• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA CAPELÃES ANIVERSARIANTES DO MÊS AGOSTO/2009 INFORMATIVO Nº SARM A FORÇA DA FÉ. Ativa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA CAPELÃES ANIVERSARIANTES DO MÊS AGOSTO/2009 INFORMATIVO Nº SARM A FORÇA DA FÉ. Ativa."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA AGOSTO/2009 INFORMATIVO Nº 40 SARM – A FORÇA DA FÉ CAPELÃES ANIVERSARIANTES DO MÊS -2- 15 de agosto Capelão Pe. Antonio

da EAMCE. 11 de agosto

Capelão Pe. Lenilson do Com4ºDN.

29 de agosto Capelão Pe. Emanuel

do ComemCh. 26 de agosto

Capelão Pe. Moliterno do CIAMPA.

Ativa Ativa

(2)

Réquiem aeternam dona eis Do-mine.

Et lux perpétua Luceat eis. Riquiéscant in pace.

Amén.

PARTICIPAÇÃO DOS CAPELÃES PADRES NA MISSA DO CRISMA

Os Padres que servem na área do grande Rio exer-cem as suas fun-ções sacerdotais in-seridos em três Dio-ceses: Arquidiocese do Rio de Janeiro, Arquidiocese de Ni-terói e Diocese de Itaguaí. Em algumas datas especiais os Capelães Padres se unem ao Bispo local e com o seu Clero para participarem de cele-brações que expressam a unidade da Igreja, a unidade do Clero e a unidade dos fiéis.

Uma destas cele-brações ex-pressivas na caminhada da Igreja de Je-sus rumo ao céu é a cele-bração da Missa do San-to Crisma, presidida pe-los Bispos cer-cados de todo o seu Clero, diáconos, se-

minaristas religiosos e o povo de Deus fiel.

Os Capelães Padres se fazem presente na Diocese em que a OM da Capelania está inserida.

Reserva

25 de julho

Pe. Luiz Fernandes de Assunção é Capelão da reserva e reside no Estreito – MA.

09 de julho de 1998, faleceu o Capelão Pe. Luiz Gonzaga Pedrosa Galvão, que está sepultado em Cachoeira de Macacu – RJ.

Reserva

Falecido

29 de julho Dom Augustinho Petry Bispo de Rio do Sul – SC.

(3)

Arquidiocese de Niterói:

Em Niterói, a celebra-ção ocorre na terça-feira da Semana Santa no ginásio de esporte do colégio Dom Bos-co, devido ao espaço que permite a presença das dele-gações das Paróquias e das representações das Capela-nias.

Participaram desta ce-lebração:

Capelão Pe Nelson – Chefia, Capelão Pe Marcioni – ComForAerNav, Capelão Pe Souza Lima – DHN, Capelão Pe Vilmar – CFO – CIAW, Capelão Pe Érico – CFO – CIAW

O Capelão Pe Emanuel participou em sua Diocese de incar-dinação.

Diocese de Itaguaí:

Na Diocese de Itaguaí a celebração ocorreu na quarta-feira da Semana San-ta na Catedral São Francisco Xavier também com a presença de todo Clero e delegação de suas Paróquias. Compareceram o Capelão Pe Nelson – Chefia, Capelão Pe A-gostinho – CA-DIM e o Capelão Pe. Ubiratan – Colégio Naval -5-

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra a Santa Missa do Crisma Quinta-feira Santa na Catedral Metropolitana. Comparece-ram os Capelães da área Rio:

Capelão Pe. Nelson – Chefia

Capelão Pe. João Batista – Com1ºDN Capelão Pe. Leonildo – Escola Naval Capelão Pe. Adilson – CMN

Capelão Pe. Rocco – NEBrasil Capelão Pe. Marco Antônio – HNMD Capelão Pe. Ribeiro – ComFFE Capelão Pe. Moliterno – CIAMPA Capelão Pe. Oliveira – CIAA Capelão Pe. Chiodi – ComDivAnf.

Os Capelães Pe. Fábio, do CIAGA e Pe. Rodrigo, da Chefia do SARM, participaram nas suas Dioceses de incardinação.

(4)

Destacamos a presença de nossos dois ex-Capelães Chefes: Pe Navarro, que foi Capelão-Chefe de 28 de janeiro 1994 a 29 de abril de 2002 e Pe Levi, que foi Capelão-Chefe de 29 de abril de 2002 a 16 de fevereiro de 2006.

Os dois exercem o seu mi-nistério sacerdotal na Arquidioce-se do Rio de Janeiro.

Os Capelães que servem em OM fora de sede participaram da Santa Missa da Crisma com o Clero da Diocese onde a OM da Capelania está inserida:

Capelão Pe. José Paulo – Com3ºDN – Catedral de Natal-RN Capelão Pe. Diniz – Com2ºDN – Catedral de Salvador-BA Capelão Pe. Paiva – Com7ºDN – Catedral Militar - Brasília-DF Capelão Pe. Lenilson – Com4ºDN – Catedral de Belém-PA Capelão Frei Odécio – Com8ºDN – Catedral de São Paulo-SP Capelão Pe. Reinaldo – EAMSC – Catedral de Florianópolis-SC Capelão Pe. Vieira – Com5ºDN – Catedral de Rio Grande-RS Capelão Pe. Antônio Márcio – Com9ºDN – Catedral de Manaus-AM Capelão Pe. Cláudio – EAMPE – Catedral de Recife-PE

Capelão Pe. Antônio – EAMCE – Catedral de Fortaleza-CE Capelão Frei Dálvio José – EAMES – Catedral de Vitória-ES

Todos os nossos Capelães Padres participaram desta impor-tantíssima celebração da Missa do Santo Crisma. Nesta Santa Mis-sa o Senhor Bispo, cercado pelo seu clero, abençoa os Mis-santos óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagra o Santo óleo do Cris-ma.

Nesta celebração acontece um outro importante aconteci-mento eclesial: os Padres renovam a sua consagração sacerdotal, renovando os votos que todos os Padres fazem ao seu Bispo no dia de sua ordenação sacerdotal: os votos de obediência e castidade e os Padres que pertencem à congregações ou a ordens religiosas, o voto de pobreza.

SEMANA SANTA EM NOSSAS CAPELANIAS

Em todas as Capelanias com Vila Naval foram celebradas as cerimônias que compõem a Semana Santa:

1) Procissão de ramos;

2) Missa do Lava pés, instituição da Eucarístia e o Sacerdócio ministerial que Cristo instruiu para sua Igreja;

(5)

4) Celebração da paixão-morte de Cristo e o beijo na Cruz; 5) Procissão do Senhor Morto;

6) Celebração da Vigília Pascal: benção do fogo novo, benção da água para a aspersão e do Batismo e a renovação das promessas Batismais; e

7) Missa da Páscoa da ressurreição.

Entre procissões, vigílias, cantos, orações e tantos símbolos significativos a Semana Santa é uma grande oportunidade de medi-tação sobre o grande mistério da redenção humana, a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo nosso Salvador e único mediador entre Deus e os homens.

É neste contexto que a Chefia do SARM insiste para que ca-da Capelão, além ca-das celebrações realizaca-das na Capela, prepare com muito cuidado, uma celebração especial da Páscoa na OM se-de da Capelania, com uma boa e bem preparada representação se-de militares e servidores civis das OM apoiadas pela Capelania.

Insiste que o Capelão, de acordo com o Comando de cada OM apoiada pela Capelania, celebre a Missa da Páscoa em cada OM, como momento forte de adesão a Jesus e a sua Igreja.

-9-

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA NA CASA DO PADRE IDOSO DO RIO DE JANEIRO

Por convite es-pecial da Irmã Do Ro-sário, no dia 13 de a-bril, o Capelão-chefe, Pe Nelson, participou da Santa Missa presi-dida pelo Bispo Auxili-ar do Rio Dom Edney, responsável pelo lar que abriga os sacer-dotes idosos e doen-tes da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Além de abrigar os sacerdotes idosos e doentes, a Casa do Padre serve como hotel de trânsito para os Padres que passam pelo Rio de Janeiro. Dom Edney gosta de frisar que tudo na casa gira em torno do sacerdote idoso ou adoentado, para que seja muito bem servido nesta etapa “tão fértil da vida”.

(6)

CAPELANIA DO CIAGA

Dia 15 de abril, o Capelão Pe Fábio pre-parou uma Santa Missa da Páscoa dos Militares na Capelania do CIAGA.

Compareceram o Comandante do CIAGA, CA Mathias, oficiais, praças e ser-vidores civis, com uma belíssima partici-pação nos cantos, orações e na comunhão eucarística.

Após a celebração da santa Missa houve a confraternização dos presentes em um coquetel, onde se pode apreciar mais inten-samente o clima de companheirismo que é presente no CIAGA.

SO-ES (RM1) RAMÃO VISITA A CHEFIA DO SARM

Dia 16 de abril, o SO-ES(RM1) Ramão veio “matar a sauda-de” e ver como está o SARM hoje, já que serviu em muitas OM onde pode colaborar com o Capelão:

1- Em Brasília, por dois anos, colaborou com o Capelão Pe. Otomar Vier; e por três anos colaborou com o Capelão Pe Levi e com o Capelão Leonildo;

2- Na Chefia do SARM, por três anos, colaborou com o Capelão-Chefe Pe Levi; e

3- Por último colaborou por três anos com o Capelão Pastor Eleutério, no COM6ºDN.

Foram momentos de muitas lem-branças e de grande satisfação a visita que nos fez o SO-ES(RM1) Ramão.

(7)

MISSA PELO 32º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO SASM

Dia 17 de abril, o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, celebrou a Santa Missa em ação de graças pelos 32 anos de criação desta im-portante OM que é o Serviço de Assistência Social da Marinha.

São inúmeros os programas e projetos de benefícios sociais que o SASM desenvolve em prol da família naval. É importante que os militares e servidores

ci-vis entrem no site do SASM e tomem conhecimento e participem dos programas que existem para colaborar com o desenvolvimento hu-mano e social.

Parabéns militares e servidores civis que servem no SASM pelo belo trabalho que vem desenvolvendo.

-13-

PÁSCOA DOS MILITARES DO CIAA

Dia 17 de abril, o Ca-pelão Pe Oliveira, do Centro de Instrução Almirante Ale-xandrino, realizou a Páscoa dos Militares, com uma Santa Missa muito bem preparada e participada.

Compareceu o Co-mandante do CIAA, CAlte Gener, oficiais, praças e ser-vidores civis.

A Capelania do CIAA é atendida também pelo Capelão Pas-tor Alves. As atividades da Capelania se voltam especialmente aos 3500 alunos que embarcam para o C-Espc, C-Esp-HabSG e C-Ap, não esquecendo porém da tripulação do CIAA, que é de suma im-portância nestas atividades de formação de nosso pessoal.

(8)

CAPELANIA DA EAMES

Todos os anos, dentro das festividades em honras de Nossa Senhora da Penha, que é a Padro-eira do Estado do Espírito Santo, acontecem “oitavario”, quando vá-rios setores da Arquidiocese sobe em romaria o morro do Convento para um período de oração mais in-tensa.

No dia 17 abril os alunos da EAMES se fizeram presente com seu dinâmico Capelão Frei Dálvio José. Durante a subida ao Santuá-rio os alunos receberam aplausos dos outros peregrinos pelo compor-tamento e piedade Cristã.

A cada ano a EAMES recebe 400 novos alunos que iniciam sua formação como marinheiros.

Durante este ano em que o jovem passa na EAMES, o Cape-lão tem a oportunidade de desenvolver várias atividades, que vem em auxílio da formação moral e religiosa, tais como:

• Participar das Viagem de instrução;

• Encontro de jovem; • Curso de forma-ção religiosa; • Celebração da Missa, confissões, primeira comu-nhão, crisma; e • Encontro de la-zer e convivên-cia.

(9)

TÉRMINO DE COMISSÃO NO ARY RONGEL

Dia 18 de abril o Capelão, Pas-tor Sant´anna, participou do almoço de conclusão da viagem a Antárti-ca, juntamente com o Comandante CMG Serrado, oficiais e praças.

O Capelão-Chefe, Pe. Nelson, foi convidado e pode participar por algum tempo do convívio com a família do Pr Sant´anna.

O Capelão Pr. Sant´anna de-sembarcará para o ComemCh, on-de vai colaborar com o Capleão Pe. Emanuel no cuidado de nossos bravos homens do mar.

-17-

PÁSCOA DOS MILITARES DO ComForAerNav

Dia 22 de abril, a Ca-pelania do ComForAerNav, celebrou a Páscoa dos Milita-res da OM sede, com uma representação dos militares e servidores civis das OM a-poiada pela Capelania.

A Capelania do Com-ForAerNav, na pessoa.de seu dinâmico Capelão Pe. Mar-cioni, desenvolve inúmeras

atividades pastorais em benefício dos militares, servidores civis, ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas. A Capela é sem dúvida um pólo gerador de convivência, celebração, conversão e de integração da comunidade dos aeronavegantes. Parabéns Capelão Pe. Marcioni e a equipe de praças da Capela.

(10)

REUNIÃO DOS CAPELÃES PADRES E PASTORES DA ÁREA RIO.

Dia 24 de abril os Capelães que servem na área do grande Rio se reu-niram na Chefia do SARM para mais uma reunião te-mática do ano.

Assuntos da reunião: 1 – Páscoa na OM sede da Capelania, com represen-tação das OM;

2 – Páscoa nas OM apóia das;

3 – Páscoa dos Militares da área Rio em 15/05 com representação da MB;

4 – Reunião de reciclagem dos Capelães Pastores em 18 e 19MAI; 5 – Reunião de reciclagem dos Capelães Padres da área Rio de 25 a 27MAI;

6 – Planejamento “crescente” da Capelania;

7 – Conhecimentos da DGPM-502 (2ª rev.);

8 – Escala de Serviço de Cape-lães no fim de semana da área Rio, nos meses de JUN/JUL/AGO;

9 – Alteração da data do Retiro anual em Itaipava para 16 a 20NOV; e

10 – Visita dos Capelães da área Rio ao novo Arcebispo do Rio de Janeiro.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo da pesquisa é a investigação da configuração da rede de drenagem do alto curso do rio em questão, localizado na Reserva Florestal do Morro Grande (RFMG), no qual

Taxas de mortalidade por , brutas e ajustadas por idade pelas populações mundial e brasileira, por 100.000 mulheres, estado de.. Alagoas, entre 1979

A análise dos fatores de risco para a ocorrência do fenômeno permitiu verificar que no grupo das adolescentes, apenas o ganho de peso insuficiente durante a

Para assegurar proteção durante longo período, deve-se administrar uma dose de reforço entre 6-12 meses após a primeira dose da vacina hepatite A de 1.440 U.. Em estudos

Acima: Centro Comercial Vasco da Gama (foto de divulgação) | Canto Inferior Esquerdo: Baixa (foto de divulgação).. Lisboa é cheia de mirantes, ou em bom

• Linhas de watershed e as bacias de escoamento: definem-se por intermédio de um processo análogo ao processo físico de imersão vertical da superfície em água, com

Informações Autorizações Ligue Doutor Empresa RH Empresa PJ Remoção Intercâmbio Informações Solicitações Reclamação Cancelamento Informações sobre Autorização

populacionais utilizam o IMC como parâmetro antropo- métrico para classificação do estado nutricional, porém, de acordo com o que foi visto no presente trabalho, o IMC não