidade" do Pós-Graduando no Programa de Ciências Morfofuncionais. 2) Pontuação total do aluno, obtida a partir dos vários quesitos que integram o Exame de

Seleção (vide normas de Exame de Ingresso).

- No caso de empate entre alunos quanto aos ítens anteriores, um terceiro critério será utilizado como fator de desempate:

Referências

Documentos relacionados

São inúmeros estados de consciência vivenciados nesta abordagem, porém destacaremos agora como mais demarcatórios a consciência de vigília, o sono, sonho e. estado de

Esse trabalho apresenta um estudo sobre o aproveitamento da energia solar para carregamentos de carros elétricos com objetivo de avaliar a economia de energia elétrica para

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (CCP) pode emitir “Certificado de Proficiência em Língua Inglesa” para fins de ingresso no

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (CCP) poderá dispensar a apresentação de “Certificado de Proficiência em Língua Inglesa” para fins

Além disso, modelos matemáticos encontrados na literatura foram ajustados às curvas de secagem, visando descrever o comportamento de secagem de Lentinus crinitus nas condições

A análise da distribuição pontual dos 146 casos de esquistossomose mansônica obtida por meio do posicionamento instantâneo de um ponto, com auxílio de um receptor GPS para

Parece que o interesse de Jakubinski pela semântica, a linguagem vista como atividade, herdada de Baudouin de Courtenay, e as considerações sobre a ligação entre língua e

INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. Inspeção-Geral das Atividades em Saúde Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto Instituto de Proteção