• Nenhum resultado encontrado

Outubro Rosa: Todos juntos nesta causa. Festa do Sindicato: Cozinha Escola. Alegria e pagode ao vivo: veja as fotos!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Outubro Rosa: Todos juntos nesta causa. Festa do Sindicato: Cozinha Escola. Alegria e pagode ao vivo: veja as fotos!"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Festa do

Sindicato:

Alegria e pagode ao vivo: veja as fotos!

Cozinha

Escola

Chef afirma: todos podem aprender.

Outubro

Rosa:

Todos juntos

nesta causa

(2)

www.sindirefeicoesrj.org.br www.facebook.com/ sindirefeicoesrio

EDIÇÃO ESPECIAL - Outubro 2016

Presidente - João Ricardo

Redação - Bruno Freire, Danilo Tojal (0037288/RJ) e

Agência Frog

Arte - Agência Frog

Com muita alegria e show ao vivo de pagode, Festa

da Categoria foi um sucesso e estreitou relações

Festa de responsa!

A Festa da Categoria de Refeições realizada no dia 30 de setembro, no Clube de Viseu, na Vila da Penha, foi um grande sucesso. Os trabalhadores da categoria do SindiRefeiçõesRJ se diver-tiram a valer das 19h até 23h, com direito a comes e bebes de graça. O show de música ao vivo ficou por conta do grupo de pagode Fascina Samba.

Cerca de 700 pessoas foram ao evento. Foi uma noite de muita alegria e confraternização que estreitou ainda mais nossa re-lação com os trabalhadores. E fique sabendo, as duas próxi-mas festas já estão marcadas: serão nos dias 4/11 (Rio de Ja-neiro) e 11/11 (Volta Redonda). Você que é trabalhador da ca-tegoria pode solicitar seu con-vite ligando para nossas sedes nessas duas cidades.

(3)

INFOREFEIÇÕES | Informativo do SindiRefeiçõesRJ 3

Professor e chef Patrick Campello

destaca que muita gente chega

sem saber quase nada e sai do

curso “fazendo muito bem”.

Cozinha Escola:

“Todos podem

aprender. Não

precisa ter dom”

Referência de qualidade para aprendizado e aperfeiçoamento no setor da Culinária, a Cozinha Escola pode parecer, à primeira vista, exclusivo para quem já domina a prática ou tem uma boa base. E se você mal sabe fritar um ovo, será que é melhor nem se aventurar em um dos 19 cursos disponíveis. Com a palavra, o chef carioca Patrick Campello, que formou-se em gastronomia com apenas 19 anos, em 2009:

“Tem muita gente que vem para aprender cru, sabendo quase nada de cozinha, e sai daqui fazendo bem. Todos podem traba-lhar na cozinha”, destaca Campello, professor em diversos cur-sos da Cozinha Escola.

“Tem muita gente

que vem para

apren-der cru, sabendo

quase nada de

co-zinha, e sai daqui

fazendo bem. Todos

podem trabalhar

na cozinha”

Nosso sindicalizado faz os cursos gratuitamente,

pagando apenas R$ 50 de taxa de matrícula, que dá

direito a material didático e uniforme. O que você

ainda está esperando? Ligue para (21) 3457-9407.

O chef vai além: “Alguns alunos têm o dom e não sabem. Nunca mexeram com nada e já chegam mostrando talento. Logo se vê quando a pessoa tem algo diferente.”

Além de professor, Campello trabalha com gastronomia em even-tos, destacando-se pelos cardápios criativos e harmoniosos. Ele divide os alunos em dois grupos principais.

“Tem uma galera que precisa, quer aprender para ganhar dinhei-ro. E há gente que vem por hobby, às vezes se apaixona e pas-sa a fazer da gastronomia seu ganha-pão. Teve um DJ que veio aprender a cozinhar porque morava sozinho, largou a música e hoje faz comida pra fora. Acontece muito de a pessoa acabar se descobrindo aqui.”

(4)

Saiba tudo sobre o Outubro Rosa e

previna-se contra o câncer de mama

Por uma vida

A cada ano aumenta a adesão ao movimento mundial Outubro Rosa, que visa conscientizar o público em geral sobre os perigos do cân-cer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença. E nós, do SindiRefeiçõesRJ, não podíamos ficar fora dessa. Vamos nos unir em torno dessa causa?

A situação é bem mais grave que você imagina. Vamos exemplifi-car de forma simples. Olhe para o seu relógio, veja que horas são. Amanhã, neste mesmo horário, 156 brasileiras a mais estarão diag-nosticadas com câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 22% dos novos tumores que acometem as mulheres a cada ano são desse tipo. Está mais do que na hora de agirmos para enfrentar esse problema. Faça a sua parte!

(5)

INFOREFEIÇÕES | Informativo do SindiRefeiçõesRJ 5

Aproximadamente 30% dos casos de cân-cer de mama podem ser evitados ao adotar os seguintes hábitos:

• Praticar atividade física regularmente; • Alimentar-se de forma saudável;

• Manter peso corporal adequado;

• Evitar tabagismo e consumo de bebi-das alcoólicas;

• Amamentar.

Como se prevenir

As mulheres devem observar periodi-camente as mamas para detectar pre-cocemente qualquer sinal ou sintoma de câncer de mama. Os principais são: • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

• Alterações no bico do peito (mamilo); • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

• Saída espontânea de líquido dos mamilos

• As mulheres devem procurar ime-diatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

(6)

O movimento teve início na última década do século 20, nos Estados Unidos, onde vários Estados, sempre no mês de outubro, realizavam diversas ações referentes ao câncer de mama. O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Em 1997, as ações voltadas à prevenção do câncer de mama se in-tensificaram nos EUA e surgiu a denominação Outubro Rosa. No início dos anos 2000, o movimento começou a se propagar por outros paí-ses. O ato de iluminar de rosa monumentos, prédios, pontes, teatros, etc., ajudou a popularizar a causa, pois tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

Por que Outubro Rosa?

• O exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos;

• Cerca de 70% dos casos ocorrem em mulheres com mais de 50 anos;

• Fatores que elevam o risco: não ter filhos; ter engravidado após os 30 anos; não ter amamentado; ter menstruado antes dos 12 anos;

• O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para mulheres de todas as idades;

• Homens também podem ter câncer de mama, mas só correspondem a 1% do total de casos; • Para saber mais, acesse www.inca.gov.br/outubro-rosa

Também é importante saber

Faça o autoexame!

Segure sua nuca com a mão esquerda;

Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão direita suavemente sobre a mama esquerda;

Faça movimentos circulares por toda a mama esquerda; Repita todos os movimentos invertendo as mãos (direita na nuca e esquerda fazendo o autoexame). Fonte: IBCC

(7)

INFOREFEIÇÕES | Informativo do SindiRefeiçõesRJ 7

Se surgir algum problema com seu empregador, entre em con-tato com a equipe SindiRefeiçõesRJ. Estamos a postos para analisar e resolver a questão.

Utilize o e-mail contato@sindirefeicoesrj.org.br, ligue para (21) 2481-1403 / (21) 2481-6053 ou acione nossos assessores quan-do visitarem sua empresa. Exija seus direitos!

Você comunica,

a gente resolve!

No dia 29 de setembro, após denúncia encaminhada por em-pregados da empresa Sal e Alho, na unidade Fábrica Carioca de Catalizadores (FCC), localizada no polo Industrial de Santa Cruz, uma equipe de assessores do SindiRefeiçõesRJ deslocou-se para acompanhar a rescisão contratual de sete trabalhadores que tinham mais de um ano de serviços prestados à referida empresa. Vale ressaltar que todo empregado que acumula mais de um ano de serviços prestados à mesma empresa tem direito a ser acompanhado pelo nosso sindicato no ato do desligamento, o que só ocorreu no caso em questão devido à denúncia que re-cebemos. Direcionamos os sete trabalhadores para homologa-rem a rescisão na sede-escola do SindiRefeiçõesRJ, garantindo assim o cumprimento de todos os seus direitos.

Algumas questões resolvidas:

Durante mapeamento feito por nossos as-sessores, constatou-se que a empresa Dorvile, que atua no segmento de refeições coletivas, não vinha cumprindo obrigações estipuladas na Convenção Coletiva de Trabalho 2016. Fi-zemos contato com a empresa, que se cadas-trou em nosso sindica-to e passou a pagar o piso da categoria.

Ainda não houve ade-quação total por parte da Dorvile, seus em-pregados ainda não recebem vale-compras e assistência médica, por exemplo. A em-presa prometeu regu-larizar tudo em breve, e nós do SindiRefei-çõesRJ continuaremos acompanhando o caso.

Cumprindo

a Convenção

Coletiva

Recebemos uma denúncia de que estava ocorrendo desvio de função e não cumprimento de deveres trabalhistas em uma fran-quia do McDonald’s, no Carioca Shopping, em Vicente de Carva-lho. Os empregados não vinham recebendo vale-transporte e eram obrigados a fazer serviços na rua (fora da unidade de trabalho). Além disso, um atendente estava descarregando o caminhão de alimentos sozinho.

Encaminhamos todos os questionamentos para uma consultora de Recursos Humanos, que nos informou que o reembolso rela-tivo às passagens seria realizado no mês subsequente e todas as outras questões seriam revistas e normalizadas. Passado um mês, a equipe de assessores esteve na unidade e constatou que não havia mais irregularidades. Mais uma vitória dos trabalhadores que entram em contato com nosso sindicato!

Fim das irregularidades

(8)

SEDE CENTRO

Av. Marechal Câmara, 160, sl 1314/1315 Centro / Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20020-080

Tel.: (21) 2215-7106 ou 7107

SEDE NOVA IGUAÇU

Av. Governador Roberto Silveira, 470, sl 1302 Centro - Nova Iguaçu / RJ - CEP: 26210-210

Tel: (21) 3540-3776

Confira o

endereço

das nossas

sedes

SEDE NITERÓI

Av. Visconde do Rio Branco, 305, sl 902 Centro - Niterói /RJ - CEP: 24020-002

Tel: (21) 2622-7067

SEDE NORTE FLUMINENSE

Av. Rui Barbosa, nº 1.043, sl. 502 Centro - Macaé / RJ - CEP: 2791-5011

Tel: (22) 2273-4961

SEDE SUL FLUMINENSE

Rua 14, 350, Sala 401, Vila Santa Cecilia - Pontual Shopping Volta Redonda / RJ - CEP: 27260-140

Tel: (24) 3343-0420

SEDE COZINHA ESCOLA

Rua Carlos Chambelland, 256

Vila da Penha - Rio de Janeiro / RJ - CEP: 21210-090 Tel.: (21) 2481-1403 ou 6053

SEDE BARRA DA TIJUCA

Av. das Américas, 4200 - CCEB / Ed. NY, bl 2, sl 306 Barra da Tijuca / Rio de Janeiro, RJ - CEP: 22640-907

Tel.: (21) 3385-4555

SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES contato@sindirefeicoesrj.org.br

Rua Carlos Chambelland, 256 - Vila da Penha / Rio de Janeiro (21) 2481-1403 / 2481-6053 / 3385-4555

Referências

Documentos relacionados

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Começámos a decoração da sala do ATL com os trabalhos de Natal que já estavam feitos até à data e também com a conclusão de outras actividades de

Por isso, o trabalho é uma categoria fundante do ser social, que viabiliza as transformações nas relações materiais de produção e reprodução humana, tendo no

Concluí-se diante dos estudos, que T&D possui o seu valor e tem à frente, uma grande oportunidade de manter sua posição estratégica, através da atuação junto aos