• Nenhum resultado encontrado

PROJETO BÁSICO 01/ NUBEN PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE GINÁSTICA LABORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO BÁSICO 01/ NUBEN PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE GINÁSTICA LABORAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETO BÁSICO 01/2013 - NUBEN

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE GINÁSTICA LABORAL

I – OBJETO

Contratação de empresa prestadora de serviços de ginástica laboral para executar serviço de assessoria, implementação e execução do programa de Ginástica Laboral para os empregados da Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap.

II – PÚBLICO ALVO: Empregados (712) da Tabela de Emprego Permanente e Emprego

em Comissão da Terracap, atualmente contratados.

III – SERVIÇOS A SEREM CONTRATADOS

Os serviços, objetos deste projeto básico, serão executados nas dependências da Companhia Imobiliária de Brasília por empresa prestadora de serviços de Ginástica Laboral, em horário a ser definido pela TERRACAP e pela CONTRATADA, executando as etapas descritas abaixo:

Diagnóstico da Empresa

3.1 Visita técnica com acompanhamento de um profissional do Núcleo de Benefícios (NUBEN) para diagnóstico das instalações da empresa e do tipo de clientela, sendo que, os empregados com registros médicos quanto à queixas de dores relacionadas ao trabalho, deverão ser avaliados previamente pelo fisioterapeuta ou Educador Físico indicando exercício específico;

3.2 Aplicação de questionário investigativo pela CONTRATADA, o qual será utilizado para levantamento de informações sobre possíveis dores, supostas lesões ou estresse muscular decorrentes da jornada de trabalho, a fim de colher dados para a elaboração dos exercícios do programa de ginástica laboral e atender as especificidades das tarefas executadas pelos trabalhadores.

Execução dos serviços

3.3 Realizar palestras de mobilização em dias e horários a serem definidos pelo NUBEN. O objetivo dessa palestra será a explicação do programa de ginástica laboral e a realização de sessão coletiva dos exercícios.

(2)

Frequência de execução: Será realizada uma (01) palestra no primeiro mês de contrato e

01 (uma) após seis meses de contrato. As outras 2 (duas) palestras serão realizadas em atividades como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e em semanas de Qualidade de Vida, em datas a serem definidas pelo NUBEN.

Duração: 1 hora

Temas a serem abordados nas palestras:

Conceito de Ginástica Laboral;

Informações sobre metas e objetivos da Ginástica Laboral; Benefícios da Ginástica Laboral;

Principais causas das DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho); Leis Biomecânicas que regem os movimentos humanos;

Prevenção de LER (Lesões por Esforços Repetitivos); Sessão coletiva dos exercícios.

3.4 Realizar sessões de exercícios, atingindo todas as salas, setores e Núcleos da TERRACAP, sem a necessidade de deslocamento dos funcionários para locais específicos. Deverá existir o acompanhamento direto de profissionais devidamente habilitados nas áreas de Educação Física ou Fisioterapia.

Frequência da execução: segunda à sexta feira, horário: das 07:45 às 17:30 horas. Duração: 15 minutos em cada setor.

Exercícios a serem executados: os exercícios serão específicos e direcionados às

necessidades, hábitos e posturas de cada posto de trabalho que deverão constar, pelo menos, de:

Alongamento geral e específico; Exercícios posturais;

Exercícios respiratórios;

Exercícios para o globo ocular;

Exercícios de força, flexibilidade, ritmo e equilíbrio; Exercícios de relaxamento; e

Aulas especiais com recursos materiais como bolas terapêuticas, garrotes e mini bastões para massagens e outros que se fizerem necessários. Todos os materiais deverão ser fornecidos pela CONTRATADA.

Observação: O cronograma de atividades previsto no subitem 3.4 deverá ser apresentado

pela CONTRATADA ao NUBEN, o qual procederá à avaliação do mesmo. Esse cronograma deverá contemplar a atividade de ginástica preparatória (praticada antes do expediente de trabalho) e ginástica de relaxamento (ou compensatória, praticada após o expediente de trabalho).

3.5 Fornecer massagem terapêutica e de relaxamento ou ainda quiropraxia ou reflexologia.

Frequência da execução: diariamente, sendo no período da manhã de 10:00 às 12:00

horas e no período da tarde de 14:00 às 16:00 horas.

Observação: Os empregados deverão procurar, espontaneamente, o serviço, mas a

responsabilidade pelo agendamento dos empregados é de responsabilidade da CONTRATADA. Deverão ser disponibilizados pela CONTRATADA todos os recursos necessários para os serviços previstos neste subitem.

A frequência dos serviços deste subitem devem incluir também a prestação de serviços nos eventos internos de qualidade de vida e/ou segurança do trabalho. Nesse caso, o serviço será de 09 às 17 horas. As datas serão definidas pelo NUBEN.

(3)

IV QUALIFICAÇÃO TÉCNICA EXIGIDA

4.1 Registro ou inscrição da CONTRATADA na entidade profissional competente, fornecido pelo Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal e/ou Conselho Regional de Fisioterapia do Distrito Federal.

4.2 Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível com o objeto desta licitação, através de atestados de capacidade técnica, expedidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, que caracterize que a CONTRATADA prestou ou vem prestando, a contento, serviços da mesma natureza dos que figuram como objeto desta licitação.

4.3 Declaração de que disponibilizará para prestação dos serviços profissionais devidamente registrados Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal e/ou Conselho Regional de Fisioterapia do Distrito Federal.

4.4 A equipe de profissionais envolvidos na execução dos serviços do objeto deste contrato deverá ser formada pelos profissionais especificados a seguir:

4.5 Supervisor/coordenador que possua: diploma de graduação em Educação Física ou Fisioterapia; registro profissional no Conselho Regional de Educação Física ou Conselho Regional de Fisioterapia; e experiência mínima de 2 (dois) anos serviços de coordenação de atividades de ginástica laboral comprovados em Carteira de Trabalho ou por meio de contrato de prestação de serviços. Qualquer que seja a comprovação deverá haver declaração de pessoa jurídica de direito público ou privado, na qual conste informação quanto ao exercício da atividade de coordenação/supervisão de equipe(s) de ginástica laboral.

4.6 Caso o supervisor/coordenador especificado no subitem 4.5 atue também como instrutor, deverá ministrar as aulas de ginástica laboral e supervisionar as aulas ministradas por outro profissional de Educação Física ou de Fisioterapia, ou ainda estagiário devidamente matriculado nos 2(dois) últimos anos do curso. Nesse último caso, o supervisor/coordenador especificado no subitem 4.5 responde tecnicamente pela qualidade dos serviços por ele prestados e por outro profissional ou estagiário indicado pela CONTRATADA.

4.7 Caso o supervisor/coordenador especificado no subitem 4.5 não ministre as aulas de ginástica laboral, supervisionará as aulas ministradas por outros profissionais de Educação Física e/ou de Fisioterapia, ou ainda de uma destas formações, respondendo tecnicamente pela qualidade dos serviços por ele prestados e pelo outro profissional indicado pela CONTRATADA.

V RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E AVALIAÇÃO

Ao término da execução de cada um dos serviços descriminados na seção IV deste projeto básico, deverão ser apresentados os seguintes documentos e relatórios:

(4)

5.1 Relatórios de execução de palestras de mobilização (previstas no subitem 3.3) que deverão apresentar: o número de participantes, os temas discutidos, a metodologia utilizada, a avaliação do palestrante sobre o envolvimento dos participantes, a avaliação dos participantes sobre a palestra (o instrumento para realização dessa segunda avaliação deverá ser definido pela CONTRATADA, mas deverá ser apresentado a priori ao NUBEN). O prazo para a entrega impressa desse relatório será de 15 (quinze) dias após a execução da atividade. Quantidade de relatórios a serem apresentados: 1 para cada palestra executada.

5.2 No quinto e décimo mês de cada ano de contrato, a CONTRATADA realizará uma avaliação do programa de ginástica laboral, por meio de questionários a serem aplicados aos empregados sobre a participação e resultados obtidos. Caberá ao NUBEN a apreciação dos resultados obtidos.

5.3 Apresentar relatórios mensais com descrição e quantitativo de serviços prestados, massagens, sessões de exercícios e avaliações ergonômicas realizadas.

VI DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

a) Não transferir a outrem, no todo ou em parte, o objeto deste Contrato, sem prévia e expressa anuência e autorização da TERRACAP.

b) Em tudo agir segundo as diretrizes da TERRACAP, observadas as legislações pertinentes.

c) Fornecer todos os insumos e equipamentos (bolas, elásticos, aparelho de som, CD’s, etc) necessários para a realização de todas as atividades.

d) Apresentar à TERRACAP quando da assinatura do contrato, uma listagem com cargo e nome de todos os empregados e/ou estagiários contratados para a prestação dos serviços nas dependências da TERRACAP bem como a documentação comprobatória da qualificação, mantendo-as rigorosamente autorizadas, conforme item IV deste projeto básico.

e) Credenciar, por escrito, junto à TERRACAP, o profissional do subitem 4.5, investindo-o de poderes para representar a CONTRATADA em tudo que se relacione à execução e supervisão dos serviços e para solucionar quaisquer problemas relacionados ao serviço.

f) Manter empregados e/ou estagiários em número suficiente para atender satisfatoriamente os serviços especificados.

g) Substituir, sem qualquer ônus para a TERRACAP, sempre que exigido, e, independente de justificativa por parte desta, seu preposto, empregados ou estagiários vinculados ao contrato cuja atuação, a juízo da TERRACAP, evidencie-se inconveniente, insatisfatório ou inadequado à perfeita execução dos serviços, ou que, por qualquer motivo, não satisfaçam as condições requeridas à natureza dos serviços.

(5)

h) Comunicar ao NUBEN com, no mínimo, 7 (sete) dias de antecedência, sempre que houver substituição de estagiário, empregado ou preposto.

i) Providenciar, às suas expensas, a compra e o transporte de equipamentos necessários para execução dos serviços que são objeto deste Projeto Básico.

j) Impor a seu preposto e empregados/estagiários o máximo asseio, apresentação pessoal e urbanidade no trato com os empregados da TERRACAP, devendo estes se apresentar portando uniforme e crachá de identificação com nome e fotografia.

k) Permitir a vistoria e acompanhamento do NUBEN aos serviços em execução.

l) Responsabilizar-se por todas as despesas decorrentes da contratação de pessoal ou estagiários, salários de empregados, transporte dos mesmos e quaisquer outros encargos, inclusive por quaisquer acidentes de que possam vir a ser vítimas, quando em serviço, e por tudo quanto as legislações previdenciária e trabalhista lhes assegurem e, ainda, por quaisquer danos ou prejuízos porventura causados à TERRACAP ou a terceiros.

m) A inadimplência da CONTRATADA, com referência aos encargos estabelecidos no caput não transfere a responsabilidade por seu pagamento à TERRACAP, razão pela qual a licitante vencedora renuncia expressamente a qualquer vínculo de solidariedade, ativa ou passiva, para com a TERRACAP.

n) Responder, civil ou penalmente, por qualquer dano ou prejuízo, ainda que involuntário, que seu preposto, seus empregados ou estagiários vinculados ao contrato venham a causar à TERRACAP ou a terceiros.

o) Assumir toda a responsabilidade por dano à TERRACAP, a seus empregados ou a terceiros, em decorrência de mau procedimento, dolo ou culpa de empregados e estagiários e, ainda, pelo fiel cumprimento das leis e normas vigentes, mantendo a TERRACAP isenta de responsabilidade por infração de qualquer legislação, regulamentação e normas.

p) Iniciar a execução dos serviços contratados, em observância deste projeto básico e documentação adjacente à contratação, na data estipulada pela TERRACAP.

q) Realizar, no mínimo, uma reunião mensal com o NUBEN para avaliar a execução dos serviços, verificando o quantitativo de adesão de empregados às atividades e a execução de planos de ação, bem como reprogramando os serviços, quando for o caso. r) Garantir a qualidade na prestação dos serviços junto aos empregados da TERRACAP participantes do programa de ginástica laboral, conforme avaliação que serão apresentadas ao NUBEN no quinto e décimo mês de cada ano de contrato.

s) Apresentar indicadores nas avaliações de:

t) Melhora de disposição física e/ou redução de dores musculares: média igual ou superior 50% (cinquenta por cento) de repostas afirmativas;

(6)

u) Atenção dedicada pelos profissionais de Ginástica Laboral: média igual ou superior 60% (sessenta por cento) para o conceito boa e muito boa;

v) Elaborar e cumprir o cronograma de trabalho estabelecido entre as partes.

w) Submeter à TERRACAP a aprovação dos projetos, cronogramas e toda proposta de trabalho.

x) Prestar assessoria técnica, para realização das aulas e possíveis eventos relativos ao trabalho como participação em palestras, semanas de qualidade de vida.

VII – PREÇOS

O valor total estimado da presente contratação será de R$ 171.400,00(cento e setenta e um mil e quatrocentos reais).

O valor apresentado foi obtido com base na tomada de preços, por meio da coleta de preços, constante à fl. 75/100.

VIII DAS OBRIGAÇÕES DA TERRACAP

a) Permitir o livre acesso às dependências da TERRACAP dos profissionais da vencedora do certame, desde que estejam identificados.

b) Designar um representante da TERRACAP para adotar as providências que se fizerem necessárias para o bom desempenho dos trabalhos;

c) Notificar, por escrito, qualquer irregularidade encontrada ou relatada pelos empregados no desenvolvimento dos serviços contratados;

d) Efetuar os pagamentos devidos, de acordo com as Normas de Execução Orçamentária e Financeira em vigor.

VIII DA VIGÊNCIA

O contrato terá duração de vinte e quatro meses contados a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Distrito Federal.

Valor Médio Mensal Valor Médio Anual R$14.283,33 R$ 171.400,00

(7)

IX DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

a) O Núcleo executor do presente programa, por parte da Terracap, será o Núcleo de Benefícios (NUBEN/GEREH/DIRAF);

b) A falta de pagamento pela TERRACAP, durante o período de 30 (trinta) dias, contados a partir do décimo dia da apresentação das faturas atestadas, em favor da CONTRATADA, caracterizará situação de inadimplência, que implicará na suspensão automática das ações deste Programa.

c) A inadimplência em qualquer das obrigações da CONTRATADA serão glosadas do valor a ser pago.

d) Será vencedor aquele que apresentar o menor preço.

Brasília, de de 2013.

Eliane Silva Meira

Chefe do Núcleo de Benefícios

De Acordo.

Josélio Abdias Pimenta de Aguiar Gerente de Recursos Humanos

Aprovo o presente Projeto Básico, nos termos do Inciso I - § 2º do Art. 7º da Lei 8666/93.

Israel Marcos da Costa Brandão

Referências

Documentos relacionados

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de programas nutricionais com a suplementação de diferentes níveis de óxido de zinco com e sem a adição

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

– Contribuir para a valorização de um espaço cultural comum aos Europeus através do desenvolvimento da cooperação cultural entre criadores, agentes culturais e instituições

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Os ácidos organoborônicos precursores podem ser preparados a partir da utilização de diversas metodologias descritas na literatura, sendo a reação de compostos de organolítio

De acordo com Cinquetti e Carvalho (2004), existem três dimensões envolvi- das na abordagem da educação ambiental: os conhecimentos, os valores e a par- ticipação política. A