• Nenhum resultado encontrado

rego as escolas publicas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "rego as escolas publicas."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ia uai i-i a~»

GAZETA DE NOTICIAS

1 »«»» '

ANNO I. - N. 124

¦ v ¦ t

«exla*i>irft a «• de_e-_kr* <U ISfS

ESCRIPTORIO: RUA DO OUVIDOR, 70

ISSIGNATÜRAS

»« ¦«*•••

I#000 rs. I Trimootre .„. „„.".

NüMEBO AVULSO 40 R?

4^000 rs

ÍNNOI.-N. 124

«e_iA*folr* 3 tfe deceasfer* <•

irtff

TIRAGEM 12,000 EXEMPLARES

CALENDABIO.-S. Francisco Xa-?ier.

Hascimento do Boi.- 5 h. 20*. OeoasodoSol.-- 6h. 40'. Preamar.- 6 h. 33' M. 6 h. 57' T. Balxamar.-O h 45' T. 1 h 9' M Obeentaçõee meteorológicas (hontem) «Tor. T.Cesd. TJakr. Bar. PsyohdtA

aa aa

f a. 22,8 72,14 755,186 17,30 10 m. 280 78,40 756,033 17,86 1 t. 21,5 70,70 756.305 12,39 I t. 20.5 68,90 755,427 15.27 Ceu, serras, montes e horisnnte com-pletamente encobertos por nimbus. Ara-gem fraca de NO ás 7 o ás 10 horas, SO fresco 41,o SSE igualmente fresco com rajadas ás 4. Choveu á noite passada, marcando o pluviometro 7 millimetros, e

mais vagar.Por agora congratulamos-nos com o paiz por tão grande acontcci-mento, que ficará sondo uma das pa-guias mais brilhantes da sua historia.

Durante o aeto tocaram diversas ban-das do musica o gyrandolas do foguetes subiram ao ar. S. M. o Imperador foi victoriado no deixar o palácio da Expo-sição, quo duranto o dia foi muito con-corrido.

hoje duranto o dia

tarde.

30, até ás 4. horas da

EXPOSIÇÃO NACIONAL Apezar da copiosa chuva que hontem cahiu, realisou so á hora annnnciada e conforme o programma anteriormente publicado, a festa da inauguração da 4* Exposição Nacional.

Depois da grande solemnidade reli-, giosa qne deu entrada no grêmio catho-lico ao futuro suecessor da coroa bra-fileira, S. M. o Imperador com toda a familia imperial, ministério e grando numero de altos funecionarios, dirigiu-se para o edifício da Exposição.

Ahi, onde já havia grande concurso de pessoas do todas as classes e cathe-gorias, depois da oeremonia religiosa Selo eclarou prelado diocesano, SuaMagcstadeaberta a 4* Exposição Na-cional.

Então S. A. o Sr. conde d'Eu, como presidente da commissão directora da Exposição, pronunciou um discurso cheio de enthusiasmo e de patriotismo. A esse discurso respondeu S. M. o Imperador, mostrando o seu agrado por tão feliz resultado dos esforços empregados pela comtniasão, dos quaes, na sua phrase, se devia ufanar, por isso que nos propor-cionam a muis completa Exposição que temos tido.

Não podemos deixar de ainda uma vez mencionar os nomes dos cavalheiros que compõem a commissão directora, e 3ue e Jaguary e Bom Retiro, conselheirosão os Srs. condo d'Eu, viscondes Homem de Mello, e commcndador Fran-cisco Gonçalves, que,peloB seus esforços, fizeram com que o Brazil vá, sem duvida, fazer uma .figura muito vantajosa na grande exposição de Philadeiphia.

Os _ vastos salões do palácio, estão effectivamente cheios de produetos na-cionaes, que mostram o progresso e desenvolvimento das nossas industrias, a par das incalculáveis riquezas que possuo o nosso solo, e de quo o Brazil

deve esperar um grande futuro. Comprehende-se que não nos 6 hoje possível fazer uma discripção minu-ciosa da Exposição, o que faremos com

Foi nomeado o membro adjunto do con-selho naval, conselheiro Francisco José Cardoso Júnior, para exercer interina-mente o logar do membro cffectivo.

O continuo da Câmara Municipal de Guaratinguetá encontrou meio de enri-quecer sem trabalhar, sem que fosse pelo jogo dus loterias. Foi ao mercado do toucinho, o, encontrando algum bas-tanto carregado de sal, multou os nego-ciantes d'aquelle gênero a capricho! A uns com 40$, a outros com 50í o ató alguns com 702! Afinal entrou em concordata com oa multados, sem du-vida levado a isso pelo seu bom coração, e contentou-so com 10á do um, 62 de outro, etc, fazendo iiiuda assim uma lingue colheita. Não so Babe porem, sc a Uisfructará tranquillamcnto, porquo algumns das victimas o foram denunciar á auetoridade, sendo provável quo não passe sem processo!

Foram concedidos a Elias F. Pacheco Jordão, ajudante da commissão dos tra-balhos da corta geológica do Impe-rio, dois mezes de licença com venci-mento, para tratar do sua saúde, na forma da lei.

desejados.!]] Vol-sb e apodorar-BO d'ellns, foi obra de um momento. O dono da casa, porém, quo não concordou com esto rapto das sardinhas, perseguiu o valcnto militar, quo depois do resistir, foi preso no campo da Acclamaçào.

ESCRIPTORIO: BB5B5BSfijfis——

Aiino. — Chamamos a attençào

dos nossos leitores para uni

annun-cio que cm outro logar publicamos,

sob o titulo GELO NACIONAL.

Exm. inspoctor ireral^sogundoV lei que rego as escolas publicas.

A entrada da escola é, como sompro, franqueada ás pessoas quo a quiserem honrar.

RUA DO OUVIDOR, 70

np~«mmnmmnsi

E' tão perigoso saltar dos bonds quando elles não estão parados, quo anto-hontem o conduetor do carro n. 7 da companhia Carioca & Riachuelo, ás 8 Ij2 horas da noite, no cães do Pharoux, cahiu o quebrou a cabeça ao saltar do bond. Foi recolhido á casa de Snudo do Dr. Catta- Preta.

Entre varias pessoas gradas quo se acham cm uso das águas thermaes, em Poços, diz o Caldense quo se encontram os Srs. conselheiro Dr. Antônio Manuel de Campos Mello, quo fez parte do ga-binete presidido pelo Sr. visconde de Abaote em 18-18 c o Dr. Pimonta Bueno, filho do Sr. marquez de S. Vicente.

Concedeu-so a Monsenhor Felix Maria do Frcitss o Albuquerque a exoneração quo pediu dos cargos de inspector da capella imperial e fabriqueiro da ca-thcdral do Rio de Janeiro.

Foi nomeado para os ditos cargos o conego Joaquim Maneio Maciel.

Aviso.—Club Pòlytcciinico,

ses-são publica polytcchniçá; boje II do

corrente.

O programraa na sessão

competente.

Na casa da câmara da imperial cidade de Nicthcroy, anda hojo a roda da lo-teria 229, a beneficio das alfaias o das matrizes da provincia.

Hão do arrematar-BO hojo no meio-dia, na ponto auxiliar, por ordem da alfândega, 250 kilos do phosphoros do páu, livres de direitos.

Eram 2 horas da tardo do ante-hon-tem, quando as attenções da policia foram attrahidas para a casa n. 10 da rua do Visconde do Rio* Branco. Avnri-guado o caso, soube-se que alli residia Cândida da Fonseca 'Silva, a quem An-tonio Seguro espancava, depois dc lhe ter cortado oi cabellos o de a ter amar-rado á cama Ignoramos a causa dc tamanha crueldade. O criminoso con-seguiu evadir-Be, o a policia tomou co nhecimento do facto.

No primeiro andar do Palácio da Exposição, em frento á escada, estão diversas vidraças com objectos da arto typogrnphica expostos pelu Typogra-pbia Nacional. O livro •() Império do Brazil na Exposição' Universal dc 1876 cm Philadeiphia», chamou nossa attenção.

Ii' um bello volume de mais do 500 paginas, cuja Jmprcssão honra as ofli-einas da Typographia Nacional, o quo com minuciosidiide o verdade descreve todos os recursos de que dispõe o Brazil, habilitando jo estrangeiro a fazer dc nós idea ajustada.

Consta-noB quo case bello trabalho foi organisado sob a direcção do muito illustrado Sr. visconde de Bom Retiro, acompanhado de collaborndorcs intclli-gentes, e dedicados, tanto das provin-cias como d'esta corte, mostrando estes o maior zclo.o solicitude.

O cadáver apparoccu|24;horas depois, pela, 1 da tarde dc 80 de novembro ul-tiaio.

PERNAMBUCO, 2 do dezembro. — E' conhecido o rctniltadotdas eleições no districto do Olinda. Estas eleições são quasi tào favoráveis ao partido con* servador comojforam as do Recife. Se-guom os nomes dos eleitos, classificados, na ordemjda maioria dos votos :

Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, conservador.

Conselheiro'"João"' José ".Ferreira de Aguiar, conservador".

Dr. Ilcrculauo Cavalcante Bandeira de Mello, conservador.

Dr. Fábio Alexandrino dos Reis e Silva, conservador.

Dr. Trajnno Olympio dc Hollanda Chacon, conservador.

João Francisco Jo3Ú do Medeiros, liberal.

João Francisco do Amaral, [conscr-yàdòr.

Dr. Francisco Pinto Pessoa, conser-vador.

Dr. Gervasio Campcllo, liberal. Adoeceu gravemente ido >uma con-loi

^recolhido no hospital ^do Carmo, J gestão cerebral, o Sr/.visconde de Ca-do S. Ex., inspira José Rodrigues d« Azevedo, «pie ante

hontem cahiu do um andaime dc umas obras qua estão fazendo no morro do Pinto. O infelizjlfracturou n perna cb-qu irda.

Em tempo demos noticia do ter che-gado de Florença um quadro ds nosso Pedro Américo, representando a Bata-lha de Avahy.

Não nos constando que esta tela te-nha sahido d'aqui, surprehondcu-nos não a encontrar na Exposição Nacionnl, que, aliás, na sua secção artística, é dc uma pobreza realmente lastimável, devido talvez ao pouco empenho dos particu-lares cm arriscar objectoa do arte, que nem sempre são tratados com o devido esmero.

Esto quadro está cm poder do Sr. João dc Almeida, do Globo, de quem julga-mos não seria diflicil obtel-o.

A praça reformada do exercito, José Antônio Rodrigues, ia ante-hontem pela rua do Núncio pensando na maneira mais fácil de satisfazer o desejo quo tinha do comer sardinhas. O acaso de-parou-lhe a porta de uma taberna, em que estavam tres latas dos objectos

Entre o povo que hontem PBt.ava presenciando as festas, em frente á ca-pella imperial, a policia descobriu o ei-dadão Júlio Maria da Conceição Mar-quos, ratoneiro de profissão, e que dc certo não estava alli para sc divertir. Esto euvalheiro está seguro ti duas amarras : assignou tormo na 1» c 2* de-legacias.

Avião.—A todas as pessoas que

desejarem visitar a Fabrica a vapor

de Calçado Nacional, do Sr. C. V.

Cathiard, chamamos a attenção para

um annuncio que inserimos nu quarta

página.

63, Leilões hoje:

Movoia : na rua da Asscmbléa n ás 10 1/2 horas.

Charutos : ua rua do General Câmara n. f>3, ás 11 horas.

Moveis : na travessa do S. Francisco dc Paula n. 11, ás 10 1/2 horas.

Jóias: na travessa de S. Francisco de Paula n. 11, ás 11 horas.

Moveis :'j[na rua de D. Luiza n. 36 K, ás 4 1/2 horas da tarde.

Em uma estalágem da rua da Alfan-dngn, hontem ao meio dia travou-se grande desordem entre Thomé RuCno José dc Moraes e João Pereira da Silva, praça reformada do exercito, que recor-dando-se do tempo da sua actividnde, feriu com um garfo o seu adversário no peito esquerdo, marchando depois*cm retirada.

maragibe. O estado graves cuidados.

PERNAMBUCO, 2 dc dezembro, ás 12 hs. 30 tn' da tarde.—Acaba de falle-cer o Sr. visconde de Camaragibe.

(Agencia Havas.) Na oflieina Liberdade c Fraternidade, ao Grande Oriente Unido, ha hoje aessão para eleições da nova administração.

Vejam que esperanças.

Ante-hontem á noite foi preso o menor Avelino Caetano Monteiro, que armado com uma navalha fazia exercido de capoeiragem. A policia não deve aban-donar tão esperançoso mancebo. , Dou entrada no hospital da Miseri-cordia um indivíduo de côr parda, que á 1 hora da madrugada de hontem foi encontrado com um ferimento na cabeça e sem falia, na casa n. 104 da rua da Uruguayana. Suppõo-so que; cahiu da escada.

i ,,. i ^em "°J° sessão magna a oflieina Na 1- escola publica da freguezia dc ! Silencio, tio Grande Oriente Unido do

FOLHETIM

OKJLHKQÜI3

MH|MmBI]

Sant'Auna, começam os cxamcB do sufli ciência, sendo chamados os alumnos da 1* classo, matriculados sob os ns. 7, 24, 28, 93, 145, 169, 186, 198, 201, 208, 217, 246, 251 e 256. Os exames até a 5* classe são feitos pelo professor da cadeira, os da 6« e 7" por pessoa designada pelo respectivo delegado e da 8« (fiuae)s pelo

Brazil.

Aítogou-sc, no Parahyba do Sul, um menor, filho do Sr. Francisco Manso do Oliveira. Foi banhar-se com alguns dos seus camaradas dc escola, o dcsapparo-cou, suppõe-se que arrebatado pela cor-rente.

Ante-hontem i tarde uma carroça abalroou com um bond ua rua do Mar-quez de Abrantes. O conduetor, que u'cs3a occasHo estava cobrando aB pas-sagens, ficou ferido c o carroceiro foi preso.

Hoje, pelo meio-dia,'', hão do.arrema-tar-se na ilha das Cobras, livres do direitos, vários objectos, como: correntes dn ferro, cabos dc linho, velas e toldos, chapas do cobre, caldeiras o [barricas com ferragens. 24 H. ron BSOOFFIER VIII

HI8TOR1A DA SAINT GAUDENS

COUTADA PÕE SEU IRMÃO, O SR. LKPBANÇOIS

(Continuação.)

Não lhe será diflicil avaliar quanto seria doloroso o despertar para a nossa familia.

Minhas irmãs tinham por costume le-vantar-86 muito

cedo-Occupavam deis quartos separados por um tabique, e communicando um com o outro.

A que se levantava primeiro ia açor-dará outra, e então ajudavam-se mutua-mente a vestir-se e a toucar-BC.

Emilia chamou pela irmà, c não ou-vindo a resposta costumada, quo era sempre um gracejo, ou uma risada, em-fiou ás presumi um pcntoadoi-, e entrou no quarto visinho.

A cama nem estava meamo desfeita. Tremula, indecisa, Emilia dirigiu-se immodiatamento ao qusrto de no3sn mài. A pobre e santa mulher estava ainda dormindo. Acontccia-lhc isso tão raras vezes, quo minha irmà rctirou-se, sem

fazer bulba, e desceu ao jardim, onde tinha certeza de encontrar meu pai, que ia alli passeiar todos os dias ao romper

d'alva. *

O que temos, filha ? Porque to levantaBte tão cedo ?

Ando á procura de Maria; meu pai nào a viu ?

Nào. Não está no quarto ? # Não a encontrei lá.

Talvez alguma indisposição.... Mus o que teus tu? Falia; eatás-me assustando.

Com elleito Emilia estava extrema-mente pallida.

Meu pai ficou deveras inquieto. Aper-tou-a com- perguntas, até que ella debu-lhando-se em lágrimas) disse :

E' que a cama d'ella nào está desmanchada...

Meu pai correu para casa c subiu oa degraus quatro a quatro; Emilia acom-panhava-o a custo.

Entrando ro quarto dc Maiia, com-prchondeu logo que era mais uma des-graça que lhe cshiá em cüsa.

A primeira coisa que lhe chamou a attençào foi uma carta, sem endereço, quo estava, bem á vista, cm cima dn mesa.

Tratou logo de npossar-so d'olÍa sub-èrabindo-a ás vista» de Emilia, o quando esta conseguiu alcançal-o, pergun-tou-lhe:

Vocâs não subiram juntas esta noite V

Subimos, Bim, meu pai.

que tua Como se explica então

irmã não se tenha deitado ?

Meu pai sabo que ella tem por costumo ler e escrever muitas vezes á noite. Eu fui-me deitar, dizendo-lhe : « Até amanhã »; ella vciu então abra-çar-me, como sempre faz...

E não te pareceu preoecupada ? Não, meu pai.

Está bem. Vai ter com tua mãi, o cuidado ; não lho digas nada.

No corrodor encontrou-so Emilia com o jardineiro que procurava, com ar as-sustado, pelo Sr. Lefrançois.

Meu pai, que tinha ouvido o que ello dissera, foi-lhe no encontro, depoia dc ter fechado a porta do quarto do suas filhas.

O jardineiro vinha todo àfàdigado ; virava o rovirava o boné entre as mãos, sem sc atrever a fallar.

Meu pai esperou, para o interrogar, que Emilia se. tivesse retirado.

Entào, Antônio, disse elle, o que é que tens a dizer-rifò ?

—.SenhorJfãcontcçõu o que quer que, seja. Os trabalhadores ao passarem pelu viella deram com unia escuda árrimada á parede, o chegando até á janclla do primeiro andar.

Meu pai teve necessidade de eneos-tar-se a umn parede pára não eahir.

. — E que mais ? perguntou elb eom vos desfallecida.

Encontraram também, ao pó da escada cate saquinho.

Era mn indispensável, marcado eom

SK2**^>7H5^í?**^

Foi nomeado o engenheiro Alberto Augusto Isaacson ajudanto da com-missão encarregada dos estudos e con-strucção das estradas para os rios Itabapoana o José Pedro, [mvjprovincia do Espirito Santo.

o monogramma dejjMaria.jMeuJpai sus-peitava a terrível verdade. Teve, entre-tanto, a precisa coragem para segurar nas mãos do Antônio c dizer-lhe :

— Meu amigo, vai pôr tudo no aeu logar ; se to fâllarem n'isto, diz que foi uma brincadeira, que tu mesmo fizeste.... E mais morto dojqiiovivo,ventrou no primeiro aposento que solhe deparou.

Alli^abriu com màoiconvulsa a carta que ^encontrara na mesa de sua filha, e leu cstüs duas linhas, crucisjeomo uma sentença de morte :

_« Eu amava e ainda amo a Valignac'; fui eu quem";tudo fez. » Meu pobre pai soltou um grito de agonia o cahiu no chão senvsentidos.

¦. Emiliaapàrtáráíso a seu pezarj quando vira chegar o jardineiro. Tendo cn-treaberto dc novo a porta do quarto de sua raãijjje vendo que esta continuava a dormir, dçixara-so ficar alli encostada, com o ouvido attento e promnta'a voltar para junto do nosso pai.

Ouvindo-lho aquellc' grito dc dor, correu cm Feu auxilio. Méii pai tinha cabido eom todo pe?o do corpo; e, ca-hindo, batera com a, cabeça contra a quina da chaminé, do quo lhe resultou uma ferida por ondo corria o sangue era tal abundância, que já formava um charco no assoalho.

Ainda conservava na mào a tira de p»pol e o Bobrescripto deixado por Maria,

Emilia era uma mulher enérgica o de caracter firme. Na impossibilidade de

apreciar toda a extensão da nossa des-graça, comprchendeu que d'aquelle mo-mento em diante era a ella quo compe-tia tomar a direcção da casa o oceorrer a todaa as eventualidades.

Nos papeis quo meu pai tinha aper-tados na mão, achava-se a explicação da cataatrophe que o 4 havia prostrado. Ella apoderou-se d'elles, e antes de os esconder, leu as duas liubaa fataes.

Foi para'ella uma revelação terrível; mas, como lho disse, possuía grande eiièrgia de caracter.

Reagindo contra a 'dôr,'[o, esquecen-do-f.'c de pi,$pâra só attèndcr noa seus, subiu, sem avisar os crbdos, c foi, cila mesma, procurar o medico da familia, que, por felicidade, morava distaute de nÓ3 um tiro de espingarda, quando muito, e quojaihda mio tiuha^sabido do casa.

O medico i;codi" a toda a pressa. Meu pai tinha eüo acommcttido de uma npoplexia.

Felizmente a ferida qim fizera ao ca-hirj o por onde tinha perdido muito sim-gue, tomava desnecessária a sangria. O doutor e Emilia Icyaràm-n'ò para o sèü quarto, e doitàrám-h'o ua cama, cs-pçrando que elle tornasse a si.

O sangue que pcrdôrr., havia conjn-rado o ataque, o graças aos cuidados «'o prestiraoso doutor, nào tardou a abrir do novo os olhos.

A primeira palavra que proferiu foi : — Maria !...

(Contínua)

(2)

Atiio.—O numero da YiiíÀ

Fi.u-MTNEissfe quo devia ,rscr {distribuído

sabbado, sel-o-ha tilo somente na

próxima segunda-loirá depois do

meio-dia.

A partir do 1° do janeiro a Vida

Fi.iiminknse solTrcru modificações na

sua parto artística o littcraria/ o

nas-sarú a inlitular-so O FIGA HO,

con-forme o prospcçto quo sórâ

disiri-buido com o próximo numero.

As assignaiuras para o FIGAHO

cm continuação da Vinv Ki.uminknsk,

recebem-se na rua do Ouvidor h. BO,

sobrado.jjescriptorio da follia:

8SW8BS~3S_Ítt_te__Heg_M_e^

A Companhia Locomotora tem bojo assomblea geral extraordinária, ao meio-omuiercio

3C-dia, ,no salào da Companhia Commorci

eJ^avouro, largo"Vinto c Oito; do Sc

tombro.

11!1

Tom causado grnndo sensação .,. Euj{fipa,|jmasS muito .capccinlmonto cm França a venda quo o"viceivi do Egypto fea 6f Inglaterra das suas acçueg do canal do Suez, e quo formam uma grnndo parta do capital alli empregado.

A' França deve-ao aquella obra ar-rojndiaaima que ficará ligada ao bo-culo XIX como uma dos biuib mais notáveis maravilhai; Foi Lesaops quem a iniciou c quem a roalisou.

Quando pula, primeira vez bo pensou cm ligar o Mediterrâneo eom o Mar Ycr-mclho, aproximando a Aaia da Europa, e ae pediu o concurso dc todns as nações e principalmente da Inglaterra, este pais nomeou uma comuiiasão dc entro-nhoiros para oatudnr o asourapto, depois do qual estudo concluiu qne era impôs-bívoI rculisar obra tào colossal, pela razào de que no momento de m aluir o ultimo dique o choque daa águas dus dois. mares, no encontrarem-se, produ-ririam uma innúndaçilo cujas consc-quencins desastrosas seria impossível avaliar ató onde chegariam.

A Inglaterra,] pois, firmou-se u'isto para sé recusar ao convite da França. O motivo principal, porém, era um mal disfarçado eiumo por ver a sua rival iüidar nidéa de uma obra dc taes pro-porções,, quo se chegasse .". rcalisãr fe dar-lhc-ia grande renome e supremacia entre as nnçòcs maia adiántadnsYè mais

cmnrchendedorr.s (

jÀ França quasi ficou BÓsinha na Europa oom a sua idéa, mas Loescps, que para a historia da humanidade será um vulto dos maiores do nosso século, tinha por si uma condição es-feçialissima endedores : era perseverante c de uniapara oa arrojados • pmpre-¦Atividade e energia pouco vulgares.

Nilo desanimou diante do dcaanimo da,Inglaterra, o formou ti companhia «Io canal de Suez, parada qual eoncor-ròu avultadamente o governo do Egypto. Venceu Lessepa trinta mil obstáculos e contrariedades quo as obras lhe oppu-nbam;>0'venceu amda uma difficuldado, qne elle nilo previa, a maior de todas talvez : a dcfficicncia do capital da companhia.

.A-íInglaterra esperoVahcibsaJFaté o dia em que devia vêr realisados õs setib desígnios, maB quando o inundo inteiro se fazia representar na esplendida e tüiaravilhosa festa da libnrtiira do canal. « assistia-no rompimento dns ultimas •comportas e as águas se uniram pa-cifienmerítc em fraternal àmplexb, ti França exaltava-ec nos braços dc Lea-wpB, emquauto a Inglaterra, humi-llmda diante dns suas próprias colo-nias- dos mares do Oriente, e era face daiBiis-prepoTidcraneia e da sua gran-deza n'nquellas-"paragens,; começava ti sentir o peso da sua insensatez e do seu pequeno atilamento, misturados com boas doses de ciumvs, que já lhe cor-roiam'as entranhas. ,

. Qs. famosas navios da esquadra bri-taniça teriam desde esse momento de passar por alli, embandeirados, com a tripulação ntiB vergas, saudando sempre a França, o paiz das grandes utopia políticas, é csrto, mas cuja alma g, no-r*sa se manifesta em todos os aeua actos e cuja dedicação As idéas grandiosas a tornam extremamente pympathicit.

Fora tremenda ti derrota da ínclrl-terra u'aquolla campanha da sciòüciè da arte e da civilisr.çào, em que a França se vira só, desamparada de todas as nações europeus, e desdenhada ainda por uma quo mais a podia auxiliar r que mais interesses tinha na realisaçào do arrojado pensamento de Lessepa.

lor ibso a victoria foi também mais gloriosa.

Circumatnnciàa, porém,desconhecidas por ora, fizeram eom que a Inglaterra qne nsda ou quasi nada tinha de cnpi-t_aea na Companhia do Canal de Suez hque senhora daa acções do vieo"*ói do Egypto, as que sobem a souima avultada. E' natural a excifcaçâo quo esto facto

quando foejito tt"coniploto, e soii qui-iihào do influencia, quo nio tinha, o vem Bontnr-80 A mesa da civilieaçJo e confrati riiiaar com quem abandonou nos momentos mais difliciois, e nss horas do maia nttrihuhidu adversidade.

E'justo o contentamento da lngla-torra, 6 natural a Benoiiçilo da Europa. Durante o mez du novembro lindo, a Caixa do Soecorros do D. Pedro V foi beneficiada com os sèguintOB donativos: Pelo Sr, Miguel Ferreira da Conta, MWÍ; pelo Sr. Joaquim Antônio Coelho, 200ÍJ pelo Sr. Vjctor Robbo & Filho, •'10$; pelo Sr. Pedro Jobó Gonçalves, 105500; pela Sra. D. Cândida M. do Almeida Tinoco, 24820 opor uma biibs-eripçào promovida no Jardim Botânico, quo jA tivemos occasiilo do consignar, 87$O0O.

UA1ET4 DS HOTIOIAB

¦ae

de 2*640 a 6JÍ0-O coda um/ durante ás

192 representações que ha no anno.

D8o hojo audiência, o Dr.

juisVspo-ciai do commorcio da 1* vara 4 í hora

da tardo o o Dr. jóia nubatituto ao

meio dia.

w

A policia da corto dispõe actualmcnto dor)25pmças,do corpo militar o 139 guardas urbanoB. Só o numero do ga-tunos que, como ha dias dinsomos, tom asBignado ternio do bom viver na policia, eleva-se a 1,508.

Tomos, portanto, % 1 praças para vi • giar aquelles cidediioa, o outros que nilo Constam do rol.

1 aroce qt o nas pt-ovincitiB sào maia bem fadado» o protegidos oa thcatrofl que. aqui, na própria corto. O 8r. depu-tudo provincial Baptista Pinto propoz na asBOmblóa de Minai; quo ae deere-tr.saem duas loterias proviqcih.es em bc-noficiò doa theatro», entro oa qnaes ae comjirehcnde o dc Santa Cecília deItajubA. A imprensa local apoia o projecto Um telegramma dc Londres publi-eado nos jornacB de Lisboa, diz"" que a i achara rotas as ^negociações para a nliiança da Rússia, Allomânha c Aus-tria, tigproposito da questão turca.

Consta que a Áustria pretende oeeu-par a Ilorzpgovina, a .Rússia ob princi-pados tianubinnos o a Inglaterra o Egypto 0 Crctn.

Em virtude Co avião de. 8. Ex. o Sr ministro da fazenda dc 27 do panando sob n. 235,, -oi prorogadoaé o dia 31 dOidSBcmpro de 187G, o prazo mareado (dl d" dezembro dn correu o anno) no ;v ao ôo 29 dc doiemb o do • nno paira-do, para a rublíiitirçtto, som deco. io da» neta» de lâOOO da 4» estampa.

E-tas n taa sito estampadas '-ra papel branco eom tinta preta, t'"-dt) no eentro o enr ml o—IIUM—eoai tinta rzul; o emblema representa as figures da Jtia-tiça, Agricultura e Còmmérciò; nos ângulos Hiiporiores e inferiores tem o nl.cnrismo—1—; na tarja do li do do talão a cffigio de S. M. o Imperodor. c na opposta a? armas imperiaes.

CHARADAS

As decifrnçòcB dr.s do hontcm silo : Cá tagallo, Soldado, Pau Brazil, lha-malote, Mármore, Deshoras. Ganhou o Io prêmio o Sr. F. Souto, rua do ti. Ciirlus o o 2' o Sr/càpltüó Honorio, fortaleza da Lago.

Para hojo aa 8"cruintea, com os ho-guintes prêmios : Julia, do Oetavio Fouillot ao 3" docifrador, o Beautés de Clmtonubritind ao li.»

2—2—Para tis crianças este pnsauro é uma ave.

1—1—Outra cousa... é ruim, mos todos temos.

3« 1—2 — Ao meio-dia droga.

2—1—Longitude, sem latitude cm francez é isso do linho.

I —2—Advérbio do logar de burro», que se prega.

Ü»

1—1—2—X'o6ta extremidade mofa daa tristezas o ee todos o desejam, fogo-ae geralmente d'elle.

esta roupa c

1 '¦' t HP i—

-antigo formatj % introdua algumas

In-novaçUea que maior popularidade lhe

devem dar ainda.

SRo dignos da sympathia publica

todoa estes ezforços para melhorar o

jornalismo llliiatrado entre nés, dando*

lhe novos elementos de suecesso.

jye ter causado na França, e o conteu-tamento de que se deve ter apoasado a

operação

ligluterra ao realisar uma „,,,,..-^ commercial e política de tanto alcance Para quem, como a Inglatòrra, nào acreditava na realisaçào • dc canal eita transacção explica apenas quê ella sabe melhor negociar do quo a França, porque sem correr oa azares do um malogro, adquire mais tarde

A divida"turea actualmciite,"nilo'com-prehondido o empreatitno dn 4 «/„ (]e 1855 garantida pela França o Inglaterra sobe. om valor nominal, a 1.5158.728.3503 da noasa moeda, reduzindo-ac pela cota-çào actual dos titnlosja 478.^79 51452S0. O empréstimo de Í855 foi passado" ao preço do 102 5/8 c"u cotaçilo actual é E' cnormissima a somma de capittil depreciado pelos,1;últimos acontceitnen-tos, como so podo ver pela diferença entre aquelles doia a'gari«mos. '

Aviso.— O correio expedirá

glioje

malas pulos seguintes vapores: ia

Place, para Santos, ás 8 horas j l-lbe

)ara o llio daj'1-ata, ds 11!; Galam

)ara as províncias dc Saiitá-Catliarina!

arana e São Pedro do Sul, c Rio da

/ratai Assumpção

e província de

alatfo Grosso, recebendo jornaes e

objectos registrados até ás' 9, cartas

ordinárias aléás 10, ou as 101/2horas

com o porte duplo.

. ir je ha audiência no juizo ceele-siaatieo á 1 hora da tardo c na viga-raria geral do bispado no meio-dia.

_ Kào é £ó na Corte quo bo faz jA" sen-'" tambem do lado de IA

E' hoje no Cassino, a estréa do tenor Cocuilto, recentemente contrnctndo por aquella empreza.

O espectaculo compue-sa da'applnu-dida opera cômica Les Dragou» de Vil-lars, que tanta concorrência tem tittra-hido Aquelle theatro.

O vapor dc guerra hespanhol Vasco Nunes, naufragou cm Mareei, Cuba.

CVlebroii-ac" hontein a ecremonin do bnptiaado do ti. A. o priueipo do (Jtào-Pará, na eapclla imperial.

Consta-nos que assistiram A ndminís-traçào doa aantos oloo?, o miniotcrio, rorpo diplomático, altoa funecionp.rioB e outras pcsBoaa convidadas.

A imprensa mio fói convidada a an-siatir-iio aoto, a que—nilo sabemos por-quo infeliz lembrança de quem organison a feata—tambem o povo nilo foi admit-tido.

Morreu om França o Sr. Marbeau, fundador th'a creches. Esses importantes catubelccimentos nilo nào aqui conhe-cidos. Silo chbiis do asylo, ondo as fa-miliaa de operários deixam hous lilhi-nhos cmquanto vào As oiliciuaa trabalhar. A' noite, quando voltnm ãp trabalho, vilo buucal-os para casa.

Anto-hontem, pohiB 11 horus da noite, ia um moço do nosso couhccimonto para cniui, acompanhado do uma sua escrava, que carregava uma iutinha com diver-aos objectOB. Em fronte ás obras da escola publica uo Rocio, o rondanto quiz prender a rapariga o como o nosso amigo allegasao que ella ia na sua companhia, o urbano disse-lhe ai-giimas das costumadas urbanidade» c prendou-o, levando o A policia. Ahi ura Sr. alferes Aziui buja, usando das uttri-buições que tem todo o bom urbano, de ocr cortes e comedido, deu-lhe uma guia para o Sr. delegado de Boinuua, onde se dizia quo a priuào fora feita por andar vagando na rua fora de horas.

Hontem A 1 hora d» tarde foi o grande criminoso posto em liberdade pelo Sr. Dr. Torqunto Couto, dc quem 6 conhecido. Nào noa conatn, porém, que o Sr. alferes Azambuja nem o rondnnte ainda fo8scm promovidos. Pois c pena....

O Sr. Gustavo Le Bou, auetor de um -'uteress-nte tr tudo dc phyosologia ao ftlcanee.de todos, intitulado A rida, coai-minicou' A Aca emia do St-icnciss de Pariz a dcDcobcrta que fez da pro-ara çào do i ó de sangue, que te conserva por muito tempo o podo servir de ali-mento c de nícdlcnmcntó;

<~o~r«.'..WJMiiam.mm.gqw-t _____5 ygjwjg»

, SÜTÍCIÍS^tót]'^

O celebre violinista Alnrd, professor do conservatório de musica do Pariz, pediu a demissào d'esse cargo para rc-tirar so A vida particular óãgdaâr a grande fortura que lhe deixou seu sogro, Mr. Viiillnuinc,-Importanto' fabricante do rabecas,

tir

falta d'ngti

da bahiii, aa queix >.b suo humoíbSnsi Os habitantes dc S. Dómiiigo&jA nào sabem eom que Bánto se h'o dc pegar pura ter Água sem ir búscat-a a diãtaücinâ'

fa-OUlOSitS.

Consolem-BO comnosco, que sabe Deus a fede com que andamos;

O Sr. infante D. Augusto, duque de Coimbra, chegou ao Tejo no Galü-ia, no dia 10 de novembro findo; á noite. Eurel D. Luiz recebeu no theatro n noticia c dirigiu no immcdiafamehto para o ar-Ecnal. D'ahi ücòmpanhdu seu augusto irmão ao Paço dna Neeeèaidàdcs, '

Hoje dá audiência, ao m io dia, o Ur. juiz especial do comirercio da 2a vara.

Hojo reúne ae ora aeasào o tribunal da relnçào.

A recepção do priueipo de Gallca, era Bombaim} t-;ve logar ua preaença de 70 príncipes o chefes indinnoa, ha-vendo ura concurso de maia de 200,000 prsao.-.B.

í oi conferido ao tir. commendador Juho Conataneio de Villenouve o titulo dc 8oeio benemorito da Associaçào Be-neficente doa Compoaitoros do /or;i«; do Commcrcio, em virtude d» deliberação tomada em iiíscmbléa geral da moama associaçào om Io de novembro próximo pasBado.

[ncendipu-so perto do Galveston o vapor City Waèo. Morreram eiricoonta peasoaa.

A orchestra da Opera dc Pariz teve ultimamente um augmento do 47 mil francos em bcus vencimentos, os quaea í-lS!Ca]nelcvaíios a fr- 200,000 ou (U:UÜU^ da noasa inoe.ía aunual mente.

rem muBicJs que gaíraam ai-iftàmonte

Aconteceu ante-hontem, por eaaa noite velha, que Manuel Nicolau do S. nào tinha caoa para dormir, o para nào dirmir na rua, andava do paasoio pelo Botafogo. A policia embirrou com o tal passeio noctiu-no, e offereceu-lhcpeniotte ua catiiçffo da rua Doia de Dezembro. Faüccou 'na cid>:do do Desterro, ca-pi tal da província de Smt-. Catharina.o Sr. Cat-lo3 JoàoWutBon, vice-cousul de tí.M. Britaimica, agente eonatilar do roi do Itália c lente de historia no Athencu Provincial.

Joào Antônio do, S. foi encontrado pela policia abrindo, a horas avançadas, ii^ porta do uma cstalagem na Cidade Nova, c por isso chamado a dar expli-cações d'aquelle acto, sobre cuja lcgiti-midade se erguem duvidas.

Expliquo-sn^amigo.

Falleceu hontem ás 8 horas da manha, e sepulta-se hoje uo cemitério do S. João BaptiBta, o eonaelheiro José Mariaui, ministro do supremo tribunal de justiça. A imprensa illustrada, uo principio do próximo anno vai pasaar por impor-tantOB modificações. A Vida Fluminense muda o seu nome para o do Figaro, ampliando mais o sèu.progxamma tanto na parte artística^ como" ua littcraria. ¦ O Mosquito, Çãnibemi vplt<? ao seu

PARIZ, l" do dezembro.— Renda francera 5 "jB 103 fr. 8õ centimes.

HAVRE, Io de dezembro.—Fizeram-se hojo triinsacçucs rcgulares no mer-cado do café c os preços foram bem bub-tcntndoB. Rio good ordinary 96 fr. por 50 kil. Santos 104 fr. por 50 kil.

LIVERPOOL, 1» do dezembro.—Es-teve muito calmo o mercado do nnsucar hoje. Os preçoB tendom'para a baixa. O mercado de algodào eatevo tambem calmo, mna os preçoa ficara Bem alto-raçào.

LONDRES, 1" do dezembro.—O mer-cado de café esteve hojo calmo; nào houve, porém, altere çào apreciável noa preços. Rio, good chnunel lloating, 80 sh. por 112 libs.; St-.ntos, 83 sh. por 112 lib. Oa conaolidadoa jjinglezea baixaram a 03 5/8; mantendo-se o ti %. empreatitno bnuileiro de 1875, a !>5. Oa fundes ar-gentinoa, <J %i empréstimo da 1871, cào cotados a 82 1/2, c 03 umguayos a 311/2. Esteve muito calmo o mercado de as-aucar, mostrando'J os preços tendência para a baixa.

ANTUÉRPIA, 1" dc dezembro.—O mercado de café esteve calmo hojo. Fi-zerain ae algumas tntnsacçòes sobre a bane de 51 1/2 cents. por libra, pnra o de. Santos, ood ordinary.

NOVA-YORK, 1» de dezembro—O mercado de café esteve activo, e os preços firmes. Rio, Cair, 19 3/4 u _) cents. por lib. ; good, 20 1/4 a 20 1/2 eenta. por lib.; Santos, gond, 20 a 20 1/4 cents. por lib. Preço do ouro, 114 3/4. Cambio sobre Londres, 4,83 1/2. Reecbcram-se em todo3 oa portoa 23.000 fardos de algodào.

MARSELHA, 1» de dezembro.—Café do Rio, first ordinary, 104 1'rancs. por 50 kilog.

f^encía Favas.) onutiRos dkspacuados no nu 1 Rio da Prata—A. M. Siqueira & Irmãos

80 caixas de fumo no valor de 4:704$ ; Pinto & S.dgado 2^ ditaa de"dito dito 540^1; Veiga Araújo 150 ditas de"dito dito 8:505$ o 14 ditas de cigarros 1:871-5100; ^Carvalho, Innào & Ama-rànté 136 volumes de' fumo no valor de 6:976#i90j jPItipps, 'Irraàos,; & O 500 saccas dc ctifé 17:625$; Câryalhõ, Irmão ícVAmarauto lObarris^demol de fumo 537$tí00.

Liverpool—Thcmaz Hudson 100 'a accas de café no valor de„3:52õ$000". Ei tados-Unidos—F. do Figueiredo &

C. 165 .fiacen.3 de café n > valor de õ:816$250.

Bqrdéps—Gomis & Pradoz 225 suecas de café uo valor de 7:931-£2G0.

valoiics KxronTiDOs ko dia Io Rio-Graude do Sul — Vap. uac.

«Cal-derpn», Duarte, Prado & O, (papel) 76:800^000.,

Buenos Ayres—Vap. ing. •rEl!xv>, José Cândido Gbmcs, (otuv) 2:70')i000.

—-L4W Mjai -HlallJ

Ainmdegsi f o BI* de *laaelr«

EXERCÍCIO DE 1875-1876 aCRDIMRKTO DO MBE I»K KOVBMDBO DB 1875

Receita rffectiva Iinportnçio. 2.271:8681668 Despacho marítimo... 19:9214480 ExportaçJe 2.245:6021100 Interior 5:7594890 Extraordinária 4-.635J.315 3.047:2874898 Depoiitot

Para a Santa Cosa de

Misericórdia 9:7054348

Para a Illma. Câmara

Municipal 6:1574428 Para diversos 9:1854531 8.572:3354705 Bcstituiçõ'8 Do direitos.... 4:3524220 De depósitos em di-nheiro 26:6394940 30:9924160 2' sccçlo, Io do dezembro de 1875— O chefe, L. C. Pinheiro de Andrade.

ESTIIADAS NO DIA 2 DB DEZCUBUO

Imbetiba—10 hs., vap. nac. «Bezerra de Menezes», c. vários gêneros i Estrada de Ferro Macahé o Campos.

Cnravellna c eacaln8—3ds., vap. nac. «CcreB», c. vários gêneros A ü. E. 8. e Campos.

Santos—17 hs., vap. nnc. «Paulista». Ubatuba e escalas—12 hs., vap. nac.

«Emilinna», c. vários gêneros a Mi-randa Monteiro & C.

Rio da Prata—4 ds., vap. fran. «Rio Grande».

Itabaponma—-2 ds., brig. nac. «Pinto Lima», c. madeira a T: & Otton Lco-nard.

Parnty—8 ds., sum. nac. «Jovem Pau-listana», c. vários gêneros a J. A. G. des Santos.

SABIDAS NO DU 2 DB PEZUMBRO

Paratyc escalas—Vap. nac. «Angrenae». Cabo da Bôa Esperança — Esc. ing.

«Hirondelle».

Santos—Pat. norueg. «Nor». « Itajahy—bri. nac. «Siqueira».

Rio de S. João—Hiat. nac. «Amélia e Clara».

F1IIIARCAÇÒE8 DESPACHADAS NO DIA 1»

Buenos-íyreo pola Laguna—Pat. nac. «Arcos».

Falmouth A ordem—Lúg. sueco «Svea». New-York—Barca ing. «Virginia». ParnnaguA—Brig. port.' «Ligeiro ni». Rio da Prata—Vap ing «Elbe».

-anoB c Livcrpool—Vap. inr. «Laplace» Corh á ordem—Barra ali. «Pauline». Santos—Vap. frane. «Ville do Rio de

J-ne r.i».

New-York—Lúg. amor. «Norah» Hampton Roads—Lúg. ing. «Balgay».

VAP0BE8 KSPEBADOS

Espirito-Santo — Dos portos do Norte, ntó 4 do corrento.

King Arthur — De Baltimore, até 6 do corrente.

VAPORES A SAHIB

Elbe— Para o Rio da Prata, hoje ao meio dia.

Cahkron—Para Montevidéu o Portos do Sul, hoje, ao meio-dia. '

Ilipparchus—V&rti Southnmpton, Liver-pool e Havre, hoje, As 2 horas. La Place—Para Santos, hoje, As 9 horas. Rio Grande—Para Bordeaux e escalas,

no dia 5 tis 8 hores.

Anna Clara—Pnra, Ubatuba, Caragua-tatuba e S. Sebastião, no dia 5 áa ti horas.

Presidente— Para Itnpemerim e escalas no diu 7 ás 7 horas.

ÇÜBMpâÇÜESI PHÜÍ00 ^

— ••I . ,¦ . _____________

-Ao Governo Imperial

CONSERVATÓRIO DE MUSICA

Trata- se do cultivo de uma arte di-vi na, do conhecimento perfeito e artis-tico da musica para o paiz. Buscar a perfeição no ensino dos preceitos e re-grti8 do uma tal arte, ó um dever para o governo como o supremo inspector das conveniências o do progresso do p iiz, mtiia do que para ninguém.

Aceitar e fazor ndoptnr ura methodo, escolher um professor para o aeu ensino, sào duas quoatòes de ordem transecn-dentes : principiis obsta scro medicina paratur, dizia o aabiollypocrates.

. Pois bem ; catA admittido para o en-sino o «Breve tratado de harmonia» de Buasmever, actud mestre da Capella Imperial.

EatA uo c:.so d'isso? Nào ! re3pon-dem todoa oa i.b;ili«udoa professores e urtistiiB d'esta Corto: é um aleijào; nào tem tuua regra, que nào aeja prejudicial e, portanto, contraria aos invariáveis prcceitüs da musica clássica. Pôde con-tinüâr asaim? N:-.o tambem ! o governo tem o meio que deve empregar, aubmetta case tratado a uma academia cstrnn-geira, a árbitros na Europa, ao Sr. Cai-I03 Gutn s, o nosso maestro, e, com a resposta do qualquer d'clles, nos darc-mos por satisfeitas.

(3)

SAQUES

GAZETA DE NOTICIAS i w BWHIWttBftÉBIlB^

Nlo ò a paixílo ou o interesso quo dieta estas linha*; ó o amor do arto o o bem do pais Nilo cüiibta, quo Alguém queira substituir um tratado bcu por cise, mas ó quo dóo vfir dar-se como authontica, nao uma vulgaridade ao monos, mas uma cousa incapaz, péssima, para srrvirdepharJ á mocidade ; coisa sobro a qual o estrangeiro liado rir-so som dúvida o dizer d'uhi quo, no Hrar.il, Kac;i nilo na quem veja, quem entenda do; musica o que o gato t-ubsMtuo a lebre, j

;'J5 d'aqui dedun-se cata conseqüência i irerente, F. F. Borffds lógica: Quem nilo subo o quo é música,

como pôde ser mestre de uma cnpellu? Pois nilo é preciso bit, além de bom harmonista, versado em boa cópia de conhecimentos da instrumentação no estylo sacro, etc., ctc.V

O governo qne attenda e tomo csaa providencia, rcclnmuda pelo

Simples bom senso.

DECLARAÇÕES

Illm»

A Companhia do

Navega-ç/lo Transatlântica,

rua do

Visconde de Inhaúma n. 26,

a Ires

dias sobre os

A«;ores.—O

(•

seus agentes nos

Companhia rcrry AVISO

Tendo começado a vnrificaçilo dn8 pnssageiis pelos marcadores o quorcmlo a gerencia continuar a fiiaor executar suas ordens, como ató hoje, sempro de t acenrdo com a vontade doB Sra. passa-P. S.—Chamamos a attençilo dos col- guiros, avisa aoa mesmos senhores que legas para o soit disant Te-dcum do Sr. I quaesquer imperfeições que possam a principio nppareccr, 301ÍI0 immedia-tamonto alteradas, já pelo estudo da gerencia, já pelas observações dos Srs. passageiros, quo como do costume aflo uttcndidttB.—ÍMges.

l^ssjnoyer,

TlieMro Imperial A nobre classe dos amadores do sym-pathioo artista Valln, pedem o bcu bene-licio pra o dia 25 do corrente; 11'csta mesmaoccásiSo lhescrilo offerecidos dif-fÓTontCS objectos, entro ob quaes algumas coiôaa de louros, o quo ató boje tem npparecido de mais rico.

Minerva.

.™«wawv-tlnrtn os noml*.

O bond n. 1 da companhia Carioca e Rischuclo, aa 9 ÍJ/4 da inanhà de hon-tem, na rua Sete de Setembro canto da rna 4» 'Vruguayana, querendo passar adiante do bond da Villa Isabel, foi de encontro a um preto que levava á ca-beça uma commoda, entalou o contra a parede, quebrandó-se a commoda, esca-pando de matar o preto e de quebrar as vidraças de uma loja.

Nâo haverá providencias para estes abiiees das companhias de bonde? I

Nem mesmo uma carfjn á cabeça podo Eassar

n'esta malfadada rua, havendo onds de um lado e bonls do outro.

Que moralidade !...

A commoda pertencia ao Sr. capitão J. O Alvares Ilorta, o qual se dirigiu ao esçriptorio da companhia para o in-demniear, mus nilo lhe, foi possível cn-contrar o tal esçriptorio.

Onde será eilo ?

Unzcca dos Operários Pede se ao Hr. Ttichelieu a traducçíío de Caveanl populis.

!.'.'¦ S.

Effectuou-Bó na Capclla Imperial a confirmação do baptismo iia pcesoa do Príncipe do Orno Pará.

Fizeram as honras do porto os navios da armada imperial: Solimòes, Trojano, Vital de Oliveira e Nicthemj, cabendo j á Vital, como navio almirante, a salva no acto da confirmação ás 111/2 do clia.c com tanta pontualidade so mostrou, quo s3o dignos de elogios os los tenentes Belfort, Negreiros e guarda-marinhn Laurindo, commandante e ajudante de quarto, cabendo ao' Sr. Negreiros, com-mandante da bateria, as salvas na oc-casiao.'Estando

a partir, em viagem de ins-trucçàp, a corveta Vital dc Oliveira, notamos pela regularidade com que se houve, muita disciplina era 6iia guar-niçAo, pois deu cinco salvas de vinte um tiros durante d dia.

OIT. Can.

Hoje, Hcssào ceou. C. Garcia.

Vésper

— O BCCTCt.

BA!» 1)0 COMI»

11

RUA PRIMEIRO DE MARÇO

77

HUCTORISÍDO POR DECRETO N. 3.742 DE 16 DE SETEMBRO DE 1874

capital 12,000:000*000 DITO HKAI.ISADO 1.14-1:010J1000 Recebe dinheiro em conta corrente com movimento a 4 °/0.

Com 30 dias de aviso 5 %• Com 00 dias de aviso G °/0.

Por letrag, so do o juro uccumulado e o Bcllo por conta ds banco :

De 2 a 8 mezes G %. De 9 a 12 mezes 7 %.

Saca sobro o BANCO DE PORTUGAL em LISBOA, sobre a CAIXA FI-LIALdomcsmono PORTO, sobre as ILHAS DA MADEIRA c AÇORES, e sobre as seguintes agencias no con-tinente :

Albergaria a Velha Lamego.

Amarante. Leiria.

Anadia. Meallíada.

Aveiro. Penaliel,

Barccllos. Ponte dc Lima.

Braga. Regoa.

Caminha. Setúbal.

Oastello-Branco. Valença.

Chaves. Vianna.

Coimbra. Villa do Conde. Covilhil. Villa da Feira. Évora. Villa Nova do

Fa-Paro. maiicaò.

Figueira, Villa Red. Guimarães. Vizeu.

BANCO COMMISIICIAL DE VIANNA

AGENCIA

119

RUI

IIO

IIOK.tniO

119

I VISTA, A SO, (0 E JO OIAS DE VISTA, C1RTIS DE CREDITO E «f.SIDM

tmil n PORTUGAL

RECITA KE de uma et do Senhor dos Passos n. 01.

Arouca. Abrantca. Agueda. Almeida.

Alijo.

Alcobaça. Anadia. Amarante.

Arcos de Vai de Vez. Aveiro. Beja. Braga. Bragança. Barccllos. Carregai do Sal. Castcllo-Branoo. Castro-Dairo. Caminha. Celorieo da Beira. Celorieo do Basto. Cabeceiras de Bas-tos. Chaves. Chamusca. Coimbra. Covilha. Cuba. EÁpoBonde. Estârrcjii. Estremo*; Espinhal. Évora. Elvas. Fào. Faro. Figueira. Fafe, Guarda. ' Guünaraos, Gouvêa. Lagos. Lamego. Lisboa. Lixa. Leiria. Loulé. Moimenta da Beira. Marco dcCanaveseo Mangualdo. .Melgaço. Mei-.lhnda. Mirandella, Monção do Minho. Moiltomór o Velho. Mcrtolla. Mesào-1'iio. Moura. Miranda do Corvo. Marlnba-Gnuidc. Oliveira d-Asomels. Ovar. Paredes dc Coura. Penicho. Pocariça Portalegre Pinhal. Ponto de Lima. Penaliel. Pombal. Porto. Povoa de Varzim. Povoa dc Lanhoab. Regua. S.Joüo da Pesqueira Santo Thyrso. S. Pedro do Sul. Setúbal.

SvnfacB iio Douro. Sllvctl. l\:viru.

rhomitr.

,

Torres Novs.> Tondellu. Viuimii dc Castello. Villa Nova do

Cer-veira.

Villa Nova do Fa-malicuo.

Villa Real. Villa do Condo. Villa do Filgueiras. Villa Nova do

Por-timão. Valença. Vizeu. Vai passou. Villa da Feira. Villa Pouca de Aguiar. Valqugp. Villó Fiór. Vouzolía.

Flores.

Almcria Barcelona. Badajoz. Cadiz. Coruua. iFayal. (Gracioso. Fcrrol. Madrid. M:ila~a. OreiiBU. Padron. ILHAS S. Miguel. Terceira. HESPANHA Ponteareits. Pontevedra. Pucnte Gaídejh Santiago. 'Madeira. 'Tuy. "\'itío. Villagnroia. Valencia. ITÁLIA FRANÇA

Gcnova. | Nápoles. Pariz.

O nosso oscriptorio cntA aberto nos dias úteis •••.té As 8 horas da noite, e aoa domingos o dias santos atâ ás 3 lioras da tarde.

Ou agentes, F/rnsera .f: QunJui (.

BANCO NACIONAL DO PORTO

CAPITAL í.©00:000*000 FOIsTEft

Saques, mesndiis o rontus dc credito sobre tndus as cidade?, villas e freguezi^s mais import- ntes de

PORTUGAL

1LWAW

IIEÍPAIÍRÍ

P;ibȒz

Jfjondres

SSainibtirgo ri<:°.

O cambio hoje sobre Londres é de 27 3/8.

Sobre Hespanha 188$ por 100 pesos fortes.

Sobre

Portugal,

Pariz e Hamburgo o equivalente

ao de Londres.

23 RUA DO VISCONDE DE INHAÚMA 28

Bruno, Alves cO Carneiro, agentes.

PRECISA KE de uma criada, narua

PRECISA-SE qucuH, com, pouca « simples mobilla,«lugar uma casa pe« que icuhii commodo para um casal com lilluis, m água, o qun dque nas proximi-dndcfl da cidade; procuro n n'esto «• criptòrio n A. X. Salgadói

pRECISA-SK

de urna criada

I de idade, que saiba bem

cosinhar, lavar e engommar.

para casa de pouca familia ;

traia-se na rua da Alfândega

n. 30, esçriptorio, sobrado.

¦ ~J ¦ ¦—-•¦'— ¦¦ ¦ «in —a—

PRECISA-SE dur com uma cri»nçit •, ladeira douma pequena para

an-Seiuinnrio n. 18. (•

PÍ1ECI8A-SE PranoiBco Ed. Benjamim, para ne-fallar com o Sr. alferes trocio que lhe diz roupoito, ua rua Scto do Setembro n. 32.

QUEM víi A rua do Passeio n. 50, larcro d»quizor o melhor cnfó moido

Lupa. (•

"QECEBEM SE escravos do ambos cs •^scxob para sen-m vendidos, sem seus senhores fazerem despezua garantindo-hc bens preçoa, rápida» vendas o tanto pura a corte como para o iuterior, por ter-se àncoíhmendas ; pura tratar, cora Antônio Gái taiiq 'i'i hWva, A rua do Visconde d - Uio Bi-t-nco u. 36 «obrado,

antiga do Conde. (.

PERDEU-SE duetor u. 37 des bonds do Jardimnmi chapa de con-Botânico; quem a tiver a.hado e quizer entregar ao mesmo eouductor, Bora gra-ti ficado.

FlTGIU de nome Daniel, estaturjí regular,d'- PaqubtA o escravo crioulo gro» o de corpo, cabeça prquena, e cujos cabèlloi :io p6 da testa e orelhuB eatào vermelhos por causa da cal em que tra-balhava; tem d és laivos o ch»to8, falia bem, está lhe BHliiud.o a barba e é na-tural do termo d>- Mago Quem o appre-hender e levai o n «eu senhor nn dita ilha, será bem gratificado.

TRAKPASSA Onudor ri. 27, placaj eom artmiçiloSE a casa d>t rua do própria paru qualquer negócio 5 tra»a-re ir. mcBina essa.

Rio de Janeiro 25 do Novembro dc 1875.—Beido José Gomes, 6'nrctario do Banco.

Amaocta<'ão IScueflruiifo ConinicrcínI.

De ordem do Illm. Sr. ;!vesiilcv,to. convido a todos os Srs. sócios 11 com-parecerem á assembléa pcr.A que se devo i ílectuar sexU feira 3 d > corrente, ás 7 horüs da noite, na sul 1 da associa çüo á rua do General Cnmáríi n. 4G.— F, J. da Costa Macedo, 1" secretario. (•

Compandin Protortora do» BlCHiguutloN para o serviço do exercito o d'arn»adu. ArrnovADA roa nv.citno n. G.031 m: ti dk

NOVBsmuo de 1875

Oa Srs. accionist-iB bào convida los a virem c.flcctuar 11 1* entrada, 10 % do valor do suas acçõoBj cm o esçriptorio da companhia A rua do Rosário n. 35, dentro do prazo do 30 dias, a contar dVsta data, dns 10 ás 2 da tarde, como dispõe o art. b" dos estatutos. l-'io de

.xrawc-wivrswJMflr^wy **^».^

LEILÃO

0R

><na

1111

IfllD Janeiro, 18 di gerente interin feiro de. Barras.

uowm bro 1S75 - O r>, Jcsé dã Miranda Mon-(• »jk*" ¦JMBaamnx

"""

BEEÇOS OORilENrJ"SS

!&$&EBX)B Cvff, despolfíií-òo.... V «npwiMr « 'uno-» >.s be* » 1* rniinta....". » 1» oroioKriís.. . • 2» boa./. m. 6;.7f0 «r1550 6ift2Ô0 5; 850 5,'50'j

eíioo

"Â* ocdinarúi. 4Í750

Avaz^r, Ovjníío», hraaen > ma8eavini'i>.. TPEBCflVO •» P«-a.'.!nboijo g»

; líbsjeiioM ^1 •¦ ;r!nj.»fiv<i„.

Vnmo At; «rfhiur. «uperiçi."....,

• •-.» » » -wdi.Wirt'.!.. . Queijos do Minas '... . Toucinho Fdjfc>, prets <ín tarv» , » dn Porto Ar*.íire. 1 3? 290 ífiOO <SI77 Í326 •;í:80í

0m

niéi\

1S800 (4476 ,»720 7<?500 6/75; 6/400 8*150 5í70u 5.'3 0

419512

,T306 $135 £1517 Í347 ÍÍ99 «?48 ,1207

um

....) 10,'OX! ....j Í.1Í0DQ jectrts 9,"{0ü?) Vürinha entreílein-.— .'., "7#()GíX * gronaa.. õ/SQÇrj Milho grRi.do ,,... 4jS40Í) " oAnío G.íUOü Aguardente ríc Campos .4 » de Itagiiahy (engenhoca) $ Espirito.

CanNi tr.uzs dc V\n iy Pratr. 1»

s5740 ii;o:>o iSíOiX) lÕííifíü

51000

7,':oí)o 75^000 XO5Í0C0 M5Í000 15GjSP0fl ; .*50,ü ;4530 ;' im' ;4G0 10 k.V ;< Os r.vAOüEi soa preços dos com-luissariOBi

1 í:

Fii.!(

Sociedade Bemeíie<*'*te Pam-Eiwti*—cSoMé Gtotisf cio O tbesourciro d'enta sociedüdo pede noB sócios o obséquio de virem pagar su^-ii mensalidades A rua dos Pescadores

n. 23. (•

AVISO '"'"«JÍRITÍM0

OMPANHIA

aaacaa

NfiVEGAÇÃO

DE

TRANSflTLRNTICR

B

De 5 braças de excellehtes

terrenos com frente para a

rua do Senado e oitenta e

tantas de fundo

ANTERO SCHUTEL

Anctorisádp pelo Illm. Sr. poriiingop José Ferreira, vrnde/á cm leiiào

Suü)S»aito, I d» «'õçrente

À's 5 horas da tarde

RÜA DO SEMilO Jlii) AO I. i|9

5 braças dc superiores terrenos com frente para a rua do Senado, c com oitenta e tantas de fundo.

O annunciimte chama a attenção, dois Srs. proprietários c capitalistas par» esta cxcellente ^ccíisí>"o, e jul^a aesripjj casario fur.er ver-lhes a cxcellente po-sição dos mesmos.

»» i*. *4»'*i 1 MNifinrxwjj. n*n _atiíl itrr' f^tt /^*\í

RESPEITÁVEL publico euebiitra drogariu da rua Sete do Sotem-">ro n. 14, um completo uortimonto do prepa^àçõoB oi)trangeirHS dos auctpros que mais credito têm. tanto na America' como na Europa, u aeiis preços nviis baratos que tias casas que so innünciam ¦.epositc.rifj- O proprietário garante a legitimidade de todas as preparações, por serem recebidas directamente.

André de Oliveira, drogineta, rua bete de «Setembro it- H, próximo 4 rua

da Quitanda. ("

pRASFASSA-SE com traio a loja da *¦ rua do General Pedra, canto da rua do Porto, muito própria pira vsnda ou cisa do pasto ; tiv.tn-sc na rua Sete do SRtembro n 00.

UAKTOS mõbiliádÒB a moços sol-iteiros; tràta-SQ a qualquer tiora, no beçc.o dos Ferreiros n. 7, sobrado. (•

ODRLEM

ALUGAagúa o còradouro 5 ri. 26, (f.V.tumliy).

15Í, com ria rua do Cunha

O rAQUf.TH SO:*'

!..!¦*.

LIDADOR

iüÜ lil. X k> .Km fci nc^

eaperado até ao dia 4 do próximo mes de dezembro.

Depois de breve demora, sae paru as ilhas do

Tea»<8eira e

S. SBiguel.

Passageni, eucommeudns, frete '"e carga e de valores em met.tes, saques -íor

qualquer quantia; e mais iufqrnla-- no cBcriptoriq da Qompáúhià. (•

ALUGAM do Cardoso, passando a rua Lco-ÓE »s dirns cushs d>» ru» pôldiha, c próximas á estação' de Todos os Santos, no Fngcnho-Novo ; exeellen-tes para prqueuus familius. (¦

YENDE-SE voqueiro, ua tmv 'sb:i do Bom Jar-um pr^to, canteiro c ca dim n. 52.

çõôi

fEiNDE-SE

um escravo de

20 annos, muito reforçado

e bonita figura,, sabendo

tra-tar

de

animaes e próprio

para todo o serviço bracal; na

rua do Visconde de Inhaúma

DR MAXI.MIANO ANTÔNIO DE MO.S, medico hoincoopatlia, mu- , dou o seu consultório da riu dn Qui-tanda 11. 109 B, esquina da do Sabilo, para a mesma rua 11.151, antigo. Dá con-sultas das 10 horas no meio dia; mora á rua de Smito Amaro ri. 2. (•

BjR.

FÒKTUWATTO ».UA»TJE t dá coiiHultiis mi rua do Seriado n. 18 (plm-maeia), e resido na rua do

Lavradio u. 115. ("

Antônio da Silva Ferreira o buu mu-í. lhcr D. Áineíiu Gptnea Ferreira, José-! Joaquim (>;din!.o. e Bclarminio Léasio dc Carvalho G mm, maijdam celebrar u-iia missa sabbado 4 do corrente, na igreja de S. Francisco dc Paula, Ab 8 1/2 lioras, cm surlViigio da alma de seu pre-sado primo, compadre e au iço, o finado Antônio Ferreira da Silva Júnior, fal-lceido na cidado da Bahia a 22 do mez passado. ^f^tsaasz^zssissiszsáBseiiscsaxsB «.nsvm

s m

n V1MÍ DE IBUDIi 2v'n-

O'). V.

CÂOE

Em frente ao Cács do Pharoiu.

TÔNICO ORIENTAL

PARA O CA33LLQ

Limpa e perfuma u cabeça. .-.

igot no m m J«£tao—r. i. imm.

,

i

Referências

Documentos relacionados

Presidente, o Parlamento Europeu apela a Vossa Excelência e aos Chefes de Estado e de Governo aqui presentes para que trabalhem em conjunto pelo máximo, e não pelo mínimo,

Junior Men's Sabre Ranking, round No 1 (ordered by ranking)..

Quem é esse povo? De onde procede? Onde e como se estabeleceu e vive? Estas questões apresentam-se naturalmente quando pesquisamos os povos ancestrais ou um evento mesmo de

Parágrafo primeiro: As empresas que compõe a categoria e, que entre o período de 1º de maio de 2018 e 30 de setembro de 2019, não concederam/repassaram nenhum reajuste salarial aos

Diretório Municipal. Legitimidade de parte. Homologada a desistência do recurso. Sala das Sessõe s do Tribunal Superior Eleitoral.. João Goyanazes de Lima). Presente s os Ministro

15º Ignora-se o princípio da freguesia, tem cinco clamores ou votos, a Nossa Senhora da Goma em Março, a São Tiago, à Senhora do Monte a São Paio de Guimarães, e na Assunção

Wavelets s˜ ao descritas como sendo capazes de dar tanto resolu¸c˜ ao em frequˆ encia como resolu¸c˜ ao temporal a um sinal. Este trabalho revisa o que ´ e o dom´ınio da

Pela santa Igreja, peregrina em toda a terra, para que seja animada pelo espírito de profecia, que animou São João Baptista no deserto, oremos. Pelos bispos, presbíteros e diáconos,